You are on page 1of 9

9

A sociedade de massa e o desao razo


Sigmund Freud, Hannah Arendt e o homem do sculo XX

Adriana Carvalho Novaes


aphba@yahoo.com.br

Este texto destaca algumas concepes de Sigmund Freud e de Hannah Arendt sobre o indivduo e a histria na poca moderna, na sociedade de massa. Seus pensamentos so relacionados para mostrar o desao posto razo pelos acontecimentos dramticos do sculo XX. Palavras-chave: Razo - Sociedade de massa - Totalitarismo Identicao - Banalidade do mal Mass Society and the Challenge to Reason: Sigmund Freud, Hannah Arendt, and the Twentieth Century Man This paper aims at highlighting some of conceptions of Sigmund Freud and Hannah of the individual and history in modern times mass society. We aim at relating their thoughts in order to show how the dramatic events of the twentieth century challenges reason. Keywords: Reason - Mass society - Totalitarianism Identication - Banality of evil

10

igmund Freud e Hannah Arendt enfrentaram o xeque-mate razo na congurao scio-histrica do sculo XX. Freud foi o cientista de um novo caminho de investigao do homem e das relaes humanas. Arendt rechaou a denominao de lsofa abraando a poltica como seu desao. Duas vidas marcadas pelo maior choque do sculo XX. Duas obras muitas vezes controversas, mas que ajudam a pensar a racionalidade e a tradio depois dos totalitarismos. Da anlise do conito inaugural por Freud s idias de ruptura e irreexo por Arendt, identica-se um esforo para compreender o estatuto do homem, da histria e do prprio pensar nesse contexto. Quais so as sintonias e as antinomias entre as suas obras e o que elas propem em relao ao estatuto da racionalidade? Destacam-se aqui suas anlises sobre o homem na sociedade de massa e na histria. Segundo Freud, no exame da formao do eu que possvel compreender a massa. Os vnculos entre sujeitos se estabelecem numa dinmica de exaltao dos afetos por meio do fenmeno da identicao. A anlise das caractersticas de um indivduo e da instituio da sociedade de massa qual pertence ajuda, portanto, a compreender o modo como se do os conitos psquicos escondidos nos conitos sociais. possvel examinar o criminoso nazista Adolf Eichmann como exemplo desse fenmeno. Membro do partido nazista por acidente, preso na Argentina e condenado forca em Jerusalm, Adolf Eichmann e seu julgamento foram objeto de anlise de Hannah Arendt no livro Eichmann em Jerusalm. Um relato sobre a banalidade do mal. Arendt no faz quaisquer consideraes de base freudiana,1 concentrando-se nos interesses e desdobramentos polticos do julgamento e na idia de mal como irreexo, tema que marcar seu trabalho at o m da vida. A seguir, as concepes de Freud acerca do homem de massa sero relacionadas ao diagnstico feito por Arendt. Para Freud, a psicologia individual simultaneamente psicologia social, j que o indivduo conta sempre com o outro como modelo, objeto, auxiliar ou inimigo (Freud 9, p. 67). Em Psicologia das massas e anlise do eu, Freud investiga a peculiaridade do sujeito quando integra uma massa tomando como ponto de partida as concepes de Gustave Le Bon2 que considera mais importantes: a inibio do rendimento intelectual dos integrantes da massa e o aumento da afetividade. Ao investigar as transformaes pelas quais passa o indivduo na massa, Freud destaca a idia de identicao e o papel do lder.

ADRIANA CARVALHO NOVAES

11

Freud aplica s massas o conceito de libido, que o desejo ligado ao corpo e de difcil regulao. Os indivduos so reunidos numa massa pela formao de vnculos de amor, ou melhor, por laos sentimentais (Freud 9, pp. 86-7 passim) com os outros indivduos e com o lder ou condutor. Observa-se ento o fenmeno principal da psicologia das massas que a falta de liberdade do indivduo, uma restrio do narcisismo estabelecida pela ligao libidinosa com as outras pessoas da massa (Cf. Freud 9, p. 98). O principal mecanismo dessas ligaes afetivas a identicao, fenmeno de ligao a uma referncia exterior, de ligao afetiva com um objeto. Os indivduos membros da massa projetam coletivamente a si mesmos no lder e internalizam princpios de conduta sob a forma de um ideal. a partir dessa idia de identicao que Freud examina a relao entre o eu, o ideal de eu e o objeto na massa (Freud 9, p. 110). Esse objeto que governa o eu, substituindo o ideal do eu, o lder ou, como esclarece Freud, uma gura que atualiza a representao do pai primevo. Voltaremos a essa idia. possvel identicar uma sintonia entre as concepes de Freud sobre a psicologia das massas e o estudo feito por Arendt sobre o nazista Adolf Eichmann. Apesar dos textos originalmente publicados na revista The New Yorker, que deram origem ao livro Eichmann em Jerusalm, serem considerados pela autora uma reportagem sobre um julgamento, no constituindo uma tese ou uma teorizao sobre o totalitarismo ou sobre a justia, culpa e inocncia individuais, despertaram muita controvrsia, principalmente pela anlise do acusado. De protestos raivosos a contundentes hostilizaes, Arendt sofreu as conseqncias de sua avaliao. Numa poca em que os nervos ainda estavam sensveis aos crimes nazistas, armar que um de seus criminosos era um homem comum, banal, despertou verdadeira fria, especialmente, como bvio, na comunidade judaica, que tambm no escapou das crticas de Arendt pela denncia de negociaes entre dirigentes de entidades judaicas e nazistas. Apesar de no usar essas palavras, Arendt identicou Eichmann como o mais comum dos homens da massa. E quais so as caractersticas desse homem? Pretensioso e incapaz de pensar:
Quanto mais se ouvia Eichmann, mais bvio cava que sua incapacidade de falar estava intimamente relacionada com sua incapacidade de pensar, ou seja, de pensar do ponto de vista de outra pessoa. No era possvel nenhuma comunicao com ele, no porque mentia, mas porque se cercava do mais convel de todos os guarda-costas contra as palavras e a presena de outros, e portanto contra a realidade enquanto tal. (Arendt 3, p. 62)
V. 1, N. 1, P. 917, 2009

Primeiros Escritos

12

A SOCIEDADE DE MASSA E O DESAFIO RAZO

Em outro trecho, depois de negar a Eichmann os pers de Iago, Macbeth e, especialmente, Ricardo III, Arendt arma que ele simplesmente nunca percebeu o que estava fazendo...
(...) Ele no era burro. Foi pura irreexo algo de maneira nenhuma idntico burrice que o predisps a se tornar um dos grandes criminosos desta poca. E se isso banal e at engraado, se nem com a maior boa vontade do mundo se pode extrair qualquer profundidade diablica ou demonaca de Eichmann, isso est longe de se chamar lugar-comum. Certamente no nada comum que, diante da morte e, mais ainda, j no cadafalso, no consiga pensar em nada alm do que ouviu em funerais a sua vida inteira, e que essas palavras elevadas pudessem toldar inteiramente a realidade de sua prpria morte. Essa distncia da realidade e esse desapego podem gerar mais devastao do que todos os maus instintos juntos talvez inerentes ao homem; essa , de fato, a lio que se pode aprender com o julgamento de Jerusalm. Mas foi uma lio, no uma explicao do fenmeno, nem uma teoria sobre ele. (Arendt 3, pp. 310-11)

O caso Eichmann nos ensina que foi a irreexo, a incapacidade de pensar, que o predisps ao crime. A fora e persistncia dessa irreexo esto na distncia da realidade e no desapego de si, evidentes no fato de que Eichmann sempre quis se subordinar a uma autoridade, sempre quis pertencer a um grupo. Quando ouviu a sugesto para entrar para a SS, estava a ponto de se liar Loja Manica Schlaraa. Sobre o perodo anterior entrada na SS, quando estava diante da perspectiva de no ser membro de nenhum grupo, ele armou:
Senti que teria de viver uma vida individual difcil e sem liderana, no receberia diretivas de ningum, nenhuma ordem, nem comando me seriam dados, no haveria nenhum regulamento pertinente para consultar em resumo, havia diante de mim uma vida desconhecida. (Arendt 3, pp. 43-4)

No espanta, portanto, a passividade de Eichmann ao ser preso na Argentina. Ele parecia estar espera de sua condenao como um ltimo prazer para armar seu pertencimento ao nazismo, porque sabia que estava sendo vigiado pelos agentes da polcia secreta israelense. Segundo Freud, a identicao imaginria do integrante da massa em relao ao lder se refere ao eu ideal, considerao do lder como algum que como o membro da massa. A representao fantasmtica das intenes do lder pelo valor dado ao pertencimento a um grupo e seu status explica a distncia da realidade e o esquecer-se de si, o que demonstrado na declarao de Eichmann sobre Hitler:
... pode ter estado errado do comeo ao m, mas uma coisa est acima de qualquer dvida: esse homem conseguiu abrir seu caminho de cabo lanceiro do Exrcito alemo at Fhrer de um povo de quase 80 milhes (...) Bastava o seu sucesso para me provar que eu devia me subordinar a esse homem (Arendt 3, pp. 142-3).
Primeiros Escritos
V. 1, N. 1, P. 917, 2009

ADRIANA CARVALHO NOVAES

13

O relato sobre Eichmann, sobre a devastao que provocou, leva ao aprendizado possvel acerca do mal, entendido como algo alm dos maus instintos. Na verdade, a banalidade do mal que est no subttulo de Eichmann em Jerusalm diz respeito no s ao acusado por um crime incomum, julgado por um tribunal extraordinrio, mas a todo um colapso da moral que o totalitarismo evidenciou e do qual Eichmann foi um dos personagens. A necessidade de pertencer a um grupo, o ideal de eu projetado no lder numa identicao simblica tm exemplos ainda mais signicativos quando Arendt trata do povo alemo e dos nazistas. Quanto participao do povo alemo, Arendt conta duas histrias. A primeira sobre uma lder da Baviera que fazia discursos aos camponeses em 1944. Falando sobre uma possvel derrota, armava que o Fhrer em sua grande bondade preparou para todo o povo alemo uma suave morte por asxia de gs no caso de a guerra ter um nal infeliz. Os ouvintes simplesmente foram para suas casas sacudindo a cabea. A segunda histria sobre uma mulher que procurava tratamento mdico num centro de refugiados do campo j ocupado pelo Exrcito Vermelho. O mdico tentou explicar-lhe que era mais importante sair de l, ao que ela respondeu: Os russos nunca vo nos pegar. O Fhrer nunca vai permitir. Antes disso ele nos pe na cmara de gs (Arendt 3, pp. 126-7). Arendt conta essas histrias como exemplos da decadncia moral de toda uma nao. Demonstram como a esmagadora maioria do povo alemo nas palavras de Arendt acreditava em Hitler, que realizou uma verdadeira norma de poder ao controlar a vida da maioria dos alemes. Segundo Freud, a eliminao da vida justicada como delidade a uma causa da massa destri seus prprios membros: o investimento libidinal entre os membros da massa e o lder justica um comprometimento de irmandade. Esse colapso da moral est diretamente ligado incapacidade de pensar. Mas, entendendo a Segunda Guerra Mundial e seus crimes como um bloqueio modernidade, como compreender historicamente essa incapacidade de pensar? Para Freud, o bloqueio modernidade estaria na origem de certos elementos da formao do eu, do funcionamento do aparelho psquico. Em Totem e tabu, o mito do pai primevo enuncia a origem possvel do modo pelo qual os homens se relacionam, ou melhor, a base em funo da qual feito o clculo libidinal na convivncia. Esse mito cientco de Freud o elemento que explica o sentimento de culpa. Um pai poderoso que concentrava o gozo e submetia os lhos nalmente morto por estes, que carregam o peso da tentativa de libertao. No estabelecimento de regras tabus e na substituio simblica do assassinato totem os lhos tornam permanentes
V. 1, N. 1, P. 917, 2009

Primeiros Escritos

14

A SOCIEDADE DE MASSA E O DESAFIO RAZO

a lembrana e a culpa, o que estabelece um modo de socializao, um processo necessrio de constituio de personalidade (Cf. Freud 10). Na poca moderna teria havido uma regresso ao pai primevo, o que caracterstica dos indivduos na massa (Freud 10, p. 129). Freud usou como exemplos de massa a Igreja e o exrcito por serem instituies duradouras e por terem alto grau de organizao. O homem na massa despersonalizado da o narcisismo ser a patologia central da constituio do homem moderno , e o lder passa a ser a referncia de autoridade. Essa personalizao faz com que o lder seja capaz de mobilizar a revolta contra a civilizao numa representao fantasmtica na qual nem ele mesmo acredita. Sua gura idealizada de autoridade a efetivao do ideal. Alm disso, para Freud, o elemento formador da natureza, que o conito, escapa s concepes de ciclo e ordem e estabelece para seu entendimento um cenrio de indenio, que resiste organizao do pensamento. Na modernidade, portanto, a regresso potencializou o conito e mostrou que a sociedade totalitria de certa forma j estava inserida no processo moderno de racionalizao. aqui que se identica uma antinomia entre Freud e Arendt. Observemos a concepo de Hannah Arendt acerca do processo na poca moderna e da ruptura com a tradio. O problema fundamental no nal do sculo XVIII, segundo Arendt, o concomitante aparecimento do conceito de Histria e o declnio do interesse no pensamento puramente poltico (Arendt 4, p. 111). Arendt destaca Kant como um dos marcos dessa mudana. Para Kant, a fuga moderna da poltica para a histria a fuga para o todo, para a histria em seu conjunto, em detrimento de acontecimentos particulares. De acordo com Arendt, ao retomar a ao, Kant colocou em evidncia o que realmente era decisivo na poca moderna, mas no deixou de expor a insucincia e debilidade desse privilgio. Como apostar na imprevisvel ao humana para alcanar a imortalidade terrena na secularizao? Kant evocou o lema Sapere aude em seu texto Resposta pergunta: que Esclarecimento?, de 1783, defendendo a idia de que o homem deve ter a coragem de usar o prprio entendimento. O pensar por si mesmo era a possibilidade da Ilustrao. Foucault trata da relao desse texto com as trs Crticas:
... apesar de seu carter circunstancial e sem querer lhe dar um lugar exagerado na obra de Kant, creio que preciso enfatizar a ligao existente entre esse pequeno artigo e as trs Critiques. Ele descreve de fato a Aufklrung como o momento em que a humanidade far uso de sua prpria razo, sem se submeter a nenhuma autoridade; ora, precisamente neste momento que a Crtica necessria, j que ela tem o papel de denir as condies nas quais o uso da razo legtimo para determinar o que se pode conhecer, o que preciso fazer e o que permitido esperar. um uso ilegtimo da razo
Primeiros Escritos
V. 1, N. 1, P. 917, 2009

ADRIANA CARVALHO NOVAES

15

que faz nascer, com a iluso, o dogmatismo e a heteronomia; ao contrrio, quando o uso legtimo da razo foi claramente denido em seus princpios que sua autonomia pode ser assegurada. A Crtica , de qualquer maneira, o livro de bordo da razo tornada maior na Aufklrung; e, inversamente, a Aufklrung a era da Crtica (Foucault 6, pp. 340-1).

Pode-se dizer, portanto, que a ligao das mximas, das Crticas, signica a necessria investigao acerca dos limites da razo e, concomitantemente, a necessidade de retomar, luz desse exame, o fazer poltico e a conduta moral a ao , o que concorda, no exame da histria, com a concepo de Kant que entende as Luzes como o processo com o qual e no qual seu trabalho opera. A Crtica e a Aufklrung so o orientar-se no domnio pblico. A histria moderna marcada pela determinao da ao como a natureza com a qual se relaciona e se confunde. Ao carter imprevisvel Arendt acrescenta3 o evento, que marcou a ruptura na contramo da noo moderna de compreender o signicado do particular no processo como um todo. O totalitarismo foi o acontecimento particular que se estabeleceu como auto-evidente:
... a perplexidade est em que o incidente particular, o fato observvel ou a ocorrncia isolada na natureza, ou o feito e evento registrados da histria, deixaram de fazer sentido sem um processo universal em que supostamente se embasem; no obstante, no momento em que o homem se acerca desse processo visando escapar ao carter acidental do particular, visando encontrar sentido ordem e necessidade, seus esforos so rechaados de todos os lados: qualquer ordem, qualquer necessidade, qualquer sentido que se queira impor far sentido. Essa a mais clara demonstrao possvel de que, sob essas condies, no h nem necessidade nem sentido (Arendt 4, p. 125).

Diante do evento particular, o processo geral perde seu signicado. Assim, tanto a histria quanto a natureza tornaram-se inconcebveis. Essa perda do mundo tem como base e conseqncia a massa: agrupamento organizado sem seu mundo comum. O percurso da elaborao feita por Arendt tem como objetivo compreender o estatuto a partir do qual possvel pensar os fatos polticos mais dramticos do sculo XX como ruptura desse processo geral. Na sua anlise da novidade do moderno conceito de histria, ela lana luz ao modo pelo qual a ao passou a marcar a histria e, assim, de que forma a continuidade posta em xeque nesse processo, j que as experincias desaam os conceitos e a conana possvel da poca das Luzes, assim como esse mesmo percurso esvaziado, culminando nos fatos terrveis dos movimentos de massa. A imprevisibilidade , ento, a chave de um mundo em constante perigo por ter um contexto que pode aceitar como verdades as mais variadas e marginais idias.
V. 1, N. 1, P. 917, 2009

Primeiros Escritos

16

A SOCIEDADE DE MASSA E O DESAFIO RAZO

Quanto anlise do homem na sociedade de massa, Eichmann corrobora o diagnstico de Freud. Quanto histria e poca moderna, Freud e Arendt se opem. Em Freud h a continuidade natural do homem. Em Arendt predomina a ruptura na histria. Para Freud, o conito entre Eros e Morte inerente ao homem, persiste nas relaes humanas. Mas ele alerta para a necessidade de uma razo capaz de lidar com esse conito que, como fator formador da natureza, resiste estrutura do pensar e, portanto, exige nova forma de racionalizao. Na famosa carta em resposta a Einstein,4 Freud arma que o desenvolvimento da cultura promove alteraes psquicas como um progressivo deslocamento das metas pulsionais e uma limitao das moes pulsionais. Da destaca as caractersticas psicolgicas da cultura, a saber, o fortalecimento do intelecto e a interiorizao da inclinao a agredir, e conclui armando que tudo que promove o desenvolvimento da cultura opera contra a guerra (Freud 8, p. 198). Contudo, Freud acrescenta que muito provvel tratar-se de uma esperana utpica. Em A resposta de Scrates (Arendt 5, pp. 133-5), seo do livro A vida do esprito, Arendt arma que a ausncia de pensamento leva perigosa adeso a cdigos de conduta e que pensar e estar vivo so a mesma coisa: pensar implica tomar novas decises; signica sempre comear de novo. Contra o mal como ausncia de pensamento segundo Arendt, retomando Scrates h o amor beleza, justia e sabedoria. A submisso autoridade nazista foi a ltima rebelio contra a imprevisibilidade de fazer uso da prpria razo? No. A retomada de Scrates por Arendt um esforo por uma nova racionalidade, a insistncia na importncia de comear de novo a cada impacto da imprevisibilidade inerente poca moderna. Esse esforo a conrmao da reexo, do pensar por si mesmo, enfrentando os riscos que ns mesmos criamos.

Notas
Arendt critica as teorias de investigao do indivduo textualmente o Complexo de dipo no Ps-escrito. Cf. Arendt 3, p. 320. 2 Ver livro de Gustave Le Bon, Psychologie des foules. In: Le Bon 14. 3 Cf. Eplogo do texto O conceito de histria antigo e moderno. In: Arendt 4. 4 Trata-se da correspondncia trocada entre Einstein e Freud por iniciativa da Liga das Naes, em 1932, intitulada Por que a guerra? Ver comentrio de James Strachey em Freud 8.
1

Primeiros Escritos

V. 1, N. 1, P. 917, 2009

ADRIANA CARVALHO NOVAES

17

Bibliograa
1. ARENDT, H. Between Past and Future. New York: Penguin, 2006. 2. ___________. A condio humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. 3. ___________. Eichmann em Jerusalm. Um relato sobre a banalidade do mal. Trad. Jos Rubens Siqueira. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. 4. ___________. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. So Paulo: Perspectiva, 1997. 5. ___________. A vida do esprito. Trad. Antnio Abranches et al. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1995. 6. FOUCAULT, M. O que so as Luzes? In: Ditos e escritos II. Arqueologia das cincias e histria dos sistemas de pensamento. Manoel Barros da Motta Org. Trad. Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005, pp. 335-351. 7. FREUD, S. El malestar en la cultura. In: Obras completas. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 1994 (Volumen 21). 8. ________. Por qu la guerra?. In: Obras completas. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 1994 (Volumen 22). 9. ________. Psicologa de las masas y anlisis del yo. In: Obras completas. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 1994 (Volumen 18). 10. _________. Totem y Tabu. In: Obras completas. Trad. Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu, 1994 (Volumen 13). 11. KANT, I. Crtica da Faculdade do Juzo. Trad. Valrio Rohden e Antnio Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. 12. ________. Idia de uma histria universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. Rodrigo Naves e Ricardo R. Terra. So Paulo: Martins Fontes, 2004 13. ________. Textos seletos. Trad. Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fernandes. Petrpolis: Vozes, 2005. 14. LE BON, G. Psychologie des foules. Paris: Presses universitaires de France, 1995.

V. 1, N. 1, P. 917, 2009

Primeiros Escritos

You might also like