You are on page 1of 2

PENSE E RESPONDA!

Por que ao abrirmos os olhos sob a gua vemos, somente, o contorno difuso dos objetos e, ao usarmos uma mscara para mergulho, os objetos so vistos com nitidez maior? (pg. 18) No ar, a crnea externa convexa do olho rene os raios e forma a imagem na retina. O cristalino, somente, a auxilia nisto. O ndice de refrao do lquido, dentro do olho, muito prximo do ndice de refrao da gua. Por isso, na gua, a crnea quase no refrata luz e o olho torna-se acentuadamente hipermtrope. Com o uso da mscara, as propriedades de refrao da crnea se conservam totalmente. (Tarso Cssol, Depto de Fsica, UFSC) ******** Na gua flutua uma cruz de madeira. Cada uma das partes da mesma foi pintada em um lado com verniz (ver figuras). Como conseqncia de diferentes umedecimentos da madeira e do verniz, a gua, nos dois lados de cada parte, eleva-se a diferentes alturas; o ngulo a ser diferente e, conseqentemente, a componente horizontal da fora de tenso superficial F ser diferente em ambos os lados de cada parte. Como conseqncia disso, a cruz ira girar (pag. 46)?

Pela lei de conservao de energia, a cruz no pode entrar em rotao. As componentes das foras da tenso superficial so equilibradas pelas foras da presso hidrosttica, uma vez que a presso hidrosttica da gua que se encontra acima do nvel horizontal do lquido negativa. (Gerson R. Ouriques, Depto de Fsica, UFSC)

******** O atrito entre duas superfcies diminui quando as mesmas so polidas. Entretanto, quando as superfcies tornam-se muito lisas o atrito aumenta, ou seja, existe um grau de polimento a partir do qual o atrito aumenta em vez de diminuir. Qual a explicao para esse fenmeno? (pg. 49) Basicamente, o atrito existente entre duas superfcies explicado pela formao de micro-soldas, ou seja, pontos de contato entre as superfcies soldadas frio Nessas micro -soldas ocorre um fenmeno chamado adeso superficial, porque as molculas em lados opostos das superfcies esto a tal ponto prximas que exercem foras intermoleculares umas sobre as outras. Polindo as superfcies, estaremos, inicialmente, diminuindo o nmero de micro-soldas, mas chegar um grau de polimento em que as distncias microscpicas entre as superfcies sero muito pequenas, at que as foras intermoleculares comearo a influir fortemente. Assim, atingindo um certo nvel de polimento, o atrito aumentar ao contrrio do que se esperava e as foras microscpicas de natureza eltrica tendero a atuar sobre toda a superfcie, como se toda ela fosse uma nica solda. As foras que atuam nesse fenmeno so chamadas foras de coeso. interessante

122

Cad. Cat. Ens. Fs., Florianpolis, 5 (2): 122-123, ago. 1988.

ressaltar a funo do leo lubrificante como atenuante de atrito; o leo impede a formao de micro-soldas, pois ele, bem como outro polmeros, um material inerte ( fora de coeso). Em substncias como o teflon, nota-se que o atrito entre duas superfcies com ele recobertas muito pequeno, porque o mesmo extremamente inerte quimicamente e liga-se muito pouco a outras substncias havendo, dessa forma, muito pouco solda a frio. (MOEHLECKE, Adri ano.Colgio Anchieta, Porto Alegre, RS)

Cad. Cat. Ens. Fs., Florianpolis, 5 (2): 122-123, ago. 1988.

123

You might also like