ESCOLA SECUNDÁRIA DA CIDADELA

JORNAL DA MATEMÁTICA
7º A

7º E

Este é o Jornal de Matemática das nossas turmas.

Aqui publicamos alguns dos trabalhos que fazemos nas aulas:

Problemas de Matemática que a nossa professora nos atribui. Os nossos Trabalhos de Matemática. Curiosidade Jogos s. Matemáticos. Sites sobre

ÍNDICE
Problemas de Matemática que a nossa professora nos atribui. Curiosidades. Problemas inventados por nós, nas aulas Os nossos melhores trabalhos Q Sites sobre Matemática. Jogos Matemáticos.

APRENDER CONCEITOS MATEMÁTICOS

Um espectáculo de problema!
Na aula de Estudo Acompanhado, eu levei um livro para a aula. Adoro este livro! A Magia dos Números, de Paul Karlson A professora já o conhecia. Quase no final da aula a professora leu-nos parte do livro, a 8ª aula. E leu-nos da maneira como ela o faz, com graça, com teatro, para nos chamar a atenção. À medida que ia lendo registava no quadro letras, conjuntos de letras e nós lá íamos percebendo de tal forma que já dizíamos a próxima resposta. Assim, colocou-nos o seguinte problema, que teremos de entregar e apresentar na próxima aula de E.A, e os melhores serão publicados no Jornal. De quantas maneiras diferentes se podem sentar Leiam-no e resolvamnuma fila o André, o Bruno, a no: Cátia e o Daniel?

Artigo de Cláudia Balazc, nº do 7ºE

MAIS UM PROBLEMA SOBRE CONTAGENS!
O Carlos, o Nuno, a Mónica, a Sofia e o Vasco vão ao cinema. Apenas existem 5 lugares . De quantas maneiras diferentes se podem sentar os cinco amigos, sabendo que o Carlos e a Sofia querem ficar juntos? Apresenta a tua resolução, recorrendo a um texto e utilizando desenhos.

Mais contagens!!!
Depois do cinema, juntou-se ao grupo dos amigos a Cláudia. Foram jantar à Pizza-Hut. E aí a confusão foi ainda maior! Quem senta ao lado de quem? A Sofia quer ficar à frente da Mónica e ter ao seu lado esquerdo o Vasco. A Cláudia quer ter à sua frente o Nuno. A Mónica quer ter ao seu lado direito o Nuno. Consegues ajudá-los a sentarem-se à mesa?

Apresenta a tua resolução, recorrendo a um texto e utilizando desenhos.

Um problema matinal!
A Joana guarda as meias numa gaveta da sua cómoda. Tem lá três pares de meias rosas, quatro pares de meias azuis e dois pares de meias castanhas. A gaveta está toda desarrumada!

De manhã, com o sono, a Joana raramente tira logo um par de meias da mesma cor.

Qual é o número mínimo de meias que a Joana tem de tirar, ao acaso, da gaveta para ter a certeza de ter um par de meias iguais? Apresenta a tua
resolução, recorrendo a um texto e utilizando

QUAL O MELHOR SALÁRIO?
Uma pessoa recebe duas ofertas de trabalho, ambas com o mesmo salário inicial. A oferta A inclui uma subida anual de 150 euros, de modo que cada ano ganhará mais 150 euros do que no anterior. A oferta B inclui uma subida semestral ( em cada 6 meses) de 50 euros, de modo que em cada semestre ganhará mais 50 euros do que no anterior.

UMA QUESTÃO DE CONTAS!!!

Qual é a oferta mais interessante para a pessoa?
Nota: Para a resolução poderás construir uma tabela, um gráfico…

COMO DIVIDIR A COMIDA?
A Mónica vive num monte alentejano. O seu pai, lavrador, tem três pocilgas com porcos pretos; numa das pocilgas há 10 porcos, noutra há 15 porcos e na terceira pocilga estão 20 porcos. O pai da Mónica tem 90 kg de bolotas para distribuir pelas 3 pocilgas. Como tem dificuldade em fazer contas, perguntou à filha como deveria repartir as bolotas pelas pocilgas, de modo que cada porco comesse a mesma quantidade de bolotas.

-… mas é muito fácil, pai!
Só tem de fazer a divisão equitativa para cada porco.

-Tens razão, disse o pai, a divisão é muito fácil: tenho 90 kg para dividir por 3 pocilgas, logo dá 30 kg para cada uma. Será que a Mónica sugeriu aquilo que o pai concluiu? Ou terá ela pensado numa divisão diferente?

O TRANSPORTE DE SACOS
• • O Sr. José deve transportar alguns sacos para um depósito, recebendo 0,20 Euros por quilo transportado. Os sacos podem pesar 30, 40 ou 50 kg e ele demora 8, 12 ou 20 minutos para transportá-los, respectivamente.

Qual é a quantia máxima que o Sr.José poderá ganhar, exactamente ,numa hora de trabalho?

O QUARTEL DE BOMBEIROS
• • • • O diagrama indica a localização dos 35 bairros de uma cidade. Os círculos são os bairros e as linhas as ruas. A distância entre bairros é de 5 km. O Presidente da Câmara decide que nenhum bairro deve estar a mais de 5 km do quartel dos bombeiros.

Qual é a quantidade mínima de quartéis necessários?

O CUBO E A SUA PLANIFICAÇÃO
• A qual dos seis cubos corresponde a planificação?

O BOLO DE CASAMENTO
• No casamento da irmã da Ana, o bolo de noiva foi feito com pequenos cubos, todos iguais, e depois foi barrado com chocolate, excepto na base. Depois de partirem o bolo de noiva, os noivos serviram todos os cubos, um a cada convidado. A Ana, como gosta de matemática, colocou em cada mesa um passatempo, e como prémio, o vencedor dançaria a 1ª dança ou com a noiva ou com o noivo, conforme fosse rapaz ou rapariga.

Quantos convidados há na festa? Quantos convidados receberam bolo com 3 faces barradas de chocolate? Quantos convidados receberam bolo só com uma face barrada de chocolate? Quantos convidados receberam bolo só com 2 faces barradas de chocolate? Quantos convidados receberam bolo sem chocolate?

CONSTRUIR UM CUBO
• • O Sr. João tem de construir cubos com tijolos comos os que se ilustram na figura. Cada tijolo tem 8 cm de largura, 16 cm de comprimento e 4 cm de altura.

De quantos tijolos necessitará o Sr. João para construir o cubo? Foi-lhe encomendada a construção de um cubo com 8192 cm3 de volume, de quantos tijolos necessitará o Sr. João de encomendar? Quanto lhe custará o preço dos tijolos para a construção do cubo com 8192 cm3 se cada metro cúbico de tijolo custa 20 Euros?

? Q UEM CORRE

? ?

?

MAIS
DDDD

DEPRESSA

Quando a Azulinha e o Narigudo correm a corrida dos 50 metros, o Narigudo cruza a linha da meta quando a Azulinha ainda se encontra na marca 45 metros. Os dois amigos decidem correr outra vez. Desta vez, a Azulinha parte 5 metros à frente do Narigudo, que se encontra na linha de partida. Se cada um correr a uma velocidade constante e à mesma velocidade com que correu na primeira

DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO

PASSATEMPOS COM MOEDAS

Dispõe seis moedas tal como representado na figura A. Deslocando apenas duas moedas, constrói a figura B.

Fig.A

Fig.B

PASSATEMPOS COM MOEDAS
• • Dispõe dez moedas tal como representado na figura C. Qual é o número mínimo de moedas que é preciso deslocar para se obter a figura D?

Fig.C

Fig.D

PASSATEMPOS COM MOEDAS
• Dispõe seis moedas como na figura: duas filas, uma com quatro e outra com três moedas, em forma de cruz. Deslocando apenas uma moeda, obtém duas filas, ambas com quatro moedas.

DESLOCAR MOEDAS
Dispõe nove moedas como mostra a figura E. Desta forma ficam definidas oito filas de três moedas cada (figura F).

Fig. E

Fig. F

Deslocando apenas duas moedas, constrói dez filas com trÍs moedas em cada uma.

O SALTO DAS RÃS
• • Desenha um tabuleiro rectangular 7x1. Dispõe três moedas de 10 cêntimos (as rãs brancas) e três moedas de 5 cêntimos (as rãs negras) no tabuleiro, conforme mostra a figura:
Rã preta

Rã branca

As rãs movimentam-se de acordo com as seguintes regras: • as rãs negras só se podem deslocar para a direita e as rãs brancas só se podem deslocar para a esquerda; • uma rã pode saltar para a casa seguinte àquela em que está colocada, desde que essa casa esteja vazia; • uma rã pode saltar por cima de outra rã para a casa imediatamente a seguir, desde que essa casa esteja vazia; • nenhuma rã pode sair do tabuleiro.

Como fazer para inverter a posição das rãs, ou seja, passar as rãs brancas para o lugar das negras e as rãs negras para o lugar das brancas?

O ESCORREGA DAS RÃS

Cansadas de saltar, neste jogo as rãs apenas podem deslizar do lugar que ocupam para uma casa vazia. Podem deixar-se "escorregar" para uma qualquer casa, mas é expressamente proibido saltar por cima de uma outra rã.

De novo, como fazer para inverter a posição das rãs, ou seja, passar as rãs brancas para o lugar das negras e as rãs negras para o lugar das brancas?

O CAMINHO DE FERRO
• • • O esquema representa um troço de uma linha férrea BC , onde existem dois pequenos desvios, AB e AC . As carruagens C1 e C2 estão estacionadas uma em cada um dos desvios. Pretende-se que as carruagens troquem de posição e que no final da operação a locomotiva fique no lugar de partida. Atenção, no troço da via junto ao ponto A apenas cabe um elemento, carruagem ou locomotiva, e o espaço disponível não permite manobrar a locomotiva. • Quer isto dizer que, se a locomotiva fizer o percurso CA com pelo menos uma carruagem, não pode depois seguir para AB . As carruagens podem ser ligadas uma à outra ou à locomotiva, mas em caso algum recuar para além do ponto A .

Locomotiva

B

c
Linha principal

O CAMINHO DE FERRO
A figura representa o esboço de uma linha férrea que termina num troço circular.

G é uma carruagem de transporte de gado, M é um vagão de mercadorias e PP é uma passagem pedonal por cima da linha. O maquinista precisa de trocar entre si as carruagens G e M, deixando no fim a locomotiva no ponto de partida. A locomotiva consegue passar Nota: Podes desenhar numa folha vários desenhos das férreas, em uma delas desenharás por baixo da passagem PP, mas linhasas carruagenscadalocomotiva irão tendo no a posição que ea percurso. Constrói numa folha de papel cada uma das linhas férreas as carruagens não, pois são . Pinta com cores diferentes 3 caixas de fósforos, uma será a locomotiva, outra o vagão de gado e a terceira a da altas de mais.

Como proceder?

mercadoria. Com estas peças, simula o movimento das carruagens e da locomotiva, obedecendo às regras com caixas de fósforos pintadas com cores diferentes. Não te esqueças de no caminho de ferro 2, construíres, com a ajuda de outra caixa de fósforos aberta, a ponte por onde

COMO PESAR?
O Nuno tem uma balança de 2 pratos e 12 esferas sólidas.

Uma das esferas tem uma massa diferente das outras, mas não se sabe se é mais leve ou mais pesada.

Usando apenas 3 pesagens como pode o Nuno identificar a esfera que tem a massa diferente?

OS CAMINHOS MAIS RÁPIDOS
• Os números representam os minutos que se leva a atravessar cada círculo. • Ao atravessar cada círculo negro ganhas cinco minutos atrás do tempo. Qual é o caminho mais rápido neste
labirinto?

A TRAVESSIA DO RIO
• Em Darque, no mês de Agosto na festa da melancia, todo mundo come, bebe, ri e no fim três amigos têm que atravessar o rio Lima, para o lado de Santa Marta do Portuzelo. O Sr. Malaquias e seu filho Matias, ambos homens muito magros, são barqueiros e estão dispostos a transportar os três amigos. Estes são muito gordos! Porém, debatem-se com um problema: o barco é muito pequeno e frágil e só aguenta com dois homens magros ou com um homem gordo. Depois de muito pensarem, lá conseguem levar os três amigos até ao ancoradouro de Santa Marta do Portuzelo.

Como se procedeu o transporte?

PROBLEMAS INVENTADOS POR NÓS

Criámos este problema na sala de aula
Mas, com o que já aprendemos no 6º ano, alguns de nós conseguiram resolvê-lo, outros ficaram baralhados da cabeça, então decidimos, fazê-lo daqui a algum tempo, quando estudarmos a proporcionalidade directa

Qual a melhor opção para colocar azulejos no chão da sala?
A sala é quadrada e tem de perímetro 16 metros. Os azulejos são quadrados com 40 cm de lado e custam 100 Euros a caixa de 20 unidades. Os azulejos são rectangulares. TÍm 20cm por 30 cm e a caixa de 30 unidades custa 150 Euros.

Na aula, a professora pediu-nos para inventarmos um problema para cuja resolução tivéssemos que:

• Utilizar o quadrado e o cubo de um número; • A raiz quadrada e a raiz cúbica. • Aplicássemos a situações que envolvessem perímetro, área do quadrado e o volume do cubo. Surgiram alguns, mas depois de analisarmos vários, todos construímos os que aqui apresentamos.

EQUAÇÕES
Depois de aprendermos a resolver equações e problemas, a professora pediunos para apresentarmos problemas inventados por nós para o concurso na aula. Surgiram muitos, imensos e a professora espera agora que lhe entreguemos, passadinhos a limpo, para colocar no Jornal da Matemática. Aqui vão alguns:

Diz o triângulo equilátero para o o seu vizinho: o meu perímetro é igual ao teu, apesar de um dos teus lados exceder o meu em 8 cm. Qual é, afinal, o nosso 7ºA Fredericoperímetro?

O Vasco comeu 100 mini pizzas em 5 dias. Em cada dia comeu mais 6 pizzas que no dia anterior. Quantas pizzas comeu no primeiro dia? Anano último dia? E Filipa – 7ºE

Uma mesa rectangular tem de comprimento o triplo da largura. Se diminuirmos 3 cm ao comprimento e aumentarmos 3 cm à largura, a mesa ficará quadrada. Quais são as dimensões da João mesa? Melo – 7ºE

OS NOSSOS MELHORES TRABALHOS

O Trabalho do Artur Ferreira do 7º E

Artur Ferreira – CAIXA DE VELAS CILINDRICAS

O Trabalho do Carlos Gonçalves do 7º E

O Trabalho do João Pedro Melo do 7º E

*Alberto, Carlitos, Bento e Duarte
• O Alberto, o Carlitos, o Bento e oDuarte estão na sala de aula, sentados ao lado uns dos outro. • Quantas são as maneiras diferentes de se poderem sentar numa fila de 4 lugares?

Atribuí uma cara a cada um dos alunos. Depois coloquei-os numa sequência e fui mudando os lugares mantendo o Alberto na 1º posição. De seguida, coloquei o Bento no 1º lugar e fui mudando os outros. Fiz o mesmo para o Carlitos e para o Duarte.

RESPOSTA:
• O Alberto,o Carlitos, o Bento e o Duarte, podem sentar-se, numa fila de 4 lugares, de 24 maneiras diferentes.

Comentário:
Se tivermos 3 alunos, temos então 6 maneiras diferentes de os sentar numa fila de 3 lugares. Inicialmente comecei com 1 aluno e vi que só podia ocupar uma posição numa fila de 1 lugar. Quando temos 2 alunos numa fila de 2 lugares temos 2 hipóteses de os sentar.

Apreciação crítica do trabalho
• Gostei muito de fazer este trabalho, bem como outros que se fazem na aula de matemática. • Com este problema tive que desenvolver uma estratégia de resolução, o que é sempre necessário para resolver um problema. • As regras são importantes para não nos perdermos e não errarmos os problemas. • Apresentei este trabalho em Power-Point e assim usei as novas tecnologias, já que os outros foram apresentados escritos à mão e com construções.

Trabalho realizado por:

Arthur Ferreira nº3 7ºE

CURIOSIDADES

POEMA MATEMÁTICO
• Matemática lírica
  Um Quociente apaixonou-se   Um dia   Doidamente   Por uma Incógnita.   Olhou-a com seu olhar inumerável   E viu-a, do çpice à Base...   Uma Figura Ímpar;   Olhos rombóides, boca trapezóide,   Corpo ortogonal, seios esferóides.   Fez da sua   Uma vida   Paralela a dela.   Até que se encontraram   No Infinito.   "Quem és tu?" indagou ele   Com ânsia radical.   "Sou a soma do quadrado dos catetos.   Mas pode me chamar de Hipotenusa."   E de falarem descobriram que eram   (o que, em aritmética, corresponde   a almas irmãs)   Primos-entre-si.   E assim se amaram   Ao quadrado da velocidade da luz.

 Numa sexta potenciação
  Traçando   Ao sabor do momento   E da paixão   Rectas, curvas, círculos e linhas senoidais.   Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclideanas   E os exegetas do Universo Finito.   Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.   E, enfim, resolveram se casar   Constituir um lar.   Mais que um lar.   Uma Perpendicular. Convidaram para padrinhos  O Poliedro e a Bissectriz.   E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro   Sonhando com uma felicidade   Integral   E diferencial.   E se casaram e tiveram uma secante e três cones   Muito engraçadinhos.

  E foram felizes

  Até aquele dia   Em que tudo, afinal,   Vira monotonia.   Foi então que surgiu   O Máximo Divisor Comum...   Frequentador de Círculos Concêntricos.   Viciosos.   Ofereceu-lhe, a ela,   Uma Grandeza Absoluta,   E reduziu-a a um Denominador Comum.   Ele, Quociente, percebeu   Que com ela não formava mais Um Todo.   Uma Unidade.   Era o Triângulo,   Tanto chamado amoroso.   Desse problema ela era a fracção   Mais ordinária.   Mas foi então que Einstein descobriu a   Relatividade.   E tudo que era espúrio passou a ser   Moralidade   Como aliás, em qualquer   Sociedade.   Millor Fernandes

A ORIGEM DOS SINAIS
Mais (+) e Menos (-)
O sinal de mais é uma abreviação do latim et (e), escrito de tal forma juntos que lembra o símbolo de +, como por exemplo num manuscrito de 1456 encontrado na Alemanha. O et também foi encontrado em muitos outras ocasiões, escritos como "5 et 7" significando "5 + 7". Os símbolos de mais (+) e menos (-) apareceram pela primeira vez impressos no livro Behende und Hüpsche Recenung auff allen Kauffmanschafft ("Aritmética Mercantil") de JOHANNES WIDMANN, publicado na cidade de Leipzig em 1489. Entretanto neste livro os sinais não se aplicam à adição e à subtração como a conhecemos, e sim a aumentos e diminuições em problemas de contabilidade. A página a seguir é do próprio livro de WIDMANN, de uma edição de 1526.                                                                          É possível ler neste livro que: "Was - ist / das ist minus... und das + ist mer." Já o sinal de menos ao que parece surgiu a partir do latim minus. Em particular existem manuscritos onde existe um traço bem acima da letra "m", que com o tempo, passou a ser unica e exclusivamente o conhecido sinal -, mantendo o significado. Contudo os sinais de (+) e (-) somente ficaram conhecidos, e a partir de então bastante utilizados, após a publicação do livro The Whetstone of Witte, de ROBERT RECORD em 1557, apesar das suas raízes mais profundasestarem contidas em versões antigas dos livros de HIERÃO e DIOFANTO.

O SINAL x
Multiplicação • O sinal de x foi utilizado pela primeira vez por WILLIAM OUGHTRED (1574-1660) no livro Clavis Mathematicae ("Chave para a Matemática"), publicado em 1631. Contudo x surgiu antes, num apêndice da tradução do livro de JOHN NAPIER que se referia ao segundo livro sobre os logaritmos, chamado de Descriptio em 1618. A autoria deste apêndice é creditada ao próprio OUGHTRED. Já o sinal em forma de ponto (·) deve-se ao não menos genial GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ (1646-1716). No dia 29 de Julho de 1698, ele escreveu a JOHN BERNOUILLI: Não gosto de x como símbolo para multiplicação, pois ele é facilmente confundível com um simples x da álgebra;... Frequentemente ,eu simplesmente relaciono a multiplicação de duas quantidades por um simples ponto entre elas, como em ZC·LM. Da mesma forma, quando quero designar uma divisão não uso um mas sim dois pontos(:), por ser tão prático quanto...

O SINAL :
DIVISÃO • Muitos até atribuem ao célebre LEIBNIZ a ideia do sinal de dois-pontos da divisão (:). • Entretanto (:) foi apresentado pela primeira vez em 1633 num livro intitulado Johnson Arithmetik - In Two Bookes ("Aritmética de Jonhson - Em Duas Partes"). • Neste livro os dois pontos era utilizado para indicar fracções (como por exemplo três quartos escrito como 3 : 4). • Ou seja, Johnson não concebia a ideia de divisão dissociada da ideia de fracção. • Já o símbolo (÷) foi primeiramente usado por JOHANN RAHN (ou RHONIUS) (1622-1676) em 1659 no livro Teutsche Algebra. • O dois pontos (:) de LEIBNIZ, utilizado tanto para razão como divisão, apareceu em 1684 na primeira revista de matemática voltada para pesquisa (naturalmente, projecta, criada, elaborada e tendo como principal colaborador ninguém menos que o próprio LEIBNIZ) Acta Eruditorium ("Anotações dos Eruditos").

O SÍMBOLO
Raiz Quadrada • O símbolo de raiz apareceu pela primeira vez em 1525 no livro de álgebra Die Cross, da autoria de CHRISTOFF RUDOLFF (1499-1545), porém sem índices que indicassem a natureza da raiz (ou seja, se era raiz quadrada, cúbica, de quarta potência...). O símbolo (sem o travessão) pode ter sido usado por se parecer com a forma manuscrita do r da palavra radix, ou pode ter mesmo sido uma invenção arbitrária. • Este símbolo criado por RUDOLFF não teve aceitação imediata nem mesmo na Alemanha, sua terra natal. A letra l (do latim latus, lado) era muita vezes utilizada. Assim l 4 representava 4. • Em 1655 JOHN WALLIS usou o índice de raiz quadrada da Trabalho mesma forma que utilizamos hoje: 3 Novembro de realizado por de termos aprendido coisa para 2006,conhecido 3 x. o depois Cláudia Balazs do 7ºE, em
geniais sobre os números e suas operações.

JOGOS

JOGOS INTERACTIVOS
Escolhe o jogo Batalha naval
http://www.educacao.te.pt/cultura_lazer/index.jsp?p=31

• Dominó http://www.educacao.te.pt/cultura_lazer/index.js • Puzzle http://www.educacao.te.pt/cultura_lazer/inde x.jsp?p=34

http://www.educacao.te.pt/cultura_lazer/index.jsp?p=34Canibais e monges http://paulojogos.no.sapo.pt/Canibais_monges.htm Puzzles com fósforos http://rachacuca.com.br/palitos/ Puzzle do Trânsito http://paulojogos.no.sapo.pt/Transito.htm Atravessar o Rio http://www.juegosdelogica.net/ingenio/rio.php?nocache=add%20new%20Date().getTime()

A Mosca saltitona http://www.juegosdelogica.net/ingenio/lamosca.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Bolas de Bilhar http://www.juegosdelogica.net/ingenio/bolasbillar_2.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() A lanterna e a travessia do rio http://www.juegosdelogica.net/ingenio/linterna.php?nocache=add%20new%20Date().getTime()

Family Crisis http://www.plastelina.net/

Chá ou Café http://www.juegosdelogica.net/logica/teocafe.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() As 5 Casas http://www.juegosdelogica.net/logica/5casas.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Os 3 Cofres http://www.juegosdelogica.net/logica/cofres.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() No restaurante http://www.juegosdelogica.net/logica/restaurante.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Rãs Saltitonas http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/lasranas.php?nocache=add%20new%20Date Rãs Saltitonas http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/lasranas.php?nocache=add%20new%20Date().getTime()

JOGOS DE LÓGICA E ESTRATÉGIA Rãs Saltitonas http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/lasranas.php?nocache=add%20new%20Date Quem Ganha, azul ou encarnada – Jogos de pares http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/atrapados.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Outro mas com 8 filas http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/atrapados_8.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Camaleões http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/camaleones.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Moedas e Mesa redonda http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/mesamonedas.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() 3 em Linha – Jogo de pares http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/tresenraya.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Nim http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/nim.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Gatos e ratos http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/gatosyraton_3.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Bolas Adjacentes http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/adyacentes.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Pentaminós http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/pentominos.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Um, Dois, Três, Coloca outra vez http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/123coloca.php?nocache=add%20new%20Date().getTime()

Eleições
http://www.juegosdelogica.net/juegosdeestrategia/elecciones.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Os 100 Duendes http://www.juegosdelogica.net/favoritos/duendecillos.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() A menina do Lago http://www.juegosdelogica.net/favoritos/lachicadellago.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Os 5 Eles ( L L L L L ) http://www.juegosdelogica.net/favoritos/cincoeles.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() A Minhoca e a Banda http://www.juegosdelogica.net/favoritos/gusanoybanda.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Frascos e Pastilhas http://www.juegosdelogica.net/favoritos/frascos.php?nocache=add%20new%20Date().getTime() Anel de Cores http://www.juegosdelogica.net/favoritos/colores.php?nocache=add%20new%20Date().getTime()

Master your semester with Scribd & The New York Times

Special offer for students: Only $4.99/month.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Cancel anytime.