You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU – UVA CURSO: Engenharia Civil e Ambiental DISCIPLINA: Higiene e Segurança do Trabalho PROFESSOR: Gerson

Apoliano ALUNO: Antonio Jefferson Cavalcante Araújo

PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Novembro/2010 Sobral-CE

Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e as atividades e serviços de demolição. independentemente de seu objeto social. pois pelo item 18. 2) O que é a indústria da construção e quais as suas atividades? R: Consideram-se atividades da Indústria da Construção as constantes do Quadro I. de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção.CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIS DA CONSTRUÇÃO 18. O cumprimento desta NR não garante totalmente a saúde e segurança do trabalhador. reparo. nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. por isso o empregador deve obedecer também a todas as outras normas de saúde e segurança no trabalho. 3) O trabalhador pode negar-se a ingressar ou permanecer no canteiro de obras sem que ele esteja assegurado pelas normas de segurança previstas na NR-18? Se positivo. pintura. da NR 4 . reparo. determinadas na legislação federal. desobriga o empregador do ramo da indústria da construção a cumprir qualquer outra norma de segurança? Explique.1. Os comandos constantes da Norma Regulamentadora NR -18 não se dirigem exclusivamente aos empregadores cujo objeto social é a construção civil. .1 Objetivos e Campo de aplicação 1) Qual o objetivo e o campo de aplicação da NR-18? R: A NR-18 estabelece diretrizes de ordem administrativa. de urbanização e paisagismo. de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção.3 o ingresso ou permanência de trabalhadores não assegurados pelas medidas previstas pelas NRs é vedado. limpeza e manutenção de edifícios em geral. que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos. estadual e/ou municipal. pintura. de planejamento e de organização.PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO NR – 18 . As obrigações se estendem aos empregadores que realizem atividades ou serviços de demolição. limpeza e manutenção de edifícios em geral. e em outras estabelecidas em negociações coletivas de trabalho.PCMAT . qual item da NR-18 garante isso? R: Sim. 4) Cumprir integralmente e fielmente a NR-18. Código da Atividade Específica. inclusive manutenção de obras de urbanização e paisagismo. R: O cumprimento do estabelecido na NR-18 não desobriga os empregadores do cumprimento das disposições relativas às condições e meio ambiente de trabalho.

levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas. previsão de dimensionamento das áreas de vivência. 3º) especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas.4 Áreas de Vivência 9) Quais as áreas de vivência que os canteiros de obra devem dispor? R: Os canteiros de obras devem dispor de instalações sanitárias. local de refeições. lavanderia e área de lazer para os trabalhadores? R: Nos casos onde houver trabalhadores alojados. 5º) layout inicial do canteiro de obras. 6º) programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.18. área de lazer e ambulatório (quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinqüenta) ou mais trabalhadores). cozinha (quando houver preparo de refeições). alojamento. 8) Que documentos integram o PCMAT? R: 1º) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações. 7) De quem é a responsabilidade de implementar o PCMAT? R: A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade do empregador ou condomínio. 18. vestiário. inclusive. 4º) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT. lavanderia. contemplando. . 2º) projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra. com sua carga horária. 10) Em que casos o canteiro de obras é obrigado possuir alojamento.PCMAT 5) A partir de quantos trabalhadores cada estabelecimento (canteiro de obra ou frente de trabalho) é obrigado a elaborar e cumprir o PCMAT? R: A partir de 20 trabalhadores 6) Qual(ais) profissional(ais) de segurança pode(m) elaborar o PCMAT? R: O PCMAT deve ser elaborado e executado por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção .

vaso sanitário e mictòrio) e 5 chuveiros d) 54 = 3 conjuntos (lavatório. inclusive contêineres. e chuveiro. e) possua proteção contra riscos de choque elétrico por contatos indiretos. e chuveiro. duas aberturas adequadamente dispostas para permitir eficaz ventilação interna. na proporção de 1 unidade para cada grupo de 10 trabalhadores ou fração.40m (dois metros e quarenta centímetros). vaso sanitário e mictòrio) e 6 chuveiros . no mínimo. c) possua pé direito mínimo de 2. desde que. mictório e chuveiro. composta por. 14) a) De quantos e quais aparelhos sanitários deve ser constituída a instalação sanitária? R: A instalação sanitária deve ser constituída de 4 aparelhos: lavatório. serão aceitas em áreas de vivência de canteiro de obras e frentes de trabalho. se o alojamento possui a seguinte quantidade trabalhadores: a) 25 = 2 conjuntos (lavatório. c) Quantas instalações sanitárias serão necessárias. inclusive contêineres? R: Instalações móveis. vaso sanitário. 12) De quantos e quais aparelhos sanitários deve ser constituída a instalação sanitária? R: A instalação sanitária deve ser constituída de 4 aparelhos: lavatório. de no mínimo 15% (quinze por cento) da área do piso. efetiva. vaso sanitário e mictório devem estar na proporção de 1 conjunto para cada grupo de 20 trabalhadores ou fração.11) Em que casos as áreas de vivência dos canteiros de obras e frentes de trabalho podem possuir instalações móveis. mictório e chuveiro. 13) Qual a proporção entre o número de instalação sanitária e o número de trabalhadores? R: Lavatório. na proporção de 1 unidade para cada grupo de 10 trabalhadores ou fração. além do aterramento elétrico. vaso sanitário. b) Qual a proporção entre o número de instalação sanitária e o número de trabalhadores? R: Lavatório. vaso sanitário e mictòrio) e 3 chuveiros c) 50 = 3 conjuntos (lavatório. vaso sanitário e mictòrio) e 3 chuveiros b) 26 = 2 conjuntos (lavatório. d) garanta os demais requisitos mínimos de conforto e higiene estabelecidos nesta NR. b) garanta condições de conforto térmico. vaso sanitário e mictório devem estar na proporção de 1 conjunto para cada grupo de 20 trabalhadores ou fração. cada módulo: a) possua área de ventilação natural.

e) 100 = 5 conjuntos (lavatório. vaso sanitário e mictòrio) e 279 chuveiros j) 3. 17) Quantos bebedouros serão necessários. os chuveiros devem ser de metal ou plástico. se o alojamento possui a seguinte quantidade trabalhadores: a) 25 = 3 chuveiros b) 26 = 3 chuveiros c) 50 = 5 chuveiros d) 54 = 6 chuveiros e) 100 = 10 chuveiros f) 253 = 26 chuveiros g) 483 = 49 chuveiros h) 1. quando houver. individuais ou coletivos. e ser de material antiderrapante ou provido de estrados de madeira.851 = 193 conjuntos (lavatório. os pisos dos locais onde forem instalados os chuveiros devem ter caimento que assegure o escoamento da água para a rede de esgoto.781 = 279 chuveiros j) 3.587 = 159 chuveiros i) 2.851 = 386 chuveiros c) Quais características devem ter os chuveiros? R: A área mínima necessária para utilização de cada chuveiro é de 0. 16) a) Qual a proporção entre o número de chuveiros e o número de trabalhadores? R: Os chuveiros devem estar na proporção de 1 unidade para cada grupo de 10 trabalhadores ou fração. vaso sanitário e mictòrio) e 10 chuveiros f) 253 = 13 conjuntos (lavatório. dispondo de água quente. correspondente a cada chuveiro. vaso sanitário e mictòrio) e 49 chuveiros h) 1.80m2. vaso sanitário e mictòrio) e 386 chuveiros 15) Qual a proporção entre o número de chuveiros e o número de trabalhadores? R: Os chuveiros devem estar na proporção de 1 unidade para cada grupo de 10 trabalhadores ou fração. b) Quantos chuveiros serão necessárias. vaso sanitário e mictòrio) e 159 chuveiros i) 2.781 = 140 conjuntos (lavatório. se o alojamento possui a seguinte quantidade trabalhadores: a) 25 = 1 bebedouro b) 26 = 2 bebedouros c) 50 = 2 bebedouros d) 54 = 3 bebedouros e) 100 = 4 bebedouros f) 253 = 11 bebedouros g) 483 = 20 bebedouros . e os chuveiros elétricos devem ser aterrados adequadamente. deve haver um suporte para sabonete e cabide para toalha.10m do piso.587 = 80 conjuntos (lavatório. vaso sanitário e mictòrio) e 26 chuveiros g) 483 = 25 conjuntos (lavatório. com altura de 2.

toda demolição deve ser programada ou dirigida por um profissional legalmente habilitado. em todo perímetro da construção de edifícios? R: Edifícios com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente. 18.h) 1. com inclinação de 45º. Medidas de proteção contra quedas de altura 19) O que é obrigatório ter na periferia da edificação. 20) A partir de quantos pavimentos ou altura equivalente é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje que esteja. simultaneamente: I) receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.50m de projeção horizontal da face externa da construção e um complemento de 0. no mínimo. b) profissional legalmente habilitado = o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe. com anuência formal da empresa.13. defina: R: Sim. e II) trabalhe sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado. a partir do início dos serviços necessários à concretagem da primeira laje? R: A instalação de proteção contra queda de trabalhadores e projeção de materiais. c) trabalhador capacitado = aquele que atenda às seguintes condições. no mínimo. a partir de sua extremidade.851 = 155 bebedouros 18. d) trabalhador autorizado = o trabalhador qualificado ou capacitado e o profissional habilitado.781 = 112 bebedouros j) 3. a) trabalhador qualificado = aquele que comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.5 Demolição 18) Toda demolição deve ser programada e dirigida ou não por profissional legalmente habilitado? Tendo por base o item 10.8 e seguintes da NR-10. um pé-direito acima do nível do terreno.80m de extensão. . 2. 21) Que dimensões deve ter essa plataforma principal? R: A plataforma principal deve ter.587 = 64 bebedouros i) 2.

no mínimo. somente. contadas em direção ao subsolo e a partir da laje referente à instalação da plataforma principal de proteção. também. a partir de sua extremidade. com inclinação de 45º.20m de projeção horizontal da face externa da construção e um complemento de 0. 28) Além das plataformas principal e secundárias.80m de extensão. 1. 23) Onde e em que situação devem ser instaladas. a partir de sua extremidade. no mínimo. 26) Onde e em que situação devem ser instaladas. devem ser instaladas. plataformas terciárias de proteção? R: Na construção de edifícios com pavimentos no subsolo. estiver concluída.40m de balanço e um complemento de 0. com que deve ser fechado o perímetro da construção de edifícios? E a partir de onde deve haver esse fechamento? R: O perímetro da construção de edifícios. até a plataforma imediatamente superior. devem ser instaladas. 27) Que dimensões devem ter essas plataformas terciárias? R: As plataformas terciárias devem ter. além de plataformas principal e secundárias. plataformas terciárias de proteção. quando o revestimento externo do prédio acima dessa plataforma estiver concluído. somente. em balanço. quando a vedação da periferia. 29) Qual a finalidade da tela? R: A tela deve constituir-se de uma barreira protetora contra projeção de materiais e ferramentas. 2. 24) Que dimensões devem ter essas plataformas secundárias? R: As plataformas secundárias devem ter. 25) Quando devem ser instaladas essas plataformas secundárias e quando poderão ser retiradas? R: Cada plataforma deve ser instalada logo após a concretagem da laje a que se refere e retirada. com inclinação de 45º. plataformas secundárias de proteção.80m de extensão. plataformas secundárias de proteção? R: Acima e a partir da plataforma principal de proteção. de 2 (duas) em 2 (duas) lajes. também. . ainda.22) Quando deve ser instalada essa plataforma principal e quando poderá ser retirada? R: A plataforma deve ser instalada logo após a concretagem da laje a que se refere e retirada. também. de 3 em 3 lajes. deve ser fechado com tela a partir da plataforma principal de proteção.

. estiver concluída. até a plataforma imediatamente superior.30) Onde deve ser instalada a tela e quando pode ser retirada? R: A tela deve ser instalada entre as extremidades de 2 (duas) plataformas de proteção consecutivas. só podendo ser retirada quando a vedação da periferia.