You are on page 1of 7

Parcerias

:

Acção de formação em

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Como elaborar e analisar um Estudo de Viabilidade

Luanda
21 de Junho a 01 de Julho /2011

Análise de Investimentos Angola 2011 www.okwin.biz

Pág. 1

Classificar os vários tipos de projecto de investimento. com determinação das condições necessárias ao Equilíbrio Financeiro. com necessidades de obter conhecimentos práticos para a elaboração ou análise de um Projecto de Investimento. 2 .biz Pág. Conhecer e saber percorrer o itinerário adequado à elaboração de um plano financeiro. • Utilizar o Excel para a elaboração do projecto. Quais os documentos base para a elaboração da análise financeira de um projecto de investimento.Parcerias: Objectivos: Pretende-se que. Elaborar os mapas síntese de informação. O que são e para que servem os estudos de mercado e os estudos técnicos. os formandos saibam: • • • • • • • • Definir o conceito de projecto de investimento. Conhecer e aplicar os vários métodos de cálculo da rentabilidade de um projecto.okwin. Destinatários: Quadros Médios/Superiores e Empreendedores. Conhecer as fases de um projecto de investimento. Análise de Investimentos Angola 2011 www. no final do curso.

Parcerias: Conteúdo programático: INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA DA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS     Conceitos de Investimento e de Projecto de Investimento. Projectos de raiz versus lógica incremental. Classificação dos Desinvestimentos. Fases de um Projecto de Investimento. Conceito e Tipologias de Desinvestimento. Construção do Cenário Base e Cenários Alternativos. A imprescindibilidade de um estudo de mercado. Taxas equivalentes. Momento de referência. Distinção entre resultado e fluxo de caixa (cash-flow). Fluxos Financeiros de Exploração e Extra-Exploração. Estudos Técnicos. A PREPARAÇÃO DO PROJECTO DE INVESTIMENTO          Principais etapas do projecto e principais documentos envolvidos em cada fase. A necessidade de avaliação e selecção dos Investimentos. Estudos Técnicos. Formas de Classificação dos Investimentos. 3 . CONCEITOS PRÉVIOS      Organização da Demonstração de Resultados para efeitos de análise.okwin. Estudos de Suporte: Estudos de Mercado. Análise de Investimentos Angola 2011 www. O Desinvestimento enquanto decisão economicamente correcta.biz Pág. Capitalização e Actualização. Rendas e outros casos particulares. Conceitos básicos de Cálculo Financeiro. A Análise Estratégica como instrumento de validação da capacidade competitiva do Projecto. Enquadramento da Avaliação de Projectos na estrutura organizacional. Mapas mais utilizados: breve introdução.       Ópticas de Análise dos Projectos de Investimento: social e financeira. O Projecto de Investimento como instrumento estratégico de desenvolvimento das organizações empresariais. Terminologia Básica: EBIT e EBITDA.

Valor Residual do Activo Fixo.biz Pág. Taxa Interna de Rentabilidade (TIR). Métodos de apuramento do Cash-Flow de Exploração de cada período. Previsão de receitas e custos operacionais. Substituição de equipamentos no decurso do projecto. Timings e Valor Residual do Fundo de Maneio. Timings. Vida Útil e Valor Residual dos Equipamentos. Horizonte Temporal do Projecto e Soluções Técnicas a aplicar no fim do projecto. Taxa Interna de Rentabilidade Modificada (TIRM). Timings do Investimento em Activo Fixo. METODOLOGIAS DE SELECÇÃO E AVALIAÇÃO DOS INVESTIMENTOS        Valor Actualizado Líquido (VAL).        Montantes a Considerar no Apuramento do Valor do Investimento em Activo Fixo.okwin.Parcerias: DETERMINAÇÃO DOS FLUXOS FINANCEIROS   Tipos de Investimento do Projecto: em Activo Fixo e em Fundo de Maneio. Apuramento dos Investimentos em Activo Fixo: Montantes. 4 . CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROJECTO DE INVESTIMENTO    Principais mapas e forma de organização da folha de cálculo. Métodos de apuramento do Cash-Flow de Investimento de cada período. Horizonte Temporal do Projecto. Valor Actualizado Líquido Ajustado (VALA). Análise de Investimentos Angola 2011 www. Custos Irrecuperáveis (sunk costs). Apuramento dos Investimento em Necessidades de Fundo de Maneio: Montantes. Valor Residual do Fundo de Maneio. Índice de Rentabilidade (IR).        Cálculo do Valor das Necessidades de Fundo de Maneio em cada Período. Óptica da Rentabilidade Total e Apuramento do Cash-Flow de Exploração em cada período. Prazo de Recuperação do Investimento (Payback Period). Free Cash Flow. Vida Útil. Cálculo do Valor Residual do Activo Fixo e impacto da Fiscalidade. Cálculo do Valor de Investimento em Fundo de Maneio em cada Período. no final da respectiva vida útil. Apuramento do "Cash Flow" do Projecto em cada período. Projectos Mutuamente Exclusivos.

Ponto Crítico Operacional e Total.biz Pág. Preços correntes e preços constantes.okwin. CASOS PRÁTICOS   Utilização do Excel para a elaboração da folha de cálculo. FORMAS DE TRATAMENTO DO RISCO INERENTE AOS PROJECTOS DE INVESTIMENTO   Conceito de Risco. Árvores de Decisão. GAF. Fontes de Financiamento Híbridas. Custo do Capital Próprio e Custo do Capital Alheio. Análise de Investimentos Angola 2011 www. Principais indicadores de Risco: GAO. GAC. Formas de avaliação do projecto. FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS      Fontes de Financiamento Interno. 5 . Fontes de Financiamento Externo. Elaboração de um projecto de investimento. Análise de Sensibilidade.     Os ajustamentos à taxa de actualização.Parcerias:   Impacto da Inflação na Análise de Investimentos. Margem de Segurança. Cenários Múltiplos. Custo Médio Ponderado do Capital e Custo Marginal do Capital.

Datas de realização e horários: De 21 de Junho a 01 de Julho.Angola Formadores: Marco Arraya      Doutorando em Gestão Estratégica (UA). de equipamentos hospitalares e da construção civil. na área da Gestão de Projectos. formador certificado pelo IEFP e consultor para a área do “coaching”. Desenvolve actividade empresarial de Direcção Geral. Mestre em Gestão (FMH/UTL). Licenciado em Administração de Marketing (IPAM). Pós-Graduado em Marketing (ISG).     Director do CEGE-Centro de Estudos de Gestão do ISEG. Consultor e Gestor de projectos com 20 anos de experiência na área.biz Pág.Parcerias: Informações gerais Duração total: 35 horas. no ISEG. Docente do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão / Universidade Técnica de Lisboa desde 1990. MBA (UNISA). Formador certificado – ministração de mais de 7500 horas de formação. 6 . Artur Cunha    Doutorando em Gestão. das 9h00 às 12h30m Local de Realização: Centro de Formação da Okwin Rua comandante Kwenha nº30 Maculusso (Junto à loja do Benfica) Luanda . Mestre em Gestão (MBA) pelo ISEG. após ter iniciado e consolidado a carreira na área farmacêutica.okwin. Pós-Graduado em Gestão Comercial (Politécnica de Madrid).  Docente universitário na área da Gestão. Partner da Okwin Análise de Investimentos Angola 2011 www.

cunha@okwin. No final do curso.Parcerias: Preços e condições de inscrição:  Valor da Inscrição: 1. será emitido um certificado de participação.okwin. Reservas só serão garantidas contra pagamento o 2 inscrições no mesmo curso . (KZ): 74444775 / 30 Notas:  Recomenda-se que cada formando traga um computador portátil para as sessões práticas de formação. (KZ): 00007865634 CT.990 USD. (USD): 74444775 / 31 CT.biz o Inscrições no Centro de formação da Okwin Rua Comandante Kwenha nº30 Maculusso (Junto à loja do Benfica) Luanda Telefone: +244 222 432 650 o Bancos / Contas para pagamento BANCO ESPIRITO SANTO ANGOLA CT. 3 ou mais inscrições .   Todo o restante material é fornecido sem custos adicionais. NR.biz  Fátima Carvalho +244 914 781 966 fatima.10% desconto.carvalho@okwin. o O pagamento deverá ser efectuado na totalidade até à data de início do Curso.15% de desconto. NR. NR.neto@okwin. NR. 7 .biz Pág.biz  Patrícia dos Santos +244 914 781 965 neide. (USD): 00007865537 BANCO FOMENTO DE ANGOLA CT. INSCRIÇÕES LIMITADAS À DISPONIBILIDADE DE VAGAS Análise de Investimentos Angola 2011 www. Contactos / Informações adicionais:  Artur Cunha +244 925 499 980 artur.