You are on page 1of 6

31ª Conferência Mundial da ISME 20 a 25 de Julho de 2014 Porto Alegre, Brasil

CHAMADA DE TRABALHOS

OBJETIVO
O objetivo da 31ª Conferência Mundial da ISME é estimular a compreensão e a colaboração global entre os educadores musicais de todo o mundo, fortalecendo relações e compartilhando ideias sobre diferentes aspectos e temas da educação musical, no sentido de promover a educação musical para pessoas de todas as idades em todo o mundo. A Conferência tem como público alvo professores da educação básica e de escolas de música, professores universitários, pesquisadores, estudantes de música e outros interessados em todas as áreas da música e da educação musical.

AVALIAÇÃO DE SUBMISSÕES E PUBLICAÇÕES
• • Todas as submissões serão avaliadas e selecionadas por membros de uma comissão internacional. Trabalhos completos serão avaliados pelo sistema de revisão por pares (peer reviewed). Somente serão selecionados para publicação nos Anais da Conferência, em CD-ROM, os trabalhos que se distinguirem por sua qualidade acadêmica e que seguirem as normas e os prazos de submissão. Todos os resumos aceitos serão publicados no Caderno/CD de Resumos da Conferência, que será fornecido para todos os participantes da Conferência e, após sua realização, disponibilizado no web site da ISME. Os Anais da Conferência serão publicados em CD-ROM indexado, com paginação e ISBN, e disponibilizados no web site da ISME, após a realização da Conferência. Todos os participantes inscritos receberão um exemplar dos Anais da Conferência, como parte do pagamento de sua taxa de inscrição na Conferência. Participantes inscritos e participantes inscritos somente para um dia da Conferência poderão adquirir mais exemplares dos Anais efetuando o pagamento de uma taxa adicional.

• • •

PROCEDIMENTOS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS
• Os trabalhos devem ser submetidos somente pelo sistema on-line de submissão. Esse sistema estará disponível a partir de 01 de agosto de 2013. Se a submissão eletrônica não for possível, entre em contato com a Secretaria Internacional da ISME até 01 de setembro de 2013. Todas as submissões e apresentações devem ser em língua inglesa. Cada autor ou coautor de trabalho deve ser membro individual da ISME tanto no momento da submissão do trabalho, quanto no período de aceitação e apresentação do mesmo.

• •

Quaisquer exceções devem ser solicitadas antes da submissão do trabalho. CATEGORIAS PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1 Comunicações orais 2 Pôsteres 3 Demonstrações/Oficinas 4 Simpósios As categorias acima podem ser acomodadas dentro dos Grupos de Interesse Especial da Conferência.• • • • Para que sejam incluídos na programação. Educacionais e de Mídia (Music Policy: Cultural. o que inclui coautores. Submissões que não forem apresentadas nos formatos requeridos não serão consideradas. PRAZOS O prazo final para a submissão de trabalhos para a 31ª Conferência Mundial da ISME é 01 de outubro de 2013. Educação Musical na Infância (Early Childhood Music Education. Todas as submissões devem seguir as instruções divulgadas nas chamadas de trabalhos. Atividade Comunitária em Música (Community Music Activity. no web site da ISME. à meia-noite (hora local). SUBMISSÕES ENVIADAS APÓS ESSA DATA NÃO SERÃO ACEITAS. e assim por diante. Os autores serão notificados dos resultados do processo de avaliação das propostas submetidas para apresentação até 28 de fevereiro de 2014. (i) O autor de proposta a ser submetida deve escolher a opção “geral (general)” ou uma das seguintes opções do menu: Pesquisa (Research). inscrevendo-se na 31ª Conferência Mundial da ISME até 15 de março de 2014 (Early Bird date). Todos os trabalhos completos devem ser formatados de acordo com o Template para Trabalho Completo (Full Paper Template). CMA). ECME). painelistas. e no All-Academic Submission System. Os autores de propostas aceitas devem confirmar sua participação na Conferência. CEPROM). . participantes de simpósios. sua submissão poderá ser retirada da programação. O tempo destinado a cada tipo de sessão é indicado a seguir. todos os autores devem se registrar no AllAcademic Submission System. Educational and Mass Media). Educação do Músico Profissional (Education of the Professional Musician. Caso o autor não realize sua inscrição. Políticas em Música: Diretrizes Culturais. Os autores serão notificados dos resultados do processo de avaliação das propostas submetidas para publicação nos Anais da Conferência até 31 de março de 2014. As propostas submetidas devem se adequar ao tempo estipulado para cada tipo de sessão.

a ISME poderá também aprovar um pequeno número de Grupos de Interesse Especial (SIGs) para inclusão na Conferência Mundial da ISME de 2014 em Porto Alegre. Music Medicine). como para os que somente submeteram Resumo Expandido). O Resumo não deve conter referências. cujo texto deve ter entre 1800 e 2500 palavras. 3. e um Resumo Expandido (como acima descrito). com Resumo Curto e Resumo Expandido (Full Paper) (ver 1A e 1B. Educação Especial. 1A. e devem desenvolver os itens 1-5. O Resumo deve incluir os seguintes 5 itens: 1. As submissões de comunicações orais devem seguir um dos seguintes formatos: Resumo Expandido (Long Abstract) ou Trabalho Completo. que poderá ser usado no Caderno de Resumos da Conferência. a seguir). tanto para aqueles que submeteram Trabalho Completo com Resumo Expandido. (ii) Seguindo a experiência bem sucedida de 2012. Resumos Curtos serão apresentados com os trabalhos completos selecionados para os Anais da Conferência. acima indicados no título “Resumo Expandido”. A decisão final sobre essa possível inclusão será anunciada em maio de 2013. 2. COMUNICAÇÕES ORAIS Para as Comunicações Orais serão destinados 30 minutos. fundamentação teórica/pedagógica do trabalho objetivo/foco do trabalho/pesquisa relatado(a) método/abordagem do trabalho resultados e/ou síntese das principais ideias conclusões e implicações para a educação musical. a ser disponibilizado para os participantes. 1B. Resumos Expandidos serão apresentados no web site e no Caderno de Resumos da Conferência para todos os autores que realizaram corretamente a submissão no web site da ISME (isto é. Todas as submissões de trabalhos devem ser estruturadas de acordo com o template disponibilizado no web site de submissões. Musicoterapia e Música e Medicina (Music in Special Education: Music Therapy. para publicação com o texto completo. 5. sendo até 20 minutos para a apresentação e até 5 minutos para questões e discussão (outros 5 minutos serão destinados para a preparação da próxima apresentação e para o deslocamento dos participantes). TRABALHO COMPLETO Submissões de Trabalhos Completos. Fórum de Pedagogia Instrumental e Vocal (Forum for Instrumental and Vocal Pedagogy). 4. RESUMO EXPANDIDO Os resumos devem ser escritos em língua inglesa e devem ter uma extensão de 300 a 400 palavras (excluindo título e informações sobre o autor).Música nas Escolas e Formação de Professores (Music in Schools and Teacher Education. O texto pode conter até duas (2) tabelas e/ou figuras. MISTEC). . são exigidas somente para os autores que desejarem ter seu trabalho avaliado por pares para publicação nos Anais da Conferência. Os Trabalhos Completos devem incluir um Resumo Curto (150-200 palavras).

Os autores serão notificados separadamente sobre a decisão final sobre a proposta para apresentação e sobre a proposta para publicação de Trabalho Completo. sendo até 45 minutos para a Oficina e 10 minutos para discussão/questões e 5 minutos entre as sessões). formato. DEMONSTRAÇÕES/OFICINAS Submissões de Oficina devem apresentar um resumo de 300 a 400 palavras. Os Títulos dos Resumos para a Sessão de Pôsteres serão apresentados no programa da Conferência e os Resumos serão apresentados no Caderno de Resumos da Conferência. de 90 minutos. Para demonstrações de software ou outro equipamento. 4. SIMPÓSIOS Os Simpósios consistem em conjuntos integrados de comunicações orais. As especificações do Pôster (tamanho. Trabalhos Completos serão avaliados para inclusão nos Anais da Conferência. antes apresentadas. seu conteúdo.entretanto. Os títulos das Oficinas aceitas serão apresentados no Programa da Conferência e os resumos. devem incluir uma descrição completa do equipamento e dos recursos necessários. mas não para publicação nos Anais da Conferência. O resumo deve apresentar informações básicas sobre o trabalho. Os Simpósios podem incluir: § § várias apresentações sobre um tema único colóquio (painel de discussão). Demonstrações de grupos de alunos somente serão aceitas se todos os detalhes forem organizados pelo autor. O tempo total dedicado destinado a um Simpósio é. As submissões. pois a comissão organizadora não poderá se encarregar disso. É possível. seu método e suas aplicações para a educação musical. 2. PÔSTERES Submissões de Resumos Expandidos para apresentação como Pôster devem seguir as mesmas normas para as Comunicações Orais. Sessões de Simpósios organizados são encorajadas e espera-se que tragam uma contribuição distinta e criativa para a Conferência. Os autores de Pôsteres aceitos devem trazer um pôster para exposição durante a Conferência. o propósito da oficina. consistindo de apresentações e discussões de acordo com as decisões do proponente.A avaliação de trabalhos completos seguirá um processo em dois estágios de revisão por pares: 1. Múltiplas sessões sobre determinado tópico também serão consideradas. Os Pôsteres serão agrupados em sessões com faixas horárias específicas (normalmente. que algumas propostas de Trabalhos Completos sejam aceitas para apresentação.) serão fornecidas depois da aceitação do trabalho. portanto. normalmente. de 90 minutos). que inclua uma apresentação principal com um ou mais debatedores convidados para discutir o tema . As sessões de oficinas serão agrupadas em faixas horárias (normalmente. etc. 2. um total de 60 minutos. relacionados a um tema. no Caderno de Resumos da Conferência. os autores deverão se responsabilizar para assegurar que o equipamento necessário esteja disponível. Resumos Expandidos serão avaliados para inclusão como apresentação no Programa da Conferência. 3.

Quaisquer exceções devem ser solicitadas antes da submissão do trabalho. com um grupo de autores que propõem seus pontos de vista e. O proponente deverá assegurar que todos os participantes sejam membros da ISME e que se inscrevam no All-Academic Submission System antes da submissão. Demonstração/Oficina (isto é. DIREITOS AUTORAIS (COPYRIGHT) (somente para submissão de Trabalho Completo) . que deverá submeter o Resumo principal e os Resumos individuais em nome dos apresentadores do painel (instruções adicionais serão disponibilizadas no web site de submissão). a motivação. um TOTAL de quatro propostas. UMA submissão como único autor e UMA como coautor por pessoa) e não mais que DUAS submissões por pessoa na categoria de Simpósio. incluindo a distribuição do tempo e as funções dos participantes (sem citar seus nomes). e DOIS Simpósios. § § É responsabilidade do proponente do Simpósio assegurar que cada integrante do Simpósio concorda em participar da Conferência e do Simpósio. de 2 a 5 páginas). para publicação no Caderno de Resumos da Conferência – ver as instruções disponíveis no web site AllAcademic Submission System. específica e coerente. discutem as colocações com a plateia. inclusive o do coordenador. com um limite de DUAS submissões nas categorias de Comunicação Oral. Se um autor exceder a esses limites. somente as primeiras submissões serão consideradas e avaliadas. Nenhum autor poderá apresentar mais do que um total de DOIS trabalhos nas sessões de Comunicação Oral. os organizadores da Conferência se reservam o direito de limitar o número de propostas aceitas para qualquer autor. O resumo não deve mencionar o nome dos participantes. com extensão de 300 palavras. uma descrição completa do formato do Simpósio. o proponente do Simpósio deverá submeter os seguintes materiais: Uma proposta detalhada (tipicamente. O proponente do Simpósio (coordenador do painel) deverá fornecer todas as informações no Formulário de Submissão. contendo: § uma visão geral da proposta. Dependendo do número de submissões. sessões de qualquer outro tipo com uma justificativa clara. um Resumo de 250 palavras para cada apresentação dos participantes. Cada um dos tipos de Simpósio acima descritos será presidido pelo proponente do Simpósio (coordenador). também. caso a proposta seja aprovada. a duração e a justificativa para a sessão. Pôster. no máximo. e. POLÍTICA DE SUBMISSÕES MÚLTIPLAS Cada autor individual poderá submeter. Esse texto não deve incluir os nomes de quaisquer painelistas. que cada coautor do Simpósio faça sua inscrição na Conferência até 15 de março de 2014 (Early Bird date). Além disso. incluindo uma descrição geral da sessão organizada que inclui o objetivo.§ § discussão em forma de mesa-redonda sobre um único tema. Pôster ou Demonstração/Oficina. sob a coordenação do proponente. para publicação no Caderno de Resumos da Conferência.

os autores devem registrar a sua concordância com as seguintes condições referentes aos direitos autorais: Concordância com os Direitos Autorais (Copyright Agreement): Eu. para uso. nem está em processo de submissão para publicação. Para mais informações.isme. os direitos autorais voltarão a serem meus (do autor).org Website: www. ilustrações.org . mas cederei à ISME os direitos primeiros e exclusivos para publicar a versão por ela formatada e editada.). etc. se meu Trabalho Completo não for selecionado para publicação nos Anais da Conferência. e que a contribuição não contém afirmativas ilegais e não infringe quaisquer direitos de outros. fotografias. em formato impresso ou online. • Eu estou ciente de que. em todos os formatos e através de qualquer meio de comunicação.Ao submeter um Trabalho Completo. gráficos. pela Sociedade.isme. após tal notificação. visite: www. disponibilizando-o em meus web sites pessoais e institucionais. nos anais da Conferência ou do Seminário da Comissão e/ou nos seus periódicos. transfiro para a International Society for Music Education (ISME) os direitos autorais (copyright) do Trabalho Completo que estou submetendo. outros materiais visuais. caso o Trabalho seja aceito para publicação nos Anais da Conferência. • Eu estou ciente de que o Trabalho Completo que estou submetendo será revisado por pares para uma possível inclusão nos Anais da Conferência e que ele também poderá ser disponibilizado no web site da ISME.org (ISME 2014) ou entre em contato com a Secretaria Internacional da ISME Email: submissions@isme. por meio deste documento. • Eu confirmo que o Trabalho Completo é original e que não foi publicado previamente. • Eu estou ciente de que retenho o direito da submissão original para fins de duplicação do artigo. que obtive todas as permissões necessárias para a reprodução de conteúdo que não é de minha autoria (por exemplo.. etc.