You are on page 1of 2

Aluno (a): ___________________________________________________________ série:______ Data: _____/______/_______

Avaliação de Física
Prof. MSc. Sidnei R. Ferreira 1. A figura a seguir representa uma lâmina bimetálica. O coeficiente de dilatação linear do metal A é a metade do coeficiente de dilatação linear do metal B. À temperatura ambiente, a lâmina está na vertical. Se a temperatura for aumentada em 200 °C, a lâmina:

a) continuará na vertical. b) curvará para a frente. c) curvará para trás.

d) curvará para a direita. e) curvará para a esquerda.

2. Ao derramarmos éter sobre a pele, sentimos uma sensação de resfriamento em consequência de: a) b) c) d) e) o éter penetrar nos poros, congelando imediatamente os vasos sanguíneos. o éter, por ser líquido, encontrar-se a uma temperatura inferior à da pele. o éter limpar a pele, permitindo maior troca de calor com o ambiente a pele fornecer ao éter a energia responsável por sua mudança de fase. o éter contrair os pêlos, proporcionando a sensação de resfriamento.

3. Um bloco de gelo de 80 gramas foi colocado dentro de um calorímetro, bem isolado, contendo 50 gramas de água. Depois de várias horas, verificou-se uma situação final na qual havia, ainda, 80 gramas de gelo no interior do calorímetro. Pode-se concluir desta experiência, que: a) a condutividade térmica do gelo é igual à da água. b) as quantidades de calor contidas na água e no gelo, na situação final, tornaram-se iguais. c) a temperatura final do gelo e da água era de 0ºC d) o calor específico do gelo é igual ao o calor específico da água. e) o calor latente de fusão do gelo é maior do que a energia contida na água. 4. A tabela abaixo apresenta a massa m de cinco objetos de metal, com seus respectivos calores específicos sensíveis c. METAL c(cal/gºC) Alumínio 0,217 Ferro 0,113 Cobre 0,093 Prata 0,056 Chumbo 0,031 O objeto que tem maior capacidade térmica é o de: a) alumínio c) chumbo b) ferro d) prata m(g) 100 200 300 400 500 e) cobre

5. qual o valor da temperatura encontrado pela determinada aluna? 7. Nesse caso. Considerando que o café e o leite possuem o mesmo calor específico. Denner deseja fazer um chá de camomila. c) capacidade térmica. b) densidade. que contém um determinado líquido em equilíbrio térmico. aluna determinada. então Jordan sugere que ele use o forno de microondas. de massa 500g e que está em temperatura ambiente (20°C). após a mistura. o calor específico da água vale 1cal/g. 9. em cal/ °C é igual a: a) 60 b) 70 c) 80 d) 90 e) 100 10. um a 20 °C e outro a 80°C. Dois corpos sólidos receberam a mesma quantidade de calor e sofreram o mesmo aumento de temperatura. de modo a resultarem. O gráfico abaixo mostra o aquecimento de um recipiente de alumínio ( c = 0. Considere que Denner e Jordan estejam a nível do mar.20 cal/g°C). mas só possui 200 gramas de gelo a 0°C. cuja potência é de 800 W. Bruna. o calor latente de fusão do gelo é 80 cal/g. ao ser encostado em outro bloco do mesmo material. Podemos concluir que os corpos têm mesmo(a): a) massa. qual o tempo necessário para a água entrar em ebulição? 8. Qual a temperatura que os dois alcançam em contato? Considere que os blocos estejam em um calorímetro. 6.°C e que 1 caloria vale aproximadamente 4 joules. e) coeficiente de dilatação. de massa 600 g. Na cozinha de um restaurante há dois caldeirões com água. Quantos litros se devem pegar de cada um. Usando esse forno sempre na potência. é CORRETO dizer que a capacidade térmica do líquido. Um bloco de uma material desconhecido e de massa 1kg encontra-se à temperatura de 80°C. d) calor específico. resolve calcular a temperatura de equilíbrio do café com o leite. 10 litros de água a 26 °C? . Bruna coloca em uma caneca 20 g de café a 80°C e 80 g de leite a 20°C.