You are on page 1of 7

1) Quem foi o presidente cujo o grupo ficou conhecido como " anos de chumbo"?

R= Emilio mediu 2) Como a propaganda oficial chamou o período de desenvolvimento econômico do governo de Médici? R= Milagre brasileiro 3) de 1964 a 1985, o comando das forças armadas exerceu controle sobre a vida politica brasileira, como ficou conhecido esse período histórico?R= Ditadura militar 4) Quem foi o primeiro da ditadura militar?R= Castelo branco 5) Como era chamado os atos que restringiam a liberdade democrática?R= Ato institucional (AL) 6) Quem foi o ultimo presidente da ditadura militar? R= João Figueiredo 7) Até quando foi o mandato de Castelo Branco??R= 31 de Janeiro de 1966 7) O governo de Castelo Branco foi imediatamente conhecido por quem? R= Pelas Autoridades governamentais dos Estados Unidos

8-Qual o significado do Estado de Sítio ??? R: Suspensão e garantias individuais previstos na constituição Federal . 9-O que é Aliança Renovadora Nacional (Arena )?? R:Partido que congregou os políticos que apoiavam o governo . 10-Durante 21 anos , a sociedade brasileira viveu sob o comando de presidentes militares impostos pelas forças armada , em 1985 dois marechais e três generais se sucederiam na presidência quem era eles ?? R: Castelo Branco , Costa e Silva , Médici , Geisel e Figueiredo . 11- Sobre o bipartidarismo, o que foram os partidos ARENA e MDB? O ARENA foi um partido que congregou os políticos que apoiavam o governo, diferente do MDB que reuniu os políticos que se opunham ao governo da Ditadura Militar. 12- Cite algumas das ações realizadas pelo primeiro presidente na Ditadura Militar, Castelo Branco. Ele cessou atividades em associações civis, proibiu movimentos em greves e impôs uma nova Constituição que promulgava a ditadura através de atividade de apenas dois partidos políticos: MDB e ARENA. 13- Qual foi a lei decretada no período do governo da Junta Militar? Foi decretada a Lei de Segurança Nacional, onde os opositores à Ditadura no Brasil eram condenados ao exílio e pena de morte.

o governo brasileiro assumia o compromisso de combater as ideias socialistas ou comunistas. Houve a crise do petróleo. restrições ao crédito e redução dos salários dos trabalhadores. A inflação começou a subir e a dívida externa brasileira elevou-se de maneira assustadora. é uma instância decisória importante. houve diversos movimentos de protesto. consequentemente uma desestabilização na economia brasileira.Qual foi o fim da Ditadura Militar no Brasil? O fim da Ditadura Militar se deu com a publicação da nova Constituição no Brasil. levando o países a uma crise econômica. contem o avanço do comunismo e da corrupção. que se sobrepunham até mesmo à Constituição Federal. os órgãos de informação e repressão. a Constituição de 1988. 16. Ela eliminou todos os princípios da Ditadura e promulgou a Democracia. políticos de oposição e padres denominados progressistas. 22-Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985? ."Quem manda agora não são os políticos profissionais nem o congresso. 17. promulgadas pelo poder público federal.Quais eram as principais finalidades da intervenção militar? Restabelecer a ordem social. 21. 18. desenvolvendo setores estratégicos da economia nacional. Mandam a alta cúpula militar. Quais eram esses grupos? Estudantes. de um conjunto de princípios conhecidos como Doutrina de Segurança Nacional. pelas militares. 20. vigente e regime militar.O que buscou o plano interno econômico de Geisel? Diminuir a dependência externa do país. De acordo com essa doutrina.O que é Ato Institucional? É o conjunto de normas superiores. 22.14. e retomar o crescimento econômico. reunindo diversos grupos sociais.Como ficou provado que a ditadura não garantia o desenvolvimento do país? Explique. 15. Esse trecho nos mostra a diferença entre quais regimes de 1945 e 1964? Diferença entre o regime representativo.Qual era a principal proposta do Programa de Ação Econômica do Governo? O combate a inflação mediante favorecimento do capital estrangeiro. 19. a burocracia técnica do Estado".Qual foi o imortante motivo que garantiu o apoio ao governo de Castelo Branco? A adoção.No governo Costa e Silva. operários.

... 24-Após á decretação do Al-2 e a extinção dos partidos políticos. que modifica a constituição em vigor. conferindo ao executico federal.. a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. em 9 de abriel de 1964. reunindo diversos grupos sociais..... a oposição política. aumentaram no país as manifestações públicas contrárias à ditadura militar. formaram então instalações do bipartidarismo no país. durante certo prazo.. operários. Haveria apenas dois partidos...... apesar da violenta repressão policial.... Era a instalação do bipartidarismo no país... o governo determinou uma nova organização partidária pois haveria 2 partidos..... que tirou o presidente João Goulart do poder.. 26.R: Através de um golpe militar.. Esta fase ficou conhecida como época do Milagre Econômico. políticos de oposição e padres denominados "progressistas" 28. sua resposta é " O ato Institucional (AI-1)" 29. Durante o governo Costa e Silva.... quais foram? R: Formaram a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) 25.. 27. ocorrido em 31 de março de 1964... falta de democracia... Quais eram esses representantes? R: A aliança renovadora Nacional (Arena) e o movimento Democrático Brasileiro (MSB). O que aponta a característica desse período? R: Forte crescimento do PIB........ perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos sociais... . 23-No campo econômico.Com a decretação do AI-2 e extinção dos partidos políticos existentes o governo determinou como seria a nova organização partidária. Quais eram esses grupos? R: Estudantes... um representando o governo e outros... Qual foi importante decisão que abriu caminho para a redemocratização no país e fim da ditadura militar? R: O o presidente Geisel acabou com o AI-5.... (Essa questão é de completar.. Aponte características do regime militar brasileiro? R: Bipartidarismo. restaurou o habeas-corpus e abriu caminho para a volta da democracia no Brasil... .O comando militar que de fato governava o país decretou... investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com aumento da dívida externa..

que promulgava a ditadura militar. o presidente Geisel acabou com o AI-5.grandes empresários nacionais. proibiu os movimentos de greve e impôs uma nova Constituiçao . principalmente o norte . Quais as características desse período? R: Forte crescimento do PIB. ocorreu o mais intenso processo de modernização pelo qual o Brasil já teria passado. 1. Aponte características desse ato. anulou o título de eleitor de todos os cidadãos brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores. Esta fase ficou conhecida como época do Milagre Econômico. 4. grandes empresários estrangeiros .americano e de empresas estrangeiras. 2.No campo econômico.30.O governo médici deu nome à um período da ditadura.O que Castelo Branco cessou quando foi eleito presidente? R: Cessou atividades em associaçoes civis. devido a entrada do capital estrangeiro do país. 4-Quais foram os tres modelos economicos adotados na aliança caracterizado pelos governos militares? R: Burocracia técnica estatal (militar e civil) . Pode-se estabelecer como uma característica estrutural iniciada especificamente nesse período: . professores e políticos. restaurou o habeas-corpus e abriu caminho para a volta da democracia no Brasil. 3. sendo um período em que o poder ditatorial e a violência repressiva do governo contra as oposições chegaram ao seu auge.O que era o ato Institucional I ? R: Ele decretava tambem a eleiçao indireta de presidentes. alterando-se em profundidade o panorama sócio-político e econômico do país. a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. 2.Qual decisão que abriu caminho para a redemocratização no país e fim da ditadura militar? R:Em 1978.O que ocorreu no Governo Dutra? R: Ocorreu o crescimento da divida externa. Que nome foi dado à esse período? R: Anos de chumbo 31.No período entre 1950 e 1980. R:Decretou o fechamento do Congresso Nacional por 10 anos. suspendendo qualquer tipo de democracia no Brasil. 3-O Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ) foi o mais duro do governo militar. investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com aumento da dívida externa.

os empresários . cassação de mandatos e afastamento de quatro ministros do Supremo Tribunal Federal. 4)Oque o ato institucional I suspendia ? R: ele suspendia por dez anos os direitos políticos de pessoas que eram vistas como opositores da ditadura militar. 01.Como foi apelidado o Governo de Médici? R: Anos de Chumbo 02. políticos de oposição e padres denominados "progressistas". fechamento do congresso nacional.Em que governo ocorreu um período de desenvolvimento econômico denominado "Milagre brasileiro"? R: Governo Médici 04. Cassar mandatos eletivos e suspender direitos políticos. 03. Quais eram esses partidos ? R: União Democráticos Nacional(UDN) e o Partido Social Democrático (PSD). Prisão de milhares de pessoas.Porque o milagre brasileiro durou pouco? R: Pois uma crise internacional de petróleo escancarou as fraquezas da economia do Brasil.Cite dois poderes que o AI-5 dava ao presidente. . 04. Que grupos foram esses? Estudantes. 2)A oposição a João Goulart criou partidos políticos para confrontar as propostas de Jânio. operários.R: Urbanização crescente com declínio da importância econômica do campo. 02. Na época o país exportava mais da metade do que produzia e por isso não resistiu ao impacto causado pela alta nos preços do petróleo. estes eram expulsos do Brasil.Cite medidas que Costa e Silva tomou utilizando o AI-5. 1)O governo de João Goulart era algo que preocupava as classes conservativas. O que eles quiseram evitar com isso ? R: queriam evitar um possível guerra civil. socialistas e comunistas 03. 3)Em 1 de abril de 1964 a oposição á João Goulart mandou seus exércitos de Minas Gerais e São Paulo para enfrenta-lo. reunindo diversos grupos sociais.a classe media e os militares.Quais eram essas classes? R: Igreja .Durante o governo Costa e Silva aumentaram no país as manifestações públicas contrárias à ditadura militar.No governo Médici. quais grupos sociais se opunham à ditadura? R: Liberais.

intensificando os investimentos em setores básicos da economia.No governo de Geisel. 3) Quem foi o aliado de Jânio quadros que o acusou de estar planejando um golpe? Resposta: Carlos Lacerda .O que era chamado de pragmatismo. proibiu os movimentos de greve.01.Em 1974. Resposta: pois naquele período. durante o governo de Geisel? Ele deixava as restrições ideológicas em busca de resultados práticos. o eleitor escolhia o presidente e o seu vice de maneira independente.Qual a proposta de Geisel da implantação da democracia? “Gradual.O que é estado de sítio? R:É a suspensão temporária de direitos e garantias individuais previstos na Constituição Federal 04. 2) Qual era o objetivo do plano de metas de Kubitschek? Resposta: aumentar a acumulação. 3. 03. 01. por meio do Itamaraty. promulgava a ditadura militar através da atividade de apenas dois partidos políticos. o que ele propôs? Previa a expansão das indústrias de bens de produção. 04. lento e seguro”.Quem foi o primeiro presidente da ditadura militar do Brasil? R: Castelo Branco 02. as novas autoridades realizaram uma mudança na política externa brasileira. foi criado o II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). por meio de duas eleições separadas .A nova constituição que Castelo Branco impôs. e impôs uma nova Constituição. o que ocorreu? Intensificou o estabelecimento de relações bilaterais com países africanos. Quais são eles? R: O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) 1) Explique por que o fato de Joao Goulart obter mais votos como vice-presidente do que Juscelino como Presidente não o tornou o líder do país. gerando mais emprego e mais consumo. 02.Quais foram as ações de Castelo Branco durante a ditadura Militar? R: Castelo branco cessou atividades em associações civis. asiáticos e europeus.

conter o avanço do comunismo e da corrupção e retomar o crescimento econômico .4) Qual foi o objetivo do plano trienal criado pelo ministro da fazenda(Celso Furtado) no governo de Joao Goulart? Resposta: Queria realizar reformas sociais que acabassem com a inflação sem afetar o crescimento econômico. 1-segundo os novos comandantes do país. pelo seu autoritarismo. Marcio de Souza e Melo 2.pelo comando militar? Em que ano assumiu o governo? Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.o Congresso NAcional foi reunido e. 3.sob pressão .elegeu quem para presidência da República . 1.o alto comando militar escolheu quem para ser o novo presidente ? Artur da Costa e Silva 4. Quais foram os grandes projetos destacados da integração nacional ? Rodovia transamazônica e o crescimento da economia. portanto formaram o movimento "Diretas Já" que foi destinado as eleições diretas para presidente do Brasil. Augusto Redemaker. elegendo então Tancredo Neves e colocando um fim no regime Ditatorial.Quais foram as principaus causas do fim da Ditadura militar? A população se revoltou contra o regime. 2-No segundo dia em que vigorava o Al-1.Por quais representantes era formado o gorverno da Junta Militar? Aurélio de Lira Tavares.assumiu o governo em 15 de abril de 1964. .O que a Contituição de 1988 fez? Eliminou todos os princípios da Ditadura Militar e promungou a democracia brasileira.a intervenção militar seria de caráter provisório. 4. 3-Ao final do governo Castelo Branco.O governo Médici foi marcado ainda por um período de desenvolvimento econômico que a propaganda oficial chamou de desenvolvimento"milagre brasileiro".tendo quais principais finalidades? Restabelecer a ordem social.O que a lei da Segurança Nacional decretou? Os opositores da Ditadura Militar no Brasil eram condenados ao exílio e pena de morte.