SUTRA DO CORAÇÃO

Baghavati Prajna Paramita Hrdaya Sutram Versão curta: Quando o bodhisattva Avalokiteshvara praticava profundamente a perfeição da sabedoria, viu claramente que os cinco agregados [forma, sensações, percepções, vontade, consciência] são vazios em sua natureza. Assim, libertou-se de todas as tristezas e sofrimentos. Ó Shariputra, a forma é vacuidade, a vacuidade é a forma. A forma não é outra senão a vacuidade, a vacuidade não é outra senão a forma. As sensações, percepções, vontade e consciência também são assim. Ó Shariputra, todos os fenômenos são vacuidade. Não aparecem nem desaparecem, não são impuros nem puros, não crescem nem diminuem. Portanto, na vacuidade não há forma, sensação, percepção, vontade, consciência; não há olho, ouvido, nariz, língua, corpo, mente; não há cor, som, odor, sabor, tato, fenômeno; não há [reino dos sentidos, desde] o reino da visão até o reino da mente; não há [elos da existência dependente, desde] a ignorância e o fim da ignorância até a velhice-e-morte e a fim da velhice-e-morte; não há [as Verdades Nobres sobre] o Sofrimento, a Origem, a Cessação, o Caminho; não há sabedoria, nem ganho, nenhum ganho. Sem o que ganhar, o Bodhisattva permanece na perfeição da sabedoria e não tem obstáculos em sua mente. Sem obstáculos e, portanto, sem medo, ele fica bem distante das delusões; isto é o nirvana. Todos os Buddhas dos três tempos, através da perfeição da sabedoria, alcançam a a iluminação insuperável, completa e perfeita. Portanto, saiba que o mantra da perfeição da sabedoria é um mantra de grande divindade, um mantra de grande sabedoria, um

percepções. todos os fenômenos são vacuidade. A forma é vacuidade. consciência] como sendo vazios em sua própria natureza. Naquele momento. o venerável Shariputra disse ao nobre Avalokiteshvara Bodhisattva Mahasattva: Como deve treinar o filho ou filha de nobre linhagem que deseje praticar a profunda Perfeição da Sabedoria? Assim ele disse e o nobre Avalokiteshvara Bodhisattva Mahasattva respondeu o seguinte ao venerável Shariputra: Ó Shariputra. grande ser]. . pelo poder do Buddha. não é mentira.mantra insuperável. Não têm diminuição nem aumento. o mantra que diz: GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SVAHA Isto completa o Coração da Venerável Perfeição da Sabedoria. a percepção. com uma grande assembléia de monges e uma grande assembléia de bodhisattvas. Versão Longa: Assim eu ouvi. a vontade e a consciência. No mesmo momento. Shariputra. o nobre Avalokiteshvara Bodhisattva Mahasattva [ser da iluminação. Não são impuros nem puros. sensações. . a vacuidade é a forma. o Bhagavan entrou na concentração que expressa o ensinamento chamado "Iluminação Profunda". viu os cinco agregados [forma. proclame o mantra da perfeição da sabedoria. sem características. capaz de eliminar todo sofrimento. sobre a montanha Gridhrakuta.. vontade. Certa vez. um filho ou filha de nobre linhagem que deseje praticar a profunda Perfeição da Sabedoria deve ver deste modo: os cinco agregados são completamente vazios em sua própria natureza. isto é verdade. Então. o Bhagavan [Buddha] estava em Rajagriha. a forma não é outra senão a vacuidade. Então. Assim também são a sensação. Não são produzidos nem interrompidos. um mantra inigualável. A vacuidade não é outra senão a forma. Deste modo. enquanto praticava a profunda Perfeição da Sabedoria..

um Bodhisattva Mahasattva deve treinar na profunda Perfeição da Sabedoria. Transcendendo as visões falsas. não há [reinos dos sentidos.Portanto. nem atingimento ou não-atingimento. mente. o venerável Shariputra. na vacuidade não há forma. Shariputra. eles permanecem na Perfeição da Sabedoria. Então. dizendo: Bem dito. tato. assim é! Deve-se praticar a profunda Perfeição da Sabedoria assim como você disse e todos os Tathagatas irão se regozijar. Como não há obscurecimento na mente. ouvido. Isto completa o Coração da Venerável Perfeição da Sabedoria. asuras e gandharvas se regozijaram e louvaram as palavras do Bhagavan. não há sabedoria. não há o reino da consciência. a cessação. língua. O mantra da Perfeição da Sabedoria é proclamado deste modo: GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SVAHA Deste modo. o caminho. não há [elos de surgimento dependente. não há o reino dos fenômenos. pois não é falso. vontade. fenômeno. Shariputra. desde] a ignorância e o fim da ignorância até a velhice-e-morte e o fim da velhice-e-morte. sabor. Portanto. o mantra insuperável. o mantra da Perfeição da Sabedoria. nariz. humanos. desde] o reino da visão até o reino da mente. o nobre Avalokiteshvara Bodhisattva Mahasattva. Shariputra. não há olho. deve ser conhecido como a verdade. eles atingem o nirvana completo. o mantra inigualável. sensação. através da Perfeição da Sabedoria. não há medo. bem dito. Todos os Buddhas dos três tempos. toda a assembléia e o mundo de devas. odor. não há cor. o Bhagavan levantou de sua concentração e elogiou o nobre Avalokiteshvara Bodhisattva Mahasattva. ó filho de nobre linhagem. o mantra que alivia todo sofrimento. . Quando o Bhagavan disse isto. não há [as verdades nobres sobre] o sofrimento. completa e perfeita. despertaram totalmente para a iluminação insuperável. como os Bodhisattvas não têm atingimento. consciência. a origem. percepção. Portanto. corpo. som. o mantra do grande conhecimento. ó filho de nobre linhagem! Assim é.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful