You are on page 1of 3

LEI COMPLEMENTAR N 270, DE 02 DE ABRIL DE 2007 - D.O. 02.04.07.

Autor: Tribunal de Justia

Introduz nos Juizados Especiais do Estado de Mato Grosso o Juiz Leigo e Conciliador, como Auxiliares da Justia, e d outras providncias. A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, tendo em vista o que dispe o art. 45 da Constituio Estadual, aprova e o Governador do Estado sanciona a seguinte lei complementar: Art. 1 Em cada unidade jurisdicional dos Juizados Especiais do Estado haver, se necessrio, um Juiz Leigo e um Conciliador. Art. 2 Os Juzes Leigos e os Conciliadores so particulares que colaboram com o Judicirio na condio de Auxiliares da Justia, prestando servio pblico relevante, sem vnculo empregatcio, sendo credenciados pelo Presidente do Tribunal de Justia, pelo perodo de 2 (dois) anos, admitida uma nica prorrogao. Art. 3 Os Juzes Leigos sero escolhidos, mediante teste seletivo e com ordem de aprovao, dentre advogados, preferencialmente residentes na Comarca do Juizado, com mais de cinco anos de experincia profissional, que no exeram quaisquer atividades poltico-partidrias, no sejam filiados a partido poltico e no representem rgo de classe ou entidade associativa. Art. 4 Salvo exceo legal ou situao excepcional da Comarca ou termo dela, os conciliadores sero selecionados mediante teste seletivo e com ordem de aprovao, exclusivamente entre bacharis ou acadmicos de Direito que estejam regularmente matriculados em Universidades ou Faculdades Pblicas ou Particulares, com curso autorizado ou reconhecido pelo Ministrio da Educao, a partir do 3 ano ou 5 semestre. Art. 5 O credenciamento dos Juzes Leigos e Conciliadores ser considerado automaticamente prorrogado, por igual perodo, se, dentro de trinta (30) dias do vencimento do prazo estipulado no art. 2 desta lei complementar, no for publicado o ato de descredenciamento. Art. 6 O Tribunal de Justia credenciar, para cada unidade jurisdicional, Juzes Leigos e Conciliadores em nmero suficiente para atender a demanda, de acordo com a necessidade dos servios.

Art. 7 Os Juzes Leigos e Conciliadores podero ser descredenciados antes do trmino do binio, segundo convenincia motivada do Tribunal de Justia. Art. 8 No Juizado Especial Cvel, ao Juiz Leigo, sob a orientao e superviso do Juiz de Direito, facultado o poder de dirigir o processo com liberdade para determinar as provas a serem produzidas e apreci-las; dar especial valor s regras de experincia comum ou tcnica; adotar, em cada caso, a deciso que reputar mais justa e equnime; e presidir audincia de instruo e julgamento. Pargrafo nico A deciso do Juiz Leigo, para sua validade e eficcia, depende da homologao do Juiz Togado. Art. 9 No Juizado Especial Criminal, ao Juiz Leigo, sob a orientao e superviso do Juiz de Direito, facultado promover a conciliao nas aes privadas e pblicas condicionadas, bem como a composio dos danos e intermediar transao penal, aps a proposta elaborada pelo Ministrio Pblico, sendo-lhe vedado, entretanto, homologar acordos e proferir atos decisrios. 1 Havendo conciliao ou composio dos danos civis, reduzidas a termo, o Juiz Leigo as encaminhar ao Juiz de Direito para homologao, e em no sendo obtidas, segue-se na forma prescrita pelo art. 75, caput, da Lei Federal n 9.099, de 26 de setembro de 1995. 2 vedado ao Juiz Leigo, no mbito do Juizado Especial Criminal, proferir sentenas, decretar priso, resolver incidentes, executar penas ou exercer qualquer outra atividade privativa do Juiz de Direito. Art. 10 Os Juzes Leigos e Conciliadores recebero abono varivel mensal, de cunho puramente indenizatrio, pelas suas atuaes em favor do Estado. 1 Os Juzes Leigos faro jus a at 2 (duas) UPF/MT por sentena de mrito proferida e a at 1 (uma) UPF/MT por sentena sem julgamento de mrito ou acordo em audincia. 2 Os Conciliadores faro jus a at 1 (uma) UPF/MT por conciliao positiva. Art. 11 O Conselho da Magistratura estabelecer, por provimento, os valores e o teto mximo mensal do abono varivel destinado a cada Juiz Leigo e Conciliador. Art. 12 Os Juzes Leigos ficam sujeitos, no que couber, aos deveres ticos dos magistrados e s normas relativas aos impedimentos, suspeies, faltas e sanes disciplinares. Art. 13 O efetivo desempenho da funo de Juiz Leigo, ininterruptamente, durante mais de 2 (dois) anos, ser considerado ttulo em concurso para carreiras jurdicas no Poder Judicirio. Art. 14 As regras para seleo dos Juzes Leigos e Conciliadores sero fixadas em provimento do Conselho da Magistratura. Art. 15 Os Juzes Leigos e Conciliadores sero submetidos a cursos e treinamentos obrigatrios, na forma regulada por provimento do Conselho de Magistratura. Art. 16 Os Juzes Leigos ficam impedidos de exercer a advocacia perante os Juizados

Especiais, durante o perodo de credenciamento. Art. 17 O Tribunal de Justia poder credenciar profissionais que necessitar para as atividades auxiliares de entrega da prestao jurisdicional, atravs da sistemtica fixada pelos arts. 4 e 5 da Lei Complementar n 255, de 27 de outubro de 2006. Art. 18 Os Juzes Leigos, os Conciliadores e os profissionais credenciados nos termos do artigo anterior, na condio de autnomos, respondero pelas contribuies providenciarias, devendo, mensalmente, fazer prova da regularidade junto ao Tribunal de Justia do Estado de Mato Grosso. Art. 19 Ficam extintos os cargos de Conciliador, Smbolo PJNS, existentes atualmente na estrutura do Poder Judicirio, a partir de suas vacncias. Art. 20 O subsdio do Juiz Substituto corresponder a 80% (oitenta por cento) do subsdio do Juiz de Direito de 1 Entrncia, fixado nos termos da Lei Complementar n 242, de 17 de janeiro de 2006. Pargrafo nico Durante o estgio probatrio, o Juiz Substituto no perceber verbas indenizatrias e auxlio para aquisio de obras tcnicas, exceto ajuda de custo para mudana e dirias. Art. 21 As despesas com verbas indenizatrias devidas aos rgos, servidores e colaboradores do Judicirio, inclusive as decorrentes da execuo desta lei complementar, sero suportadas pelas verbas oramentrias prprias do Poder Judicirio e do Funajuris. Art. 22 O dcimo terceiro salrio, o auxlio para aquisio de obras tcnicas, a gratificao de frias e a transformao delas em pecnia, quando devidas ao magistrado, correspondero a um subsdio mensal da Entrncia ou Instncia respectiva, includas as verbas indenizatrias. Art. 23 Quando disponibilizado veculo oficial de representao ao magistrado, ser abonado valor mensal fixo para as despesas com os insumos e manuteno do automotor. Pargrafo nico O uso do veculo oficial veda a percepo da verba indenizatria do auxlio-transporte. Art. 24 Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.
Palcio Paiagus, em Cuiab, 02 de abril de 2007.

as) SILVAL DA CUNHA BARBOSA Governador do Estado

You might also like