Agrupamento Vertical de Escolas do Viso Escola E.B.

2/3 do Viso FICHA DE TRABALHO Nº1 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Nome do Aluno: ______________________________________________________ Data: __/___/____ Unidade Didáctica: Probabilidade e Estatística Conteúdo (s): A linguagem das probabilidades

9º ANO 2010/2011

A IMPORTÂNCIA DAS PROBABILIDADES
METEOROLOGIA É pouco provável que chova durante esta semana. SEGUROS Porque é que um condutor com pouco tempo de carta paga mais seguro? JOGOS Porque é que o Totoloto tem 49 números e não 10 ou 20? SAÚDE Vacina contra a gripe foi testada e mostra-se eficaz em 70% dos casos.

As experiências aleatórias caracterizam-se pela impossibilidade de prever o resultado que se obtém, ainda que as experiências sejam realizadas nas mesmas condições. As experiências deterministas caracterizam-se por produzirem o mesmo resultado, desde que sejam repetidas sob as mesmas condições. Para o estudo das probabilidades só interessam as experiências aleatórias. Exercícios 1. Das seguintes experiências diz, justificando, quais são as aleatórias: a) Tirar uma carta à sorte de um baralho de 52 cartas que foram previamente baralhadas; b) Concorrer e ganhar um concurso de televisão; c) Colocar dinheiro num banco e calcular o juro produzido num certo tempo; d) Calcular o perímetro de uma circunferência de 3 cm de raio; e) Atirar uma moeda ao ar e verificar se a face que indica o valor da moeda fica voltada para cima ou para baixo.

1/3

Um saco contém 6 bolas vermelhas. d) Extrair uma bola ao acaso do saco é uma experiência ___________. do saco: a) É ___________ que saia uma bola vermelha. Exemplos: No lançamento de um dado equilibrado. Empate. e portanto a experiência é ____________. c) É ___________ que saia uma bola branca. 3. f) Imaginemos que de um saco que só contém 6 bolas vermelhas se tiram 2 bolas ao acaso. 3. 6} Acontecimento C: “Sair o nº 3” C= {3} Um acontecimento é elementar se tem apenas um elemento e composto se tem mais do que um elemento. 4. aleatória e determinista. 2.47. e) É ___________ que saiam três bolas laranja. muito provável. ao acaso. 6} Acontecimento B: “ Sair um nº maior que 2” B = {3. 5. 6} Experiência 2: Resultados do Jogo de futebol Espaço Amostral = S = {Vitória. 5. Completa as frases com as seguintes palavras: Impossível. 4. 48.. 4. Tira-se uma bola.. Dois acontecimentos que têm a mesma possibilidade de acontecer são equiprováveis. pouco provável. Acontecimentos certos são aqueles que se verificam sempre e acontecimentos impossíveis são aqueles que nunca se verificam. O acontecimento de saírem 2 bolas vermelhas é ___________ .Conjunto de Resultados ou Espaço Amostral (S) é o conjunto de todos os resultados possíveis de uma experiência aleatória. . Derrota} Experiência 3: Tirar uma bola de Totoloto Espaço Amostral = S = {1. 2/3 . 2. certo. Exemplos: Experiência 1: Lançamento de um dado equilibrado Espaço Amostral = S = {1. 2. b) O acontecimento de sair uma bola azul é ___________. Acontecimento A: “Sair um nº par” A = {2. 2 laranja e 1 branca. 49} Um Acontecimento é um subconjunto do espaço amostral. .

. 8 pêras.. c) sair um 4. 5 maçãs. 5. Indica: a) O espaço amostral. ou seja. Considera a experiência de lançar uma vez um dado e anotar o número da face que fica voltada para cima. A: tirar uma romã. c) O acontecimento : “Sair face inferior a 5”.…. B: tirar uma maçã. b) O acontecimento : “Sair número par”. a) Define o conjunto de resultados. e ver que face está voltada para cima. Classifica os acontecimentos em certo. elementar e composto. 4. estes acontecimentos são …………….……” 6. a) Qual é mais provável: sair uma laranja ou uma pêra? b) O conjunto de resultados quantos elementos tem? c) Classifique o acontecimento: i. Uma experiência consiste em lançar um dado de doze faces idênticas. numeradas de 1 a 12 (dodecaedro regular). Auto-Avaliação • Experiências aleatórias e deterministas • Conjunto de resultados • Classificar acontecimentos Já sei Ainda tenho dificuldades Ainda não sei 3/3 . b) sair um número ímpar. Tira-se uma bola à sorte.……. Numa caixa temos dez bolas numerados de 0 a 9. e) sair um número ≤ 6. ii. Tira-se do cesto uma peça de fruta ao acaso.3. a) Qual é o espaço amostral da experiência? b) Completa correctamente a frase seguinte: “Sair um número par é ……. d) O acontecimento : “Sair face divisível por 2 e por 3”. d) sair um número > 6. registando-se o número obtido. Um cesto tem 10 laranjas. impossível. provável como obter um número ……………… . e) O acontecimento : “Sair face superior a 12”..

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful