INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o assunto sobre marketing de serviços e seus conceitos gerais de marketing na logística abordando suas definições, tipos de serviços, seu grau de tangilidade e durabilidade e, além disso, a prestação de serviços.

1

Aceitam a idéia de aplicar técnicas mercadológicas em seus negócios. as praticidades dos computadores revolucionaram vários setores principalmente o bancário. Isto contribuiu para a ampliação de recursos mais avançados de comercialização até nas áreas conhecidas como antiomarketing como entidades filantrópicas. Quanto mais o país avança maior é a sua importância do setor de serviço da economia de um país. rotineiro para terceiros. Todas essas novidades exigem novos desafios aos empresários desse setor. enquanto o Canadá. etc.MARKETING NA ÁREA DE SERVIÇOS O setor de serviços vem-se desenvolvendo gradativamente. mudando as instalações das agências e treinando e qualificando profissionais nas novas operações bancarias. o setor representa 72% do PIB. Os clientes estão bem sofisticados. mas alguns consumidores já estão se atentando a lutarem pelo seus direitos. uma das causas seria o maior poder aquisitivo da população. Em termos relativos. Temos também os avanços tecnológicos. estes países representam muito mais que o Brasil que chega a aproximadamente 52%. como médicos. principalmente na terceirização. hoje representa uma alta parcela da economia. que permite a disseminação de processo e 2 . 67%. como Estados Unidos e o Reino Unido. assim passando o serviço pesado. O jeito de pensar dos empresários que contribuiu muito para isso. organizações religiosas. por exemplo. Principalmente os países desenvolvidos. Inclui-se também como motivo de maior procura pelo marketing de serviços o desenvolvimento da Franchising. Alem disso as faculdades formam milhares de profissionais e colocam no mercado de trabalho e isso aumenta a concorrência de trabalho tem também a alternativa de ir para o interior ou alguns centros menos concorridos onde há ofertas abundantes de diversos serviços especializados. etc. auditores. Na década de 80 o marketing se desenvolveu muito. apenas do Brasil não estar tão avançados neste ponto. dentistas.

• Se o departamento de compra esta comprando matéria prima barata e de boa qualidade (por que não adianta lançar um com material de baixa qualidade e ter reclamação posterior). • • Procedência da matéria prima. obrigando os pequenos e médios empresários a buscarem técnicas mais avançadas de marketing. A entrada de empresa deste tipo no mercado oferece grande desafio a concorrência. é através do marketing que os produtos de uma determinada empresa são expostos e apresentados aos seus clientes e consumidores.técnicas de administração e marketing por especialistas que endossam negócios bem-sucedidos. 3 . Cabe o marketing no processo de produção ver qual é o impacto que isto causa ao meio ambiente e a qualidade de vida dos seus funcionários. O departamento de marketing também é responsável de fazer pesquisa e ver quais os desejos de seus consumidores e ver se o produto vai ter uma boa saída junto aos seus consumidores. • Vê se o departamento de venda seta aproveitando o momento e ampliando os lucros. Quando o departamento de marketing lança um produto e é bem sucedido. Conceitos gerais de marketing O marketing é uma peça fundamental dentro das organizações. pois. Qualidade que o departamento de marketing não pode deixar de por em pratica ao produzir e vender seus produtos. A maior alegria de alguém (departamento) é saber que seu produto alcançou o seu alvo preferido e seu consumidor ficou contente causando uma grande demanda deste produto. Dar treinamento para os funcionários e capacitá-los para produzir produto de boa qualidade. com certeza esta aumentando os seus lucros na organização. e isto trazem uma ótima sensação de dever comprido e já se prepara para um novo desafio.

vegetação. Ter cuidado na produção deste produto para que não venha afetar o meio ambiente. Quando tudo isto é colocado em pratica à organização só tem a ganhar. aumentar as vendas. Se o concorrente não vai ultrapassar oferecendo serviço ou produto melhor e mais barato levando parte dos. lago. Nunca deixar o produto e serviço ficar obsoletos. distribuição. Levando em consideração que o marketing tem que agregar valor ao produto e serviço. Como por exemplo. encantando e surpreendendo cada dia o cliente e fazendo com que ele nunca deixe de comprar o bem e serviço desta organização. Procurar esta sempre inovando lançando produto novo. como rio. pois isto afeta diretamente na tomada de decisão dentro da organização (hoje com a globalização esta atenta também La fora para não investir num projeto e depois perder dinheiro). animais e o ar. • Vê se o setor técnico esta atendendo o cliente em caso de algum eventual problema. Mais com todo este investimento do departamento de marketing existem outros fatores que se deve muito cuidado.• Acompanhar o setor de logística se esta entregando produto certo na hora certa para o cliente. promoção) 4 . fazendo com que o cliente perca o desejo e interesse pelo produto. a) b) c) Estabelecer o objetivo da empresa. O departamento de marketing também deve esta de lho no cenário político daquela região. fazendo com a organização perda receita. agilizar processo e maximizar lucros deve estabelecer algumas metas. Escolher e estudar o mercado selecionado e verificar as Desenvolver o composto mercadológico (produto preço condições de atendê-los. e com uso de tecnologia avançada. ampliando no seu seguimento e conquistando mais clientes.

Conclui-se que. Definimos serviços como um ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não resulte posse de nenhum bem. Sua execução pode ou não esta ligada a dinheiro. ao abordarmos o marketing de serviços.d) e) Implementar o plano Controlar o plano para verificar se esta alcançando as metas estabelecidas. Entretanto. por exemplo. um corretor transfere além de um bem físico. viajar de avião. depositar dinheiro em um banco. cortar o cabelo. serviços de assessoria e cobrança. Muitos serviços estão associados à transferência de um bem. A Associação Americana de Marketing define serviços como atividades. Depois de fazer tudo isto a administração de marketing tem que ficar em constantes melhorias e de olho nas mudanças. cujo objetivo não é está associado á transferência de um bem. o nível destas experiências varia de acordo com a situação. Ao alugar um imóvel. Por exemplos: alugar um quarto de hotel. todas estas atividades envolvem compra de serviço. é impossível considera-lo de forma única. 5 . Definições de serviços Serviços constituem uma transação realizada por uma empresa ou por um indivíduo. vantagens ou mesmo satisfações que são oferecidas á venda ou que são proporcionadas com a venda de mercadorias. não esperando as coisas acontecer para tomar as decisões corretas.

classificado em: Nesse caso é SERVIÇO DE CONSUMO: que é prestado diretamente ao consumidor final e subdividem em: Conveniência ..ocorre quando o consumidor não quer perder tempo em procurar uma prestadora de serviços. mas o critério de classificação não esgota o assunto. E de consultoria – são os que auxiliam nas tomadas de decisões pesquisa e educação. sapatarias e empresas de pequenos serviços ou loja de posto de gasolina. Os serviços também podem ter diferentes graus de tangíbilidade . seguros etc. mas no segundo é impossível se ter armazenamento.ocorre quando o consumidor quer um serviço com mais qualidade e tipo de serviços prestados ex: Bancos. pois não a diferenças perceptíveis entre elas é o caso de lojas de conveniências com tinturarias. Harry Greenfield comparou o telefone com o corte de cabelo no primeiro caso o meio de prestação de serviço poderá ser armazenado. SERVIÇOS INDUSTRIAIS: são aqueles prestados para empresas comerciais ou institucionais que subdividem em: De equipamentos – são sérvios de instalação. especializados ex : médicos advogados e técnicos. De escolha . Entre muitas classificações possíveis uma delas considera o esforço que o consumidor faz para obter o serviço. E de especialidade – são serviços técnicos. manutenção e montagem de equipamentos. e quanto mais intangível o serviço mais longe ele ficará do 6 . seguros que facilitam as operações em uma empresa.TIPOS DE SERVIÇOS Os serviços são classificados por grupos de atividades. Facilidades – nesse caso estão incluídos sérvios financeiros.

Semiduráveis – (de 6 meses a três anos ) propagandas relações publicas arquitetura. Duráveis ( mais de 3 anos ) consultoria. Graus de tangibilidades serviços Industriais – altamente intangível – segurança. alem disso também existe o conceito de durabilidade do serviço que subdivide em : Consumo – perecíveis (menos de 6 meses) cinema. tinturaria. defesa.. Serviço de consumo – altamente intangível – museus. seguro de vida . armazenamento. Industriais – perecíveis ( menos de 6 meses ) manutenção de fabrica. Serviços que agregam valores a produtos tangíveis – reparos. mala direta. transportes. tinturarias. Duráveis – (mais de 3 anos) educação. caridade etc. diversão. agencias de emprego. seguros. Serviços que tornam produtos tangíveis disponíveis – varejo. 7 . pesquisa e desenvolvimento.marketing convencional. Serviços que adicionam valores a produtos tangíveis – seguros. Todas as classificações apresentadas são esforços de vários autores para agrupar serviços de forma a encontrar um aspecto comum entre vários grupos existentes e quanto mais intangíveis o serviço mais ele se afasta do marketing convencional. contrato de pesquisa e aluguel. Semiduráveis . distribuições. sistemas de comunicações. agencia de empregos. venda.(de 6 meses a 3 anos) contabilidade. contratos de manutenção consultoria engenharia etc. Serviços que tornam produtos tangíveis disponíveis – atacados. serviços pessoais.

Os serviços profissionais dependem destes fatores para se desenvolver uma vez que não possuem uma parte tangível para se apresentar aos clientes. Mente em relação ao tratamento do composto mercadológico nesse sentido tanto uma administração de serviço principalmente em relação. Autores que defendem que a principal diferença esta no aspecto das imagens e da administração de evidencia.DIFERENÇAS ENTRE MARKETING DE SERVIÇO E DE BENS Como vimos o marketing de intangíveis e diferentes do marketing de bens do tangíveis mas só ate um ponto e qual a diferença. 8 . Pelo exposto percebe-se que embora a forma de abordar e conhece o mercado seja idêntica há diferente no marketing de serviço principal. Outros fatores ainda determinaram diferentes mais especificas entre bem e serviços. Observamos que muitas colocações apresentada pelos autores não corresponde a realidade do setor por ex JJD afirma que serviço não tem embalagem não e nenhuma novidade que a embalagem do serviço foge ao convencional. Estas diferenças serão estudadas com maior profundidade como também serão apresentando outros fatores determinantes para a comercialização de serviços. De serviço. Serviços pode ser objeto de promoção ao contrario da afirmação de JUDD muitos descontos são oferecer com forma promocional em oficinas. mas existe o escritório de uma organizações prestadora. JJD por exemplo considerou cara etapa no processo mercadológico conforme apresentado apesar de tiver sido elaborado para as atividades de varejo.

que devemos. Perfeitamente possível no setor um prestador de serviço de engenharia. Um proprietário de um hotel pode convidar alguns clientes ou agentes de viagem para visitar as hospedagens em suas instalações a titulo de amostragem para apreciar a qualidade de seus serviços. portanto enfocar nossas principais 9 . Para posterioridade desenvolvimento uma estratégia de motivação. por exemplo. De compras As principais diferenças conforme vimos e determinamos pelo grau de intangibilidade o que ocorre no composto mercadológico esse elemento. Em suma todas as ferramentas táticas podem ser usadas para o marketing de serviços e diferentes esta forma de sua utilização conforme mencionado nos texto atrás. Sem diferente procurando qualificação e conhecer o processo de motivação conhece o processo de motivação de compra de seus clientes. pode convidar seus clientes a visitar serviços prestados em outras empresas como construção de presídios instalação industrial etc. Estratégicos considerações.Ao tratamento do composto mercadológico nesse sentido tanto um administração de bens como um de serviço deverão entender seu mercado.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful