You are on page 1of 10

NDICE

1. INTRODUO ................................................................................................................... 1 2. OBJETIVOS .................................................................................................................... 2 2.1 Objetivos Gerais ........................................................................................................ 2 2.2 Objetivos Especficos ................................................................................................ 2 3. FUNDAMENTAO TERICA ................................................................................. 3 - 4 4. METODOLOGIA/RESULTADOS E DISCUSSO .................................................... 5 - 8 5. CONCLUSO ................................................................................................................. 9 6. BIBLIOGRAFIA E REFERNCIA BIBLIOGRFICAS ............................................... 9

1 1. INTRODUO Os estudos sobre campos magnticos tiveram incio quando os gregos observaram que as pedras de mbar tinham a capacidade de atrair objetos leves, desde ento muitas outras descobertas sobre o efeito magntico foram feitas, de modo que as aplicaes dos campos magnticos e das foras magnticas so inmeras e esto sempre em desenvolvimento. Talvez o exemplo mais popular de campo magntico seja o de um im permanente, como o im que se usa para pendurar bilhetes nas portas das geladeiras, o im interage com a porta da geladeira atravs de um campo magntico. Outro exemplo que podemos citar, porm no do conhecimento de todos, a prpria Terra, cujos polos geogrficos se encontram prximos aos polos magnticos. Um dos efeitos pticos causados pelo campo magntico da Terra so as auroras boreal (hemisfrio Norte) e austral (hemisfrio Sul), que ocorrem em decorrncia do encontro das partculas de vento solar e da poeira espacial proveniente da Via Lctea com a atmosfera da Terra e so canalizadas pelo campo magntico terrestre.

Figura 1 Campo magntico terrestre. Lado esquerdo, viso do globo e das linhas de campo produzidas pela Terra. Lado direito, viso do globo, das linhas de campo produzidas pela Terra e o efeito do Sol no campo magntico terrestre. Como passvel de percepo, o estudo dos campos magnticos de fundamental importncia para o entendimento dos fenmenos terrestres e de certos utenslios e aparelhos ao nosso redor. Para tal, o ideal comear com a seguinte pergunta: Como so formados os campos magnticos?

2 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais Os objetivos gerais da prtica em questo so direcionados ao estudo de campos magnticos de modo a facilitar a assimilao da teoria por meio dos experimentos realizados. 2.2 Objetivos Especficos Com o conhecimento j adquirido sobre campo eltrico, adentramos na rea de campo magntico. As principais perguntas respondidas com esse experimento foram como atua um campo magntico, como este formado, qual a sua relao com a corrente, como gerado um campo magntico num fio e em espiras variadas e a relao entre o campo magntico, o raio e o nmero de espiras.

3 3. FUNDAMENTAO TERICA Os campos magnticos podem ser formados de duas maneiras: Usando partculas eletricamente carregadas em movimentos, como eltrons em um fio, para fabricar um eletrom, ou utilizar partculas que possuem um campo magntico intrnseco como os eltrons, tais partculas so conhecidas como partculas elementares e a partir da combinao dos campos magnticos dos eltrons em certos materiais que os ims permanentes existem, pois dessa combinao surge um campo magntico nas vizinhanas do material. A partir dessa breve explicao sobre campos magnticos vemos a ligao entre campos magnticos e campos eltricos. Porm, essa ligao s foi descoberta em 1820, quando Hanz Oersted descobriu a ligao entre eletricidade e magnetismo. Seu experimento consistiu em observar que uma agulha sobre um fio pelo qual passava corrente sofria um desvio e quando a corrente era interrompida, a agulha voltava posio inicial, norte-sul. Assim, foi possvel concluir que a corrente criou um campo magntico em sua vizinhana, fazendo com a agulha fosse desviada da sua posio inicial. Logo, a corrente se comportava como um im ao redor da agulha, atestando assim que partculas eletricamente carregadas em movimento produzem um campo magntico ao seu redor. A partir desse experimento e da percepo de que eletricidade e magnetismo esto intimamente ligados, a prxima pergunta : Como mensurar esse campo magntico criado? Em 1820 Jean-Baptiste Biot e Flix Savart descobriram uma forma de representao matemtica que permitia o clculo do mdulo do campo magntico (B) produzido por uma corrente eltrica (i) (Equao 1).

Equao 1 Clculo do campo magntico em um condutor retilneo. ) e R a Onde, a permeabilidade magntica no vcuo ( distncia entre o ponto do campo e o fio condutor. Essa equao utilizada para calcular o campo magntico em um condutor retilneo. Para saber o sentido do campo utilizamos a regra da mo direita apontando o polegar no mesmo sentido que a corrente, os demais dedos dobrados fornecem o sentido do campo. Supondo que ao invs de se tratar de um campo condutor retilneo, imagine um campo condutor em forma de espiral circular (Figura 2).

Figura 2- Campo magntico numa espira circular.

4 Como possvel ver da imagem da direita da Figura 2, a distncia entre o ponto P e o centro da espira dada por: Logo, a equao do mdulo do campo magntico B dada por (Equao 2):

( ) Equao 2 Clculo do mdulo do campo magntico para uma espira circular a uma distncia x do eixo da espira. Se x=0 significa que a distncia at o centro da espira nula, e o campo magntico pode ser calculado pela Equao 3.

Equao 3 Lei de Biot-Savart. Clculo do campo magntico para x=0. Se houver n espiras, o clculo de B o mesmo para cada espira, tornando assim a Equao 4:

Equao 4: Clculo do mdulo do campo magntico para n espiras.

5 4. METODOLOGIA/RESULTADOS E DISCUSSO O experimento foi dividido em 2 partes. A primeira parte consiste em reproduzir a experincia de Oersted com uma bssola e um campo eletricamente energizado. E a segunda parte consiste em medir o campo magntico em espirais circulares. Para realizar a primeira parte do experimento foi utilizada uma bssola, uma placa com um fio passando pelo meio eletricamente energizado por uma fonte de tenso, uma rgua para medir a distncia entre a bssola e o fio e cabos para conectar a fonte de tenso e a placa. Os testes foram realizados com a bssola 4cm do fio, sendo primeiro realizados testes com a corrente no sentido polarizado e depois com a corrente no sentido invertido na polaridade. Lembrando que como a distncia foi a mesma, o mdulo do campo magntico o mesmo tanto para um sentido como para o outro, e calculado abaixo, utilizando a Equao 1, para uma corrente i=3A.

Comparando o valor encontrado para o campo magntico da Terra no hemisfrio Sul, temos que a relao entre o campo encontrado e o campo magntico da Terra de 50%.

Em se tratando do sentido do campo magntico temos a seguinte anlise. Assim que a corrente passou a fluir no fio, a medida que o valor desta era aumentado, maior era o desvio que a agulha da bssola sofria, assim como quando este era diminudo, a agulha voltava ao local de origem. Para o sentido normal da polaridade, com a corrente indo sentido de Sul para Norte, a agulha da bssola sofreu um desvio para o lado esquerdo, de modo que o sentido das linhas do campo apontavam para esse lado, como possvel comprovar a partir da regra da mo direita. J para o sentido invertido da polaridade, com a corrente indo sentido de Norte para Sul, a agulha da bssola sofreu um desvio para o lado direito, de modo que o sentido das linhas de campo apontavam para esse lado. Utilizando novamente a regra da mo direita, vemos que a deflexo sofrida pela agulha obedece o sentido esperado, para ambos os casos da polaridade. A segunda parte do experimento diz respeito aos testes com espirais circulares e o campo magntico nelas. Para tal, foi utilizado um arranjo formado por um teslmetro, que forneceria o mdulo campo magntico, uma fonte de tenso que alimentava o sistema com a corrente para formar o campo magntico, um aparelho no qual as espiras eram presas para que um fio fosse posicionado no centro da espira. Inicialmente foram feitas medies para espiras de mesmo raio, porm de nmeros de espiras diferentes, os valores obtidos se encontram na Tabela 1.

6 Bobinas de mesmo raio Campo Magntico em x=0 (mT) Raio N de (cm) Espiras Medida 1 Medida 2 Medida 3 B (mT) a (mT) b (mT) c (mT) Bobina 1 Bobina 2 Bobina 3 6 6 6 1 2 0,03 0,05 0,02 0,06 0,03 0,06 0,026 0,056 0,0033 0,0033 0,01 0,01 0,01 0,01

Resultado (0,0260,01) (0,0560,01)

3 0,09 0,1 0,09 0,093 0,0033 0,01 0,01 (0,0930,01) Tabela 1 Tabela referente aos valores da primeira parte do segundo experimento Com os dados da tabela acima, foi obtido o seguinte grfico (Grfico 1), que relaciona o campo B com o nmero de espiras.

Grfico 1 Grfico B x n (nmero de espiras). Analisando a Equao 4, temos que B proporcional ao nmero de espiras.

Isso significa que se aumentarmos o nmero de espiras, o campo magntico aumentado de forma proporcional, com coeficiente angular (a) igual a,, (lembrando que a corrente 4A).

O coeficiente encontrado pelo ajuste linear realizado pelos pontos foi de 0,03350,002 mT, ou seja, T. O valor encontrado pela Equao 4 , aproximadamente, 19,85% maior que o valor encontrado pelo ajuste linear. Tal discrepncia no to

7 prejudicial para a anlise desejada, que a de constatar se os valores encontrados e a representao grfica destes est coerente com a Lei de Biot-Savart. Percebemos que de fato o grfico dos pontos uma reta e que sua equao pode ser dada pela lei de BiotSavart mantendo B em funo de n e os demais termos como o coeficiente angular da reta. Para se ter certeza disso, pode-se fazer a seguinte anlise:

Consequentemente, conclumos que o valor para o coeficiente angular encontrado pela Lei de Biot-Savart est correto, visto que o valor da corrente aplicada ao circuito foi de 4A e pela verificao do valor de a encontramos 3,99A, uma margem de erro de 0,25%. Para a segunda parte desse experimento com espiras, foram utilizadas 3 espiras de uma volta e diferentes raios, segue os valores obtidos na tabela abaixo (Tabela 2). Bobinas de mesmo nmero de espiras N de Campo Magntico em x=0 (mT) Raio (cm) B (mT) a (mT) b (mT) c (mT) Espiras Medida 1 Medida 2 Medida 3 Bobina 1 Bobina 2 Bobina 3 3 4 6 1 1 1 0,06 0,03 0,03 0,04 0,04 0,02 0,05 0,03 0,03 0,05 0,03 0,026 0,0057 0,0041 0,0034 0,01 0,01 0,01 0,01 0,01 0,01

Resultado (0,050,01) (0,030,01) (0,0260,01)

Tabela 2 Tabela referente aos valores da segunda parte do experimento Cujo grfico (Grfico 2):

Grfico 2 Grfico referente aos valores da Tabela 2.

8 Analisando a Lei de Biot-Savart para esse grfico, temos:

Ou seja, o grfico para essa tabela uma hiprbole, visto que R e B so inversamente proporcionais. Isto implica que se uma das duas grandezas aumenta, a outra diminui. Como possvel notar atravs da inspeo grfica, quanto maior o raio, mais prximo do eixo das abscissas se encontra o valor do campo magntico e, quanto menor o raio, ou seja, quanto mais prximo do eixo das ordenadas este se encontra, maior o campo magntico. O coeficiente angular dado pelo resto da equao.

O coeficiente angular calculado ( T) aproximadamente 43,8% maior que o coeficiente angular obtido pelo ajuste linear da curva ( T). A discrepncia para este grfico alta. Porm, seguindo para a anlise do resultado obtido,

Observamos que, tal como para o primeiro experimento, apesar do resultado obtido pelo coeficiente calculado no ter sido prximo do valor do coeficiente obtido pelo ajuste linear, isto no afeta de forma significativa o que foi proposto pelo experimento, verificar se os experimentos seguem de acordo com a Lei de Biot-Savart. De fato, foi constatado novamente que os resultados obtidos no experimento esto de acordo com a Lei em questo.

9 5. CONCLUSO Adentramos no campo de estudo dos efeitos magnticos e a partir desse experimento foi possvel constatar a ntima relao entre o estudo da eletricidade com o estudo do magnetismo. Aprendemos tambm como o campo magntico formado e como a polaridade da corrente influencia nas linhas de campo. Tambm foi constatada a utilidade dos campos magnticos e como estes esto presentes no dia-a-dia da humanidade. Na segunda parte do experimento foi possvel perceber a relao entre o campo magntico e o nmero de espiras, relao proporcional, ou seja, se uma grandeza aumenta a outra tambm aumenta, e o raio da mesma, comprovamos que estes esto relacionados de maneira inversamente proporcional, e que ambas as relaes so dadas pela Lei de Biot-Savart. 6. BIBLIOGRAFIA E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS (Timeline of Electromagnetic Theory. Por Wikipdia, The Free Enciclopedia < http://en.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_electromagnetic_theory>. Acessado em 20/08/2013, atualizao desconhecida). (Experimento de Oersted. Por Kleber Cavalcante, participante do Brasil Excola.< http://www.brasilescola.com/fisica/experimento-oersted.htm>. Acessado em 20/08/2013, ltima atualizao desconhecida). (Campo Magntico Terrestre. Por Wikipdia, a Enciclopdia Livre. < http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_magn%C3%A9tico_terrestre>. Acessado em 20/08/2013, ltima atualizao: 29/07/2013 ).

You might also like