-Equipamentos de Protecção

-- Equipamentos de Protecção individual
-Realizado por:

-Equipamentos de Protecção Colectiva

-Gladys Marques

Equipamentos de protecção Colectiva
 Equipamentos de Proteção Coletiva, ou EPC, são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade.

 Esses equipamentos não são necessariamente de proteção de um coletivo, muitas vezes são apenas de uso coletivo, como por exemplo uma máscara de solda ou um cinto de segurança para alturas.

Equipamentos de protecção Colectiva
 Como exemplos de EPC podem ser citados:  Redes de Proteção ( nylon)  Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de      

advertência, ou fitas zebradas) Extintores de incêndio Lava-olhos Chuveiros de segurança Exaustores Kit de primeiros socorros

EPI - Equipamentos de Protecção Individual

O que é um equipamento de protecção individual?

 Qualquer

equipamento destinado a ser usado ou detido pelo trabalhador para a sua protecção contra um ou mais riscos susceptíveis de ameaçar a sua segurança ou saúde no trabalho.

 Um EPI deve ser concebido e executado em conformidade com as disposições regulamentares em vigor. A entidade patronal fornece gratuitamente aos trabalhadores EPI em bom estado:

 adequados relativamente aos riscos a prevenir;  que não sejam eles próprios geradores de novos riscos;  que tenham em conta parâmetros pessoais associados ao utilizador e à natureza do seu trabalho.

 É pois, necessário que o equipamento em questão se destine especificamente a proteger a saúde e a segurança do trabalhador no trabalho, excluindo qualquer outro objectivo de interesse geral para a empresa como, por exemplo, o uso de uniformes.

 A regra é um equipamento para cada pessoa exposta! Se forem fornecidos a um trabalhador vários EPI, estes devem ser compatíveis entre si.
 Se um só EPI servir para vários trabalhadores, será necessário velar pelo estrito respeito das regras de higiene.

Obrigações da entidade patronal
Fornecer os EPI adequados ao trabalho; Instruir e treinar quanto ao uso dos EPI Fiscalizar e exigir o uso dos EPI repor os EPI danificados

Obrigações do empregado
Cabe ao empregado: Usar , utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservação;

Comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para uso; Cumprir as determinações do empregador sobre seu uso adequado.

Equipamento de protecção individual

DL 441/91
 Este diploma indica qual a prioridade da protecção colectiva sobre a individual:
 Medidas de carácter construtivo

 Medidas de carácter organizativo
 Medidas de protecção individual

 Medidas de Carácter construtivo  Eliminar o risco na origem, na fonte;  Envolver o risco, isolamento do risco;
 Medidas de carácter organizativo  Afastar o homem da exposição ao risco;  Medidas de protecção individual  Envolver o homem

A selecção dos equipamentos de protecção individual (EPI) deverá ter em conta:
Os riscos a que está exposto o trabalhador; As condições em que trabalha;
A parte do corpo a proteger; As características trabalhador; do

• Acções mecânicas,

• Os olhos e também o rosto protegem-se com óculos e viseiras apropriados, cujos vidros deverão resistir ao choque, à corrosão e às radiações, conforme os casos.

Protecção dos Ouvidos

 Há fundamentalmente, dois tipos de protectores de ouvidos: os auriculares (ou tampões) e os auscultadores (ou protectores de tipo abafador).  Os auriculares são introduzidos no canal auditivo externo e visam diminuir a intensidade das variações de pressão que alcançam o tímpano.

Equipamento de Protecção Individual
Calçado de Segurança Luvas de Protecção

Avental de Protecção

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful