You are on page 1of 20

FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR PS GRADUAO EM GESTO PBLICA LICITAO E COMPRAS PBLICAS

ELDA CILENE FONSECA COSTA SANTOS

O INSTITUTO DA LICITAO NA CONSTITUIO FEDERAL Breves consideraes

SALVADOR BA Dezembro/2012

ELDA CILENE FONSECA COSTA SANTOS

O INSTITUTO DA LICITAO NA CONSTITUIO FEDERAL Breves consideraes

Ensaio Cientfico entregue disciplina Licitaes e Compras Pblicas do curso de Especializao em Gesto Pblica da Faculdade da Cidade do Salvador. Prof Lane Reis Arajo

SALVADOR BA 2012

1. INTRODUO

A motivao para escrever este rpido ensaio sobre a licitao na Constituio Federal, decorre da importncia deste instituto legal para o controle da gesto pblica. Percebe-se hoje um intenso movimento em busca da qualidade, controle e transparncia na prestao dos servios pblicos. Os Entes Estatais, sejam da administrao direta ou indireta, buscam prestar servios pblicos de qualidade, no mais como uma estratgia de diferenciao regional no Estado Brasileiro, mas como uma condio de preexistncia como ente autnomo poltico e financeiro no cenrio federal. A temtica,abordada neste ensaio cientifico, foi o Instituto da Licitao na Constituio Federal. Procurou-se discorrer, brevemente, sobre o conceito de licitao e seus princpios bsicos que, visam consecuo de uma Administrao Pblica

universalizada e transparente. Iniciou-se com conceitos doutrinrios de licitao que procurou descrever de forma resumida a observncia legal do procedimento licitatrio e como este instituto contribui para impedir a discricionariedade que, pode gerar ou no,a pessoalidade do gestor administrativo. Depois passou-se a dissertar ou ainda comparar definies dos princpios da competitividade, da publicidade e da isonomia em nosso ordenamento jurdico. Destarte, tentou-se descrever o entendimento da licitao com fulcro na Carta Poltica, interrelacionando com a Lei n 8.666/93 e o seu contexto na jurisprudncia e como a questo do certame vem sendo tratada. O objetivo deste ensaio cientfico consiste em abordar o instituto da licitao na Lei Maior de 1988, elencado no Art. 37, inciso XXI, de maneira breve e concisa, utilizando fontes secundrias de levantamento de dados, ou seja, a pesquisa bibliogrfica, definida como:

A pesquisa bibliogrfica abrange toda bibliografia j tornada pblica em relao ao tema de estudo, desde publicaes avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartogrfico, etc. at meios de comunicao orais: rdio, gravaes em fita magntica e audiovisuais: filmes e televiso. Sua finalidade colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferncias seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas. (MARCONI & LAKATOS, 2005)..

A finalidade do presente estudo encontra-se atestada no desenvolvimento do mesmo onde se apreende que a Constituio Federal de 1988, mesmo no se configurando em diploma normativo especfico ao instituto das licitaes pblicas, promoveu a constitucionalizao das licitaes e contratos administrativos, que eram anteriormente a esta, regulados por norma infraconstitucional. Deste modo, a Lei Maior no seu artigo 37 do Captulo VII, Ttulo III, que versa sobre a Administrao Pblica, enumera os princpios pelos quais deve se pautar a gesto pblica, e o conjunto de regras que impe a ela e a seus agentes vinculao Lei que determina as vedaes e os limites de ao. Neste mesmo artigo, a Constituio Federal previu o instituto da licitao como condio sine qua non para celebrao de contratos entre a administrao pblica e terceiros, permitido assim, maior accountability, maior preocupao com a res publica e maior controle do poder estatal. Portanto, esta pesquisa bibliogrfica constitui-se um elemento de grande importncia, pois sem pretenso de ser exaustivo, este ensaio se configura numa sistematizao do instituto da licitao na Constituio Federal que, espera-se contribua para que o gestor pblico conduza de maneira legal, tica e transparente as licitaes na Administrao Pblica.

2. Licitao na Constituio de 1988: Breves Consideraes. 2.1 Conceitos de Licitao. De acordo com Di Pietro (2012, p. 368):
Licitao o procedimento administrativo pelo qual um ente pblico, no exerccio da funo administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem s condies fixadas no instrumento convocatrio, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionar e aceitar a mais conveniente para a celebrao de contrato.

licitao

conceitua-se,

segundo

Meirelles

(1995,

p.247),

como

procedimento administrativo mediante o qual a Administrao Pblica seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Mello (2010, p.524) assim a define:
Um certame que as entidades governamentais devem promover e no qual abrem disputa entre os interessados em com ela travar determinadas relaes de contedo patrimonial, para escolher a proposta mais vantajosa s convenincias pblicas.

Para o TCU (2009, p.19):


Licitao o procedimento administrativo formal em que a Administrao Pblica convoca, mediante condies estabelecidas em ato prprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentao de propostas para o oferecimento de bens e servios.

Segundo Di Pietro (2012, p.369), baseando-se no artigo 3 da Lei 8.666/93:


Licitao o procedimento prvio celebrao dos contratos administrativos, que tem por objetivo selecionar a proposta mais vantajosa para a administrao, promover o desenvolvimento nacional e garantir a isonomia entre os licitantes.

Na lio do Tribunal de Contas da Unio (2009), de acordo com a Lei 8.666/93, a celebrao de contratos com terceiros na Administrao Pblica deve ser, necessariamente, precedida de licitao, ressalvadas as hipteses de dispensa e de inexigibilidade de licitao. Entende-se que a licitao o antecedente necessrio do contrato administrativo. Concluda a licitao, a Administrao no fica obrigada a celebrar o contrato, se ocorrerem motivos relevantes, pertinentes e supervenientes, mas, se o fizer, h de ser com o vencedor. Logo, conclu-se que Licitao a fase preparatria, em regra, dos contratos administrativos.

2.2 Licitaes na Constituio Federal. A Constituio Federal de 1988, regra no seu artigo 37, os princpios fundamentais da administrao pblica:
A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia... (CF, ART. 37).

Conforme preleciona o Tribunal de Contas da Unio (2009, p.25):


(...) licitao o procedimento administrativo mediante o qual os rgos pblicos e entidades selecionam a proposta mais vantajosa para a avena de seu interesse. Nesse contexto, surge um princpio basilar ao Direito Administrativo, qual seja o da indispensabilidade da licitao para se adquirir, alienar ou locar bens, contratar a execuo de obras ou servios, que tem assento constitucional (art. 37, inciso XXI, da Carta Poltica) e infraconstitucional - art. 2 da Lei n 8.666/1993 (...).

Com fulcro em Mello (2010, p.532), observa-se ento que os princpios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade se encontram elencados, dentre outros, na Lei 8.666/93, no seu art. 3, que os consagra como princpios basilares da Licitao Pblica para efeitos de seleo de fornecedores e/ou prestadores dos servios que a administrao pblica achar necessrios para consecuo de suas finalidades estatais. A licitao uma exigncia constitucional, e deve respeitar o instituto da isonomia e igualdade entre os administrados. A obrigatoriedade da licitao est regulada pela Lei Maior. Conforme o art. 22, inc. XXVII, da Constituio Federal, compete privativamente Unio legislar sobre: Artigo 22: XXVII normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III.
ACRDO n 146/2007- 1 Cmara - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 10, 2010.

Diz o pargrafo nico, do art. 22, que lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo. A Carta Magna em seu art. 37, inc. XXI expressa a exigncia de licitao para a contratao pela Administrao de obras, servios, compras e alienaes, assegurando-se a igualdade de condies a todos os concorrentes. Artigo 37: XXI ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmicas indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. Cita Mello (2010, p.525) que, tal dispositivo contm comandos que, introduzem importantes balizamentos a quaisquer normas infraconstitucionais que regulem licitao e contratos administrativos no Pas.. Complementa que esta mesma exigncia reiterada especificamente para as concesses e permisses de servio pblico no art. 175 da CF, o qual se vale, inclusive, de enrgica linguagem, com estabelecer que, sero sempre precedidas de licitao (MELLO, 2010). De acordo com o exposto tanto em Mello (2010, P.525) como na Carta Poltica (art. 37, inc.XXI), o regramento no s obriga as entidades estatais a contratar sempre por licitao pblica, salvo as excees que expressamente a lei contempla, mas tambm, em concordncia com o princpio constitucional da isonomia, contempla outros mecanismos que refletem esta garantia de igualdade, dentre os quais se destaca a obrigao por parte da administrao de elaborar um rol especfico de condies que estabeleam regras objetivas, justas e claras que garantam a igualdade de oportunidades para apresentar propostas por parte de todo quele que tenha interesse em participar do processo licitatrio.

Conforme preconiza o Tribunal de Contas da Unio (2009, p.20):


direito do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados, de formular alegaes e de apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente [...]. Com base nesse diploma legal, vedado Administrao recusar imotivadamente o recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

E ainda, Tribunal de Contas da Unio (2009, p.23):


Diferentemente das condies gerais do direito de licitar - que so exigidas no texto da lei para toda e qualquer licitao, independentemente das circunstancias de uma situao concreta -, as condies especificas so fixadas pelo ato convocatrio, em funo das caractersticas da contratao desejada em um determinado certame, cabendo a Administrao Publica, neste ultimo caso, deliberar acerca da extenso e do contedo dos requisitos que sero exigidos daqueles que pretendam formular propostas.

Isso significa que, todo aquele que se considere apto para cumprir os requisitos previamente definidos, relacionados com a experincia, capacidade tcnica e financeira, e qualquer outro critrio de seleo, poder apresentar proposta tcnica, financeira e econmica ao processo de seleo licitatrio; igualmente poder formular, durante todo o prazo da licitao pblica, o questionamento que considere pertinentes para o procedimento, e a administrao dever responder com presteza para dirimir todas as dvidas. Por sua parte, a administrao, uma vez ordenada a abertura de licitao pblica, se encontra obrigada a avaliar todas as propostas apresentadas e a dar as explicaes que requeiram os proponentes sobre a aceitao ou rejeio das ofertas. Baseado na deciso do Tribunal de Contas da Unio (2009, p.22):
No pode prosperar a licitao eivada de procedimentos anmalos no devidamente justificados no processo e que fazem malograr a prevalncia de princpios bsicos da licitao publica, tais, o da isonomia e o da publicidade. A comunicao de deciso da comisso de licitao aos participantes em datas bastante afastadas, por meios diferentes, reconhecendo-se a que foi comunicada por ultimo o ingresso de recurso no comunicado a outra licitante, a qual, ademais, foi desclassificada por motivo ftil, mediante reviso de deciso anterior que lhe facultava apresentao de proposta escoimada da falha irrelevante apontada, lana por terra a credibilidade do certame, por ofensa insolvel aos princpios citados, cumprindo ao Tribunal determinar a anulao do procedimento. Acrdo n 1631/2007- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 20, 2010. Acrdo n 925/2009- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 22, 2010.

Apreende-se que, com igual critrio tem trabalhado a jurisprudncia e a doutrina jurdica que impem administrao a obrigao de realizar licitaes pblicas para seleo da proposta mais favorvel aos interesses das entidades estatais; obrigao cuja omisso gera a nulidade absoluta do negcio jurdico por violao das normas imperativas de ordem pblica. Os artigos. 173, 1, III, e 175, caput, da CF, rezam que: Art.173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado, s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: III- licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica; O pargrafo acima relata a obrigatoriedade da licitao para as entidades supracitadas, versando que a lei ditar regras especiais para as mesmas, e regulando que estas mesmo desenvolvendo atividade econmica devem obedincia ao instituto da licitao pblica. Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sobregime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Segundo Maral Justen Filho (2008) citado por TCU (2010, p.23):
Como regra, toda e qualquer licitao exige que a Administrao estabelea, de modo preciso e satisfatrio, as condies da disputa. Mais precisamente, a Administrao tem de licitar aquilo que contratar o que significa dominar com tranquilidade, todas as condies pertinentes ao objeto licitado e estabelecer de modo preciso as clusulas da futura contratao. Por isso, o procedimento interno se inicia com a identificao da necessidade a ser atendida, a apurao das solues tcnica e economicamente viveis, a configurao do futuro contrato, por fim, a conformao do procedimento destinado contratao.

Diante do exposto acima, entende-se que, a doutrina estabelece que a licitao pblica tem sua razo de ser em relao ao Estado, em que atravs deste procedimento a Administrao Pblica garante a possibilidade de obter as melhores condies econmicas (por conta da disputa entre os proponentes para ganhar o certame pode permitir ofertas financeiras mais favorveis para o ente estatal) e, por outro lado (ao estabelecer regras claras e objetivas no rol de especificaes, base do futuro contrato), a garantia de celebrar um contrato que atenda as finalidades para as quais foi concebido, se no completamente, pelo menos em uma percentagem prxima sua totalidade, o que deve estar previsto na pea contratual. Por ltimo, Mello (2010, p.526) aponta que, com relao aos particulares que celebram contratos com a administrao pblica, se alcana a garantia de manter a igualdade entre os participantes nas relaes com a administrao, evitando assim tratamento preferencial ou favoritismo.

2.3 Princpios Basilares da Licitao. Destacam-se trs princpios em que se fundamenta a licitao pblica e que formam a base de seu regime jurdico: a livre concorrncia, a publicidade e a igualdade entre os licitantes; princpios estes que esto elencados na Constituio e devem ser respeitados pela Administrao Pblica, pois qualquer ato de ente estatal que viole estes princpios resulta na nulidade do processo licitatrio por vcio de forma e violao do regime jurdico. (TCU, 2010)

A. Liberdade de Concorrncia (competitividade). Segundo Maria Sylvia, a liberdade de concorrncia ou oposio uma garantia dentro da licitao que permite que todas as pessoas que renam os requisitos exigidos possam oferecer bens, servios e obras que a Administrao Pblica requeira para o cumprimento dos seus fins.

Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 25 Edio. Pg. 408.

Conforme Di Pietro (2012, p. 373):


No 1, inciso I, do artigo 3 da Lei n 8.666/93, est implcito outro princpio da licitao, que o da competitividade decorrente do princpio da isonomia: vedado aos agentes pblicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objeto do contrato, [...]. (grifo do autor)

De acordo com o Tribunal de Contas da Unio:


A licitao objetiva garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao, de maneira a assegurar oportunidade igual a todos os interessados e possibilitar o comparecimento ao certame do maior nmero possvel de concorrentes. (TCU, 2010) (grifo nosso).

E ainda, o Tribunal de Contas da Unio ressalva:


Nos certames de licitao, esse principio conduz o gestor a buscar sempre o maior numero de competidores interessados no objeto licitado. Nesse sentido, a Lei de Licitaes veda estabelecer, nos atos convocatrios, exigncias que possam, de alguma forma, admitir, prever ou tolerar, condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o carter competitivo da licitao. (TCU, 2010)

Com isto se busca que se apresente o maior nmero de licitantes e impea que haja conluio entre os participantes. A livre concorrncia uma manifestao jurdica do princpio da igualdade ante a lei, reconhecido nos artigos 3 Caput, art. 3 pargrafo 1, incisos I e II, pargrafo 2 e art. 4 da Lei 8.666/93, que se traduz no direito de todos os cidados ao livre acesso s oportunidades e benefcios que oferece o Estado, por outro lado, se converte em uma proibio para o Estado impor condies restritivas para o acesso ao processo licitatrio, salvo as limitaes aos proponentes sobre a capacidade de solvncia econmica e de servir o interesse pblico. Para o Tribunal de Contas da Unio (2010, p.27)5 vedado aos agentes pblicos incluir nos atos de convocao condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o carter competitivo e estabeleam preferncias ou distines impertinentes em relao aos interessados.
5

Acrdo n 2579/2009- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 27, 2010.

Com relao modalidade prego, o Tribunal de Contas da Unio (2010, p.27) determina:
Conforme determina o art. 4o, inciso V, da Lei no 10.520/2002, c/c art. 11, inciso I, alnea c, e III, do Decreto no 3.555/2000, obrigatria a observncia de amplitude e de prazo adequados para a publicidade dos instrumentos convocatrios do prego, a fim de que no haja prejuzo ao carter competitivo do certame.
6

Assim, com a liberdade de concorrncia, em qualquer modalidade de licitao, se garante a participao de maior nmero de licitantes, que se traduz em uma maior possibilidade de obter a proposta mais favorvel para os interesses da entidade estatal; nestes termos tem se expressado a doutrina e a jurisprudncia, que estabelecem que as finalidades da licitao pblica so de obter, dentro da gesto dos servios pblicos a cargo do Estado, as condies mais favorveis e, por sua vez, garantir ao cidado a igualdade de condies frente gesto administrativa. Estabelece o Tribunal de Contas da Unio:
As normas que disciplinam as licitaes pblicas devem ser interpretadas em favor da ampliao da disputa entre os interessados, desde que informadas no edital e no comprometam o interesse da administrao, o princpio da isonomia, a finalidade e a segurana da contratao. (TCU, 2009)

O Tribunal de Conta da Unio (2010, p. 27)7, enumera que o carter competitivo da licitao restringido pela: no diviso do objeto em parcelas econmica e tecnicamente viveis; solicitao de qualificao econmico-financeira desproporcional realidade do mercado; e pela realizao de licitao em modalidade distinta daquela determinada por lei ou regulamento superior. O Tribunal de Contas da Unio (2010, p. 27)8, acorda o seguinte:
So ilegais e atentatrias ao interesse publico as exigncias editalcias que restrinjam a ampla participao de interessados e constituam vantagens absolutamente incompatveis com o bom-senso, a finalidade da norma e o objeto do servio, exemplo de estipulao de fornecimento de salas-vip, em aeroportos, para funcionrios de empresa publica que realizem viagens a servio, quando o objeto da contratao destina-se apenas a apoiar o deslocamento desses servidores com o fornecimento de passagens areas,reserva de hotis e outros servios correlatos.
6

Acrdo n 839/2009- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 27, 2010. 7 Acrdo n 732/2008- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 27, 2010.

Conforme o Tribunal de Contas da Unio (2010, p.30)9 A restrio competitividade, causada pela ausncia de informaes essenciais no instrumento convocatrio, causa que enseja a nulidade da licitao. Logo, entende-se que, para efeitos de determinar a aptido para participar do processo licitatrio e posteriormente celebrar contratos com o Estado, se permite que as entidades estatais estabeleam as condies tcnicas, econmicas e financeiras que devem ser cumpridas por aqueles interessados em ofertar bens, servios ou obras administrao, para que assim, obedecendo a regras e requisitos justos e objetivos, se possa obter a oferta mais vantajosa para o interesse pblico; o que no implica que a Administrao Pblica est autorizada a limitar de tal maneira a participao que no permita o ingresso daqueles que poderiam prestar os bens e servios que o Estado necessita, pois, neste caso se configurariam vcios que gerariam a violao do procedimento licitatrio e sua consequente nulidade. O Tribunal de Contas da Unio (2010, p. 32)10, preceitua:
Observe rigorosamente as disposies contidas no art. 37, caput, da Constituio Federal de 1988 c/c o art. 3o da Lei no 8.666/1993, obedecendo aos princpios constitucionais da publicidade, da igualdade, da isonomia e da impessoalidade, de modo a impedir restries a competitividade.

E determina o TCU (2010, p. 30)11, que As exigncias editalicias devem limitar-se ao mnimo necessrio para o cumprimento do objeto licitado, de modo a evitar a restrio ao carter competitivo do certame. Finalmente, o Tribunal de Contas da Unio (2010, p.30)12, conclui que inconstitucional e ilegal o estabelecimento de exigncias que restrinjam o carter competitivo dos certames.

Acrdo n 6198/2009- 1 Cmara (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 27, 2010. 9 Acrdo n 1556/2007- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 30, 2010. 10 Acrdo n 819/2005- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 32, 2010. 11 Acrdo n 110/2007- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 30, 2010. 12 Acrdo n 539/2007- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 30, 2010.

Destarte, sobre a livre concorrncia, se conclui o seguinte: A entidade pblica tem o dever de concluir o processo licitatrio, adjudicando o contrato ao licitante que tenha apresentado a proposta mais favorvel e que se ajuste s especificaes, a menos que se apresente causa para declarar deserta a licitao. Trata-se de uma consequncia lgica do princpio da liberdade de concorrncia, que no s consiste em direito abstrato dos proponentes em apresentar propostas ao procedimento licitatrio, mas garantia a que se adjudique obrigatoriamente pela entidade pblica o licitante que apresente a oferta mais vantajosa para a administrao.

B. Publicidade.

Mello (2010, p.535) afirma que este princpio impe que os atos e termos da licitao no que se inclui a motivao das decises- sejam efetivamente expostos ao conhecimento de quaisquer interessados. Conclui dizendo que um dever de transparncia, em prol no apenas dos disputantes, mas de qualquer cidado. Deste modo, Mello (2010, p.535) aponta que, este princpio implica que a Administrao Pblica se encontra na obrigao de dar conhecimento a todos, universalmente, do contedo da licitao aos futuros licitantes, de outra forma, no fazer a publicao, no se poderia garantir o comparecimento de todos os interessados, pois, ignorariam a abertura do processo licitatrio, portanto o autor supracitado recomenda que a licitao se efetue com publicidade ampla e adequada. O Tribunal de Contas da Unio (2010, p.29) define que qualquer interessado pode ter acesso s licitaes publicas e ao respectivo controle, mediante divulgao dos atos praticados pelos administradores em todo procedimento de licitao. Sobre este particular, podemos assinalar que a publicidade se converte em um pressuposto essencial da licitao, porque atravs deste princpio que possvel divulgar para conhecimento dos interessados as informaes sobre a licitao que se pretende abrir. A publicidade garantida quando o rgo estatal

utiliza os meios de comunicao idnea para publicar a abertura de licitao, assim se garante quando se utiliza os mecanismos previstos por lei para este fim, tais como audincias pblicas de esclarecimento, para determinar o mbito de aplicao das especificaes ou termos de referncia, e, por outro lado, quando a entidade prossegue adjudicar o contrato atravs de audincia pblica (TCU, 2010). Di Pietro (2012, p.380), assim o define:
O princpio da publicidade diz respeito no apenas divulgao do procedimento para conhecimento de todos os interessados, como tambm aos atos da Administrao praticados nas vrias fases do procedimento, que podem e devem ser abertas aos interessados, para assegurar a todos a possibilidade de fiscalizar sua legalidade. A publicidade tanto maior quanto maior for a competio propiciada pela modalidade de licitao; ela a mais ampla possvel na concorrncia, em que o interesse maior da Administrao o de atrair maior nmero de licitantes, e se reduz ao mnimo no convite, em que o valor do contrato dispensa maior divulgao. (grifos do autor)

Segundo o Tribunal de Contas da Unio (2010, p.20):


Em obedincia aos princpios da transparncia e da publicidade, permite-se a interessados o conhecimento das condies licitatrias, em qualquer momento do processo licitatrio, por ser pblico, de modo a evitar a pratica de irregularidades nos respectivos procedimentos e de contrataes sigilosas, danosas ao Errio. (grifos do autor)

Dito isto, baseado na Lei 8.666/93 e TCU (2010, p.20) vale a pena acrescentar que a publicidade inadequada, de acordo com as formalidades exigidas por lei (art. 3 Caput e 3, Lei 8.666/93), pode gerar defeitos no processo, se no se dirigir, por exemplo, populao interessada em participar do procedimento licitatrio, como quando ele publicado em um jornal local sendo que a abertura de licitao requer uma publicao nacional ou nacional e internacional.

C. Igualdade entre os licitantes (Isonomia). Assinala Maria Sylvia13, que o princpio da igualdade constitui um dos alicerces da licitao, na medida em que esta visa, no apenas permitir Administrao a escolha da melhor proposta, como tambm assegurar igualdade de

direitos a todos os interessados em contratar. Segue a autora atestando que esse princpio, que hoje est expresso no artigo 37, XXI, da Constituio, veda o estabelecimento de condies que impliquem preferncia em favor de determinados licitantes em detrimento dos demais. Conclui afirmando que na parte final, o dispositivo deixa claro que o procedimento da licitao somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensvel garantia do cumprimento das obrigaes. Di Pietro (2012, p. 373) relata que, Na Lei 8.666/93, a igualdade entre os licitantes mencionada duas vezes: como um dos objetivos da licitao e como um dos princpios expressamente previstos. Conforme Di Pietro (2012, p. 374):
No artigo 3, 1, inciso II, da Lei n 8.666/93, h ainda outra aplicao do princpio da isonomia, quando se veda aos agentes pblicos estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdencirio ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda, modalidade e local de pagamento, mesmo quando envolvidos financiamentos de agncias internacionais, [...] (grifo do autor). [...] no artigo 30, 5, da Lei n 8.666/93, vedada, para fins de habilitao, a exigncia de comprovao de atividade ou de aptido com limitaes de tempo ou de poca ou ainda em locais especficos, ou quaisquer outras no previstas nesta lei, que inibam a participao na licitao [...].

Para o Tribunal de Contas da Unio (2010, p. 30)14:


O principio que refuta a restrio ao carter competitivo no e absoluto, representando essencialmente a expresso sintetizada de uma orientao vista em carter de generalidade, a admitir, por obvio, excepcionalidades que sejam conduzidas por circunstancias ensejadoras de determinada feio fora do comum. No se admite a discriminao arbitraria na seleo do contratante, sendo insuprimivel o tratamento uniforme para situaes uniformes, tendo em vista que, nos termos do art. 3o, caput, da Lei no 8.666/1993, a licitao destinase a garantir no s a seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao, e tambm a observncia do principio constitucional da isonomia.
13

Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 25 Edio. Pg. 373.

Entende-se, portanto, que este princpio implica que todos os participantes do procedimento licitatrio esto em posio de igualdade, com os mesmos direitos e expectativas; com o qual se garante a transparncia dentro da contratao administrativa, e se evita que se outorguem privilgios, vantagens ou se discrimine os participantes em um procedimento desta natureza, pois agir de forma contrria pode gerar favoritismos e conluios em detrimento do interesse pblico; portanto se exclui qualquer possibilidade que permita fomentar monoplios, critrios subjetivos para avaliar as propostas e referncias especficas para favorecer uma marca ou rtulo comercial. A aplicao do princpio da igualdade entre os licitantes se rege por dois parmetros normativos, o primeiro se refere fixao dentre as especificaes de condies de regras gerais e impessoais que presidem a avaliao das propostas e, por fim, a seleo objetiva do contratante, evitando na formatao das especificaes a criao de critrios subjetivos guiados por motivaes de afeto ou interesses particulares; e o segundo, diz respeito obrigao de manter durante todo o tempo que dure o prazo da licitao (aquele definido para apresentar oferta) as condies fixadas em edital, com objetivo de receber a proposta mais favorvel aos interesses da entidade. (MELLO, 2010) Logo, a igualdade entre os licitantes uma das mltiplas aplicaes que tem o princpio geral da boa f no campo das contrataes administrativas, o que impe s entidades pblicas a exigncia de agir com lealdade, honestidade e tica na etapa de seleo de licitantes.

14

Acrdo n 1631/2007- Plenrio (Sumrio) - Tribunal de Contas da Unio. In Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. Braslia, 4 edio, pg. 30, 2010.

3 CONSIDERAES FINAIS A importncia da Administrao Publica dada pela gesto do dinheiro pblico. Tal importncia refere-se aos inmeros casos em que agentes administrativos, usando de suas prerrogativas, gerem de forma inconveniente o recurso pblico. Assim, o legislador ptrio inseriu na Carta Poltica de 1988, o artigo 37 que tem a prerrogativa de regular a Administrao Pblica e seus administrados, incluindo neste texto normativo o instituto da licitao. A Lei n 8.666/93 foi criada para regulamentar este dispositivo constitucional, para controlar de forma mais estrita as atividades do administrador publico, relacionados contratao de obras, servios, inclusive publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito da Administrao Pblica, aperfeioando as regras contidas em normas j existentes. Como verificamos neste estudo, o instituto da licitao, visando proporcionar que o administrador atue em harmonia com os princpios que norteiam a sua atividade e busque, na contratao de bens de servios, a proposta mais vantajosa, de modo a evidenciar o interesse pblico, repousa em trs princpios bsicos e fundamentais: 1) O princpio da Competitividade, que decorrente do princpio da isonomia, segundo o qual, a todos os interessados em participar do processo licitatrio, a participao garantida por lei, sendo vedada qualquer limitao por parte da Administrao Pblica, desde que os interessados possuam as qualificaes tcnicas e econmicas;

2) O princpio da Publicidade, que tutela a informao a todos os administrados, e interessados no procedimento de licitao, de maneira ampla e clara, objetivando um processo licitatrio baseado na eficcia, na transparncia e na tica;

3) O princpio da Isonomia que regra o tratamento isonmico para todos os licitantes, sem distines de domiclios, nacionalidade, etc.

O controle imposto pela Carta Magna visa proporcionar que o administrador atue em harmonia com os princpios que norteiam a sua atividade e busque, na contratao de bens de servios, a proposta mais vantajosa, de modo a evidenciar o interesse pblico. Ademais, o objeto da pesquisa realizada foi apresentar que a licitao a regra imposta pela Constituio da Repblica e pode ser definida como o conjunto de regras destinadas seleo da melhor proposta, dentre as apresentadas, por aqueles que desejam controlar com a Administrao Pblica, o que foi amplamente exarado no texto do estudo, fundamentado pela doutrina e pela jurisprudncia do Tribunal de Contas da Unio, evidenciando o entendimento e a concordncia com a bibliografia apresentada, atravs da correlao das impresses discorridas com os textos estudados e os conceitos previamente definidos. Assim, apreendeu-se deste ensaio sobre licitao na Constituio Federal que, tutelada pelo princpio da supremacia do interesse pblico, licitar a regra, sempre observada extensivamente, conforme, prescrevem a Carta Magna (artigo 37, XXI) e a Lei Federal de Licitao e Contratos (artigo 2). Deste modo, conclui-se que, o procedimento licitatrio protege os interesses econmicos do Estado, porque atravs da livre concorrncia se procura a celebrao de contrato com o licitante que apresente preo mais favorvel e ajustado s condies do mercado, evitando assim superfaturamentos que poderiam derivar de uma contratao direta. Finalmente conclui-se que, a licitao materializa o princpio constitucional da igualdade perante a lei, ao fomentar a oportunidade a todos os administrados de acesso aos benefcios do Estado, ao passo que garante um adequado controle da sociedade sobre a gesto pblica, e isto se deve ao fato de que este procedimento garante a seleo objetiva e a transparncia, evitando a discricionariedade da administrao pblica.

REFERENCIAS BRASIL, Constituio Federal de 1988. In Vade Mecum Saraiva, 11 edio. Editora Saraiva. So Paulo SP, 2012. BRASIL, Lei 8.666, de 21-6-1993. In Vade Mecum Saraiva, 11 edio. Editora Saraiva. So Paulo SP, 2012. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifica, 6 edio. Editora Atlas S.A. So Paulo SP, 2005. MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 27 edio Malheiros Editores. So Paulo- SP, 2010. PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 25 edio Editora Atlas S.A. So Paulo SP, 2012. TCU, Tribunal de Contas da Unio. Licitaes e Contratos: Orientaes e Jurisprudncia do TCU. 4 edio TCU. Braslia DF, 2010.

You might also like