Pastoral de Jovens

A PESSOA DE JESUS

A- Objectivo
Ir às fontes bíblicas para conhecer a pessoa de Jesus e experimentá-lo nas diversas formas de encontro com Ele. O conhecimento da outra pessoa é fundamental para viver relações de amizade com ela. Neste tema, a pessoa que merece todo o nosso conhecimento e a nossa amizade é Jesus de Nazaré. Conhecê-lo e estar em sua presença é a melhor coisa que nos pode acontecer no mundo.

B- Dinâmica

Seguir os seguintes passos: 1. Escrever nalgum papel o nome de três pessoas que admiramos 2. Cada pessoa do grupo lê a sua lista e vão-se anotando os nomes no quadro 3. Qual a pessoa mais importante e mais em evidência na história humana? 4. O que sabes sobre Jesus? (chuva de ideias). No final da chuva de ideias podem cantar a música abaixo sugerida.

C- Desenvolvimento do tema
Vamos conhecer a pessoa de Jesus nos evangelhos. Para isso, distribuímos em papéis pequenos as citações bíblicas abaixo assinaladas. - Jesus nasceu em Belém há 2000 anos (Lc 2,1-4) - Exerceu a profissão de carpinteiro e não teve residência fixa (Mc 6,1-6) - Quem conheceu a Jesus diz que ele passou fazendo o bem (Lc 7,21-23) - Jesus foi simples e humilde de coração (Mt 11,28-30) - Jesus fala (Mt 5,38-48) - Jesus come e bebe (Mc 2,15-17) - Jesus cansa-se (Jo 4,6-7) - Jesus cura os enfermos (Mt 9,1-8) - Jesus reza (Mt 14,23; Mc 1,35) - Jesus sente compaixão (Mt 9,27-38) - Jesus chora (Jo 11,32-44) - Jesus é um homem activo (Jo 7,40-49) - Jesus enfrenta audaciosamente tudo o que oprime o homem (Mt 23,13-34) - Jesus proclama a fraternidade universal (Jo 17,21-26) - Jesus proclama a paternidade de Deus (Mt 6,31-36) - Jesus ressalta a dignidade da pessoa (Mt 5,1-12) - Jesus é mestre de amor (lJo 4,7-13) - Jesus ama os pobres, enfermos e pecadores (Mt 15,29-31). - Jesus ama até a morte (Mt 27,45-47)

Pastoral de Jovens

Depois desse estudo, imaginaremos com mais facilidade a pessoa de Jesus e quem é. Chama-me, convida-me a compartilhar a sua vida e a sua missão em obediência e amor permanentes a Deus e aos irmãos.

D- Partilhar o trabalho em grupo

À medida que vão passando os dados do estudo, irá aparecendo a figura de Jesus. Para que o quadro fique mais ordenado, seguir as perguntas seguintes, que fazem referência às citações dadas para o estudo. - O que te diz o nascimento de Jesus em Belém? - Qual a mensagem que te dão a profissão à qual Jesus se dedicou e a sua peregrinação por este mundo? - O que pensas a respeito das atitudes que Jesus tinha para com as pessoas? - De que maneira podes imitar a simplicidade e a humildade de Jesus? - Como vês o estilo de vida que Jesus te propõe? - Com este estudo, qual o ensinamento que Jesus te quer dar? - Que atitudes descobres no descanso de Jesus? Como podes aplicar isso à tua vida? - O que te diz Jesus nesta passagem? Como te sentes diante de Jesus? - O que quer Jesus dizer com este modo de orar? - Quais são as interrogações que Jesus suscita? Qual a tua resposta? - O que te ensina Jesus sobre os sentimentos que deves ter para com os outros? - Quais são as maiores interrogações que brotam em ti, considerando a presença de Jesus em ti, no mundo e naquilo que ocorre diariamente? - Como vês esta atitude de Jesus, comparando-a com as anteriores? Qual é o motivo da sua actuação? - O que te quer Jesus dizer com esta oração que faz ao seu Pai? - Qual é a tua interpretação dessas palavras de Jesus? Como podes vivê-las? - O que significam as bem-aventuranças para ti? O que quis Jesus ensinar quando as proclamou? - Que importância vês neste texto evangélico? - Descreve as características de Jesus nesta passagem. - Que significado tem a ressurreição de Jesus na tua vida?

E- Reflexão
Que aspectos da minha pessoa se parecem mais com a pessoa de Jesus? Penso como ele? Actuo como ele? Os meus sentimentos são como os seus? Amo como ele? Vivo como ele? Quem sou eu comparado com ele?

F- Compromisso
Rever todos os dias todas as nossas atitudes, tendo como ponto de referência as atitudes de Jesus. Que semelhanças? Que diferenças?

Pastoral de Jovens