You are on page 1of 8

Passo 4 (Equipe)

Comparar o coeficiente de dilatao trmica da gasolina e do lcool e verificar em que horrio mais vantajoso o abastecimento com esses combustveis, baseado em propriedades fsicas como densidade e temperatura.

4.1 O Etanol O etanol uma substncia orgnica obtida da fermentao de acares, hidratao do etileno ou reduo a acetaldedo, como nas bebidas alcolicas e na indstria de perfumaria. No Brasil, tal substncia tambm muito utilizada como combustvel de motores de combusto interna, constituindo assim um mercado em ascenso para um combustvel obtido de maneira renovvel e o estabelecimento de uma indstria de qumica de base, sustentada na utilizao de biomassa de origem agrcola e renovvel. Em sua forma anidro (ou puro), o etanol pode ser misturado com gasolina em vrias propores para uso em motores a gasolina sem modificaes, funcionando como bom aditivo ao combustvel alm de permitir maiores taxas de compresso ao motor. No Brasil, ao abastecer um veculo em um posto revendedor, o consumidor adquire a gasolina "C", que consiste numa mistura de gasolina "A" com lcool anidro. A gasolina produzida pelas refinarias pura, sem lcool. As distribuidoras compram gasolina A das refinarias e o lcool anidro dos usineiros, misturam esses dois produtos para formular a gasolina C. A proporo de lcool anidro nessa mistura determinada pelo Conselho Interministerial do Acar e do lcool (CIMA), podendo variar entre 20% e 25%, atravs de Resolues. A seguir, so apresentadas algumas propriedades do etanol. Propriedades do etanol.

Frmula Combustvel (fase) C2H6O Etanol (lquido)

Peso Molecular

Densidade (kg/dm)

Calor de Vaporizao (kJ/kg) (AC)est.

46,07

0,785

840

9,0

4.2 A Gasolina A gasolina uma clara, mas levemente amarelada mistura lquido derivado do petrleo que usado principalmente como combustvel em motores de combusto interna. A gasolina um combustvel constitudo basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos so, em geral, mais "leves" do que aqueles que compem o leo diesel, pois so formados por molculas de menor cadeia carbnica (normalmente de 4 a 12 tomos de carbono). Alm dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contm compostos de enxofre, compostos de nitrognio e compostos metlicos, todos eles em baixas concentraes. A faixa de destilao da gasolina automotiva varia de 30 a 220C. A gasolina bsica (sem oxigenados) possui uma composio complexa. A sua formulao pode demandar a utilizao de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petrleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilao direta do petrleo), nafta craqueada que obtida a partir da quebra de molculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substncias aromticas), nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), dentre outros.

Pequenas quantidades de diferentes aditivos so comuns, para fins como o desempenho no ajuste do motor ou reduzindo emisses prejudiciais. Algumas misturas tambm contm quantidades significativas de etanol como combustvel alternativo parcial. A gasolina no um combustvel genuinamente gasoso (ao contrrio, por exemplo, o gs liquefeito de petrleo, que armazenado sob presso como um lquido, mas retornou ao estado gasoso antes da combusto).

Existem dois problemas graves na queima da gasolina nos motores dos carros.

primeiro em relao nvoa fotoqumica (smog) e o oznio de baixa altitude nas grandes cidades. O segundo problema tem a ver com o carbono e os gases do efeito estufa. Os carros deveriam queimar a gasolina de forma perfeita e no criar nada alm de dixido de carbono e gua no cano de escapamento. Porm, o motor de combusto interna nos carros no perfeito. No processo da queima de gasolina, ele tambm produz o monxido de carbono (CO), xidos de nitrognio (NOX) e tambm hidrocarbonetos no queimados (HC).

Catalisadores eliminam boa parte desta poluio, mas tambm no so perfeitos. O dixido de carbono que sai do escapamento de cada carro um gs causador do efeito estufa. Os efeitos finais so desconhecidos, mas h a forte possibilidade de haver mudanas de clima extremas que afetaro a todos no planeta. A poluio do ar vinda dos carros um problema real nas grandes cidades. Por essa razo, h esforos crescentes para substituir a gasolina por outras fontes de combustveis alternativos.

A seguir so apresentadas algumas propriedades bsicas da gasolina.

Propriedades da gasolina

Frmula Combustvel (fase) CnH1,87n Gasolina (lquido)

Peso Molecular

Densidade (kg/dm)

Calor de Vaporizao (kJ/kg) (AC)est.

~110

0,72 - 0,78

350

14,6

No Brasil, os combustveis disponveis para os veculos de passeio so a gasolina e o etanol (lcool etlico). H diferentes tipos de gasolinas e lcoois, que r ecebem aditivos visando melhor desempenho dos motores, dentre outras funes. Em comum, todas as verses de gasolina comercial recebem adio de etanol anidro (sem gua), numa proporo que var ia conforme a legislao vigente, determinada pela Agncia Nacional do Petrleo (ANP). Iremos considerar em nossas atividades a gasolina comum, denominada gasolina C. No caso do etanol, quando no est adicionado gasolina, o lcool combustvel o lcool hidratado, com teor alcolico de 96%, como obtido no processo de destilao.

4.3 Em que horrio mais vantajoso o abastecimento com esses combustveis, baseado em propriedades fsicas como densidade e temperatura

4.3.1 Introduo Na maioria das vezes os lquidos se dilatam muito mais do que os recipientes que os contm. Como consequncia, se em certa temperatura o recipiente estiver

completamente cheio, ao aquecermos o conjunto haver um derramamento de parte do lquido contido no recipiente. Ao volume de liquido derramado damos o nome de dilatao aparente do lquido. O objetivo deste trabalho demonstrar o coeficiente de dilatao trmica aparente dos combustveis.

4.3.2 Fundamentao Terica Da mesma forma como os slidos sofrem dilatao conforme a variao de temperatura, os lquidos tambm se dilatam conforme a temperatura. A diferena entre a dilatao trmica dos slidos e dos lquidos que os slidos podem dilatar linear, superficial ou volumetricamente, j no caso dos lquidos, apenas seu volume dilatado conforme a temperatura. Geralmente, os lquidos aumentam de volume quando aquecidos e diminuem quando esfriados. Falamos geralmente, j que no caso da gua diferente. A dilatao volumtrica de um lquido segue uma lei idntica da dilatao dos slidos, vlida quando o intervalo de temperatura considerado no muito grande. Assim, a variao V do volume lquido diretamente proporcional ao volume inicial V0 e variao de temperatura ocorrida. Portanto: V = . V0 . Onde: = coeficiente de dilatao volumtrico real do lquido. V0 = volume inicial de lquido. = variao de temperatura. Se o recipiente for ideal (que no sofre dilatao), veramos a situao abaixo:

Se o lquido estivesse at a borda, o volume transbordado seria a dilatao real do lquido.

Mas como o lquido est contido num recipiente slido, que tambm se dilata, a medida da dilatao do lquido feita indiretamente, pois primeiro o recipiente sofrer dilatao, depois sim o calor chegando ao lquido, faz com que o lquido sofra dilatao, portanto: V real = V recipiente + V aparente - Dilatao Trmica Aparente Considere o mesmo recipiente, no mais sendo ideal, contendo agora um ladro. Nesse frasco colocado um lquido at o nvel do ladro (figura a). Quando se aquece o conjunto, parte do lquido sai pelo ladro (figura b).

O volume do lquido extravasado, derramado equivale DILATAAO APARENTE DO LQUIDO. Pois antes, de ocorrer o extravasamento de parte do lquido, o recipiente j teve sua dilatao. Portanto: V real = V recipiente + V aparente

Quando um corpo slido ou lquido aquecido ocorre uma variao em suas dimenses, isto se d devido agitao trmica das molculas ou tomos, permitindo que os mesmos se afastem. O coeficiente de dilatao trmica uma medida de variao unitria da grandeza de uma de suas dimenses. Essas variaes das dimenses ocorrem no comprimento, na largura e na espessura, algumas vezes mais acentuada em uma do que em outra, por essa razo que se estuda as variaes das dimenses linear, superficial e volumtricamente, aparecendo nesses casos trs coeficientes de dilatao: coeficiente de dilatao linear (variao unitria do comprimento), coeficiente de dilatao superficial (variao unitria da rea) e coeficiente de dilatao volumtrica (variao unitria do volume).

Isso tambm ocorre com o lcool e a gasolina. Temperaturas baixas fazem seu volume baixar e as altas aumentam.

A dilatao proporcional ao aumento de temperatura, mas no a mesma para diferentes materiais, ou seja, mesmo para uma mesma variao de temperatura, a dilatao dos corpos no ser a mesma para diferentes materiais, pois cada um tem um coeficiente de dilatao caracterstico.

Devido ao aumento de volume que diferente para cada material, no se recomenda encher completamente o tanque de combustvel dos automveis, pois a gasolina derramaria, aproximadamente, dois litros se houvesse uma variao de 30 oC na temperatura.

Vejamos

Exemplo 01:

Um caminho-tanque com capacidade para 10000L, enchido com gasolina quando a temperatura de 30C. Qual a reduo de volume sofrida pelo lquido ao ser descarregado numa ocasio em que a temperatura de 10C?

Resoluo Formula:

/V=Vi.Cv./C

/ =Variao do volume Vi=Volume inicial Cv=Coeficiente do liquido /C=Variao da temperatura

/V=Vi.Cv./C /V=10000.9,6.10-4(10-30) /V=10000.9,6.0,0001.-20 /V=192L O volume diminuiu 192 litros

A gasolina e o lcool so vendidos por litro, mas em sua utilizao como combustvel, a massa o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume desses combustveis.

Para diminuir os efeitos prticos dessa variao, os tanques dos postos de combustveis so subterrneos, na tentativa de manter a temperatura o mais constante possvel.

Se a gasolina e o lcool fossem vendidos por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatao trmica estaria resolvido. Mas por questes prticas, isso se torna invivel.

Exemplo2 O dono de um veiculo a lcool, consulta uma tabela de coeficientes de dilatao volumtrica, obtendo para o coeficiente de dilatao volumtrica do lcool o valor de 1x10- C- Calcule quantos litros ele estar ganhando se comprar 50 litros do combustvel em um dia em que a temperatura de 20C e em relao a um dia mais quente, em que esta temperatura seja de 30C. v = v * * T v = 50 * 1,2x10^-3 * (30 - 10) v = 1,20 litro

Exemplo 3 A gasolina durante a noite, a uma temperatura mdia de 16 Graus Celsius, sofre uma contrao de aproximadamente 12% em relao ao dia, quando a temperatura de 33 Graus Celsius no interior do reservatrio de gasolina. Calculando o coeficiente de dilatao volumtrica e quantos litros estar ganhando se comprar 50 litros do combustvel em um dia em que a temperatura de 16C em relao a um dia mais quentes, em que esta temperatura seja de 33C.: 12% de V = 0,12 V e que a dilatao volumtrica ou cbica V dada por V = 3 V T aonde o valor da dilatao linear V o volume inicial T a variao de temperatura. Soluo: V = Vf - Vi = 0,88V - V = - 0,12 V V = 3 V (16-33) Assim -0,12 V = 3 V (16-33)

- 0,12 = -120 = 2,3 x 10- C- Para um abastecimento de 50 litros de gasolina, nestas condies teremos: v = v * * T v = 50 * 2,3x10^-3 * (33 - 16) v = 1,95 litro

Importante: A DILATAO VOLUMTRICA DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO VOLUME INICIAL E VARIAO DE TEMPERATURA

4.3.3 Concluso

Embora a dilatao volumtrica os combustveis esteja relacionado a variao da temperatura, independente do tipo de combustvel adquirido, o mais importante que procuremos abastecer o veculo sempre pela manh, o mais cedo possvel, pois a temperatura mais baixa nesse perodo do dia. Abastecendo com a temperatura mais baixa, estaremos comprando mais massa de combustvel para cada litro.

You might also like