You are on page 1of 10

Dissdio coletivo e ao de cumprimento de sentena normativa

: DISSDIOS COLETIVOS INTRODUO Para Dlio Maranho, citando Carnelutti, chama-se dissdio (lide) a um conflito de interesses "atual", isto , que estimula os interessados a praticarem atos que os transformam em litigantes. Tais atos so a "pretenso" e a "resistncia". Pretenso a exigncia da subordinao de um interesse de algum ao interesse de outrem; resistncia o inconformismo com esta subordinao. De acordo com Cid Jos Sitrngulo, "quando o dissdio envolve interesses coletivos, no singulares, temos o dissdio coletivo. Este instituto de direito processual se caracteriza pelo fato de permitir que o conflito coletivo seja canalizado a um processo, por via do qual se busca a soluo da controvrsia oriunda da relao de trabalho de grupos e no do interesse concreto de uma ou mais pessoas pertencentes aos mesmos grupos." Os dissdios coletivos podem se destinar a criar novas condies de trabalho e/ou rever algumas constitudas anteriormente. Podem ainda, buscar a interpretao de outras normas de relevncia coletiva. Podem ser ajuizadas pelas prprias partes, ou pela Procuradoria da Justia do Trabalho. A diretoria do sindicato dever estar autorizada a propor o dissdio coletivo, por meio da Assemblia Sindical. Deve ainda demonstrar a tentativa de negociao com a parte contrria. Caso a negociao no resulte em um acordo ou numa conveno coletiva, as partes, em comum acordo, ajuizaro o dissdio, atravs de petio inicial. A Constituio Federal, em seu a Art. 114, pargrafo segundo, com a redao dada pela Emenda Constitucional n. 45, dispe que facultado s partes, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do Trabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. A competncia pra julgar os dissdios coletivos dos Tribunais Regionais do Trabalho. No prazo de 10 (dez) dias, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho designar audincia de conciliao. No ocorrendo a conciliao, ser designado o julgamento, onde as partes podero fazer sustentao oral em at 10 (dez) minutos, se colhendo, ento, os votos dos juzes.

A sentena que pe fim ao dissdio coletivo chamada de Sentena Normativa, e aplicvel no mbito das partes envolvidas, solucionando os conflitos coletivos pelo Judicirio trabalhista onde, segundo MARTINS, h a criao do direito na prpria deciso, substituindo a conveno ou acordo coletivos anteriores. Do mesmo modo que os conflitos coletivos de trabalho dividem-se em conflitos de natureza econmica e conflitos de natureza jurdica, tambm os dissdios coletivos, entendidos como procedimentos para soluo jurisdicional dos conflitos coletivos de trabalho, classificam-se em econmicos e jurdicos. Assim, quando o que se pretende a criao de normas e condies de trabalho, o dissdio ter carter econmico. Por outro lado, quando os conflitos so fundados em normas preexistentes em torno da qual divergem as partes, quer na sua aplicao, quer na sua interpretao, estar-se- diante de dissdio de natureza jurdica. O dissdio de greve possui natureza de dissdio jurdico, uma vez que supe a apreciao do carter abusivo da greve (ao de natureza declaratria). Contudo, so discutidas tambm, no bojo do dissdio de greve, questes atinentes s condies de trabalho. Segundo parte da doutrina, tal discusso lhe confere carter misto. Martins estende a classificao dos dissdios coletivos conforme se segue: Dissdios originrios Quando inexistentes ou em vigor normas e condies especiais de trabalho, com a criao de condies especiais de trabalho, conforme o art. 867, Consolidao das Leis do Trabalho; De reviso Destinados a rever normas e condies coletivas de trabalho preexistentes e que se tornaram ineficazes ou injustas de acordo com as circunstncias (arts. 873 a 875, CLT); De declarao Sobre paralisao de trabalho em decorrncia de greve; De extenso Visando estender as condies de trabalho a outros trabalhadores (arst. 868 a 871,CLT). PRESSUPOSTOS

Alm dos pressupostos genricos, comuns a qualquer ao, o dissdio coletivo tem alguns pressupostos especficos: Competncia: Competncia originria dos Tribunais Trabalhistas. Se o conflito restringir-se jurisdio de um TRT este o competente para solucion-lo (art. 677, CLT). Se o conflito excedeu jurisdio do TRT a competncia do TST (art. 2, I, letra a da lei 7701/88). Em SP - em razo da abrangncia do conflito se em todo o estado ou na sua jurisdio, ser do TRT da 2 Reg., se na jurisdio do TRT da 15 Reg. deste TRT (lei 9254/96). A competncia originria para apreciar o dissdio coletivo de natureza jurdica do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por sua Seo Especializada, nos conflitos que envolvam partes com atuao limitada sua base territorial. A competncia ser da Seo Especializada em Dissdios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho quando a demanda extrapolar a jurisdio de um Tribunal Regional. de se observar que nos casos em que o dissdio envolva apenas a base territorial do Estado de So Paulo, compreendendo as jurisdies dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2 e da 15 Regies, a competncia no ser do Tribunal Superior do Trabalho, mas sim do Regional da 2 Regio, por previso expressa contida na Lei de criao do TRT da 15 Regio. Segundo Martins, nos Tribunais Regionais no divididos em turmas, a competncia para examinar os dissdios coletivos do Tribunal Pleno. Naqueles Tribunais divididos em Turmas, pode-se promover a especializao de uma seo ou grupo que ir dirimir as controvrsias coletivas. Legitimao processual: A capacidade processual de estar em juzo que do sindicato, que tem a legitimidade ativa para suscitar o dissdio coletivo, representando a categoria numa dada base territorial. Legitimidade do MPT para o dissdio coletivo de greve (art. 114, 3, CF). Negociao coletiva prvia: Deve ser demonstrada a tentativa de negociao, conforme previso constitucional. Inexistncia de norma coletiva em vigor:

Havendo norma coletiva em vigor no poder o sindicato pretender sua alterao pela via do dissdio coletivo. poca prpria para o ajuizamento: 60 dias antes do trmino da vigncia da norma coletiva anterior art. 616, 3, CLT. Comum acordo: Novidade prevista no art. 114, 2, da CF, introduzida pela EC/45. Prescreve a norma constitucional que, recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica. PODER NORMATIVO A interveno da Justia do Trabalho nos conflitos coletivos se faz por meio de sentenas proferidas em dissdios coletivos, que, por seu turno, diferenciam-se em dissdios de natureza econmica e jurdica. A sentena a ser elaborada pelo Poder Judicirio em dissdio coletivo, denominada sentena normativa, por imposio constitucional, quando em dissdios coletivos de natureza econmica, devero respeitar as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente (art. 114, 3 CF). Enquanto nos dissdios de natureza jurdica, a sentena de natureza declaratria da existncia ou inexistncia de certa relao jurdica, nos de ndole econmica, a sentena possui carter constitutivo, tendo em vista que cria normas de carter geral e abstrato, que disciplinam as relaes jurdicas de emprego. A sentena em dissdio coletivo produz efeito erga omnes, refletindo sobre todos os integrantes das categorias econmicas e profissionais, quando instaurado por sindicatos, com repercusso nos contratos individuais de trabalho. J na hiptese de instaurao de dissdio por parte da empresa, refletir sua deciso apenas nos trabalhadores da empresa. A priori, deve-se registrar o momento em que a sentena passa a vigorar, pois em havendo sentena normativa, acordo ou conveno coletiva, o dissdio dever ser instaurado dentro dos sessenta dias que antecedem seu trmino, para que possa ter aplicao no dia imediato a seu termo, conforme dispe artigos 616, 3 e 867, par. nico, ambos da CLT27. Contudo, caso no seja respeitado o limite temporal acima mencionado, bem como nos casos em que no exista sentena normativa anterior, ter vigncia a partir do momento de sua publicao.

A sentena normativa ter como prazo mximo de validade quatro anos, conforme menciona art. 868, nico da CLT, todavia, a praxe vem estabelecendo o prazo de vigncia de um ano. O poder normativo surge nos chamados dissdios de natureza econmica, quando os Tribunais do Trabalho tm a possibilidade de estabelecer normas e condies de trabalho, oponveis erga omnes s categorias econmicas (ou s empresas) e s categorias profissionais envolvidas no litgio. Consoante ensinamento de Orlando Teixeira da Costa, o poder normativo faz com que o julgador, nas aes coletivas, desempenhe funo diversa da jurisdicional, uma vez que: Nesses processos ele no tem competncia de proclamar o direito de quem quer que seja, mas de criar o direito, atuando como uma espcie de legislador suplente, no para ditar leis ou concorrer com o Poder Legislativo, mas para criar o direito expresso atravs de norma ou clusulas que tero eficcia semelhante da lei, dentro do mbito de, pelo menos, duas categorias, uma profissional e outra econmica, ou de uma categoria profissional e de uma ou vrias empresas. A competncia normativa ou poder normativo implica, segundo Brito Filho, na possibilidade do Judicirio Trabalhista, nos dissdios coletivos, criar novas condies de trabalho alm daquelas mnimas j previstas em lei. Deve-se acrescentar que a sentena normativa, conseqncia do poder normativo da Justia do Trabalho, vigora erga omnes, assemelhando-se, desse modo, norma jurdica, merc do seu carter geral e abstrato, atingindo, quando menos, duas categorias, uma profissional e outra econmica, ou uma categoria profissional e uma ou mais empresas. Sinteticamente, pode-se definir o poder normativo como a atribuio que um rgo estatal possui de criar direito, de legislar, de disciplinar as relaes jurdicas, segundo Meireles . AO DE CUMPRIMENTO corrente o entendimento que a deciso proferida em sede de um dissdio coletivo no enseja uma sentena de natureza condenatria, mas sim, de natureza constitutiva, no qual so estabelecidas normas e condies de trabalho.

Desta forma, defende a maioria da doutrina que a sentena normativa, no tendo natureza condenatria, no poder ser executada da forma convencional, devendo ter o seu cumprimento exigido perante o Poder Judicirio atravs de uma ao denominada "Ao de Cumprimento". Assim, o meio prprio e eficaz para o cumprimento de uma sentena normativa ou acordo judicial a Ao de Cumprimento. Apenas as sentenas condenatrias admitem a execuo. As sentenas, cujos efeitos so declaratrios ou constitutivos, valendo como preceitos no so executveis, exceto no que diz respeito a custas e honorrios advocatcios e periciais, se for o caso. Admissibilidade da Execuo - Como tutela jurisdicional que , a execuo sujeita-se no s ao atendimento das condies da ao e dos pressupostos processuais, comuns a todas as aes, como, tambm, verificao da presena de requisitos especficos de admissibilidade que so: a) Inadimplemento; a) Ttulo executivo; a) Exigibilidade da obrigao. Devedor inadimplente o que espontaneamente no satisfaz o direito reconhecido na deciso judicial, ou a obrigao assumida em documento a que a lei atribui eficcia de ttulo extrajudicial. Ttulo executivo a base indispensvel de qualquer execuo judicial. Nele se corporificam o direito do credor e a sano a que se acha sujeito o devedor por inadimplncia da obrigao. A certeza do ttulo ocorre quando no h controvrsia com relao sua existncia. D-se a liquidez, se o ttulo determina a importncia da prestao. Se o seu pagamento no depende do implemento de termo ou condio, nem est sujeito a outras limitaes, temos presente o requisito da exigibilidade. So ttulos executivos trabalhistas: sentena transitada em julgado ou pendente de recurso sem efeito suspensivo, o termo ou ata de conciliao, certificao de custas, honorrios de advogado. Por fora da Lei n. 9.958/00 que alterou o art. 876 da CLT, tambm so ttulos executivos trabalhistas, apesar de extrajudiciais: os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as comisses de conciliao prvia.

OBJETO Conforme estabelece expressamente o disposto no pargrafo nico do artigo 872 da CLT: Art. 872, CLT - Celebrado o acordo, ou transitada em julgado a deciso, seguir-se- o seu cumprimento, sob as penas estabelecidas neste Ttulo. nico - Quando os empregadores deixarem de satisfazer o pagamento de salrios, na conformidade da deciso proferida, podero os empregados ou seus sindicatos, independentes de outorga de poderes de seus associados, juntando certido de tal deciso, apresentar reclamao Junta ou Juzo competente, observado o processo previsto no Captulo II deste Ttulo, sendo vedado, porm, questionar sobre a matria de fato e de direito j apreciada na deciso. Embora a CLT trate especificamente da hiptese do ajuizamento da Ao de Cumprimento para o caso do descumprimento da sentena normativa no tocante ao pagamento de salrios, a Lei 7.701/88 (regulamenta a sentena normativa) informa que o objeto da Ao de Cumprimento no se restringe somente a esta hiptese, e sim ao descumprimento da sentena normativa como um todo. LEGITIMIDADE Em se tratando da legitimidade ativa, deve-se ter em mente que a Ao de Cumprimento pode ser proposta pela entidade sindical representativa da categoria dos trabalhadores como substituto processual ou pelo prprio trabalhador, atravs de ao individual ou plrima. Empregado e sindicato tm, ambos, legitimao processual ativa para prop-la. Ao propor a Ao de Cumprimento, o sindicato deve, obrigatoriamente, apresentar a certido da Sentena Normativa e a relao nominal dos associados que substitui. J em se tratando da legitimidade passiva, esta deve ser proposta em face do empregador de que se pretende o cumprimento da sentena normativa. O que no se pode proceder execuo contra quem no integrou a relao processual, na fase de conhecimento, conforme a orientao do Enunciado No. 205, do TST, que diz: O responsvel solidrio, integrante do grupo econmico, que no participou da relao processual como reclamado e que, portanto, no consta do ttulo executivo judicial como devedor, no pode ser sujeito passivo na execuo. SUBSTITUIO PROCESSUAL Como j visto, a entidade sindical poder, na qualidade de substituto processual, ajuizar Ao de Cumprimento em favor de toda a categoria. corrente o entendimento que a entidade sindical no tem necessidade de ser autorizada para ajuizar a Ao de Cumprimento, pois a autorizao para suscitar o dissdio coletivo, j autorizaria que a entidade sindical buscasse o cumprimento do julgado.

Exame atento do artigo 872 revela, insofismavelmente, que ele autoriza a substituio processual, pelo sindicato, de seus associados na execuo de uma sentena normativa ou de um acordo entre as partes no processo de dissdio coletivo. O Tribunal Superior do Trabalho aprovou o Enunciado n.286 do TST, dando interpretao extensiva sobredita disposio consolidada: "Sindicato. Substituio processual. Conveno e acordos coletivos. A legitimidade do sindicato para propor ao de cumprimento estende-se tambm observncia de acordo ou de conveno coletiva" (novo texto dado pela Resoluo n.98/2000 do TST, de 11.09.2000, in DJU de 20.09.2000,p.258). COMPETNCIA Por se tratar de um dissdio de natureza individual, a Ao de Cumprimento deve ser ajuizada nas Varas do Trabalho ou Juiz de direito investido na jurisdio trabalhista, ainda que o dissdio tenha sido julgado pelo TRT ou TST. AJUIZAMENTO A ao de cumprimento poder ser proposta: a) a partir do 20 dia subseqente ao julgamento proferido pelo TRT e ter como base o acrdo ou certido de julgamento, salvo no caso de concesso de efeito suspensivo; b) a partir da publicao da certido de julgamento, nos dissdios coletivos de natureza econmica ou jurdica de competncia originria da SDC do TST. Note-se que no necessrio que haja o trnsito em julgado de deciso normativa para ajuizar ao de cumprimento. Neste sentido, estabelece a smula 246 Egrgio TST que, salvo no caso de efeito suspensivo, no necessrio se aguardar o trnsito em julgado de uma sentena normativa para se ingressar com a ao de cumprimento: N 246 - AO DE CUMPRIMENTO. TRNSITO EM JULGADO DA SENTENA NORMATIVA (mantida) - dispensvel o trnsito em julgado da sentena normativa para a propositura da ao de cumprimento. Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. PETIO INICIAL

A petio inicial de uma Ao de Cumprimento deve observar os requisitos previstos no artigo 840 da CLT, alm de ser instruda com certido da sentena normativa, constituindo esta, requisito indispensvel a propositura da ao. No sendo instruda com a referida certido, dever o juiz conceder prazo para que o reclamante supra a ilegalidade, sob pena de indeferimento da inicial. DEFESA A defesa em sede de uma Ao de Cumprimento deve se restringir a matria de fato e de direito apreciada na sentena normativa, sendo vedado rediscutir estas questes ou tentar alterar o teor da deciso proferida. Permite-se, entretanto, que o empregador alegue em sede de contestao, sua incapacidade para arcar com o reajuste ou com as novas condies de trabalho. Tambm autorizado que o empregador pleiteie a compensao dos valores j eventualmente pagos aos empregados por fora da sentena normativa ou de instrumento normativo. Salvo na hiptese da entidade sindical promover a Ao de Cumprimento como substituto processual, admite-se a reconveno na ao de cumprimento. INSTRUO Em muitas oportunidades, embora seja vedado questionar sobre a matria de fato e de direito j apreciada na deciso normativa, h a necessidade de se produzir provas na ao de cumprimento, como, por exemplo, para se comprovar uma situao de fato. Destarte, admite-se, em alguns casos, a realizao de instruo em uma ao de cumprimento. PRESCRIO Conforme entendimento cristalizado na smula 350 do Egrgio Tribunal Superior do Trabalho, em se tratando de uma ao de cumprimento, a prescrio comea a correr a partir da data de seu trnsito em julgado. N 350 - PRESCRIO. TERMO INICIAL. AO DE CUMPRIMENTO. SENTENA NORMATIVA (mantida) - O prazo de prescrio com relao ao de cumprimento de deciso normativa flui apenas da data de seu trnsito em julgado. Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Entretanto, parte da doutrina entende que a prescrio se inicia com a publicao da sentena normativa, independentemente de seu trnsito em julgado, pois conforme estabelece a smula 246, tambm do Egrgio TST, salvo no caso de efeito suspensivo, no necessrio se

aguardar o trnsito em julgado de uma sentena normativa para se ingressar com a ao de cumprimento. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS: ARRUDA ALVIM Netto, Jos Manoel de. Manual de direito processual civil. 9 ed. Vol. 1. So Paulo: RT, 2005. DELGADO, Maurcio Godinho. Direito Coletivo do Trabalho. 1 ed., So Paulo: LTr, 2001. LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de direito processual do trabalho. 2 ed. So Paulo: LTR, 2004. MALTA, Tostes. PIRAGIBE, Cristvo. Prtica do processo trabalhista. 3 ed. So Paulo: LTR. 2006. MANUS, Pedro Paulo Teixeira. Direito do trabalho. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2003. MANUS, Pedro Paulo Teixeira. ROMAR, Carla. CLT e legislao complementar. 4 ed. So Paulo: Malheiros, 2004. MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. Manual esquemtico de direito e processo do trabalho. 13 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. MARTINS, Srgio Pinto. Direito processual do trabalho. So Paulo: Atlas. 2006. MELO, Raimundo Simo de. Dissdio coletivo de trabalho. So Paulo: LTR. 2002. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao processo do trabalho. So Paulo: Saraiva. 2005. SAAD, Eduardo Gabriel. Direito processual do trabalho.4 ed. So Paulo: LTR, 2004. SARAIVA, Renato. Curso de direito processual do trabalho. 3 ed. So Paulo: Mtodo, 2006. TEIXEIRA FILHO, Joo de Lima. Instituies de direito do trabalho. 22 ed. Vol. 2. So Paulo: LTr, 2005.

You might also like