PROVA DIAGNÓTICA DE Duração da prova: 40 minutos

G GE EO OG GR RA AF FI IA A
setembro / 2013

7 7º º A AN NO O

A cada segundo que passa tudo aquilo que nos rodeia é motivo de aprendizagem. Gostaríamos que esta prova fosse mais um passo da tua caminhada para te tornares um especialista em assuntos de Geografia. Assim, de seguida, propomos-te que resolvas alguns Desafios para ficarmos a conhecer um pouco melhor o que já aprendeste sobre esta ciência.

Trabalha sozinho e procura responder a todas as questões.
Lembra-te que o mais importante é mesmo o que nos possas dizer acerca do que tu sabes.

A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais (Aristóteles).
Bom trabalho e obrigado pela sua colaboração.

Desafio 1
1 – Observa com atenção a seguinte Rosa-dos-Ventos. 1.1 – Completa a Rosa-dos-Ventos com os pontos cardeais e colaterais que conheces.

1.2 – Risca as palavras que não interessam para que a frase se torne numa afirmação verdadeira. O instrumento que nos ajuda a encontrar os rumos da Rosa-dos-Ventos é o/a

termómetro/anemómetro/bússola/pluviómetro.

2 – Observa com atenção a Figura 1. 2.1 – Assinala com uma cruz ( X ) as frases falsas. O oceano que banha Portugal chama-se Atlântico. O ponto 1 está situado a Sul do ponto 2. O ponto 7 fica para sudeste do ponto 3.
3 1

6 2

O que os pontos 1, 2, 4 e 5 têm em comum é o facto de se situarem na costa portuguesa. De 1 para 6 dirigimo-nos para oeste. Próximo dos pontos 4 e 7 passa o rio Tejo. A península a que Portugal pertence chama-se Escandinava. No mapa, o distrito de Lisboa está representado pelo número 4. Figura 1 2.2 – Refere o nome do distrito a que pertence a tua residência.
5 4 8

7

3 – Completa os espaços em branco do texto. Quando queremos localizar um ponto na superfície terrestre, recorremos às coordenadas geográficas: a a linha com o número 38º, dá-nos o valor da ea . . Na Figura 1

Desafio 2
1 – Observa com atenção as duas figuras que se seguem. Figura 2 Figura 3

2

1

Curiosidade: Este objeto foi construído com 150 quilos de sucata.

1.1 – Refere o nome que dás a cada um dos objetos representados nas Figuras 2 e 3. Figura 2 –
DCSH – EBSL [PROVA DIAGNÓSTICA – SET. 2013]

Figura 3 –
p. 2 de 3

1.2 – Diz o que é para ti um continente.

1.3 – Completa os espaços em branco do texto, de modo a obter frases verdadeiras. Na Figura 2 o continente que aparece quase todo representado é . Quanto à Figura 3, verifica-se que faltou representar continentes que existem. Através da Figura 3 é possível identificar: - com o número - com o número
1 2

.

A grande vantagem que o objeto representado na Figura 2 apresenta é o de mostrar a forma real

, um dos

; .

1.4 – Identifica um continente e um oceano não representado na Figura 3. Legenda: – –
3 4

; .

2 – Apresenta na Figura 3 uma linha que represente o Equador. 3 – Assinala na Figura 3, da forma que entenderes, a área correspondente a Portugal continental. 4 – Assinala com V ou F as afirmações que consideras, respetivamente, Verdadeiras ou Falsas. Portugal pertence ao Continente Europeu. O rio Douro nasce em Portugal. O ponto de maior altitude de Portugal situa-se na serra da Estrela. A Madeira e os Açores são independentes do território português. Os países que fazem parte da Península Ibérica são Portugal e França. O rio Mondego nasce na serra da Estrela. O mar Mediterrâneo banha a costa portuguesa. 5 – Apresenta a tua definição de Geografia.

FIM
DCSH – EBSL [PROVA DIAGNÓSTICA – SET. 2013] p. 3 de 3

Master your semester with Scribd & The New York Times

Special offer for students: Only $4.99/month.

Master your semester with Scribd & The New York Times

Cancel anytime.