You are on page 1of 6

Instalao de piso laminado de madeira

Seja pela esttica ou pela facilidade de manuteno, os pisos laminados de madeira tm sido cada vez mais utilizados em residncias e ambientes comerciais. Saiba como instal-los
Reportagem: Juliana Nakamura Por serem mais resistentes que os carpetes de madeira e mais baratos que os tacos de madeira, os pisos laminados do mesmo material tm conquistado espao importante no mercado de revestimentos para ambientes internos. Produzidos a partir de uma srie de lminas de celulose, esses pisos recebem, ainda na fbrica, uma resina que eleva a sua resistncia a riscos e manchas. Uma das vantagens desse tipo de piso a possibilidade de ser aplicado sobre pisos de madeira, vinil, cermica, pedra e cimento. A nica restrio de uso sobre carpetes e em locais com ao direta ou constante de gua e vapor. Normalmente a instalao limpa e bastante rpida, mas o timo resultado depende de alguns cuidados. O principal deles com o local de aplicao, que deve estar livre de desnveis acentuados. Outra recomendao a utilizao de uma manta de polietileno, fornecida pelo fabricante do piso. Instalada entre o contrapiso e as tbuas de laminado, essa camada intermediria importante para proteger o revestimento de eventual umidade e tambm para absorver algumas irregularidades do contrapiso. Alm disso, dependendo do produto utilizado, pode proporcionar significativa reduo de rudos. Confira a seguir os detalhes de instalao do produto.

Materiais necessrios

Furadeira, serra circular, serrote, martelo, alicate, chave de fenda, estilete, metro, esquadro, serra para esquadria, lpis, formo. Equipamentos de proteo individual obrigatrios: luvas, protetor auricular e culos de segurana

Passo 1

Antes de iniciar a instalao importante verificar se o contrapiso est limpo, sem umidade e isento de buracos ou irregularidades. Desnveis superiores a 3 mm devem ser corrigidos com uma camada de cimento em espessura suficiente para sua regularizao e nivelamento.

Passo 2

Em seguida verifique o esquadro das paredes e piso.

Passo 3

Para garantir um acabamento perfeito importante que arremates e recortes sejam previamente realizados. Faa isso marcando a altura que o piso ter depois de colocado sobre a manta de polietileno. Em seguida, realize o corte com uma serra circular.

Passo 4

Concludas essas etapas, inicie a colocao da manta de polietileno sobre o contrapiso, sempre rente s paredes. Os fabricantes oferecem diferentes tipos de mantas. Nessa obra, por exemplo, foi utilizada uma manta de alta densidade que proporciona reduo de rudos e, consequentemente, maior conforto acstico aos ambientes.

Passo 5

Coloque as placas da manta lado a lado, de forma a no deixar espao entre elas. Lembre-se que a manta deve ser colocada com as ranhuras voltadas para baixo.

Passo 6

Caso a medida da manta exceda o espao onde ser instalado o piso, corte os excessos das placas com a ajuda de um estilete.

Detalhe

O espaador dever assegurar uma distncia mnima de 15 mm entre a parede e o piso, assim como o travamento do piso at a colagem completa

Passo 7

Junto s paredes, insira dois pares de espaadores no sentido do comprimento da rgua. Coloque tambm um par de espaadores na largura. Esse procedimento fundamental para garantir espao para dilatao. Caso seja necessrio, utilize uma rgua de piso temporria para apoiar esses espaadores.

Passo 8

Passe a cola em ziguezague no local onde dever ser colada a primeira pea. Em seguida, assente a rgua de piso. No se esquea de seguir o sentido de instalao escolhido pelo cliente, evitando que, no sentido da largura, haja uma fileira de rguas com dimenso inferior a 5 cm ou, no sentido do comprimento, uma rgua menor que 20 cm.

Modulao e perdas
As rguas de piso laminado podem ser instaladas nos sentidos transversal, longitudinal e diagonal. A quantidade de metros quadrados necessria para cobrir uma determinada rea varia de acordo com a modulao escolhida e com a planta do ambiente. Sentido longitudinal - quando a rgua instalada no sentido do comprimento do ambiente. Nesses casos, devese estimar perda de material de aproximadamente 7%. Sentido transversal - quando a rgua instalada no sentido da largura do ambiente. Para essa modulao devese estimar perda de material de 7%. Sentido diagonal - quando a rgua instalada no sentido diagonal, a perda de material estimada em aproximadamente 10%.

Passo 9 Prossiga com o encaixe das demais rguas, sempre com o lado macho voltado para a parede, certificando-se de que esto devidamente coladas na manta. Faa isso encaixando a rgua a ser instalada em um ngulo entre 20 e 30 introduzindo o macho na fmea da rgua j instalada. Em seguida abaixe-a com as mos, at que a unio entre as duas esteja perfeita.

Passo 10

Para obter um encaixe perfeito, depois de colocadas as quatro primeiras rguas, faa presso com as mos ou d suaves marteladas com um bloco batente no topo das rguas.

Passo 11

Aps instalao de todas as rguas, retire os espaadores e inicie o preparo dos rodaps e cantoneiras. Para isso, corte-os no tamanho certo.

Passo 12

Em seguida fixe os rodaps com parafuso de cabea chata e bucha no 5 ou com prego de ao 10 x 10 mm sem cabea.

Passo 13

Aps essa etapa, o piso estar pronto!

DICAS
Embora resistentes, os laminados de madeira precisam ser armazenados com cuidado. As caixas de piso devem ser mantidas sempre na horizontal, em locais planos, sentos de umidade e intempries (sol, chuva etc.). O rolo de manta por sua vez deve ser armazenado na posio horizontal, o que evita que as bordas sofram presso e se deteriorem. Antes da instalao, para checar se a base est devidamente seca, coloque um plstico no contrapiso com fita adesiva em toda sua extremidade. Espere 24 horas. Se aps esse perodo o plstico apresentar pequenas gotas de gua de condensao ou escurecimento da superfcie, significa que o contrapiso tem umidade e, portanto, deve ser impermeabilizado (ou aguardar-se sua completa secagem). Obra: Apartamento em Tambor (SP). Apoio tcnico: Rinaldo Rigo. Agradecimentos: Duratex

Fonte: http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/26/artigo156837-1.asp

You might also like