You are on page 1of 21

Geo Studio Tecnologia Ltda

Rua Corcovado 432 Jardim Amrica Belo Horizonte MG CEP 30460-370 Tel: 31 3373 0878 Fax: 31 3373 9001 www.geostudio.com.br

Mdulo Rastreador Veicular


(TDMA CDMA GSM) Verso com Datalogger

Advertncia!

O Mdulo Rastreador GTM Tracker I introduz uma nova modalidade de localizao e rastreamento veicular, permitindo que o prprio usurio rastreie seu veculo diretamente de seu computador. O uso dos rels internos do mdulo para desligamento do veculo deve ser realizado com extrema cautela e somente quando o veculo estiver em baixas velocidades. Em alguns casos, o desligamento remoto do veculo pode trazer riscos no s para o condutor quanto para outros veculos que trafegam prximos. Portanto, apela-se para o bom senso do usurio no sentido de utilizar as ferramentas de rastreamento do programa GPS TrackMaker para decidir o momento correto do desligamento do veculo em uma eventual emergncia. Lembre-se que qualquer dano causado por uma atitude precipitada no desligamento do veculo ser de total responsabilidade do usurio do sistema.

Introduo

Rastreador Veicular GTM Tracker I


A possibilidade de localizar veculos usando o programa GPS TrackMaker comea a se tornar realidade atravs do mdulo GTM Tracker I desenvolvido especialmente para ser usado com o programa. Com a utilizao do mdulo, os usurios do programa podem localizar e rastrear veculos utilizando o prprio computador, pagando somente o custo de uma ligao celular. O rastreamento feito em tempo real sem atrasos na transmisso dos dados, permitindo maior segurana no processo de rastreamento. Trata-se de um sistema para uso urbano a princpio e que depende da disponibilidade de sinal das operadoras de telefonia celular locais. O sistema possui as seguintes caractersticas: Mdulo Rastreador GTM Tracker I com opo de receptor GPS interno ou externo Datalogger com mais de 21800 pontos para registrar por onde o veculo passou Permite capturar os dados do Datalogger remotamente, incluindo tempos de parada Permite modificar as configuraes internas remotamente Utiliza o programa GPS TrackMaker (verso gratuita ou profissional) Permite o rastreamento em tempo real sem atrasos usando o protocolo CSD Permite comandar dois rels de uso geral dentro do veculo Custo reduzido do equipamento em relao a outros sistemas de rastreamento Pode ser transferido para outro veculo sem maiores problemas Pode ser utilizado com telefone celular por conta ou a carto Possibilidade de conexo a bateria externa de backup Necessita de um telefone celular compatvel (TDMA, CDMA ou GSM) Pode ser conectado diretamente ao PC para ser utilizado como GPS

O Mdulo Rastreador GTM Tracker I possui um datalogger interno que registra todo o percurso do veculo, incluindo tempos de parada, velocidades, pontos onde o motor foi desligado ou ligado, tudo registrado com a respectiva data e hora com preciso de 1 segundo.

Funcionamento
I Os satlites do sistema GPS transmitem continuamente os sinais de posicionamento global, sem nenhum custo ao usurio.

O rastreamento feito atravs de um link de dados direto entre o modem do computador e o telefone celular. Basta ter o programa GPS TrackMaker (gratuito ou profissional) instalado em um computador com modem e linha telefnica convencional. No veculo, so instalados o Mdulo Rastreador, um celular e a antena GPS.

II A antena GPS capta os sinais dos satlites e transmite ao Mdulo Rastreador a posio absoluta do veculo em coordenadas geogrficas.

III O Mdulo Rastreador armazena a posio do veculo no seu banco de memria e aguarda o chamado do telefone celular. Ao detectar uma chamada originada do programa GPS TrackMaker, o mdulo atende a ligao e faz a conexo de dados entre o computador e o celular, transmitindo continuamente a posio do veculo em tempo real. Todo o percurso do veculo armazenado na memria do datalogger tambm pode ser capturado de forma remota.

Funcionamento

IV O telefone celular o responsvel pela transmisso da posio do veculo ao computador do usurio. V O modem ligado ao computador possibilita a utilizao de uma linha analgica convencional para estabelecer um link de dados com o telefone celular instalado no veculo. VI O computador com o programa GPS TrackMaker mostra a posio do veculo em tempo real, permitindo que o usurio atue sobre dois rels dentro do Mdulo Rastreador, alm de fazer o download do percurso por onde o veculo passou e modificar as configuraes internas do Mdulo Rastreador, tudo remotamente.

Ateno: ao ligar o Mdulo Rastreador ao ar livre pela primeira vez, o GPS entra no modo de captura a frio (cold start ), podendo demorar at 10 minutos para obter a primeira localizao. Aps este perodo, o GPS ter o almanaque dos satlites registrado em sua memria, permitindo uma localizao mais rpida toda vez que for acionado. O tempo de captura a quente (hot start ) de 10 a 60 segundos.

O Mdulo Rastreador possui a capacidade de reter a ltima coordenada vlida de localizao. Trata-se da funo Porta da Garagem que permite indicar a porta do prdio onde o veculo se encontra no caso de perda de sinal GPS quando o veculo entra em seu interior. Alm disso, todo o percurso at a porta da garagem registrado na memria do Datalogger, podendo ser capturado a qualquer momento. O receptor GPS ligado sempre que a ignio do veculo estiver ligada. Ao ser desligada a ignio, o receptor GPS permanecer ligado por mais 10 segundos para registrar corretamente a ltima posio do veculo. A bateria do telefone celular carregada automaticamente pelo Mdulo Rastreador atravs de cabo apropriado que deve ser adquirido junto com o mdulo.

Instalao
O mdulo, o telefone celular e a antena GPS devem ser instalados em local oculto no veculo. O telefone celular e o Mdulo Rastreador devem ser instalados em local onde o usurio possa ter acesso para desligamento manual. A antena GPS deve ser instalada em local externo onde possa captar livremente os sinais dos satlites. A instalao pode ser feita debaixo de superfcies plsticas pouco espessas como retrovisores e prachoques.

Os rels #1 e #2 podem ser utilizados para comandar quaisquer cargas de at 7 amperes, como por exemplo o desligamento do veculo atravs da bomba de combustvel e o acionamento de uma sirene de alarme.

Os fios GND e +12V devem ser ligados diretamente bateria de 12 volts do veculo. O fio Ign deve ser ligado chave de ignio do veculo. O fio Bak deve ser ligado mini-bateria recarregvel de backup de 12 volts (opcional). Importante: antes de fazer a instalao do Mdulo Rastreador em veculos novos, consulte uma concessionria autorizada para saber como fazer a ligao sem perder a garantia do veculo ou danificar componentes originais.

Veculos a Alcool ou Gasolina


Advertncia: o corte da bomba de combustvel deve ser efetuado somente se a corrente que passa pelo fio for inferior a 10 Amperes. Se for superior, instale um rel auxiliar com capacidade adequada.

Veculos a Diesel
Advertncia: o corte do solenide da bomba injetora deve ser efetuado somente se a corrente que passa pelo fio for inferior a 10 Amperes. Se for superior, instale um rel auxiliar com capacidade adequada.

Configurao do Mdulo
O acesso placa principal do mdulo feito atravs da retirada dos quat ro parafusos de fixao da tampa.

Bateria de Backup: para garantir o funcionamento do mdulo mesmo com a bateria principal desligada, adquira junto ao seu revendedor a bateria de backup do mdulo que garante algumas horas de funcionamento do mdulo. A Bateria de Backup automaticamente carregada pelo alternador do veculo.

Os cinco leds internos de monitoramento devem ser usados somente para testes do equipamento. No momento da instalao definitiva, os leds devero ser desligados atravs de JP1.

Led1: Mdulo Ligado Led2: Chamada celular sendo recebida Led3: Link de dados estabelecido Led4: GPS ligado Led5: GPS recebendo sinais dos satlites JP1: Aciona o GPS toda vez que receber uma ligao celular. A princpio este jumper dever permanecer desligado, pois o acionamento do GPS consome energia e pode provocar erros de posicionamento se o veculo estiver dentro de um local fechado. JP2: Liga os leds de monitoramento. Este jumper dever ser ligado somente com a caixa do mdulo aberta, para auxiliar os testes de funcionamento do sistema. Na instalao definitiva, JP1 dever estar desligado para minimizar o consumo de energia do mdulo. JP3: Conecta a comunicao com o GPS externo. Deve ser ligado somente nos modelos que utilizam GPS externo.

Teste de Funcionamento
O mdulo dever ser testado antes de sua instalao definitiva.

Teste de Funcionamento do Mdulo Abra a caixa do mdulo e ligue JP2 para ativar os leds de monitoramento. Conecte o fio GND ao negativo e o fio +12V ao positivo da bateria. Conecte o fio Ign chave de ignio do veculo. Conecte o telefone celular e a antena GPS ao mdulo Ligue o mdulo e verifique se o Led1 acendeu. Verifique se na tela do telefone celular (somente Ericsson T18D/DI) aparece o computador do link de dados . Outros modelos no mostram o link de dados na tela. Ligue a chave de ignio. O Led4 dever acender e em poucos segundos o Led5 comear a piscar, indicando que o receptor GPS est enviando sinais ao mdulo. Desligue a chave de ignio. O Led4 permanecer aceso por mais 10 segundos e depois se apagar juntamente com o Led5. Teste de Conexo Com o mdulo ligado, verifique se na tela do telefone celular aparece o smbolo do link de dados . Este smbolo indica que o telefone celular est habilitado para receber uma chamada de dados. Somente os modelos T18D e T18DI mostram este smbolo. Disque de qualquer telefone para o nmero do celular. Um sinal de fax ser ouvido e o Led2 se acender, indicando que a chamada de dados foi recebida. Finalmente, para efetuar um teste completo de conexo, utilize o programa GPS TrackMaker em um computador com modem. No momento que o celular atender a ligao, o Led2 se acender e poucos segundos depois o Led3 se acender indicando que o link de dados entre o computador e o conjunto celular-mdulo foi estabelecido.

Os modelos T18 mostram o smbolo do link de dados na tela.

Importante : Depois de realizados os testes, desligue JP1.

10

Configurando o Ericsson T18


O primeiro passo para configurar corretamente o celular contactar a operadora de telefonia celular local e desabilitar todos os servios agregados que no sero necessrios para o sistema rastreador. Servios como caixapostal, recebimento de mensagens SMS (torpedos), Internet, etc. apesar de no interferirem no funcionamento do Rastreador, podem representar um custo adicional desnecessrio.

Para o sistema rastreador funcionar perfeitamente, necessrio que o telefone celular seja o mais discreto possvel, no podendo emitir sinais de chamada ou outros sons que o fazem notar. Alm disso, conveniente desligar qualquer recurso que represente um gasto extra de energia como, por exemplo, a luz de fundo. Desativar o Alerta Vibratrio Pressione 54 Escolha S Campainha Configurar Volume da Campainha para Silencioso Pressione 53 Escolha Silncio Desativar Luz de fundo Pressione Escolha Off 48

11

Configurando o Ericsson T60


Para conectar os modelos T60 ao mdulo, utilize o cabo original DRS-11 modificado.

Para os modelos T60C (CDMA) e T60D (TDMA) funcionarem corretamente com o mdulo, so necessrias algumas configuraes para deix-los silenciosos.

Ativar o Modo Silencioso Pressione Menu 4 1 2 Escolha Ativado Desativar o Alerta Vibratrio Pressione Menu 4 1 4 Escolha Desativado

Desativar Alerta de Mensagens Pressione Menu 4 1 7 Escolha Modo Silencioso

Desativar a Solicitao de Gravao Pressione Menu 1 7 4 Escolha Desativado

12

Configurando o C45 e o M50


O modelo C45 da Siemens utiliza tecnologia GSM e pode ser conectado ao mdulo atravs do cabo de dados fornecido pela Geo Studio.

Para o C45 funcionar corretamente com o mdulo, so necessrias algumas configuraes para ativar o recebimento de dados e deix-lo silencioso.

Ativar o Modo Dados/Fax (Muito importante!) Escolha Menu Configurar Fax/Dados Habilite Rec. Fax/dados

Desativar Campainha Escolha Menu udio Ajustar Camp. Marque Off

Desativar Alerta Vibratrio Pressione Menu udio Desabilite Alerta Silenc.

IMPORTANTE: os modelos Siemens M50 podem ser utilizados em substituio aos modelos C45.

13

Utilizando o GPS TrackMaker


O mdulo GTM Tracker I foi desenvolvido especialmente para ser utilizado com o programa GPS TrackMaker. necessrio que o programa esteja instalado em um computador dotado de modem conectado linha telefnica normal ou modem celular. Antes de fazer o rastreamento, certifique-se que o Mdulo Rastreador esteja ligado e funcionando perfeitamente.

Rastreando o Veculo com o GPS TrackMaker O primeiro passo conectar o modem linha telefnica e descobrir em qual porta de comunicao do computador ele est conectado. Abra o programa, clique sobre o menu Interface e escolha Rastreador GTM.

Selecione a porta de comunicao que o modem est conectado e a velocidade mxima de comunicao que pode variar para cada modelo de modem.

Clique sobre um dos nomes da lista de telefones. Se a lista estiver vazia, digite o nmero do telefone celular do Mdulo Rastreador, o nome e o cdigo de acesso e pressione Adicionar. Para introduzir pausas na discagem, digite a letra W ou Vrgula entre os nmeros. Importante : os mdulos GTM Tracker I so pr-programados de fbrica com a senha CODIGO em maisculas. Utilize esta senha para conectar-se ao Mdulo Rastreador e logo em seguida efetue a mudana da senha remotamente por outra senha de seis caracteres. No sero aceitas senhas com nmero de caracteres diferente de 6. Para fazer a conexo, pressione o boto Discar. Imediatamente o modem se conectar linha telefnica e voc ouvir o tom de discagem. Poucos segundos depois a conexo de dados estabelecida e a posio do veculo ser mostrada na tela.

14

Configurando Remotamente o Mdulo Rastreador

Assim que o link de dados estabelecido entre o computador e o Mdulo Rastreador, o Painel de Navegao em Tempo Real aberto na tela juntamente com o Console do Rastreador Remoto. Taxa de Aquisio: Configura o tempo mnimo de coleta de pontos do datalogger do rastreador. O tempo mnimo permitido de 5 segundos e o mximo 30 minutos (1800 segundos). A opo Off desliga o datalogger.

Dica : para auxiliar a localizao do veculo sobre um mapa de fundo, utilize a funo Catlogo de Mapas do programa GPS TrackMaker ou acesse mapas pela Internet atravs do boto

Velocidade Mnima: A coleta de dados pelo datalogger somente ser realizada se o veculo estiver a uma velocidade superior velocidade mnima configurada. Em regra, a velocidade mnima deve ser configurada para o valor unitrio (1 Km/h por exemplo) permitindo a otimizao da memria do datalogger. O valor zero desabilita a verificao da velocidade, fazendo o datalogger registrar mltiplos pontos com o veculo parado. Apagar Memria: Apaga todos os registros do datalogger. Senha: O boto Modificar abre a janela que permite digitar uma nova senha com 6 caracteres podendo ser usadas letras maisculas, minsculas e nmeros. A nova senha dever ser digitada novamente para confirmao. Aps pressionar o boto OK o Mdulo Rastreador retornar uma mensagem confirmando a nova senha. Modo de Demonstrao: para ativar o modo de demonstrao na hora de fazer a conexo, substitua os trs primeiros caracteres da senha por ###. No modo de demonstrao, nenhuma configurao interna do mdulo pode ser modificada, incluindo a mudana de senha. O acesso aos rels tambm fica indisponvel. O mdulo rastreador somente retornar a posio do veculo e permitir o download dos dados.

15

Rels e Demais Funes

Os botes de acionamento das chaves servem para ligar e desligar remotamente os rels do Mdulo Rastreador. Toda vez que um rel for ligado ou desligado, o mdulo retornar uma mensagem de confirmao. Liga o Rel #1 Desliga o Rel #1 Liga o Rel #2 Desliga o Rel #2

O uso dos rels internos do Mdulo Rastreador para desligamento do veculo deve ser realizado com extrema cautela e somente quando o veculo estiver em baixas velocidades.

Boto : O GPS do Mdulo Rastreador somente ligado quando a ignio do veculo estiver ligada (JP1 desligado como padro). Se o boto for pressionado, o GPS ser ativado e tentar localizar o veculo mesmo com a ignio desligada. Utilize este recurso somente em casos excepcionais, quando houver suspeita de que o veculo mudou de posio sem que o GPS tenha registrado a nova posio. Lembre-se que ligar o GPS dentro de uma garagem ou outro lugar fechado pode trazer erros considerveis de localizao. Boto ?: Solicita ao Mdulo Rastreador informaes de configurao interna. As seguintes informaes so mostradas na Janela Relatrio:
- Modelo do Mdulo Rastreador - Verso do Software Interno do Mdulo Rastreador - Status do Banco de Memria #1 e #2 - Posio atual do ponteiro de memria - Taxa de comunicao m xima (baud rate) entre o Mdulo Rastreador e o telefone celular - Taxa de Aquisio em segundos - Velocidade mnima em knots - Status da Ignio (ligada ou desligada) - Status do GPS (ligado ou desligado)

16

Download de Dados do Datalogger


Aperte o boto Download para capturar remotamente os dados do datalogger. O nmero de pontos capturados aparecer na tela medida que o download realizado. Para abortar a operao, pressione o boto Abortar.

O datalogger do Mdulo Rastreador possui uma memria para mais de 21800 pontos capaz de registrar os seguintes dados:
-Posio do veculo (Latitude e Longitude) -Data e hora do posicionamento com preciso de 1 segundo -Pontos onde o motor do veculo foi ligado -Pontos onde o motor do veculo foi desligado -Pontos onde o veculo parou com o motor ligado -Tempo de parada com o motor ligado -Velocidade em cada trecho

Para fazer o download, primeiro selecione o nmero de pontos que deseja capturar remotamente. Lembre-se que os dados sero transmitidos via celular e o sucesso da operao depender da qualidade do sinal naquele momento. Em seguida, pressione os botes para capturar os seguintes Waypoints de relatrio: Captura a posio, a data e a hora dos pontos onde o motor do veculo foi ligado. Captura a posio, a data e a hora dos pontos onde o motor do veculo foi desligado. Captura a posio e o tempo de parada dos pontos onde o veculo esteve imobilizado com o motor ligado (ex: semforos, cruzamentos, etc.) O uso dos botes de captura de Waypoints opcional.

17

Conexo Direta Via Cabo Serial

A conexo direta por cabo transforma o Mdulo Rastreador em um GPS/Datalogger, permitindo a navegao em tempo real na tela do computador, atravs do programa GPS TrackMaker. Alm disso, os dados do datalogger podero ser capturados com uma velocidade maior.

Na janela de conexo, marque a opo Conexo Direta por Cabo para conectar o computador diretamente ao Mdulo Rastreador usando um cabo serial. O boto Discar ser substitudo pelo boto Conectar. Conecte o cabo serial do computador ao conector Phone do Mdulo Rastreador e aperte Conectar para abrir a Janela de Navegao em Tempo Real juntamente com o Console do Rastreador Remoto. Ateno: utilize esta opo somente se o computador estiver ligado diretamente ao Mdulo Rastreador, atravs de cabo serial. No utilize esta opo com o modem. A taxa de transmisso deve ser configurada para a mesma do telefone celular, geralmente 9600 bps ou 19200 bps.

18

Especificaes

O Mdulo GTM Tracker I possui dois modelos:

Modelo Completo com GPS Interno e antena magntica ativa externa.

Modelo bsico
(Disponvel sob encomenda)

Permite a conexo com qualquer receptor GPS externo via interface serial, protocolo NMEA0183 a 4800 bps

19

Especificaes

Caractersticas - Mdulo Rastreador multiprocessado com canal independente de coleta de dados por GPS e canal de gerenciamento de interface celular. - Permite navegao em tempo real sem atrasos. - Datalogger com memria no voltil de ltima gerao com capacidade para 21845 pontos. -Totalmente configurvel de forma remota. - Senha de segurana, podendo ser modificada remotamente. - Chaveamento remoto de dois rels para cargas de at 10A. - Memria flash de reteno de status dos rels. - Compatibilidade total com o programa GPS TrackMaker. - Bateria externa de backup opcional.

Telefones Celulares Compatveis - Ericsson T18D e T18DI TDMA com cabo original DRS-10 modificado - SonyEricsson T60C e T60D com cabo original DRS-11 modificado - Siemens C45 (GSM) com cabo de dados genrico modificado Comunicao - GPS: Comunicao serial RS -232 a 4800 bps, protocolo NMEA0183 - Celular: Comunicao serial RS -232 a 19200 bps ou 9600bps - Link de dados: Protocolo CSD com taxa de transferncia acima de 9600 bps Dimenses - Altura: 36mm - Largura: 97mm - Comprimento: 147mm

20

Especificaes

Alimentao - 8 a 40 Volts com fonte chaveada interna de baixo aquecimento. Proteo - Fusvel de 2A Consumo - Consumo mdio do conjunto mdulo-celular em Stand By : 45 mA - Mdulo Rastreador: 20 mA em Stand By / 215 mA com GPS ligado - Telefone Celular: 25 mA em Stand By / Max. 900 mA em uso e carregamento da bateria GPS (Modelo com GPS Interno) - Tecnologia SirfStar II de alta performance e baixo consumo - Processamento de sinais por 12 canais paralelos - Partida a frio com tempo abaixo de 45 segundos - Partida a quente abaixo de 15 segundos - Excelente recepo em reas urbanas - Freqncia: L1, 1575.42 Mhz - Cdigo C/A : 1.023Mhz - Sensibilidade: -170dBW - Preciso: 15m com SA desligada - Datum: WGS84 - Altitude mxima: 18.000 metros - Velocidade mxima: 1854 Km/h - Antena amplificadora 27dB com conexo SMA

21

You might also like