You are on page 1of 100

Usando Nmeros muito Pequenos e Nmeros muito Grandes

Leia o seguinte texto, em voz alta, e em menos de 30 segundos: "...como, por exemplo, o nosso Sistema Solar que tem um dimetro aproximado de 100000000000 metros. E isso muito pequeno se comparado com o tamanho da Galxia onde vivemos com seus incrveis 100000000000000000000 metros de dimetro. No entanto, ao lembrarmos que o Universo visvel deve ter cerca de 100000000000000000000000000 metros de dimetro, vemos que tamanhos assombrosos esto includos no estudo da Astronomia. Da pensamos que melhor estudar biologia pois a molcula do DNA tem apenas 0,0000001 metro, muito mais fcil de lidar. O problema que a astronomia no uma profisso perigosa enquanto que a biologia... Imagine que os bilogos tm a coragem de lidar com vrus que medem apenas 0,000000001 metro e so terrivelmente mortais. E se, por distrao, um bilogo deixar um desses vrus cair no cho do laboratrio? Nunca mais ir encontr-lo!....".

Difcil ler esses nmeros, no ? Mais ainda, muito difcil comparar imediatamente nmeros com tantos zeros direita ou esquerda da vrgula, ou seja, com tantas casas decimais. Vamos melhorar ento o texto para voc, fazendo algumas modificaes. Leia novamente, em voz alta e em menos de 30 segundos: "...como, por exemplo, o nosso Sistema Solar que tem um dimetro aproximado de 100 bilhes de metros. E isso muito pequeno se comparado com o tamanho da Galxia onde vivemos com seus incrveis 100 milhes de trilhes de metros de dimetro. No entanto, ao lembrarmos que o Universo visvel deve ter cerca de 100 milhes de bilhes de bilhes de metros de dimetro, vemos que tamanhos assombrosos esto includos no estudo da Astronomia. Da pensamos que melhor estudar biologia pois a molcula do DNA tem apenas 1 dcimo milionsimo do metro, muito mais fcil de lidar. O problema que a astronomia no uma profisso perigosa enquanto que a biologia... Imagine que os bilogos tm a coragem de lidar com vrus que medem apenas 1 bilionsimo do metro e so terrivelmente mortais. E se, por distrao, um bilogo deixar um desses vrus cair no cho do laboratrio? Nunca mais ir encontr-lo!...."

Melhorou um pouquinho, no? Entretanto ainda difcil comparar os nmeros descritos por palavras quando tratamos com valores to elevados, no caso da astronomia, ou to pequenos, como ocorre com a biologia. Para facilitar ainda mais a compreenso de textos como esses, os cientistas passaram a usar uma forma compacta para escrever nmeros muito grandes ou muito pequenos, a chamada notao cientfica ou notao exponencial. A notao cientfica ajuda a evitar erros quando escrevemos nmeros muito grandes ou muito pequenos e facilita a comparao entre estes nmeros. Esta notao muito usada nos artigos cientficos uma vez que quantidades muito pequenas e muito grandes aparecem frequentemente na Astronomia e na Fsica.

Como a notao cientfica? A notao cientfica nada mais do que escrever qualquer nmero, pode ser muito grande ou muito pequeno, como se ele estivesse

multiplicado por uma potncia de 10. Ou seja , todos os nmeros podem ser multiplicados por um fator do tipo

10?

No caso de nmeros muito grandes o expoente

"?" ser um nmero positivo "?" ser um nmero negativo

No caso de nmeros muito pequenos o expoente Vejamos alguns exemplos: Nmeros muito grandes 1a regra:

Para escrever com a notao cientfica qualquer nmero seguido de muitos zeros basta contar o nmero de zeros que aparecem direita do ltimo algarismo significativo e colocar este valor como expoente de 10.

Os nmeros agora so lidos facilmente. Por exemplo, 1027 lido como "dez elevado a 27" ou simplesmente "10 a 27". bom relembrar que 1 = 100 , pois todo nmero elevado a zero igual a 1. E se o nmero for, por exemplo, 17400 ? Seguindo a regra anterior, escrevemos o nmero 17400 como 174 x 10 2. No entanto, podemos escrev-lo de diversas outras formas usando as potncias de 10. 2a regra: A notao cientfica pode separar um nmero em duas partes: uma frao decimal multiplicada por uma potncia de 10. Por exemplo, dado um nmero qualquer coloque a vrgula onde voc desejar. O nmero de algarismos deixados no lado direito da vrgula ser o expoente de 10. Deste modo podemos escrever o nmero de muitas formas. Por exemplo:

Do mesmo modo, um nmero que j est escrito na notao cientfica pode ser alterado muito facilmente. Por exemplo, o nmero 174 x 102 pode ser escrito como 1,74 x 104. Para isto verificamos que agora passamos a ter dois algarismos no lado direito da vrgula (o sete e o quatro) e, conseqentemente, acrescentamos o valor "dois" ao expoente anterior de 10, que passa a ser quatro. O nmero 1,74 x 104 significa 1,74 vezes 10 elevado quarta potncia ou seja, 1,74 x 10 x 10 x 10 x 10 =17400. Nmeros muito pequenos Para representar nmeros muito pequenos a notao cientfica usa expoentes negativos. Um sinal negativo no expoente de um nmero significa que o nmero , na verdade, 1 dividido pelo valor que ele teria considerandose o expoente positivo. Assim 10-2 = 1/102 10-28 = 1/1028 regra: Para escrever um nmero muito pequeno usando a notao cientfica contamos o nmero de algarismos situados no lado direito da vrgula, sejam eles zeros ou no. Este ser o valor do expoente de 10 antecedido por um sinal negativo.

E para escrever um nmero qualquer? Por exemplo, o nmero 0,0000000478. Contando o nmero de algarismos direita da vrgula vemos que existem 10 algarismos. Podemos ento escrever este nmero como 478 x 10 -10. Podemos tambm escrever este nmero de vrias outras formas colocando sua parte significativa (no exemplo acima, o nmero 478) em uma forma fracionria. Para determinar o valor do expoente negativo, coloque uma vrgula imaginria no local que voc desejar e conte o nmero de algarismos que se encontram entre as duas vrgulas. Este ser o expoente (negativo) de 10. Veja o exemplo a seguir:

Temos duas outras regras tambm muito fceis: regra 1 se um nmero est escrito na notao cientfica cada vez que a vrgula se desloca uma casa para a direita, o expoente de 10 aumenta uma unidade.

regra 2 se um nmero est escrito na notao cientfica cada vez que a vrgula se desloca uma casa para a esquerda, o expoente de 10 diminui uma unidade.

Comparando potncias de 10 primeira regra: Se os expoentes so positivos, o maior nmero ser o que tiver o maior expoente. 1075 menor do que 1076 (porque 75 menor do que 76) segunda regra: Se os expoentes so negativos, o maior nmero ser aquele com o menor valor numrico como expoente (sem considerar o sinal). 10-75 maior do que 10-76 (o expoente negativo menor significa que o nmero tem menos "zeros" depois da vrgula, ou seja, ele est mais "prximo" da unidade). Voltemos agora, novamente, ao nosso texto inicial desta vez escrito com a notao cientfica: "...como, por exemplo, o nosso Sistema Solar que tem um dimetro aproximado de 10 11 metros. E isto muito pequeno se comparado com o tamanho da Galxia onde vivemos com seus incrveis 1020 metros de dimetro. No entanto, ao lembrarmos que o Universo visvel deve ter cerca de 1026 metros de dimetro, vemos que tamanhos assombrosos esto includos no estudo da Astronomia. Da pensamos que melhor estudar biologia pois a molcula do DNA tem apenas 10-7 metros, muito mais fcil de lidar. O problema que a astronomia no uma profisso perigosa enquanto que a biologia... Imagine que os bilogos tm a coragem de lidar com vrus que medem apenas 10 -9 metros e so terrivelmente mortais. E se, por uma distrao, um bilogo deixa um destes vrus cair no cho do laboratrio? Nunca mais ir encontr-lo!....".

Muito mais simples, no ? Com certeza voc conseguiu l-lo em menos de 30 segundos e teve muito mais facilidade em comparar os tamanhos pois bastou comparar os expoentes de 10.

A Esfera Celeste

O que ser apresentado nesse curso o resultado da aplicao do que chamamos de mtodo cientfico aplicado s estrelas : observamos alguma(s) caracterstica(s) e procuramos entender essas observaes luz de leis da fsica . Entretanto , faz parte do mtodo colocar-se prova dos colegas : no basta dizer que observou isso ou aquilo dessa maneira e assim por diante . Tenho de explicar qual estrela observei e onde ela est no cu , para que algum colega possa corroborar ou no minhas medidas ( enganos sempre so possveis ! ) . E esse o primeiro tpico : como mapear as estrelas , como caracterizamos sua posio no cu noturno . Note , como nossos antepassados , que quando olhamos para o cu noturno temos a impresso imediata de que todos os objetos celestes esto muito afastados de ns , fixos na escurido do cu . Por esta razo , os astrnomos atuais supem , para simplificar , que todos os objetos que brilham no cu noturno esto a uma mesma distncia , fixados na parte interna de uma grande esfera imaginria que envolve a Terra e que chamamos de esfera celeste . E a Terra est situada no centro dessa esfera celeste . Faamos um parnteses : as estrelas que povoam o universo esto situadas em um amplo intervalo de distncias da Terra e , por exemplo , para sabermos a quantidade de energia emitida por um corpo celeste precisamos conhecer a que distncia ele est de ns, o que torna este clculo fundamental para a astrofsica . As estrelas que conseguimos enxergar com nossos olhos esto situadas em um intervalo de distncias que vai de 4,2 anos-luz ( a estrela mais prxima de ns , Proxima Centauri , que tem o nome cientfico de V645 Cen ) at cerca de 1000 anos-luz . Em breve , falaremos dessas distncias . Mas voc j deve saber que essas distncias imensas nem se comparam com aquelas das outras galxias , quasares , que esto a milhes de anos-luz ! Felizmente, para observar um determinado astro no necessrio saber a sua distncia mas somente a direo em que ele se encontra ( e um telescpio ! ) . Isto bom porque muito mais difcil determinar as distncias do que determinar a direo a estes objetos. Resumindo , o cu noturno visto por um observador sobre a superfcie da Terra a projeo sobre a esfera celeste de todos os objetos celeste, sejam eles : planetas, cometas, estrelas, nebulosas, galxias, etc. Embora o conceito de esfera celeste possa parecer muito trivial ele muito importante para a astronomia. A esfera celeste usada pelos astrnomos para mapear os objetos celestes. sobre ela que definimos os vrios sistemas de coordenadas astronmicos. O Equador Celeste e os plos Celestes Imagine agora a Terra envolta pela esfera celeste. Vamos supor que o nosso planeta um globo transparente, com uma lmpada no seu centro, e sobre a sua superfcie traamos o equador terrestre. Ao acendermos a lmpada no seu interior, a linha que marca o equador terrestre lanar uma sombra, ou seja , ser projetada sobre a esfera celeste que a envolve. O equador da Terra, projetado sobre a esfera celeste, chamado de equador celeste. A extenso do eixo de rotao da Terra ir "perfurar" a esfera celeste em dois pontos que chamamos de plos celestes. Obviamente, a projeo do plo norte da Terra d origem ao plo celeste norte enquanto que a projeo do plo sul da Terra d origem ao plo celeste sul. O Movimento diurno ( dirio ) das Estrelas Se voc olhar para o cu noturno ver que as estrelas surgem no leste, se deslocam atravs do cu, e se pem no oeste. Esse exatamente o movimento que o Sol faz todos os dias. Voc pode verificar isso observando o cu noturno por apenas 10 minutos : aps esse intervalo de tempo, uma estrela vista exatamente acima do horizonte a leste no incio da cronometragem ter se levantado a

uma altura notvel , enquanto que as estrelas prximas do horizonte a oeste tero abaixado mais ainda ou at mesmo desaparecido. Do mesmo modo se voc observar um conjunto de estrelas voc ver essas estrelas surgindo como uma distribuio fixa no leste , moverem-se atravs do cu, e se porem no oeste. Em termos do nosso modelo do cu baseado na esfera celeste, explicamos o nascer e ocaso das estrelas como resultado da rotao da esfera celeste em torno de ns , e na qual todas as estrelas esto fixadas . Para os povos antigos era mais fcil de acreditar nessa rotao ( usando o senso comum , do que no fato de que a Terra se move. Assim, eles atribuiam todo o movimento celeste, seja ele do Sol, da Lua, dos planetas ou das estrelas, a uma vasta esfera que lentamente girava em torno do nosso planeta. Hoje sabemos que a rotao da Terra que faz o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas surgirem no leste e se moverem para oeste atravs do cu. No a esfera celeste que gira mas sim o nosso planeta, a Terra. Znite, Nadir e o Meridiano do Observador

O znite de um observador o ponto, projetado sobre a esfera celeste, que est diretamente acima da cabea do observador. Este ponto obtido ao se traar uma reta que passa pelo centro da Terra, pelo observador e se prolonga at a esfera celeste. O fio de prumo que usado pelos trabalhadores da construo civil para verificar se uma parede est na vertical tambm serve para determinar o znite. Sabemos que todos os corpos so atraidos para o centro da Terra. O prumo tambm est sendo atraido e, portanto, ele marca a direo para o centro do nosso planeta. Se prolongarmos a direo do fio de prumo para cima, na direo da esfera celeste, teremos o znite do observador. O nadir o ponto diametralmente oposto ao znite. Definimos como meridiano o grande crculo imaginrio que traamos na esfera celeste e que passa atravs do znite do observador e dos dois plos celestes. Assim , cada local sobre a Terra tem um nico meridiano que passa por ele .

Eclptica Durante o perodo de um ano o Sol traa uma trajetria aparente no cu em relao s estrelas fixas (aparentemente fixas , na verdade , porque as distncias so to grandes que no observamos seus movimentos ) .

A projeo dessa trajetria aparente do Sol em relao s estrelas sobre a esfera celeste um crculo que chamamos de eclptica , ou ainda , podemos definir a eclptica como sendo o caminho aparente do Sol sobre a esfera celeste em um ano . Como o ano tem 365 1/4 dias e o crculo tem 360o , o Sol parece se mover ao longo da eclptica a uma taxa de, aproximadamente, 1o por dia. No entanto, sabemos que o eixo de rotao da Terra inclinado em um ngulo de 23,5o em relao eclptica ( inclinao esta responsvel pelas estaes do ano ) .

Consequentemente, a eclptica est inclinada em um ngulo de 23,5o em relao ao equador celeste devido inclinao do eixo da Terra (lembre-se que o equador celeste uma projeo do equador terrestre sobre a esfera celeste). A eclptica o plano do nosso Sistema Solar. Ela o plano onde esto as rbitas dos planetas e planetas anes. Eles pouco se afastam deste plano, com exceo do planeta Mercrio e do planeta ano Pluto. O mesmo no acontece com os cometas que, em geral possuem rbitas em torno do Sol bastante afastadas do plano da eclptica.

Realizando Operaes com Potncias de 10

Agora que j recordamos como usar a notao cientfica veremos como ela, freqentemente, simplifica os nossos clculos. multiplicao Podemos multiplicar muito facilmente usando a notao de potncias de 10 : quando um nmero com um expoente multiplicado pelo mesmo nmero com um expoente diferente o resultado o mesmo nmero com um expoente dado pela soma dos dois expoentes originais. 105 x 107 = 105+7 = 1012 53 x 57 = 53+7 = 510 diviso Tambm podemos dividir muito facilmente usando a notao de potncias de 10 : quando um nmero com um expoente dividido pelo mesmo nmero com um expoente diferente o resultado o mesmo nmero com um expoente dado pela subtrao dos dois expoentes originais. 107 105 = 107-5 = 102 57 52 = 57-2 = 55 Mas lembre-se que podem ocorrer expoentes negativos: 105 107 = 105-7 = 10-2 64 69 = 64-9 = 6-5 soma e subtrao Para realizar soma ou subtrao de nmeros escritos na notao cientfica devemos, em primeiro lugar, coloc-los com o mesmo expoente da potncia de 10. Por exemplo, para adicionar 3 x 105 + 4 x 104 precisamos modificar os dois nmeros de forma que ambos fiquem ou multiplicados por 10 4 ou por 105. A sim podemos realizar a sua soma. 3 x 105 + 4 x 104 = 30 x 104 + 4 x 104 = 34 x 104 = 3,4 x 105 3 x 105 + 4 x 104 = 3 x 105 + 0,4 x 105 = 3,4 x 105 = 34 x 104 Pergunta: Por que no precisamos colocar parnteses nas operaes acima?

potncia de potncia Os astrnomos tambm realizam, freqentemente, clculos nos quais necessrio elevar a um dado expoente um nmero que j possui um expoente . Para realizar este clculo simplesmente multiplicamos os dois expoentes. Assim, se queremos elevar 103 quinta potncia facilmente encontramos (103)5 = 103 x 5 = 1015 Quando que uma situao como a seguinte aparece? Queremos encontrar, por exemplo, 1000 5. Uma vez que 1000 = 103 teremos: 10005 = (103)5 = 103 x 5 = 1015 Pergunta: 10
35

igual ou diferente de (103)5? Por qu?

Para saber mais

Exponencial e Logaritmo

1- Na notao cientfica apresentada utilizamos potncias de 10 , ou seja ,

10x
onde 10 a base e x o expoente . Trata-se de um caso particular da operao de exponenciao pois , podemos utilizar outros nmeros como base ( mas no para a chamada notao cientfica!!). Tambm de particular interesse para os fsicos o nmero irracional 2,718281828 ... , representado pela letra e . Expresses onde aparece o fator

ea
onde a pode ser qualquer valor , so frequentes na fsica : decaimento radioativo , osciladores amortecidos , absoro de radiao quando um feixe de luz atravessa um meio, etc. Esses efeitos so to comuns que vale a pena ver como o comportamento em um grfico da denominada funo exponencial . Na figura seguinte , voc ver isso . Note que os valores do expoente variam de 1 at 10 , mas no eixo vertical mostramos o valor de e-x . O primeiro grfico uma reta porqu qualquer nmero elevado a zer igual a 1 . Em seguida ver outras curvas , cada uma delas com o valor de x multiplicado por um nmero . Assim pode-se ver como essa funo sensvel ao expoente . Clique na figura e observe .

Nas aplicaes em fsica , como na citada absoro de radiao por um meio , o valor do expoente depende das caractersticas desse meio : suas densidade e temperatura , por exemplo . 2- Relacionados exponenciao temos os logaritmos , que sero utilizados posteriormente para estabelecer uma escala para o brilho das estrelas (magnitudes). A definio geral de logaritmo a seguinte : log
a

b = x se ax = b , que lemos : o logaritmo de b na base a ( a > 0 e diferente de 1 ) o nmero x , tal que ax= b. Um exemplo bem simples : log 100 =2 porqu 102 = 100

Outra vez , duas bases nos interessam : 10 e e . Normalmente , quando s utilizamos a notao log , est implcito que a base utilizada 10 ( logaritmo decimal ) . Se a base e , chamamos de logaritmo natural e usamos o smbolo ln . Ou seja , ln b = y se ey = b .

ngulos e Medies Angulares

Os astrnomos usam ngulos e sistemas de medies angulares para representar as posies e tamanhos aparentes de objetos no cu.

ngulo plano Um ngulo plano a abertura formada por duas semi-retas que se encontram em um ponto.

Uma medida angular descreve exatamente a forma, ou tamanho, de um ngulo. A unidade bsica de medida angular o grau , designado pelo smbolo o. Uma circunferncia inteira dividida em 360o e um ngulo reto mede 90o. Os astrnomos usam medies angulares para descrever o tamanho aparente dos objetos celestes. Por exemplo, imagine-se olhando para a Lua Cheia. O ngulo coberto pelo dimetro da Lua aproximadamente (1/2)o. Dizemos por conseguinte que o dimetro angular, ou tamanho angular, da Lua de "meio grau". Alternativamente os astrnomos dizem que a Lua subtende um ngulo de (1/2)o ou "meio grau". Mantendo o brao estendido um adulto pode obter uma estimativa grosseira de valores angulares usando partes de sua mo, como mostra a figura ao lado. Por exemplo, ao fecharmos nossa mo com o brao estendido, o punho cobre um ngulo de cerca de 10o. Se mantivermos a mo aberta na direo do cu enquanto o brao est estendido, a ponta de seu dedo estar medindo um ngulo com cerca de 1o de largura. Vrios segmentos de nosso dedo indicador, estendido no comprimento de um brao, podem ser similarmente usados para estimar ngulos com alguns graus de abertura. Para falar sobre ngulos menores subdividimos o grau em 60 minutos de arco, ou abreviadamente 60'. Um minuto de arco subdividido mais ainda em 60 segundos de arco ou abreviadamente 60". Uma outra unidade usada para medidas de ngulos o radiano, abreviado como rd. Um ngulo dado em radianos a partir da relao = s/r

onde o ngulo medido em radianos e s o comprimento do arco subtendido por esse ngulo sobre uma circunferncia de raio r.

Por ser uma medida obtida a partir da razo entre dois comprimentos (o comprimento do arco e o raio) , o radiano um nmero puro, no tendo dimenso fsica. Como o comprimento de uma circunferncia de raio r 2r, vemos que uma circunferncia completa subtende um ngulo de 2 radianos (uma vez que o ngulo total em radianos ser dado pelo comprimento total da circunferncia dividido pelo seu raio ou seja, 2r/r que igual a 2). Vemos, portanto, que grau grau minuto segundo radiano 1 1,667 x 10 57,30
-2

minuto 60 1 1,667 x 10-2 3438 Exerccio

segundo 3600 60 1 2,063 x 10


5

radiano 1,745 x 10-2 2,909 x 10-4 4,848 x 10-6 1

2,778 x 10-4

Podemos definir ngulos sobre superfcies curvas?

ngulo slido O ngulo slido o anlogo tridimensional de um ngulo ordinrio( plano ) . Vimos que um ngulo plano determinado quando duas semi-retas se encontram em um vrtice. No caso do ngulo slido ele ser determinado por uma figura tridimensional que tem sua origem tambm em um ponto. Podemos definir o ngulo slido como sendo aquele que, visto do centro de uma esfera, inclui uma dada rea sobre a superfcie dessa esfera. A unidade de medida de um ngulo slido o esferorradiano, que equivalente ao radiano elevado ao quadrado. ngulos slidos tambm podem ser medidos em graus elevados ao quadrado. Vamos ver como calculamos o ngulo slido que um determinado objeto subtende em um ponto externo a ele e que chamaremos de P. Para isso escolha um outro ponto de tal forma que o objeto esteja entre ele e o ponto P. A partir desse novo ponto faa a projeo da rea do objeto sobre o ponto P. Com isso voc obteve um objeto tridimensional que possui um vrtice no novo ponto escolhido e que tem como base a rea projetada na regio onde est o ponto P. Imagine agora que uma esfera est passando pelo ponto P e que a rea do objeto projetada em P faz parte da superfcie da esfera. Se voc dividir a rea dessa superfcie projetada sobre a esfera (contida dentro da figura que marca os limites mais externos do objeto) pela rea total da esfera, que equivale a 4 r2, ir obter o que chamamos de rea fracionria. Para obter o ngulo slido que o objeto subtende no ponto P, em esferorradianos (ou radiano elevado ao quadrado), basta multiplicar a rea fracionria por 4. Para obter esse mesmo ngulo slido em graus elevados ao quadrado, multiplique a rea fracionria por 4 x 1802/, que equivalente a 129600/. claro que voc j notou que para calcular o ngulo slido que um objeto subtende em um ponto P qualquer basta calcular o tamanho

da rea projetada pelo objeto sobre uma esfera que passa pelo ponto P e dividir esse valor pelo quadrado do raio dessa esfera. Assim, o ngulo slido dado por = A/r2

onde o ngulo slido visto por um objeto e A a sua rea projetada sobre a superfcie de uma esfera de raio r.

interessante notar que a forma da rea projetada sobre a esfera no importante para o clculo do ngulo slido. Essa projeo pode ter qualquer forma. Se projees diferentes definem o mesmo valor de rea, sobre uma esfera com o mesmo valor de raio, o ngulo slido correspondente ter o mesmo valor. 1 esfera = 4 esferorradianos = 12,57 esferorradianos

Unidades de Distncia, Tempo e Massa

Para podermos comparar medidas em astrofsica precisamos estabelecer unidades que sirvam como padro. Precisamos definir unidades de distncia, de tempo e de massa pois esses parmetros nos acompanharo em todo o estudo das estrelas. As unidades de distncia sero utilizadas na designao do afastamento que as estrelas tm de ns. As unidades de tempo sero usadas na descrio das idades estelares e as unidades de massa surgiro quando caracterizarmos as massas das estrelas. Unidades de distncia Como as distncias medidas em astronomia so escandalosamente grandes para os padres terrestres, os astrnomos utilizam algumas unidades caractersticas. Entre elas encontramos a unidade astronmica, o ano-luz e o parsec.

unidade astronmica A unidade astronmica definida como a distncia mdia entre a Terra e o Sol. Sua abreviao U.A. (sempre em letras maisculas). Uma unidade astronmica equivale a 149597870,691 km mas, em geral, consideramos o valor aproximado de 150 milhes de quilmetros. A unidade astronmica mais usada quando tratamos de medidas de distncia no interior do Sistema Solar. Tendo em vista o seu "pequeno" valor ela no usada para quantificar as distncias at as estrelas .

ano-luz Um ano-luz a distncia que a luz viaja em um ano , no vcuo. Sua abreviao a.l.. Qual o valor de um ano-luz? Para obter este valor basta voc calcular o nmero de segundos que existem em um ano e multiplicar o resultado pelo valor exato da velocidade da luz no vcuo, que 299792458 metros por segundo. Um ano-luz equivale a 9460530000000 km, o que , aproximadamente, 9500 bilhes de quilmetros! Exerccio O valor exato do ano-luz 9460528410545436,2688 metros ou 9460528410545,4362688 km. Usualmente escrevemos 9460530000000 km. Faa o clculo desta distncia, multiplicando o nmero de segundos do ano pelo valor exato da velocidade da luz dado acima. Eu posso quase apostar que o seu resultado no dar este valor! Por que? Usando a notao cientfica podemos escrever que 1 ano-luz = 9,46053 x 1012 km. Comumente aproximamos o resultado dizendo que um ano-luz equivalente a 1013 km. Tambm usamos sub-unidades do ano-luz tais como a hora-luz, o minuto-luz e o segundo-luz. Uma hora-luz a distncia percorrida pela luz em uma hora. Ela corresponde a 1 079 252 820 km Um minuto-luz a distncia percorrida pela luz em um minuto. Ele corresponde a 17 987 547 km. Um segundo-luz a distncia percorrida pela luz em um segundo. Ele corresponde a 299 792 km. Importante: o ano-luz e seus submltiplos, hora-luz, minuto-luz e segundo-luz, so unidades de medida de distncia e no de tempo. "Viajamos 250 anos-luz." "Viajamos durante 250 anos-luz." certo ERRADO

Podemos agora ver porque a unidade astronmica no utilizada para definir a distncia s estrelas: uma unidade astronmica equivalente a, aproximadamente, 499 segundos-luz. Um feixe de luz leva aproximadamente 8,3 minutos para viajar uma unidade astronomica. A unidade astronmica uma medida muito pequena para representar distncias estelares. Um ano-luz corresponde a cerca de 63070 unidades astronmicas. A estrela mais prxima de ns (no considerando o Sol) est a uma distncia de 4,2 anos-luz ou seja 264894 unidades astronmicas. As 26 estrelas mais prximas da Terra estrela Sol Proxima Centauri Alpha Centauri A Alpha Centauri B Barnard Wolf 359 BD +36 2147 Luyten 726-8A Luyten 726-8B Sirius A Sirius B Ross 154 Ross 248 Epsilon Eridani Ross 128 61 Cyg A 61 Cyg B Epsilon Ind BD +43 44 A BD +43 44 B Luyten 789-6 Procyon A Procyon B BD +59 1915 A BD +59 1915 B CoD -36 15693 distncia ~8,3 minutos-luz 4,2 anos-luz 4,34 anos-luz 4,34 anos-luz 6,0 anos-luz 7,7 anos-luz 8,2 anos-luz 8,4 anos-luz 8,4 anos-luz 8,6 anos-luz 8,6 anos-luz 9,4 anos-luz 10,4 anos-luz 10,8 anos-luz 10,9 anos-luz 11,1 anos-luz 11,1 anos-luz 11,2 anos-luz 11,2 anos-luz 11,2 anos-luz 11,2 anos-luz 11,4 anos-luz 11,4 anos-luz 11,6 anos-luz 11,6 anos-luz 11,7 anos-luz

parsec Para medir distncias s estrelas mais distantes os astrnomos usam, frequentemente, uma unidade de medida ainda maior do que o ano-luz e que tem o nome de parsec. Sua abreviao pc. O parsec definido como a distncia na qual um objeto celeste, como por exemplo uma estrela, teria uma paralaxe de um segundo de arco (mais tarde definiremos o que paralaxe. No momento preocupe-se apenas com os valores numricos definidos). O parsec corresponde a 206265 unidades astronmicas e a 3,26 anos-luz. Isto significa que um parsec = 3,085678 x 1013 km = 3,08 x 1018 cm. Usamos bastante dois mltiplos do parsec: 1 kiloparsec = 1 kpc = 1000 parsecs = 103 pc

1 megaparsec = 1 Mpc = 1 milho de parsecs = 106 pc Resumindo os valores das trs unidades dadas acima vemos que: ano-luz ano-luz = parsec = unidade astronmica = Unidades de tempo Em astrofsica no usamos unidades de tempo diferentes daquelas de uso comum. A idade de uma estrela dada em anos. Como j foi dito , importante no considerar ano-luz como unidade de medida de tempo. Ano-luz unidade de medida de distncia! Unidades de massa As unidades de massa que usamos no nosso dia-a-dia so grama, quilograma e tonelada. No entanto teramos que lidar com nmeros absurdamente grandes se as aplicssemos s estrelas. Na astrofsica, em geral, tomamos como unidade padro de massa a massa do Sol, que chamamos de massa solar. Uma massa solar corresponde a Msol = 1,98 x 1030 quilogramas. Sempre que nos referimos massa de uma estrela dividimos o valor que ela possui pelo valor da massa solar. O resultado nos d quantas vezes a massa da estrela superior, ou no, massa do Sol. Assim, a estrela Betelgeuse, ou Alpha Orionis, tem uma massa cerca de 20 vezes maior do que a do Sol ou seja Mbetelgeuse ~ 20 Msol. 1 3,26 8,3 minutos-luz ou 499 segundos-luz parsec 0,3066 1 4,848 x 10-6 unidade astronmica 63239 206265 1

comum, quando falamos de propriedades solares, representar o Sol pelo seu smbolo Escrevemos ento

para a luminosidade do Sol,

para a massa do Sol,

para o raio do Sol.

Note que em vrios textos surgem relaes do tipo

que nos mostram a razo entre a massa

de uma estrela e a massa do Sol. Relaes como estas tambm ocorrem para a luminosidade e raio.

Algumas unidades de comprimento importantes para a astrofsica Como o prprio nome diz, astrofsica o estudo dos fenmenos fsicos que ocorrem nos astros. No estudo da astrofsica estelar estaremos em constante contato com vrias reas da fsica tais como a fsica nuclear, a fsica de partculas elementares, a fsica atmica, etc. Estas reas da fsica descrevem os fenmenos que ocorrem no interior dos tomos e que so os responsveis pelos processos dinmicos que ocorrem nas estrelas tal como a sua gerao de energia e evoluo. Ao contrrio do que ocorre com a astronomia, que est sempre envolvida com grandes distncias, no caso da fsica que ocorre no interior dos tomos, seja na sua parte mais externa onde esto os eltrons ou no interior do seu ncleo, as distncias e tamanhos envolvidos so muito pequenos para serem descritas pelas nossas grandezas usuais tais como o quilmetro, metro, centmetro ou mesmo o milmetro. Para descrever fenmenos que ocorrem no interior dos tomos usaremos as seguintes unidades : micron smbolo: Corresponde a 10-6 de alguma grandeza fsica. Assim, 1 micrometro = 1 m = 10 -6 metros. nanometro

Com a abreviao nm, o nanometro uma unidade de medida de grandezas muito pequenas. So as seguintes as equivalncias do nanometro: 1 nanometro = 10-9 metros 1 metro = 109 nanometros

ngstrom smbolo: Esta uma unidade usada para medidas de comprimentos de onda de radiao eletromagntica. Seu smbolo, , uma homenagem ao fsico sueco Anders Jonas ngstrom. Um ngstrom equivale a um centsimo milionsimo de um centmetro ou seja, 0,00000001 centmetros. Com a notao cientfica este nmero to pequeno pode ser escrito como 1 x 10-8 centmetros = 10-10 metros. O ngstrom , realmente, uma unidade de medida bastante especial. Basta notarmos que uma folha de papel tem a espessura de, aproximadamente, 1 000 000 de ngstrons. Temos tambm que 10000 ngstroms correspondem a 1 micron. Temos tambm as seguintes equivalncias: 1 ngstrom = 0,10 nanometros = 0,10 nm = 10-1 nanometros 1 nanometro = 10 ngstroms = 10

femtometro abreviao : fm Corresponde a 10-15 de alguma grandeza fsica. Assim, 1 femtometro = 1 fm = 10-15 do metro

Os prefixos usados para as potncias de 10 O sistema de unidades que usaremos em todo este texto a forma internacional do sistema mtrico que est em uso, conhecido pela expresso francesa Systme International ou simplesmente sistema SI. As grandezas fsicas neste sistema so expressas pelas unidades fundamentais metro, quilograma, segundo. Prefixos de Potncias de 10 (Sistema Internacional) Mltiplo de 10 1000000000000000000000000 1000000000000000000000 1000000000000000000 1000000000000000 1000000000000 1000000000 1000000 1000 100 10 Potncia 1024 10
21

Prefixo iota zeta exa peta tera giga mega quilo hecto deca

Smbolo Y Z E P T G M k h da

1018 10
15

1012 10
9

106 10
3

102 10
1

Prefixos de Potncias de 10 (Sistema Internacional) Mltiplo de 10 0,1 Potncia 10-1 Prefixo deci Smbolo d

0,01 0,001 0,000001 0,000000001 0,000000000001 0,000000000000001 0,000000000000000001 0,000000000000000000001 0,000000000000000000000001

10-2 10-3 10-6 10-9 10-12 10-15 10-18 10


-21

centi mili micro nano pico femto ato zepto iocto

c m n p f a z y

10-24

Relao (aproximada) entre potncias de dez e escalas de distncias e tamanhos potncia de 10 1025 10 10
24

Medida correspondente 1 bilho de anos-luz 100 milhes de anos-luz 10 milhes de anos-luz 1 milho de anos-luz 100 000 anos-luz 10 000 anos-luz 1000 anos-luz 100 anos-luz 10 anos-luz 1 ano-luz 1 trilho de quilmetros 100 bilhes de quilmetros 10 bilhes de quilmetros 1 bilho de quilmetros 100 milhes de quilmetros 10 milhes de quilmetros 1 milho de quilmetros 100 000 quilmetros 10 000 quilmetros 1000 quilmetros 100 quilmetros 10 quilmetros 1 quilmetro 100 metros 10 metros 1 metro 10 centmetros 1 centmetro 1 milmetro 100 microns 10 microns 1 micron 100 nanmetros (1000 ngstroms)

1023
22

1021 1020 10
19

1018 1017 10
16

1015 1014 10
13

1012 1011 1010 109 108 10 10


7

106
5

104 103 10
2

101 100 10
-1

10-2 10-3 10
-4

10-5 10-6 10
-7

10-8 10
-9

10 nanmetros (100 ngstroms) 1 nanmetro (10 ngstroms) 100 picmetros (1 ngstrom) 10 picmetro 1 picmetro 100 fermis 10 fermis 1 fermi 0,1 fermis 0,01 fermis 0,001 fermis

10-10 10-11 10 10
-12

10-13
-14

10-15 10-16 10-17 10-18

A Escala de Temperatura Usada na Astrofsica

A escala termomtrica de uso dirio: a escala Celsius Na nossa vida diria costumamos medir temperaturas usando a escala Celsius. Quando medimos a febre de uma pessoa usando um termmetro clnico qualquer , expressamos o valor marcado em graus Celsius e ao escrev-lo o valor numrico deve vir acompanhado pelo smbolo oC. Essa escala termomtrica tem esse nome em homenagem ao fsico sueco Anders Celsius (1701-1744) que a props em 1742. A escala de temperatura Celsius est baseada no comportamento da gua. Sabemos que ela congela a 0o Celsius e entra em ebulio a 100o Celsius ao nvel do mar. Baseado nesses valores Celsius props a sua escala termomtrica.

Uma escala de temperatura absoluta: a escala Kelvin Para a fsica era importante definir uma escala termomtrica que fosse independente das propriedades de qualquer substncia , o que no ocorre com a escala Celsius. Por esse motivo os fsicos adotaram para suas medidas cientficas a escala Kelvin , que tem esse nome em homenagem ao fsico irlands William Thomson (1824, Belfast, Irlanda; 1907, Netherhall, Ayrshire, Esccia), mais conhecido como Lord Kelvin. A unidade de temperatura da escala Kelvin chamada de "Kelvin" e tem o smbolo K. Note que o correto dizer Kelvin e no "graus" Kelvin. Por exemplo, dizemos 50 graus Celsius mas no dizemos 50 "graus" Kelvin e sim , 50 Kelvin. Na escala de temperatura Kelvin a gua congela a 273 Kelvin e entra em ebulio a 373 Kelvin. A escala Kelvin relaciona-se com a escala Celsius da seguinte maneira: escalas ponto de vapor ( a temperatura na qual o vapor d'gua e a gua lquida esto em equilbrio, presso de uma atmosfera) ponto de fuso do gelo ( a temperatura na qual o gelo e a gua saturada com ar esto em equilbrio, presso de uma atmosfera) Celsius 100,00oC Kelvin 373,15 K

0,00oC

273,15 K

Note que as escalas termomtricas Celsius e Kelvin mostram o mesmo intervalo de 100 divises entre os valores de congelamento e ebulio da gua. Consequentemente elas apresentam o mesmo intervalo para um grau. Podemos ento escrever uma equao que transforma graus Celsius em Kelvin. A temperatura to C est relacionada com a temperatura T Kelvin pelas equaes

t (o C) = T (K) - 273,15. T (K) = t (o C) + 273,15.

O que temperatura? Sabemos que todas as substncias so formadas por tomos. Essas pequenssimas partculas esto constantemente em movimento. A temperatura de um corpo uma medida da agitao dos tomos que o constituem. Ela est diretamente relacionada com a velocidade mdia dos tomos. Um corpo quente revela que seus tomos esto se movendo em altas velocidades enquanto que um corpo frio mostra que seus tomos esto se movendo muito mais lentamente. medida que transferimos energia a um corpo ele aquece. Isso significa que essa energia est sendo absorvida pelos tomos do corpo que reagem aumentando suas velocidades . A escala Kelvin define um ponto bastante especial de temperatura, o chamado zero absoluto. Esse o ponto de partida para a escala Kelvin e corresponde a 0 K ou -273o C. Essa a temperatura mais baixa que pode ser atingida, aquela na qual os tomos esto se movendo do modo mais lento possvel. errado dizer que o zero absoluto a temperatura na qual os tomos param seu movimento. Embora esse movimento seja muito pequeno os tomos nunca param totalmente de se movimentar. Um outro ponto importante notar que, uma vez que impossvel algum objeto estar a uma temperatura mais baixa do que 0 K, no existem temperaturas negativas na escala Kelvin. Como j dissemos anteriormente, a astrofsica (assim como a fsica) mede temperaturas usando a escala termomtrica Kelvin.

Grandezas do Movimento Ondulatrio

A luz emitida pelas estrelas parte daquilo que chamamos de radiao eletromagntica. Como veremos mais tarde, essa radiao possui as caractersticas de uma onda e, para entend-la precisamos definir algumas grandezas bsicas do tipo de movimento caracterstico das ondas, o movimento ondulatrio. Caracterizamos uma onda, qualquer que seja a sua origem, pelo seu

comprimento de onda: que a distncia entre os mximos de uma onda ;

e pela sua frequncia: que o nmero de mximos da onda que passam por segundo por um determinado ponto.

propriedade frequncia

smbolo

unidade de medida

Hertz (Hz) = ciclos/segundo centmetro (cm) ou ngstroms () = 10-8 cm ou nanometros (nm) = 10-9 m = 10-7 cm = 10

comprimento de onda

A frequncia ou o comprimento de onda juntamente com a amplitude caracterizam qualquer onda existente, seja ela uma onda no mar, uma onda sonora ou uma onda eletromagntica. Algumas propriedades so comuns a todas as ondas como, por exemplo, o fato de que todas elas transportam energia ( ateno : na fsica clssica a energia transportada por uma onda depende de sua amplitude , mas na fsica quntica depende s da frequncia ! ) . No entanto, veremos mais tarde que outras propriedades faro a distino entre os diversos tipos de onda que conhecemos na natureza. Por exemplo, as ondas sonoras precisam de um meio para se propagar enquanto que as ondas eletromagnticas so capazes de se propagar em qualquer meio material e at mesmo no vcuo.

Os Sistemas de Coordenadas Astronmicas

Se olharmos para o cu em uma noite escura podemos ver a olho n cerca de 3000 estrelas, alguns planetas (dependendo da poca do ano), eventualmente alguns meteoritos, trs galxias (uma se voc estiver observando no hemisfrio norte e duas se for um observador do hemisfrio sul) e , muito mais raramente , algum cometa ou supernova. Digamos que voc est observando o cu e, de repente algum objeto celeste, seja ele uma estrela muito brilhante ou com uma cor caracterstica, chama a sua ateno. Voc observa o objeto e decide observ-lo novamente na noite seguinte. Como fazer para encontr-lo de novo? Claro que voc pode usar o velho processo de "procurar at achar". Tomara que voc tenha sorte e encontre logo o objeto que procura porque se no sua falta de sorte pode significar uma longa procura e, consequentemente, a perda de um tempo precioso de observao. Uma maneira mais inteligente tentar associar o objeto de seu interesse com outros objetos prximos. Mas, como fazer isso? No d para lembrar a posio do objeto no qual voc tem interesse dizendo que ele estava prximo a uma outra estrela "muito bonita". Essa informao no seria til para outros astrnomos porque o critrio que voc usou bastante subjetivo. Para evitar problemas desse tipo precisamos definir um conjunto de coordenadas, comum a todos os observadores, e capaz de descrever com exatido e de modo unvoco a posio deste objeto que chamou a sua ateno (quem sabe voc acabou de observar a exploso de uma estrela?). No entanto, no trivial definir um sistema de coordenadas com as caractersticas acima e isto faz parte do trabalho dos astrnomos que so especializados em uma rea da astronomia chamada "astronomia de posio". Para mapear as posies dos corpos celestes com preciso os astrnomos desenvolveram vrios sistemas de coordenadas que so usados de acordo com o tipo de objeto que est sendo observado. Para comear, vamos definir de modo geral o que chamamos de coordenada astronmica ou coordenada celeste : uma coordenada astronmica apenas um arco de um crculo , seja ele horizontal ou vertical, que traamos na esfera celeste e que utilizado para definir a posio de algum objeto astronmico sobre esta esfera. Volto a insistir que, de acordo com a nossa suposio, estamos considerando que os astros se situam sobre a superfcie interna da esfera celeste e a Terra ocupa o seu centro. Isto quer dizer que os objetos celestes tero a sua posio definida sobre uma esfera. As trs coordenadas que definem um ponto sobre a superfcie de uma esfera so chamadas de coordenadas esfricas. Elas so o raio r da esfera, e dois ngulos e . No caso da astronomia, por considerarmos que todos os objetos celestes esto sobre a superfcie da esfera celeste e, portanto, mesma distncia da Terra, temos que o raio r o mesmo para todos os corpos celestes. Deste modo, bastam as duas coordenadas angulares para definir de modo nico a posio de um astro sobre a esfera celeste ( lembre-se que a localizao de um ponto na superfcie da Terra determinada pela longitude e latitude ) . Os Vrios Sistemas de Coordenadas Como dissemos anteriormente, a esfera celeste uma esfera imaginria onde esto projetados todos os objetos celestes vistos por um observador situado na superfcie da Terra. Obviamente o centro da esfera celeste o prprio centro da Terra. Sobre qualquer esfera podemos definir os chamados grandes crculos ou seja, crculos que tm como centro o prprio centro da esfera sobre a qual eles so traados. Por exemplo, o equador da Terra um grande crculo, assim como todos os possveis crculos que unem os plos tambm so grandes crculos. Esse conceito de "grandes crculos" ser muito til para as definies que se seguem. O que distingue os vrios sistemas de coordenadas usados na astronomia o chamado plano fundamental de referncia escolhido em cada um deles. Esses planos fundamentais de referncia so grandes crculos em relao aos quais as coordenadas so definidas. Assim, se o plano fundamental o horizonte , as coordenadas so chamadas de coordenadas horizontais. Se o plano fundamental for o equador as coordenadas usadas so as coordenadas equatoriais e assim por diante. Cada um desses sistemas mais til em algum caso especfico de estudo na astronomia ou montagem de telescpios. No caso das estrelas, que o nosso assunto, o sistema de coordenadas mais utilizado o sistema de coordenadas equatoriais cujo plano fundamental de referncia o equador celeste. As distncias angulares medidas a partir do plano fundamental so calculadas, em todos os casos, ao longo de arcos de crculo

perpendiculares a ele. Estas distncias certamente iro depender do sistema de coordenadas considerado. Cada uma delas lida em ngulos que variam entre +90o e -90o ( onde os plos esto situados ) . Os plos dos sistemas de coordenadas podem ser os plos celestes ( norte e sul ) , os plos da eclptica, o znite e o nadir , ou ento os plos da nossa Galxia, tambm chamados de plos galcticos. Sistema de Coordenadas Equatoriais

Do mesmo modo que as longitudes e latitudes estabelecem localizaes sobre a superfcie da Terra, tambm foi criada uma rede similar para designar localizaes no espao, sobre a esfera celeste. De modo semelhante ao "sistema geogrfico", os astrnomos criaram um sistema de coordenadas para os objetos celestes cujo plano fundamental, ou seja, o plano em relao ao qual as coordenadas de um astro so definidas, o equador celeste. Este o "sistema de coordenadas equatoriais" e as coordenadas definidas nele so chamadas de declinao (coordenada anloga latitude das coordenadas geogrficas) e de ascenso reta (coordenada anloga coordenada geogrfica longitude). coordenada declinao ascenso reta abreviao dec A.R. smbolo

Para um observador situado sobre a superfcie da Terra, as estrelas parecem girar a cada 23 horas e 56 minutos. Temos a impresso, ento, que o sistema de coordenadas equatoriais tambm gira com esta mesma taxa. No entanto, sabemos que a Terra que est girando e as estrelas permanecem fixas. Deste modo, o sistema de coordenadas equatoriais tambm permanece fixo e dizemos que a ascenso reta e a declinao formam um sistema de coordenadas fixo para as estrelas (veremos mais tarde que a precesso da Terra modifica estas coordenadas lentamente ao longo do tempo). Tecnicamente, para definir ascenso reta e declinao dos corpos celestes precisamos usar os crculos horrios, que so grandes crculos que passam atravs dos polos celestes e cruzam perpendicularmente o equador celeste.

A Declinao A declinao de uma estrela a sua distncia angular medida para o norte ( declinao positiva ) ou para o sul ( declinao negativa ) do equador celeste . a medida anloga, como dissemos acima, latitude sobre a Terra que medida a partir do equador terrestre. Ela medida em graus , minutos e segundos . A medida um arco do chamado crculo horrio : o crculo mximo que passa pelos plos e pela posio desejada . Se o astro est sobre o equador celeste sua declinao zero grau . A Ascenso Reta A ascenso reta obtida pela projeo das linhas de longitude do sitema geogrfico . Longitude zero sobre a Terra arbitrariamente designado como sendo dada pelo meridiano que passa pela cidade de Greenwich, na Inglaterra. Entretanto, a Terra gira em relao esfera celeste. Evidentemente, do ponto de vista da Terra a esfera celeste que est rodando. Por conseguinte, um ponto sobre a esfera celeste deve ser escolhido para representar a longitude zero. Este ponto chamado de equincio vernal. Lembre-se: o equincio vernal o ponto zero da ascenso reta.

A ascenso reta de um objeto celeste o ngulo at o crculo horrio deste objeto, medido na direo leste ao longo do equador celeste a partir do equincio vernal. A ascenso reta tambm difere da longitude na sua unidade de medida. A ascenso reta expressa no em graus mas em horas, minutos e segundos . O intervalo de variao da ascenso reta entre 0 e 24 horas . Como em 360 o existem 24 horas , cada hora corresponde a 15o .

As Foras que Atuam na Natureza

As Leis de Newton para o movimento dos corpos No nosso dia-a-dia sempre vemos em volta corpos em movimento. Observando o cu notamos que os corpos celestes tambm se movem. Embora as estrelas paream estar fixas na esfera celeste , a Lua e os planetas demonstram muito evidentemente que os objetos celestes se deslocam no espao. E as mesmas leis que regem o movimento dos corpos sobre o nosso planeta tambm conseguem descrever o movimento dos corpos celestes. Estas leis bsicas do movimento, na verdade apenas trs leis, foram descobertas pelo fsico ingls Isaac Newton. Primeira Lei de Newton Esta lei, tambm chamada de Lei da Inrcia, nos fala sobre a ao que deve ser feita para manter um corpo em movimento. "Um corpo permanece em repouso ou em movimento retilneo uniforme a menos que haja uma influncia externa, ou seja uma fora, atuando sobre ele."

Assim, se no h nenhuma fora agindo:

um corpo em repouso permanecer em repouso um corpo que se move continuar se movendo com a mesma velocidade e na mesma direo

Ento , por que quando eu empurro um carro ele anda um pouco e para? Isto ocorre devido presena de foras, tambm externas, que atuam sobre o carro no sentido contrrio ao seu movimento. Estas foras, chamadas de foras de atrito, so as responsveis pelo fato do carro parar. Se as foras de atrito no existissem, ao aplicarmos uma fora sobre um corpo ele iniciaria um movimento que duraria para sempre (felizmente para ns existe a fora de atrito. Voc consegue imaginar por que?). Observaes:

veja que a primeira lei de Newton fala de "movimento retilneo uniforme". A palavra "uniforme" chama a ateno para o fato de que a velocidade do corpo constante. A palavra "retilneo" significa obviamente que o corpo no est realizando qualquer curva uma vez que o corpo que segue uma trajetria curva est acelerado ( alguma fora atua sobre ele ) . no confunda velocidade com acelerao. Acelerao uma variao da velocidade de um corpo em um intervalo de tempo. No entanto, esta variao que d origem acelerao tanto pode ser no "valor" da velocidade quanto na "direo" da velocidade.

Segunda Lei de Newton Esta lei estabelece uma relao entre os conceitos de fora, massa e acelerao. Estes trs conceitos so fundamentais para a fsica:

massa: uma medida da inrcia de um corpo. Ela est relacionada com a dificuldade que temos para colocar um corpo em movimento. A massa de um corpo representada pela letra m. fora: a influncia externa sobre um corpo. Ela representada pela letra F. acelerao: uma variao no movimento. Esta variao pode ser de aumento ou diminuio na velocidade de um corpo e/ou de mudana na direo de deslocamento do corpo. Ela representada pela letra a.

Se considerarmos corpos que se movem com velocidades muito menores que a velocidade da luz, a massa do corpo constante e a segunda lei de Newton pode ento ser escrita como:

F=ma
Observaes:

no confunda massa com peso. Massa uma grandeza fundamental da fsica. Peso a ao da gravidade sobre um corpo de massa m. Deste modo, o peso de um corpo na Terra dado pela massa que ele possui multiplicada pela acelerao da gravidade existente na superfcie do nosso planeta (se voc quer saber qual seria o seu peso em vrios planetas visite a seo "jogos" do nosso site "Pequeno Cientista"). o conceito de "fora" no est associado apenas a algo externo a um corpo. Tambm existem foras atuando no interior de todos os corpos.

Terceira Lei de Newton Tambm conhecida como Lei da Ao e Reao. Quando um corpo A exerce uma fora sobre um corpo B, o corpo B exercer uma fora igual e em sentido oposto sobre o corpo A.

FAB a fora que um corpo A exerce sobre um corpo B ento a terceira lei de Newton nos assegura que o corpo B exercer uma fora de mesmo valor e de sentido contrrio sobre o corpo A, que representamos por -FBA.
Se chamarmos de O sinal negativo caracteriza o sentido contrrio que esta fora tem em relao primeira fora. A Terceira Lei de Newton ento escrita como

FAB = - FBA
Esta terceira lei, na verdade, nos revela como conservado o momentum de um corpo. Momentum (tambm chamado de "momentum linear") definido como o produto da massa do corpo pela sua velocidade. com base na Terceira Lei de Newton que explicamos porque um foguete consegue voar (tente imaginar como).

Exerccio Um burrinho, muito inteligente, recusa-se a puxar uma carroa e argumenta: "Com base na Terceira Lei de Newton , ao esforo que eu fizer para deslocar a carroa corresponder uma ao igual e contrria. Deste modo, por mais que eu queira, o meu esforo sempre ser anulado pois as foras so iguais e em sentido contrrio, o que dar um resultado nulo. Eu no vou puxar esta &%$*#@ carroa de modo algum . Posso ser um burro malcriado mas no sou estpido. Eu exijo a presena de uma ONG para defender os meus direitos!" Uma autoridade que passava pelo local gritou: "Alm de no saber fsica t perturbando a ordem! "Tje" preso!" e levou o burrinho para a cadeia de segurana mxima. Afinal quem est com a razo?

As foras fundamentais da natureza A partir das definies acima das trs leis de Newton poderamos facilmente ser levados a pensar que elas descrevem todos os fenmenos que ocorrem na natureza envolvendo foras.

Isto no verdade. As leis de Newton descrevem a ao das foras sobre os corpos de grande tamanho, os chamados corpos macroscpicos. No entanto elas no nos dizem quais so as foras fundamentais, tambm chamadas de interaes fundamentais, que ocorrem em todas as escalas de tamanho do Universo, sejam elas microscpicas ou macroscpicas. Quando estudamos o interior da matria, os tomos e as molculas, vemos fenmenos muito diferentes daqueles que acontecem no nosso mundo dirio. Para descrever estes fenmenos foi necessrio introduzir diversos outros conceitos de foras na fsica. Mas afinal, por que isso interessa astronomia? Pelo simples fato de que todos estes fenmenos aparecem em processos fsicos que determinam a existncia dos corpos celestes. Sabemos que existem apenas 4 foras, ou interaes, fundamentais na natureza. Todos os fenmenos fsicos que ocorrem na natureza so produzidos por estes quatro tipos de foras, ou interaes, fundamentais e cada uma delas descrita por uma teoria fsica. Elas so: INTERAO GRAVITACIONAL INTERAO ELETROMAGNTICA INTERAO FRACA INTERAO FORTE

Ao a distncia e campos Para que haja uma interao entre corpos preciso que cada um deles saiba o que est acontecendo, ou o que foi mudado, no outro. preciso que haja uma troca de informaes entre eles. Por exemplo, um deles se move e, de algum modo, esta informao levada at o outro corpo que ento rege a esta mudana de acordo com as leis fsicas correspondentes. Antigamente os fsicos pensavam que esta transmisso da informao era instantnea. Isto quer dizer que a propagao da informao se dava com velocidade infinita. Este era, basicamente, o conceito de ao distncia. No entanto, a partir do fato de que existe uma velocidade mxima para os corpos materiais, que a velocidade da luz, os cientistas concluiram que esta informao no podia se propagar com velocidade infinita mas sim com esta velocidade mxima. Foi ento introduzido o conceito de campo. O conceito de campo muito fcil de ser entendido. Segundo a fsica atual todo corpo cria no espao a sua volta uma perturbao que o campo gerado por alguma propriedade intrnseca que ele possui. Por exemplo, todo corpo que tem massa gera um campo gravitacional a sua volta, todo corpo que tem carga eltrica cria um campo eltrico a sua volta, etc. este campo que ir interagir com o campo criado pelo outro corpo de modo que informaes sejam trocadas entre eles. O conceito de campo fundamental para a fsica. O conceito de fora, ou interao, est intimamente associado ao conceito de campo. Todas as interaes fundamentais se revelam por meio da ao dos campos, por elas gerados, sobre outros corpos. Mas, como se d a interao entre os campos? Para a fsica moderna um campo interage com outro por intermdio da troca de partculas chamadas mediadores. Assim, duas partculas que possuem cargas eltricas criam campos a sua volta e estes campos interagem por meio da troca de partculas mediadoras chamadas ftons. Os conceitos de campo e de mediadores so duas conquistas fundamentais da fsica moderna. A tabela abaixo mostra, esquematicamente, detalhes sobre estas foras e que sero logo explicados:

Fora (ou interao) fundamental forte eletromagntica fraca gravitacional

Intensidade 10 10
-2

Teoria cromodinmica quntica eletrodinmica flavordinmica geometrodinmica

Mediador gluon fton W e Z0 graviton

10-13 10-42

necessrio explicar, um pouco, o contedo da tabela. 1. Intensidade: Os valores acima atribuidos para as intensidade das foras no devem ser considerados de modo absoluto. Voc ver valores bastante diferentes em vrios livros, em particular no que diz respeito fora fraca. O clculo desta intensidade depende da natureza da fonte e a que distncia estamos fazendo a medio. O que importante notar a razo entre estas interaes: a fora gravitacional , de longe, a mais fraca entre todas, porm a de maior alcance, sendo a responsvel pela estabilidade dinmica de todo o Universo. Pelo seu destino mesmo . Teoria:

2.

Vemos na tabela que cada fora descrita por uma teoria fsica. Elas sero comentadas mais adiante. 3. Mediadores: J comentamos rapidamente que aps a fsica ter abandonado o conceito de "ao-a-distncia" foi introduzido o conceito de "campo". Os fsicos passaram a entender que cada partcula cria a sua volta uma perturbao, seu "campo", que sentido pelas outras partculas. Foi uma parte da fsica chamada "Teoria Quntica de Campos (TQC)" que introduziu o conceito de "mediadores". Segundo a TQC cada uma das foras que existem na natureza mediada pela troca de uma partcula chamada de "mediador". Estes mediadores transmitem a fora entre uma partcula e outra. Assim, a fora gravitacional mediada por uma partcula chamada graviton. A fora eletromagntica mediada pelo fton, a fora forte pelos gluons e as foras fracas pelas partculas W e Z0, que so chamadas de bsons vetoriais intermedirios. A descrio que voc ver a seguir sobre as foras que regem todos os fenmenos que ocorrem no Universo muito elegante mas, como voc ir notar, ela complica ainda mais o estudo das interaes entre as partculas. Por exemplo, antes descrevamos a interao entre dois prtons como sendo a interao entre duas partculas. Hoje, sabendo que os prtons so partculas compostas por 3 quarks, vemos que a interao entre dois prtons, regida pelas interaes fortes, , na verdade, uma interao entre 6 quarks que trocam gluons ( os mediadores deste tipo de interao ) , incessantemente durante todo o processo. E bom lembrar que existem 8 tipos de gluons. Como voc pode ver, no existe simplicidade na maneira como a fsica moderna descreve a matria e suas interaes. Interao Gravitacional Interao Eletromagntica Interao Fraca Interao Forte

A Fora Gravitacional

Ao observarmos o movimento dos corpos celestes vemos que eles no so objetos errantes que seguem trajetrias quaisquer no espao. Todos eles, sem exceo, percorrem rbitas bem determinadas obedecendo a leis gerais que so vlidas em todo o Universo. Isto importante por nos indicar que os corpos celestes esto sob a ao de foras que os mantm em suas rbitas. Melhor ainda, sabemos que os objetos na Terra interagem e conhecemos as leis que regem essas interaes. Observamos que ao usarmos a primeira lei de Newton e aplicarmos uma fora sobre um corpo qualquer, uma pedra por exemplo, atirando-a para cima ela retorna Terra. Por que isso acontece? Se a nica fora atuante sobre a pedra fosse o atrito com o ar que forma a nossa atmosfera, a pedra diminuiria a sua velocidade at parar e permaneceria flutuando no ar. No entanto, isso no ocorre. A pedra volta para a superfcie da Terra. Uma situao to simples quanto essa nos mostra que a Terra est exercendo algum tipo de fora que atrai a pedra de volta para ela. O mesmo tipo de interao deve ocorrer entre todos os corpos celestes e a ela damos o nome de interao gravitacional.

A descoberta da lei que nos mostra de que maneira os corpos celestes interagem foi feita por Isaac Newton. Aplicando uma ferramenta matemtica que ele havia recentemente desenvolvido, chamada fluctions e que hoje conhecida como "clculo diferencial", rbita da Lua em torno da Terra, Newton foi capaz de determinar que a fora da gravidade deve depender do inverso do quadrado da distncia entre a Terra e a Lua. Ao mesmo tempo , segundo a Terceira Lei de Newton, uma vez que a gravidade uma fora exercida por um corpo sobre outro ela deve atuar de modo recproco entre as duas massas envolvidas. A Teoria da Gravitao de Isaac Newton Newton deduziu ento que: "A fora de atrao gravitacional entre dois corpos de massas M e m diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que os separa".

Para transformar a proporcionalidade em igualdade Newton introduziu uma "constante de proporcionalidade" na sua equao. Esta constante de proporcionalidade a constante de gravitao de Newton, representada pela letra G e que tem o valor G = 6,67 x 10-11 m3 seg-2 Kg-1

Desse modo , a lei da gravitao universal nos d para a fora de atrao gravitacional entre a Terra e a Lua a expresso

onde G a constante gravitacional, M a massa da Terra, m a massa da Lua, e d a distncia entre a Terra e a Lua. Observaes:

a gravidade a mais fraca entre todas as foras fundamentais. a gravidade uma fora de longo alcance. Veja, na equao acima, que no h qualquer limite para o valor de d, que a distncia entre os corpos. a gravidade uma fora somente atrativa. No existe repulso gravitacional. a histria de que Newton teria notado a existncia da lei da gravitao a partir da queda de uma ma , quase certamente, apcrifa.

por causa dessas caractersticas que a gravidade domina vrias reas de estudo na astronomia. a ao da fora gravitacional que determina as rbitas dos planetas, estrelas e galxias, assim como os ciclos de vida das estrelas e a evoluo do prprio Universo, como veremos mais tarde. A constante gravitacional da equao de Newton A gravidade uma fora to fraca que a constante G que aparece na equao da gravitao de Newton no podia ser medida na poca em que a equao foi proposta. O primeiro a estimar o valor de G foi o astrnomo Nevil Maskelyne. Para fazer isto ele procurou usar duas massas bastante diferentes de tal modo que a a fora gravitacional entre elas pudesse ser medida. Nada melhor do que a massa de uma montanha e a de um pedao de chumbo preso a uma linha. Certamente a atrao gravitacional entre estas duas massas provocaria uma deflexo na linha que sustentava o chumbo. Em 1774, Maskelyne aproximou o seu peso de chumbo das encostas inclinadas do Monte Schiehallion, na Esccia, e mediu a deflexo da linha ou seja, a ao gravitacional entre a montanha e o peso de chumbo. Como o monte Chiehallion tinha uma forma muito regular, Maskelyne foi capaz de estimar sua massa e, como ele conhecia a massa do peso de chumbo, foi possvel ento determinar o valor da constante gravitacional G. No entanto, o fsico ingls Henry Cavendish foi o primeiro a medir G no laboratrio. A ao da gravidade nas nossas vidas E de que modo a ao da gravidade se apresenta na nossa vida? O simples fato de voc permanecer de p na superfcie da Terra resultado da existncia da fora gravitacional. a ao da gravidade da Terra que faz voc permanecer sobre ela. claro que voc tem at uma pequena liberdade pois consegue saltar na vertical mas logo obrigado a retornar a sua superfcie to logo a Terra sinta "saudades" de voc e te traga de volta para pertinho dela. E que outra ao da gravidade nos afeta diretamente? A ao gravitacional entre a Terra e a Lua uma dessas aes. ela que produz o conhecido fenmeno das mars. Alm disso, como a Lua um satlite de grande massa, se comparado com os outros satlites do Sistema Solar, a atrao gravitacional entre ela e a Terra serve como elemento estabilizador da rotao do nosso planeta em torno do seu eixo. No entanto, a Lua est se afastando da Terra e a mudana desta ao gravitacional, daqui a milhares de anos provocar uma alterao no eixo de rotao da Terra. Esta mudana se refletir sob a forma de fortes alteraes climticas no nosso planeta. A gravitao quntica J vimos que a teoria clssica da gravitao descrita pela lei de Newton da Gravitao Universal. Sua generalizao relativstica a teoria da Gravitao de Einstein, tambm chamada de Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Na verdade, a interao gravitacional seria melhor chamada de Geometrodinmica, termo proposto pelo fsico norte-americano John Wheeler, uma vez que a relatividade geral geometriza a gravitao. No entanto, como veremos em um dos prximos cursos distncia do ON, sobre Cosmologia, para descrever os estgios iniciais da formao do Universo precisamos de uma teoria quntica da gravitao. At agora os fsicos ainda no possuem uma teoria como essa, apesar dos enormes esforos desenvolvidos para isto. As dificuldades para criar uma teoria quantizada para a gravitao tm sido muito grandes: a matemtica envolvida excepcionalmente sofisticada e os conceitos fsicos esto na fronteira do nosso conhecimento e imaginao.

A Fora Eletromagntica

A interao eletromagntica, ou fora eletromagntica, aquela que ocorre quando corpos possuidores de cargas eltricas e/ou corpos magnetizados interagem. As interaes eletromagnticas so descritas por uma parte da fsica chamada eletrodinmica. Esta a teoria fsica que descreve os fenmenos eltricos e magnticos, ou seja todos os processos de interao que ocorrem entre corpos carregados que interagem por meio de foras eletromagnticas. A formulao clssica da Eletrodinmica foi feita por James Clerk Maxwell. Interao entre corpos carregados: a lei de Coulomb Sabemos que os eltrons tm carga negativa enquanto que os prtons tm cargas positivas. Desta forma, quando dois ou mais prtons, eltrons ou uma mistura destas partculas so colocadas prximas, sempre ocorre um processo de interao eletromagntica. A interao eltrica no ocorre apenas entre eltrons e prtons mas tambm entre dois ou mais corpos quaisquer que possuam carga eltrica. J era conhecido que corpos possuidores do mesmo tipo de carga eltrica se repeliam enquanto que se as cargas fossem diferentes eles se atraiam . Mas foi o fsico francs Charles Augustin Coulomb que conseguiu, a partir de experincias realizadas em seu laboratrio, colocar estas observaes sobre o comportamento de corpos carregadas em uma forma matemtica. Segundo Coulomb, a fora eltrica entre duas partculas carregadas dada por

onde q e q' so as cargas eltricas dos dois corpos, d a distncia entre eles e k uma constante (anloga constante G que surge quando estudamos a gravidade). Esta a chamada lei de Coulomb. Observe que, uma vez que as cargas eltricas podem ter sinais diferentes, a fora calculada pode ser positiva ou negativa. Se ela for positiva isso significa que os corpos tm cargas eltricas com o mesmo sinal e, portanto, se repelem. Se o sinal da fora for negativo, isso nos mostra que as cargas eltricas possuem sinais contrrios e, portanto, os corpos carregados se atraem.

Olhe as duas expresses abaixo:

A da esquerda representa a interao gravitacional entre dois corpos de massa M e m. A da direita mostra a interao eltrica entre dois corpos com cargas q e q'. Rapidamente notamos que estas equaes possuem a mesma forma. No entanto, existem algumas diferenas muito importantes entre elas:

h somente um tipo de massa enquanto que existem dois tipos de carga eltrica - positiva e negativa - que se comportam de maneiras opostas. a gravitao puramente atrativa, mas a fora eltrica pode ser ou atrativa ou repulsiva - cargas eltricas com o mesmo sinal se repelem, cargas eltricas com sinais opostos se atraem. cargas que se movem produzem e respondem fora magntica. Ocorre que as foras eltrica e magntica so manifestaes diferentes de um mesmo fenmeno fsico. Por esta razo os astrnomos e fsicos falam de uma "fora eletromagntica".

Note tambm que a lei de Coulomb nos mostra que a interao eltrica uma fora que tem alcance infinito uma vez que nenhum limite estabelecido sobre o valor de d. As equaes de Maxwell As interaes eletromagnticas, ou seja o conjunto de fenmenos que ocorrem com corpos que possuem carga eltrica ou magnetismo, so regidas pelas chamadas equaes de Maxwell. James Clerk Maxwell foi um fsico escocs que viveu de 1831 1879 e notou que todos os fenmenos eltricos e magnticos que ocorrem na natureza podem ser descritos por um conjunto de apenas quatro equaes! As equaes de Maxwell no so simples matemticamente, exceto para os profissionais de cincias. Elas estabelecem uma ntima relao entre os fenmenos eltricos e magnticos, mostrando que estes no so fenmenos isolados. Os fenmenos eltricos produzem os efeitos magnticos e vice versa. por esta razo que os fenmenos eltricos e magnticos passaram a ser tratados por uma nica teoria chamada eletromagnetismo. Se voc quer conhecer as equaes de Maxwell, propostas por ele em 1865, clique no boto abaixo.

A luz como uma onda Tambm foi Maxwell que mostrou que a radiao eletromagntica, ou seja a luz, se propaga como uma onda. A partir de transformaes matemticas que ele realizou sobre as quatro equaes do eletromagnetismo, Maxwell mostrou que elas se reduziam a uma equao de propagao de uma fenmeno ondulatrio. Desta forma, a luz se propaga no espao como uma onda e por este motivo que a eletrodinmica o estudo das propriedades das ondas eletromagnticas. A luz que recebemos das estrelas nada mais do que a radiao eletromagntica produzida por fenmenos fsicos que ocorrem no seu interior e, posteriormente, emitida por elas. Estas ondas eletromagnticas se propagam no espao interestelar e chegam at ns permitindo-nos ver os objetos celestes. Tambm foi Maxwell que mostrou, a partir da obteno da equao de propagao ondulatria da luz, que a velocidade desta

propagao, ou seja a velocidade da luz, no vcuo vluz = c = 300000 km/seg Observao: um erro comum vermos escrito que a velocidade de propagao da luz de 300000 quilmetros por segundo. Isto no verdade. Esta a velocidade de propagao da luz no vcuo. Em um meio material a luz tem uma velocidade menor do que essa. Este "detalhe" importante porque a velocidade da luz no vcuo a velocidade limite mxima para todos os corpos materiais, princpio esse estabelecido pela Teoria da Relatividade Restrita de Einstein. Em um meio material a velocidade da luz pode ser inferior sua velocidade de propagao no vcuo. Se voc quer conhecer as equaes de propagao ondulatria dos fenmenos eletromagnticos, propostas por Maxwell em 1865, clique no boto abaixo.

O alcance da fora eletromagntica Vimos anteriormente que a fora eletromagntica cerca de 1040 vezes maior do que a fora da gravidade. Se ambas so foras de longo alcance, ento qual o motivo para a gravitao, e no o eletromagnetismo, dominar as interaes entre os corpos celestes? Porqu a maioria das regies do espao so eletricamente neutras e, portanto, no sentem a interao eletromagntica. A diferena de intensidade entre as foras gravitacional e eletromagntica no aparente por causa da natureza dual (atrativa/repulsiva) dessa ltima. No entanto, no nosso dia-a-dia as foras que impedem voc de cair no cho ou de sua cadeira, as foras que so exercidas quando voc empurra um objeto (frico, etc.) so exemplos da fora eletromagntica em ao ( elas so responsveis pela solidez dos corpos ) . A eletrodinmica quntica A teoria clssica da eletrodinmica, construda por Maxwell, j era consistente com a teoria da relatividade especial de Einstein. No entanto, para aplicar estas equaes aos fenmenos eletromagnticos que ocorriam entre partculas elementares carregadas , foi necessrio construir uma nova teoria envolvendo a mecnica quntica. O "casamento" do eletromagnetismo com a mecnica quntica, ou seja, a construo de uma "Eletrodinmica Quntica", foi realizada por grandes nomes da fsica tais como Dirac, Feynman, Tomonaga e Schwinger nos anos da dcada de 1940. A eletrodinmica quntica uma das teorias mais bem construdas da fsica. Os equipamentos eletrnicos que voc usa em sua casa possuem circuitos integrados cuja construo se baseia na eletrodinmica quntica. De fato , a preciso verificada entre os resultados previstos teoricamente e aqueles obtidos no laboratrio fantstica ! A eletrodinmica quntica nos diz que existe uma partcula que a mediadora de todas as interaes eletromagnticas. Esta partcula o fton : um processo de interao de partculas carregadas eletricamente significa uma troca incessante de ftons .

A descrio das interaes eletromagnticas sob qualquer ponto de vista uma das reas mais importantes para ns que gostamos de astrofsica. Lembre-se que vemos as estrelas porque elas emitem radiao e esta radiao nada mais do que ftons produzidos por processos qunticos que ocorrem no interior da estrela.

A Fora Fraca

A fora fraca, tambm chamada de fora nuclear fraca, uma das foras que atua no interior do ncleo atmico. Vemos ento, surpreendentemente, que duas foras atuam no interior do ncleo atmico: a fora nuclear forte e a fora nuclear fraca. Do mesmo modo que a fora nuclear forte, a fora fraca tambm uma fora de curto alcance. Ela atua somente em uma distancia de cerca de 10-16 centmetros. A fora fraca tem , aproximadamente, 10-13 vezes da intensidade da fora eletromagntica. Para que serve ento a fora fraca? Se a fora nuclear forte a responsvel pela estabilidade do ncleo atmico, ento para que serve a fora nuclear fraca? Existem fenmenos que ocorrem no interior do ncleo atmico que, embora tambm estejam relacionados com a estabilidade nuclear, no podem ser explicados sem que postulemos a existncia de uma outra fora, com caractersticas bastante diferentes da fora nuclear forte. Entre estes fenmenos nucleares que exigem a presena de um novo tipo de interao est a radioatividade e o decaimento de partculas nucleares. A radioatividade parte integrante da nossa vida. Algum elementos qumicos possuem a caracterstica especial de emitir, espontaneamente, partculas de altas energias. A este fenmeno damos o nome de radioatividade. Um ncleo radioativo instvel porque ele contm ou prtons demais ou neutrons demais. Como conseqncia disso, este ncleo ejeta espontaneamente partculas at se tonar estvel. Ao fazer isto, este tomo pode se transformar em um outro elemento qumico . O processo chamado de decaimento. Alguns istopos decaem rapidamente enquanto que outros o fazem muito lentamente. A tabela abaixo mostra a meia-vida de alguns istopos radioativos. Definimos meia-vida de um istopo como o tempo necessrio para que metade dos ncleos sofram decaimento. istopo radioativo original Potssio (40K) Rubdio (87Ru) Urnio (
235

meia-vida (em bilhes de anos) 1,3 47,0 0,7 4,5

istopo final estvel Argnio (40Ar) Estrncio (87Sr) Chumbo (207Pb) Chumbo (206Pb)

U)

Urnio (238U)

O estudo dos processos de decaimento radioativo so importantes para determinarmos a idade das rochas. Foram os gelogos, ao datarem a idade de algumas rochas existentes na Terra, que mostraram aos astrnomos que seus clculos sobre a idade das estrelas estavam errados. Para corrigir isto os cientistas tiveram que procurar por novas formas de energia que podiam estar sendo produzidas no interior delas. Foi ento que eles descobriram que havia uma grande produo de energia por processos nucleares nas regies mais centrais das estrelas. Essa compreenso s foi atingida com a teoria da relatividade e da mecnica quntica . A partir do desenvolvimento da tecnologia a radioatividade passou a fazer parte da nossa vida. Ela est associada produo de energia e at mesmo a procedimentos mdicos usados hoje correntemente para o combate a doenas como o cancer. As foras fracas tambm explicam os processos de decaimento nucleares de vrias partculas elementares, tais como : o decaimento beta nuclear, o decaimento do pion, do muon e de vrias partculas "estranhas". O que o decaimento de uma partcula? a sua transformao em outras partculas por processos espontneos. Um exemplo desses decaimentos o do neutron , mostrado a seguir :

_ n > p + e + e
+ A partcula mais comum que interage somente por meio da fora fraca o neutrino, representada pelo smbolo grego . Ouviremos mais sobre o neutrino quando falarmos sobre os processos de reaes nucleares que ocorrem no interior das estrelas e determinam a evoluo estelar.

A teoria atual das foras fracas: a "Teoria Eletrofraca" interessante notar que a fora fraca no era conhecida pela fsica clssica e que sua formulao como teoria estritamente quntica. Isto quer dizer que no existem fenmenos clssicos regidos pela fora fraca. Somente fenmenos que ocorrem no interior do ncleo atmico, ou seja no domnio da fsica quntica, so descritos pela interao fraca. A primeira teoria das interaes fracas foi apresentada por Fermi em 1933. Mais tarde ela foi aperfeioada por Lee, Yang, Feynman, Gell-Mann e vrios outros nos anos da dcada de 1950. Com o desenvolvimento das pesquisas ficamos sabendo que a fora fraca apenas um aspecto de uma "fora unificada" mais geral, chamada "fora eletrofraca", que combina as propriedades da fora fraca e da fora eletromagntica. Essa teoria das interaes eletrofracas devida ao fsico ingls Sheldon Glashow, ao fsico norte-americano Steven Weinberg e ao fsico paquistans Abdus Salam, que a propuseram nos anos de 1960. A nova teoria das interaes fracas, que chamada de flavordinmica por causa de uma das propriedades intrnsecas das partculas elementares, tambm justamente conhecida como Teoria de Glashow-Weinberg-Salam. Nesta teoria, as interaes fraca e eletromagntica so apresentadas como manifestaes diferentes de uma nica fora, a fora eletrofraca. Esta unificao entre a interao fraca e a interao eletromagntica reduz o nmero de interaes fundamentais existentes em pocas mais iniciais do Universo a apenas 3: interao gravitacional, interao forte e interao eletrofraca. A teoria eletrofraca introduz dois tipos de mediadores, aquelas partculas que so responsveis pelo transporte de informaes sobre estas interaes. Os mediadortes da interao eltrofraca so partculas pesadas, obtidas nos grandes aceleradores de partculas. Para interaes fracas que envolvem partculas carregadas, os mediadores so as partculas W+ e W-. Por serem mediadas por partculas carregadas, estas interaes tambm so conhecidas como correntes carregadas.

No caso de interaes fracas que envolvem partculas sem carga, o mediador da interao uma partcula sem carga, ou neutra, chamada Z0. Por este motivo, estas interaes so chamadas de correntes neutras. A partcula Z0 tambm uma partcula muito pesada.

A Fora Forte

O que mantm o ncleo de um tomo unido? Lembre-se que o ncleo atmico formado por prtons e neutrons. Os neutrons no possuem carga eltrica mas os prtons so partculas dotadas de carga positiva. Deste modo, existe uma intensa fora de repulso eletromagntica entre os prtons. Por que motivo, ento, o ncleo de um tomo estvel? Na verdade, os fsicos notaram que a estabilidade nuclear produzida pela presena de um novo tipo de interao entre partculas, a fora nuclear forte, tambm chamada de fora nuclear, de interao nuclear ou de fora forte. esta interao que mantm o ncleo atmico unido. Observao: Veja a importncia da fora nuclear. A estabilidade nuclear est associada fora forte. Se ela no existisse, os ncleos atmicos no existiriam pois ela que mantm o ncleo unido. Na ausncia da fora forte, a fora dominante no ncleo seria a interao eletromagntica. Como os prtons possuem a mesma carga positiva, eles sofreriam uma intensa repulso que provocaria o seu rpido afastamento impedindo que eles se aglutinassem para, juntamente com os neutrons, produzirem os ncleos. E, obviamente, se os ncleos atmicos no existissem, os tomos no existiriam, nem as molculas (que so formadas por tomos). Deste modo, os seres humanos, que so formados por molculas, tambm no existiriam. Pior ainda, se a fora forte no existisse , a matria que forma o Universo tal como o conhecemos tambm no existiria , uma vez que at mesmo os prtons e os neutrons no conseguiriam se formar. Lembre-se que os prtons e nutrons so formados por quarks e a interao entre os quarks se d por meio da fora forte. Se a fora forte no existisse o Universo ainda poderia existir s que ele seria formado por um enorme conjunto de partculas que se deslocariam atravs ele, eventualmente interagindo mas no produzindo as formas de matria que hoje conhecemos.

Algumas caractersticas da fora forte A fora forte possui caractersticas muito particulares. J vimos que para manter as partculas nucleares agregadas a fora forte deve superar a tremenda repulso que surge quando os prtons positivamente carregados so "empacotados" no pequeno espao do ncleo. Embora a fora nuclear seja a mais forte de todas as outras foras fundamentais, ela tem um alcance muito curto. Na verdade, a fora forte s efetiva na escala das dimenses do ncleo atmico ou seja, seu alcance de ~10 -13 centmetros. Deste modo a fora forte somente pode superar a repulso eltrica quando os prtons esto suficientemente prximos para estarem quase se "tocando". Como os neutrons interagem com os prtons por meio da fora forte, mas no tm carga eltrica, mais e mais neutrons so

necessrios para "diluir" as foras repulsivas e manter os ncleos pesados juntos. Podemos, ento, dizer que as foras fortes so aquelas responsveis pelos fenmenos que ocorrem a curta distncia no interior do ncleo atmico. Os mediadores das interaes fortes so os gluons. So estas partculas sem massa que transportam as informaes entre os quarks.

Um prton, que formado por trs quarks com a configurao uud, na verdade um sistema fsico onde ocorre uma intensa troca de gluons, continuamente , entre seus quarks constituintes . Vemos, portanto, que a estrutura da matria nuclear muito mais complicada do que pensavamos anteriormente. Ao invs de estudarmos a interao entre dois prtons como sendo uma interao entre duas partculas, vemos que , considerando seus quarks e gluons, a coliso entre dois prtons um processo de interao entre 6 quarks e um nmero desconhecido de gluons. Alm disso, cabe notar que existem 8 tipos diferentes de gluons. A existncia desses gluons provada a partir de trabalhos tericos envolvendo uma parte da matemtica conhecida como "teoria dos grupos". Por ser uma questo bastante tcnica no mostraremos como isso provado mas, acredite! verdade! O trabalho pioneiro sobre as foras fortes foi realizado pelo fsico japons Yukawa em 1934 , mas at meados da dcada de 1970 no havia, realmente, uma teoria capaz de explicar os fenmenos nucleares . Foi ento que surgiu a cromodinmica quntica, a teoria que explica os fenmenos que ocorrem no interior do ncleo atmico.

Elipse

A geometria um ramo antigo e fascinante da matemtica . Mas s a partir do sculo XVII adquiriu nova e poderosa roupagem quando as figuras geomtricas passaram a ser representadas por equaes ( j vimos uma quando estudamos o movimento com acelerao constante ! ) . Em particular , interessa-nos aqui a figura geomtrica conhecida como elipse : por definio trata-se da curva plana descrita por um ponto que se desloca de modo que a soma das distncias a dois pontos fixos de seu plano ( chamados de focos ) permanece constante . Para represent-la por uma equao precisamos de um sistema de coordenadas . Os dois mais simples so : o sistema cartesiano , com dois eixos perpendiculares entre si ( os eixos x e y ) , e o sistema de coordenadas polares , constitudo pela distancia do ponto em questo at a origem ( r ) e o ngulo entre essa reta e o eixo horizontal ( ) . Veja a figura ,

Pela definio temos ( a letra O designa a origem dos sistemas de coordenadas ) : PF1 + PF2 = 2a . Percebe porqu ? E a denominado sem-eixo maior assim como b o semi-eixo menor .

Definimos a excentricidade da elipse como

e=1 um crculo e e = 0 uma reta . Certo ? Mas vamos s equaes : em coordenadas cartesianas , dizemos que todos os pontos sobre a curva , como P ( com coordenadas x e y ), satisfazem a relao

Mas essa equao se transforma em outra ao usarmos um pouco de trigonometria , x = r . cos y = r . sen

Obtemos por substituio a equao para a elipse em coordenadas polares ( cada ponto sobre a elipse tem um par de coordenadas , r e ) ,

e que a equao que obtemos quando escrevemos e resolvemos a equao diferencial para um movimento planetrio ( com uso da fora gravitacional na 2a lei de Newton ) . Assim , temos naturalmente a 1a lei de Kepler . As outras duas so consequncias dessa forma da equao de movimento .

As rbitas dos Corpos Celestes

Johannes Kepler

Johannes Kepler nasceu no dia 27 de dezembro de 1571 em Weil (Wurttemberg), na Alemanha, e morreu no dia 15 de novembro de 1630 em Ratisbona. Kepler foi um dos mais importantes cientistas do seu tempo e pode-se dizer que, sem os seus trabalhos, a fsica desenvolvida posteriormente por Newton talvez no existisse. Kepler foi um grande matemtico, embora, como era tpico de sua poca , ele tenha sido bastante mstico, interessado principalmente nas relaes numricas entre os objetos do Universo. Ele descreveu a sua busca da cincia como um desejo de conhecer a mente de Deus. Kepler foi para Praga trabalhar com Tycho Brahe e pode, assim, utilizar os seus preciosos dados observacionais.

As leis de Kepler Usando as observaes de alta qualidade, sem precedente, de Tycho Brahe, Kepler pode fazer clculos altamente precisos das rbitas planetrias. Embora Kepler pudesse explicar os resultados observacionais de Tycho Brahe se usasse rbitas circulares, era tanta a confiana que ele tinha nos dados observacionais de Brahe que ele preferiu abandonar este conceito to arraigado de rbita, modificando-o at conseguir igualar preciso obtida por Brahe. Em 1609 Johanes Kepler publicou seu livro

Astronomia nova aitologetos


um vasto volume de quase 400 pginas, onde ele apresentava uma das maiores revolues na astronomia. Neste livro Kepler revelou ao mundo cientfico duas importantssimas leis relacionadas com o movimento planetrio: a lei das rbitas elpticas e a lei das reas.

A chamada terceira lei do movimento planetrio, a lei que relaciona o perodo orbital com as distncias, foi publicada em outro livro de Kepler, editado em 1619 com o ttulo

Harmonices mundi
Resumindo, Kepler desenvolveu trs regras matemticas que eram capazes de descrever as rbitas dos planetas (definimos rbita como sendo a trajetria que um corpo celeste descreve em torno de outro sob a influncia da lei da gravidade s descoberta posteriormente por Isaac Newton). Segundo Kepler ,

as rbitas dos planetas so elipses onde o Sol ocupa um dos focos

os planetas percorrem reas iguais da sua rbita em intervalos de tempos iguais

o quadrado do perodo orbital proporcional ao cubo das distncias planetrias medidas a partir do Sol Por perodo orbital queremos dizer a quantidade de tempo que um planeta gasta para descrever uma rbita completa em torno do Sol. Matematicamente, chamando de P o perodo orbital e de a o semi-eixo maior da elpse escrevemos: P2 = a3

onde P medido em anos e a medido em unidades astronmicas. As conseqncias do trabalho de Kepler muito interessante verificar o que estas leis modificam na astronomia antiga. A primeira lei de Kepler elimina as rbitas circulares que tinham sido aceitas durante 2000 anos. A segunda lei de Kepler substitui a idia de que os planetas se movem com velocidades uniformes em suas rbitas pela observao emprica de que os planetas se movem mais rapidamente quando esto mais prximos do Sol e mais lentamente quando esto mais afastados. A terceira lei de Kepler precursora da Lei da Gravitao que seria desenvolvida por Newton na parte final do sculo 17. Alm disso, as trs leis de Kepler exigem que o Sol esteja no centro do Sistema Solar, em contradio com a idia geocntrica de Aristteles.

A astronomia muda para sempre com Kepler Mais importante do que descrever rbitas ou posies de planetas, as leis de Kepler so na verdade, conseqncias de princpios muito mais fundamentais. Quando as leis de Newton que descrevem o movimento dos corpos e a gravitao, so aplicadas aos sistemas planetrios as leis de Kepler so consequncias naturais . Deste modo, a astronomia e a fsica passaram a ser ligadas para sempre. Os trabalhos de Kepler iniciam uma nova era. A partir de Galileu, o uso dos telescpios tornou-se uma necessidade cada vez maior na astronomia. Equipamentos cada vez mais poderosos passaram a revelar os mais incrveis segredos guardados no universo. Com o uso dos telescpios e com a fuso entre a astronomia e a fsica, a astronomia nunca mais seria a mesma.

Para saber mais

Medindo massas estelares com a terceira lei de Kepler

Ao contrrio do que possa parecer as leis de Kepler no se aplicam somente ao Sistema Solar. Elas so universais o que significa que, a menos de algumas pequenas modificaes, essas leis podem ser aplicadas a qualquer corpo celeste, incluindo-se obviamente as estrelas. Uma das mais importantes utilizaes da terceira lei de Kepler no clculo das massas de estrelas que formam sistemas binrios. Estrelas Binrias Pelo menos a metade das estrelas que vemos no cu no esto isoladas. Elas fazem parte de sistemas de estrelas ou seja, pequenos grupos de estrelas que interagem gravitacionalmente. Esses conjuntos de estrelas so formados por duas, trs e at mais estrelas, o que nos leva a identificar esses sistemas como "sistemas estelares mltiplos". J conhecemos at mesmo sistemas sextuplos de estrelas! Um dos sistemas estelares mais comuns aquele formado por apenas duas estrelas e a esses damos o nome de "sistema binrio" ou "estrelas binrias". Mas, afinal, como se comporta um sistema binrio? Uma estrela gira em torno da outra? Nem sempre. Na verdade, para estudarmos como se comporta um sistema binrio de estrelas devemos entender o conceito de centro de massa. Centro de Massa Em um sistema binrio as duas estrelas esto em rbita no uma em volta da outra mas sim as duas em torno de um centro comum que o chamado centro de massa do sistema. Esse centro de massa, que um ponto, est localizado sobre a linha imaginria que une as duas estrelas. A localizao exata do centro de massa na verdade depende das massas das estrelas e s estar a meio caminho das duas se suas massas forem iguais.

Existem vrias possveis localizaes do centro de massa de um sistema binrio de estrelas dependendo das massas das estrelas que formam o par:

uma das estrelas tem uma massa muitssimo superior da sua companheira

Neste caso o centro de massa do sistema binrio estar localizado dentro do corpo da estrela maior, praticamente no seu centro, sobre a linha imaginria que une os centros das estrelas. Podemos ento dizer que, neste caso, uma estrela gira em torno da outra. Isso o que ocorre no Sistema Solar onde o centro de massa est localizado muito prximo ao centro do prprio Sol.

as duas estrelas possuem massas quase iguais

Neste caso o centro de massa estar localizado na linha imaginria que une os centros das duas estrelas, fora do corpo de qualquer uma delas, ligeiramente mais prximo da estrela que tiver a maior massa.

as duas estrelas possuem massas iguais

Neste caso o centro de massa estar na linha imaginria que une os centro das duas estrelas, fora do corpo de qualquer uma delas, e equidistante delas. Veja que as estrelas que formam um sistema binrio giram em torno do centro de massa do sistema e no necessariamente uma em torno da outra.

Modificando a terceira lei de Kepler A terceira lei de Kepler nos diz que o tempo gasto por um planeta para realizar uma rbita completa em torno do Sol est relacionado com sua distncia ao Sol. Isso expresso matematicamente como P2 = a3 Foi Isaac Newton quem verificou que a terceira lei de Kepler podia ser generalizada de modo a ser aplicada a dois corpos quaisquer que esto em rbita um em relao ao outro. Segundo Newton se um corpo de massa m gira em torno de um corpo de massa M e eles seguem uma trajetria elptica de semi-eixo maior a com um perodo orbital P ento (m + M)P2 = a3 onde P expresso em anos, a expresso em unidades astronmicas, e m e M (que so as massas dos dois corpos em interao) so medidas em relao massa do Sol ou seja, em massas solares. Esta relao fundamental para a obteno de massas estelares. Como os astrnomos usam a terceira lei de Kepler modificada para medir massas estelares Para medir as massas das estrelas de um sistema binrio os astrnomos tm que em primeiro lugar determinar o seu movimento

orbital ou seja, verificar quantos anos elas levam para descrever uma rbita completa. Este intervalo de tempo pode ser de dezenas de anos e ele o valor de P na equao acima.

Em seguida os astrnomo medem o semi-eixo maior da rbita das estrelas, que chamamos de a na equao acima. Esses valores sero substituidos na equao de Kepler modificada. Por exemplo, vamos supor que os astrnomos verificam que as estrelas de um determinado sistema binrio levam cerca de 10 anos para descrever uma rbita completa em torno do seu centro de massa. Isso nos diz que seu perodo orbital, P, de 10 anos. Em seguida eles verificam que o semi-eixo maior de sua rbita tem o comprimento de 6 unidades astronmicas ou seja, a igual a 6. Sabendo que a equao de Kepler modificada (m + M)P2 = a3 pode ser escrita como

temos, substituindo os valores do exemplo,

e ento m + M = 2,16 Msolares Veremos mais tarde que outros parmetros fsicos estelares podem ser deduzidos a partir da dinmica de sistemas binrios junto a outras tcnicas de observao. Por exemplo, se em um sistema binrio as estrelas eclipsam uma a outra (estamos falando das chamadas " binrias eclipsantes") podemos obter informaes sobre os dimetros das estrelas que formam o par.

Luz: Onda ou Partcula?

De todos os sentidos que o corpo humano dispe , a viso , talvez, o mais importante. Sentimos medo do escuro justamente por que, nessas condies, nossa viso bastante prejudicada. Nossa audio fraca, nosso olfato fraco. Embora no tenhamos a viso aguada de um lince , nossos olhos podem nos comunicar o que est acontecendo ao nosso redor com muito mais eficcia do que qualquer outro sentido. Mas, por que vemos? Vemos porque existe luz. Vemos somente por que os objetos refletem parcialmente a luz incidente sobre eles. muito fcil comprovar isso. Um quarto permanece escuro durante a noite se no houver algum tipo de fonte luminosa para ilumin-lo. Ao ligarmos uma lmpada ele fica iluminado e todos os objetos que l esto so percebidos por nossos olhos e registrados pelo nosso crebro. A fonte natural mais importante de luz o Sol. Ao longo de toda a nossa vida sentimos a diferena entre o dia e a noite, resultado de termos ou no a preciosa iluminao fornecida pelo Sol. O que precisamos entender que essa iluminao natural produzida por uma parte da energia radiante emitida pela nossa estrela mais prxima. Como provar que a luz energia? simples. Se voc permanece na parte iluminada pelo Sol em uma rua em pouqussimo tempo sentir na sua pele o aquecimento provocado pela incidncia dessa energia. Na parte no iluminada da rua voc no sentir isso. Luz energia, radiao emitida pelo Sol. No entanto, como veremos mais tarde, a luz apenas uma pequena parte da radiao emitida pelo Sol, uma pequena parte de algo muito maior que recebe o nome de radiao eletromagntica. Antes de discutirmos a radiao eletromagntica como um todo vamos falar um pouco sobre o que a luz. A luz uma partcula O que exatamente a luz? Como ela produzida? De que ela feita? Nos ltimos quatro sculos essas perguntas atormentaram os cientistas. Uma das primeiras pistas importantes sobre o que era a luz surgiu a partir de uma experincia muito simples realizada por Isaac Newton no final do sculo XVII. Nessa poca os cientistas, ou melhor os "filsofos naturais" pois ainda no havia sido inventada a palavra "cientista", sabiam que um feixe de luz solar ao atravessar um prisma de vidro era separado em um conjunto de cores semelhantes quelas que eram observadas nos arco-ris. Essa banda com as cores do arco-ris foi chamada de spectrum (palavra latina com o plural spectra) e que em portugus passou a ser espectro. At aquela poca os filsofos naturais acreditavam que a separao observada da luz branca em vrias bandas coloridas quando atravessava um prisma era devida interferncia do prprio prisma. Para eles o prisma adicionava essas cores luz branca. Newton mudou essa interpretao. Ele sugeriu que a luz branca, na verdade, era uma mistura de todas as cores e que essa separao em bandas coloridas no tinha qualquer relao com o prisma. Para provar isso ele passou um feixe de luz solar em um prisma, obtendo o conhecido espectro colorido e em seguida passou esse espectro por um segundo prisma invertido em relao ao primeiro. Como resultado ele encontrou que somente luz branca emergia do segundo prisma. Ficava claro que o segundo prisma reunia as cores do arco-ris e formava novamente o feixe de luz solar original. Isaac Newton tambm sugeriu que a luz era composta de pequenssimas partculas indetectveis ou seja, corpsculos. Com isso ele apresentou ao mundo cientfico a chamada teoria corpuscular da luz. A luz uma onda Em meados do sculo XVII o astrnomo holands Christian Huygens props uma teoria que explicava a natureza da luz de um modo bem diferente daquele apregoado por Newton. Para Huygens a luz se desloca no espao sob a forma de ondas e no como partculas. Ele apresentou a chamada teoria ondulatria da luz. Por volta de 1801 a comunidade cientfica ficou convencida de que a luz era realmente uma onda graas s experincias realizadas pelo fsico ingls Thomas Young. Sua experincia era bem simples. Ele fez com que um feixe de luz, aps passar por um anteparo opaco onde haviam duas fendas estreitas e paralelas, incidisse sobre uma superfcie branca situada a alguma distncia dessas fendas. Se a luz fosse formada por partculas, idia defendida por Newton, os dois feixes de luz provenientes das duas fendas formariam simplesmente imagens brilhantes das fendas sobre a superfcie branca, como mostra a imagem

abaixo.

No entanto, no era isso que acontecia. Ao realizar sua experincia Young notou que na superfcie branca do anteparo era formada uma distribuio regular de bandas claras e escuras que se alternavam regularmente. Isso era exatamente o que se esperava acontecer se a luz tivesse propriedades ondulatrias.

A descoberta da natureza ondulatria da luz trouxe consigo inmeras perguntas difceis de responder naquela poca. O que formam as ondas de luz? O conceito de ondas est associado a um processo de oscilao. No caso da luz, o que est oscilando? As respostas s comearam a ser conhecidas com as descobertas que associaram a cincia da eletricidade com a cincia do magnetismo. Mais ainda, foi preciso mostrar que essa associao incluia a luz. A luz algumas vezes onda e algumas vezes partcula! A teoria quntica, desenvolvida no incio do sculo XX, postula que a luz composta de pequenssimos pacotes de energia chamados ftons. As partculas de luz so os ftons. No entanto, isso no significa que o modelo ondulatrio da luz tenha sido abandonado. Os dois modelos, seja o do fton ou o ondulatrio, so igualmente teis para explicar as propriedades fsicas da luz tais como brilho, cor e velocidade. por essa razo que a fsica moderna hoje fala que a luz possui uma dualidade onda-partcula. Assim, os fsicos hoje podem escolher qual o modelo que melhor descreve um fenmeno particular. Por exemplo, a reflexo da luz em um espelho mais facilmente compreendida se imaginarmos ftons ou seja, partculas de luz, golpeando o espelho e retornando do mesmo modo que uma bola retorna ao colidir com uma parede. Por outro lado, o modelo ondulatrio explica bem mais facilmente a focalizao de um feixe luminoso por uma lente. O brilho ou intensidade da luz pode ser descrito de modo conveniente por ambos modelos. Tanto o brilho como a intensidade medem a quantidade de energia transportada pela onda. Se imaginarmos a luz como ftons a intensidade proporcional ao nmero de ftons que se deslocam em uma dada direo. Se imaginarmos a luz como uma onda, a intensidade est relacionada com a fora da energia eltrica e magntica vibrantes da onda.

Afinal, o que a luz? Hoje sabemos que a luz a parte visvel da radiao eletromagntica que se propaga em qualquer meio e at mesmo no vcuo. Mas, para chegar a essa compreenso, foram necessrios muitos anos de pesquisas. Vrias experincias mostraram que uma carga eltrica circundada por uma campo eltrico e que um objeto magnetizado circundado por um campo magntico. E no incio do sculo XIX outras experincias demonstraram que uma carga eltrica que se desloca produz um campo magntico e que o movimento em um campo magntico d origem a um campo eltrico. Mesmo assim, considerava-se naquela poca que existiam duas cincias independentes: a cincia da eletricidade e a cincia do magnetismo. Em meados do sculo XIX o fsico e matemtico escocs James Clerk Maxwell mostrou que todos os fenmenos eltrico e magnticos podiam ser descritos por um conjunto bsico de apenas quatro equaes. Essas equaes mostravam que a fora eltrica e a fora magntica eram apenas duas manifestaes diferentes de um nico fenmeno fsico que hoje conhecemos como eletromagnetismo. Combinando suas equaes, Maxwell mostrou que os campos eltrico e magntico propagavam-se atravs do espao sob a forma de ondas. O conjunto formado pelas ondas de campo eltrico e magntico que se propagam acopladas no espao passou a ser conhecido como onda eletromagntica. Ele tambm verificou que as ondas eletromagnticas se deslocavam no espao a uma velocidade de 3 x 10 8 metros por segundo, um valor semelhante quele medido para a velocidade da luz. Dessa forma Maxwell mostrou que as equaes que descreviam o eletromagnetismo traziam dentro delas o conceito de luz.

Tendo em vista que a luz passava a ser entendida como um fenmeno que envolve os campos eltrico e magntico, ela passou a ser considerada uma forma de radiao eletromagntica. Desse modo, hoje dizemos que, segundo os conceitos da teoria ondulatria, a luz uma forma de radiao criada por campos eltrico e magntico que oscilam perpendicularmente um ao outro medida que se propagam pelo espao. No entanto, precisamos ter em mente que a luz visvel apenas uma pequena parte da radiao eletromagntica. Faltava muito ainda para que os cientistas soubessem realmente o que era a radiao eletromagntica. Os comprimentos de onda da luz visvel so muito pequenos, aproximadamente do tamanho de uma bactria. Por esse motivo eles usualmente no so medidos em metros mas em bilionsimos de metros, uma unidade chamada nanometro e que abreviada como nm. O comprimento de onda da luz vermelha tem cerca de 7 x 10 -7 metro ou seja 700 nanometros. A luz violeta por sua vez tem o comprimento de onda de 4 x 10-7 metro ou 400 nanometro.

A tabela abaixo mostra os comprimentos de onda das cores primrias nas trs unidades usadas para med-los. A equivalncia entre as cores e os valores de comprimento de onda so apenas aproximados. comprimento de onda cor vermelho amarelo azul violeta nanometro (nm) 700 580 48 400 micrometro (m) 0,70 0,58 0,48 0,40 ngstrom () 7000 5800 4800 4000

A Radiao Emitida pelos Corpos Celestes

A luz como onda eletromagntica Ao olharmos para as estrelas vemos que elas emitem luz. Esta luz nada mais do que uma forma de radiao, parte da energia produzida no seu interior, e que se propaga pelo espao sob a forma sob a forma de uma onda. Dizemos ento que a radiao eletromagntica emitida pelas estrelas, assim como por qualquer outro corpo celeste, possui as caractersticas de uma onda que chamada de onda eletromagntica. J vimos que uma onda, qualquer que seja a sua origem, caracterizada pelo seu comprimento de onda e pela sua frequncia. Uma propriedade caracterstica das ondas eletromagnticas que elas so capazes de se propagar em qualquer meio material e at mesmo no vcuo. Outros tipos de ondas, como por exemplo as ondas sonoras, no se propagam no vcuo .Precisam de um meio material para faz-lo. A velocidade de propagao de uma onda eletromagntica representada pela letra c e corresponde a c = 2,99792458 x 108 m/seg ~ 3,00 x 108 m/seg no vcuo Se mximos da onda passam por um determinado ponto a cada segundo (o que a medida de sua freqncia), cada um deles separados por cm (o que a medida de seu comprimento de onda), ento a velocidade de propagao da radiao eletromagntica dada por: velocidade de propagao da radiao eletromagntica = c

c = x = frequncia x comprimento de onda


Temos, ento, que a freqncia e o comprimento de onda se relacionam pelas expresses:

= c/
ou

= c/
A radiao eletromagntica Muitas experincias foram aos poucos revelando que, alm da luz visvel, a radiao eletromagntica era formada por outras formas de radiao que nosso olhos no conseguiam perceber. Luz visvel, ondas de rdio, microondas, raios X, todas so formas diferentes da radiao eletromagntica. Cada uma delas est definida em um intervalo de comprimentos de onda ou ou energia. Ao conjunto de todos os valores possveis de comprimentos de onda da radiao eletromagntica damos o nome de "espectro eletromagntico". A radiao ultravioleta A radiao ultravioleta uma importante parte do espectro eletromagntico descoberta em 1801 pelo fsico e qumico alemo Johann Wilhelm Ritter (1776-1810). Ao realizar experincias com elementos qumicos que podiam ser sensveis a luz, Ritter notou que ao fazer brilhar um espectro de luz solar sobre uma camada de cloreto de prata, a substncia qumica escurecia mais fortemente na regio situada logo aps a extremidade violeta do espectro. A radiao ultravioleta no difere fisicamente da luz visvel , exceto pelo valor de seu comprimento de onda que mais curto do que o da luz visvel. A radiao ultravioleta intensamente produzida pelo Sol. Quando

consideramos os efeitos que a radiao ultravioleta pode fazer sobre o corpo humano ou o meio ambiente , ns a subdividimos em trs partes:

classificao da radiao ultravioleta UVC UVB UVA

comprimento de onda 100-280 nm 280-315 nm 315-400 nm

Essa classificao no possui muito uso na astronomia mas importante para a nossa vida. A radiao ultravioleta UVC absorvida pelo oznio da atmosfera da Terra. No entanto, a maior parte da radiao ultravioleta UVA, assim como cerca de 10% da radiao UVB, alcanam a superfcie da Terra e so muito importantes no que diz respeito sade do ser humano. Embora pequenas quantidades de radiao ultravioleta sejam essenciais para a produo de vitamina D pelo nosso organismo, uma superexposio a ela pode resultar em srios efeitos nocivos aos nossos olhos, pele e sistema imunolgico. Para estudos astronmicos dividimos a radiao ultravioleta em duas categorias: classificao da radiao ultravioleta ultravioleta prximo (near UV) ultravioleta longinqo (extreme UV) comprimento de onda 380-200 nm 200-10 nm

Curiosamente , alguns comprimentos de onda da radiao ultravioleta so chamados coloquialmente de "luz negra", pois so invisveis ao olho humano. Essas "luzes negras" so comumente usadas em festas. Alguns animais, tais como pssaros, rpteis e insetos (por exemplo, abelhas), conseguem ver no ultravioleta prximo. Muitos pssaros tm desenhos em suas plumagens que so invisveis nos comprimentos de onda usuais da luz visvel mas podem ser vistos com o uso da luz ultravioleta. Tambm a urina de certos animais so mais fceis de serem vistas usando-se a luz ultravioleta. A radiao infravermelha Por volta de 1800 o astrnomo alemo Wilhelm Friedrich Herschel (1738 1822), mais conhecido como William Herschel por conta de sua naturalizao como cidado britnico, descobriu a radiao infravermelha em uma experincia com um prisma. Ele manteve um termmetro logo aps o final da regio vermelha do espectro visvel e notou que o aparelho mostrava um aumento na temperatura. Isso indicava que, naquela regio, o termomtro estava sendo exposto a uma forma invisvel de energia. Sabemos hoje que, embora ns humanos no possamos enxergar a radiao infravermelha, alguns animais conseguem perceb-la. Ao contrrio do que muitas vezes afirmado, as cobras no possuem olhos que "vem" no infravermelho. Elas conseguem perceber o calor emitido pelos corpos de suas possveis presas no com os olhos mas sim com dois receptores sensveis ao infravermelho, que esto localizados em buracos profundos situados entre as narinas e os olhos. So esses sensores que permitem que as cobras "vejam" ou melhor, sintam a presena do calor irradiado por outros animais. Esses detectores so membranas sensveis radiao infravermelha e permitem que certos tipos de cobras possam detectar presas cujos corpos estejam a temperaturas mais altas ou mais baixas do que o meio circundante. Essa diferena de temperatura no precisa ser grande. Mesmo fraes de grau j so suficientes para que a cobra detecte a presena de uma "refeio". A radiao infravermelha comumente dividida nas seguintes categorias:

classificao da radiao infravermelha infravermelho prximo (near IR) infravermelho curto (short IR) infravermelho mdio (ou intermedirio) (mid IR) infravermelho longo (long IR) infravermelho longinqo (far IR)

comprimento de onda 0,71,4 m 1,43 m 38 m 815 m 30m-450m

A radiao infravermelho prxima ou seja, radiao infravermelha com comprimentos de onda bem prximos quele da regio vermelha da luz visvel, comporta-se de modo bastante semelhante luz visvel. Ambas so detectadas usando-se equipamentos eletrnicos semelhantes . Por essa razo a regio do infravermelho prximo do espectro eletromagntico quase sempre incorporada como parte do espectro "ptico" ( ou visvel ) , juntamente com o ultravioleta prximo. A maior parte dos equipamentos cientficos tais como os telescpios pticos so capazes de observar tanto na regio visvel como no infravermelho prximo. J a regio que define o infravermelho longinqo se estende at os comprimentos de onda submilimtricos e s pode ser observada por telescpios colocados em grandes altitudes, tais como o James Clerk Maxwell Telescope, no Mauna Kea Observatory, Hava, Estados Unidos. Esse o maior telescpio submilimtrico do mundo, uma antena de 15 metros de dimetro construda pelos Reino Unido, Canad e Holanda.

Ondas rdio experincias com onda de alguns poderiam se deslocar Michael Faraday e se Einstein ( mas aqui

Em 1888 o fsico alemo Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), ao realizar centelhas eltricas, produziu radiao eletromagntica com comprimento de centmetros. Hoje essa radiao conhecida como ondas radio. Hertz realizou vrias experincias e conseguiu provar que os sinais eltricos atravs da atmosfera. Isso j havia sido previsto por James Clerk Maxwell e tornou a base terica sobre a qual ocorreu a inveno do radio. Hertz tambm descobriu o efeito fotoeltrico, mais tarde explicado por Albert necessrio utilizar o conceito de fton , no qual a energia s depende da frequncia da radiao . No conceito ondulatrio , a energia depende da amplitude da onda , e isso no explica o efeito fotoeltrico . Foi um dos motivos para Einstein receber o prmio Nobel de fsica ) . Ele notou que um objeto com carga eltrica perde essa carga mais facilmente quando iluminado pela luz ultravioleta.

Raios X

O fsico alemo Wilhelm Conrad Rntgen (1845-1923) foi o primeiro cientista a detectar e registrar a existncia de um novo tipo de radiao que, por ser totalmente desconhecida naquela poca, recebeu o nome de "raios X". Isso ocorreu no dia 8 de novembro de 1895. Roentgen logo notou que os "raios X" possuiam propriedades nicas. Essa radiao era capaz de penetrar no corpo humano e "fotografar" o que havia abaixo da pele. Nessa poca as pesquisas sobre o interior do corpo humano eram realizadas de modo exclusivamente invasivo pois no se conhecia nenhum meio que permitisse fotografar o interior do nosso corpo. No dia 22 de dezembro de 1895, Roentgen levou sua esposa Anna Bertha Roentgen (1839-1919) at seu laboratrio e fez uma fotografia em raios X de sua mo. Pela primeira vez em todo o mundo foi obtida uma imagem do interior do corpo humano sem a necessidade de abr-lo (imagem ao lado). Roentgen esperava que sua esposa ficasse agradavelmente surpresa com a novidade mas a simples viso dos ossos de sua prpria mo a aterrorizou, como se isso fosse uma premonio de sua morte! Logo aps a publicao da descoberta dos raios X os mdicos reconheceram que muitas cirurgias explorativas no precisariam mais ser feitas graas ao trabalho de Roentgen. No entanto, muitos se sentiram perturbados pelas imagens do interior do corpo humano oferecidas pelos raios X e alguns at mesmo afirmaram que a nova descoberta era capaz de obter imagens da alma tambm interessou profundamente o pblico leigo e, logo em seguida, as passaram a ser atraes em vrios circos europeus! Hoje sabemos os males exposio aos raios X pode provocar no nosso corpo mas, como isso no era o uso dos raios X como diverso espalhou-se. Mais tarde, algumas pessoas preo devido por essas exibies. O impacto cultural da descoberta dos raios X foi de 30 anos eles passaram a ser citados em literrias de James Joyce, Thomas Mann e Virginia recebeu o primeiro Prmio Nobel concedido a um fsico pela sua descoberta dos raios X. Roentgen se recusou a patentear sua descoberta deixando-a para uso de toda a humanidade. Raios gama Os raios gama, que formam a parte mais energtica do espectro eletromagntico, foram descobertos pelo qumico e fsico francs Paul Ulrich Villard (1860-1934) (imagem a esquerda) em 1900 quando ele estudava as propriedades do urnio. Villard notou que esse material radioativo emitia uma forma de energia que no conseguia ser desviada por campos eltricos ou magnticos. Ele sups que se tratavam de partculas e no radiao. Somente em 1910 que o fsico britnico William Henry Bragg mostrou que essa nova forma de energia recm detectada era radiao e no partcula. Em 1914 os fsicos Ernest Rutherford (1871-1937) (imagem a direita) e Edward Andrade mostraram que os raios gama eram uma forma de radiao eletromagntica e mediram seus comprimentos de ondas. Eles verificaram que os comprimentos de onda dos raios gama eram semelhantes queles dos raios X, descobertos anteriormente, com a caracterstica de serem muito curtos , situando-se no intervalo 10-11 metro a 10-14 metro. Foi tambm Rutherford que criou o nome "raios gama", alm dos nomes de outras duas formas de radiao conhecidas naquela poca, que foram chamadas por ele de "raios alpha" e "raios beta". No entanto, ainda por um bom tempo, a verdadeira natureza dessas trs formas de radiao permaneceria desconhecida. Uma diferena fundamental que, ao contrrio da radiao gama, a radiao alpha (ou melhor, partcula alpha) e a radiao beta no so formas de radiao eletromagntica. Os raios gama tm sido de grande ajuda nos processos de esterilizao de equipamento cirrgico, e nos processos industriais de destruio de bactrias em alimentos, em particular carnes e vegetais. Embora a exposio excessiva a raios gama provoque o surgimento de cancer no corpo humano (com excesso do Hulk que prefere ficar verde, possivelmente de raiva!) eles so usados para o tratamento de tecidos cancerosos. Os raios gama tambm so usados intensamente para o estabelecimento de diagnsticos em medicina nuclear. Hoje sabemos que, do mesmo modo que os raios X, os raios gama so uma forma de radiao eletromagntica. No entanto, os raios gama tm uma energia mais elevada, e consequentemente um comprimento de onda mais curto do que os raios X. Observe que a linha divisria entre essas duas formas de radiao eletromagntica no claramente definida. No existe diferena fsica entre raios gama e raios X que possuem a mesma energia. Nesse caso eles so apenas nomes diferentes da mesma radiao eletromagntica. No entanto, essas duas formas de radiao sero distinguidas pela forma como foram geradas. O raio gama uma radiao eletromagntica de alta-energia produzida por transies nucleares. O raio X uma radiao eletromagntica de altas-energias

humana! A descoberta de Roentgen fotografias de raios X que uma prolongada conhecido naquela poca, pagaram com sua sade o to grande que em menos importantes obras Woolf. Em 1901 Roentgen

produzida por transies de energia provocadas por eltrons acelerados. Como certas transies de eltrons podem ter energia mais alta do que certas transies nucleares, existe um intervalo de superposio entre as energias possveis de raios X e raios gama. Essa regio composta, ao mesmo tempo, por raios gama de baixas energias e raios X de altas energias. O espectro eletromagntico completo As diversas partes do espectro eletromagntico so: intervalo raios gama raios X ultravioleta luz visvel infravermelho ondas rdio comprimento de onda caractersticas a freqncia mais alta, o comprimento de onda mais curto, a energia mais alta

abaixo de 0,1 0,1 - 100 100 -- 3000 3000 a 10000 = 1 m (1 micrometro ou micron) 1 m - 1 mm acima de 1 mm

o nico tipo de radiao eletromagntica que os nossos olhos podem perceber.

a freqncia mais baixa, o comprimento de onda mais longo, e a energia mais baixa.

Na imagem abaixo, passe o cursor do "mouse" sobre a representao da onda eletromagntica, na parte de baixo da figura, para ver como o Universo aparece em cada regio do espectro eletromagntico.

Uma diviso mais detalhada do espectro eletromagntico est em

Os corpos celestes emitem radiao eletromagntica de vrios comprimentos de onda ao mesmo tempo. No entanto, nossos olhos s

conseguem perceber a parte do espectro que chamada de luz visvel. Hoje a astrofsica possui detectores especiais capazes de observar todas as regies do espectro eletromagntico e deste modo conseguimos ter uma descrio completa de toda a energia que est sendo irradiada por um corpo celeste. A radiao trmica e a energia trmica Qualquer objeto com uma temperatura superior a zero Kelvin emite energia. Esta energia liberada conhecida como "radiao trmica". Para a astrofsica mais comum nos referirmos a esta radiao trmica como "radiao de corpo negro". A relao entre a quantidade de energia emitida por um corpo, o comprimento de onda (ou freqncia) desta radiao e a temperatura do corpo uma equao conhecida como lei de Planck, em homenagem ao fsico alemo Max Planck que primeiro a descobriu. A lei de Planck dada por:

E=h
onde h = 6,63 x 10-34 Joule segundo a constante de Planck. Assim, vemos que uma onda caracterizada pela sua energia E. E como = c/ temos que

E = hc/
Para um objeto aquecido a uma dada temperatura, T, a equao de Planck nos d a quantidade de energia emitida em cada comprimento de onda. No entanto, em algumas regies do espectro eletromagntico as ondas transportam uma energia muito baixa. Por exemplo, a rdio do Ministrio da Educao (rdio MEC) se anuncia como 98,8 FM. Isto significa que seus transmissores emitem uma freqncia = 98,8 megahertzs = 98800000 ciclos/segundo. Deste modo, a onda eletromagntica transmitida pela rdio MEC tem um comprimento de onda de cerca de = c/ = 300000000/98800000 = 3,0364 metros, medido entre os pontos mximos dos campos eltrico e magntico da onda. A energia desta onda rdio obtida fazendo-se E = h = 6,63 x 10-34 x 98800000 = 6,55 x 1026 Joules. Como um Joule de energia equivale a 107 ergs podemos escrever esse resultado como 6,55 x 10-19 ergs. Considerando que um erg aproximadamente a energia que uma mosca gasta ao decolar de uma parede, percebe-se que as ondas rdio no transportam muita energia. A tabela abaixo mostra os limites aproximados de comprimento de onda, freqncia e energia das vrias regies em que subdividimos o espectro eletromagntico. intervalo raios gama raios X ultravioleta luz visvel infravermelho microondas ondas rdio comprimento de onda (em metro) < 1 x 10-11 1 x 10-11 a 1 x 10-8 1 x 10
-8

freqncia (em Hertz) > 3 x 1019 3 x 1016 a 3 x 1019 7,5 x 10


14

energia (em Joule) > 2 x 10-14 2 x 10-17 a 2 x 10-14 5 x 10-19 a 2 x 10-17 3 x 10-19 a 5 x 10-19 2 x 10-22 a 3 x 10-19 2 x 10-24 a 2 x 10-22 < 2 x 10-24
16

a 4 x 10

-7

a 3 x 10

4 x 10-7 a 7 x 10-7 7 x 10-7 a 1 x 10-3 1 x 10


-3

4 x 1014 a 7,5 x 1014 3 x 1011 a 4 x 1014 3 x 10 a 3 x 10 < 3 x 109


9 11

a 1 x 10

-1

> 1 x 10-1

A lei de Wien: uma relao entre comprimento de onda e temperatura Verifica-se experimentalmente que, quanto maior a temperatura de um objeto, mais energia ele emite , alm de emitir a maior parte desta radiao em energias cada vez altas e nergia mais alta significa radiao de comprimento de onda mais curto. Todos os objetos emitem radiao em um amplo intervalo de comprimentos de onda. No entanto, existe sempre um comprimento de onda caracterstico, representado por max, no qual a emisso de energia a mais forte possvel. Em 1893 o fsico alemo Wilhelm Wien descobriu uma relao simples entre a temperatura de um corpo negro e o comprimento de onda mximo da energia que ele emite. Essa relao ficou conhecida como "lei de Wien". A lei de Wien estabelece que o comprimento de onda no qual um determinado corpo irradia mais fortemente inversamente proporcional temperatura do corpo. Desse modo ficamos sabendo que corpos mais quentes irradiam mais fortemente em comprimentos de onda mais curtos como j descrito acima . O comprimento de onda do mximo da curva dado pela equao:

com o comprimento de onda em ngstroms () e temperatura em Kelvin (K). Na verdade o verdadeiro valor do numerador dessa expresso 2,898 x 107 K que usualmente arredondamos para 3 x 107 K . Vamos treinar um pouco a mudana de unidades em uma equao. Eventualmente voc pode deparar com a lei de Wien apresentando o termo 3 x 106 no numerador da frao. Isso ocorre por que, nesse caso, o comprimento de onda est sendo dado na unidade de nanometros e no ngstrons. Lembre-se que 1 = 10-1 nm. Como sabemos que um corresponde a 10-10 metro vemos que a lei de Wien tambm pode ser escrita como 3 x 10 -3 metros ou seja 0,003 metro (ou 0,0029 metro se voc no quiser usar essa aproximao). Pela lei de Wien encontramos que um objeto muito frio, com uma temperatura de somente alguns Kelvin, emite principalmente na regio de microondas do espectro eletromagntico. Um objeto a temperatura ambiente , cerca de 295 Kelvin, emite a maior parte de sua radiao na parte infravermelha do espectro eletromagntico. Um objeto com uma temperatura de alguns milhares de Kelvin emite a maior parte de sua radiao como luz visvel ou seja, radiao eletromagntica situada na regio visvel do espectro eletromagntico. Por sua vez, um corpo com uma temperatura de alguns milhes de Kelvin emite a maior parte de sua radiao com comprimentos de onda de raios X. A tabela abaixo mostra alguns objetos astronmicos, suas temperaturas normais e os comprimentos de onda onde eles emitem a maior parte de sua radiao ( ns e o bulbo entramos ali para comparao . Pode-se argumentar que tambm somos objetos astronmicos ... ) . Radiao Trmica de Objetos Astronmicos objeto radiao de fundo csmica nuvem molecular ser humano bulbo de luz incandescente Sol estrela quente gs inter-aglomerado temperatura (em Kelvins) 3 10 310 3000 6000 30000 108 mximo do comprimento de onda 1 mm 300 m 9,7 m 1 m - 10000 5000 1000 0,3 regio espectral microonda (IR-Radio) infravermelho infravermelho infravermelho / visvel visvel ultravioleta

raios X

Voc certamente j teve contato com a lei de Wien sem saber. Quando voc acende um fogareiro o queimador inicialmente toma a cor

vermelha. No entanto, medida que ele aquece, seu brilho passa para um alaranjado brilhante e eventualmente torna-se amarelo. Esse efeito explicado pela lei de Wien. A medida que um corpo aquecido a cor da luz visvel que ele emite desloca-se gradualmente do vermelho para o laranja e em seguida para o amarelo. Desse modo podemos afirmar que que quando um corpo se torna mais aquecido ele emite luz visvel em comprimentos de onda cada vez mais curtos e, por conseguinte, cores cada vez mais amareladas. Quando as temperaturas so suficientemente elevadas a luz visvel emitida pelo corpo ter o aspecto de branco azulada. Isso no significa que um corpo muito quente emite somente luz azul ou seja, nenhuma luz vermelha. Isso significa apenas que esse corpo est emitindo mais luz azul no visvel do que vermelha.

Exerccio Se o que foi dito acima est correto eu posso concluir que uma ma, por ser vermelha, deve ser mais quente do que um limo, que verde. No entanto, quando eu toco nessas duas frutas no sinto nenhuma diferena. Como podemos explicar isso?

Exerccio Os astrnomos mediram a temperatura do Sol e, usando a lei de Wien, determinaram que o comprimento de onda no qual ele irradia mais fortemente corresponde cor azul-esverdeado. No entanto, o Sol parece ser amarelo esbranquiado para ns. Como podemos explicar isso?

Ocorre, entretanto, que a lei de Wien no se aplica a todos os corpos mas sim a um determinado tipo de corpo com caractersticas muito especiais que chamado de corpo negro. As leis da radiao As propriedades mdias ou globais que descrevem a interao da radiao eletromagntica com a matria so sistematizadas em um simples conjunto de regras que recebe o nome de leis da radiao. Estas leis se aplicam quando o corpo radiante tem certas caracterstica especiais que leva os fsicos a classific-lo como um corpo negro. Para os fsicos, um corpo negro aquele corpo capaz de absorver toda a radiao incidente sobre ele, sem refletir absolutamente nada. As experincias mostraram, entretanto, que quando um corpo negro aquecido ele irradia de modo mais eficiente do que qualquer outro tipo de objeto. Dizemos, portanto, que um corpo negro tanto um excelente absorvedor como emissor de radiao. Cuidado com o nome corpo negro: ele usado para descrever um corpo que, por no refletir a luz incidente sobre ele e, a emitir , a temperatura ambiente, radiao que predominantemente no pode ser percebida pelos olho humano, parece ser negro para um observador. Portanto, um corpo negro no necessariamente um objeto com superfcie negra! Uma outra caracterstica dos corpos negros que a radiao emitida por ele muda suavemente de um comprimento de onda para o prximo. A imagem abaixo mostra o modo caracterstico pelo qual a radiao de um corpo negro emitida na regio visvel do espectro eletromagntico. Veja que no h descontinuidades ou saltos ou marcas que caracterizem as transies entre os vrios comprimentos de onda.

Geralmente as condies de corpo negro se aplicam quando o corpo tem uma interao muito fraca com o meio ambiente que o circunda, podendo ento ser considerado estar em um estado de equilbrio com o meio que o envolve. Embora as estrelas no satisfaam perfeitamente as condies necessrias para serem classificadas como "corpo negro", elas o fazem com uma aproximao suficientemente boa. Esta a razo pelo qual os astrofsicos consideram as estrelas como sendo, aproximadamente, "corpos negros". Mas por que razo dizemos que as estrelas no so perfeitos corpos negros? As estrelas so formadas por gases e, a no ser que estejam comprimidos em densidades muito altas, gases no so corpos negros. Conseqentemente, gases rarefeitos no obedecem lei de Wien. Mais tarde veremos que o espao existente entre as estrelas est preenchido por um gs na maior parte das vezes bastante rarefeito e que chamado de gs interestelar. Esses gases interestelares,

que formam as chamadas nuvens interestelares, somente podem irradiar fortemente em intervalos de comprimento de onda estreito ,como por exemplo, a parte vermelha do espectro visvel ou a parte correspondente aos comprimentos de ondas milimtricas da regio radio do espectro eletromagntico. Nesse caso, a cor observada em uma nuvem interestelar determinada mais pela sua composio qumica do que pela sua temperatura. Muito poucos objetos so corpos negros perfeitos mas muitos dos objetos que estudaremos nesse curso esto suficientemente prximos a um corpo negro de modo que podemos consider-los como tendo essa propriedade. A vantagem que, nesse caso, consideramos que ele obedece lei de Wien e podemos us-la sem medo de incorrer em grandes erros. Podemos considerar, como uma razovel aproximao que o Sol, as estrelas e mesmo a Terra so corpos negros e, portanto, obedecem satisfatoriamente lei de Wien. A lei da radiao de Planck A principal lei que governa a radiao de corpo negro a lei da radiao de Planck. Ela nos d a intensidade da radiao emitida por um corpo negro por unidade de rea , em uma direo fixada (ngulo slido), como uma funo do comprimento de onda e para um valor fixado da temperatura . E expressa atravs da seguinte equao:

onde o comprimento de onda da radiao, c a velocidade da luz, h a constante de Planck (h= 6,63 x 10 -34 Joule segundo), k a contante de Boltzmann (k = 1,38 x 10-23 Joule/Kelvin) e T a temperatura do corpo negro associado a essa medida. A expr esso E (, T) nos diz que a energia emitida pelo corpo depende do comprimento de onda e da temperatura T. Em jargo matemtico dizemos ento que E funo de e T. E note a funo exponencial no denominador . Lembra -se ? Os grfico obtidos a partir da lei de Planck tm a forma caracterstica mostrada abaixo.

As Propriedades do Gs Estelar

Estrelas so massas gasosas mantidas gravitacionalmente com uma forma quase-esfrica e que apresentam produo prpria de energia. A definio acima, alm de no ser a mais precisa do que uma estrela, pode nos levar a acreditar que todas as estrelas so formadas pelo mesmo tipo de gs e que, portanto, basta estudar as propriedades de uma delas para sabermos tudo sobre todas. No verdade. Embora todas as estrelas sejam formadas por gs nem todas so formadas pelo mesmo tipo de gs. Vejamos ento algumas propriedades do gs que forma as estrelas. O estudo dos gases Uma das reas mais difceis da fsica o estudo da matria em estado gasoso . Um pequeno volume de gs constituido por milhes de molculas que interagem continuamente. Cada interao entre duas delas significa que uma das molculas perde energia e a outra ganha energia. Alm disso os movimentos das molculas em um gs so absolutamente aleatrios: as molculas no seguem trajetrias bem determinadas, mudando continuamente a direo e o sentido de seus movimentos. Isso faz com que o estudo das propriedades de um gs ou seja, das propriedades das molculas que o compe, seja muito difcil. Na verdade esse estudo , em geral, feito de modo estatstico, com as chamadas distribuies de probabilidade, um assunto bastante complicado que, obviamente no trataremos aqui. Gs ideal ou perfeito Para podermos discutir algumas propriedades mais simples de um gs necessrio fazer algumas suposies bastante simplificadoras. Para isso os fsicos "criaram" um gs fictcio com propriedades bastante idealizadas, ou seja, um gs ideal . Um gs ideal ou perfeito um gs hipottico onde

todas todas todas todas

as as as as

suas suas suas suas

partculas partculas partculas partculas

so idnticas tm volume zero no interagem ou seja, no existem foras intermoleculares sofrem colises perfeitamente elsticas com as paredes do recipiente que contm o gs

Note que os gases reais no possuem propriedades exatamente iguais a essas. Entretanto o conjunto de propriedades de um gs ideal frequentemente uma aproximao bastante boa para descrever um gs real. Esta aproximao s no poder ser feita quando estivermos tratando com gases submetidos a altas presses ou a baixas temperaturas , quando ento as foras intermoleculares desempenham um papel muito importante na determinao de suas propriedades. A equao de estado de um gs Para descrevermos o interior de uma estrela necessrio aplicar os conceitos aprendidos sobre o comportamento dos gases. Afinal, estrelas so formadas por gases e estes esto limitados em volume, presso e temperatura. Todo gs pode ser descrito por algumas poucas propriedades bsicas. Estas so a temperatura T, a presso P e o volume V do gs. As regras que definem como essas propriedades se relacionam foram determinadas a partir de experincias e datam do sculo XVIII e incio do sculo XIX. A essas variveis bsicas de um gs damos o nome de variveis de estado pois elas descrevem as propriedades e as condies fsicas do gs, ou o estado do gs . Quando estabelecemos uma relao entre duas ou mais variveis de estado, sejam elas, temperatura, presso, volume ou energia interna (definida adiante), obtemos uma equao de estado que como o nome diz descreve o estado da matria sob um dado conjunto de condies fsicas. Existem algumas leis fundamentais que descrevem relaes entre as variveis de estado e so, portanto, equaes de estado. Essas leis nos mostram o comportamento dos gases em determinadas condies fsicas e levam o nome dos cientistas que as descobriram. Essas leis so:

Lei de Boyle-Mariotte A lei de Boyle-Mariotte, descoberta em 1662 pelos fsicos Robert Boyle e Edme Mariotte, nos diz como se relacionam a presso e o volume de um gs. Segundo ela Para uma massa fixa de gs ideal mantido a uma temperatura fixa, o produto

da sua presso pelo seu volume sempre um valor constante.

Em termos matemticos isso se escreve

onde

o o o

P a presso do gs V o volume ocupado pelo gs k uma constante

Em termos mais simples, a lei de Boyle-Mariotte nos diz que se mantivermos invarivel a massa e a temperatura de uma determinada quantidade de gs, quando seu volume aumenta a presso ir diminuir e vice-versa.

Lei de Charles Esta lei, descoberta em 1787 pelo fsico Jacques Alexandre Csar Charles, relaciona o volume e a temperatura de um gs. Ela nos diz que A uma presso constante, o volume de uma determinada massa de um gs ideal aumenta ou diminui pelo mesmo fator que a sua temperatura aumenta ou diminui.

Em termos matemticos isso escrito como

onde

o o o

V o volume ocupado pelo gs T a temperatura do gs (medida em Kelvin) k uma constante

Basicamente, essa lei nos diz que, mantendo a presso de um gs constante, se a sua temperatura aumenta, obrigatoriamente o seu volume tambm aumenta.

Lei de Dalton Esta lei foi descoberta em 1801 pelo qumico John Dalton e tambm chamada de "Lei das Presses Parciais". Ela nos diz que A presso total em uma mistura de gases igual soma individual das presses exercidas por cada um dos gases que fazem parte da mistura.

Matematicamente isso pode ser escrito como

onde

Ptotal = P1 + P2 + P3 + ...

o o o o

Ptotal a presso total exercida pela mistura dos gases P1 a presso exercida isoladamente por um dos gases da mistura P2 a presso exercida isoladamente por outro gs da mistura e assim por diante ...

Lei de Gay-Lussac Esta lei, descoberta em 1802 pelo fsico Joseph Louis Gay-Lussac, relaciona a presso e a temperatura de um gs. Ela nos diz que A presso de uma quantidade fixa de gs mantida em um volume fixo diretamente proporcional sua temperatura em Kelvin.

Em termos matemticos temos

onde

o o o

P a presso do gs T a temperatura do gs (medida em Kelvin) k um valor constante

Em termos bem simples, se o volume de um gs mantido fixo, ao aumentar sua temperatura sua presso tambm ir aumentar. A equao de um gs ideal Voc pode combinar as leis dos gases dadas acima. Para isso devemos supor um determinado gs em dois conjuntos diferentes de condies fsicas. Isso quer dizer que em um momento ele estar com presso P1, volume V1 e temperatura T1, e em outro momento ele apresentar uma presso P2, volume V2 e temperatura T2. Em resumo, em um determinado momento o gs representado pelo conjunto (P1, V1, T1) e em outro pelo conjunto (P2, V2, T2). Nestas condies a Lei de Boyle-Mariotte pode ser escrita como

P1V1 = P2V2 e a lei de Charles como:

e , por ltimo , a lei de Gay-Lussac :

Combinando as leis de Boyle e Charles dadas acima, obtemos a relao:

Vemos, portanto, que a expresso PV / T sempre constante e ento podemos escrever PV = (constante) T A "constante" que aparece na equao acima proporcional ao nmero de molculas que existem dentro do recipiente considerado. Ento (constante) = kN onde N o nmero de molculas do gs e k uma constante que se determina experimentalmente. Podemos ento escrever a equao PV = (constante)T como PV = NkT onde

P a presso do gs V o volume ocupadp pelo gs N o nmero de molculas do gs k a chamada constante de Boltzmann (k = 1,3807 x 10-23 Joule/Kelvin) T a temperatura do gs (em Kelvin)

Podemos transformar a equao acima usando a chamada "lei de Avogadro". Para isso precisamos lembrar que definimos mol de uma substncia como a quantidade desta substncia que contm o nmero de Avogadro de molculas. O nmero de Avogadro dado por NA ~ 6,022 x 1023 e definido como o nmero de tomos de carbono em 12 gramas de 12C. A massa de 1 mol de uma substncia denominada massa molecular desta substncia. Temos ento que se n o nmero de moles de uma substncia, o nmero de molculas que ela possui dado por N = nNA

Deste modo, se chamarmos kNA = R, a equao acima pode ser escrita como PV = NkT = nNAkT = nRT onde

P a presso do gs V o volume do gs n o nmero de moles do gs R a chamada constante universal dos gases (R = 8,314 x 103 Joule/Kelvin) T a temperatura do gs (em Kelvin)

Essas duas ltimas expresses de PV so formulaes equivalentes da chamada lei do gs ideal. Esta relao foi obtida em 1834 pelo fsico francs mile Clayperon e resume o que chamamos de descrio macroscpica de um gs ideal . Vimos que qualquer poro de um gs formada por um nmero bastante grande de molculas que se movem aleatoriamente. Se uma molcula de gs est em movimento, ela possui uma energia cintica que dada pela expresso Ec = (1/2) mv2 onde

m a massa da molcula v a velocidade da molcula

Se a quantidade de gs estudada formada por N molculas, podemos pensar que a energia cintica total de translao das N molculas ( tambm chamada de energia interna total do gs ) , dada por Ec-total = N(1/2) mv2 Mas isso no correto porqu na verdade temos uma distribuio dos valores da velocidade entre as molculas : algumas so lentas , outras rpidas , e todas sujeitas mudanas frequentes em suas velocidades devido aos choques entre si . Alis , a equao que nos permite conhecer o nmero de molculas que tem determinado valor de velocidade o que chamamos de funo de distribuio . Sabemos que a temperatura de um gs est associada energia cintica mdia de translao de suas molculas. Assim (1/2) m . <v2> = (3/2) kT onde o termo <v2> significa que estamos considerando a mdia do quadrado das velocidades das molculas do gs e no a velocidade particular de cada molcula (o que seria intratvel dado o enorme nmero de molculas existente em qualquer poro de gs). A fsica nos mostra que somente esta energia cintica de translao participa do clculo da presso que um gs exerce sobre as paredes do recipiente que o contm. Temos ento que Ec = N(1/2) m . <v2> = (3/2) NkT = (3/2) nRT Se considerarmos que a energia cintica total de translao das N molculas de um gs a prpria energia interna total deste gs, vemos que essa energia interna depende somente da temperatura do gs e no de seu volume ou da presso ao qual est submetido. Designando por U a energia interna do gs temos ento U = (3/2) nRT Veja que estamos considerando que a energia interna do gs s inclui a energia cintica de translao. Se ela incluir outras formas de energia ( enrgias de rotao , vibrao , p. ex. ) , ento a equao mostrada acima no mais vlida e a energia interna poder depender tambm da presso e do volume.

Definimos um gs ideal ou perfeito como sendo aquele para o qual as duas relaes abaixo ocorrem simultaneamente PV = nRT

U = U(T) ou seja, a energia interna do sistema funo somente da temperatura.

O gs do interior de uma estrela As equaes que vimos acima nos mostram relaes fundamentais entre as variveis de estado P, T e V de um determinado gs. Infelizmente (ou felizmente?), o gs que compe o interior de uma estrela pode ser bastante mais complexo que isso pois at aqui s usamos a fsica clssica ou Newtoniana. Existem situaes em que outros processos fsicos tambm vo surgir no gs estelar complicando ainda mais sua descrio fsica. Por exemplo, as partculas que compem o gs estelar podem ter velocidades altssimas e, neste caso, teremos que levar em considerao as relaes da fsica relativstica. Os gases agora so gases relativsticos e teremos que usar novas equaes para descrever o seu comportamento geral. Alm disso, em algumas estrelas as densidades so to altas que os efeitos qunticos so importantes. Neste caso estaremos tratando com a chamada " matria degenerada". Mais ainda, um gs degenerado tambm podem ser relativstico! As equaes de estado mudam ! Completando, para estudar o interior das estrelas precisamos trabalhar com uma parte da fsica que chamada de teoria cintica dos gases e que trata os gases de forma global, como conjuntos de inmeras partculas cujo comportamento descrito pelas chamadas distribuies gasosas. ai que vo aparecer as distribuies de Maxwell-Boltzmann, de Fermi-Dirac, de Bose-Einstein, etc. Como voc pode ver pela pequena descrio dada acima, o estudo dos gases que formam o interior de uma estrela extremamente complicado, dependendo do tipo de estrela que estamos estudando. Certamente neste curso no iremos tratar com detalhes esses gases pois isso exigiria uma matemtica bastante sofisticada.

Para saber mais

Teoria Cintica

Vamos conhecer um pouco sobre a teoria cintica dos gases , que a descrio do ponto de vista microscpico das propriedades do gs , propriedades que resultam do comportamento coletivo de milhes e milhes de partculas contidas em cada centmetro cbico . O ponto de partida considerar um pequeno cubo , de comprimento d , que contem N partculas idnticas . Veja a figura e note que podemos definir os 3 eixos espaciais (x,y,z) ao longo dos lados do cubo . Estaremos lidando com velocidade de partculas . Relembro que a velocidade uma grandeza vetorial e que pode estar apontando em qualquer direo . E por ser um vetor , a velocidade pode ser decomposta em trs componentes , ao longo dos trs eixos cartesianos escolhidos . Essas componentes so designadas por vx , que a projeo da velocidade ao longo do eixo x ; vy , que a projeo da velocidade ao longo do eixo y e vz , que a projeo da velocidade ao longo do eixo z .

As partculas esto em movimento aleatrio e chocam contra as paredes do pequeno cubo . No h direo preferencial : o que acontece ao longo de um eixo , acontece nos outros , ou ainda , estamos interessados no comportamento mdio de milhes de partculas e esse comportamento mdio o mesmo em qualquer direo . Precisaremos de considerar tal fato mais adiante . A primeira questo : qual a presso exercida contra as paredes do cubo ? O primeiro ponto a lembrar que presso ( P ) a fora exercida sobre uma rea , A , ou

Essa expresso nos diz que a fora pode ser intensa , mas se aplicada sobre uma rea suficientemente grande a presso ser pequena . Queremos achar uma expressp para P que leve em considerao propriedades das partculas que constituem o gs . Para isso faremos o seguinte : - calcularemos a fora exercida sobre uma das paredes do cubo pelo choque de uma partcula ; - calcularemos ento a fora total exercida sobre a mesma parede por todas as partculas ; - calculamos ento a presso usando a expresso anterior j que conhecemos A , a rea da parede , que d2 . Continuando , vamos precisar de uma grandeza , fundamental em fsica , que a chamada quantidade de movimento ou momento . Alis , na realidade temos dois momentos : o linear e o angular , ambos fundamentais porqu so grandezas que se conservam ( em um conjunto de corpos isolados de foras externas , a soma dos momentos individuais constante ou , os momentos individuais podem variar mas o momento total no ) . O momento linear , p , definido como massa multiplicada pela velocidade , ou

Considerar a variao do momento o mesmo que considerar a variao da velocidade , pois a massa no varia ( no estamos considerando efeitos relativsticos ) . Precisamos dessa variao do momento porqu ela est relacionada fora e portanto presso . Para ver isso , vamos manipular a 2a. lei de Newton e as definies de acelerao e de momento :

i. , como consequncia da aplicao de uma fora temos no intervalo t uma va riao no momento linear de uma corpo . No caso do pequeno cubo que estamos examinando , imaginamos que as partculas se chocam contra as paredes do cubo e so refletidas no sentido oposto da direo inicial . H ento uma variao no momento da partcula e isso significa que uma fora exercida sobre a parede do nosso cubo . Vamos considerar a velocidade ao longo de um eixo apenas , isto , uma partcula com velocidade v , tem para a componente dessa velocidade na direo z o valor Vz . Aplicando a lei de conservao do momento linear , mostra-se que p = 2m . vz ( vz a velocidade ao longo de um lado do cubo , z no caso) e t , o intervalo entre dois choques da mesma partcula contra uma parede , dado por

quero dizer aqui que : a partcula demora o intervalo de tempo d / vz para percorrer a distancia d , refletida , e gasta outra vez esse tempo at se chocar novamente . Por isso aparece o nmero 2 . Substituimos as expresses para p e t na expresso para a fora , dada acima , e obtemos

Mas tratei at agora do choque de uma partcula com velocidade v em uma certa direo . Precisamos mesmo da fora total , da fora exercida por todas as partculas e que tem velocidades diferentes nessa direo . Essa fora total a soma das foras individuais

A soma entre parenteses representada pela letra grega sigma ( para somatrio ) e ento

Se utilizo essa expresso na definio de presso

onde A = d2

,onde V = d3 o volume do nosso cubo ( na expresso para a fora j tem um d no denominador ! ) . Agora um artifcio : multiplique e divida por N ( o nmero de partculas dentro do cubo ) . Lembre-se que N/N =1 !

onde usamos a definio de mdia aritmtica dos quadrados da velocidades : somamos esses quadrados de todas as partculas e dividimos essa soma pelo nmero de partculas . Essa mdia representada por <v2> . O fato da velocidade de uma partcula ser decomposta em trs direes mutuamente perpendiculares permite escrever que o quadrado da velocidade a soma dos quadrados das componentes da velocidade . uma generalizao do teorema de Pitgoras , lembra-se ? A soma dos quadrados dos catetos igual ao quadrado da hipotenusa . Para nos ajudar , considerar as trs direes como equivalentes significa que as mdias dos quadrados das componentes tem o mesmo valor em qualquer das trs direes . O que resulta dessas consideraes ? Vejamos <v2> = <vx2> + <vy2> + <vz2> Mas <vx2> = <vy2> = <vz2>

Combinando esses resultados podemos escrever que

Ento Com tudo isso ,

Era esse nosso objetivo inicial . Agora vamos combinar as descries macroscpica e microscpica : voc se lembra da equao de estado para um gs ideal , PV = NkT ? Pois bem , se substituimos PV nessa equao pela expresso fornecida pela teoria cintica obtemos

e finalmente

a expresso j vista anteriormente e que justifica a interpretao da temperatura como medida da energia cintica mdia das partculas que compem o gs .

Na realidade , o gs estelar tem diversos tipos de tomos , ons , eletrons livres , etc . Aqui , vamos mostrar uma forma da equao de estado usada com frequncia em astrofsica . Se temos vrios vrios componentes , usamos a lei de Dalton , j vista , e que nos diz que a presso total a soma das presses parciais . Note que , para cada componente com N partculas em um volume V , a equao de estado

,onde n ento a densidade volumtrica , i. , o nmero de partculas por unidade de volume . Agora multiplico e divido o lado direito pela massa m de uma partcula e rearranjo a frmula :

Mas nm a densidade ( em quilos/m3 , por exemplo ) , . Ento

Se temos diferentes tipos de partculas , a presso total ser

P = Pi

, onde cada Pi = ni.kT

P = nkT

n = ni

a massa mdia de cada partcula do gs , calculada assim : somamos todas as massas e dividimos pelo nmero total de partculas .

A Estrutura Atmica: o tomo "antigo" e o tomo "moderno"

As leis da fsica para o que ocorre no interior da matria, na regio que designamos como nvel microscpico ou nvel atmico, so muito diferentes daquelas que estamos acostumados a aplicar no nosso mundo macroscpico, aquele cujas escalas vo do milmetro aos milhares e milhares de quilmetros. Os fenmenos que ocorrem no interior da matria ou seja, no interior dos tomos, tm aspectos muitssimo particulares, caractersticos , surpreendentes e que chocam o senso comum . Os blocos construtores bsicos da matria "normal", aquela que vemos espalhada por todo o Universo, so os tomos. Ao se reunirem fisicamente , os tomos formam o que chamamos de molculas. Entretanto, veremos mais tarde que, embora a matria "normal" seja composta de tomos e molculas, a maioria da matria que existe no Universo no se apresenta desta forma. Ao invs disso, a maior parte da matria no Universo est presente na forma de plasma. O modelo de Bohr para o tomo Em nossa discusso das propriedades mais importantes da estrutura atmica e molecular empregaremos um modelo muito simplificado para descrever o tomo, modelo esse proposto em 1915 pelo prmio Nobel dinamarqus Niels Bohr. Este modelo chamado de "tomo planetrio" ou "modelo de Bohr". O modelo do tomo proposto por Bohr no inteiramente correto nem representa a viso atual que os fsicos possuem sobre o interior da matria. No entanto, ele tem vrios aspectos que so aproximadamente corretos, mais fcil de ser entendido e plenamente satisfatrio para uma grande parte da nossa discusso. No modelo atmico proposto por Bohr partculas chamadas nutrons e prtons ocupam uma regio central, densa, do tomo chamada ncleo atmico. Em torno deste ncleo outras partculas, os eltrons, descrevem rbitas. A atrao eltrica entre os prtons e os eltrons um dos processos que d estabilidade ao tomo, mantendo-o unido.

Esta descrio se assemelha, em alguns aspectos, quela que fazemos do nosso Sistema Solar, onde os planetas esto em rbita em torno do Sol. No entanto, fazer uma analogia sem restries entre o Sistema Solar e o tomo de Bohr no correto , uma vez que os planetas esto em rbitas que, aproximadamente, permanecem confinadas a um plano enquanto que, no caso de um tomo, as rbitas dos eltrons no esto confinadas a nenhum plano. Existem outros aspectos, muito mais complexos, que anulam completamente qualquer tentativa de analogia entre o Sistema Solar e o tomo de Bohr. Veremos mais tarde que os eltrons possuem restries muito maiores do que aquelas aplicadas aos planetas do Sistema Solar no que diz respeito s suas possveis rbitas em torno de um objeto central, que o ncleo atmico no caso do tomo. Trataremos este aspecto mais tarde, quando falarmos sobre a chamada "quantizao dos nveis de energia". Alm disso, est completamente errado sobre o ponto de vista da fsica moderna pensar que o tomo formado por diminutas "bolinhas" s quais damos os nomes de prtons, nutrons e eltrons. Os novos conhecimentos sobre o comportamento das partculas sub-atmicas impossibilita totalmente qualquer analogia desse tipo entre os constituintes atmicos e os planetas do Sistema Solar. O tamanho tpico de um ncleo atmico 10-13 centmetros com os eltrons descrevendo rbitas a uma distncia (raio) de, aproximadamente, 10-8 centmetros = 1 ngstrom (1 ). Isto quer dizer que o raio do ncleo cerca de 100000 vezes menor do que o raio do tomo inteiro. Este dado importante para que voc tenha a noo correta de como a matria "vazia". Outro ponto importante que para o estudo do interior da matria consideraremos que vlido o princpio de que as partculas de um determinado tipo so indistinguveis. Com isto queremos dizer que um eltron sempre igual a outro eltron. No existem eltrons gordos ou magros, novos ou velhos. Nessa nossa descrio aproximada, podemos considerar o eltron como sendo uma partcula puntiforme, sem extenso espacial, cujas propriedades intrnsecas so as mesmas para todos eles, independentemente da situao fsica em que ele se encontre. constituintes do tomo eltron prton ncleo nutron n 0 ---1,6749286 x 10-27 kg massa equivalncia entre massas ---~1836 vezes a massa do eltron ligeiramente maior que a do prton massa aproximada 9,11 x 10-31 kg 1,67 x 10-27 kg 1,68 x 10-27 kg

smbolo carga ep+ -1 +1

valor da carga 1,6022 x 10-19 Coulombs igual do eltron

9,1093897 x 10-31 kg 1,6726230 x 10-27 kg

Vemos pela tabela acima que a maior parte da massa dos tomos reside nos prtons e nutrons que ocupam a regio central mais densa chamada ncleo atmico ou, simplesmente, ncleo. Se os tomos so formados por partculas com cargas eltricas positiva (prtons) e negativas (eltrons) , qual a sua carga total? Os tomos tm carga positiva ou negativa? Na verdade os tomos so eletricamente neutros por que o nmero de eltrons, carregados negativamente, que ele possui exatamente igual ao nmero de prtons, carregados positivamente. Os nutrons, por no possurem uma carga final, no participam nessa conta. Mas, afinal, qual a "misso" dos nutrons no interior de um tomo? Experimentalmente verifica-se que o nmero de nutrons , aproximadamente, igual ao nmero de prtons nos ncleos leves estveis. No entanto, o nmero de nutrons cresce rapidamente e cerca de 2 vezes maior do que o nmero de prtons nos ncleos estveis mais pesados. esse maior nmero de nutrons que d estabilidade ao ncleo do tomo. Os istopos de um elemento O nmero de prtons que constituem o ncleo de um determinado tomo chamado de nmero atmico desse tomo e representado pela letra Z. Como sabemos que os tomos em geral permanecem neutros ou seja, no possuem carga eltrica resultante, o nmero de prtons no ncleo tem que ser igual ao nmero de eltrons que esto em rbita em torno deste ncleo. Da, podemos dizer que o nmero atmico nos d o nmero de prtons no ncleo de um determinado tomo bem como o nmero de eltrons que orbitam em torno desse ncleo. O nmero total de prtons e nutrons que formam um determinado ncleo atmico chamado de nmero de massa do tomo e representado pela letra A. Representando com a letra N o nmero de nutrons, temos que o nmero de massa dado por A=Z+N Uma notao compacta para os elementos qumicos ilustrada abaixo com o urnio:

Neste caso "235" o nmero de massa A, "92" o nmero atmico Z e "143" o nmero de nutrons N do elemento qumico. Chamamos de istopo de um elemento aquele cujos tomos tm o mesmo nmero de prtons, e consequentemente o mesmo nmero de eltrons, que o elemento original mas um nmero diferente de nutrons. Ou ainda , os istopos de um elemento tm o mesmo nmero atmico mas diferem em seus nmeros de massa. Um mesmo elemento qumico pode ter vrios istopos, todos eles diferindo apenas no nmero de nutrons que constituem seus respectivos ncleos. O hidrognio, o elemento qumico que existe em maior quantidade no Universo, possui istopos com nomes caractersticos: elemento istopos

O smbolo

representa o hidrognio enquanto que os outros dois smbolos representam seus istopos. O istopo de massa 2 do

hidrognio, , chamado de deutrio ou hidrognio pesado enquanto que o istopo de massa 3, , chamado de trtio ou trcio. Observe que o ncleo do hidrognio formado por um prton apenas, o ncleo do deutrio formado por um prton e um nutron e o do trtio inclui um prton e dois nutrons.

O estudo dos istopos dos elementos qumicos importante para a astrofsica. Os processos nucleares que ocorrem no interior de uma estrela produzem muitos istopos seja por processos de enriquecimento dos ncleos dos tomos a partir da coliso com nutrons ou ento por processos de decaimento de tomos pesados. Veremos mais sobre esse adiante ao descrevermos a evoluo das estrelas . A necessidade de um novo modelo para o tomo Os cientistas que estudavam a estrutura do tomo no incio do sculo XX descobriram algo muito interessante. As regras estabelecidas pelo fsico ingls Isaac Newton, e que eram capazes de descrever o comportamento dos corpos macroscpicos, no funcionavam na escala atmica. A mecnica Newtoniana no pode corretamente descrever o comportamento de prtons, nutrons, eltrons ou tomos. Niels Bohr, Max Planck, Wolfgang Pauli, Louis de Broglie, Erwin Schrdinger, Werner Heisemberg e outros grandes cientistas daquela poca comearam a desenvolver um novo conjunto de "leis" fsicas que se aplicavam, bastante bem, ao mundo microscpico dos tomos. Esta nova teoria foi chamada de "Mecnica Quntica". Hoje, os fsicos acreditam que a teoria correta que descreve o tomo se baseia na mecnica quntica, uma teoria matematicamente sofisticada e que apresenta uma descrio muito mais precisa do tomo do que o modelo proposto por Bohr. O modelo do tomo de Bohr apenas uma aproximao descrio feita pela mecnica quntica, mas com a virtude de ser muito mais simples. Foi , na verdade , o primeiro modelo que explicava observaes e medidas de laboratrio .

Uma Nova Descrio da Matria: a Mecnica Quntica

A estrutura de um tomo muito mais complicada do que mostramos at agora. Como j dissemos anteriormente, o modelo atmico de Bohr apenas uma aproximao. Na verdade no temos, no interior da matria, esse "aspecto planetrio" descrito pelo modelo de Bohr. As partculas atmicas seguem regras bastante particulares, muito diferentes daquelas a que estamos acostumados e que aplicamos ao estudar o nosso Universo macroscpico. No interior da matria acontecem fenmenos que, vistos sob o ponto de vista da fsica clssica, poderiam sugerir "fico cientfica". Quando foi que voc viu um carro, um nibus, ou mesmo uma pessoa atravessar uma parede sem destru-la? Nunca, e jamais ver um fenmeno como esse porque ele proibido pelas leis da fsica clssica. A isto damos o nome de barreira de potencial e dizemos que corpos macroscpicos no podem penetrar em uma barreira de potencial. No entanto o domnio da fsica atmica e nuclear to emocionante que fenmenos como este so permitidos. E, mais interessante, acontecem! As partculas que formam os tomos, chamadas de partculas elementares, podem ultrapassar estas barreiras de potencial, podem "sumir" de um lugar e "aparecer" em outro. Essas partculas elementares tambm podem, espontaneamente, se transformar em outras partculas. Isto jamais acontece no nosso mundo macroscpico. Seria algo como se, de repente, um po se transformasse em um biscoito, um bolo e um doce! O que acontece no nosso mundo dirio, no domnio da fsica clssica, quando dois carros colidem? Ficamos com dois carros amassados e um grande prejuizo. No ambiente atmico, novas partculas, inteiramente diferentes, podem ser criadas a partir da coliso de duas ou mais partculas. algo como se dois carros colidissem e o resultado fosse um nibus, um trem e uma bicicleta, algo impossvel de ser imaginado no nosso mundo macroscpico. Estes fenmenos atmicos, por mais incrveis que paream, ocorrem nos laboratrios e a fsica clssica, aquela criada por Isaac Newton e que j havia demonstrado grande poder na soluo dos problemas do Universo em grande escala, mostrou-se impotente perante eles. Para descrever, explicar e analisar os fenmenos que ocorriam no interior da matria foi preciso criar a mecnica quntica, uma sofisticada teoria fsica que permite aos cientistas compreender melhor o que ocorre no interior dos tomos. As Regras da Mecnica Quntica No trivial apresentar os princpios da mecnica quntica sem que surja uma avalanche de dvidas. Suas regras so sofisticadas e muitas vezes surpreendentes. No entanto, por mais estranhas que paream, elas funcionam muito bem e suas previses so facilmente demonstradas nos laboratrios. A mecnica quntica a mais bem sucedida entre as teorias da fsica e hoje ela faz parte do nosso dia-a-dia ( a teoria mais precisa que temos ) . No nos aprofundaremos nos princpios da mecnica quntica. Ao invs disso , somente apresentaremos algumas noes bem fundamentais que sero teis mais tarde. Estas so algumas regras da Mecnica Quntica:

vrias caractersticas fsicas que ocorrem no nvel atmico so quantizadas. Isto significa que elas podem ter somente certos valores bem determinados, que chamamos de valores discretos. Por exemplo, as energias disponveis para um tomo so limitadas a valores bem especficos. Para simplificar, vamos pensar de novo no modelo de Bohr para o tomo. As regras da mecnica quntica dizem que os eltrons s tm permisso para percorrerem certas rbitas muito bem determinadas. Assim, em um tomo de hidrognio, o eltron no estado de energia mais baixa percorre uma rbita com um raio de cerca de 0,5 . A prxima rbita permitida para o eltron tem um raio de cerca de 2 , e assim por diante. A mecnica quntica nos assegura que, neste caso do tomo de hidrognio, ou o eltron est na rbita de 0,5 ou est na rbita de 2 , etc. Ele nunca ser encontrado em uma rbita entre estes valores. rbitas ou energias intermedirias, aquelas que poderiam estar situadas entre esses valores, no so permitidas de modo algum!

em um determinado instante, duas ou mais partculas absolutamente idnticas no podem ocupar um mesmo estado particular de energia ou seja, o mesmo nvel de energia de um tomo. Partculas que ocupam um mesmo estado de energia em um tomo tm que diferir por alguma outra propriedade intrnseca. De modo algum elas podem ser totalmente idnticas. Isto chamado de "Princpio de Excluso de Pauli", em homenagem ao fsico alemo Wolfgang Pauli que o descobriu. Por exemplo, se voltarmos a usar o modelo de Bohr para representar o tomo, na primeira rbita atmica permitida, aquela de energia mais baixa, somente podemos encontrar dois eltrons. Os dois so eltrons mas eles diferem pelo fato de que um deles estar "girando" na direo dos ponteiros do relgio e o outro estar "girando" na direo contrria aos ponteiros de um relgio. Mas cuidado com esta analogia (!) pois ela no correta. Na verdade o eltron no uma "bolinha" que gira em torno do seu eixo. A mecnica quntica nos mostra que o eltron possui certas propriedades que, matematicamente, nos levam a pensar em rotao. No entanto, a "rotao" do eltron muito mais complicada do que a rotao de uma bolinha !

os eltrons, assim como qualquer outra forma de matria, exibem propriedades ondulatrias. Esses fenmenos ondulatrios das partculas de matria so caracterizados pela relao

p=h

onde h a constante de Planck dada por h = 6,63 x 10-34 Joules segundos e p o momentum da partcula ou seja, o produto de sua massa pela sua velocidade. O termo , chamado de comprimento de onda de de Broglie caracteriza o comportamento ondulatrio das partculas de matria. o comprimento de onda associado ao momemtum da partcula .

a luz, os prtons, os eltrons e outras partculas exibem tanto o comportamento de uma onda como o de uma partcula. Por exemplo, em alguns fenmenos o fton (nome dado partcula de "luz") se comporta como uma onda e obedece s leis da ptica fsica enquanto que em outras experincias o seu comportamento o de uma partcula , obedecendo s conhecidas regras de colises entre partculas. Como o fton decide se vai se comportar como uma onda ou uma partcula um dos mistrios ainda no resolvidos pela fsica quntica. A este comportamento esquizofrnico da matria, sendo s vezes onda e s vezes partcula, damos o nome de "Dualidade Onda-Partcula" ( esquizofrnico para ns !!! ) . os fenmenos que ocorrem no interior da matria so de natureza probabilstica ao invs de determinstica. Isto significa que, mesmo sabendo tudo sobre um tomo no podemos prever exatamente o que ele vai fazer a seguir. As leis da fsica atmica somente podem apresentar "probabilidades" para comportamentos especficos das partculas que formam a matria. Este comportamento totalmente diferente daquele que estamos acostumados no mundo macroscpico.

A Tabela Perodica e a Mecnica Quntica mecnica quntica pode parecer estranho quntica, com suas estranhas quantizaes e fenmenos que ocorrem nos tomos. Muitos interior da matria, que at ento eram compreendidos com o auxlio da mecnica exemplo, somente aps a quantizao dos atmica e o aparecimento do Princpio de que conseguimos explicar o porque da

O que descrevemos acima como sendo as regras da mas assim que a matria se comporta. A fsica moderna realmente surpreendente. A mecnica regras de excluso, consegue explicar bastante bem os resultados de observaes e experincias envolvendo o inexplicveis, foram quntica. Por nveis de energia Excluso de Pauli existncia da chamada Tabela Peridica dos elementos qumicos. A tabela peridica resume as propriedades e a distribuio dos elementos qumicos existentes na natureza e foi obtida pelo qumico russo Dimitri Ivanovich Mendeleev. A foto a esquerda mostra Mendeleev ainda jovem. Suas primeiras anotaes sobre a tabela peridica, feitas em 17 de fevereiro de 1869, so mostradas na imagem abaixo. A direita vemos Mendeleev trabalhando em sua sala j no final de sua vida.

Na tabela peridica a cada elemento designado um nmero atmico nico. Os elementos qumicos so colocados nessa tabela em ordem crescente de seus nmeros atmicos. Com algumas poucas excees, a seqncia mostrada na tabela peridica tambm corresponde a uma ordenao crescente da massa mdia dos tomos dos elementos. Podemos ver que o elemento mais leve, com nmero atmico 1, o hidrognio. Uma outra caracterstica da tabela peridica que todos os elementos que aparecem em uma de suas colunas verticais tm as mesmas propriedades qumicas. Por exemplo, os elementos listados na coluna localizada mais direita na tabela so todos gases sob as condies de temperatura e presso existentes na superfcie da Terra e tm muita dificuldade de reagir quimicamente com outros elementos. Eles so chamados de gases nobres. A tabela peridica mostra os 92 elementos que ocorrem naturalmente e muitos outros produzidos artificialmente em laboratrios. At a posio do urnio na tabela peridica encontramos os elementos naturais e a partir dele todos os elementos so artificiais. Todos esses elementos mais pesados que o urnio so altamente radioativos , o que quer dizer que eles sofrem processos de decaimento em elementos mais leves no curto intervalo de tempo em que sobrevivem aps serem criados nos laboratrios ( so instveis ) .

A tabela peridica dos elementos qumicos est mostrada abaixo.

Como voc pode notar na imagem mostrada acima, os elementos qumicos so designados na tabela perodica por seus smbolos. Seus nomes por extenso, seguidos pelo nome original entre parnteses, so dados a seguir: nome do elemento qumico nmero atmico smbolo nome do elemento qumico nmero atmico smbolo Hidrognio (hydrogenium) Ltio (lithium) Boro (boron) Nitrognio (nitrogenium) Flor (fluor) Sdio (natrium) Alumnio (aluminium) 1 3 5 7 9 11 13 H Li B N F Na Al Hlio (helium) Berlio (beryllium) Carbono (carbonium) Oxignio (oxygenium) Nenio (neon) Magnsio (magnesium) Silcio (silicium) 2 4 6 8 10 12 14 He Be C O Ne Mg Si

Fsforo (phosphorus) Cloro (clorine) Potssio (kalium) Escndio (scandium) Vandio (vanadium) Mangans (manganesium) Cobalto (cobalt) Cobre (cuprum) Glio (gallium) Arsnio (arsenicum) Bromo (bromos) Rubdio (rubidium) trio (yttrium) Nibio (niobium) Tecncio (technetium) Rdio (rhodium) Prata (argentum) ndio (indium) Antimnio (stibium) Iodo (iodine) Csio (caesium) Lantnio (lanthanum) Praseodmio (praseodymium) Promcio (promethium) Eurpio (europium) Trbio (terbium) Hlmio (holmium) Tlio (thulium)

15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 53 55 57 59 61 63 65 67 69

P Cl K Sc V Mn Co Cu Ga As Br Rb Y Nb Tc Rh Ag In Sb I Cs La Pr Pm Eu Tb Ho Tm

Enxfre (sulfur) Argnio (argon) Clcio (calcium) Titnio (titanium) Crmio (chromium) Ferro (ferrum) Nquel (nickel) Zinco (zincum) Germnio (germanium) Selnio (selenium) Criptnio (kripton) Estrncio (strontium) Zircnio (zirconium) Molibdnio (molybdenum) Rutnio (ruthenium) Paldio (palladium) Cdmio (cadmium) Estanho (stannum) Telrio (tellurium) Xennio (xenon) Brio (barium) Crio (cerium) Neodmio (neodymium) Samrio (samarium) Gadolnio (gadolinium) Disprsio (dysprosium) rbio (erbium) Itrbio (ytterbium)

16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 58 60 62 64 66 68 70

S A Ca Ti Cr Fe Ni Zn Ge Se Kr Sr Zr Mo Ru Pd Cd Sn Te Xe Ba Ce Nd Sm Gd Dy Er Yb

Lutcio (lutetium) Tantlio (tantalum) Rnio (rhenium) Irdio (iridium) Ouro (aurum) Tlio (thallium) Bismuto (bismuthum) Astato (astatos) Frncio (francium) Actnio (actinium) Protactnio (protactinium) Neptnio (neptunium) Amercio (americium) Berqulio (berkelium) Einstnio (einsteinium) Mendelvio (mendelevium) Laurncio (lawrencium) Dbnio (dubnium) Bhrio (bohrium) Meitnrio (meitnerium) Roentgenio (roentgenium) (ununtrium) (ununpentium) (ununseptium)

71 73 75 77 79 81 83 85 87 89 91 93 95 97 99 101 103 105 107 109 111 113 115 117

Lu Ta Re Ir Au Tl Bi At Fr Ac Pa Np Am Bk Es Md Lr Db Bh Mt Rg Uut Uup Uus

Hfnio (hafnium) Tungstnio (wolframium) smio (osmium) Platina (platinum) Mercrio (hydrargyrum) Chumbo (plumbum) Polnio (polonium) Radnio (radon) Rdio (radium) Trio (thorium) Urnio (uranium) Plutnio (plutonium) Crio (curium) Califrnio (californium) Frmio (fermium) Noblio (nobelium) Ruterfrdio (rutherfordium) Seabrgio (seaborgium) Hssio (hassium) Darmstdio (darmstadtium) (ununbium) (ununquadium) (ununhexium) (ununoctium)

72 74 76 78 80 82 84 86 88 90 92 94 96 98 100 102 104 106 108 110 112 114 116 118

Hf W Os Pt Hg Pb Po Rn Ra Th U Pu Cm Cf Fm No Rf Sg Hs Ds Uub Uuq Uuh Uuo

Dos 118 elementos qumicos apresentados na tabela peridica, cerca de 20% no existem na natureza. Eles s foram obtidos sinteticamente, em laboratrios muito especializados. Em 1976 foi convencionado que os elementos situados alm do nmero atmico 103 deveriam receber nomes numricos sistemticos enquanto a prioridade da descoberta estivesse sendo examinada. De acordo com essa proposta, por exemplo, o elemento 104 deveria ser chamado provisoriamente de "Unnilquadium" formado pelas palavras latinas un = 1, nil = 0, quad = 4, com a terminao -ium que representa um metal. O smbolo provisrio do elemento seria uma abreviao de trs letras, nesse caso Unq.

dgito 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

radical nil un bi tri quad pent hex sept oct enn

smbolo n u b t q p h s o e

Exemplo: elemento 114: un + un + quad + ium = ununquadium (Uuq) elemento 115: un + un + pent + ium = ununpentium (Uup) elemento 116: un + un + hex + ium = ununhexium (Uuh) Quando a descoberta do elemento confirmada por vrios centros de pesquisa ele recebe um nome definitivo. Por exemplo, o elemento 111 tinha o nome provisrio "Unununio" e smbolo Uuu. Aps a sua descoberta ter sido confirmada ele recebeu seu nome atual, Roentgenium, com o smbolo Rg. Note que todos os elementos que tm nmero atmico entre 112 a 118 , ou no so conhecidos ou sua existncia ainda no foi totalmente confirmada. Seus nomes so provisrios. Eles esto incluidos na tabela apenas para mostrar suas posies esperadas. A "fabricao" desses elementos em laboratrio um processo extremamente complicado e constantemente polmico. Muitas vezes descobertas so anunciadas para serem posteriormente recusadas pela comunidade cientfica. Os elementos 117 e 118 foram declarados descobertos em 1999 mas provou-se em 2002 que os resultados estavam errados. Em janeiro de 2001 foi anunciada a descoberta do elemento "Ununhexium" (Uuh). Aguarda-se a confirmao desse resultado. A descoberta dos elementos 113 e 115 foi anunciada no dia 1 de fevereiro de 2004 mas aguarda-se a sua confirmao por outros centros de pesquisa. Conhecer os elementos qumicos importante para o estudo da formao e evoluo das estrelas. Mais tarde veremos que alguns desses elementos desempenham papis muito importantes nesses processos. Por exemplo, o elemento qumico hidrognio o mais abundante em todo o Universo e a maior parte de uma estrela formada por tomos de hidrognio. Os elementos pesados existentes no Universo so formados ou na regio mais central de uma estrela muito evoluda ou por processos que ocorrem durante e aps a sua exploso. A formao do elemento qumico ferro no interior de uma estrela determina o estgio final de sua evoluo qumica. s vezes no fcil escolher o nome do novo "filho" Muitas vezes a confuso permanece mesmo aps a confirmao da existncia do novo elemento. Por exemplo, o nome definitivo do elemento 104 ficou em suspenso devido a uma disputa entre a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), a organizao internacional que tem como uma de suas tarefas dar nomes aos novos elementos descobertos, e a American Chemical Society (ACS). A IUPAC recomendava que o elemento 104 tivesse o nome Dubnium (com o smbolo Db) uma vez que sua descoberta havia sido feita em 1964 no Joint Nuclear Research Institute, em Dubna, Rssia. No entanto, os norte-americanos discordavam, alegando que eles no conseguiram reproduzir os resultados dos russos e que a verdadeira descoberta desse elemento foi feita posteriormente por eles, norte-americanos. Desse modo, a ACS preferiu cham-lo de Rutherfordium (com o smbolo Rf), em homenagem ao fsico neozelands Lord Rutherford. Alm disso os russos queriam dar a esse elemento o nome kurchatovium em homenagem ao fsico Igor Kurchatov, o pai da bomba atmica russa, o que os americanos no aceitavam de modo algum. Ao mesmo tempo os norte-americanos insistiam em dar o nome de seaborgium ao elemento 106, em homenagem ao fsico Glenn T. Seaborg, seu compatriota que ainda estava vivo, o que no era aceito pela IUPAC. Haviam muitas outras confuses de nomes nessa poca. Somente em 1997 que foi estabelecida uma certa concordncia com os nomes que usamos na tabela acima, embora os norteamericanos ainda insistam em usar o nome "hahnium" para o elemento 105 e no "dubnium". O elemento 106 ficou sendo chamado de "seaborgium" embora Glen T. Seaborg, um dos maiores opositores ao nome "dubnio", ainda estivesse vivo (ele s morreu em 1999).

Lptons e Quarks: Os Constituintes Bsicos de Todo o Universo

Vimos que, segundo o modelo de Bohr, os tomos so formados por eltrons que esto em rbita em torno de um ncleo que formado por prtons e nutrons. No entanto a mecnica quntica nos mostrou que o tomo muito mais complexo do que isto. E a continuao das pesquisas sobre o ncleo atmico nos revelou um segredo muito bem guardado: os prtons e nutrons no so partculas verdadeiramente elementares. isso quer dizer que tanto os prtons como os nutrons so formados por partculas ainda menores, estas sim , partculas fundamentais. A Classificao das Partculas Fundamentais As partculas realmente fundamentais, ou seja aquelas que no so formadas por nenhuma outra e a partir das quais todas as outras partculas so formadas, so separadas em trs grupos chamados coletivamente de lptons, quarks e mediadores. Todas estas partculas fundamentais possuem antipartculas que tambm so consideradas fundamentais. A diviso delas nestes grupos feita de acordo com propriedades caractersticas que elas possuem. Lptons Os lptons so partculas fundamentais. Isso quer dizer que elas no so formadas por outras partculas. Os lptons formam um conjunto de seis partculas s quais esto associadas seis antipartculas. massa (em Mev/c2) 0,511003 0 105,659 0 1784 0 tempo de vida (em segundos) infinito infinito 2,197 x 10-6 infinito 3,3 x 10-13 infinito

nome do lpton eltron neutrino do eltron muon neutrino do muon tau neutrino do tau

carga -1 0 -1 0 -1 0

primeira gerao

segunda gerao

terceira gerao

Note que na tabela acima a carga das partculas dada em unidades da carga do eltron. No entanto a massa no dada na maneira convencional, em gramas ou quilogramas. Voc est prestes a conhecer mais uma novidade em termos de unidades de medida trazida pela fsica. A massa dada em unidades de MeV/c2, unidade muito usada pelos fsicos de partculas elementares. Um MeV equivalente a 106 eltrons-volts (eV) ou seja, um milho de eltrons-volt. O eltron-volt uma unidade de energia e equivale a 1,602 x 10-19 Joules = 1,602 x 10-19 kg m2 s-2. A letra c representa a velocidade da luz, cerca de 300000 km/segundo. Deste modo, Mev/c2 = 1,782676 x 10-30 quilogramas. Para voc saber o valor da massa de cada partcula citada na tabela usando a conhecida unidade "quilograma" , basta multiplicar o seu valor apresentado pelo valor de 1 Mev/c 2 dado acima. Quarks Estas so partculas fundamentais da natureza que esto no ncleo do tomo. Acreditamos hoje que os quarks so a unidade estrutural mais fundamental a partir da qual todas as partculas nucleares se formam. Existem 6 tipos de quarks: up, down, strange, charm, bottom e top. Dizemos que essas propriedades do quark so os valores possveis para o flavor ("sabor") dos quarks conhecidos. Note que na tabela abaixo damos tambm a carga eltrica dos quarks em termos da carga do eltron e as massas so dadas em unidades MeV/c2. O termo massa "n" significa o valor da massa do quark isolado, sem estar combinado com outros quarks enquanto que a massa efetiva aquela que o quark possui quando est formando brions ou msons (o significado destes termos est

explicado mais abaixo). massa (especulativa) tipo de quark (flavor) u quarks leves d s c quarks pesados b t carga "n" 4,2 7,5 150 1100 4200 efetivo em brions 363 538 1500 4700 >23000 em msons 310 483

+2/3 -1/3 -1/3 +2/3 -1/3 +2/3

Veja que, curiosamente, os quarks possuem carga eltrica fracionria! Um prton constituido por um quark down e dois quarks up. Dizemos ento que o prton tem a estrutura uud.

Um nutron formado por um quark up e dois quarks down. Da os nutrons tm a estrutura udd.

H uma grande surpresa nisto tudo. Embora estejam listados 6 tipos bsicos de quarks, o Universo como o conhecemos hoje, ou seja , para o estado de energia atual, formado simplesmente pelos quarks dos tipos u e d! As outras partculas, formadas por quarks dos tipos s, c, b e t, s existiram no Universo mais primordial, quando a temperatura (e portanto a energia) era muito mais alta. Estas

partculas hoje s surgem em experincias realizadas nos grandes aceleradores de partculas que existem em laboratrios tais como o CERN ( LHC ) , na Suia, o FermiLab, nos Estados Unidos, ou o DESY, na Alemanha. Mediadores Veremos num prximo captulo que existem partculas que so as mediadoras dos vrios processos fsicos que ocorrem no interior da matria. A elas damos o nome de mediadores. Elas tambm so partculas fundamentais e assumem um importante papel no estudo das interaes fundamentais, como veremos mais tarde. Na tabela abaixo a massa dada em MeV/c2, a carga dada em unidades de carga do eltron e o tempo de vida em segundos. O significado das foras citadas abaixo (forte, fraca, eltromagntica) ser explicado em um prximo item. mediador gluon fton bsons vetoriais intermedirios smbolo carga massa tempo de vida g 0 0 1 0 0 0 81800 92600 infinito infinito desconhecido desconhecido fora forte eletromagntica fraca (carregada) fraca (neutra) eletrofraca

W Z0

O "Bson de Higgs" Existe mais uma partcula fundamental, chamada bson de Higgs, que foi prevista a partir de estudos tericos. Ela no se enquadra em nenhuma das classificaes acima e a nica partcula fundamental que at hoje no foi obtida nos laboratrios de fsica de altas energias ( sua descoberta em laboratrio uma das grandes expectativas , se no a maior , com a entrada em operao do LHC ! ) .

Classificao das partculas elementares nucleares O ncleo atmico muito mais complexo do que um simples aglomerado de prtons e neutrons. Alis, damos o nome genrico de nucleons aos prtons e nutrons. Experincias realizadas com raios csmicos ( partculas que atingem a atmosfera terrestre vindas do espao e provocam , por colises , um "chuveiro" de outras partculas ) , e em laboratrios de altas energias mostraram a existncia de muitas outras partculas, algumas muito pesadas, no interior do ncleo atmico. A descoberta destas partculas que conduziu os fsicos a acreditarem na existncia dos quarks como os constituintes bsicos das partculas nucleares. A estas partculas que esto no interior do ncleo atmico damos o nome genrico de hdrons. Logo os fsicos viram que o nmero de hdrons aumentava cada vez mais. Uma quantidade enorme de partculas nucleares passaram a ser conhecidas: pions, kaons, sigmas, eta, lambda, xis, deltas, etc. Tendo em vistas propriedades comuns entre vrias dessas partculas, os fsicos as classificaram em duas famlias chamadas msons e brions. Todos os msons e brions so formados por quarks embora de modos diferentes. Msons e brions so hdrons.

Msons Esta uma classe de partculas nucleares que so formadas por um par quark-antiquark. Os msons so importantes para a astrofsica em particular porque um deles, o mson , um dos constituintes dos raios csmicos que incidem na atmosfera superior da Terra. Os raios csmicos so formados por ncleos pesados, prtons, eltrons e outras partculas que so produzidas nas estrelas, lanadas ao espao e aceleradas a energias altssimas pelos campos magnticos que permeiam o espao interestelar.

Brions a classe de partculas subatomicas na qual os prtons e nutrons esto includos. Os brions so formados por trs quarks e constituem o ncleo atmico, juntamente com os msons. Podemos dizer que o corpo humano, formado por prtons e neutrons, constituido por matria barinica. Os astrnomos acreditam que o Universo seja formado tanto por matria barinica como por matria no barinica. Toda a matria que existe no Universo visvel de natureza barinica. No entanto, os astrnomos acreditam que uma grande parte da matria que forma o Universo no visvel. Esta matria invisvel coletivamente chamada de matria escura e possivelmente formada, em sua maior parte, por matria no barinica. Entender a natureza dessa matria no barinica, parte importante da estrutura do nosso Universo, uma das reas bem atuais de pesquisa na rea de Cosmologia.

Os Neutrinos Vimos acima que os neutrinos so lptons e, portanto, so partculas fundamentais da natureza. O neutrino uma partcula sem carga eltrica, praticamente sem massa, e que produzida em grande nmero em algumas reaes nucleares que ocorrem no interior das estrelas. Eles so muito difceis de detectar uma vez que a maioria deles atravessa completamente a Terra sem sofrer qualquer tipo de interao. Seu smbolo a letra grega .

O Sol, assim como as outras estrelas, emite uma quantidade incrvel de neutrinos e estes neutrinos incidem sobre o nosso planeta. Neste momento, e em todos os momentos da sua vida, seu corpo est sendo atravessado continuamente por milhares de neutrinos sem que voc sinta qualquer efeito.

Um outro fato importante que o neutrino capaz de dar aos astrofsicos informaes muito mais atuais sobre o interior profundo das estrelas do que os ftons produzidos na mesma regio. Por exemplo, um fton produzido no interior do Sol leva cerca de 10 7 anos para conseguir chegar sua superfcie e ser captado por um observador na Terra. Enquanto isso, um neutrino produzido no interior do Sol leva apenas 2 segundos para escapar dele. Aps sair do Sol (considerando que o neutrino tem massa nula) ele levaria cerca de 8 minutos e 33 segundos para atingir os detectores colocados na Terra. Se alguma coisa desse errado com a fornalha nuclear que existe no interior do Sol e ele, por exemplo, no produzisse mais ftons , levaramos (grosseiramente) 107 anos para perceber mudanas sensveis na sua luminosidade. No entanto, estudando a emisso de neutrinos solares, veramos quase imediatamente que algo anormal deveria estar acontecendo no interior do Sol se, de repente, no captassemos mais seus neutrinos. Quando uma estrela explode, no violento fenmeno que a formao de uma supernova, uma quantidade imensa de neutrinos lanada ao espao. A imagem ao lado mostra o que os astrnomos chamam de "restos de supernova", a nebulosa M1 tambm conhecida como "nebulosa do Caranguejo". Alm disso muitas outras fontes de altas energias que existem no Universo emitem grandes quantidades de neutrinos. O neutrino to importante que existe uma rea da astrofsica, chamada "astrofsica de neutrinos", cujo objetivo estudar a sua participao nos fenmenos que ocorrem nos corpos celestes.

Em resumo, quantas so e quais so as partculas elementares fundamentais que formam toda a matria do Universo? Abaixo listamos todas as partculas fundamentais conhecidas pela teoria da fsica de partculas elementares como os elementos fundamentais da matria em todas as suas formas. A teoria atual e mais geral que descreve a matria como sendo formada por estas partculas tem o nome de "Modelo Padro da Fsica de Partculas Elementares". eltron anti-eltron muon anti-muon tau anti-tau lptons (TOTAL = 12 leptons) neutrino do eltron anti-neutrino do eltron neutrino do muon antineutrino do muon neutrino do tau anti-neutrino do tau quarks (cada quark existem em trs "cores" diferentes) up anti-up e+

+ + e _ e _ _
u _ u

(TOTAL = 36 quarks)

down anti-down strange anti-strange charm anti-charm bottom anti-bottom top anti-top fton (mediador das interaes eletromagnticas)

d _ d s _ s c _ c b _ b t _ t

W+ WZo (8 tipos diferentes de gluons)

mediadores (TOTAL = 12 mediadores)

(mediadores das interaes eletrofracas) gluons (mediadores das interaes fortes) bson de Higgs

Temos ento um total de 12 leptons, 36 quarks, 12 mediadores e uma partcula de Higgs, fazendo um total de 61 partculas elementares fundamentais.

Os Nveis de Energia de um tomo: Excitao e Desexcitao

Um dos aspectos bsicos da mecnica quntica que est incorporado ao modelo atual do tomo, e que o faz ser completamente diferente do modelo planetrio que tantas vezes usado como analogia, que a energia dos eltrons no tomo de Bohr est restrita a certos valores discretos, muito bem definidos, e somente estes valores so permitidos. Dizemos que a energia do tomo quantizada. Isto significa que somente certas rbitas, com raios bem estabelecidos, podem ser ocupadas pelos eltrons. As rbitas que poderiam estar situadas dentro destes intervalos estabelecidos pela mecnica quntica simplesmente no existem. A essas rbitas bem definidas e permitidas pela mecnica quntica damos o nome de nveis de energia. A figura ao lado mostra alguns nveis de energia quantizados, e portanto permitidos, para o tomo de hidrognio. Estes nveis so designados por um nmero inteiro n que chamado de nmero quntico. O estado (ou nvel) de energia mais baixo chamado de estado fundamental. Os estados que apresentam, sucessivamente, mais energia do que o estado fundamental so chamados de estados excitados e so designados, segundo a ordem de afastamento a partir do ncleo atmico, como primeiro estado excitado, segundo estado excitado, terceiro estado excitado, etc. As energias dos estados estacionrios do tomo de hidrognio so dadas por uma expresso muito simples. Ela : E ( n ) = - 13,6 / n2 eltrons-volts , onde n = 1, 2, 3,...

onde n o chamado nmero quntico. Nessa equao n=1 define o nvel fundamental e cada um dos outros valores possveis de n (2, 3, 4, etc.) definem os nveis excitados. Com essa simples conta podemos calcular os nveis de energia possveis de existir em um tomo de hidrognio. Na frmula anterior , E ( n ) significa energia associada ao nvel n . Alm de uma certa energia, chamada potencial de ionizao, os eltrons que pertencem ao tomo no conseguem mais ficar ligados ao ncleo. Eles passam a ser eltrons livres. A partir deste valor de energia os nveis de energia formam uma regio que recebe o nome de continuum. No caso do hidrognio seu potencial de ionizao ou seja, a energia necessria para destruir a ligao do eltron no nvel fundamental com o ncleo atmico, transformando-o em eltron livre, de 13,6 eltrons-volt. Dizemos ento que o continuum do tomo de hidrognio comea em 13,6 eV acima do estado fundamental. Nesse continuum a energia do eltron no mais quantizada : pode ter qualquer valor . Excitao e desexcitao de um tomo Os eltrons pertencentes a um tomo podem fazer transies entre as rbitas (nveis de energia) permitidas pela mecnica quntica absorvendo ou emitindo exatamente a diferena de energia que existe entre estas rbitas. Vejamos melhor como isto acontece. Vamos supor que um eltron est em uma rbita qualquer, entre aquelas permitidas pela mecnica quntica, em torno de um ncleo. claro que existem outras possveis rbitas, ou nveis de energia, que este eltron pode ocupar se ele tiver energia suficiente para isto. A diferena de energia entre cada uma destas vrias rbitas possveis e aquela onde est efetivamente o eltron pode ser facilmente calculada. Vamos supor ento que, por algum processo, por exemplo aquecimento, transmitimos energia para este tomo. A energia total incidente, seja qual for a sua origem, dada pela soma das mais diversas quantidades de energia possuidas pelos ftons . Eventualmente um desses ftons pode possuir uma quantidade de energia exatamente igual diferena de energia que existe entre algum dos possveis nveis atmicos deste tomo e o nvel onde est um eltron. Quando esse pacote de energia externa incide sobre o eltron, ele poder absorver um dos ftons incidentes que o formam desde que a energia desse fton incidente corresponda exatamente diferena de energia que existe entre um dos possveis nveis de energia atmicos e o nvel de energia onde o eltron est. Ao absorver esta energia o eltron realiza um salto quntico para o nvel

de energia mais alta que corresponde sua nova energia total. Em termos mais tcnicos, a diferena em energia entre esses nveis corresponde exatamente a um comprimento de onda especfico da radiao incidente. Por exemplo, um eltron est no segundo nvel quntico. Incidimos sobre ele radiao formada por vrios ftons com energias diferentes. Entre esses ftons temos um cuja energia corresponde diferena de energia entre, por exemplo, o nvel quntico 5 e o nvel 2 onde est o eltron. Nosso eltron absorve esse fton e passa para o nvel 5, ocupando agora um estado de maior excitao do que aquele em que ele estava anteriormente. Resumindo, quando o tomo encontra um fton com uma determinada energia especfica, correspondente a diferena de energia entre nveis qunticos, o fton ser absorvido pelo tomo, e o eltron saltar do nvel de energia mais baixa para o nvel de energia mais alta. O eltron neste novo nvel de energia est em um estado excitado. No entanto, todos os eltrons que esto em estados excitados querem retornar a um nvel de energia mais baixa. Para realizar isto o eltron libera um fton, que transporta este excesso de energia, e retorna para um nvel de energia correspondente a uma excitao menor. A este processo de emisso de energia damos o nome de desexcitao. Resumindo, quando um eltron excitado cai de um nvel de maior energia para um de menor energia ele emite um fton cuja energia equivalente diferena de energia entre estes dois nveis. Se o eltron excitado volta para o seu estado original, ele emite um fton que tem a mesma energia que a possuida pelo fton que o excitou inicialmente. A imagem a seguir mostra uma excitao atmica causada pela absoro de um fton e uma desexcitao causada pela emisso de outro fton.

No entanto, as regras para que a excitao ou desexcitao ocorram so muito rgidas. Em cada caso o fton absorvido ou emitido possui uma energia que exatamente igual diferena de energia entre as duas rbitas atmicas envolvidas no processo. Como ser explicado melhor mais adiante, essa energia pode ser calculada dividindo o produto da constante de Planck e velocidade da luz, hc, pelo comprimento de onda da radiao incidente. Assim, um tomo somente pode absorver ou emitir certos comprimentos de onda discretos (ou, equivalentemente, freqncias ou energias). Podemos dizer, de modo equivalente, que somente certos ftons podem ser absorvidos ou emitidos por um tomo. Um outro ponto importante, que constantemente leva a interpretaes erradas, o fato de que quando dizemos que um eltron passou de um nvel quntico para outro contguo somos, erroneamente, levados a supor que esta passagem contnua. Ou , quando dizemos que o eltron passou do nvel 2 para o nvel 3 podemos ser levados a imaginar que o eltron se deslocou, de modo contnuo, por todo o intervalo de energias que fica entre os dois nveis citados. Isto no verdade. Lembre-se que uma das regras da mecnica quntica nos diz que no podem existir nveis intermedirios entre dois nveis permitidos contguos. Assim, quando dizemos que o eltron passa do nvel 2 para o 3, por exemplo, estamos dizendo que ele "desapareceu" do nvel 2 e "reapareceu" no nvel 3. Misterioso, no ? Mas esta a beleza da mecnica quntica. Os nveis de energia do tomo de hidrognio O hidrognio o elemento qumico que existe em maior quantidade no Universo. As estrelas so formadas, em sua maior parte, por hidrognio e este o mais simples de todos os tomos: ele tem um eltron apenas, que gira em torno de um ncleo que tambm s possui um nico nucleon : um prton.

Pelas regras que vimos acima para a excitao e desexcitao de um eltron, ao absorver um fton com uma determinada energia o eltron saltar para uma rbita mais energtica, mais afastada do ncleo. Neste estado excitado o eltron poder emitir um fton e saltar para um nvel de menor energia, um nvel mais baixo, mais prximo ao ncleo. Estes processos do origem s chamadas sries do hidrognio que nos mostram as possveis transies que o eltron do tomo de hidrognio pode fazer. Estas transies do eltron do origem s seguintes sries: srie Lyman Balmer Paschen Brackett Pfund ocorre uma transio de qualquer nvel excitado para o nvel 1 (estado fundamental) 2 3 4 5

As sries mostradas acima so fundamentais para a astrofsica. Na verdade as sries do tomo de hidrognio, que representam transies entre nveis atmicos, nos do informaes sobre a composio qumica das estrelas , temperaturas , etc . , como veremos mais tarde .

Para saber mais

Modelo de Bohr
- Para construir seu modelo para o tomo de hidrognio , Bohr considerou a fora eltrica entre um prton e um eltron e que esse eltron girava em torno do prton em rbitas circulares . Associada ao movimento circular temos uma grandeza entre as mais fundamentais da fsica , o j citado momento angular . uma das grandezas sujeitas lei de conservao. Designado pela letra L , o momento angular dado , no caso considerado , por L = m v r , onde m a massa do eltron , v sua velocidade orbital e r o raio da rbita . Essa grandeza que foi quantizada , ou seja , s pode ter valores discretos . Bohr considerou que

onde h a constante de Planck e n um nmero inteiro : n = 1,2 ,3, .... A partir disso as quantizaes da energia e do raio da rbita so facilmente deduzidas , so consequncia dessa condio . Ou ainda , em palavras : o eltron s pode estar em uma rbita tal que o momento angular seja mltiplo de h/2 . - Se voltarmos expresso que nos d o valor da energia de um nvel atmico no modelo de Bohr , notaremos que seu valor negativo . Trata-se de uma conveno adotada pelos fsicos : energia negativa significa que o eltron est em um estado ligado , preso ao ncleo . Se tem energia positiva , ento o eltron est livre , no est mais preso ao prton por causa da fora eltrica . Dizemos que est no continuum ( portanto , ocorreu uma ionizao ) . - Sabemos que a absoro de um fton induz uma transio de um nvel de menor energia para um outro com energia maior ( excitao ) e que o processo inverso ( desexcitao ) resulta na emisso de um fton . E qual a frequncia ou comprimento de onda desses ftons ? A expresso para a energia de um nvel nos d a resposta . Basta calcular a diferena de energia entre os nveis envolvidos e utilizar a expresso de Planck que conecta energia e frequncia do fton . Como exemplo , consideremos a chamada srie de Balmer : ela constituda pelas transies que envolvem o nvel 2 ( o nvel de partida ou de chegada ) e os de maior energia que ele ( n = 3,4,5,.. ) . Examinemos a transio 2 -> 4 :

E = E(4) - E(2) , que igual a h. , ou


Relembramos que a letra grega delta usada com frequncia para designar uma diferena , um intervalo . Aqui , diferena de energias . Mas antes , uma advertncia : cuidado para no misturar unidades diversas . Na expresso dada para a energia dos nveis de energia do tomo de hidrognio foi utilizado o eltron-volt ( ev ) . Para calcular o comprimento de onda da radiao em centmetros , devemos converter ev em erg . Continuando , resulta que ,

h. = 13,6 . 1,6 10-12


h. =

mas

,onde h= 6.6262.10-27 erg/s e c = 3,0 . 1010 cm/s.

Contas feitas , obtm-se = 4861,32 . - Historicamente , os comprimentos de onda da srie de Balmer eram j conhecidos no sculo XIX ( medidos em laboratrio porque trata-se de radiao visvel ) , mas ningum tinha uma explicao por faltar um modelo adequado para o tomo . A reproduo das medidas de laboratrio foi uma vitria fantstica para o modelo de Bohr . - Um bom exerccio : calcule outros comprimentos de onda da srie de Balmer e descubra quais so as cores emitidas !

Ionizao e Plasma

J vimos que os tomos so eletricamente neutros uma vez que a carga total negativa fornecida pelos seus eltrons exatamente igual carga positiva dada pelos prtons que formam o ncleo do tomo. Uma grande parte da "matria normal" que encontramos em torno de ns possui essa neutralidade da carga eltrica total I igual a zero ) . Entretanto, particularmente quando existem fontes de energia disponveis atuando prximas aos tomos e molculas, eles podem ganhar ou perder eltrons adquirindo, consequentemente, uma carga eltrica resultante ( diferente de zero ) . Estes processos so chamados de ionizao/recombinao e so extremamente importantes para a astrofsica. O que a ionizao de um tomo? A ionizao a perda de eltrons por um tomo. O processo de ionizao pode ocorrer de vrias formas, algumas delas at mesmo presentes na nossa vida diria. Quando voc passa um pente rapidamente no cabelo v que ele se torna capaz de atrair pequenos pedaos de papel e isto se deve ao processo de ionizao que ocorreu por meio do atrito do pente com o seu cabelo. O mesmo ocorre quando voc anda sobre um carpete ou tapete e em seguida recebe um pequeno choque eltrico ao tentar abrir uma porta com fechadura metlica. A perda de eltrons converte um tomo neutro em um ion positivamente carregado. A adio de eltrons a um tomo neutro o converte em um on negativamente carregado. fcil entender esta nomenclatura porque se um tomo perde eltrons, mas no prtons, isto faz com que o nmero de prtons seja maior do que o nmero de eltrons . Consequentemente sua carga positiva total fica maior do que a carga negativa total . Da chamarmos o tomo que tem estas caractersticas de on positivo.

No outro caso, quando um tomo ganha um eltron, mas no prtons, o seu nmero de eltrons fica maior do que o nmero de prtons. Neste caso o tomo fica carregado negativamente ou seja, ele um on negativo.

Note que on o tomo que perdeu ou ganhou eltrons e que, portanto, tem carga eltrica total diferente de zero. E para onde vo os eltrons arrancados dos tomos? Eles ficam sob a forma de eltrons livres at que, ao se aproximarem suficientemente de algum tomo sejam capturados , permanecendo ento em uma das rbitas permitidas pela mecnica quntica. Na discusso subsequente, usaremos os termos ionizao e ionizar no sentido de perda de eltrons com a consequente formao de ons positivos. H uma notao padro na astrofsica para os vrios graus de ionizao de um tomo. Como mostrado na tabela seguinte esta notao usa nmeros romanos crescentes para indicar os diferentes graus de ionizao. Notao para Graus de Ionizao sufixo I II III ... XVI ... ionizao no ionizado (neutro) uma vez ionizado duplamente ionizado ... 15 vezes ionizado ... exemplos H I, He I H II, He II He III, O III ... Fe XVI ... ... notao da qumica H, He H+, He+ He++, O++ ...

Fica fcil entender esta notao ao percebermos que o nmero romano que acompanha o smbolo do elemento qumico tem uma unidade a mais do que o seu grau de ionizao. Por exemplo, Fe XIV significa que o elemento ferro est ionizado (14 - 1) = 13 vezes. Um outro ponto a notar que o maior grau de ionizao possvel de um determinado tomo dado pelo nmero de eltrons que ele possui. Deste modo, o hidrognio, que s tem um eltron, s pode ser ionizado uma vez, formando o H II.

No espao entre as estrelas existem regies onde o hidrognio est ionizado. Estas so as "regies HII", regies do espao interestelar onde a radiao proveniente de estrelas vizinhas mantm completamente ionizado o hidrognio local. O estudo das regies H II um importantssimo tema na astrofsica. Vemos abaixo uma dessas regies HII, a nebulosa M16, tambm chamada de "nebulosa da guia".

Os processos de ionizao so muito importantes para a astrofsica por estarem associados com a temperatura do gs . medida que fornecemos energia a um gs, sua temperatura aumenta. Os eltrons de cada elemento qumico que o forma vo absorvendo esta

energia, passando para nveis cada vez mais excitados at que se transformam em eltrons livres. O gs passa ento a ser formado por tomos cada vez mais ionizados e por eltrons livres. Como somos capazes de determinar no laboratrio qual a temperatura correspondente a cada nvel de ionizao, ao constatarmos a presena destes tomos ionizados no espao sabemos a temperatura dos fenmenos locais.

O plasma Se a maioria dos tomos ou molculas em uma regio est ionizada , o estado resultante da matria corresponde a um gs que eletricamente neutro em uma escala global , mas composto microscopicamente de ons carregados positivamente e eltrons (obviamente com carga negativa) que foram arrancados dos tomos quando os ons foram formados. Tal estado da matria, formado por ons e eltrons livres, chamado de plasma. A maior parte da matria nas estrelas est na forma de um estado de plasma. Dissemos anteriormente que o Universo formado por "matria normal" . Isso no deve ser entendido como matria composta por tomos e molculas em estado neutro, no ionizados. Na realidade , os dados observacionais nos revelam que a forma mais abundante de matria no Universo no est na forma de tomos ou molculas neutras mas, ao contrrio, no estado de plasma, ou seja tomos e molculas ionizados.

You might also like