Antropometria

Pedro Morouço, PhD
POLYTECHNIC INSTITUTE OF LEIRIA RESEARCH CENTER FOR HUMAN MOVEMENT SCIENCES (CIMH) Campus 5 - Rua das Olhalvas 2414-016 Leiria - Portugal Tel: (+351) 244 829 415 | Fax: (+351) 244 829 499 pedro.morouco@ipleiria.pt | www.cimh.ipleiria.pt

quantitativo
CINEMETRIA
Posição Orientação (tempo) Velocidade Aceleração

ANTROPOMETRIA
Dimensões lineares superfícies volumes Características inerciais massa Momento de inércia

DINAMOMETRIA
Forças internas externas Torques Pressões

EMG
Actividade Muscular

(adaptado Baumann, 1995)

Dinâmica Inversa F = m * a

antropometria
Ramo das ciências biológicas que tem por objeto o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana e a sua variação nas populações.
(Sobral, 1985) É a relação com as posições/dimensões dos corpos ou segmentos corporais. São utilizados os modelos antropométricos para estudar os momentos inerciais do corpo.

com inspiração máxima. .estatura é a distância do vertex (ponto superior da cabeça no plano sagital) ao plano de referência do solo. Deve ser expressa em metros (SI) e na sua medição utiliza-se o estadiómetro.

com inspiração máxima. .altura sentado é a medição da altura do indivíduo na posição de sentada num banco com uma altura que faça com que as coxas fiquem paralelas ao solo.

Para a medição da massa utiliza-se a balança.massa corporal é a medida que traduz a massa corporal total. É expressa em quilogramas (kg) com um arredondamento até à centena de gramas mais próxima. .

medidas de gordura subcutânea A medição da gordura subcutânea é feita através de pregas adiposas. Usualmente em vez de prega adiposa utiliza-se o termo inglês “skinfold”. as quais são pregas duplas de pele e tecido adiposo. A utilidade destas medidas é caracterizar a distribuição do tecido adiposo subcutâneo. Para a medição dos skinfolds utiliza-se o adipómetro (em milímetros). .

localizando-se imediatamente abaixo do vértice inferior da omoplata. .medidas de gordura subcutânea Os skinfolds mais utilizados são: Skinfold subescapular – prega oblíqua (45º). Skinfold abdominal – prega horizontal que deve ser medida com a musculatura abdominal relaxada a 3 cm do ponto umbilical e 1 cm abaixo. de cima para baixo e de dentro para fora.

medidas de gordura subcutânea Os skinfolds mais utilizados são: Skinfold suprailíaco – prega diagonal de fora para dentro e de cima para baixo. acompanhando a disposição das fibras musculares do grande oblíquo. . Skinfold tricipital – prega vertical medida na face posterior do braço sobre a linha média. Deve ser medida sobre a crista ilíaca e na linha midaxilar. a meia distância dos pontos acromial e radial.

um pouco mais acima. medida no homem a meia distância entre o mamilo direito e a prega axilar anterior. com o indivíduo na posição de sentada e com a perna e a coxa a fazerem um ângulo de 90º. ao nível da maior circunferência. Skinfold peitoral – prega oblíqua.medidas de gordura subcutânea Os skinfolds mais utilizados são: Skinfold geminal – prega vertical medida na face interna da perna. e na mulher. a dois terços daquela distância. .

Na medição dos perímetros é utilizada a fita métrica. .medidas de perímetros As medidas de perímetros também chamadas de circunferências são tiradas perpendicularmente ao eixo longitudinal dos segmentos corporais do indivíduo. a qual deve ser colocada numa posição paralela ao solo.

com o braço do indivíduo pendente ao longo do corpo. Perímetro de braço com contração – é medido com o bicípite em contração estática máxima (braço-antebraço a fazer um ângulo de 90º).medidas de perímetros Os perímetros mais utilizados são: Perímetro de braço sem contração – é medido a meia distância entre o acrómio e o radial. .

com o avaliado de pé. Perímetro geminal – medida feita com a fita a envolver a perna ao nível médio dos gémeos. .medidas de perímetros Os perímetros mais utilizados são: Perímetro abdominal – medida feita ligeiramente abaixo do ponto umbilical. Perímetros da cintura e da anca. no fim duma expiração normal.

.medidas de diâmetros Os diâmetros são medidas de informação óssea. Na sua medição utiliza-se o compasso de curvas.

medidas de diâmetros Dos diâmetros mais utilizados salientamos: Diâmetro biacromial – é a distância na horizontal entre os pontos acromiais. É medido por detrás de quem está a ser avaliado. Diâmetro bicristal – é a distância entre os pontos ilio-cristais. . com este relaxado.

Diâmetro bicôndilo-femoral – é a distância entre os pontos mais salientes dos côndilos femorais. O indivíduo deve estar sentado com a perna e a coxa a fazerem um ângulo de 90º. e com as costas da mão viradas para o observador.medidas de diâmetros Dos diâmetros mais utilizados salientamos: Diâmetro bicôndilo-umeral – é a distância entre os dois pontos mais salientes dos côndilos umerais. . O indivíduo levanta o antebraço até este fazer um ângulo de 90º com o braço.

Um dos exemplos é o comprimento do membro inferior. . de modo a percebermos o crescimento diferencial e a diferença de tamanhos e proporções corporais.medidas de comprimento Informação adicional pode ser recolhida através de algumas medidas de comprimentos.

índices antropométricos .

0] para a morfologia feminina. Estes índices procuram traduzir a relação entre as cinturas escapular e pélvica.98. biacromial – d.0 .83. bicristal) propõe um intervalo de [88.0] para a morfologia masculina e um intervalo de [73.0 .índices de dimorfismo sexual A virilidade ou a feminilidade somáticas podem ser avaliadas através de relações entre algumas medidas transversais do tronco. . O índice sexual de tanner (3 x d.

índices estaturo-ponderais .

.índices proporcionalidade somática Um dos índices mais utilizado é o índice córmico índice córmico = altura sentado / estatura x 100 Os indivíduos são divididos em braquicórmicos (<50.0. metricórmicos [51. relativamente ao comprimento do membro inferior.9] e macrocórmico (53. média ou comprida.0). consoante o valor da altura sentada seja curta.9). 52.

composição corporal .

composição corporal O cálculo da composição corporal (modelo das duas componentes – massa gorda e massa magra) processa-se segundo duas fases: Determinação da densidade corporal Cálculo da percentagem da massa gorda .

determinação da densidade corporal As técnicas mais utilizadas em antropometria para a determinação da densidade corporal são: Pesagem hidrostática Técnicas antropométricas .

o peso corporal dentro de água.determinação da densidade corporal Pesagem hidrostática Nesta técnica a densidade corporal é determinada através duma fórmula onde entram o peso corporal real. o volume de ar residual que permanece nos pulmões após uma expiração forçada. requer equipamentos laboratoriais de custo relativamente elevado. o volume dos gases intestinais e a densidade da água. É um método que. apesar de ser preciso. .

determinação da densidade corporal Técnicas antropométricas É um método económico e de fácil aplicação. É o método mais praticado na determinação da densidade corporal dum indivíduo. . Baseia-se na utilização de fórmulas de predição antropométrica.

0008267(Σ3P) + 0.0000016(Σ3P)2 – 0. com as pregas adiposas tricipital.0002574 x IDADE(ANOS).00099929(Σ3P) + 0.0994921 – 0. suprailíaca e da coxa . abdominal e da coxa Feminino: Dc = 1. o qual segue as seguintes fórmulas: Masculino: Dc = 1. com as pregas adiposas peitoral.determinação da densidade corporal Técnicas antropométricas Para determinar a densidade corporal vamos utilizar o protocolo de jackson-pollock.1093800 – 0.0000023(Σ3P)2 – 0.0001392 x IDADE(ANOS).

95/DC – 4. Vamos utilizar a fórmula proposta por SIRI: %Mg = (4.cálculo da percentagem da massa gorda A percentagem da massa gorda (%Mg) é calculada com base no valor determinado para a densidade corporal.50) x 100 Após o cálculo da percentagem da massa gorda pode-se calcular os pesos da massa gorda e da massa magra através das seguintes fórmulas: Peso da massa gorda = (peso corporal x %Mg) / 100 Peso da massa magra = peso corporal – peso da massa gorda .

.A massa magra tem uma densidade constante de 1. .90 mg/cm3. . .considerações finais A aplicação do método das técnicas antropométricas pressupõe os seguintes requisitos: .A proporção entre a gordura profunda (2/3) e a gordura subcutânea (1/3) é constante.10 mg/cm3 e a massa gorda uma densidade de 0.A espessura do panículo adiposo subcutâneo varia com o local onde a prega adiposa é medida.Existe uma relação inversa entre a densidade corporal e a gordura corporal. pelo que a massa gorda total pode ser determinada a partir da gordura subcutânea.

somatótipo .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful