You are on page 1of 47

Manual de Operao

SISRCA
Mdulo Captao do Atendimento

Verso Alfa 1.9 04-04-2013

SUMRIO
GLOSSRIO .................................................................................................................................................................. 3 1. APRESENTAO .................................................................................................................................................. 4

1.1. INFORMAES RELEVANTES ............................................................................................................................... 4 2. 3. 4. VISO GERAL DO SISTEMA .................................................................................................................................. 5 INSTALANDO O MDULO CAPTAO DO ATENDIMENTO ................................................................................... 7 ACESSANDO E UTILIZANDO O MDULO CAPTAO DO ATENDIMENTO............................................................ 11

4.1. AUTENTICAO NO SISTEMA ............................................................................................................................ 14 4.2. GESTO DE ACESSOS ......................................................................................................................................... 15 4.3. CRIAO DAS COMPETNCIAS DE TRABALHO ................................................................................................... 17 4.4. PREPARAO E ATUALIZAO DA COMPETNCIA ............................................................................................ 18 4.5. DIGITAO DAS AES AMBULATORIAIS COM AUTORIZAO - SUS ................................................................ 18 4.6. DIGITAO DAS AES AMBULATORIAIS SEM AUTORIZAO INDIVIDUAIS - SUS ............................................ 26 4.7. DIGITAO DAS AES AMBULATORIAIS SEM AUTORIZAO CONSOLIDADAS - SUS ....................................... 29 4.8. DIGITAO DAS AES HOSPITALARES COM AUTORIZAO - SUS ................................................................... 31 4.9. DIGITAO DAS AES AMBULATORIAIS/HOSPITALARES INDIVIDUALIZADAS - NO SUS ................................ 39 4.10. DIGITAO DAS AES AMBULATORIAIS CONSOLIDADAS - NO SUS .............................................................. 42 4.11. IMPORTAO DE ARQUIVO DE PRODUES SUS .............................................................................................. 42 4.12. IMPORTAO DE ARQUIVO DE PRODUES NO SUS...................................................................................... 43 4.13. EXPORTAO DE ARQUIVO DE PRODUES SUS .............................................................................................. 44 4.14. EXPORTAO DE ARQUIVO DE PRODUES NO SUS ...................................................................................... 45 4.15. CONSISTNCIA DE PRODUO .......................................................................................................................... 45 4.16. RELATRIOS ...................................................................................................................................................... 46

GLOSSRIO
Este glossrio pretende reunir, de forma breve e objetiva, os significados dos mais variados termos, expresses e palavras usadas pelos usurios no mdulo de Captao do Atendimento do SISRCA.

SISRCA
Sistema de Regulao Controle e Avaliao

CGSI
Coordenao-Geral de Sistemas de Informao

CNS
Carto Nacional de Sade

1.

APRESENTAO
O presente manual fornece informaes sobre a instalao e operacionalizao do mdulo de Captao do Atendimento do SISRCA. O objetivo deste manual orientar os usurios do sistema no processo de instalao, configurao e operao do sistema. Dessa forma, ele foi organizado na seguinte estrutura: Viso geral do sistema; Processo de instalao e configurao; Operao das funcionalidades.

1.1. Informaes Relevantes

O contedo das informaes exibidas nas telas deste manual no condiz com a realidade, portanto, no devem ser usadas. As telas servem apenas para exemplificar a dinmica da utilizao do sistema.

O manual disponibiliza algumas definies importantes que facilitam a compreenso do usurio. Essas definies esto representadas com bales ao lado das figuras apresentadas.

2.

Viso Geral do Sistema

Captao Atendimento Regulao do Acesso

Acompanhamen to da transferncia de Recursos Financeiros

Processamento e Avaliao

Cadastro de Aes e Servios de Sade Cadastro Nacional de Estabelecime ntos de Sade

Planejamento e Programao de Aes

Figura 1 - Mdulos do SISRCA

O Mdulo Captao do Atendimento destinado aos estabelecimentos de sade que realizam produo ambulatorial e/ou hospitalar (SUS e No SUS) e necessitam informar estas produes aos gestores estaduais ou municipais. Sendo assim, deve ser instalado nestes estabelecimentos de sade ou nas reas responsveis por informar as produes. Como o sistema dever ser instalado nos diversos estabelecimentos de sade foi concebido considerando que a disponibilidade de infraestrutura de equipamentos seja nfima. Em funo deste requisito, o sistema foi desenvolvido em tecnologia que seja de fcil instalao e que dependa o mnimo de infraestrutura computacional.

A figura abaixo resume as principais caractersticas do Mdulo de Captao.

Figura 2 - Principais Caractersticas do Mdulo Captao

A infraestrutura computacional para funcionamento do Mdulo Captao dependente do volume da produo captada. Sendo assim, para estabelecimentos com grande volume de produo e necessidade de performance a mquina dever ser dimensionada especificamente.

3.

Instalando o Mdulo Captao do Atendimento


O processo de instalao do Mdulo Captao consiste na cpia dos arquivos de instalao para o computador onde ser acessado. Os arquivos de instalao esto disponveis, para teste, na Rede Social Corporativa do Ministrio da Sade (http://redesocial.saude.gov.br), no grupo de trabalho Mdulo Captao, na rea destinada a arquivos. Somente os usurios com acesso a rede social ter acessa a verso de teste. O controle de acesso rede social e ao grupo de trabalho feito pela equipe CGSI. Abaixo, segue os passos para instalao desta verso:

Figura 3 - Passo-a-passo do processo de instalao

O acesso rede social se faz atravs da internet no site http://redesocial.saude.gov.br, onde necessrio autenticao atravs de usurio e senha. Aps acessar, o usurio dever localizar o grupo de trabalho SISRCA - Mdulo Captao.

Aps acesso rede e ao grupo de trabalho, localizar o arquivo sisrca_captacao_X.XX.zip na rea destinada aos arquivos, clicar no mesmo e realizar o download.

Para maior facilidade foi realizado algumas alteraes no processo de instalao dessa nova verso. Ao executar o instalador, o sistema continua a instalar no diretrio c:\datasus\sisrca\capcriando assim essa estrutura. Na instalao inicial o sistema apresentar uma tela com opes de configurao de banco de dados. O sistema tambm far a criao (automtica) de um cone de atalho na rea de trabalho ao finalizar a instalao. Nesse momento apresentado trs opes de configurao:

1. Banco de dados HSQL Configurao Local: Essa opo para trabalhar na mquina em que o sistema est instalado. Somente um usurio pode acessar o banco de dados no permitindo acesso simultneo ou acessar o sistema atravs de outra mquina. Essa instalao a padro e a que todos j esto utilizando. Possveis problemas: Falta de permisso de escrita na pasta onde o SISRCA captao foi instalado. Por padro, o sistema instalado em c:\datasus\cap. Falta de instalao do java. Neste caso, deve-se observar a verso do Sistema operacional e instalar o java correspondete. 2. Banco de dados HSQL Configurao em rede (mquina windows): Essa opo para trabalhar em uma ou mais mquinas em que o sistema esteja instalado em outra mquina servidora. Nessa configurao vrios usurio podero acessar o sistema simultneamente conectando atravs da rede. Essa opo indicada quando temos uma mquina windows e esta mquina far o papel de servidora. Para que essa soluo funcione, necessrio que o sistema seja instalado normalmente na mquina que fara o papel de servidora. Feita a instalao, basta acessar, a partir da mquina que far o papel de servidora, e configurada a opo de rede com HSQL. Neste caso, no alterar as configuraes padres que so apresentadas na tela e manter a aplicao aberta (na tela de login). Para as demais mquinas clientes fazer a instalao normal e ao abrir o sistema selecionar a opo de rede com HSQL, informando o endereo IP da mquina servidora no campo destinado informao do servidor. Feito isso, esta mquina cliente ir conectar com a mquina servidora onde o banco de dados est instalado. Para essa soluo, a mquina servidora tem que est com o servio do banco de dados HSQL ativado.

O servio ativado ao iniciar o sistema e fica a seguinte tela aberta:

Ateno! No fechar essa tela pois ir interromper o funcionamento do sistema. Possveis problemas dessa soluo: Falta de permisso de escrita na pasta onde o SISRCA captao foi instalado na mquina servidora. Por padro, o sistema instalado em c:\datasus\cap. Falta de instalao do java, tanto na mquina servidora quanto nas mquinas clientes. Neste caso, deve-se observar a verso do Sistema operacional e instalar o java correspondente. Erro nas informaes de endereo IP, usurio e senha (sempre manter o padro que vai da instalao) Falta de conectividade/rede entre as mquinas clientes e servidora No ativao do Servio HSQL na mquina servidora 3. Banco de dados Postgree Configurao em rede (mquina windows ou Linux): Neste caso, necessrio instalar o banco de dados postgree na mquina servidora, podendo ser linux ou windows. Esta instalao dever ser feita por um profissional que tenha os conhecimentos necessrios para que a instalao seja feita de forma correta. Aps a instalao do banco de dados postgree no servidor, basta fazer a instalao normal nas mquinas windows clientes e ao acessar a primeira vez, informar que em rede com postgree e colocar o endereo IP da mquina servidora, bem como usurio e senha que foram configurados na instalao do banco de dados. Vale ressaltar que o usurio do banco tem que ter permisso de leitura e escrita.

Possveis problemas dessa soluo: Usurio do banco de dados Postgree sem permisso de leitura e escrita. Servio Postgree do banco de dados no ativo na mquina servidora. Falta de conectividade/rede entre as mquinas clientes e servidora Erro nas informaes de endereo IP, usurio e senha (sempre manter o padro que vai da instalao) Falta de instalao do java nas mquinas clientes. Neste caso, deve-se observar a verso do Sistema operacional e instalar o java correspondente.

Para acessar a aplicao, basta clicar duplamente no atalho captacao.bat ou entrar na pasta lib localizada no caminho c:\datasus\sisrca\captacao encontrar o arquivo com o mesmo nome do atalho (captacao.bat) e clicar duas vezes sobre ele. O primeiro acesso um pouco mais lento, pois o sistema ir criar o banco de dados. O usurio inicial para acesso aplicao root e a senha root.

Login:root Senha:root

Nessa fase de teste no necessrio informar o login e a senha. Para logar no sistema basta apenas clicar no boto entrar

4.

Fluxo de funcionamento do mdulo de Captao do Atendimento


Esta seo do manual descreve de forma geral o entendimento do funcionamento do sistema, relacionado ao o fluxo de trabalho de uma competncia. Ainda nesta seo, ser apresentada a tela principal. O Mdulo de Captao do Atendimento busca orientar e automatizar a rotina de trabalho dos estabelecimentos de sade no que se refere captao das aes que devem ser informadas aos gestores. Possui um ciclo orientado competncia, representado na imagem abaixo. Para cada etapa deste fluxo, o sistema disponibiliza uma ou mais funcionalidade.

Figura 4 - Ciclo de operao do mdulo Captao

Criao da competncia: Etapa inicial onde o usurio informa a competncia em que va trabalhar. Preparao da competncia (ou ambiente): Nessa etapa executado a importao dos arquivos que auxiliaram na consistncia dos atendimento captados. Os arquivos tais como SIGTAP, CNES, CEP e Terceiros.

O arquivo terceiros no est sendo importado no momento, pois os dados dos terceiro vai compor o conjunto de informaes do CNES.

Informao das produes: Etapa em que registrado os atendimento de um estabelecimento numa dada competncia. So cadastrados os atendimentos hopitalares e ambulatoriais. As AIHs, APACs e BPAs individualizados e consolidados so registrados nessa etapa.

Consistncia da Produo: Nessa etapa executado a consistncia para pr validar a produo digitada com o intuito de verificar possveis erros ou problema para correo ante do envio para o processamento. Exportao das Produes: A etapa de exportao da produo a etapa final do mdulo captao. criado o arquivo de produo por tipo para enviar ao processamento. Os arquivos so criados separados por tipo autorizao hospitalar (antiga AIH), autorizao ambulatorial (antiga APAC), ambulatorial sus (BPA), no SUS (CIHA) e RAAS Essas etapas completam o conjunto de ciclos que compem o fluxo da captao. No captulo seguinte ser explanado com maior detalhe os cliclos do processo de captao dos atendimentos. Abaixo, apresentamos a tela principal do mdulo de Captao do Atendimento, identificando a localizao e disposio das informaes.
Menu de acesso s funcionalidades.

Estabelecimento de sade configurado para informao da produo.

Competncia de trabalho.

Verso do Sistema.

Identificao do usurio que est acessando o sistema.

Barra de situao, onde mensagens importantes so apresentadas.

Figura 5 - Tela principal do Mdulo de Captao

5.

Acessando e Utilizando o mdulo Captao do Atendimento


O Mdulo Captao do Atendimento disponibiliza as funcionalidades abaixo. Nas sees seguintes estas funcionalidades sero detalhadas. Autenticao no sistema; Gesto de acessos atravs de criao de usurios e permisses; Criao das competncias de trabalho; Preparao e atualizao da competncia atravs da importao de arquivos; Digitao das Aes Ambulatoriais com Autorizao - SUS; Digitao das Aes Ambulatoriais sem Autorizao Individualizadas SUS; Digitao das Aes Ambulatoriais sem Autorizao Consolidadas - SUS; Digitao das Aes Hospitalares com Autorizao - SUS; Digitao das Aes Ambulatoriais/Hospitalares Individualizadas No SUS; Digitao das Aes Ambulatoriais Consolidadas No SUS; Digitao das Aes de Ateno Domiciliar/Psicosocial; Importao de arquivo de produes SUS; Importao de arquivo de produes No SUS; Exportao de arquivo de produes SUS; Exportao de arquivo de produes No SUS; Consistncia de produo, aplicando as mesmas regras do Mdulo de Processamento e Avaliao da Informao do SISRCA; Relatrios para conferncia da produo;

Os campos marcados nas cores amarelas so considerados campos de preenchimento obrigatrio.

5.1. Autenticao no sistema


A funcionalidade de Autenticao no sistema tem por objetivo garantir que apenas usurios autorizados possam acessar o sistema. Dessa forma, atravs de login e senha o usurio ter acesso ao sistema, nas funcionalidades permitidas. O sistema possui um usurio e senha inicial que, por questes de segurana, devem ser trocadas no primeiro acesso.
Login Inicial: root Senha: root

Recomenda-se que cada usurio tenha seu login e sua senha, uma vez que estes esto associados a um CNS. Nessa fase de teste no necessrio informar o login e a senha. Para logar no sistema basta apenas clicar no boto entrar

5.2. Gesto de acessos


A funcionalidade de Gesto dos acessos tem por objetivo gerenciar usurios e suas permisses no sistema, podendo incluir, excluir, alterar informaes, ou mesmo ativando/desativando o acesso. Esta funcionalidade est disponvel no menu Registro Usurio, conforme imagem abaixo:

Ao acessar a funcionalidade, o sistema ir listar os usurios cadastrados, permitindo as aes expressas nos botes. Com um clique duplo na linha de um usurio, o sistema abrir a tela para edio das informaes.

Com clique duplo abre tela para alterao de dados do usurio.

Permite a incluso de um novo usurio.

Permite excluir um usurio.

Ao clicar no boto Novo ou clique duplo na linha de um usurio, o sistema abrir a tela para cadastro/edio das informaes, conforme imagem abaixo:

Indica se o acesso do usurio est ou no ativo.

CNS do usurio. O sistema no permite CNS duplicado.

Funcionalidades que o usurio ter acesso.

Cadastrar ou visualizar os detalhes do cadastro dos usurios.

Ao clicar no boto Detalhe, o sistema abrir a tela para cadastro/edio das informaes do usurio, permitindo inserir os dados abaixo.

5.3. Criao das competncias de trabalho


O Mdulo de Captao do Atendimento registra as produes conforme a competncia do atendimento. Dessa forma a criao de uma competncia para registro das aes obrigatria. A criao da competncia se d de duas formas: ao iniciar o sistema pela primeira vez; ou atravs do menu Manuteno Competncia.

Em ambas situaes, a tela abaixo apresentada onde o usurio dever informar a competncia do atendimento da competncia e clicar no boto Criar. Obrigatoriamente, a competncia deve ser informada no formato aaaa/mm (p.e. 201204).
Nmero da competncia no formato aaaa/mm.

Caso a competncia a ser criada j exista na lista, o sistema no permitir a criao. Somente poder existir uma competncia aberta para captao da produo. Na fase de testes est regra no ser aplicada.

5.4. Preparao e atualizao da competncia


Aps a etapa de criao de competncia, o sistema ir abrir tela para que o usurio possa preparar a competncia recm-criada com as informaes necessrias ao lanamento e validao da produo. Nesta verso, as informaes a serem utilizadas esto disponveis em arquivos que devem ser importadas. Ainda nesta seo, a origem dos arquivos estar descrita. Algumas informaes so consideradas obrigatrias (SIGTAP e CNES) e outras no (Programao Oramentria, Fornecedores). Os dados de CEP j vm disponibilizados no momento da instalao e podem ser atualizados a qualquer momento. Lembrando que Terceiros ir compor as informaes do arquivo CNES.

Segue abaixo resumo de onde encontrar cada um dos arquivos utilizados na preparao do ambiente. SIGTAP - O arquivo SIGTAP importado com o objetivo de disponibilizar todas as informaes e regras relacionadas aos procedimentos para o mdulo de Captao. Ele necessrio tanto para a digitao das aes quanto para o processo de consistncia. Este arquivo gerado para cada competncia e por este motivo ele deve sempre est atualizado.

Este arquivo est disponvel no site http://sigtap.datasus.gov.br/tabelaunificada/app/download.jsp. Neste endereo possvel baixar o arquivo da competncia correspondente.

CNES - O arquivo CNES importado com o objetivo de disponibilizar todas as informaes e regras relacionadas ao estabelecimento para o mdulo de Captao. Ele necessrio tanto para a digitao das aes quanto para o processo de consistncia. Este arquivo dever ser gerado pelo sistema CNESNet e no mais pelo CNES Desktop. Essa alterao se faz necessria para garantir a consistncia entre o CNES utilizado no mdulo captao e mdulo processamento. Sendo assim, a atualizao das informaes no CNESNet muito importante. Nesta verso inicial de testes do mdulo Captao, o arquivo CNES dever ser gerado do CNES desktop do gestor, seguindo as mesmas orientaes do processo de gerao do mdulo de processamento. Este arquivo (CNES.zip) dever ser gerado conforme orientaes abaixo a partir do sistema CNES Desktop instalado no gestor (apenas para a verso de testes). Gerar os arquivos em txt a partir do CNES desktop Selecionar os seguintes arquivos: (CFCES000.txt, LFCES002.txt, LFCES004.txt, LFCES005.txt, LFCES007.txt, LFCES012.txt, LFCES013.txt, LFCES018.txt, LFCES019.txt, LFCES020.txt, LFCES024.txt, LFCES032.txt, LFCES034.txt, LFCES046.txt, LFCES051.txt, LFCES052.txt, LFCES057.txt, LFCES058.txt, LFCES062.txt, LFCES072.txt, NFCES003.txt, NFCES005.txt, NFCES041.txt, NFCES071.txt. Criar uma pasta CNESTXT; Copiar os arquivos TXT do CNES para a pasta CNESTXT; Compactar a pasta CNESTXT e os respectivos arquivos do CNES; O nome do arquivo compactado deve ser CNES.zip (CNES em letras maisculas); LFCES001.txt, LFCES006.txt, LFCES015.txt, LFCES021.txt, LFCES045.txt, LFCES053.txt, LFCES068.txt, NFCES026.txt,

CEP - O arquivo CEP Brasil importado com o objetivo de disponibilizar informaes a respeito do relacionamento entre CEP, UF e cdigo do municpio. Nesta verso do sistema ainda no possvel buscar o endereo completo atravs do CEP, sendo

possvel apenas UF e municpio. Este arquivo (CEP_Brasil.zip) est disponvel no site do CNESWEB http://cnes.datasus.gov.br/Mod_DownLoad_CEP.asp?ftp=ftp. Neste endereo possvel baixar atravs do link Executar. Este arquivo no , necessariamente, atualizado a cada competncia.

Programao Oramentria - O arquivo de programao oramentria no obrigatrio. No entanto, caso seja importado, permitir ao mdulo de captao aplicar regras de consistncia dos valores programados para a produo ambulatorial e hospitalar. Nesta verso inicial de testes do mdulo Captao, o arquivo a ser importado o arquivo com extenso .FPO. Este arquivo gerado pelo sistema FPO Mag que fica instalado no gestor. A disponibilizao para o estabelecimento ficar a cargo de cada gestor.

Fornecedores - O arquivo de Fornecedores ANVISA importado com o objetivo de disponibilizar informaes a respeito dos fornecedores autorizados pela ANVISA. Este arquivo atualizado a cada competncia.. de pesquisaEste arquivo est disponvel no site do CNESWEB http://cnes.datasus.gov.br/Mod_DownLoad_Fornecedores_Anvisa.asp?ftp=f tp. Neste endereo possvel informar a competncia e baixar o arquivo.

Lembrando que Terceiros ir compor as informaes do arquivo CNES.

Ao final do processo de importao dos arquivos obrigatrios, o usurio dever clicar no boto Sair. Neste momento, o sistema ir informa que o sistema est pronto para receber as informaes de produo.

Caso o arquivo CNES contenha informao de mais de um estabelecimento, o usurio dever informar em qual estabelecimento ele ir trabalhar. A qualquer momento ele poder trocar de estabelecimento de trabalho. Ao sair do sistema (fechando o efetuando logoff), ao entrar novamente o sistema abre uma tela para escolher o estabelecimento de trabalho. Essa tela lista todos os estabelecimento que pode captar a produo. Ou seja, registrar os atendimentos. Nessa tela o usurio seleciona somente um estabelecimento para registro dos atendimentos.

5.5. Digitao das Aes Ambulatoriais com Autorizao - SUS

Para acessar a Autorizao Ambulatorial SUS(antiga apac) necessrio clicar no menu: Produo > SUS > Aes Ambulatorias > Com Autorizao > Apresentao

TELA PRINCIPAL DO SISTEMA

Ao selecionar a apresentao da autorizao ambulatorial o sistema apresenta a tela principal onde possui uma opo de filtro com critrios para pesquisa , uma lista em forma de gride para apresentar as autorizaes registrada e as opes: Novo, Excluir, Excluir todos e Fechar

TELA PRINCIPAL DA AUTORIZAO AMBULATORIAL SUS

A tela principal da Autorizao ambulatorial SUS possui as seguintes opes de filtro:

Pesquisar: A opo Campo uma combo onde pode ser selecionar tipos para filtrar a lista de autorizao: Sem seleo: Opo padro onde o sistema traz todas as autorizaes cadastradas; Data Incio: Opo para filtrar todas as autorizaes que possuem um determinada data de incio validade igual; Data Fim: Opo para filtrar todas as autorizaes que possuem um determinada data de fim validade igual; Data Sada: Filtra todas as autorizaes que possuem a data de sada(mesmo que motivo de apresentao) do paciente igual; Nome do Paciente: Filtra a(s) autorizao(es) atravs do nome do paciente; Autorizao: Opo para filtrar a(s) autorizao(es) inicial e/ou continuidade; Nmero do CNS: Filtra a(s) autorizao(es) atravs do CNS do paciente; Procedimento: Opo para filtrar todas as autorizaes que possuem um determinado procedimento;

A opo de pesquisa faz a combinao de at trs campos para realizar uma filtragem mais especfica de autorizao(es). Lista de Autorizaes:

A lista de autorizaes est em formato de gride com as seguintes colunas: N da Autorizo; Validade Incio; Validade Fim; Procedimento Principal;

Registro de Novas Autorizaes A tela de registro de autorizaes est organizada em cabealho, Identificao do paciente, Identificao do Atendimento e Aes Realizadas. No cabealho temos o nmero da autorizao, tipo, incio e fim validade, CNES do solicitante e do Executante e Prvia.

Para o estabelecimento que deseja ter uma noo do valor da autorizao registrada no captao foi acrescentado o campo Prvia valor onde apresenta a soma do valor(SIGTAP) dos procedimentos (aes realizadas) de uma autorizao. Os campos que esto na cor amarelo significa que so campos obrigatrio. A parte destinada a identificao do paciente possui todos os campos necessrio para registro e identificao do paciente tais como nome, nome da me endereo e telefone para contato.
TELA DE INCLUSO DA AUTORIZAO AMBULATORIAL SUS: IDENTIFICAO DO PACIENTE

Identificao do Atendimento

Na Identificao do Atendimento tem modalidade, procedimento principal, Carater de Atendimento CID principal, secundrio e Causas Associadas, Autorizador, Executante e Sada do Paciente com Data e Motivo de apresentao.

Ao clicar na lupa do Procedimento Principal o sistema lista apenas os procedimentos que tem como instrumento de registro a Autorizao Ambulatorial SUS (antiga APAC).
TELA DE INCLUSO DA AUTORIZAO AMBULATORIAL SUS: IDENTIFICAO DO ATENDIMENTO

Aes Realizadas A aba Aes Realizadas replica algumas informaes da aba anterior(Identificao do Atendimento) para registro das ao. Como o procedimento principal j est informado e o mesmo origina a autorizao, foi replicado no campo procedimento para que seja em seguida informado o CBO, Quantidade Competncia e os outros campos opcionais se desejar.

Com base em estudo e solicitaes de usurios do sistema de captao foi acrescentado o boto Mover para cima e Mover para baixo dando maior flexibilidade no registro das aes e promovendo assim maior produtividade na manuteno e registro da informaes.
TELA DE INCLUSO DA AUTORIZAO AMBULATORIAL SUS: AES REALIZADAS

5.6. Digitao das Aes Ambulatoriais sem Autorizao Individuais - SUS

Para acessar o registro da(s) Ao(e) Ambulatorial sem Autorizao Individual SUS(antiga BPA-I) necessrio clicar no menu: Produo > SUS > Aes Ambulatorias > Sem Autorizao > Individual

A tela de atendimento individualizado possui a esquerda uma rvore que se apresenta a medida que os atendimentos do profissional so registrados e a direita os campos para registro das aes. No profissional executante temos o CNS, Nome do profissional e o CBO que a base para montagem da rvore(esquerda) das aes. No paciente temos os campos necessrio para registro da ao tais como CNS, Nome, Sexo, Raa/Cor, Data de Nascimento, Nacionalidade e Municpio de residncia. Em dados do procedimento tem o CID, data do atendimento, carater de atendimento, Nmero da autorizao, Equipe, Servio e Classificao, Quantidade e por fim o procedimento.

Para a ao individualizada tambm possui a opo de prvia e ao final do registro da ao o cursor direcionado para o incluso de uma nova ao mantendo na tela os dados do profissional executor.

TELA DE INCLUSO DE ATENDIMENTOS INDIVIDUAL SEM AUTORIZAO

Aps incluso de algumas aes a tela apresenta a esquerda a rvore com o(s) profissional(ais). A rvore est organizada hierarquicamente com o nome do profissional, ao clicar no + expandido apresentando o(s) CBO(s) e seguindo o nmero da lista de aes registradas para o profissional. Ao seleciona o nmero da lista o sistema exibe a direita todas as aes relacionadas ao CBO do profissional selecionado. Para alterar deve-se dar duplo clique na linha desejada.Para excluir necessrio selecionar a ao deseja ou no caso de excluir todos clicar no boto Excluir todos.
TELA DE INCLUSO DE ATENDIMENTOS INDIVIDUAL SEM AUTORIZAO: rvore

5.7. Digitao das Aes Ambulatoriais sem Autorizao Consolidadas - SUS

Para acessar o registro da(s) Ao(e) Ambulatorial sem Autorizao Consolidadas SUS(antiga BPA-C) necessrio clicar no menu: Produo > SUS > Aes Ambulatorias > Sem Autorizao > Consolidada

Incluso de Aes sem Autorizao Consolidada A tela est organizada visando maior produtividade na incluso das aes consolidadas com os campos Competncia, Procedimentos, CBO, Idade e Quantidade a esquerda superior da tela. Os botes Inserir, Retirar, Retirar Todos, Limpar e Sair localizado na parte central superior. Na direita superior tem campo Total que apresenta o valor total a medida que vai inserindo as aes no sistema.

Aps o preenchimento dos campos a tecla Enter tem funo de tabulao para navegao entre os campos dando maior produtividade na incluso das aes. Os campos Procedimento e CBO possuem uma lista de pesquisa que acessada atravs da Lupa ou simplesmente teclando F1 quando o campos estiver selecionado. Aps o preenchimento de todos os campos a tabulao vai para o boto Inserir automticamente. Assim que a ao includa a tubulao seleciona o campo procedimento automticamente para nova incluso.

TELA DE INCLUSO DE ATENDIMENTOS CONSOLIDADOS SEM AUTORIZAO

O sistema sinaliza na cor vermelho as aes que possuem qualquer problema de registro porm, no impede que seja includa e salva no sistema.
TELA DE INCLUSO DE ATENDIMENTOS CONSOLIDADOS SEM AUTORIZAO: COM AES

5.8. Digitao do registro de ateno Domiciliar/Psicosocial - SUS


Para acessar o registro de ateno Domiciliar/Psicosocial necessrio clicar no menu: Produo > SUS > Aes Ambulatorias > Sem Autorizao > RAAS

TELA DE LISTA DAS AES DA ATENO DOMICILIAR

Lista de Aes da Ateno Domiciliar Os botes Novo, Excluir, Excluir Todos e Fechar localizado na parte direita inferior da tela. Na esquerda superior tem campos de critrios onde podem ser combinados para filtra um ou mais atendimentos na lista de atendimento.

Incluso de Aes de ateno Domiciliar/Psicosocial A tela est organizada visando maior produtividade na incluso das aes domiciliar com os campos Tipo Raas, Data de Admisso, CNES Executante, Prvia valor no cabealho e no corpo dividido em trs abas onde a aba Identificao do Paciente contm os campos tela Cadastro de pacientes, CNS, Nome, Data de Nascimento, Nacionalidade, Raa/Cor, Etnia, Nome da Me, Responsvel, Sexo, N Pronturio, CNES de Atend., UF, Cd IBGE, CEP, Endereo, Complemento, Tel Celular, Tel Contato. A aba Identificao do atendimento Origem do paciente, CID principal, CID Causa associada, Destino do paciente, Cobertura de Estratgia Sade da

Famlia onde habilita o campo Cdigo CNES ESD caso seja selecionado. Na aba Aes Realizadas os campos Procedimento, CID, Quantidade, Equipe, Servio, Classificao, Data de Execuo e os campos do profissional executante: CNS, Nome e CBO.

Aps o preenchimento dos campos a tecla Enter tem funo de tabulao para navegao entre os campos dando maior produtividade na incluso das aes. Os campos Procedimento, CID e CBO possuem uma lista de pesquisa que acessada atravs da Lupa ou simplesmente teclando F1 quando o campos estiver selecionado. Aps o preenchimento de todos os campos a tabulao vai para o boto Inserir automticamente. Assim que a ao includa a tubulao seleciona o campo procedimento automticamente para nova incluso.

5.9. Digitao das Aes Hospitalares com Autorizao - SUS


Para acessar o registro das aes Hospitalares com Autorizao necessrio clicar no menu: Produo > SUS > Aes Hospitalares >Apresentao

TELA DE LISTA DAS AES HOSPITALARES COM AUTORIZAO

Lista de Aes hospitalares com autorizao Os botes Novo, Excluir, Excluir Todos e Fechar localizado na parte direita inferior da tela. Na esquerda superior tem campos de critrios onde podem ser combinados para filtra um ou mais atendimentos na lista de atendimento.

No preenchimento dos campos das aes hospitalares com autorizao a tecla Enter tambm tem funo de tabulao para navegao entre os campos para maior produtividade na incluso das aes. Como padro do sistema, os campos que possuem um boto lupa possuem uma lista para pesquisa. A tecla f1 exibe a lista para seleo do cdigo a ser inserido no campo

Incluso de Aes hospitalares com autorizao A tela est organizada visando maior produtividade na incluso das aes hospitalares com os campos . A navegao enter os campos pode ser feita sem a utilizao do mouse utilizando a tecla enter como tabulao. Os campos em amarelo so campos de preenchimento obrigatrio. Na aba identificao do paciente so preenchidos as informaes pessoais do paciente para finalidade identificadora. no cabealho N Autorizao, Tipo, Data de Internao, Data de Sada, Pronturio, rgo Emissor, Prvia valor

Aba Identificao do Paciente Carto SUS, Nome, Data de Nascimento, Sexo, Raa/cor, Nome da me, Nome do responsvel, Cdigo do logradour, CEP, Nacionalidade, Cdigo do municpio, Endereo, Complemento, N, Bairro, UF, Telefone para Contato, Email

Aba Identificao da Internao Procedimento solicitado, Mudana de procedimento, Procedimento realizado, Modalidade, Especialidade do Leito, Carter de atendimento, CID principal, CID secundrio, CID causas associadas, Motivo de Apresentao, CID causa morte, N da autorizao anterior, N da autorizao posterior, CNS do profissional solicitante, nome do profissional solicitante, CNS do profissional autorizador, Data de Autorizao do profissional autorizador, nome do profissional autorizador, CNPJ do Empregador (causas externas), CBO(causas externas), Vnculo previdncia(causas externas) CNAER(causas externas) Na Identificao da internao esto os dados que originaram a internao, tais como o CID, procedimento e profissionais responsvel e autorizador. No caso de acidente ou violncia no trajeto do trabalho so campos de preenchimento obrigatrio. Esses campos, futuramente no sero obrigatrios. O preenchimento do Procedimento solicitado replicado para o campo Procedimento realizado quando a opo do campo Mudana de procedimento for no.

Ateno! Acidente de causas externas tem os dados obrigatrio que passaro a ser opcionais futuramente. Nessa atual verso continua obrigatrio.

O procedimento realizado preenchido na identificao da internao replicado como o primeiro procedimento principal para a aba aes realizadas.

Aba Ae realizadas Nas aes realizadas so digitados os procedimentos aplicados ao atendimento do paciente de acordo com sua necessidade. Todos os procedimentos so registrados na aba de aes realizadas. Alguns procedimentos habilitam telas de dados complementares. Tela de dados complementares tem o objetivo de registrar demais informaes do atendimento. Por exemplo, tela de cirurgia necessrio equipe: Mdico cirurgio, enferemeira e anestesista. Ao informar o procedimento de cirurgia o sistema abre a tela complementar para registrar a equipe que realizou o procedimento de cirurgia.

Dado das Aes Campos: Procedimentos, quantidades, competcia, Servio, Classificao, CNS(Dados Executantes), Nome(Dados Executantes), CBO(Dados Executantes), Tipo de Documento(Apurar valor), N Documento(Apurar valor) Gride com a lista das aes realizadas Colunas: Linha, Procedimentos, Quantidade, Servio, Classificao, CNS, CBO, Apurar valor para, Competncia

Aba Solicitao de Liberao A solicitao de liberao por parte do estabelecimento de sade solicitada em casos especfico onde o hospital julga necessrio a liberao em ocasio especial onde a aih sofre crtica passvel de rejeio. A autorizao, ao ser solicitada a liberao, bloqueada automaticamente para ser analisada e se justificada, ser liberada para pagamento.

Solicitao de liberao de critica com as ope: 001 Quantidade mxima, 002 Idade Menor, 003 Idade Maior, 004 Tempo de permanncia

5.10. Digitao das Aes Ambulatoriais/Hospitalares Individualizadas - No SUS


Tela de incluso das autorizaes hospitalares

Tela de incluso das autorizaes hospitalares/ Aba Identificao da Internao

Tela de incluso das autorizaes hospitalares/ Aba Identificao da Internao

Tela de incluso das autorizaes hospitalares/ Aba solicitao de Liberao de crticas

5.11. Digitao das Aes Ambulatoriais Consolidadas - No SUS


Em elaborao ....

5.12. Importao de arquivo de produes SUS


Em elaborao ....

5.13. Importao de arquivo de produes No SUS


Em elaborao ....

5.14. Exportao de arquivo de produes SUS


Em elaborao ....

5.15. Exportao de arquivo de produes No SUS


Em elaborao ....

5.16. Consistncia de produo


Em elaborao ....

5.17. Relatrios
Em elaborao ....

You might also like