You are on page 1of 18

A distino entre tica, Moral, Direito e Justia.

Prof. Resivan Silva

Embora sejam conceitos distintos; tica, Moral, Direito e Justia; oferecem concepes estreitamente relacionadas, influenciando-se mutuamente. No entanto, o entendimento destas relaes carece de clareza para com suas diferenas bsicas.

A tica e o Direito pretendem garantir a Justia; apesar da Moral, em alguns contextos tambm alardear este principio, a despeito de sua relao com o que considerado justo ser muito relativa, quase nunca atendendo o referenciado pelo conceito.

O que configura um grande problema, porque o Direito deveria garantir a Justia, mas fortemente influenciado pela Moral estabelecida. Igualmente, racionalizando e tentando padronizar o comportamento humano, a tica pretende efetuar uma critica da Moral e, em certos casos, avana no campo do Direito. Porm, quase nunca garante que a Justia se concretize, j que no tem poder de coero, somente de coero relativa.

Portanto, qualquer que seja o referencial, a questo inicial e central remete ao que entendemos por Justia.

O conceito de Justia.
Definir o que justo no uma tarefa fcil, vrios filsofos e juristas j discutiram o tema ao longo da histria, sem chegar a um consenso. At hoje, cotidianamente, magistrados se deparam com a problemtica, em muitos casos, tomando decises que no correspondem necessariamente ao correto em termos ticos ou morais.

O que acontece porque o conceito de Justia pretende ser pautado pelo Direito, nem sempre vinculado com a Moral e, menos ainda, com a tica.
Em qualquer caso, para que a Justia seja efetivada, para que o justo possa ser garantido, necessrio entender a concepo em sentido amplo e suas ramificaes, respondendo a pergunta: afinal o que a Justia?

A Justia pode ser definida como a equidade, o equilbrio de condies entre as pessoas; mas tambm a garantia de participao na distribuio do poder entre os indivduos. O que remete a origem de sua concepo nos primrdios da humanidade e s primeiras civilizaes. A palavra Justia deriva do snscrito yh, correspondendo ideia religiosa de salvao; a partir de onde vem o radical, no mesmo idioma, ju (yu), significando ligar, evocar a proteo divina. Uma concepo em concordncia com a subjetividade inicial da Justia, pois os primeiros agrupamentos humanos tiveram um vis igualitrio entre seus membros, sem, no entanto, deixar de possuir uma hierarquia interna, comportando um paradoxo existencial. A mxima do senso comum - alguns so mais iguais que outros - sempre existiu desde os primrdios da humanidade, j que a Justia sempre foi relativizada, circunscrita vontade dos deuses e seu teor metafsico, no concreto ou palpvel.

Razo que explica o fato da Justia no ser pautada por normas escritas, mesmo quando existente, entre vrios povos da antiguidade; sendo relativizada, aderente a Moral vigente e aos interesses das elites dirigentes. Problema que, em dados momentos, causou a revolta da populao atingida desfavoravelmente pela flexibilizao da Justia, cunhando o que, depois, seria chamado de Direito. neste sentido que, entre os romanos, surgiu a Lex, a norma, a regra claramente definida, que deveria servir de padro para as decises que visam a Justia. A prpria origem da palavra regra simboliza o que a lei passa a representar; o termo vem do latim reg, determinando a ideia de comando; de onde nasceu expresso regula; o fez derivar as palavras regra e rgua, transmitindo a acepo de direo, referencial para o comportamento.

Portanto, a Justia , antes de tudo, garantia da possibilidade de convivncia entre desiguais, tentando equiparar e padronizar respostas a problemas que se apresentam, forosamente, na vida em sociedade. Entretanto, repleto de contradies, tornou-se necessrio pautar parmetros para balizar o julgamento do justo e injusto, raiz da tica, da Moral e do Direito. O que suscita perguntar pela questo da felicidade. fato que a Justia deveria estar atrelada a felicidade, o problema que o Direito no est preocupado em este elemento em mbito geral ou individual. Muito menos a Moral est preocupada com a felicidade, embora tenha uma falsa aparncia de preocupao com a harmonia coletiva.

Portanto, cabe investigar o conceito de Direito e sua relao, no s com a Justia, como tambm com a Moral e a tica.

O conceito de Direito. Ao pensar no Direito, um jurista definiria o termo como expresso do conjunto sistematizado de regras obrigatrias, de normas, de leis, de comandos, que determinam e padronizam comportamentos.

O Direito uma Cincia interpretativa da lei, mas tambm normativa, impondo prticas e atos, inserindo-se no contexto perpetuo da heteronomia, sem espao algum para a autonomia do sujeito.

Uma vez que o decidir fica circunscrito apenas ao magistrado, ou quando muito a um pequeno grupo de pessoas que, teoricamente, representariam o conjunto da sociedade, o chamado jri popular.

por isto que, do ponto de vista sociolgico, o Direito, como apreciao do fato ou fenmeno social, est subordinado a Moral, a imposio de parmetros nem sempre racionalizados; vinculados com pressupostos de senso comum, mticos, religiosos, polticos, etc. Em suma, o Direito pretende ser Cincia, mas termina subordinado a critrios subjetivos, distantes da razo. Tendo como objeto a Justia, pretende sistematizar o comportamento humano, fornecendo equidade entre os indivduos, equilibrando a participao da distribuio do poder, em vista da desigualdade entre as pessoas, principalmente sob a tica do sistema capitalista.

Ocorre que, pertencendo ao Estado, no se isenta da influencia ideolgica dos grupos hegemnicos; no atendendo sequer a meta de trazer felicidade coletiva, sob a desculpa de harmonizar os conflitos de interesses entre os indivduos. No Brasil, o Direito segue a tradio romana, implicando no fato de imputar ao individuo a responsabilidade pela busca da felicidade. Na Roma antiga, quando algum considerava que seu direito no estava sendo respeitado, tinha a incumbncia de ele arrastar o infrator, por seus prprios meios, at o Frum e apresentar o caso ao magistrado para aguardar a sentena. O que fazia com que os cidados mais poderosos, com maior nmero de clientes agregados sustentados por ele - detivesse em mos a justia, a capacidade de fazer valer a lei.

10

Concepo, dentro do capitalismo, transferida para o poder monetrio que capaz de pagar os melhores advogados, peritos, detetives particulares, enfim, o suporte para provar a verossimilhana que sustenta a verdade. O Direito coercitivo, pune o infrator da norma estabelecida, porm, a lei no serve ao critrio da felicidade tica, atendendo os interesses dos mesmos indivduos que possuem recursos para fazer cumpri-la, em detrimento do que seria considerado justo pelo prisma tico. Destarte, o Direito atende tambm aquilo que imposto pela Moral, complementando as sanes que utilizam a coao, para coercitivamente obrigar o individuo a seguir a norma; colocando-se com centro do Pacto Social que permite a vida em sociedade.

11

Por isto mesmo, a Moral, conforme se modifica, altera a legislao e a interpretao das leis. A questo que, hoje, a Moral formada principalmente atravs dos meios de comunicao, que alteram e fixam mentalidades coletivas, transformando os hbitos de senso comum e compondo novas tradies. Uma tarefa que, em um passado no to distante, j foi da religio e do sistema educacional. No que estes tenham deixado de exercer influncia, inclusive utilizando os meios de comunicao, mas na sociedade contempornea perderam fora para as mdias que se multiplicam e popularizam. Assim, os indivduos que controlam os meios de comunicao acabam pautando, gradualmente, a Moral; exercendo direta e indiretamente influencia sobre o Direito, manipulado em favor dos interesses dos grupos hegemnicos.

12

Portanto, ser que o Direito de fato garante a Justia? Ser que propicia a efetivao do que justo? Qualquer que seja a resposta, no garante a felicidade tica sob nenhum ngulo. neste sentido que, filosoficamente, o Direito expresso normativa do moralmente institudo, seguindo a tradio romana e vinculando-se com o positivismo. Tanto que, enquanto Cincia Humana, o Direito Positivista, circunscrito ao poder da coero que resulta da fora das leis, dos costumes institucionalizados. Opondo-se ao Direito Natural, aquele que considerado como resultante da natureza dos homens e suas relaes, considerando as necessidades coletivas e individuais, independente das convenes morais ou interpretaes do Direito Positivo.

13

Estando mais vinculado com a tica do que com outras esferas. Apesar do vinculo estreito entre Moral e Direito, devemos notar que so conceitos distintos.

A prpria origem da palavra denota que o Direito - aquilo que no torto, legitimo e reto - pretende determinar objetivamente o que certo, teoricamente, objetivando a observncia dos valores de convivncia para harmonizar a sociedade.
A Moral encontra grande proximidade com este conceito, porque tambm pretende harmonizar, mas utiliza a coao para impor comportamentos padronizados, a punio no passa de desaprovao e isolamento social; enquanto a norma, por no ser escrita, mais elstica.

14

A tica apresenta-se diante das duas concepes como possibilidade de repensar posturas. Deveria servir de parmetro para ajudar alcanar a justia e, assim, a felicidade. No entanto, em uma sociedade que no sabe o que tica e no cultiva seus pressupostos bsicos: ser que consegue faz-lo?

15

Concluindo Os juristas afirmam que o Direito norma, forma, fato e costume; pretendendo fixa-la como garantia de Justia. Porm, a amplitude conceitual do que pode ser considerado justo no atendida plenamente pelo Direito. A coero exercida pela fora das leis garante a observncia do que, supostamente, convencionado pelo Pacto Social, em uma tentativa de harmonizar a sociedade e a vida coletiva. A Moral utiliza a coao para, atravs da simples expectativa de punio social, fazer as pessoas se encaixarem em um padro de comportamento pblico, no considerando o justo ou a busca da felicidade.

16

J o Direito, embora tambm no considere a meta individual ou coletiva de busca da felicidade, ao menos tenta efetivar a Justia. Entretanto, para concretizar esta inteno, carece da tica como instrumental. O problema a influencia enorme exercida pela Moral, com a tica sendo colocada em segundo plano ou simplesmente ignorada. O real conceito de Justia, fator de equilbrio que une coesamente a sociedade e os indivduos, est mais prximo da tica do que do Direito, distanciando-se da Moral. Portanto, para que decises e posturas justas sejam possveis, antes necessrio ter claro os preceitos e a reflexo tica.

17

Bibliografia
Prof. Dr. Fbio Pestana Ramos. Doutor em Histria Social pela USP. MBA em Gesto de Pessoas. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade de So Paulo.

18

You might also like