You are on page 1of 5

TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL

AULA 20: INSTRUMENTOS INTERPRETATIVOS I: UNIDADE, SUPREMACIA E INTEGRAO

NOTA AO ALUNO A INTRODUO

Esta a primeira de duas aulas sobre os recursos argumentativos que a dogmtica contempornea coloca disposio do intrprete a aplicador da Constituio. Existe uma interpretao constitucional que seja diferente da interpretao jurdica geral? O que haveria de to misterioso e peculiar na interpretao e aplicao da Constituio? Ser que as normas constitucionais tm caractersticas nicas, prprias de sua posio dentro da Constituio, que exijam um mtodo ou uma aproximao diferente por parte do intrprete? A doutrina e a jurisprudncia contemporneas tm reconhecido de forma mais ou menos consensual que, como objeto de interpretao, a Constituio possui diferenas signicativas em relao a normas do Cdigo Civil ou de legislao extravagante, por exemplo. Nesse sentido, procuram estabelecer um rol mais ou menos consensual de princpios de interpretao, tais como unidade da constituio, concordncia prtica, efeito integrador, efetividade etc.31. Nesta aula, porm, nosso foco no ser a enumerao exaustiva do j tradicional rol de princpios de interpretao constitucional. Primeiro, porque uma anlise mais aprofundada de tais princpios nos levaria constatao de que no mnimo questionvel se todos os princpios usualmente enumerados so realmente distintos uns dos outros, como no caso da mxima efetividade e da fora normativa da constituio (Canotilho).32 Segundo, e mais importante, a enumerao daqueles princpios, ainda que pertinentes, em nada contribui para o desenvolvimento da capacidade de argumentao e raciocnio constitucional dos alunos. Como observa o prprio Canotilho, os princpios de interpretao constitucional possuem um carter tpico, isto , tornamse pertinentes ou no diante do problema concreto diante do intrprete. So recursos disposio do aplicador da Constituio, com os quais pode construir e justicar uma determinada linha de interpretao, e nesse sentido instrumental e pragmtico que devem ser encarados nesta aula. Com isso, no queremos dizer que a produo doutrinria sobre o tema no seja importante ou meritria. O ponto outro: muito mais produtivo investigar na prtica decisria dos tribunais quais as especicidades da interpretao constitucional que podem ter ou tm peso na argumentao jurdica. Atravs da bibliograa recomendada, voc j fez um contato inicial com a posio da doutrina brasileira e estrangeira sobre o tema. Como j dito, no discutiremos a aplicabilidade ou pertinncia desses princpios em tese. A nfase ser nas duas caractersticas da Constituio, com inuncia na interpretao, que tm maior consenso na doutrina e na jurisprudncia: supremacia sobre as outras normas jurdicas e unidade da Constituio.

31

Cf., por todos, CANOTI LHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio; HESSE, Konrad. Escritos de Derecho Constitucional; BARROSO, Lus Roberto. Interpretao e Aplicao da Constituio.
32 Para uma avaliao crtica da pertinncia do catlogo de princpios de interpretao constitucional, cf. SILVA, Lus Virglio Afonso da. Interpretao Constitucional e Sincretismo Metodolgico.

FGV DIREITO RIO

116

TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL

Supremacia , na verdade, o pressuposto de existncia de uma interpretao especicamente constitucional. Na medida em que s pode ser alterada por um procedimento diferenciado, a Constituio no pode ser contrariada pela legislao ordinria. Os alunos devem se familiarizar com a idia de que a Constituio uma instncia argumentativa sempre acessvel, pois nenhum outro ato de nenhum dos trs Poderes lhe pode ser contrrio; sempre possvel analisar questes jurdicas sob a tica constitucional. Nesse sentido, a aula tambm tangenciar a temtica do controle de constitucionalidade. Unidade a caracterstica de no-prevalncia em tese de uma norma constitucional sobre outra. Nenhuma norma constitucional pertinente soluo de um caso concreto pode simplesmente ser ignorada pelo intrprete, ainda que se reconhea que certas matrias seriam mais adequadamente regulamentadas pela legislao infraconstitucional (por exemplo, a permanncia do colgio Pedro II na esfera federal). A conseqncia da unidade da constituio para a atividade interpretativa o dever de aplic-la de forma a evitar antagonismos entre as suas normas na prtica. Segundo Canotilho, o princpio da unidade obriga o intrprete a considerar a constituio na sua globalidade e a procurar harmonizar os espaos de tenso existentes entre as normas constitucionais a concretizar.33 Embora o ponto seja facilmente perceptvel em tese, a natureza analtica e compromissria de nossa Constituio torna difcil na prtica a aplicao do princpio da unidade. Na verdade, a obrigao de aplicar globalmente a Constituio o que torna a sua interpretao verdadeiramente problemtica. Como conciliar, por exemplo, a liberdade econmica, a liberdade de propaganda e o direito informao com a proteo sade pblica, ao consumidor e s crianas e adolescentes, por exemplo?

B O CASO

Leia com ateno a notcia abaixo:


27/09/2004 20:11 CNI contesta no Supremo restries propaganda de tabaco O ministro Joaquim Barbosa o relator da Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3311) proposta pela Confederao Nacional da Indstria (CNI) contra os limites estabelecidos para a propaganda comercial de tabaco, que no pode ser veiculada em rdio e TV. A ao tem pedido de liminar. O caput do artigo 3 da Lei 9.294/96, que trata das restries ao uso e propaganda de cigarro, bebidas alcolicas, medicamentos, terapias e defensivos agrcolas, determina, por exemplo, que a propaganda de cigarro s poder ser feita por meio de psteres, painis e cartazes axados na parte interna dos locais de venda do produto. Entre as vrias alegaes da CNI, est a de que a exposio de cartazes ostentando a marca de cigarro no interior dos bares no propaganda no sentido atual do termo. No mximo, esses cartazes so um acessrio da propaganda na televiso e no rdio. Outras restries propaganda desse tipo de produto so feitas ao longo do artigo 3. O pargrafo 2 determina a incluso de advertncia sobre os malefcios do fumo nos comerciais. Os dois pargrafos seguintes determinam que o mesmo deve ser feito nas

33

Ob. cit., pg 1209.

FGV DIREITO RIO

117

TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL

embalagens dos maos de cigarro com a utilizao de guras que ilustrem o sentido da mensagem, que devem variar a cada cinco meses. O artigo 3 da Lei 9.294/96 foi alterado em 2000 pela Lei 10.167, e, em 2001, pela Medida Provisria 12.190-34. Segundo a CNI, a nova redao do dispositivo de clara inconstitucionalidade, porque veda a propaganda de tabaco, ferindo o pargrafo 4 do artigo 220 da Constituio que determina a restrio desse tipo de comercial. Para a Confederao, o dispositivo fere a liberdade de expresso, de informao, de iniciativa econmica e de concorrncia. No h legitimidade para se impedir a venda de produto lcito ou a sua publicidade, sem limitar direitos fundamentais dos eventuais clientes, nomeadamente, a liberdade de conhecer e adquirir os produtos comercializados, alm de direitos das prprias empresas, que devem ter a liberdade de vender e tornar pblicos, com limitaes, os seus produtos, observa a CNI na ao. Ainda segundo a Confederao, a nova redao do artigo 3 d administrao pblica enorme liberdade para determinar o contedo das obrigaes e restries a serem observadas pelas indstrias de fumo, obrigando, inclusive, as empresas a fazerem contrapropaganda de seus prprios produtos. As restries legais no podem impedir ou proibir a divulgao dos produtos e servios, como o faz o caput do artigo 3 da lei impugnada, sob pena de abolir o prprio direito propaganda constitucionalmente assegurado, alega a CNI.34 A lei impugnada pela Confederao Nacional da Indstria Lei 9294/96 dispe, em seus prprios termos, sobre as restries ao uso e propaganda de produtos fumgeros, bebidas alcolicas, medicamentos, terapias e defensivos agrcolas, nos termos do 4 do art. 220 da Constituio Federal.

Aps e leitura de trechos selecionados da ADIn proposta pela CNI (ADIn 3311), distribudos pelo professor, imagine que voc o Ministro do Supremo Tribunal Federal designado para ser o Relator do caso. Prepare: 1) breve relatrio sobre o caso; 2) seu voto sobre a questo, tentando abranger e enfrentar o maior nmero possvel de argumentos constitucionais favorveis e contrrios ao acolhimento da ADI.

C MATERIAL DE APOIO c1) Textos


I)

OBRIGATRIOS BARROSO, Lus Roberto. Princpios de Interpretao Especicamente Constitucional., trecho de Interpretao e Aplicao da Constituio. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. (pgs. 103-112; 196-218) ACESSRIOS BARROSO, Lus Roberto (org.). A Nova Interpretao Constitucional. Ponderao, Direitos Fundamentais e Relaes Privadas. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

II )

34 Fonte: www.stf.gov.br. Acessado em 06 de outubro de 2004.

FGV DIREITO RIO

118

TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. COELHO, Inocncio Mrtires. Interpretao Constitucional. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997. HESSE, Konrad. La interpretacin constitucional. In Escritos de Derecho Constitucional, 1983, pp. 33-57. SILVA, Virglio Afonso da. Interpretao Constitucional e Sincretismo Metodolgico, in SILVA, Virglio Afonso da (org.). Interpretao Constitucional. So Paulo: Malheiros, 2004. VIEIRA, Oscar Vilhena. A Constituio como Reserva de Justia. So Paulo: Malheiros, 1999. TRIBE, Laurence e DORF, Michael. Hermenutica Constitucional. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
c2) Questes de Concursos

6 Concurso Magistratura Federal/ 1999 2 Regio Em que consistem os mecanismos exegticos de interpretao da lei conforme a constituio e de interpretao da constituio conforme a lei. Fornea exemplo de cada hiptese. 8 Concurso Magistratura Federal/ 2001 2 Regio Comente, de forma sumria: princpio da unidade da Constituio, coliso de princpios constitucionais e ponderao de interesses. Relativamente concretizao das normas constitucionais, comente brevemente os conceitos de: a) auto-aplicabilidade; b) reserva do possvel; e c) vedao do retrocesso. Magistratura Estadual/ 2003 MG Enuncie e explique os princpios de interpretao especicamente constitucional. Magistratura Estadual/ 1999 DF Interpretao conforme a Constituio. Fundamento. Quando ser possvel. Interpretao conforme com reduo de texto. Interpretao conforme sem reduo de texto. Explique. Fale sobre o princpio da presuno da constitucionalidade das leis e a possibilidade de o Poder Executivo descumprir uma norma por consider-la inconstitucional, emitindo opinio a respeito. 37 Concurso Ministrio Pblico Estadual/ 1999 MG Dissertao:Aplicabilidade das Normas Constitucionais. 19 Concurso Ministrio Pblico Estadual/ 2002 MS possvel haver antinomia entre normas da prpria Constituio Federal? Justique a resposta e, em caso armativo, cite exemplo conitual no texto da Lei Maior, apontando o critrio de soluo das antinomias constitucionais.

FGV DIREITO RIO

119

TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL

40 Concurso Ministrio Pblico Estadual/ 2000 MG Interpretao das Normas Constitucionais. 24 Concurso Ministrio Pblico Estadual/ 2002 DF Em que consiste e que eccia possui a interpretao conforme a Constituio no sistema brasileiro de controle concentrado de constitucionalidade das leis?

FGV DIREITO RIO

120

You might also like