You are on page 1of 37

1

CURSO INSTRUMENTAO BSICA INTRODUO

Prof. Alvaro Augusto

1 - INTRODUO 1 HISTRICO Os processos industriais exigem controle na fabricao de seus produtos. Os processos so muito variados e abrangem muitos tipos de produtos como pr exemplo: a fabricao dos derivados do petrleo, produtos alimentcios, indstria de papel e celulose, etc. Em todo este processos absolutamente necessrio controlar e manter constantes algumas variveis, tais como presso, vazo, temperatura, nvel, PH, condutividade , velocidade, umidade, etc. Os instrumentos de medio e controle permitem manter constantes as variveis do processo com os seguintes objetivos: melhoria em qualidade do produto, aumento em quantidade do produto e segurana. No princpio da era industrial, o operrio atingia os objetivos citados atravs de controle manual destas variveis utilizando somente instrumentos simples, manmetro, termmetro e vlvulas manuais, etc. e isto era suficiente porque os processos eram simples. Com o passar do tempo os processos foram se complicando exigindo um aumento da automao nos processos industriais, atravs dos instrumentos de medio e controle. Enquanto isto os operadores iam se liberando de sua atuao fsica direta no processo e ao mesmo tempo ia permitindo a centralizao das variveis em uma nica sala. Devido a centralizao das variveis do processo podemos fabricar produtos que seriam impossveis atravs do controle manual. Mas para atingir o nvel que estamos hoje, os sistemas de controle sofreram grandes transformaes tecnolgicas como veremos a seguir: controle manual, controle mecnica e hidrulico, controle pneumtico, controle eltrico, controle eletrnico e atualmente controle digital. Os processos industriais podem dividir-se em dois tipos: processos contnuos e processos descontnuos. Em ambos os tipos deve manter-se as variveis prximo aos valores desejados. O sistema de controle que permite fazer isto define-se como aquele que compara o valor da varivel do processo com o valor desejado e toma uma atitude de correo de acordo com o desvio existente sem que a operao intervenha. Para que se possa fazer esta comparao e consequentemente a correo necessrio que se tenha uma unidade de medida, uma unidade de controle e um elemento final de controle no processo. As variveis envolvidas incluem mas no se limitam a 1. Presso 2. Temperatura 3. Vazo 4. Nvel 5. Anlise Os instrumentos esto associados e aplicados aos seguintes equipamentos: 1. Caldeira: equipamento para gerar vapor
2

2. Reator: equipamento onde se realiza uma reao qumica ordenada 3. Compressor: equipamento para mover gases 4. Bomba: equipamento para mover lquidos 5. Coluna de destilao: equipamento para separar diferentes produtos com diferentes pontos de ebulio 6. Forno: equipamento para aquecer algum produto 7. Refrigerador: equipamento para esfriar algum produto 2 - CLASSIFICAO DE INSTRUMENTOS DE MEDIO Existem vrios mtodos de classificao de instrumentos de medio. Dentre os quais podemos ter: Classificao por: - Funo - Sinal transmitido ou suprimento - Tipo de sinal
Unidade de medida

Elemento final de controle

Processo

Unidade de controle

Este conjunto de unidades forma uma malha de controle. A malha de controle pode ser aberta ou fechada. No exemplo acima vemos uma malha fechada e no exemplo abaixo vemos uma malha de controle aberta.
Processo Unidade de medida

Indicao

2.1 - DEFINIES EM CONTROLE Os instrumentos de controle empregados na indstria de processos tais como, qumica, siderrgica, papel, etc. tem sua prpria terminologia. Os termos utilizados definem as caractersticas prprias de medida e controle dos diversos instrumentos utilizados: indicadores, registradores, controladores, transmissores e vlvulas de controle. A terminologia empregada unificada entre os fabricantes e os usurios e os organismos que intervm diretamente ou indiretamente no campo da instrumentao industrial. 2.1.1 - Classes de Instrumentos Podemos classificar os instrumentos e dispositivos utilizados em instrumentao de acordo com a funo que o mesmo desempenha no processo.
a) Indicador: Instrumento que dispe de um ponteiro e de uma

escala graduada na qual podemos ler o valor da varivel. Existem tambm indicadores digitais que indicam a varivel em forma numrica com dgitos ou barras grficas.

b) Registrador: Instrumento que registra a(s) varivel(s) atravs

de um trao contnuo ou pontos em um grfico.

c) Transmissor: Instrumento que determina o valor de uma

varivel no processo atravs de um elemento primrio, tendo o mesmo sinal de sada (pneumtico ou eletrnico) cujo valor varia apenas em funo da varivel do processo.

5 d) Transdutor: Instrumento que recebe informaes na forma de

uma ou mais quantidades fsicas, modifica caso necessrio as informaes e fornece um sinal de sada resultante. Dependendo da aplicao, o transdutor pode ser um elemento primrio, um transmissor ou outro dispositivo. O conversor um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e sada padronizados .

e) Controlador: Instrumento que compara a varivel controlada

com um valor desejado e fornece um sinal de sada a fim de manter a varivel controlada em um valor especfico ou entre valores determinados. A varivel pode ser medida, diretamente pelo controlador ou indiretamente atravs do sinal de um transmissor ou transdutor.

f)

Elemento Final de Controle: Instrumento que modifica diretamente o valor da varivel manipulada de uma malha de controle.

2.2 - Classificao por Sinal de Transmisso ou Suprimento Os equipamentos podem ser agrupados conforme o tipo de sinal transmitido ou o seu suprimento. A seguir ser descrito os principais tipos, suas vantagens e desvantagens. 2.2.1 - Tipo pneumtico

Nesse tipo utilizado um gs comprimido, cuja presso alterada conforme o valor que se deseja representar. Nesse caso a variao da presso do gs linearmente manipulada numa faixa especfica, padronizada internacionalmente, para representar a variao de uma grandeza desde seu limite inferior at seu limite superior. O padro de transmisso ou recepo de instrumentos pneumticos mais utilizado de 3 a 15 psi no Sistema Ingls. Vantagens Poder oper-los com segurana em reas onde existe risco de exploso (centrais de gs). Desvantagens a) Necessita de tubulao de ar comprimido (ou outro gs) para seu suprimento e funcionamento. b) Necessita de equipamentos auxiliares tais como compressor, filtro, desumidificador, etc, para fornecer aos instrumentos ar seco, e sem partculas slidas. c) Devido ao atraso que ocorre na transmisso do sinal, este no pode ser enviado longa distncia, sem uso de reforadores. Normalmente a transmisso limitada a aproximadamente 100 m. d) Vazamentos ao longo da linha de transmisso ou mesmo nos instrumentos so difceis de serem detectados. e) No permite conexo direta aos computadores. 2.2.2 - Tipo Hidrulico Similar ao tipo pneumtico e com desvantagens equivalentes, o tipo hidrulico utiliza-se da variao de presso exercida em leos hidrulicos para transmisso de sinal. especialmente utilizado em aplicaes onde torque elevado necessrio ou quando o processo envolve presses elevadas. Vantagens a) Podem gerar grandes foras e assim acionar equipamentos de grande peso e dimenso. b) Resposta rpida. Desvantagens a) Necessita de tubulaes de leo para transmisso e suprimento. b) Necessita de inspeo peridica do nvel de leo bem como sua troca. c) Necessita de equipamentos auxiliares, tais como reservatrio, filtros, bombas, etc...
6

2.2.3 - Tipo eltrico Esse tipo de transmisso feita utilizando sinais eltricos de corrente ou tenso. Face a tecnologia disponvel no mercado em relao a fabricao de instrumentos eletrnicos microprocessados, hoje, esse tipo de transmisso largamente usado em todas as indstrias, onde no ocorre risco de exploso. Assim como na transmisso pneumtica, o sinal linearmente modulado em uma faixa padronizada representando o conjunto de valores entre o limite mnimo e mximo de uma varivel de um processo qualquer. Como padro para transmisso a longas distncias so utilizados sinais em corrente contnua variando de (4 a 20 mA) e para distncias at 15 metros aproximadamente, tambm utilizase sinais em tenso contnua de 1 a 5V. Vantagens a) Permite transmisso para longas distncias sem perdas. b) A alimentao pode ser feita pelos prprios fios que conduzem o sinal de transmisso. c) No necessita de poucos equipamentos auxiliares. d) Permite fcil conexo aos computadores e) Fcil instalao. f) Permite que o mesmo sinal (4~20mA) seja lido por mais de um instrumento, ligando em srie os instrumentos. Porm, existe um limite quanto soma das resistncias internas deste instrumentos, que no deve ultrapassar o valor estipulado pelo fabricante do transmissor. Desvantagens a) Necessita de tcnico especializado para sua instalao e manuteno. b) Exige utilizao de instrumentos e cuidados especiais em instalaes localizadas em reas de riscos. c) Exige cuidados especiais na escolha do encaminhamento de cabos ou fios de sinais. d) Os cabos de sinal devem ser protegidos contra rudos eltricos.

2.2.4 - Tipo Digital Nesse tipo, pacotes de informaes sobre a varivel medida so enviados para uma estao receptora, atravs de sinais digitais modulados e padronizados. Para que a comunicao entre o elemento transmissor receptor seja realizada com xito utilizada uma linguagem padro chamado protocolo de comunicao(ver anexo A). Vantagens a) No necessita ligao ponto a ponto por instrumento. b) Pode utilizar um par tranado ou fibra ptica para transmisso dos dados. c) Imune a rudos externos. d) Permite configurao, diagnsticos de falha e ajuste em qualquer ponto da malha. e) Menor custo final. Desvantagens a) Existncia de vrios protocolos no mercado, o que dificulta a comunicao entre equipamentos de marcas diferentes. b) Caso ocorra rompimento no cabo de comunicao pode-se perder a informao e/ou controle de vrias malha. 2.2.5 - Via Rdio Neste tipo, o sinal ou um pacote de sinais medidos so enviados sua estao receptora via ondas de rdio em uma faixa de freqncia especfica. Vantagens a) No necessita de cabos de sinal. b) Pode-se enviar sinais de medio e controle de mquinas em movimento. - Desvantagens a) Alto custo inicial. b) Necessidade de tcnicos altamente especializados. 2.2.6 - Via Modem A transmisso dos sinais feita atravs de utilizao de linhas telefnicas pela modulao do sinal em freqncia, fase ou amplitude. - Vantagens a) Baixo custo de instalao. b) Pode-se transmitir dados a longas distncias. - Desvantagens a) Necessita de profissionais especializados.
8

b) baixa velocidade na transmisso de dados. c) sujeito a interferncias externas, inclusive violao de informaes 2.3.1 - Faixa de Medida ( Range ) Conjunto de valores da varivel medida que esto compreendidos dentro do limite superior e inferior da capacidade de medida ou de transmisso do instrumento. Se expressa determinando os valores extremos. Exemplo: 100 5000C 0 20 PSI 2.3.2 - Alcance ( Span ) a diferena algbrica entre o valor superior e inferior da faixa de medida do instrumento. Exemplo: Um instrumento com range de 100 5000C. Seu Span de 4000C.

2.3.3 - Erro a diferena entre o valor lido ou transmitido pelo instrumento em relao ao valor real da varivel medida. Se tivermos o processo em regime permanente chamaremos de erro esttico que poder ser positivo ou negativo dependente da indicao do instrumento o qual poder estar indicando a mais ou menos. Quando tivermos a varivel alterando seu valor ao longo do tempo teremos um atraso na transferncia de energia do meio para o medidor. O valor medido estar geralmente atrasado em relao ao valor real da varivel. Esta diferena entre o valor real e o valor medido chamado de erro dinmico.

2.3.4 - Exatido Podemos definir como sendo a aptido de um instrumento de medio para dar respostas prximas a um valor verdadeiro . A exatido pode ser descrita de trs maneiras : Percentual do Fundo de Escala ( % do F.E. ) Percentual do Span ( % do Span ) Percentual do Valor Lido ( % do V.L. ) Exemplo : Para um sensor de Temperatura com Range de 50 a 250 C e valor medido 100 oC determine o intervalo provvel do valor real para as seguintes condies :
o

10

a ) Exatido 1% do Fundo de Escala Valor real = 100 oC ( 0,01 . 250 ) = 100 oC 2,5 oC b ) Exatido 1% do Span Valor real = 100 oC ( 0,01 . 200 ) = 100 oC 2,0 oC c ) Exatido 1% do Valor Lido ( Instantneo ) Valor real = 100 oC ( 0,01 . 100 ) = 100 oC 1,0 oC 2.3.5 Rangeabilidade ( Largura de Faixa ) a relao entre o valor mximo e o valor mnimo lidos com a mesma exatido na escala de um instrumento . Exemplo : Para um sensor de vazo cuja escala 0 a 300 GPM com exatido de 1 % do Span e rangeabilidade 10 : 1 significa que a exatido ser respeitada entre 30 e 300 GPM .

2.4 - Terminologia As normas de instrumentao estabelecem smbolos, grficos e codificao para identificao alfanumrica de instrumentos ou funes programadas que devero ser utilizadas nos diagramas e malhas de controle de projetos de instrumentao. De acordo com a norma ISA-S5, cada instrumento ou funo programada ser identificada pr um conjunto de letras que o classifica funcionalmente e um conjunto de algarismos que indica a malha qual o instrumento ou funo programada pertence. Eventualmente, para completar a identificao, poder ser acrescido um sufixo. A figura na prxima pgina mostra um exemplo de instrumento identificado de acordo com a norma pr estabelecida.

P Varivel

RC Funo

001 rea da Atividade

02 N0 Seqencial da Malha

A S U F I X O

Identificao Funcional

Identificao da Malha

Identificao do Instrumento 10

11

Onde: P - Varivel medida - Presso R - Funo passiva ou de informao - Registrador C - Funo ativa ou de sada - Controlador 001 - rea de atividade, onde o instrumento atua 02 - Nmero seqencial da malha A - Sufixo

De acordo com a tabela da prxima pgina pode-se obter combinaes possveis de acordo com o funcionamento dos dispositivos automticos. Exemplos: T R C P I Temperatura Registrador Controlador Presso Indicador F C V L G - Vazo - Controladora - Vlvula - Nvel - Visor

2.4.1 - Smbolos Utilizados nos Fluxogramas de Processo

11

12

2.4.2 - Tabela de Identificao Funcional dos Instrumentos

1A LETRA LETRAS SUCESSIVAS Varivel Letra de Funo de Funo de Letra de Medida Modifica Leitura Passiva Sada Modificao o A Analisador Alarme B Queimador (Chama) C Condutibilidade Eltrica Controlador D Densidade ou Peso Diferencial Especfico E Tenso (Fem) Elemento Primrio F Vazo Relao G Medida Dimensional Visor H Comando Manual Alto I Corrente Indicao ou Eltrica Indicador J Potncia Varredura K Tempo ou Estao de Programa Controle L Nvel Lmpada Piloto Baixo M Umidade Mdio ou Intermedirio O Placa de Orifcio P Presso Tomada de Impulso Q Quantidade Integrao R Radioatividade Registrador S Velocidade ou Freqncia Segurana Chave ou Interruptor T Temperatura Transmiss o Transmisso r U Multivariveis Multifuno Multifuno Multifuno V Viscosidade Vlvula W Peso ou Fora Poo Y Rel ou Computado r
12

13

Posio

Elemento Final de Controle

3 - TELEMETRIA Chamamos de Telemetria tcnica de transportar medies obtidas no processo distncia, em funo de um instrumento transmissor. A transmisso distncia dos valores medidos est to intimamente relacionada com os processos contnuos, que a necessidade e as vantagens da aplicao da telemetria e do processamento contnuo se entrelaam. Um dos fatores que se destacam na utilizao da telemetria a possibilidade de centralizar instrumentos e controles de um determinado processo em painis de controle ou sala de controle. Teremos, a partir daqui, inmeras vantagens, as quais no so difceis de imaginar: a) Os instrumentos agrupados podem ser consultados mais facilmente e rapidamente, possibilitando operao uma viso conjunta do desempenho da unidade. b) Podemos reduzir o nmero de operadores com simultneo aumento da eficincia do trabalho. c) Cresce consideravelmente a utilidade e a eficincia dos instrumentos face as possibilidades de pronta consulta, manuteno e inspeo, em situao mais acessvel, mais protegida e mais confortvel.

3.1 - TRANSMISSORES Os transmissores so instrumentos que medem uma varivel do processo e a transmitem, distncia, a um instrumento receptor, indicador, registrador, controlador ou a uma combinao destas. Existem vrios tipos de sinais de transmisso: pneumticos, eltricos, hidrulicos e eletrnicos. 3.1.1 - Transmisso Pneumtica Em geral, os transmissores pneumticos geram um sinal pneumtico varivel, linear, de 3 a 15 psi (libras fora pr polegada ao quadrado) para uma faixa de medidas de 0 100% da varivel. Nos pases que utilizam o sistema mtrico decimal, utilizam-se as faixas de 0,2 1 Kgf/cm2 que eqivalem aproximadamente de 3 15 psi. O alcance do sinal no sistema mtrico aproximadamente 5% menor que o sinal de 3 15 psi, sendo este um dos motivos plos quais adotamos que devemos calibrar os instrumentos de uma malha (transmissor, controlador, elemento final de controle, etc.), todos utilizando uma mesma norma.
13

14

Note tambm que o valor mnimo do sinal pneumtico tambm no zero, e sim, 3 psi ou 0,2 Kgf/cm 2; deste modo, conseguimos calibrar corretamente o instrumento, comprovando sua correta calibrao e detectando vazamentos de ar nas linhas de transmisso. . 3.1.2 - Transmisso Eletrnica Os transmissores eletrnicos geram vrios tipos de sinais: 4 20 mA e 10 50 mA e 1 a 5 v em painis, sendo estes os mais utilizados. Temos estas discrepncias nos sinais de sada entre diferentes fabricantes devido a estes instrumentos estarem preparados para uma fcil mudana do seu sinal de sada. A relao de 4 20 mA, 1 5 V est na mesma relao de um sinal de 3 15 PSI de um sinal pneumtico. O zero vivo utilizado quando adotamos o valor mnimo de 4 mA, oferece a vantagem tambm de podermos detectar uma avaria (rompimento dos fios), que provocar a queda do sinal, quando o mesmo estiver em seu valor mnimo. 3.1.2.1 Transmissor a 2 fios Este tipo de transmissor utilizado quando o mesmo cabo, com 2 condutores e normalmente uma malha de terra, serve para alimentar o instrumento com 24 Vdc e tambm para transmitir o sinal de corrente de 4 a 20 mA. A figura a baixo mostra um exemplo de transmissor a 2 fios.

24 Vdc

3.1.2.2 Transmissor a 4 fios

14

15

Este tipo de transmissor utilizado quando o transmissor alimentado com 110 Vac ou 220 Vac, portanto, precisa de um cabo de alimentao independente e um cabo de sinal de corrente de 4 a 20 mA tambm independente. A figura a seguir mostra um exemplo de transmissor a 4 fios. 2.2 REDES DE COMUNICAO INDUSTRIAIS

Sada 4 20 mA

3.2.1 Introduo Nas fbricas atuais, importante saber o qu se produz, quanto se produz e a disponibilidade dos recursos de produo. A velocidade de trnsito destas informaes pode significar um elevado retorno proporcional. A incrvel evoluo da informtica em todas as reas do conhecimento humano tem permitido a implementao do conceito de inteligncia distribuda em ambientes industriais. A utilizao de equipamentos inteligentes em mquinas ou processos para controle ou na aquisio pura e simples da informao o primeiro passo para a automao industrial completa. Interligar estes equipamentos o passo seguinte; a construo de um sistema de aquisio de informaes apto ao acompanhamento em tempo real da produo do maquinrio envolvido ou do estado do processo em funcionamento conseqncia quase obrigatria.

15

16

Banco de Dados

Superviso

A outros nveis

REDE DE GERENCIAMENTO
Rede de Planta Rede de Controle

REDE DE CONTROLE

Rede de Campo

REDE DE CAMPO

Uma rede de comunicao para sistemas de automao industrial um conjunto de sistemas independentes, autnomos e interconectados de forma a permitir a troca de informaes entre si. Uma rede oferece os meios fsicos e lgicos que permitam a integrao do sistema atravs da troca de informaes. As redes para sistemas de automao, podem ser classificadas, conforme sua finalidade em: Redes de Campo; de Controle e de Gerenciamento de Fbrica. Neste momento daremos uma nfase maior nas redes de campo.

3.2.2 Redes de Campo Estas redes tem como caractersticas : Reduo do custo da fiao e instalao do projeto Comunicao bidirecional, permitindo configurao e calibrao dos dispositivos Distribuio de inteligncia Integrao com diversos fabricantes Normalmente possvel conexo com at 1 centena de dispositivos. Velocidade normalmente na faixa de dezenas de Kbps, podendo atingir at 1 Mbps. Integrao do controlador ao sistema de atuao do equipamento

16

17

Rede de Campo
509 -BOD

24vdc

Estas redes podem ser sub - classificadas quanto a categoria dos dispositivos conectados, como sendo para: Processo, Manufatura e Sensores Processo Tamanho Mensagem Tempo de Resposta Tipo de Cabo Distncia Max reas Classificadas alguns bytes 5 a 50 ms Instrumentao 2 Km Sim Manufatura alguns bytes 5 a 50 ms Qualquer 2 Km No Sensores alguns bits < 5ms Baixo custo 100m No

Podemos citar, como exemplo destas redes, os seguintes padres: HART ASI - ACTUATOR SENSOR INTERFACE DEVICENET PROFIBUS DP E PA FIELDBUS FOUNDATION

A seguir comentaremos um pouco sobre cada tipo de redes de campo citadas acima. 3.2.2.1 Rede AS-i ( Actuador & Sensor Interface )

A rede AS-i ou Interface Atuador / Sensor uma sub rede para sistemas de automao do mais baixo, ou seja, automao de cho de fbrica. Os tipos mais simples de sensores e atuadores so conectados nesta rede.
17

18

A rede AS-i apresenta as seguintes caractersticas: Cabo Paralelo com dois condutores At 31 escravos Cada escravo: 4 bits de I/O At 100 m ou 300m com repetidores Sistema de comunicao mestre - escravo Garantido um mximo de 4,7 ms com configurao mxima da rede

A rede AS-i composta por um mdulo master, mdulos AS-i, cabo AS-i, unidade de alimentao, sensores com "chip" AS-i integrado, dispositivo de programao AS-i e softwares de monitorao.

A rede AS-i composta por: Sensores Botoeiras Mdulos de Entrada e Sada Monitores de vlvula Sinalizadores

3.2.2.2 Rede DeviceNet O DeviceNet um protocolo de comunicao para ligar dispositivos industriais (tais como fim de curso, sensores fotoeltricos,
18

19

partidas de motor, sensores de processo, leitores de cdigo de barra, drivers de freqncia varivel e interfaces de usurio) a uma rede , eliminando vrios cabos .

A conectividade direta proporciona comunicao melhorada entre dispositivos assim como diagnsticos importantes a nvel de dispositivos no facilmente acessvel nem disponvel em dispositivos de I/O convencionais. O DeviceNet uma rede aberta. A especificao e o protocolo podem ser obtidas na Associao Aberta de Vendedores de DeviceNet, Inc. (ODVA) . DeviceNet baseado num protocolo de comunicaes chamado CAN. O CAN originalmente foi desenvolvido pela BOSCH para o mercado de automvel europeu para substituir os caros chicotes de cabo por um cabo em rede de baixo custo em automveis. Como resultado, o CAN tem resposta rpida e confiabilidade alta para aplicaes como controle de freios ABS e Air bags.

A rede DeviceNet apresenta as seguintes caractersticas: Cabo par - tranado com 4 fios e uma blindagem: um par alimentao e outro sinal At 64 dispositivos
19

20

Velocidades ajustveis em: 125; 250 e 500 Kbits / s At 500m em 125 Kbits / s Sistema de comunicao mestre - escravo A rede DeviceNet composta por: Mdulos de I/O com capacidade para vrios pontos digitais ou analgicos Drivers para motores I.H.M. Rels - proteo

3.2.2.3 Redes Profibus PROFIBUS um protocolo aberto lder na Europa (Fonte: Independent Fieldbus Study by Consultic) e goza aceitao mundial. As reas de aplicao incluem manufatura, processo e automao predial. Hoje, todos os principais fabricantes da tecnologia de automao oferecem interfaces PROFIBUS para seus dispositivos. A variedade de produtos inclui mais de 1 000 dispositivos diferentes e servios, mais de 200 so dispositivos certificados, PROFIBUS foi usado com xito em mais de 100 000 aplicaes reais ao redor do mundo. A tecnologia PROFIBUS desenvolvida e administrada pela PROFIBUS User Organization. 3.2.2.3.1 Rede Profibus - DP ( Descentralized Peripheria ) um protocolo de comunicao otimizado para alta velocidade e conexo de baixo custo, esta verso de PROFIBUS projetada especialmente para comunicao entre sistemas de controle de automao e I/O distribudo a nvel de dispositivo. . O PROFIBUS-DP pode ser usado para substituir transmisso de sinal em 24 V ou 0 a 20 mA.

rede

Profibus

DP

apresenta

as

seguintes

caractersticas: Cabo Par - tranado com 2 fios e uma blindagem somente para sinal At 128 dispositivos divididos em 4 segmentos com repetidores
20

21

Velocidades ajustveis de 9600 12Mbits/seg De 100 a 1200m conforme a velocidade Sistema de comunicao mestre - escravo A rede Profibus - DP composta por:

Mdulos de I/O com capacidade para vrios pontos digitais ou analgicos Drivers para motoresI.H.M. ( Interface Homem Mquina ) Terminais de vlvulas 3.2.2.3.2 Rede Profibus - PA ( Process Automation )

PROFIBUS-PA a soluo PROFIBUS para automao de processo. PA conecta sistemas de automao e sistemas de controle de processo com os dispositivos de campo tal como transmissores de presso, temperatura e nvel. PA pode ser usado como um substituto para a tecnologia 4 a 20 mA. PROFIBUS-PA alcana economia de custo de aproximadamente 40% em planejamento, cabeamento, partida e manuteno e oferece um aumento significativo em funcionalidade e segurana. Uma linha de alimentao separada (uma fonte de alimentao para zonas potencialmente explosivas pode ser necessrio) requerido para cada dispositivo em uma configurao convencional. Em contraste, quando PROFIBUS-PA usado, somente um par de fios necessrio para transmitir toda informao e alimentao para os dispositivos de campo. Isto no somente poupa custos de ligao mas tambm diminui o nmero de mdulos de I/O no sistema de controle de processo. Isoladores e barreiras no so mais necessrios desde que o bus seja alimentado com fontes intrinsecamente seguras. O PROFIBUS-PA permite medir, controlar e regulamentar via uma linha simples de dois fio. Tambm permite alimentar dispositivos de campo em reas intrinsecamente seguras. O PROFIBUS-PA permite manuteno e conexo/desconexo de dispositivos durante operao sem afetar outras estaes em reas potencialmente explosivas.

21

22

A caractersticas:

rede

Profibus

PA

apresenta

as

seguintes

Cabo Par - tranado com 2 fios e uma blindagem, trafegando sinal e alimentao At 32 dispositivos sem alimentao e 12 com alimentao Velocidades de 31,25 Kbits / s Mxima distncia de 1900 m conforme nmero de dispositivos Permite vrias topologias A rede Profibus - PA composta por:

Transmissores de: Presso; vazo; temperatura e nvel Analisadores Industriais

3.2.2.4 - Protocolo HART O protocolo Hart ( Highway Adress Remote Transducer ) um sistema que combina o padro 4 20 mA com a comunicao digital. um sistema a dois fios com taxa de comunicao de 1200 bits/s ( BPS ) e modulao FSK ( Frequency Shift Keying ). O Hart baseado no sistema mestre escravo, permitindo a existncia de dois mestres na rede simultaneamente. As vantagens do protocolo Hart so as seguintes: Usa o mesmo par de cabos para o 4 20 mA e para a comunicao digital. Usa o mesmo tipo de cabo usado na instrumentao analgica. Disponibilidade de equipamentos de vrios fabricantes.

22

23

3.2.2.5 Rede Fieldbus Foundation O Fieldbus um sistema de comunicao digital bidirecional que interliga equipamentos inteligentes de campo com sistema de controle ou equipamentos localizados na sala de controle, conforme mostra a figura abaixo.

Este padro permitir comunicao entre uma variedade de equipamentos, como : transmissores, vlvulas, controladores, CLP'S, etc. A definio mais conhecida do FIELDBUS a substituio do protocolo de comunicao analgico ( 4 20 mA ) por um protocolo digital de comunicao entre os instrumentos do campo e os da sala de controle.
23

24

Entretanto, esta parte conceitual muito mais abrangente. Podemos comear destacando e focalizando as partes boas das diversas tecnologias de controle, desde a pneumtica, onde tnhamos o controle realizado no campo, sem que o sinal tivesse que ir at a Sala de Controle e depois retornar para o elemento final de controle de campo. Da era da eletrnica microprocessada , podemos utilizar os instrumentos inteligentes, sua capacidade de controle e a tecnologia de rede de comunicao digital entre computadores. Na figura abaixo, vamos iniciar destacando uma das vantagens do FIELDBUS ainda no citada at aqui.

Neste exemplo , com o uso da comunicao somente digital e da tecnologia de rede de computadores, s precisamos de um par
24

25

de fios para interligar os transmissores/controladores FT-103, FT-102, o transdutor de FB / Presso ( FY -102 ) da Vlvula FCV-102 e o computador tambm chamado IHM ( Interface Homem-mquina ) ou Workstation ou simplesmente PC. Portanto podemos notar j neste instante a grande economia de custos de fiao , bandejas e mo-de-obra de instalao dos Sistemas de Controle Fieldbus para os sistemas mais antigos ( aqueles que usam protocolo analgico 4 20 mA, e um par de fios para cada instrumento ). Sob o ponto de vista da instrumentao clssica , seramos levados a pensar que o transmissor/controlador FT-102 est fazendo o controle atuando na vlvula FCV-102. Agora na era Fieldbus, j no mais possvel pensar somente desta maneira , pois podemos ter outras possibilidades de controle: transmissor/controlador FT-103 fazendo o controle atuando na vlvula FCV-102; transmissor/controlador FT-102 adquirindo a informao de fluxo da tubulao "A" atravs do transmissor FT-103 e fazendo controle e atuando na vlvula; transdutor de FB/presso ( FY-102 ) que pode ter tambm a capacidade de controle adquirindo as informaes de fluxo dos transmissores FT-102 e FT-103 e ele realizando o controle e atuando na vlvula.

Estas so algumas das possibilidades, pois ainda poderamos explorar a capacidade de controle da placa controladora instalada no PC, e neste caso, estar realizando um algoritmo de controle mais complexo ou at alguma otimizao num outro computador num nvel mais acima ; ou somente utilizar o PC para visualizarmos o que est acontecendo no processo atravs de sua tela.

De acordo com a norma FF-94-816 o principal meio fsico para dispositivos o par de fios tranados. Ainda de acordo com a mesma norma a taxa de comunicao de 31.25 Kb/s e o nmero mximo de equipamentos no barramento e sem segurana intrnseca de 1 a 32 equipamentos. Com segurana intrnseca de 2 a 6 equipamentos. A seguir mostraremos os blocos que esto homologados pelo Fieldbus Foundation.

25

26

A rede Fieldbus Foundation caractersticas:

apresenta as seguintes

Cabo Par - tranado com 2 fios e uma blindagem, trafegando sinal e alimentao At 32 dispositivos sem alimentao e 12 com alimentao Velocidades de 31,25 Kbits / s Mxima distncia de 1900 m conforme nmero de dispositivos Permite vrias topologias A rede Fieldbus Foundation composta por:

Transmissores de: Presso; vazo; temperatura e nvel Instrumentao analtica Cartes de Interface para CLPs

26

27

EXERCCIOS 1 - Quais so os objetivos dos instrumentos de medio e controle?

2 - Como era o controle do processo no princpio da era industrial?

3 - O que foi possvel com a centralizao das variveis do processo,?

4 - Como so divididos os processos industriais?

5 - Defina o sistema de controle.

6 - Quais so as 3 partes necessrias para uma malha de controle fechada?

7 - Defina o que range.

8 - Defina o que span.

9 - Defina o que erro.

10 - Defina o que exatido.


27

28

11- Defina o que rangeabilidade .

12 - Defina o que indicador.

13 - Defina o que registrador.

14 - Defina o que transmissor.

15 - Defina o que transdutor.

16 - Defina o que controlador.

17 - Defina o que elemento final de controle.

18 - O que estabelecem as normas de instrumentao?

19 - Diga qual a funo de cada um dos instrumentos, abaixo de acordo com a sua identificao. a) WT b) FIC c) TI d) PIT 28

29

e) LR f) TSL

g) PSLL h) TJR i) TT j) PIC l) FR m) LT -

n) FSHH o) LSH p) FY -

20 - Defina a localizao dos equipamentos e tipos de sinais de transmisso de cada malha de controle, alm da sua funo (equipamento). a)

b)

29

30

21 -Quais so os dois principais sistemas de medidas quanto natureza das unidades?

22 -Quais so as unidades fundamentais do sistema L.M.T.?

23 -Quais so as unidades fundamentais do sistema L.F.T.?

24 -A sigla M.K.S. define que tipo de sistema de medida?

25 -A sigla C.G.S. define que tipo de sistema de medida?

26 -A sigla M.T.S. define que tipo de sistema de medida?

30

31

27 -A sigla M.Kgf.S. define que tipo de sistema de medida?

28 -Quais so as unidades fundamentais do sistema ingls absoluto?

29 -Quais so as unidades fundamentais do sistema ingls prtico?

30 -Defina o que telemetria.

31 -Cite 2 vantagens da telemetria.

32 -Cite dois tipos de transmissores .

33 -Cite 2 tipos de sinais de transmisso pneumtica.

34 -Cite 2 tipos de sinais de transmisso eletrnica.

35 -O pr que do zero vivo nos sinais de transmisso?

36 -Calcule o valor pedido: Exemplo: 50% do sinal de 3 15 psi Valor Pedido = [ ( Final - Incio) ou Span] x ( % ) + zero vivo 100% 15 -3 12 12 x 50 + 3 9=psi 100 Span = _______________________
31

a) 70% de 3 - 15 psi

32

b) 80% de 3 - 15 psi

= _______________________

c) 10% de 0,2 - 1 kgf/cm2

= _______________________

d) 30% de 0,2 - 1 kgf/cm2

= _______________________

e) 45% de 20 - 100 kPa

= _______________________

f) 55% de 20 - 100 kPa

= _______________________

g) 65% de 4 - 20 mA

= _______________________

h) 75% de 4 - 20 mA

= _______________________

32

33

i) 37% de 1 - 5 V

= _______________________

j) 73% de 1 - 5 V

= _______________________

37 -Calcule o valor pedido: Exemplo: 9 psi quantos % da faixa de 3 15 psi Valor Pedido =( Valor de transmisso - zero vivo) x (100% ) ( Final - Incio ) = Span ( 9 - 3 ) x 100 = 6 x 100 50% = ( 15 - 3 ) 12 a) 12 psi quantos % da faixa de 3 15 psi ___________________ =

b) 6 psi quantos % da faixa de 3 15 psi ___________________

c) 0,4 Kgf/cm2 quantos % da faixa de 0,2 1 kgf/cm 2 = ___________________

d) 0,6 Kgf/ cm2 quantos % da faixa de 0,2 1 kgf/cm 2 = ___________________

33

34

e) 90 kPa quantos % da faixa de 20 100 kPa ___________________

f) 70 kPa quantos % da faixa de 20 100 kPa ___________________

g) 9 mA quantos % da faixa de 4 20 mA ___________________

h) 13 mA quantos % da faixa de 4 20 mA ___________________

i) 1,5 V quantos % da faixa de 1 5 V ___________________

j) 4,5 V quantos % da faixa de 1 5 V ___________________

38 - Defina o que um transmissor a dois fios.

34

35

39 Defina o que um transmissor a quatro fios.

40 O que uma rede de comunicao para sistemas de automao industrial ?

41 Cite trs caractersticas das redes de campo

42 Defina a rede AS-i

43 Cite trs caractersticas da rede AS-i

44 Defina a rede DeviceNet.

45 Cite trs caractersticas da rede Devicenet.

46 Defina a rede Profibus DP.

47 Cite trs caractersticas da rede Profibus - DP

35

36

48 Defina a rede Profibus PA.

49 Cite trs caractersticas da rede Profibus PA.

50 - Defina o protocolo HART .

51 Defina a rede Fieldbus Foundation.

52 Cite trs caractersticas da rede Fieldbus Foundation.

36

37

Bibliografia

ABNT 03.004, NBR 8190, Simbologia de Instrumentao, Out/1983 ISA-S5.1-1984, Instrumentation Symbols and Identification, ISA IBP Instituto Brasileiro do Petrleo Instrumentao Bsica. Apostila da ABRAMAN, 2004 SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

37

You might also like