You are on page 1of 11

Aedos n. 11 vol. 4 - Set.

2012

A imagem do museu: Educao patrimonial na educao bsica


Cyanna Missaglia de Fochesatto1

Resumo
O presente trabalho busca elucidar algumas questes referentes educao patrimonial na educao bsica dando nfase relao do aluno com o museu. Sabendo-se que a educao patrimonial fundamental para valorizao e aprofundamento do conhecimento cultural de uma sociedade, busca-se entender a forma que o museu trabalhado em sala de aula, na educao bsica, e como ele aparece no imaginrio dos alunos. O desenvolvimento de programas de Educao patrimonial nas redes escolares quando inserido no currculo escolar utilizado como fonte primria de conhecimento -, contribui para enriquecer o dilogo sobre a prtica da cidadania e reconhecimento das geraes passadas e da cultura de determinado grupo social, entre outros temas que podem ser abordados a partir dessa perspectiva. Assim, alm de compreender como o museu trabalhado na sala de aula, tenciona-se tambm entender de que forma ele representado pelos alunos. Palavras Chave: Educao patrimonial. Museu. Educao Bsica.

Abstract
This study aims to clarify some issues related to heritage education in the primary education by emphasizing the relationship of the student with the museum. Knowing that heritage education is crucial for the appreciation and further development of cultural knowledge of a society, we seek to understand the way that the museum is working in the classroom, in the primary education, and how it appears in the imaginary of the students. The development of heritage education programs in the school systems when inserted into the school curriculum - used as a primary source of knowledge - enrich the dialogue on the practice of citizenship and recognition of past generations and the culture of a particular social group, among other topics that can be addressed through this perspective. Thus, in addition to understanding how the museum is working in the classroom, intends also to understand how it is represented by the students. Keywords: Patrimonial education. Museum. Education.

Introduo
O presente artigo busca fazer uma reexo sobre a Educao Patrimonial na educao bsica. Atenta para a forma de como o museu trabalhado em sala de aula quando trabalhado -, alm de compreender como os alunos vislumbram essas questes referentes Educao Patrimonial, mais especicamente o museu, e de que forma isso representado/apresentado para eles. A ideia desta pesquisa surgiu aps participar, como orientadora de visitas guiadas em algumas exposies, ocorridas nos anos de 2010 e 2011, no MARGS2, onde acompanhava alunos de todas as sries e idades para fazer as visitas orientadas nas exposies do museu. No tempo em que orientava esses alunos, algumas inquietaes foram surgindo e questes vinculadas a esse ambiente foram problematizadas. Em funo da preocupao em como os alunos estavam aproveitando as exposies

221

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012 nas salas de aula, uma vez que a maioria dos professores que os acompanhavam acabava se ausentando para um momento de lazer no caf do museu, ou apenas deixando a orientao de que os alunos deveriam copiar as informaes das obras, que cavam descritas nas placas informativas ou nas paredes do museu. Alguns professores somente levavam os alunos como uma forma de lazer/passeio, onde nenhuma atividade educativa ou plano pedaggico era elaborado e nenhuma reexo era proposta para os alunos. Alm disso, o contato com os prprios alunos fez-me perceber o quanto eles, muitas vezes, se interessavam por aspectos externos a exposio em voga tais como: a estrutura fsica do museu, a associao do museu aos castelos de contos de fada para os menores, ou o local de guardar velharia e sucata para os alunos maiores3; alguns ainda interessavam-se em saber a histria do museu e sua funo em determinada poca, elementos esses que poderiam ser aproveitados em sala de aula e aprofundados. A partir de tais eventos, e dessa experincia, algumas problematizaes comearam a surgir e deram origem a esta pesquisa. Assim, partindo da questo central que busca, portanto, responder de que forma o museu trabalhado nas salas de aula e de que forma a imagem do museu compreendida pelos alunos, se estrutura o presente projeto. Para a execuo dessa pesquisa, que ainda est em fase inicial, uma srie de metodologias de pesquisa foram necessrias, alm de vasta anlise textual. Prope-se, entre outros procedimentos, uma pesquisa quantitativa e qualitativa4 com alunos da educao bsica para elucidar de forma mais objetiva as questes propostas. Torna-se necessrio, nas linhas que seguem apontar a forma que determinados conceitos importantes para o entendimento desse texto sero tratados. Assim, o conceito de Patrimnio trabalhado aqui no sentido de ser tudo aquilo que recebemos e que possui valor. Existem diversos tipos de Patrimnio, como o cultural, o arquitetnico, o histrico, o arqueolgico, etc. Segundo Herberts (2008, p. 15):
O Patrimnio engloba todos os bens culturais de importncia para a sociedade: as expresses folclricas, os conjuntos arquitetnicos, as obras de artes ou saberes tradicionais e os stios arqueolgicos.

Para Prvidi (2011, p. 19), a Educao Patrimonial:


[...] Estaria centrada no objeto, na evidencia material como fonte de ensino, porm, esta denio ampliada, fruto tambm da transformao do conceito de Patrimnio, incluindo os bens tangveis e intangveis [...] O Patrimnio fonte primria de ensino, utilizando a documentao do acervo dentro dessa perspectiva.

Educao Patrimonial, segundo as autoras Horta; Grunberg; Monteiro, (1999, p. 06) trata-se de um processo permanente e sistemtico de trabalho educacional centrado no Patrimnio Cultural como fonte primria de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Assim, a Educao Patrimonial pretende legar

222

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012 sociedade um maior conhecimento e valorizao da sua herana cultural por meio do contato com as evidncias culturais materiais e imateriais -, aprofundando todos os signos e aspectos possveis dessa herana. Ainda, segundo essas mesmas autoras (1999, p. 06), possvel pensar a Educao Patrimonial da seguinte forma:
A Educao Patrimonial um instrumento de alfabetizao cultural que possibilita ao indivduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o compreenso do universo sociocultural e da trajetria histrico-temporal em que est inserido. Esse processo elava ao reforo da auto-estima dos indivduos e comunidades e valorizao da cultura brasileira, compreendida como mltipla e plural. [...] O princpio bsico da Educao Patrimonial a experincia direta dos bens e fenmenos culturais, para se chegar sua compreenso e valorizao, num processo contnuo de descoberta.

J para Herberts (2008), o programa de Educao Patrimonial perpassa as aes pontuais de palestras e exposies, requer, antes de tudo, um alargamento no espao de tempo, fazendo uso de atividades sistemticas e contnuas que tenham como resultado a valorizao e preservao do patrimnio. Outros conceitos importantes que sero abordados nesta pesquisa so as noes de museu e memria. Entende-se, grosso modo, o museu como o local da memria, embora, possamos pensar suas funes de forma plural. Os museus so espaos de aprendizagem e de educao. Ele difunde uma srie de informaes oriundas de pesquisas e diferentes atividades. So, contudo, espaos de prazer, lazer e descoberta. Instiga a curiosidade de seus visitantes e tenta, ao mximo, dialogar com quem o est visitando. A autora Adriana M. Almeida (1997, p.50) dene as exposies do museu da seguinte forma:
As exposies museolgicas so discursos criados com inteno de comunicar ideias, conceitos e informaes ao pblico visitante, tendo como veculo especco os objetos. A ao educativa em museus visa ampliar as possibilidades de aproveitamento pedaggico dos acervos, para que o visitante acentue seu esprito crtico em relao a sua realidade e daqueles que esto sua volta.

Dentro do amplo conceito de Histria e legado Cultural, a memria, conforme Zilda Kessel (2008, p.4):
Memria coletiva tem assim uma importante funo de contribuir para o sentimento de pertinncia a um grupo de passado comum, que compartilha memrias. Ela garante o sentimento de identidade do indivduo calcado numa memria compartilhada no s no campo histrico, do real, mas, sobretudo, no campo simblico. [...] interessante ainda apontar que a memria um objeto de luta pelo poder travada entre classes, grupos e indivduos. Decidir sobre o que deve ser lembrando e tambm sobre o que deve ser esquecido integra os mecanismos de controle de um grupo sobre o outro.

Ainda tratando-se de memria o autor Pierre Nora (1993, p.13) arma o seguinte:

223

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012


Os lugares de memria nascem e vivem do sentimento que no existe memria espontnea, que preciso criar arquivos, que preciso manter os aniversrios, organizar as celebraes, pronunciar as honras fnebres, estabelecer contratos, porque estas operaes no so naturais (...). Se vivssemos verdadeiramente as lembranas que eles envolvem, eles seriam inteis. E se em compensao, a histria no se apoderasse deles para deform-los, transform-los, sov-los e petric-los eles no se tornariam lugares de memria. este vai-evem que os constitui: momentos de histria arrancados do movimento de histria, mas que lhe so devolvidos (...).

Tratando sobre os lugares da memria Pierre Nora (1993) acredita que o lugar da memria o local do registro e seu sentido simblico. So locais materiais e imateriais onde se pode xar a memria de uma sociedade. Lugar de reconhecimento coletivo de povos ou tribos e local onde se permite criar um sentimento de pertencimento a um grupo/ identidade. Partindo do entendimento desses conceitos e da problemtica exposta, as linhas que seguem pretendem reetir sobre a forma que a Educao Patrimonial est inserida na educao bsica, partido da anlise da elao museu-escola e museu-aluno.

O museu e a escola
A relao do museu com a escola pode ser pensada a partir da forma em que cada um desses ambientes se estrutura. Assim, a escola o ambiente da aquisio do saber, onde se estabelece uma rotina de aprendizado que, porventura, forma a cultura escolar. Sendo o museu um ambiente de cultura prpria, onde a aquisio dos saberes ocorre de forma diferenciada da escola. Por isso, muitas vezes, os professores, enganadamente, relacionam a visita ao museu a uma prtica de lazer, mas no o vinculam a nenhuma prtica pedaggica, servindo apenas para passeio e sem estmulo e orientao para aprendizagem direcionada nesse ambiente. Embora seja importante ressaltar que essa no uma regra, mas costumeiro ocorrer 5. Nos ltimos anos nota-se um aumento de atividades educativas oriundas desses espaos de memria museus, arquivos e etc. -, que vem crescendo consideravelmente, o que facilita a vinculao do museu com a escola. Embora ainda seja deciente o preparo dos docentes para interagir com os alunos nesse espao, conforme ser tratado mais adiante. As prticas ou atividades educativas oriundas do museu podem ser entendidas da seguinte forma, conforme Andra Falo (2009 p.16):
Podem ser entendidas como prticas educativas atividades tais como: visitas orientadas, guiadas, monitoradas ou mesmo dramatizadas, programas de atendimento e preparo dos professores, ocinas, cursos e conferncias, mostras de lme, vdeos, prticas de leitura, contao de histrias, exposies itinerantes, alm de projetos especcos desenvolvidos para comemorar determinadas datas e servir de suporte para algumas exposies. Alm dos materiais educativos e informativos editados com a nalidade de servir a estas prticas, tais como: edio de livros, jogos, guias, folders e folhetos diversos, folhas de atividades, kits de materiais pedaggicos, udio-guide (guia auditivo), aplicativos multimdia, CD-ROM, site institucional na internet, etc.

224

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012 Com esse vasto material variado, de livros, CDs, jogos e etc., podemos perceber o quanto dinmico e rico o ensino no-formal pode ser considerado. A valiosidade desses materiais oriundos das prticas educativas, enquanto materiais vinculados ao museu oferecem s escolas uma gama de opes de ensinamento que abarcam, por vezes, as diversas Cincias, complementam o ensino iniciado em sala de aula. A relao museu com sala de aula ocorre de maneira assertiva quando os alunos que fazem a visitao aos museus so orientados, e preparados antes da visita. Isso facilita e guia o olhar do aluno ao que ele deve destacar e buscar na visita ao museu, compreendendo, assim, esse espao como local de ensino. Uma vez que isso no ocorre, tambm no acontece o aproveitamento do conhecimento que o museu poderia proporcionar e, alm disso, a vivncia, a experincia prtica que somente esse ambiente pode disponibilizar em algumas reas, principalmente no mbito das Cincias Humanas e Cincias Biolgicas. Sem orientao o aluno, muitas vezes, no compreende o museu como parte do processo educativo, mas sim como parte de uma atividade puramente de lazer, sada de campo, passeio e o descanso da sala de aula. A autora Martha Marandino (2001, p. 85) reete sobre essa relao:
Assim, levando em conta as diferenas entre a escola e o museu, a relao do sujeito com o conhecimento e com os demais sujeitos neste ambiente tambm se diferenciam, o que aponta para rotinas particulares de produo e aquisio do saber. Percebe-se assim, em linhas gerais, que a relao entre o museu e a escola no de continuidade, mas implica num confronto de expectativas dos sujeitos em jogo neste processo.

Nesse sentido, necessrio reetir sobre essa relao, para mais adiante pensar a relao aluno-museu, o que se difere em diversos pontos. As escolas que buscam e agendam visitas ao museu, deveriam ter em princpio um plano pedaggico voltado a vincular a atividade ou exposio que o museu proporciona s temticas que esto sendo trabalhadas em sala de aula. Alm disso, seria interessante para os alunos que ocorresse uma integrao das diversas disciplinas com a visita, j que o museu um ambiente plural a ser explorado e um convite interdisciplinar de aprendizagem. As disciplinas de Histria, Educao Artstica, Literatura e Geograa, em inmeras ocasies, tm a possibilidade de elaborar projetos que entrelacem essas diversas reas do conhecimento possibilitando assim um aproveitamento diferenciado de aprendizado para o aluno, que no costuma ocorrer em sala de aula. A autora Luciana Conrado Martins (2006, p.43) dene o planejamento didtico, citado aqui, das visitaes aos museus, como podendo ocorrer por meio de trs etapas distintas. A realizao de um programa didtico para os autores dividida em trs momentos: as atividades de preparao dos alunos, as atividades realizadas no museu e as atividades de prolongamentos realizadas na volta a sala de aula.

225

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012 . Assim, a educao no museu pode ser considerada uma forma de alfabetizao cultural que favorece uma leitura de mundo aos sujeitos que dela se usam, ressaltando a importncia de usar-se de atividades desse tipo de forma sistemtica e contnua que resultem, entre outras coisas na preservao patrimonial e cultural. Contudo, a relao do museu com a escola no ocorre sem a preparao dos professores. Para tanto, seria necessrio uma srie de fatores para que ocorresse essa preparao do docente, para que ele possa elaborar projetos vinculando a educao com o Patrimnio das cidades, com os museus, saber desenvolver nos alunos um olhar diferenciado que busque alm do conhecimento escolar, onde o envolvimento de valores morais que agreguem sua formao como cidado. O autor Prez Gomes (1992, p. 106) faz a seguinte colocao pertinente ao tema:
(...) Quando o professor reete na e sobre a ao converte-se num investigador na sala de aula; afastado da racionalidade instrumental, o professor no depende das tcnicas, regras e receitas derivadas de uma teoria externa, nem das prescries curriculares impostas do exterior pela administrao ou pelo esquema preestabelecido no manual escolar. Ao conhecer a estrutura da disciplina que trabalha e ao reetir sobre o ecossistema peculiar da sala de aula, o professor no se limita a deliberar sobre os meios, separando-os da denio do problema e das metas desejveis, antes constri uma teoria adequada singular situao do seu cenrio e elabora uma estratgia de ao adequada. As bases do autodesenvolvimento prossional dos professores radicam nesta dinmica reexiva.

relevante reforar a importncia de investir na formao de professores visando que eles possam perceber as especicidades pedaggicas desses dois ambientes: a escola e o museu. Pois, esta a riqueza da experincia: propiciar aos alunos vivenciar diferentes formas de interao com o conhecimento cientco. (MARANDINO, 2001). Esse trabalho com os professores tambm fundamental para desmisticar a ideia de museu enquanto lugar sagrado e reverenciado, onde l estaria um saber pronto e denitivo, sem conitos. Deve-se buscar provocar nos professores essas questes, para que eles concebam o museu como um local de aprendizado e de questionamentos. Cresce no Brasil o interesse pelos museus, o que se torna visvel pelas diferentes iniciativas: individuais, coletivas e governamentais, com uma grande diversidade de temas atingindo diversos campos do conhecimento. O museu ganha mais ateno no momento em que a sociedade passa por signicativas mudanas em seus diversos setores. Devido a isso, o momento propicio para repensar a relao museu-escola, aproveitar esse momento que aoram iniciativas e preparar cada vez mais o professor para que ele saiba aproveitar essas oportunidades diferenciadas de aquisio do conhecimento. Dessa forma, poder despertar o interesse do aluno e discutir questes sociais e culturais tanto na forma terica quanto de forma prtica, na vivncia, e agregando experincias aos sujeitos. Segundo Andra Falco (2009, p. 19) a educao no-formal colabora para:

226

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012


A educao no-formal capacita os indivduos a se tornarem cidados do mundo, no mundo. Sua nalidade abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivduos e suas relaes sociais. Seus objetivos no so dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo. Um modo de educar surge como resultado do processo voltado para os interesses e as necessidades que dele participam.

Devemos, portanto, entender o museu e a escola como espaos sociais que possuem caractersticas prprias, esses espaos se inter-relacionam e complementam um ao outro sendo indispensveis para a formao de um cidado cienticamente alfabetizado. E, apesar disso o museu acaba sendo um contraponto educao formal, no sentido de, por vezes, complementar o conhecimento recebido na escola, mas tambm colocar em cheque alguns conceitos e questes presentes que acabam sendo discutidas. Frente a isso, nas linhas que seguem se pretende dialogar acerca da relao que o aluno estabelece com o museu.

O museu e o aluno
De que forma o aluno se relaciona com o museu? Esse questionamento permanece em aberto, uma vez que essa relao somente se constri e, ocorre de fato, dependendo de diversos fatores externos e internos do museu. Em princpio, nota-se que o primeiro contato com o museu ocorre na escola, nos ditos passeios escolares.6 assim que acontecem as primeiras expectativas, os primeiros dilogos e o primeiro contato. Por isso, a importncia de trabalhar o museu em trs etapas. Uma prvia, que so esses dilogos antes da visitao; a visita propriamente dita e, por ltimo, o trabalho vinculado ao que foi visto e aprendido no museu. Quando se pula uma dessas etapas, o aluno por si no reconhece o valor da experincia, principalmente enquanto ambiente de aprendizagem. A interao do museu com a escola se torna fundamental nesse sentido dos aspectos externos. Os fatores internos do museu tambm so indispensveis, inmeros so os ambientes de arquivos e museus que proporcionam atividades, exposies variadas voltadas ao ensino e abrem suas portas para as escolas, o uso dessas atividades nesses espaos de forma sistemtica acarreta na formao dessa relao museus-aluno. O autor Edgar S.d e Mendona (1946) faz uma colao muito pertinente sobre essas funes, pertencentes s aes educativas que formam a relao museu-escola-aluno:
[...] a principal caracterstica da ao educativa dos museus , entretanto, poder ser considerado o rgo por excelncia da educao extra-escolar. Rene, em seu setor de extenso cultural, aos recursos prprios da linguagem objetiva, os recursos em ascenso maravilhosa, das invenes modernas, entre as quais sobressaem o cinema e o rdio. a fonte por excelncia do ensino visualizado capaz das mais rpidas assimilaes por qualquer tipo de pblico. Compartilha com a escola, j o vimos, o tratamento sistemtico da educao infantil, e, adstrito, como ter que ser por muitos anos ainda, a no tratar diretamente com as populaes rurais, quase todas as crianas urbanas acabaro por usufruir dos seus benefcios, complementares aos da escola.

227

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012 fundamental tambm pensar a relao do aluno com o museu relacionada a faixa etria, nvel social, e srie/ano de cada um, uma vez que isso condio para entender as diferentes relaes que se estabelecem. Para tanto, essa parte da pesquisa pretende fazer um trabalho de pesquisa quantitativa com alunos de duas escolas pblicas, do ensino fundamental e mdio e em diferentes faixas etrias7. Alm disso, trabalhos artsticos, em ocinas elaboradas para esse m tambm fazem parte do projeto para que isso colabore com a ampliao da interpretao dessa relao. A tabela a seguir um esboo do que o projeto pretende aplicar nessas escolas.
QUESTIONRIO PARA APLICAO COM ALUNOS DO ENSINO MDIO Escola: Nome: Idade: Srie/Ano: Responda as questes abaixo: Voc j visitou algum museu? Qual? Com quem voc foi? Qual a sua impresso desse espao? Voc gostou? Sim ou No, e por qu? O que mais chamou a sua ateno? Voc teve vontade de retornar a esse local? Como era o ambiente? Lembrava algum outro local em que voc j esteve ou viu?

Esse questionrio vislumbra entender se a aluno j fez alguma visita, com quem foi, e sua impresso do ambiente, se ele teve desejo de voltar, se foi trabalhada alguma questo relacionada a isso e etc. vlido atentar que esse questionrio ainda est em fase de elaborao e ser devidamente adaptado conforme a faixa etria e capacidade cognitiva de cada aluno. Para os alunos dos anos iniciais, a atividade proposta ser outra. A anlise ocorrer por meio de atividades desenvolvidas nas escolas, como desenhos, colagens, cartazes, e outros tipos de atividades pedaggicas que colaboram para a identicao e criao de um perl de aluno, para posteriormente fazer uma anlise qualitativa das respostas e dos trabalhos aplicados.

228

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012 Embora essa parte do projeto ainda esteja se constituindo, ela parte fundamental para responder a questo colocada no primeiro pargrafo deste subcaptulo. A relao do museu com a escola e a importncia disso para que se estabelea um vnculo com o aluno e o museu, j foi amplamente abordada nesse texto. No entanto, somente poderemos entender o que de fato esse museu representa para os sujeitos em idade escolar por meio desse dilogo, da interpretao de suas respostas, da leitura de atividades variadas. Uma das funes dessa pesquisa ainda fazer diversas ocinas relacionadas temtica da Educao Patrimonial nessas escolas, o objetivo e despertar a conscincia crtica dos alunos e trazer para seu cotidiano e, de preferncia, sua rotina, o gosto de visitar e aprender nesses espaos informais de educao. Alm disso, conceitos importantes de preservao, diversidade cultural, cidadania, entre outros, so temas correntes das ocinas que o projeto busca oferecer.

Consideraes Finais
A escola enquadra-se como uma instituio social que tem por objetivo promover situaes de aprendizagem a longo prazo. Muito alm da obrigao de trabalhar os contedos escolares especicados nos currculos, ca a cargo da escola trabalhar valores morais que contribuam para a formao humana. As atividades extracurriculares so tambm uma forma de contribuir para atingir esse objetivo. Assim, devemos pensar o museu como sendo um ambiente propcio para se elaborar um projeto interdisciplinar, onde as diferentes cincias possam dialogar em prol de um projeto educativo diferenciado. Deve-se ocorrer uma proposta pedaggica que vincule a integrao do trabalho pedaggico experincia vivenciada, concreta no aprendizado, no tornando a visita ao museu apenas mais um passeio escolar sem enriquecimento educacional para o aluno. Alm disso, discutir essas questes com o aluno fundamental. Orientar e direcionar os alunos a cerca do trabalho desenvolvido em sala de aula que est vinculado a visita no museu e os objetivos que se espera alcanar deveria ser prrequisito para qualquer sada de campo. Assim, perguntas direcionadas, os aspectos que devem ser observados, e a importncia desses aspectos deve ser amplamente discutidas, exigindo, assim, um processo em trs etapas para a preparao do aluno que visita uma instituio to rica e que agrega diversos saberes. Assim, a primeira etapa a preparatria, que ocorre ainda dentro da sala de aula, so as orientaes gerais do que se deve buscar no museu, preparar o aluno para o que ele vai encontrar e direcionar sua viso para o que se deseja que seja

229

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012 aprendido, o dilogo e a instigao so o primeiro passo para se trabalhar dessa forma. Em segundo lugar, citamos a visita ao prprio museu e o aproveitamento da situao, e, muitas vezes, a vivncia prtica do que no pode ser experimentado em sala de aula. E, por m, a atividade desenvolvida vinculada a visitao, elaborar discusses, seminrios, cartazes, jogos e todo tipo de atividade possvel com os alunos para que eles tenham uma maior dimenso da importncia da sua visita aos museus e possam, assim, tomar gosto por frequentar esse tipo de ambiente. Por ltimo vlido ressaltar a relao museu-aluno, embora essa parte ainda esteja em construo nesta pesquisa. O aluno pode ser condicionado a pensar o museu conforme seus professores orientam, ou em alguns casos, no orientam. O imaginrio da criana torna-se repleto de questes a cerca do museu, desde sua funo, at sua arquitetura e aos artefatos que ele abriga, mas isso somente poder ser desenvolvido conforme for trabalhado em sala de aula. O museu pode ser o local mgico que abriga a memria de povos e culturas passadas e diferenciadas, onde se pode reviver, aprender e repensar diversas situaes, mas pode tambm ser somente o local que abriga velharia e coisas sem graa, sem sentido para aqueles sujeitos que ali esto. Contudo, ainda vale a ressalva de que as visitas aos museus e instituies devem ser sistemticas e recorrentes, para que se possa criar o hbito de frequentar esse ambiente, familiarizar o aluno com o museu, faz-lo internalizar o museu como ambiente de conhecimento, cultura e diversidade. Despertar no aluno a conscincia crtica a cerca do material ali existente, tendo noo da importncia da preservao e reconhecimento da histria e das diversas culturas, que o museu abriga em suas salas parte fundamental do processo educativo e da formao do aluno-cidado.

Referncias Bibliogrficas
ALMEIDA, Adriana Mortara. Desaos da relao museu-escola. In: Revista Comunicao e Educao. Eca/USP. Ed. Moderna. Ano III- n 10 set/dez 1997. FALO, Andra. Museu como lugar de memria. In: MINISTRIO DA EDUCAO. Museu e Escola: educao formal e no-formal. Rio de Janeiro: Equipe do Ncleo de Produo Grca de Mdia Impressa TV Brasil, 2009 HERBERTS, Ana Lcia. Ocinas de Educao Patrimonial na Usina Hidreltrica Barra Grande. Florianpolis: Scientia Consultoria Cientca, 2008. HORTA, Maria de Lourdes Parreira; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Bsico de Educao Patrimonial. Museu Imperial IPHAN/MinC. Braslia,1999. KESSEL, Zilda. Memria e Memria Coletiva. Disponvel em <http://www.museudapessoa.net/oquee/ biblioteca/zilda_kessel_memoria_e_memoria_coletiva.pdf >Acesso em 13 abr 2012. MARTINS, Luciana Conrado. A relao museu/escola: teoria e prtica educacionais nas visitas escolares ao Museu de Zoologia da USP. 2006. Dissertao (Mestrado em Educao) - Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2006. Disponvel em: <http://www.teses.usp.br/teses/ disponiveis/48/48134/tde-19062007-152057/>. Acesso em: 20 de abr. de 2012. MARANDINO, Martha. Interfaces na relao museu-escola. In: caderno catarinense de ensino de fsica. v. 18, n.1: p.85-100, abr. 2001.

230

Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012


MENDONA, Edgar Sussekind de. A extenso cultural nos museus. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1946. NORA, Pierre. Entre Memria e Histria: a problemtica dos lugares. In: Projeto Histria. So Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dezembro de 1993. PREZ GMEZ, A. O pensamento prtico do professor: a formao do professor como prossional reexivo. In NVOA, A. Os professores e a sua formao. p. 93- 114. Publicaes D. Quixote, Lisboa, 1992. PRVIDI, Giovanni Biazzetto da Silva. Patrimnio e memria nas prticas de educao patrimonial do Arquivo Histrico Moyss Vellinho de Porto Alegre/RS (1997 A 2005). 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosoa e Cincias Humanas. Trabalho de Concluso - UFRGS.

Notas
1 Ps-Graduanda da UFRGS 2 Museus de Arte do Rio Grande do Sul. Localizado na Praa da Alfndega s/n. Porto Alegre. 3 Entende-se aqui, como alunos maiores os alunos de ensino mdio, e os alunos menores seriam os alunos do ensino fundamental, compreendendo tambm alunos da educao infantil. 4 A pesquisa quantitativa refere-se pesquisa direcionada que o projeto se prope a fazer com os alunos de duas escolas, abordando ensino fundamental e mdio. Nessa pesquisa, que ainda est em processo de elaborao, tem-se por objetivo analisar as respostas para vericar o entendimento dos alunos em relao ao museu. 5 Essa armao est ancorada em minha experincia como orientadora no museu, onde vivenciei esse processo de descaso de muitos professores em relao s visitaes. 6 Nesse caso, se fala de alunos do ensino pblico. 7 At o presente momento da elaborao deste artigo somente uma escola deu permisso para que se iniciasse o trabalho, a outra escola em vista, por motivos burocrticos ainda no retornou sua resposta.

231

You might also like