You are on page 1of 8

Exame Nacional do Ensino Secundrio

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Histria A


12. Ano de Escolaridade Prova 623/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
8 Pginas

2011

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se apresentar mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 623 Pgina 1/ 8

GRUPO I
AFIRMAO DA ORDEM E DAS IDEIAS CONSERVADORAS NO ESTADO NOVO

Mensagem do presidente scar Carmona Assembleia Nacional, na abertura da 1. sesso legislativa do Estado Novo (11/01/1935)
1

10

15

20

25

30

Em quase todo o perodo decorrido de Outubro de 1910 a Maio de 1926, as divises e lutas internas, que alis vinham j de longe, mas se enraizaram e intensificaram no novo regime, agravavam cada vez mais a situao de Portugal. O esprito de faco, de intolerncia, de anarquia, comeando mal-avisadamente por ferir as crenas dos portugueses, tornara instvel a chefia do Estado, minara a fora dos Governos, desordenara a administrao, desorientara a economia, e tendia a arruinar a Nao, arriscando perigosamente o seu destino. [] Continuaram desde ento a agravar-se as calamidades nacionais, e a conscincia pblica reclamou por fim, como caso extremo de salvao, que o exrcito, nica fora ainda organizada na desorganizao geral, tomasse sobre si banir da governao as engrenagens partidrias e criar as condies de governo para a obra de renovao que urgia fazer em Portugal. [] A estabilidade da Presidncia da Repblica, a fora do Governo, a segurana interna, a confiana pblica, a formao de forte conscincia nacional garantias essenciais da ordem e do trabalho na paz so conquistas definitivamente asseguradas. [] A obra de ressurgimento material e moral do Estado e da Nao, exigida pelo atraso e abatimento gerais, foi traada com a largueza compatvel com os recursos [] a que do consistncia e estmulo a ordem das finanas e o equilbrio do Tesouro. O Acto Colonial, a Constituio Poltica, os prprios Estatutos da Unio Nacional sintetizaram os mais altos ideais da restaurao e da grandeza ptrias []. Est ali na essncia [] o programa de direito poltico, social, econmico, familiar, individual, assente na realidade de algumas verdades supremas, nas tradies ptrias, nos factos indestrutveis do nosso tempo []. Comeou-se a organizao corporativa do Estado Novo, dominado pela equidade e prudncia do Estatuto do Trabalho. A se consubstanciaram os princpios orientadores da economia e das relaes entre os factores que nela intervm, [] estabelecendo fecundo e consolador ambiente de paz no trabalho e apressando a constituio do Estado Corporativo. [] Os velhos partidarismo e parlamentarismo, depois de se haverem desacreditado pelas suas obras, desapareceram em virtude das providncias e benefcios da Ditadura Nacional, pela preponderncia do interesse comum e da ideia de Nao organizada e pela evoluo da mentalidade geral, cada vez mais hostil repetio de erros passados e mais afecta s instituies que, baseados na experincia prpria e alheia, vamos fazendo surgir. [] Se h sntese que possa definir os objectivos que a Ditadura Nacional tomou [] a existncia de uma governao forte, ao mesmo tempo tradicionalista e progressiva, capaz de imprimir vida nacional a direco superior, e dotada de autoridade eficaz na concorrncia das funes polticas, sociais e econmicas das colectividades e dos cidados.

1. Identifique trs das crticas de scar Carmona Primeira Repblica.

2. Explique trs dos princpios polticos do Estado Novo referidos no documento.

Identificao da fonte Dirio das Sesses da Assembleia Nacional, n. 2, 12 de Janeiro de 1935, Secretaria da Assembleia Nacional

Prova 623 Pgina 2/ 8

GRUPO II
A CRESCENTE AFIRMAO DA EUROPA NO MUNDO DA GUERRA FRIA ACTUALIDADE

Este grupo baseia-se na anlise dos seguintes documentos:


Doc. 1 P  oltica de alianas entre a Europa e os EUA, segundo a perspectiva britnica (The Guardian, 15 de Janeiro de 1963) Doc. 2 Poltica de alianas entre a Europa e os EUA, segundo o presidente da Frana, general De Gaulle (23 de Julho de 1964) Doc. 3 A Europa em construo (1957-2007) Doc. 4 Plos de desenvolvimento econmico no comrcio mundial de bens e servios (2005)

Documento 1
Poltica de alianas entre a Europa e os EUA, segundo a perspectiva britnica (The Guardian, 15 de Janeiro de 1963) impensvel que o Reino Unido se integre numa Europa tal como o presidente De Gaulle a concebe. O Reino Unido , em ltima anlise, uma potncia atlntica antes de ser europeia, e os seus laos com os EUA tm, pelo menos, tanto valor como os seus laos com a Europa Ocidental. por estas razes que as condies postas pelo general De Gaulle so inaceitveis.

Documento 2
Poltica de alianas entre a Europa e os EUA, segundo o presidente da Frana, general De Gaulle (23 de Julho de 1964) No final da ltima guerra mundial [] s os EUA e a URSS eram grandes potncias []. evidente que as coisas mudaram. Os estados ocidentais do nosso Velho Continente refizeram a sua economia. Restabeleceram as suas foras militares. [] Sobretudo, tomaram conscincia dos seus vnculos naturais. Numa palavra, a Europa Ocidental aparece como susceptvel de constituir uma entidade capital, repleta de valores e de meios, capaz de viver a sua vida, no seguramente em oposio ao Novo Mundo, mas sim a seu lado. [] Convm, sem dvida, que mantenha com a Amrica uma aliana que, no Atlntico Norte, interesse a uma e a outra, enquanto dure a ameaa sovitica. Mas as razes que, para a Europa, faziam da aliana uma subordinao deixam cada vez mais de ter sentido.

Prova 623 Pgina 3/ 8

Documento 3
A Europa em construo (1957-2007)

Prova 623 Pgina 4/ 8

Documento 4
Plos de desenvolvimento econmico no comrcio mundial de bens e servios (2005)

1. Enuncie trs dos aspectos caractersticos da situao poltica internacional em que s os EUA e a URSS eram grandes potncias (documento 2).

2. Compare, relativamente afirmao poltica e militar da Europa Ocidental face liderana dos EUA, a perspectiva expressa no documento 1 com a perspectiva expressa no documento 2.

3. Desenvolva o seguinte tema: A afirmao poltica e econmica da Europa Ocidental, de 1945 a 2007. A sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, trs dos aspectos de cada um dos seguintes tpicos de desenvolvimento: a Europa Ocidental no sistema de alianas do mundo capitalista durante a Guerra Fria; consolidao econmica da Europa comunitria desde a dcada de 1980;  desafios e dificuldades na constituio de uma unidade poltica na Europa comunitria. Deve integrar na resposta, alm dos seus conhecimentos, os dados disponveis nos documentos de 1 a 4.

Identificao das fontes Doc. 1 LEurope en Chantier, 1945-1990 La Documentation Franaise, n. 6105, Aubervilliers, CNDP, Fev. 1990 (adaptado) Doc. 2 F  ernando Martinez Rueda e Mikel Urquijo Goitia, Materiales para la Historia del Mundo Actual I, Madrid, Ediciones Istmo, 2006 (adaptado) Doc. 3 Werner Hilgemann e Hermann Kinder, Atlas Historique, Paris, ditions Perrin, 2006 (adaptado) Doc. 4 I n http://trade.ec.europa.eu/doclib/docs/2006/october/tradoc_130366.pdf (consultado em 25/10/2010) (adaptado)

Prova 623 Pgina 5/ 8

GRUPO III
AS QUESTES TRANSNACIONAIS DO MUNDO ACTUAL

Este grupo baseia-se na anlise dos seguintes documentos:


Doc. 1  Atentado em Madrid (11 de Maro de 2004) Doc. 2 Migraes internacionais: Portugal como destino (2006)

Documento 1
Atentado em Madrid (11 de Maro de 2004)

Traduo: Rebentam quatro bombas em comboios suburbanos cheios de passageiros hora de ponta em Madrid. Mais de 130 mortos no maior massacre terrorista da nossa Histria.

Prova 623 Pgina 6/ 8

Documento 2
Migraes internacionais: Portugal como destino (2006) At ao incio da dcada de 90 do sculo XX, a imagem de Portugal manteve-se quase exclusivamente ligada ao fenmeno emigratrio, ao processo de retorno de emigrantes e descolonizao e consequente vinda de ex-residentes nos PALOP. semelhana dos restantes pases da Europa do Sul, Portugal passa tambm a ser destino de fluxos de imigrao, assumindo um duplo posicionamento no quadro migratrio internacional, como emissor e receptor de migrantes. [...] A emigrao, desde sempre presente na nossa sociedade, continua a ter um grande peso, embora se detectem algumas alteraes nas suas caractersticas, nomeadamente, o aumento das lgicas de sazonalidade e de circulao migratria. No entanto, no se pode deixar de reconhecer que se tm acrescentado aos fluxos de sada significativos movimentos de entrada. A emergncia do fenmeno imigratrio relaciona-se, por um lado, com as condies econmicas dos pases de origem, mas tambm com uma srie de alteraes ocorridas em Portugal e nos restantes pases da Europa do Sul. Portugal, aps a instabilidade poltica dos anos 70, entra em fase de crescimento econmico, resultante da consolidao da democracia, da adeso em 1986 CEE, e consequente acesso a fundos comunitrios, e da situao internacional favorvel.

1. Refira, com base no documento 2, trs dos factores que justificam a imigrao para Portugal a partir da dcada de 90 do sculo XX.

2. Explique dois dos aspectos caractersticos de cada uma das questes transnacionais evidenciadas nos documentos 1 e 2, a da segurana e a das migraes.

Identificao das fontes Doc.1 In http://www.elmundo.es/documentos/2004/03/espana/atentados11m/portadas1.html (consultado em 5/11/2010) Doc.2 Estatsticas dos Movimentos Migratrios, Lisboa, INE, 2006, in http://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=1503986&att_display=n&att_download=y (consultado em 18/10/2010) (adaptado)

FIM

Prova 623 Pgina 7/ 8

COTAES GRUPO I
1. ............................................................................................................ 20 pontos 2. ............................................................................................................ 30 pontos 50 pontos

GRUPO II
1. ............................................................................................................ 20 pontos 2. ............................................................................................................ 30 pontos 3. ............................................................................................................ 50 pontos 100 pontos

GRUPO III
1. ............................................................................................................ 20 pontos 2. ............................................................................................................ 30 pontos 50 pontos

TOTAL.......................................... 200 pontos

Prova 623 Pgina 8/ 8

You might also like