You are on page 1of 6

JOS GUALBERTO MUNIZ

O COORDENADOR PEDAGGICO

Cuiab-MT

2013

JOS GUALBERTO MUNIZ

O COORDENADOR PEDAGGICO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Coordenador Pedaggico do Centro Educacional Mineiro Ltda ME como requisito obteno do ttulo de Coordenador Pedaggico. Orientador (a):

Cuiab-MT 2013

JOS GUALBERTO MUNIZ Trabalho de Concluso de Curso Curso de Coordenador Pedaggico

1. INTRODUO: Conhecer e entender o processo da aprendizagem e do comportamento tornou-se um grande desafio para os educadores. Surge ento a oportunidade de organizar esta redao sobre o Coordenador Pedaggico em um contexto mais cientfico, onde o papel do coordenador de uma instituio educacional, entre outros, facilitar a cooperao entre os profissionais com diferentes atribuies e trabalhar em equipe. Segundo Perrenoud, uma competncia que exige, principalmente, a habilidade de administrar conflitos interpessoais. 2. DESENVOLVIMENTO: Todavia so funes do coordenador pedaggico, assessoria pedaggica, avaliao educacional, acompanhamento pedaggico e comunicao dos resultados escolares. O ambiente de uma organizao composto por eficcias e instituies externas a ela que podem comprometer o seu desempenho. Considerando as trs dimenses fundamentais no ambiente de qualquer organizao, o grau de instabilidade de um ambiente captado na dimenso da volatilidade. O trabalho da coordenao pedaggica envolve a responsabilidade na construo do Projeto Poltico Pedaggico, inclui acompanhamento do tempo pedaggico da escola e organiza os espaos para atender a comunidade escolar. A experincia do professor e a sua eficincia no ensino podem ser comprovadas em situaes especficas. Uma situao negativa quanto competncia profissional no magistrio explicitada em estar convencido de que os alunos vo aprender de forma semelhante o contedo. Segundo Perrenoud (1999), as caractersticas de competncia envolvem trs domnios, quais sejam tomar deciso, mobilizar recursos e ativar esquemas. Para o trabalho de formao do coordenador pedaggico junto aos professores, Weisz prope o que chama de tematizao da prtica e que consiste em analisar a prtica documentada para explicitar hipteses didticas subjacentes; dirigir um olhar para a prtica de sala de aula como objeto sobre o qual se pode pensar. Segundo Macedo (2005), dentre as funes da avaliao escolar esto, orientar, certificar, controlar, e Regular.

Segundo Ferreira, a Superviso vai muito alm de um trabalho meramente tcnicopedaggico, uma vez que implica uma ao planejada e um posicionamento responsvel frente ao trabalho educativo como um todo. Nessa perspectiva, a Superviso considerada uma prtica educativa que tem o compromisso de garantir a qualidade do ensino, a qualidade da educao e a qualidade da formao humana, um recurso de carter normativo e prescritivo a servio da gesto escolar, que pode ser desenvolvido por qualquer agente educacional. O movimento de democratizao e qualificao da educao um amplo e complexo processo, que tem como meta a mudana da prtica em sala de aula e na escola. Neste movimento. Segundo Vasconcellos, a Coordenao Pedaggica tem um importante papel, apontando como objeto de trabalho do coordenador a articulao do Projeto PolticoPedaggico da instituio no campo pedaggico, organizando a reflexo, a participao e os meios para sua concretizao. 3. CONCLUSO: Concluindo esta lide, o grande desafio do mundo moderno desenvolver a qualificao e o potencial das pessoas para se obter maior comprometimento com os resultados desejados, criando condies mais favorveis inovao e ao aprimoramento tanto pessoal como institucional. A educao e, em especial, a escola no pode fugir a essa regra. Analisar o preparo e a competncia do profissional da educao para desempenhar suas funes, assim como identificar suas necessidades de desenvolvimento, hoje, para o gestor, um dos pontos crticos da gesto escolar. Aferir a qualidade, analisar as variveis do ambiente organizacional da escola que afetam positiva ou negativamente o desempenho dos professores foram os pontos nela destacados. A qualificao profissional, tanto inicial como continuada, se faz necessria, ela dimensiona a competncia requerida para que a escola apresente um servio de qualidade. Por isso, tambm a necessidade que o gestor tem de elaborar plano de formao, buscando na prpria rotina da escola espaos de formao. Por fim, apresentando a necessidade do gestor de estabelecer um clima de respeito mtuo, sensibilizando os envolvidos no processo educacional para que haja satisfao e prazer no desenvolvimento do projeto pedaggico da escola. Destacou-se que o gestor, por meio das relaes interpessoais, deve valorizar o profissional da educao em sua dimenso humana. Esperamos que este trabalho venha a contribuir para o nosso crescimento pessoal e o da comunidade escolar, dando-lhes oportunidade de desenvolver atitudes e habilidades que contribuam positivamente para a obteno de resultados que tornar a sua escola uma referncia de qualidade, uma escola de sucesso.

Desejamos aproveitar os conhecimentos adquiridos neste curso. E que apliquemos, como professor e coordenador pedaggico os fundamentos para nossa ao formativa, as orientaes sobre a formao docente, educao continuada, espao da mudana, cotidiano da escola, os desafios da educao, questes da contemporaneidade, atendimento diversidade, o planejamento de ensino; as tcnicas de ensino e os conhecimentos sobre avaliao de aprendizagem. Lembremos que: somos a pea-chave para a aprendizagem dos nossos alunos.

(Cuiab-MT, Setembro de 2013)

You might also like