You are on page 1of 2

UNIP Nome____________________________________________ RA _____________ Turma______________

Laboratrio de Sistemas Operacionais Abertos - Atividade II

I. Gerncia de Memria 1. O comando free mostra detalhes sobre a utilizao da memria RAM e swapdo sistema. O free uma interface ao arquivo /proc/meminfo. Sintaxe: free [opes] . Exemplo: free t Experimente as opes seguintes e escreva a sada e o que significa: b, k, m, t, s

2. Identifica o uso da memria por parte dos diferentes processos. Memstat lista todos os processos, executveis e bibliotecas compartilhadas que esto usando memria virtual. Escreva a sada do comando memstat (se a sada for uma lista, escreva apenas a primeira linha).

3. Este comando especfico de um processo em particular. Ele poder mostrar os mdulos que so carregados nesse processo. Para obter as informaes dever ser visualizado o id do processo para depois fornec-lo como atributo do pmap. Anote a sada do comando pmap. Observe o campo "Mode" de cada linha. Note que os tamanhos mostrados pelo comando pmap so todos mltiplos de 4KB, alguma idia porqu? Sintaxe: pmap -d pidPai pidFilho Obs. Execute o comando ps para obter o pidFilho. Utiliza pidPai=1.

4. Execute o comando vmstat e indique os valores de cada parmetro indicado abaixo. Esse comando mostra estatsticas sobre o uso da memria virtual do sistema. vmstat [intervalo] [contagem] intervalo Nmero especificado em segundos entre atualizaes: ________ contagem Nmero de vezes que ser mostrado _______ Se no for especificado nenhum parmetro, o vmstat mostra o status da memria virtual e volta imediatamente para a linha de comando. A descrio dos campos do vmstat so as seguintes: Processos r Nmero de processos aguardando execuo _________ b Nmero de processos em espera no interrompveis.___________ w Nmero de processos extrados do arquivo de troca ou caso contrrio em execuo. _________ Memria swpd A quantidade de memria virtual usada em Kb. _________ free Quantidade de memria livre em Kb. ___________ buff Quantidade de memria usada como buffer em Kb. ___________ Memria Virtual si Quantidade de memria gravada para o disco Kb/s. ____________ so Quantidade de memria retirada do disco em Kb/s. ______________

Entrada/Sada bi Blocos enviados para um dispositivo de bloco (medido em blocos por segundo). _________ bo Blocos recebidos de um dispositivo de bloco (em blocos por segundo). __________ Sistema in Nmero de interrupes por segundo, incluindo o clock. _________ cs Nmero de mudanas de contexto por segundo. ____________ Porcentagem do total de tempo da CPU us Tempo do usurio __________ sy Tempo do sistema ___________ id Tempo ocioso __________ II. Nveis de Operao Os Nveis de operao (run levels) so diferentes modos de funcionamento do GNU/Linux com programas, daemons e recursos especficos. Em geral, os sistemas GNU/Linux possuem sete nveis de execuo numerados de 0 a 6. O daemon init o primeiro programa executado no GNU/Linux (veja atravs do ps ax|grep init) e responsvel pela carga de todos daemons de inicializao e configurao do sistema. O nvel de execuo atual do sistema pode ser visualizado atravs do comando runlevel e modificado atravs dos programas init ou telinit. Quando executado, o runlevel l o arquivo /var/run/utmp e adicionalmente lista o nvel de execuo anterior ou a letra N em seu lugar (caso ainda no tenha ocorrido a mudana do nvel de execuo do sistema). 1. Para listar o nvel de execuo atual do sistema digite: runlevel. Escreva a sada obtida por voc.

2. Agora para mudar para o nvel de execuo, digite: init 3. Agora confira a mudana digitando: runlevel. Escreva a sada.

Os seguinte nveis de execuo esto disponveis na Debian: 0 - Interrompe a execuo do sistema. todos os programas e daemons finalizados. acionado pelo comando shutdown -h 1 - Modo monousurio, til para manuteno dos sistema. 2 - Modo multiusurio (padro da Debian) 3 - Modo multiusurio 4 - Modo multiusurio 5 - Modo multiusurio com login grfico 6 - Reinicializao do sistema. Todos os programas e daemons so encerrados e o sistema reiniciado. acionado pelo comando shutdown -r e o pressionamento de CTRL+ALT+DEL.

You might also like