You are on page 1of 10

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO 19 GERNCIA REGIONAL DA EDUCAO CENTRO DE EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS CEJA NCLEO DE IMARU CENTRO

DISCIPLINA: CINCIAS - UD ENSINO FUNDAMENTAL (SRIES FINAIS) PROFESSOR: AILTON SILVEIRA JNIOR

PLANEJAMENTO ANUAL

2012

1. INTRODUO
O ensino de Cincias na educao bsica dever situar e inserir o indivduo no mundo fsico (atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera), intrinsecamente visualizado atravs dos aspectos histricos, cientficos, tecnolgicos e sociais. A Cincia no apenas um produto da natureza, mas tambm uma elaborao humana como a histria, portanto, parte da cultura em contnua elaborao. Segundo a proposta Curricular de Santa Catarina O ensino de Cincias se constitui num processo de alfabetizao cientfica e tecnolgica que permitir ao aluno, cada vez mais, estabelecer conexes com fenmenos naturais, socioculturais e, em conseqncia, realizar uma leitura e uma interpretao mis elaboradas da natureza e da sociedade (SANTA CATARINA, 1998 P.116 E 122). Entende-se ento que o ensino de Cincias, alm de estar caracterizado pela dinamicidade nas dimenses propostas e em cujos eixos fluem os conceitos, deve tambm estar conectado com a pesquisa. Seu aprendizado exige vivncia e atividade, no s ou necessariamente do tipo experimental quantitativa, mas certamente de carter ativo, de forma a permitir a efetiva incorporao dos procedimentos e valores associados prtica cientfica. As relaes entre representao e comunicao, investigao, compreenso e a contextualizao dos conceitos essenciais, so caractersticas dessa nova postura inter e multidisciplinar, garantidas em todo processo ensino-aprendizagem. Assim, o professor, como mediador do processo, ocupa uma nova postura, de mltiplas dimenses, na qual a cumplicidade com os alunos condio de troca e crescimento no sentido da produo do conhecimento e da compreenso da realidade.

2. OBJETIVOS
COMPETNCIAS E HABILIDADES Reconhecer a importncia do ambiente, situando-se como agente interador e construtor de sua histria e da biodiversidade, valorizando a vida humana como ponto de partida para a harmonizao da ambincia. Ler, interpretar e sensibilizar-se, posicionando-se diante de fatos de cunho cientfico e tecnolgico, permitindo o julgamento de questes polemicas, desenvolvendo senso crtico a partir de novas descobertas, revertendo-as em benefcios da humanidade primando pela moral do ser humano. Ter conscincia do valor de sua existncia e da sade enquanto completo bem estar fsico, mental e social, atravs do conhecimento morfofisiolgico do organismo humano, adquirindo hbitos alimentares, higinicos, comportamentais e de saneamento que culminem em sade e longevidade das pessoas. Sensibilizar-se em relao sexualidade em todos os seus aspectos respeitando a cultura, promovendo a melhoradas relaes interpessoais. Compreender que as alteraes ambientais e as modificaes genticas que ocorrem com seres vivos, so decorrentes da ao humana ou natural. Utilizar os conhecimentos e tecnologias cientficas atravs da mudana de atitudes e comportamentos que promovam a sustentabilidade da vida. Identificar e classificar os diferentes seres vivos, como seres interdependentes nos diferentes meios, com o intuito de elucidar questes evolutivas das espcies. Ter a capacidade de pesquisar, experimentar, formular hiptese e prever seus resultados atravs da investigao cientfica. Compreende e utilizar o universo de equipamentos disposio para o conforto e o trabalho do dever humano. Identificar e aplicar os princpios fsicos e qumicos na segurana pessoal, despertando a conscincia em relao aos riscos e benefcios. Articular o conhecimento fsico e qumico com o conhecimento de outras reas do saber cientfico.

Compreender cdigos, smbolos e utilizar conceitos qumicos e fsicos, relacionando o macroscpico com o microscpico para teorizar os conceitos essenciais.

3. ORGANIZAO E SISTEMATIZAO DOS CONCEITOS CIENTFICOS ESSENCIAIS


CONTEDOS: Eu, construtor de mim. Nossa morada no Universo: a Terra Onde a vida possvel Ambiente s biodiversidade Importncia da Biodiversidade para a Vida do Planeta e o Bemestar da Humanidade. O Ambiente e a Sade (Endemias e Epidemias). Lixo e Aterro Sanitrio. Lixo e Poluio (AR, gua e Solo). Conhecendo os vertebrados Reconhecendo os invertebrados Recursos verdes Matria e Energia nas Plantas. Grupos Vegetais. Fisiologia Vegetal. Vegetais e Ser Humano. Automedicao. Origem dos Seres Vivos. Teoria Celular. Organizao Celular. Clulas. Tecidos. rgos. Sistemas. Clulas Sistema digestrio Sistema respiratrio Sistema cardiovascular Sistema excretor Sistema glandular endcrino Em sintonia com o ambiente Os cinco sentidos vitais:

Viso Audio Olfato Paladar Tato Locomoo: percorrendo caminhos Os msculos esquelticos: gerando movimento e fora Crebro Sistema endcrino: regulando funes Os comandos do organismo: Sistema nervoso Os estragos causados pelo alcoolismo A perpetuao da espcie Sistema genital masculino e feminino Gmeos Mtodos contraceptivos Doenas transmitidas por contato sexual: sfilis, gonorria, AIDS. A qumica do cotidiano Matria e energia Estrutura da matria Misturas e substancias Misturas homogneas e heterogneas Separao de substancias tomos Tabela peridica Elementos Qumicos. Ligaes Qumicas. Frmulas e Representaes das Substncias. Processamento de Produtos Tecnolgicos e sua Interferncia na Natureza. A Qumica e o Meio Ambiente. Funes Qumicas. Leis da Qumica. Reaes Qumicas. Tipos de Reaes. Equilbrio das Reaes. Mecnica. Estudo e Tipo de Movimento. Acelerao. Estudo das Foras. Trabalho e Potncia. Energia Cintica. Mquinas Simples e Avanadas.

O Trabalho como fator de Modificao do ambiente e de Socializao.

4. ENCAMINHAMENTOS METODOLGICOS
PROCEDIMENTOS DIDTICOS Criar espao para o aluno pensar, discutir, argumentar e formular suas prprias explicaes. Estimular no aluno o interesse pela investigao, permitindo assim que ele reconstrua suas idias e amplie sua compreenso de mundo para alm de seu saber cotidiano. Para tal sero utilizadas as seguintes metodologias: Elaborao de histrias em quadrinhos. Construo de terrrio. Estudo do meio sado de campo. Leitura de textos. Mural de curiosidades. Confeco de lbum seriado. Elaborao de projetos. Elaborao de slogan. Aulas atravs de vdeo. Realizao de experimentos. Pesquisa na biblioteca. Pesquisa de campo. Produo textual. Aulas expositivas e dialogadas. Aulas de Microscopia. Confeco de trabalhos manuais com material reciclvel como: maquetes, jogos, fantoches, etc. Debates. Artes plsticas. Exposio de trabalhos feitos por alunos. Seminrio. Palestras. Dramatizao.

Entrevistas.

RECURSOS MATERIAIS Durante o processo ensino aprendizagem sero necessrios os seguintes recursos materiais: caderno, lpis, cola, borracha, rgua, tesoura, barbante, cartolina, lpis de cor, caneta, hidrocor, livros, jornais, revistas, fita adesiva, computador, calculadora, stencil, mimeografo, mquina copiadora, caneta, papel pardo, palito, cartolina, lamina e retroprojetor, fitas de VHS e DVD, Aparelho de VHS e DVD, vidrarias, livro didtico, jogos, embalagens, argila, microscpico, massa de modelar, quadro de giz e quadro branco, isopor, guache, cmera fotogrfica, filmadora, rdio, televiso, fantoche, maquetes, giz, lupa, torso, esqueleto e prtese dentria, etc. RECURSOS HUMANOS Docentes Discentes Comunidade Escolar

5. AVALIAO
Entende-se por avaliao como um processo que ocorre a todo o momento e que envolve todos os elementos do processo pedaggico: professores, alunos e demais sujeitos que trabalhem ou que esto envolvidos com a Escola. Avaliao pressupe auto-avaliao, os resultados obtidos pelos educandos, alm de revelar o nvel de aprendizagem, mostra tambm o desempenho de quem est ensinando. A avaliao ser de forma diagnstica, pois permite ao professor identificar os progressos e dificuldades do aluno para poder intervir, buscando estratgias diferentes e modificaes do processo de ensino aprendizagem, visando uma melhor qualidade na educao. Na avaliao do trabalho escolar dos alunos sero levados em considerao os seguintes aspectos: Esforo para compreender e realizar atividades Interesse pelos assuntos estudados Participao em sala de aula nos debate, nas discusses, nos trabalhos e pesquisas individuais ou em grupo. Preocupao e disposio para discutir e oferecer sugestes Efetivo desempenho nas atividades programadas. A recuperao de contedos deve ser feita paralelamente, pois o processo educativo deve ser entendido na sua totalidade e concebido de forma coletiva que o professor atenda as diferenas individuais e reflita sobre a qualidade de sua mediao, auto avaliando-se. Avaliando desta forma, pretende-se que o educando seja analisado no seu progresso diariamente, e adquirindo os conhecimentos necessrios para a sua alta realizao, buscando a mudana necessria na transformao da sociedade.

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educao e do desporto Curricular de Santa Catarina: Ensino Fundamental: Temas Multidisciplinares Florianpolis COGEN, 1998. SANTA CATARINA, Secretaria do estado da Educao e do desporto Curricular de Santa Catarina: Ensino Fundamental: Disciplinas Curriculares - Florianpolis COGEN, 1998. SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educao e do desporto: Organizao da Prtica Escolar na Educao Bsica: Conceitos Cientficos Essenciais, Competncias e habilidadespolis:diretoria do Ensino Fundamental,2001. BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Cincias de 5 a 8 sries. So Paulo: tica, 2002. VALLE, Ceclia. Coleo Cincias de 5 a 8 sries.Curitiba: Positivo, 2004. CANTO, Eduardo Leite.Cincias Naturais Aprendendo com o Cotidiano. So Paulo: Moderna, 2002.

MATTOS, Neide Simes de; PORTO, Dinorah Polleto. Cincias de 5 a 8 sries. So Paulo: Scipione, 2005. GOWDAK, Demtrio; Martins, Eduardo. Cincias de 5 a 8 sries. So Paulo: FTD, 2003.

You might also like