You are on page 1of 6

BOLETIM DE PSICOLOGIA, 2007, VOL.

LVII, N 126: 071-076

O ENSINO DA PSICOLOGIA ANALTICA E O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE


LILIANA LIVIANO WAHBA Sociedade Brasileira de Psicologia Analtica Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo

RESUMO
O ensino da Psicologia Analtica na universidade compreende trs objetivos que podemos denominar: acadmicoinformativo, indicao de aplicabilidade profissional e educativo-formativo. Na experincia com alunos da PUCSP da graduao e da ps-graduao tais objetivos puderam ser percebidos durante as aulas, delimitando seu alcance e funcionalidade, assim como os papis exercidos pelo professor de acordo com cada etapa desses objetivos. Percebe-se no decorrer dos respectivos cursos que a reflexo estimulada de acordo com smbolos emergentes em cada situao que favorecem o desenvolvimento do aluno, inserido na famlia, na cultura e na faculdade. O alcance do ensino pedaggico-psicolgico de acordo com os pressupostos do processo de individuao proposto por Carl G. Jung. Palavras-chave: Ensino; desenvolvimento humano; processo de individuao.

ABSTRACT
TEACHING OF ANALYTICAL PSYCHOLOGY AND THE STUDENTS DEVELOPMENT The teaching of Analytical Psychology at the university encompasses three main objectives that may be termed academic-informative, indication of theoretical and practical application, and educational- formative. In the experience with graduate and post-graduate PUCSPs students, these objectives had been observed during classes, defining their range and function, as well as the roles carried out by the teacher within each of the stages of these objectives. It is clear during these courses that reflection is stimulated according to symbols that emerge in each situation, favoring the students development in the family, culture and university. The reach of the teaching is pedagogic-psychological, according to the individuation process proposed by Carl G. Jung. Key words: Teaching; human development; individuation process.

Endereo para correspondncia: Rua Catanduva, 66. So Paulo - SP. CEP: 01246-060. Fone: 3673 5091; E-mail: lilwah@uol.com.br

LILIANA LIVIANO WAHBA

O objetivo deste artigo assinalar a participao do professor no processo de formao do aluno, que no se restringe transmisso de conhecimentos e inclui a observao de comportamentos e a reflexo sobre atitudes. Utiliza-se o modelo junguiano de processo de individuao, o qual entendido como o desenvolvimento da individualidade psicolgica que se distingue do grupo; um processo de diferenciao que tem como objetivo o desenvolvimento da personalidade individual (Jung, 1974). Neste processo as potencialidades so ativadas ao mximo visando completude da pessoa, a integrao possvel entre consciente e inconsciente. O ensino da Psicologia Analtica na Universidade se insere na Academia procura do aprimoramento do saber e da comunicao cientfica, mas tambm dentro da vasta rea do desenvolvimento humano no qual cada vez mais o professor contribui com sua atuao pedaggico-psicolgica. A disciplina Psicologia Analtica oferecida na PUC para os alunos de 2 ano da graduao, para alunos de 5o ano em atividade de atendimento, orientaes de trabalhos de concluso de curso do 4 o ano, uma matria optativa do 5 o ano, um curso de especializao para profissionais e na Ps Graduao (desde 2002) onde foi implantado o Centro de Estudos Junguianos. Cada um destes cursos tem objetivos especficos e objetivos gerais em comum, os quais podem ser postulados como uma busca de reflexo dos princpios bsicos da Psicologia Analtica e o desenvolvimento do processamento simblico compreendendo o indivduo e a cultura. Os objetivos especficos, adequados a cada nvel so: o acadmicoinformativo, a indicao de aplicabilidade e o educativo-formativo.

OBJETIVO ACADMICO INFORMATIVO Este um objetivo que visa a construo do conhecimento embasado em informaes sobre a teoria e seu fundador. feita uma apresentao do autor e de seu mtodo. Em primeiro lugar, apresenta-se Jung e sua teoria dentro do mbito da Psicologia profunda. Procura-se destacar o que diferencia este pensamento de outras escolas psicanalticas e quais so as interfaces entre as mesmas. A teoria junguiana inserida no pensamento cientfico da atualidade e busca-se esclarecer a separao da Psicologia analtica da Psicanlise e o rompimento entre seus fundadores.

72

O ENSINO DA PSICOLOGIA ANALTICA E O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE

Este um momento de diferenciao para o aluno iniciante, que tem a oportunidade de ser confrontado com idias pr-concebidas que fazem parte do imaginrio cultural. So relatadas relaes com a Parapsicologia ou com postulados msticos, o autor, como um discpulo de Freud que enlouqueceu, foi considerado pouco cientfico e determinista. Estas consideraes so debatidas no cenrio do pensamento cientfico da atualidade e da necessidade de diferenciar a objetividade da subjetividade. Um excesso de subjetividade fantasiosa a outra polaridade da objetivao, a qual enrijece se seus limites permanecerem no construto positivista de incio de sculo XX. Desse modo o pensamento junguiano surge como um novo paradigma que repercute popularmente como sendo desprovido de sustentao cientfica. A oportunidade de discutir o conceito de cincia, a diferenciao entre cincia e crendice, nasce desse confronto. Aps a delimitao do campo cientfico, so apresentados e desenvolvidos conceitos tericos bsicos e, no curso de Ps-graduao, so aprofundados e associados a pesquisas e a mtodos de investigao. Na graduao os conceitos so relacionados a exemplos que fazem parte da vivncia do aluno, com o intuito de consolidar um aprendizado que no se restrinja conceituao terica desprovida de vinculao com a prtica. A Psicologia analtica procura ser validada empiricamente, assim como foi consolidando seus pressupostos a partir das observaes sobre a psique humana. As aulas procuram motivaes do repertrio de experincias grupais, tais como o simbolismo da Pscoa, na data de sua celebrao, quando se realiza uma pesquisa sobre os rituais de Pscoa na religio crist e judaica, e o significado dos smbolos e ritos envolvidos. Um outro exemplo o estudo do Teste de Associao de Palavras (Jung, 1980), quando a base terica dos complexos e do funcionamento da conscincia exemplificada com a aplicao do teste e a anlise feita pelos alunos. A leitura psicolgica de smbolos da cultura, da histria comparada, da religio e da arte constantemente elucidada e discutida em todos os graus, at nos cursos profissionalizantes, quando h a discusso de estudos clnicos. Aqui o professor tem um papel de mestre - orientador e recebe projees de autoridade poderosa que pode ser admirada ou contestada. O aluno projeta figuras parentais ou dominantes na sua formao. O professor recebe projees despertadas por esta autoridade no inconsciente do aluno, que pode responder com emoes de gratificao ou de afastamento e repudio, ocasionando contestao e agressividade. O questionamento, por sua vez, quando apresentado em forma de debate, uma forma de exercer um dilogo consciente, no atrelado s projees, ou pelo, menos, com um grau mnimo destas.

73

LILIANA LIVIANO WAHBA

OBJETIVO DE INDICAR APLICABILIDADE PROFISSIONAL Trata-se de mostrar a aplicabilidade da teoria junguiana na prtica clnica assim como em outras reas de atuao profissional. No curso de Ps-graduao visa-se formar professores e pesquisadores nos diversos campos de atuao profissional e, na graduao, exemplos de aplicabilidade da teoria e prtica analtica so assinalados tais como: Psicologia organizacional, Psicologia da educao, Terapia ocupacional e Psicologia hospitalar. O professor visto como modelo de atuao e sucesso profissional e recebe projees de sucesso com idealizao e desidealizao. A idealizao um processo de formao da identidade, ligado ao ideal de eu e ocorre naturalmente com as figuras que so consideradas modelo. Devido idade dos alunos jovens, sua diferenciao da famlia enquanto modelo est em processo e os pais so desidealizados, como uma forma de separao para adquirir autonomia psicolgica. Assim, ocorre que, muitas vezes, a desidealizao se d na sala de aula, com intercorrncia de episdios de mal entendidos sem causa aparente ou desproporcionais ao fato em si, tais como desapontamento com algum ato, cimes entre colegas em relao a determinado professor, grupos oponentes torcendo por determinado professor.

OBJETIVO EDUCATIVO-FORMATIVO Este sem dvida o mais complexo e concentra-se particularmente nos alunos jovens da graduao. A atitude profissional, a adequao de papis, o modo de se apresentar e de lidar com o outro comea a ser treinado. A responsabilidade profissional e a postura tica so fundamentais para o ensino em seu aspecto educativo. A atitude visada, no entanto, no se restringe atuao profissional; o aluno e sua individuao que est envolvido e esta a verdadeira base da formao. Cabe ao professor acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, promovendo uma atitude reflexiva e simblica, inserida no significado da vida, unindo o contedo do mundo interno com os fatos do mundo externo. Um sintoma psicolgico das sociedades modernas so as defesas contra a ansiedade que ameaa aniquilar o sentido do ser. A acelerao dos tempos atuais e dos meios de comunicao pressiona a dar respostas imediatas que ativam, por sua vez, instintos primitivos e regressivos, por estimularem o ato reflexo simples do estmulo-resposta e inibirem o instinto de reflexo proposto por Jung (1978).

74

O ENSINO DA PSICOLOGIA ANALTICA E O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE

A acelerao compreende a competio exagerada, a agressividade e at a violncia (Guggenbhl-Craig, 1995), a objetivao do indivduo, a manipulao e o controle, a alienao e a ameaa. Cria-se um ser bi-dimensional superficial com tendncia fuga, ao embotamento ou, reativamente, com atuao irrefletida de seus impulsos. Estes sintomas esto presentes principalmente no estudante jovem, prximo adolescncia, quando se opera a iniciao para a vida adulta em sociedade e a necessidade de firmar sua identidade. Quando esta transio est ameaada, particularmente em uma sociedade que oferece muitas ameaas integridade do ser, torna-se usual o uso de lcool, drogas, a indiferenciao sexual e o escapismo. Num grau de desajustamento grave h sndromes de dependncia, transtornos alimentares, depresso ou transtornos obsessivo-compulsivos. Um reflexo desse fenmeno no jovem estudante que apresente nas aulas sintomas de desateno, dificuldade de concentrao, um estado de quase suspenso espera de um evento espetacular. Tais estudantes costumam responder com comportamento crtico defensivo ou seu oposto, a indiferena paralisante. Nesta conduta percebe-se a projeo na sala de aula de contedos inconscientes das polaridades autoridade-submisso, poder-impotncia e plenitude-vazio. Tratar desta problemtica, sem invadir a privacidade de cada um, uma tarefa que cabe ao professor em sua funo pedaggico-profiltica. Nas aulas abordam-se temas que retratam o cotidiano, os ideais e os conflitos dessa fase da vida dos alunos. Isto feito mediante ilustraes clnicas, da literatura, do cinema e da cultura em geral. Assim, quando o professor traz um exemplo clnico de um adolescente em risco, que vive o mito do heri, eles so levados a refletir sobre o estado de inflao e seus prprios mitos hericos, e as conseqncias da possesso pelo inconsciente e da atuao (acting out) defensiva. Com certa freqncia, pedem orientao para terapia ou relatam algum conflito pessoal ao professor, procurando-o individualmente. As projees relativas ao professor so em geral de figuras parentais maternas ou paternas, com seus aspectos positivos de proteo e conforto e negativos, de controle e censura. A ateno dada ao desenvolvimento de atitudes, junto aquisio cognitiva, favorece o estmulo criatividade e incentiva-se que cada um deles realize elaboraes pessoais mediante anlises, compreenso de textos, de smbolos, relatos e exemplos individuais. Os alunos mais interessados mostram uma produo original e variada.

75

LILIANA LIVIANO WAHBA

Nos trabalhos de concluso de curso do 4o ano, aqueles que escolhem Psicologia analtica revelam maturidade em suas escolhas e dedicao para executar seus projetos. Nesses trabalhos e nas orientaes de teses da Ps-graduao, o processo de individuao do aluno particularmente acompanhado pelo orientador, quando ocorre uma descoberta em conjunto dos smbolos de uma trajetria individual. O arqutipo do mentor-guia torna-se o principal e, apesar de continuarem projees de tutor, mestre, figuras paternas e maternas, acentua-se a dialtica e a possibilidade da alteridade. Faz parte da dialtica energtica da psique lidar com os plos arquetpicos opostos e, no caso do ensino, com os bloqueios decorrentes de dificuldades da estrutura universitria, crises sociais, desajustes com os alunos e a criatividade estimulante da fora do conhecimento utilizado com conscincia e integridade. O saber, ainda que consolidado enquanto aquisio, pode ser mal empregado. O antdoto do conhecimento destrutivo estaria no prprio conhecimento e, para isso, a compreenso simblica fundamental. A insero na universidade do ensino da Psicologia Analtica delimita seu alcance de acordo com os pressupostos bsicos que a fundamentam. Jung pesquisou arduamente a perspectiva evolutiva da conscincia humana e o alcance de sua capacidade para o bem e para o mal. Aliar a cincia conscincia, o pensamento ao sentimento, a reflexo tica, a preciso criatividade, parece ser o rumo investigativo a ser aprendido e ensinado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Guggenbhl-Craig, A. (1995). From the wrong side . Connecticut: Spring Publications. Jung, C.G. (1974). Psychological types. Princeton: Princeton University Press. Jung, C.G. (1978). Instincts and the unconscious. In: C.G. Jung, The Structure and dynamics of the psych. Princeton: Princeton University Press. Jung, C.G. (1980). The Tavistock lectures. In: C.G. Jung, The Symbolic life. Princeton: Princeton University Press.
Recebido em 22/05/06 Revisto em 20/03/07 Aceito em 22/03/07

76

You might also like