You are on page 1of 11

Primeiros Socorros: Auxilio provisrio prestado a vtima enquanto se aguarda o atendimento especializado.

Socorrista: Pessoa que presta o atendimento a vtima. Tem que possuir iniciativa, liderana e rapidez. Urgncia e Emergncia. Emergncia: Agravo a sade que implica em risco iminente de vida necessitando de atendimento em prioridade imediato. Urgncia: Agravo a sade que implica em atendimento, porm, no imediato. Atuao do socorrista. Ir depender da situao, ou seja, do acontecimento: Fraturas, parada crdiorespiratria, hemorragias, traumas etc. Exame Primrio. O Socorrista deve avaliar com rapidez o tipo de acidente. Assegurar-se da segurana do local para no tornarem-se mais uma vtima. Providenciar comunicao imediata com os servios de sade. Isolar o local para proteger a vtima e os socorristas. Determinar prioridade de atendimento para que as mais graves possam ser removidas primeiro. Exame Secundrio. Verificao do pulso e respirao (expanso torcica e batimento cardaco) Dialogar com a vtima para detectar dor, nvel de conscincia, incapacidades. Observar sinais como sudorese, palidez, sangramentos. Atuar de acordo com a patologia Observaes. A tarefa do socorrista restrita aos primeiros socorros at a chegada da equipe especializada. Deve-se passar todas as informaes adquiridas a equipe do atendimento. Parada respiratria. a supresso da respirao causada por diversos motivos. Causas. Obstruo das vias areas por corpo estranho, prteses, brinquedos, comida, etc. Queda da lngua devido ao relaxamento da musculatura, afogamento, estrangulamento Sangue, secrees Choque eltrico, venenos, doenas, contuses no trax Procedimentos. Avaliar o nvel de conscincia Verificar se est respirando (observar movimento torcico) Afrouxar roupas Manter a vtima deitada em decbito dorsal Aps a constatao da parada, iniciar imediatamente a respirao boca a boca Usar dispositivos de segurana como luvas, panos ou saco plstico Observar se a vtima voltou a respirar Mant-la deitada mesmo aps a reanimao Cuidados. Em caso de queda da lngua reposicionar colocando a mo na testa da vtima e com a outra elevar o queixo. Em caso de presena de secrees, limpar a boca e o nariz da vtima com pano ou leno de papel e virar sua cabea para o lado, menos se estiver inconsciente ou com suspeita de traumatismo. Em caso de corpo estranho obstruindo as vias e puder ser visualizado introduza o dedo indicador envolvido em plstico na posio em anzol e puxe o objeto. Se no for visualizado tentar A MANOBRA DE HEINLICH se tiver a certeza que foi corpo estranho que est causando a parada respiratria Tcnica da parada respiratria. Flexionar para trs a cabea da vtima apoiando a mo na testa e fechar as suas narinas.

Segurar a mandbula, cobrir a boca da vtima com plstico com um orifcio central e soprar duas vezes com um intervalo entre as ventilaes liberando as narinas para que o ar saia. Repetir a manobra at que a vtima d sinais de retorno. Observar se o trax da vitima se expande enquanto est recebendo ventilao Parada cardaca: Supresso repentina dos batimentos cardacos. Pulsos. Carotdeo: artria do pescoo. Radial: artria do punho. Nota Quando no houver presena de respirao e batimentos cardacos, deve-se iniciar imediatamente a reanimao. No perca tempo aps no mximo 4 minutos sem oxignio pode haver leso cerebral irreversvel. Causas. Doenas cardacas; Hemorragias; Choque eltrico; Acidentes com trauma torcico. Processos infecciosos; Massagem cardaca. Deite a vtima de costas sobre uma superfcie firme e plana. Colocar a parte saliente da mo (prxima do punho) sobre a parte inferior do esterno (osso que fica no meio do trax) na linha entre os mamilos. A outra mo posicionada sobre a outra entrelaando ou no os dedos. Manter os braos esticados e sem flexion-los fazer as compresses. Observar a cada minuto se a vtima voltou a respirar e tem pulso. Manter as manobras at a chegada do socorro. Tipos de reanimao. Reanimao com um socorrista so 15 compresses para duas respiraes artificiais. Reanimao com dois socorristas so cinco compresses para uma respirao. Ateno. Aps a reanimao, procure acalmar a vtima e a mantenha deitada e continue a observar os batimentos cardacos e a respirao. Hemorragias. a perda de sangue devido rompimento de um vaso (artria ou veia) e exige socorro devido a perda de 40 a 50% do sangue em circulao pode ser fatal. Tipos de hemorragias. Arterial: o sangue de tonalidade vermelho vivo e jorra em jato, tipo pulsando. Venoso: o sangue vermelho escuro e escorre continuamente sem pulsar. Tipos quanto localizao. Interna ocorre em cavidade fechada, ou seja, dentro do corpo. Ex: rompimento do bao, do fgado ou de vasos profundos. Externa- produzida por alguma leso na superfcie do corpo. Hemorragia Externa Sintomas: Palidez, sudorese, vertigens, nuseas e vmitos, sudorese, agitao, pulso e respirao rpidas e perda total ou parcial da conscincia. Mtodos de conteno. Proteger as mos com luvas ou sacos plsticos. Fazer compresso no ferimento com firmeza, usando leno, toalha, roupa, fixando com uma tira de plstico, gravata ou pano para mant-la no lugar. Se os ferimentos forem nos membros superiores ou inferiores deve-se elevar a parte ferida, pois, essa manobra diminui o fluxo sanguneo para esses locais. Tranqilizar a vtima at a chegada do socorro. Ateno. No remover compressa empapada de sangue.

No aplicar nenhuma medicao ou substncias estranhas. Notas. Hemorragias abundantes com amputaes e rompimentos de artrias calibrosas tipo femural pode-se fazer um torniquete, porm, deve-se tomar o mximo de cuidados at que chegue o especializado. Regies para compresso. TEMPORAL SUBCLVEA FEMURAL FACIAL RADIAL BRAQUIAL CARTIDA CUBITAL Hemorragia interna. Causas: traumatismos abdominal, ceflico, torcico e outros. Sintomas: os mesmos da hemorragia externa alm de poder aparecer abaulamento flcido no local da contuso. Condutas. Manter a vtima deitada com a cabea voltada para o lado. Afrouxar a roupa. Retirar da boca da vtima prteses, chiclete etc. Observar a respirao e o pulso. Fazer reanimao se necessrio. Solicitar socorro especializado. Tranqilizar a vtima. Outros tipos de Hemorragia. Nasal: Perda de sangue pelo nariz. Geralmente causada por traumas, hipertenso arterial, leucemias, ato de assoar o nariz repetidamente ou com fora. Conduta: tranqilizar a vtima sent-la com o tronco ereto e a cabea levemente inclinada para trs, apertar a narina que verte sangue por cinco minutos sem retirar a mo, no cedendo fazer tamponamento com uma gaze ou pano torcido e encaminh-la a um atendimento de urgncia. Pulmonar. Tambm chamada hemoptise se caracteriza por perda de sangue vermelho vivo espumoso que sai pela boca e pelo nariz em pequena ou grande quantidade em golfadas, geralmente precipitada pela tosse. CAUSAS: Doenas pulmonares e leso no trax. CUIDADOS: Procurar tranqilizar a vtima e coloc-la em repouso deitando-a de lado. Hemorragia do estomago, esfago ou duodeno. a perda de sangue atravs de vmitos. O sangue pode sair castanho ou negro como borra de caf, podem tambm ocorrer evacuaes escuras e com odor ftido. Conduta: Colocar a vtima deitada sem travesseiro, elevar as pernas da vtima para oxigenar melhor o crebro, aplicar compressa de gelo na regio do estmago, no oferecer lquido nem alimento, virar a cabea de lado e providenciar remoo. Vaginal. a perda anormal de sangue pela vagina fora do perodo menstrual. Causas- abortamento, gravidez ectpica, tumores, traumatismos, ruptura uterina ps-parto reteno de membranas ps-parto, etc. Cuidados- Colocar a vtima com as pernas elevadas, tranqilizar e encaminh-la ao atendimento. Torniquete: Instrumento utilizado para conter hemorragias. Utilizao: Somente pode ser utilizado quando a vtima apresentar brao ou perna amputados, esmagados, e onde os procedimentos normais de estancamento no surtam efeito. Ateno!! Esse recurso extremo, se mal executado pode provocar gangrena do membro atingido. Medio do garrote. Brao: Mea o espao da palma de uma mo (10 cm) a partir da axila.

Perna: A mesma medida a partir dos rgos genitais.

Aplicao do garrote. Envolver o local da aplicao com um pedao de pano. Use uma gravata, cinto largo, leno ou pano rasgado de uma camisa. Mantenha o membro ferido elevado. D um n unindo as duas partes do pano e coloque um graveto ou caneta sobre o n. Gire o graveto ou caneta de forma a comprimir progressivamente o pano. Quando a hemorragia cessar pare de girar o torniquete e o deixe fixo. Alivie a compresso de 10 em 10 minutos ou se notar colorao arroxeada no local. No cubra o torniquete. Comunique ao especializado que a vtima est com um torniquete. Ferimentos: Toda leso da pele (superficial ou profunda) produzida por um traumatismo em qualquer tipo de acidente. Sinais e sintomas. Dor Sangramentos Ardor Infeco. Tipos de ferimentos. Contuso: No h rompimento da pele, ocorre devido a compresso dos tecidos contra os ossos e se o trauma for mais violento ocorre rompimento de vasos e forma o hematoma ( inchao e rouxido) Escoriao: ferimento superficial, geralmente com pouco sangramento e eliminao de lquidos. Perfurante: Geralmente sangra pouco e causado por objetos pontudos como pregos e agulhas. Esses ferimentos necessitam de limpeza para evitar o ttano. Cortante- Esse tipo de ferimento atinge a pele ou outros tecidos como muscular e sanguneo provocando grandes sangramentos e conseqentemente, hemorragias. Ferimentos Encravados Se o objeto for faca, canivete, lascas de madeira profunda etc. No deve ser retirado. Esse procedimento pode causar hemorragia grave ou leso de nervos e msculos. Condutas. Lavar o local afetado com gua em abundancia. Cobrir a rea afetada com um pano limpo. Fazer procedimentos em casos de ferimentos com hemorragias. Acionar socorro se necessrio. Tranqilizar a vtima. Ferimento no olho. Por ser um local muito sensvel, cobrir o olho afetado com um pano limpo tendo o cuidado de lav-lo antes com gua, e se estiver muito irritado cobrir os dois olhos. Outros cuidados. Pode-se retirar objeto encravado quando estiver nas bochechas atrapalhando a respirao; impossibilita o controle da hemorragia; quando o objeto for longo cort-lo, assim como os anzis que tem extremidade bifurcada. Ferimento abdominal exposto. Molhar uma toalha ou pano limpo e cobrir as vsceras para impedir que o tecido cole. No tentar recolocar as vsceras no lugar. Queimaduras: Leso do tecido provocado por agentes de natureza trmica (fogo, lquidos quentes, produtos qumicos, eletricidade, sol, etc.) e pela ao curta ou prolongada de temperaturas externas. Grau das leses. De 1 GRAU: Mais comum, deixa a pele avermelhada, alm de provocar ardor e ressecamento. Ocorre por exposio solar e breve contato com lquidos ferventes ou gelados. De 2 GRAU: Mais grave que a de 1 grau, atinge camadas mais profundas da pele, com formao de feridas dolorosas e avermelhadas.

De 3 GRAU: Todas as camadas da pele so atingidas, podendo alcanar ossos e msculos. No produz dor intensa devido destruio dos nervos. grave representado srios riscos de infeco. Tipos de queimaduras. Por substancias qumicas: lcool, gasolina, cloro. Por substancia custica (cal, cimento, removedores). Insolao: Exposio excessiva ao sol. Intermao: Ao do calor incidindo em ambiente fechado (padarias, caldeiras, fundies, etc.). Pela ao de lquidos quentes, eletricidade. Tratamentos: Resfriar com gua o local atingido; no colocar pasta de dente, p de caf e outros; oferecer gua a vtima para prevenir desidratao; encaminhar a vtima ao atendimento ou acionar o socorro; retirar anis relgios e cordes; no furar as bolhas; se forem nos olhos lav-los com gua em abundncia e cobri-lo com um pano limpo. Tratamento na insolao. Colocar a vtima na sombra. Aplicar compressa frias sobre a cabea. Envolver o corpo da vtima em toalhas molhadas em gua fria. Oferecer bastante gua para beber. Tratamento na intermao. Remover a vtima para um local fresco e arejado. Deitar a vtima com a cabea mais baixa que o corpo. Retirar-lhe as roupas e envolv-la em lenis midos. Encaminh-la ao mdico. Afogamento: Entrada de gua nas cavidades oral e nasal, podendo levar a parada respiratria devido a entrada de gua nos pulmes. Ateno!! Afogar-se no um risco apenas de quem no sabe nadar, muitas vezes um bom nadador se v em apuros devido cimbras, mau jeito, onda forte, mal sbito etc. Enchentes e inundaes tambm podem fazer vtimas. Atendimento. No se deve atirar-se na gua ao primeiro grito de socorro que ouvir. O salvamento deve ser feito por pessoas treinadas, por isso, a primeira providncia se presenciar uma cena chamar o bombeiro ou guarda vidas. Se voc sabe nadar bem. Observar se a pessoa est imvel ou se debatendo. Se a gua tem correnteza ou parada. Utilize materiais para ajudar como cordas, pedaos de madeira, bias etc. O ideal que seja feito o salvamento por duas pessoas: enquanto um conversa com a vtima o outro se aproxima por trs dando-lhe apoio e segurana, assim evita que o afogado agarre-se ao socorrista. Cuidados. Aps retirar a vtima da gua necessrio: Posicion-la de costas, de modo que a cabea fique alinhada ao trax e vira-la para o lado. Verificar se est respirando e com pulso. Iniciar a reanimao crdiopulmonar se necessrio No provocar vmitos. Manter a vtima aquecida. Acionar remoo. Traumas: Leso que provoque dor ou outras alteraes nos tecidos sos. Tipos de traumas. Entorses: estiramento ou ruptura dos ligamentos em conseqncia de um movimento brusco

Sintomas. Dor local Edema Pele arroxeada Atendimento. Compressa de gelo. Imobilizar a articulao. Manter a vtima em repouso com o membro elevado, em posio confortvel. Presena de mancha escura na pele pode indicar fratura. Luxao As articulaes se deslocam do local de origem provocando incapacidade do mesmo. Sintomas Dor. Incapacidade de movimentos. Deformidade ao nvel da articulao. Hematomas (inchao e rouxido). Atendimento. Imobilizar a articulao luxada utilizando uma tipia. No tentar recoloc-la no lugar. Encaminhar ao hospital. No se deve fazer aplicao quente nem massagear o local afetado. O calor antes das 24h aumenta a dor e edema. Fraturas: rompimento de um osso ou cartilagem. Fechadas: - quando a pele no lesionada pelo osso quebrado. Abertas: quando o osso atravessa a pele e fica aparecendo. Fratura fechada. Sintomas: dor intensa; deformidade local; limitao de movimentos; edema local; hematoma e crepitao. Fratura aberta. Sintomas: dor; deformidade; osso visvel; edema e hematoma. Atendimentos. No tentar colocar o osso no lugar. Mobilizar o mnimo possvel a vtima. Utilizar talas ou improvisar com papelo, galhos de rvore. O comprimento da tala deve sempre ultrapassar as articulaes acima e abaixo e sustentar o membro. Envolver as talas com pano para no ferir a pele. No amarre no local da fratura. Deixe os dedos livres. Manter a vtima em repouso. Se houver suspeita de leso cervical, no deve ser movimentada. Chamar ambulncia ou socorro especializado. Fraturas especiais. De coluna: Apresenta dor no local, anestesia de membros e formigamento. De costelas. Apresenta respirao difcil e dolorosa a cada movimento respiratrio. Atendimento: enfaixar o trax com atadura at chegar o atendimento. De fmur e bacia. Atendimento: mant-la imvel; avaliar a pulsao e respirao. Tipia Dobre um pano em formato de tringulo e envolva o antebrao e amarre no pescoo. utilizada em fraturas de brao e clavcula. Ateno!!

Podemos utilizar sandlias havaianas para imobilizar a regio cervical em caso de suspeita de fratura de coluna, amarrando-as com um cinto. Afogamento. Entrada de gua nas cavidades oral e nasal, podendo levar a parada respiratria devido a entrada de gua nos pulmes. Ateno! Afogar-se no um risco apenas de quem no sabe nadar, muitas vezes um bom nadador se v em apuros devido cimbras, mau jeito, onda forte, mal sbito, etc. Enchentes e inundaes tambm podem fazer vtimas. Atendimento. No atire-se na gua ao primeiro grito de socorro que ouvir. O salvamento deve ser feito por pessoas treinadas, por isso, a primeira providncia se presenciar uma cena chamar o bombeiro ou guarda vidas. Se voc sabe nadar bem. Observar se a pessoa est imvel ou se debatendo. Se a gua tem correnteza ou parada. Utilize materiais para ajudar como cordas, pedaos de madeira, bias, etc. O ideal que seja feito o salvamento por duas pessoas enquanto um conversa com a vtima o outro se aproxima por trs dando-lhe apoio e segurana evitando que o afogado agarre-se ao socorrista. Cuidados necessrios ao retirar a vtima da gua: Posicion-la de costas, de modo que a cabea fique alinhada ao trax e vir-la para o lado. Verificar se est respirando e com pulso. Iniciar a reanimao crdiopulmonar se necessrio. Parto de emergncia. O parto um ato natural, a parturiente (grvida) aguarda 9 meses, aproximadamente 40 semanas para o momento exato, porm algumas vezes surgem imprevistos como o parto de emergncia. Sinais de reconhecimento. Eliminao pela vagina de secreo (muco) com raios de sangue. Contraes uterinas de forte intensidade (a musculatura do abdmen se enrijece). Sensao intensa de evacuao. Rompimento da bolsa de gua. Se a colorao do lquido for clara indica normalidade, se for esverdeada indica sofrimento fetal. Condutas. Afastar curiosos do local. O socorrista deve ter pacincia e deve evitar agir impulsivamente. Lavar as mos e os braos com gua e sabo. Se tiver lcool passar em todo brao. Procurar manter a rea limpa ao redor da partururiente colocando lenis e plsticos. Aguardar as contraes para expulso do beb e orient-la a fim de fazer fora para baixo como estivesse evacuando. Durante o parto, procurar amparar o tronco e cabea do beb. Aps a completa sada do beb, procure proteg-lo colocando-o em cima do abdmen da me. Cubra a criana e a me com um pano para aquec-los. Mantenha o beb com a cabea levemente mais baixa que o tronco quando deit-lo no abdmen da me. Observar se o beb est respirando, limpe cuidadosamente a boca e o nariz com um pano limpo. No retire o vernix (proteo corporal).

Coloque-o depois virado de cabea para baixo segurando-o pelos ps com o intuito de facilitar a sada das secrees. Se o beb no respirar (chorar) aplique pequena palmada no bumbum ou ps. Em caso de parada respiratria fazer respirao boca-boca/nariz. Ferva ou flambe uma tesoura e limpe-a com lcool. Faa o mesmo com um barbante ou linha grossa. Amarre o barbante em torno do cordo umbilical bem apertado (cerca de 5 cm do beb) para interromper a circulao sangunea. Amarre outro barbante em volta do cordo umbilical a cerca de 10 cm do beb. Corte o cordo umbilical entre os dois barbantes usando uma tesoura fervida e limpa com lcool. Observe que as extremidades no devem sangrar. Nunca puxe a placenta, ela se desprender sozinha. No jogue fora a placenta principalmente se a criana nascer morta. Coloque a placenta em um saco plstico e leve a me, beb e placenta ao hospital. Animais Peonhentos Diferenas veneno e peonha. Veneno: Substncias profundamente txicas e com ao lesiva as clulas. Ex.: cidos, sais de metais, praguicidas, ou seja, no so de origem animal. Peonha: Substncia segregada por animais peonhentos. A peonha secretada por uma glndula e inoculada por rgos distintos de acordo com o animal. Dentes: cobras Forcpulas: lacraias Ferres: escorpies Plos: lagartas e taturanas Espinhos: ourio do mar Classificao das serpentes. Peonhentas: Picada de carter grave devendo ser imediatamente atendido. Sintomas: Dor local forte, edema, vermelhido, formao de bolhas (aps algumas horas), agravamento aps 12 horas causando viso turva e confuso mental. No peonhentas: Ao ser picada a vtima apresenta dor e edema local. Como Agir No Geral: Manter a vtima em repouso; no sugar com a boca o ferimento, tentando aspirar o veneno; lavar o local com bastante gua corrente e sabo; manter sempre que possvel a regio afetada abaixo do nvel do corao; remover a pessoas ferida o mais rpido possvel para receber soro antiofdico. Recomendaes. No fazer torniquete, pois pode causar gangrena. No cortar ou fazer incises no local da picada (pois pode causar hemorragias). No deixar a vtima caminhar para pedir ajuda mdica (os movimentos aumentam a circulao favorecendo a disseminao do veneno na corrente sangunea). Se no souber identificar a serpente agir como se fosse peonhenta, at que seja afastado o risco. No oferecer bebida alcolica a vtima. Os primeiros 30 minutos so cruciais, ento encaminhe a vtima o mais rpido possvel. Identificao da peonha. As cobras peonhentas se diferenciam por alguns fatores de comportamento: Venenosas: Agressivas e tomam posio de dar o bote na presena de outro animal ou pessoas. No Venenosas: Tornam-se medrosas e fogem. Caractersticas das peonhentas: Cauda curta e grossa com afinamento brusco. A cabea se destaca do corpo, tem forma triangular e as escamas so semelhantes ao do corpo. Apresentam um par de dentes em forma de agulha. Apresentam a fosseta loreal (orifcio) localizado entre os olhos e a narina exceto na coral verdadeira. Caractersticas das no peonhentas.

Possuem cauda longa com afinamento progressivo. .A cabea tem forma ovalada como se fosse prolongamento do corpo. As escamas so mais largas e diferentes das do corpo. Os dentes so do mesmo tamanho e o formato irregular (serrilhado). No possuem fosseta loreal. Classificao das cobras venenosas. Botrpico: Jararaca, cotiara, urutu, caracterizada por necrose dos tecidos e o sangue no coagula. Crotlico: Cascavel ou boicininga, possuindo um chocalho na ponta da cauda, a vtima apresenta dor moderada, apenas edema discreto, formigamento, plpebras cadas, cegueira. Lapdico: Coral verdadeira, colorida, a picada provoca apenas amortecimento, salivao grossa, plpebras cadas e no sente dor. Laqutico: Surucucu, surucucutinga, surucucu pico de jaca, dor persistente e progressiva, edema, arroxeamento, bolhas, abcessos, incapacidade de coagulao. Cuidados No andar descalo em locais suspeitos da existncia de cobras. Quando caminhar em matas olhar cuidadosamente onde pisa principalmente onde h folhas secas no cho prximo de rvores (locais propcios aos ninhos). Escorpies Os escorpies representam perigo para os homens e para os seus, pois, devoram-se mutuamente. Costumam esconder-se dentro de sapatos e lugares escuros e midos. Aranhas Caranguejeira: inofensiva Armadeira: venenosa, encontrada em bananeiras, locais midos, sapatos e cortinas. Sintomas: dor intensa, aumento da presso, sudorese, vmitos. Viva Negra E Marrom: no so agressivas. Sintomas: febre, urina escura, dor e hemorragia local Tratamento para picada de escorpies e aranhas manter a vtima em repouso, lavar o local afetado em gua corrente, encaminhar a vtima a unidade para receber atendimento. Insetos: Abelhas, vespas, pulgas, formigas, marimbondos, etc. Sintomas: dor, prurido, convulses, edema, rigidez muscular, etc. Ourio do mar e arraia, responsveis freqentes pelos acidentes nas praias. Os ourios injetam a toxina pelos espinhos e as arraias pelo ferro. O grau de intoxicao grave e em alguns casos necessita de internao hospitalar. Cuidados: lavar a rea afetada com gua e por gelo para diminuir a dor. Higiene e Sade. O que sade? Cada pessoa tem a sua opinio. o modo das pessoas viverem bem, gozando a vida (adolescente). o perfeito bem estar, a ausncia da doena (prof. da sade) A criana no tem sade por causa do lugar que agente vive (moradora de favela). Na roa a gente comea a trabalhar cedo prejudicando a sade (agricultor). Porm todo tem uma coisa em comum: Todos ns queremos sade. Todos ns queremos nos sentir bem. Para uma boa sade Ter uma boa alimentao. Bom repouso. Cuidados de autoproteo procuramos nos cuidar: Tomamos vacinas. Coletamos e armazenamos o lixo. Lavamos roupa e louas. Temos gua canalizada e tratada. Eliminamos focos de mosquitos. Construmos esgotos. Diferenas.

Assim como as condies de vida e de trabalho, so tambm diferentes as vises das pessoas sobre o que ter uma vida saudvel, so distintos os cuidados que tomam para proteger-se e evitar doenas. Costumes e hbitos individuais fazem diferena em relao sade. Como exemplo no Brasil as pessoas gostam de tomar banho todos os dias j em pases de clima frio j outro costume. Quem cria hbitos saudveis desde criana os praticar automaticamente para o resto da vida. As prticas de sade tambm dependem do que acredita-se sobre sade e doena. Ex.: avs que ensinam para no dar banho dirio no beb porque pode dar pneumonia; no comer manga com leite, etc. As crendices podem levar o indivduo a no seguir as orientaes de preveno dadas pelos profissionais de sade. Ex.: lavar o local operado com gua e sabo; no tomar vacina contra doenas porque di. Inimigos Invisveis. fcil escapar do que vemos, por exemplo, da comida estragada, matar baratas, formigas e ratos. Porm difcil escapar do que no vemos, por exemplo, das bactrias e vermes causadores de verminose, clera, hepatite, diarria e outras. Higiene. uma regra to fcil de ser seguida e serve para nos proteger desses inimigos invisveis. Lavagem de mos. importante lembrar que a simples lavagem das mos reduz em at 70% o risco de infeces. Basta gua e sabo. PRECAUES Rede de esgotos. Lavar as mos. gua canalizada e tratada. Banho dirio. Evitar acmulo de latas e pneus sem uso. Cobrir os alimentos. Armazenamento correto do lixo. Caixas d gua limpas e fechadas. Programas na preveno desenvolvidos pelo governo. Famlia saudvel. Sade da mulher. Sade bucal. Sade da criana. Sade do idoso. Sade prisional. Sade do adolescente. Sade do trabalhador. Sade ambiental. Contaminantes Biolgicos. So as bactrias, fungos, micro-organismos. Como os alimentos se contaminam? Atravs das nossas mos, animais, gua, etc. O homem um importante agente de contaminao, pois em mdia, possui o seguinte nmero de bactrias: Intestino at 10 bilhes de bactrias por grama. Saliva 750 milhes de bactrias por ml. Axilas 2,5 milhes de bactrias por cm. Couro cabeludo 1,5 milhes de bactrias por cm. Mos at 62.500 bactrias por poro. Para que serve Higiene pessoal? Para garantir que as pessoas que entram em contato com o alimento no o contaminem. Quando lavar as mos? Ao utilizar a privada, antes de alimentar-se, ao pegar em dinheiro, ao tocar em objetos sujos, ao preparar comida e outros. Esponjas e panos de prato e de cho. Normalmente existem muitos nutrientes restantes em panos de prato ou esponjas para sustentar o crescimento microbiano. Esponjas devem estar em bom estado e limpas. Panos de Prato e de cho devem ser lavados diariamente e mant-los secos. Colher de pau e tbuas de madeiras.

Aps um perodo de uso a madeira devido umidade torna-se um ambiente favorvel a propagao das bactrias, assim como a proliferao de fungos nos poros da madeira.

You might also like