You are on page 1of 4

Lourdes Membrana plasmtica: o invlucro que mantm a integridade celular, separa o meio intracelular do meio extra celular e a principal

al responsvel pelo controlo das trocas entre a clula e o seu meio ambiente, quer se trate de um meio lquido ou de outras clulas. A membrana permite a passagem de algumas substncias mais facilmente que outras. Esta importantssima propriedade chamada de permeabilidade selectiva da membrana Ncleo: geralmente o maior organelo da clula, funcionando como centro de controlo da clula, contm o ADN e limitado pela membrana nuclear.

Mitocndrias: esto envolvidas em processos de obteno de energia por parte da clula, so a sede de importantes fenmenos respiratrios.

Cloroplastos: so organelos que possuem dupla membrana e estruturas lamelares mergulhadas no estroma, nos cloroplastos que ocorre a fotossntese. Vacolos: so organelos de tamanho varivel, rodeados por uma membrana, podem armazenar gases, pigmentos, acares, protenas ou outras substncias, participa no equilbrio hdrico da clula. Parede celular: confere e envolve as clulas conferindo-lhes proteco, rigidez e resistncia. Centrolos: intervm na formao do fuso acromtico na diviso celular. Retculo endoplasmtico: consiste num sistema de sculos, vesculas e interligados onde se circulam materiais produzidos pela clula. Pode ser liso (agranular) ou rugoso (granular). Este ltimo est ligado ao ncleo e coberto por ribossomas e envolvido na sntese de protenas. O retculo endoplasmtico liso est associado produo de lpidos e hormonas. Aparelho ou complexo de Golgi: tem como funes a acumulao e o transporte de protenas, intervm em fenmenos de secreo. Lisossoma: organito onde ocorre a decomposio de molculas e estruturas celulares. Ribossomas: responsvel por uma etapa da sntese proteica por vezes associadas ao retculo endoplasmtico. Citosqueleto: responsvel pela forma da clula consiste numa rede de fibras intercruzadas.

Reflexo: Na minha opinio podemos considerar a clula um sistema aberto, pois contm um grupo

de elementos em interagem entre si ou, de uma forma mais completa, um conjunto de elementos em interaco dinmica, organizados em funo de um objectivo.

aberto, porque constantemente ocorrem trocas com o meio em que se insere, ora recebendo deste (energia, matria, informao), ora fornecendo-lhe algo (excrees, etc.).Embora todas as clulas possuam membrana, citoplasma e ncleo. Assim, verifica-se que as clulas vegetais tm parede celular e cloroplastos que no existem na clula animal. Por outro lado, esta possui centrolos. O Homem deve assim grande parte conhecimento celular, ao microscpio electrnico, sem ele tal no seria possvel!

Fontes: http://www.infopedia.pt/$celula-eucariotica
publicada por Ana Costa s 22:26

0 Comentrios:
Enviar um comentrio

Subscrever Enviar comentrios [Atom]

<< Pgina inicial

Acerca de Anterior
Ser vivo da semana. ..Broml ia

A clula ea membra na plasmti ca

Introdu o clula

Ser vivo da semana. ..Golfinh o

Classific ao de Whitakk er

O que um ecossist ema?

A medicin ae novos progress os... Clulas estamin ai...

Um novo tema... a Biologia

Investig ao acerca do interior da Terra

Curiosid ades... Sismos

Subscrever Mensagens [Atom]

You might also like