You are on page 1of 4

Objetivos do Exame de Qualificao no CompTIA Cloud Essentials (CLO-001)

INTRODUO O Exame de Qualificao CompTIA Cloud Essentials uma qualificao tcnica revendedor-neutral. O exame Cloud Essentials relevante para os analistas de negcios, proprietrios de processos de negcios, pessoal de apoio tcnico, pessoal do fornecedor de servios gerenciados, o pessoal de novo centro de dados e equipe de vendas / marketing em ambientes Cloud do produto ou servio. O exame CompTIA Cloud Essentials mostrar que o candidato aprovado possui o conhecimento e a capacidade dos principais conceitos e princpios da computao cloud. Os candidatos aprovados entendero o que a computao cloud significa a partir de uma perspectiva de negcio e tcnica, bem como isto envolve a mudana e o direcionamento do cloud. Mesmo no sendo exigido, a CompTIA recomenda que o candidato possua pelo menos seis meses de experincia de trabalho em um ambiente de mercados ou se baseia em servios relacionados a TI. Este projeto inclui a ponderao do domnio, testes objetivos e contedo de exemplos. Os tpicos e conceitos de exemplo esto includos para esclarecer os objetivos do teste e no devem ser considerados como uma listagem completa de todo o contedo deste exame. A tabela abaixo lista as rea dos domnios medidas por este exame e o peso aproximado que cada um representa no exame.
rea 1.0 Caractersticas dos servios Cloud a partir de uma perspectiva de negcios 2.0 Valores de computao e negcios Cloud 3.0 Tipos de perspectiva tcnica/Cloud 4.0 Etapas para uma adoo de sucesso da Computao Cloud 5.0 Impacto e Mudanas da Computao Cloud no gerenciamento de servio de TI 6.0 Riscos e consequncias da Computao Cloud Total % do exame 15% 20% 20% 15% 15% 15% 100%

Objetivos do Exame de Qualificao no CompTIA Cloud Essentials 1 de 4 Direitos autorais2011 da Computing Technology Industry Association. Todos os direitos reservados.
Os objetivos do exame de Qualificao CompTIA Cloud Essentials esto sujeitos a alterao sem aviso prvio.

**Nota: As listas de exemplos fornecidas em formato de marcadores abaixo de cada objetivo no uma lista abrandente. Outros exemplos de tecnologias, processos ou tarefas pertinentes a cada objetico podem ser includos no exame, embora noo estejam listados ou cobertos neste documento de objetivos. A CompTIA usou a publicao NIST 800-145 durante o desenvolvimento para padronizar conforme definio de determinados termos Cloud.

Caractersticas do Domnio 1.0 dos servios Cloud a partir de uma perspectiva de negcios
1.1 Compreender as definies e termos comuns da computao cloud e fornecer exemplos. 1.2 Descrever a relao entre computao cloud e virtualizao. 1.3 Indicar exemplos recentes de computao cloud. 1.4 Compreender as vrias definies comuns da computao cloud e suas diferenas/semelhanas. 1.5 Reconhecer que tipos de organizaes podem se beneficiar da computao cloud. 1,6 Reconhecer que tipos de organizaes no podem se beneficiar da computao cloud. 1.7 Distinguir entre od diferentes tipos de clouds, incluindo XaaS, IaaS, PaaS e dar exemplos deles.

Valores do Domnio 2.0 de computao e negcios Cloud


2.1 Reconhecer as semelhanas e diferenas entre a computao cloud e terceirizaes. 2.2 Compreender as seguintes caractersticas dos clouds e servios cloud a partir de uma perspectiva de negcios. Escalabilidade Securana Independncia de hardware Custos variveis Tempo de mercado
Objetivos do Exame de Qualificao no CompTIA Cloud Essentials 2 de 4 Direitos autorais2011 da Computing Technology Industry Association. Todos os direitos reservados.
Os objetivos do exame de Qualificao CompTIA Cloud Essentials esto sujeitos a alterao sem aviso prvio.

Distribuio pela Internet

2.3 Demonstrar como as caractersticas da computao cloud para aumentar o valor do negcio.

Tipos de perspectiva tcnica/Cloud do Domnio 3.0


3.1 Compreender a diferena entre tipos de clouds pblico e privado a partir de uma perspectiva tcnica e fornecer exemplos. 3.2 Compreender em um nvel elevado as tcnicas e mtodos importantes para a implantao da computao clooud: Rede Automatizao e Self Service Associao O papel da padronizao 3.3 Explicar os desafios e riscos tcnicos para a computao cloud e os mtodos para elimin-los para: Armazenamento Cloud Desempenho do aplicativo Integrao de dados Securana 3.4 Descrever o impacto da computao cloud em aplicaes de arquitetura e processo de desenvolvimento e aplicao.

4.0 Etapas do Domnio 4.0 para uma adoo de sucesso da Computao Cloud
4.1 Explicar as etapas caractersticas que levam a uma adoo de sucesso dos servios de computao cloud: Compreender os critrios de seleo para um piloto Relacionar as metas organizacionais para SaaS, PaaS, IaaS 4.2 Compreender o papel e as capacidades dos revendedores de computao cloud e as dependncias dos revendedores. 4.3 Compreender as seguintes capacidades organizaes que so relevantes para realizar os benefcios cloud:
Objetivos do Exame de Qualificao no CompTIA Cloud Essentials 3 de 4 Direitos autorais2011 da Computing Technology Industry Association. Todos os direitos reservados.
Os objetivos do exame de Qualificao CompTIA Cloud Essentials esto sujeitos a alterao sem aviso prvio.

Habilidades que so necessrias em uma organizao ao adotar a computao cloud Fatores crticos de sucesso

4.4 Descrever as mltiplas abordagens para migrao de aplicaes

5.0 Impacto e Mudanas do Domain 5.0 da Computao Cloud no gerenciamento de servio de TI


5.1 Compreender o impacto e as mudanas da computao cloud no gerenciamento dos servios de TI em uma organizao tpica: Estratgia de servio Projeto do servio Operaes do servio Transio de servio 5.2 Utilizar uma abordagem estruturada com base em ITIL para explorar o impacto potencial da computao cloud em sua organizao.

Riscos e consequncias do Domain 6.0 da Computao Cloud


6.1 Explicar e identificar os problemas associados com a integrao da computao cloud em risco de cumprimento em uma organizao existente e o quadro regulamentar: Segurana Jurdica, Conformidade e riscos de Privacidade 6.2 Explicar as implicaes custo direto e alocaes de custo. 6.3 Compreender como manter a flexibilidade estratgica.

v2.0

Objetivos do Exame de Qualificao no CompTIA Cloud Essentials 4 de 4 Direitos autorais2011 da Computing Technology Industry Association. Todos os direitos reservados.
Os objetivos do exame de Qualificao CompTIA Cloud Essentials esto sujeitos a alterao sem aviso prvio.

You might also like