Acesso ao Insight - Budismo Theravada - SNXI3

http://acessoaoinsight.net/sutta/SNXI.3.php?frm=imp

Acesso ao Insight
Leituras do Budismo Theravada
Revisado: 5 Fevereiro 2005

Samyutta Nikaya XI.3

Dhajagga Sutta O Topo do Estandarte
Somente para distribuição gratuita.

Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita. Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso. De outra forma todos os direitos estão reservados.

Em Savatthi. Lá o Abençoado se dirigiu aos monges desta forma: “Bhikkhus”. – “Venerável Senhor”, eles responderam. O Abençoado disse o seguinte:[1] “Bhikkhus, certa vez no passado, os devas e asuras estavam preparados para a batalha. Então, Sakka, o senhor dos devas, se dirigiu aos devas do Tavatimsa da seguinte forma: ‘Estimados senhores, se quando os devas estiverem engajados na batalha, o medo, o terror ou a trepidação surgirem, então, nessa ocasião vocês deveriam olhar para cima, para o topo do meu estandarte. Pois, ao olharem para cima, para o topo do meu estandarte, qualquer medo, terror ou trepidação que vocês sentirem será abandonado. “’Se vocês não puderem olhar para cima, para o topo do meu estandarte, então, deveriam olhar para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Pajapati. Pois, ao olharem para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Pajapati, qualquer medo, terror ou trepidação que vocês sentirem será abandonado. “’Se vocês não puderem olhar para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Pajapati, então, deveriam olhar para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Varuna. Pois, ao olharem para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Varuna, qualquer medo, terror ou trepidação que vocês sentirem será abandonado. “’Se vocês não puderem olhar para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Varuna, então, deveriam olhar para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Isana. Pois, ao olharem para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Isana, qualquer medo, terror ou trepidação que vocês sentirem será abandonado. “Bhikkhus, aqueles que olharem para cima, para o topo do estandarte de Sakka, o senhor dos devas; aqueles que olharem para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Pajapati; aqueles que olharem para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Varuna; ou aqueles que olharem para cima, para o topo do estandarte do rei dos devas Isana, qualquer medo, terror ou trepidação que eles sentirem poderá ser abandonado ou poderá não ser abandonado. Porque isso? Porque Sakka, o senhor dos devas, não está livre da cobiça, não está livre da aversão, não está livre da delusão. Ele pode se intimidar, atemorizar, aterrorizar e fugir com rapidez.

1 de 3

16-01-2011 19:35

Acesso ao Insight - Budismo Theravada - SNXI3

http://acessoaoinsight.net/sutta/SNXI.3.php?frm=imp

“Mas, bhikkhus, eu lhes digo isto: Se, quando forem para a floresta, para o pé de uma árvore, ou para uma cabana vazia, o medo, terror ou a trepidação surgirem, então nessa ocasião, vocês deveriam se recordar de mim assim: ‘De fato, o Abençoado é um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um líder insuperável de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime.’ Pois, ao se recordarem de mim, bhikkhus, qualquer medo, terror ou trepidação que vocês sentirem será abandonado. “Se vocês não puderem se recordar de mim, vocês então deveriam se recordar do Dhamma assim: ‘O Dhamma é bem proclamado pelo Abençoado, visível no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sábios por eles mesmos.’ Pois, ao se recordarem do Dhamma, bhikkhus, qualquer medo, terror ou trepidação que vocês sentirem será abandonado. “Se vocês não puderem se recordar do Dhamma, vocês então deveriam se recordar da Sangha assim: ‘A Sangha dos discípulos do Abençoado pratica o bom caminho, pratica o caminho reto, pratica o caminho verdadeiro, pratica o caminho adequado, isto é, os quatro pares de pessoas, os oito tipos de indivíduos; esta Sangha dos discípulos do Abençoado é merecedora de dádivas, merecedora de hospitalidade, merecedora de oferendas, merecedora de saudações com reverência, um campo inigualável de mérito para o mundo.’ Pois, ao se recordarem da Sangha, bhikkhus, qualquer medo, terror ou trepidação que vocês sentirem será abandonado. “Porque isso? Porque o Tathagata, um arahant, perfeitamente iluminado, está livre da cobiça, livre da aversão, livre da delusão. Ele é valente, destemido, corajoso, não foge com rapidez.” Isso foi o que o Abençoado disse. Tendo dito isso, o Mestre disse mais: “Numa floresta, ao pé de uma árvore, numa cabana vazia, Oh bhikkhus, recordem-se do Buda: então nenhum medo surgirá em vocês. “Mas se vocês não puderem se recordar do Buda o melhor no mundo, o touro entre os homens, então, vocês deveriam se recordar do Dhamma, emancipador, bem exposto. “Mas se vocês não puderem se recordar do Dhamma emancipador, bem exposto, então, vocês deveriam se recordar da Sangha, um campo inigualável de mérito. “Para aqueles que assim se recordarem do Buda, do Dhamma e da Sangha, bhikkhus, nenhum medo ou trepidação surgirá, nem qualquer terror apavorante.

Notas: [1] Este sutta é um paritta ou discurso protetor, muito popular. As tradições Budistas do Norte da Ásia também preservaram versões deste sutta traduzidas para o Sânscrito e o Chinês. [Retorna] >> Próximo Sutta

2 de 3

16-01-2011 19:35

Acesso ao Insight - Budismo Theravada - SNXI3

http://acessoaoinsight.net/sutta/SNXI.3.php?frm=imp

Copyright © 2000 - 2010 Acesso ao Insight Michael Beisert: editor Flávio Maia: designer.

3 de 3

16-01-2011 19:35

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful