You are on page 1of 9

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO

PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA DIDTICA I

CABO FRIO 2009.1

Profa Jussara Santos Pimenta

DIDTICA I

Planejamento semestral para as turmas de Quarto Perodo dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras (Literatura/Ingls/Espanhol), Matemtica, Geografia e Biologia do Instituto Superior de Educao ISE da Faculdade da Regio dos Lagos FERLAGOS.

CABO FRIO 2009.1

3 J vai longe o tempo felizmente para a humanidade em que o professor, e especialmente o professor primrio, se deixava reduzir a uma simples expresso automtica de livro oral, repetindo monotonamente conceitos e informaes muitas vezes de veracidade duvidosa, para que os alunos passivamente os acumulassem no crebro, num esforo de memria que lhes anulava as faculdades propriamente criadoras. A evoluo da vida, a intromisso do pensamento vigilante dos filsofos, dos psiclogos, dos sbios e dos artistas, no ritmo das atividades humanas operou essa transformao que hoje se verifica nos mais diversos pontos da Terra em todos os pontos onde acordou o respeito pela humanidade e o desejo de a servir com interesse superior. H, no entanto, quem pense, ainda, que modificados os rumos pedaggicos, substitudos uns processos por outros, mudados os nomes s coisas, dispostos os professores de outra maneira, dentro do ambiente escolar, a obra educacional esteja posta em execuo. Puro engano. A funo do professor deixou de ser apenas dentro do ambiente da escola. Exteriorizou-se e amplificou-se. Invadiu todos os recantos em que se desenvolve a vida, porque est conscientemente, integralmente participando dela: no mais uma funo parte, como nos velhos tempos em que a rotina, desinteressada pelas suas conseqncias, campeava solta, comprometendo o futuro do mundo, sem o freio da responsabilidade. O professor tem de estar em toda a parte, surpreendendo o giro das intenes e o movimento do esprito da poca. Ao mesmo tempo, sua atuao deve alcanar os mais variados pontos, servindo-se, para isso, dos mais vrios caminhos. No se trata de estratgia, como h outras, de sutileza interesseira, visando conquistas egosticas. Essa multiplicidade de rumos, essa multiplicidade de meios deve estar sempre orientada pelo sentimento e pela compreenso dos direitos humanos liberdade, e pelo gosto do sacrifcio, at, das idias prprias, quando o seu termo de ao esteja atingido pela inexorabilidade evolutiva da vida, e se chegue ao ponto de transio em que o professor tem de ser orientado pelo prprio aluno que orientou. Porque existe tambm esse resqucio de egosmo, dos que no querem morrer no tempo devido. H o tipo de professor que se apega iluso de que aquele que foi, um dia, seu aluno, pela existncia toda o continuar a ser. o adulto que no quer reconhecer a superioridade dos dons criadores da infncia; a velhice que no se quer submeter ao critrio da mocidade, julgandoo ftil e sem fundamento. No entanto, disso que precisamos, principalmente do professor que saiba ser aluno do seu aluno. Da criatura humana que saiba ser aluno do seu aluno. Da criatura humana que se saiba adaptar ordem silenciosa da vida em marcha. Do que no queira ser professor para mandar, mas para servir, do que no queira deixar sobre a terra edificada a sua opresso, mas, pelo contrrio, veja com alegria desaparecer o vestgio da sua submisso no futuro que se construiu com alguma coisa do seu contente esforo.

Ceclia Meireles A atuao do professor moderno. Rio de Janeiro, Dirio de Notcias, 17 de janeiro de 1931. In: MEIRELES, Ceclia. Crnicas de Educao. v.3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundao Biblioteca Nacional, 2001. p. 187-188.

SUMRIO
1. Apresentao da disciplina .................................................................................. 1.1. Objetivos ................................................................................................. 1.2. Ementa .................................................................................................... 1.3. Programa Detalhado ................................................................................ 1.4. Procedimentos Metodolgicos ................................................................ 1.5. Avaliao da disciplina ........................................................ 2. Observaes importantes .................................................................................... 3. Cronograma de ula ............................................................................................ 4. Referncias bibliogrficas ................................................................................... 5. Calendrio Acadmico ........................................................................................ 4 4 4 4 5 5 5 6/7 8 9

1. Apresentao da Disciplina
Objetivos
1. Entender a Educao como uma atividade humana necessria formao do homem. 2. Compreender a funo da Didtica para a organizao do trabalho pedaggicoeducativo. 3. Apropriar-se como docente das habilidades indicadas pelos quatro pilares da educao. 4. Relacionar as Tendncias Pedaggicas ao cotidiano escolar e s prticas educativas. 5. Compreender o planejamento como princpio orientador da prtica docente.

Ementa
Educao, Pedagogia e Didtica. Os quatro pilares da educao. Tendncias Pedaggicas no Brasil e a Didtica. Planejamento do processo educativo: Projeto poltico-pedaggico, Planejamento Curricular e Planos de Ensino.

Programa Detalhado
1. Educao, Pedagogia e Didtica: 1.1. Conceitos e histrico. 1.2. Os quatro pilares da educao. 2. Tendncias pedaggicas no Brasil e a Didtica. 2.1. Escolas Liberais. 2.2. Escolas Progressistas 3. O planejamento do processo educativo: 3.1. Concepes atuais. 3.2. Projeto poltico-pedaggico. 3.3. Planejamento Curricular. 3.4. Planos de Ensino.

Procedimentos Metodolgicos
- Aulas expositivas e participativas; - Debates; - Seminrios com discusses de textos previamente preparados; - Filmes relacionados com o contedo dado para anotaes e posteriores debates; - Formao de grupos de trabalho; - Orientao individual sempre que necessrio.

Avaliao da Disciplina
A avaliao ser realizada ao longo das aulas, atravs de trabalhos de pesquisa, exerccios, relatrios, fichamentos, seminrios e provas; Auto-avaliao: assiduidade, pontualidade nas tarefas, participao, envolvimento, interesse e integrao do aluno s atividades propostas. N1: primeira prova semestral, escrita e individual, aplicada durante a Semana de Provas, estabelecida pelo calendrio acadmico e valendo 10 (dez) pontos; N2: composio processual e pode ser feita sob a forma de trabalhos, seminrios, prova oral ou escrita, etc, ao longo do semestre, a critrio do docente da disciplina; N3 (prova final): aplicada exclusivamente sob a forma de prova escrita, abrange todo o contedo da disciplina ministrado no perodo letivo.

Observaes importantes:
1. Critrio estabelecido para segunda chamada: caso o aluno no tenha participado de tarefas fundamentais (como a P1 ou P2), ser o mesmo estabelecido pela Resoluo 001/05 do CONSEPE respeitando o calendrio acadmico; 2. O aluno ser responsvel pelo clculo da sua mdia na disciplina. Caber ao docente apresentar os instrumentos avaliativos corrigidos, realizar reviso de prova no prazo previsto e comunicar a nota dos alunos nesta data. As demais informaes sero divulgadas no site da FERLAGOS. 3. Nota da P2: 50% Seminrio; 40% Resenha de Texto: entregue at o dia 19/06 (sexta-feira); 10% de presena, participao nos seminrios e em trabalhos em sala-deaula; 4. Seminrios: sero formados grupos de alunos levando-se em considerao critrios como afinidade pessoal e intelectual, proximidade das residncias e facilidade de se encontrarem, disponibilidade, etc. Sero observados durante a exposio: clareza na apresentao, domnio do contedo, capacidade de sistematizao, linguagem e postura, recursos utilizados, mobilizao da turma, criatividade, integrao da equipe e tempo de apresentao. Os grupos devero entregar um resumo do assunto do seu seminrio para o professor e demais alunos. Os trinta minutos finais da apresentao dos seminrios sero reservados para debate; 5. Cada aluno dever entregar, ao longo do perodo, ao menos um resumo ou fichamento de um dos textos de leitura obrigatria; 6. Os textos recomendados esto disponveis na pasta de Didtica I; 7. Na internet: http://jspimenta.wordpress.com/ http://br.groups.yahoo.com/group/didatica_T1/ http://br.groups.yahoo.com/group/didatica1_T2/

CRONOGRAMA DAS AULAS 2009.1 Disciplina: Didtica I Horrio T1 Curso: Literatura/Ingls/Espanhol e Matemtica
Aula
01 02

Data
10/02 17/02

Programao
Apresentao Professor, Alunos Apresentao da Disciplina: Ementa, Objetivos, Procedimentos Didticos e Avaliao Texto 01: O essencial da Didtica e o trabalho de professor Autor: Jos Carlos Libneo Texto 02: Prtica Educativa, Pedagogia e Didtica Autor: Jos Carlos Libneo Continuao do Texto 02 Texto 03: Didtica: uma retrospectiva histrica Autor: Ilma Passos Alencastro Veiga Continuao do Texto 03 P1 Avaliao Reviso de Prova Feriado Tiradentes Texto 04: Projeto Poltico-Pedaggico da Escola: uma construo coletiva Autor: Ilma Passos Alencastro Veiga Continuao do Texto 04 Texto 05: O Planejamento Escolar Autor: Jos Carlos Libneo Continuao do Texto 05 Seminrio 1 Seminrio 2 Seminrio 3 Avaliao da Disciplina Prova de Reposio Exames Finais

03

03/03

04

10/03

05 06

17/03 24/03

07 08 09 10 11

31/03 07/04 14/04 21/04 05/05

12 13

12/05 19/05

14 15 16 17 18 19 20

26/05 02/06 09/06 16/06 23/06 30/06 07/07

CRONOGRAMA DAS AULAS 2009.1 Disciplina: Didtica I Horrio T2 Curso: Biologia e Geografia
Aula
01 02

Data
10/02 17/02

Programao
Apresentao Professor, Alunos Apresentao da Disciplina: Ementa, Objetivos, Procedimentos Didticos e Avaliao Texto 01: O essencial da Didtica e o trabalho de professor Autor: Jos Carlos Libneo Texto 02: Prtica Educativa, Pedagogia e Didtica Autor: Jos Carlos Libneo Continuao do Texto 02 Texto 03: Didtica: uma retrospectiva histrica Autor: Ilma Passos Alencastro Veiga Continuao do Texto 03 Texto 04: Projeto Poltico-Pedaggico da Escola: uma construo coletiva Autor: Ilma Passos Alencastro Veiga P1 Avaliao Feriado Tiradentes Reviso de Prova Continuao do Texto 04 Texto 05: O Planejamento Escolar Autor: Jos Carlos Libneo Continuao do Texto 05 Seminrio 1 Seminrio 2 Seminrio 3 Avaliao da Disciplina Prova de Reposio Exames Finais

03

03/03

04

10/03

05 06

17/03 24/03

07 08

31/03 07/04

09 10 11 12 13

14/04 21/04 05/05 12/05 19/05

14 15 16 17 18 19 20

26/05 02/06 09/06 16/06 23/06 30/06 07/07

Referncias Bibliogrficas
LIBNEO, Jos Carlos. O essencial da Didtica e o trabalho de professor. In: LIBNEO, Jos Carlos. Didtica: Velhos e novos temas. Edio do Autor. Maio de 2002. (Texto 01). LIBNEO, Jos Carlos. O Planejamento Escolar. In: LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. So Paulo: Cortez, 1994. p.221-247. (Texto 05). LIBNEO, Jos Carlos. Prtica Educativa, Pedagogia e Didtica. In: LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. So Paulo: Cortez, 1994. p.15-31. (Texto 02). TEIXEIRA, Gilberto. Glossrio de termos usados em Didtica. Disponvel em: http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=12&texto=775 VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didtica: uma retrospectiva histrica. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prtica Pedaggica do Professor de Didtica. Campinas: Papirus, 1989. p. 39-75. (Texto 03). VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Poltico-Pedaggico da Escola: uma construo coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Poltico-Pedaggico da Escola: uma construo possvel. So Paulo: Papirus, 1995. (Texto 04).

You might also like