You are on page 1of 10

FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: histria da violncia nas prises. 21 ed. Petrpolis. Vozes, 1987.

Terceira Parte - Disciplina Contexto/analise proposta - prtica de subjetividade no contexto escolar

CAPITULO I - OS CORPOS DCEIS " dcil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeioado." (pg. 118) * Disciplina como forma de controle, de maneira constante e exaustiva. Dominao como forma de poder diferente da escravido (feita de forma mais sutil, 'elegante') mas de forma to eficaz quanto. (pg 118)

*Disciplina como meio de "fabricar corpos dceis", obedientes, para fins de operar de acordo com as regras e ideias estabelecidos. (possivel link com trabalho de Joelton -> futuro professor a ser treinado para se portar no meio socio-profissional de acordo com os ideias da universidade, por meio do Projeto Poltico-Pedaggico) "A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos 'dceis'. A disciplina aumenta as foras do corpo (em termos econmicos de utilidade) e diminui essas mesmas foras (em termos polticos de obedincia). Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo." (pg 119)

* Microfsica do poder -> "Pequenas astcias dotadas de um grande poder de difuso, arranjos sutis, de aparncia inocente, mas profundamente suspeitos, dispositivos que obedecem a economias inconfessveis, ou que procuram coeres sem grandeza, so eles entretanto que levaram mutao do regime punitivo, no limiar da poca contempornea." (pg 120) (possvel link com trabalho de Joelton -> fatos esses ['naturalidade' sutil que nos imposto certos ideais] os quais a teoria do currculo prope a ser posto em cheque)

a arte das distribuies

* Institutos educacionais como formas der cercas; prises. Maneira de manter o controle sobre indivduos. (pg 122)

* Pincpio da localizao imediata ou do quadriculamento "Cada indivduo no seu lugar; e em cada lugar um indivduo. Evitar as distribuies por grupos; decompor as implantaes coletivas; analisar as pluralidades confusas, macias ou fugidias. (...) Importa estabelecer as presenas e as ausncias, saber onde e como encontrar os indivduos, instaurar as comunicaes teis, iterromper as outras, poder a cada instante vigiar o comportamento de cada um, apreci-lo, sancion-lo, medir as qualidades ou os mritos" (pg 123)

* Localizaes funcionais no s para se ter um espao til e propcio para determinadas atividades (a escolaridade, no caso), mas tambm para se ter um maior controle sobre o indivduo (vigiar e evitar contatos indesejados), assim como um hospital, onde se isola os doentes para que se possa conter as doenas. (pg. 123)

* Disciplina por meio de filas, para que haja uma determinao de lugares como forma de obter controle. "A disciplina, arte de dispor em fila, e da tcnica para a transformao dos arranjos. Ela individualiza os corpos por uma localizao que no os implanta. mas os distribui e os faz circular numa rede de relaes." (pg 125)

* "J.-B. de La Salle imaginava uma classe onde a distribuio espacial pudesse realizar ao mesmo tempo toda uma srie de distines: segundo o nvel de avano dos alunos, segundo o valor de cada um, segundo seu temperamento melhor ou pior, segundo sua maior ou menor aplicao, segundo sua limpeza, e segundo a fortuna dos pais. Ento, a sala de aula formaria um grande quadro nico, com entradas mltiplas, sob o olhar cuidadosamente "classificador" do professor." (pg. 126) -> busca do professor por um aluno ideal resulta em excluso e controle, como foi discutido em Poltica da Educao

* Organizao de "celas", "lugares", "fileiras" como construo de um ambiente no s funcional, mas ideal (no sentido de garantir obedincia hierrquica e vigilncia). (pg 126)

*Disciplina como forma de transformar multides confusas, inteis ou perigosas em multiplicidades organizadas. Controlar por meio de imposies de ideais -> "quadros vivos" "A constituio de 'quadros' foi um dos grandes problemas da tecnologia cientfica, poltica e econmica do sculo XVIII; arrumar jardins de plantas e animais, e construir ao mesmo tempo classificaes racionais dos seres vivos; observar, controlar, regularizar a circulao das mercadorias e da moeda e estabelecer assim um quadro econmico que possa valer como principio de enriquecimento; inspecionar os homens constatar sua presena e sua ausncia, e constituir um registro geral e ermanente das foras armadas; (...) Trata-se de organizar o multiplo, de se obter um instrumento para poder percorr-lo e domin-lo; trata-se de de lhe impor uma ordem." (pg. 127)

o controle da atividade * Imposio de horrio nas escolas como meio de acostumar os indivduos na rotina industrial. Horrio como forma de conteno, delimitando tempo para evitar o desperdcio do mesmo. "(...) procura-se tambmm garantir a qualidade do tempo empregado: controle ininterrupto, presso dos fiscais. anulao de tudo o que possa perturbar e distrair; trata-se de constituir um tempo integralmente til." (pg 128)

* "O tempo medido e pago deve ser tambm um tempo sem impureza nem defeito, um tempo de boa qualidade, e durante todo o seu transcurso o corpo deve ficar aplicado a seu exerccio. a exatido e a aplicao, so, com a regularidade, as virtudes fundamentais do tempo disciplinar." (pg 129)

*Controle do tempo como gerador de rotina, de aperfeioamento (de domesticao?). "um corpo bem disciplinado forma o contexto de realizao do mnimo gesto.

Uma boa caligrafia, por exemplo, supe uma ginstica - uma rotina cujo rigoroso cdigo abrangeo corpo por inteiro, da ponta do p extremidade do indicador." (pg. 130)

a organizao das gneses * Ideais capitalistas impostos na educao (a exemplo da analogia feita nas pgs. 132-133)

* "Dividir a durao [das disciplinas] em segmentos, sucessivos ou paralelosdos quais cada um deve chegar a um tempo especfico. (...) Enfim, decompor o tempo em sequencias, separadas e ajustadas." (pg. 134)

* Controle minuncioso atravs do nivelamento (sries), como forma de investimento da durao pelo poder. "Estabelecer sries de sries; prescrever a cada um, de acordo com seu nvel, sua antiguidade, seu posto, os exerccios que lhe convm." (pg. 134) "Esse o tempo disciplinar que se impe pouco a pouco prtica pedaggica - especializando o tempo de formao e destacando-o do tempo adulto, do tempo do ofcio aquirido; organizando diversos estgios separados uns dos outros por provas graduadas; determinando programas, que devem desenrolar-se cada um durante uma determinada fase, e que comportam exerccios de dificuldade crescente; qualificando os indivduos de acordo com a maneira como percorreram essas sries." (pg. 135)

* Controle de tempo est intrnseco relao de poder -> controla-se o tempo e garante a sua utilizao.

a composio das foras * Disciplina como forma de gerar seres eficientes. "A disciplina no mais simplesmente uma arte de repartir corpos, de extrair e acumular o tempo deles, mas de compor foras para obter um aparelho eficiente" (pg. 138)

* "O tempo de uns deve se ajustar ao tempo de outros de maneira que se possa extrair a mxima quantidade de foras de cada um e combin-la num resultado timo." (pg. 139)

* "A Escola torna-se um aparelho de aprender onde cada aluno, cada nvel e cada momento, se ento combinados como deve ser, so permanentemente utilizados no processo geral de ensino." (pg. 140) A exemplo: - aluno mais velho e eficiente fiscaliza o aluno mais novo -" novo -" " " " ensina ao aluno mais novo " " " controla o trabalho do aluno mais

Desta forma, todos os alunos estavam ocupados, fazendo til o seu tempo, seja ensinando ou aprendendo.

* Toda atividade proposta tem que ser breve e clara o suficiente para que haja entendimento, no necessariamente precisando ser bem explicado, fazendo com que o indivduo aprenda a responder a sinais, para que seja possivel que o mesmo compreenda a compreender at os sinais verbais. "Colocar os corpos num pequeno mundo de sinais a cada um dos quais est ligada a uma resposta obrigatria e uma s: tcnica do treinamento que
exclui despoticamente em tudo a menor representao, e o menor murmrio; o soldado disciplinado comea a obedecer ao que quer que lhe seja ordenado; sua obedincia pronta e cega; a aparncia de indocilidade, o menor atraso seria um crime. 55

O treinamento das escolares (sic) deve ser feito da mesma maneira; poucas palavras, nenhuma explicao no mximo um silncio que s seria iterrompido por sinais - sinos, palmas, gestos, simples olhar do mestre... (...) O aluno dever aprender o cdigo dos sinais e atender automaticamente cada um deles." (pg. 140)

* Poltica como fenmeno diretamente geradodas guerras (pg. 142) (relevante?)

CAPTULO II - OS RECURSOS PARA O BOM ADESTRAMENTO

* Disciplina (fbrica de indivduos) como forma de adestramento -> adestramento como forma de apropriao. "O poder de disciplinar com efeito um poder que, em vez de se apropriar e retirar, tem como funo maior 'adestrar'; ou sem dvida adestrar para retirar e se apropriar ainda mais e melhor." (pg. 143) * Transformar indivduos em objetos e instrumentos de exerccio do meio (pg. 143)

* Vigilncia como forma de encarceramento, de "castramento" (a exemplo da analogia do acampamento feita na pg. 144)

* Escola-edificio (microscpio do comportamento) como operador de tal adestramento "Adestrar corpos vigorosos, imperativo de sade; obter oficiais competentes, imperativo de qualificao; formar militares obedientes. imperativo poltico; prevenir a devassido e a homossexualidade, imperativo de moralidade." (pg. 145) -> encorajamento ao comportamento e aotrabalho (pg. 146)

* Quanto maior for o nmero de indivduos a ser monitorado, maior ser a necessidade de o fazer e de maneira mais eficaz. "O desenvolvimento das escolas paroquiais, o aumento de seu nmero de alunos, a inexistncia de mtodos que permitissem regulamentar simultaneamente a atividade de toda uma turma, a desordem e a confuso que da provinham tornavam necessria a organizao dos controles. Para ajudar o mestre, Batencour escolhe entre os melhores alunos toda uma srie de oficiais, intendentes, observadores, monitores, repetidores, recitadores de oraes, oficiais de escrita, recebedores de tinta, capeles e visitadores.

Os papis assim definidos so de duas ordens: uns correspondem a tarefas materiais (distribuir a tinta e o papel, dar as sobras aos pobres, ler textos espirituais nos dias de festa, etc); outros so da ordem da fiscalizao" (pg. 147) -> insero do monitor no papel pedaggico

* Graas vigilncia hierarquizada, o poder da disciplina torna-se um sistema integrado. "O poder na vigilncia hierarquizada das disciplinas no se detm como uma coisa, no se transfere como uma propriedade; funciona como uma mquina. E se verdade que sua organizao piramidal lhe d um chefe, o aparelho inteiro que produz poder e distribui os indivduos nesse campo permanente e contnuo. O que permite ao poder disciplinar ser absolutamente indiscreto, pois est em toda parte e sempre alerta, pois em princpio no deixa nenhuma parte s escuras e controla continuamente os mesmos que esto encarregados de controlar; e absolutamente discreto, pois funciona permanentemente e em grande parte em silncio. A disciplina faz funcionar um poder relacional que se auto-sustenta por seus prprios mecanismos e substitui o brilho das manifestaes pelo jogo ininterrupto dos olhares calculados." (pg. 148)

a sano normalizadora * Sistema disciplinar como mecanismo penal "Na oficina, na escola, no exrcito funciona como repressora toda uma micropenalidade do tempo (atrasos, ausncias, interrupes das tarefas), da atividade (desateno, negligncia, falta de zelo), da maneira de ser (grosseria, desobedincia), dos discursos (tagarelice, insolncia), do corpo (atitudes incorretas, gestos no conformes, sujeira), da sexualidade (imodstia, indecncia). Ao mesmo tempo utilizada, a ttulo de punio, toda uma srie de processos sutis, que vo do castigo fsico leve a privaes ligeiras e a pequenas humilhaes. Trata-se ao mesmo tempo de tornar penalizveis as fraes mais tnues da conduta, e de dar uma funo punitiva aos elementos aparentemente indiferentes do aparelho disciplinar: levando ao extremo, que tudo possa servir para punir a mnima coisa; que cada indivduo se encontre preso numa universalidade punvel-punidora." (pg. 149)

* Punio como forma de reduzir desvios, forma de correo. "Ao lado das punies copiadas ao modelo judicirio (multas, aoite, masmorra), os sistemas disciplinares privilegiam as punies que so da ordem do exerccio aprendizado intensificado, multiplicado, muitas vezes repetido." (pg. 150)

* Hieraquizao de qualidades/aptides como meio de punio/gratificao "Este mecanismo de dois elementos permite um certo nmero de operaes caractersticas da penalidade disciplinar. Em primeiro lugar, a qualificao dos comportamentos e dos desempenhos a partir de dois valores opostos do bem e do mal; em vez da simples separao do proibido, como feito pela justia penal, temos uma distribuio entre plo positivo e plo negativo; todo o comportamento cai no campo das boas e das ms notas, dos bons e dos maus pontos. possvel, alm disso, estabelecer uma quantificao e uma economia traduzida em nmeros." (pg. 151)

* Punio no exatamente como forma de represso (contradio do texto? talvez no, porque ele afirma que tal mtodo deve se extinguir, mas...), mas como meio de analisar: - relacionamento dos atos - espao de diferenciao encontrado na pg. 152) - comportamento - desempenhos

- principios e regras a se seguir (como

o exame * Exame como controle normatizante, uma vigilncia que permite qualificar, classificar e punir. "Estabelece sobre os indivduos uma visibilidade atravs da qual eles so diferenciados e sancionados. por isso que, em todos os dispositivos de disciplina, o exame altamente ritualizado." (pg. 154)

*(...) a escola torna-se uma espcie de aparelho de exame ininterrupto que acompanha em todo o sem comprimento a operao do ensino.", gerando uma comparao constante entre os indivduos, permitindo medir e sancionar. (pg. 155)

* Sobre avaliaes: "O exame no se contenta em sancionar um aprendizado; um de seus fatores permanentes: sustenta-o segundo um ritual de poder constantemente renovado. O exame permite ao mestre, ao mesmo tempo em que transmite seu saber, levantar um campo de conhecimentos sobre seus alunos. Enquanto que a prova com que terminava um aprendizado na tradio corporativa validava uma aptido adquirida a obra-prima"autentificava uma transmisso de saber j feita o exame na escola uma verdadeira e constante troca de saberes: garante a passagem dos conhecimentos do mestre ao aluno, mas retira do aluno um saber destinado e reservado ao mestre." (pg. 155)

* "O exame supe um mecanismo que liga um certo tipo de formao de saber a uma certa forma de exerccio do poder": - "(...) O poder disciplinar, ao contrrio, se exerce tornando-se invisvel: em compensao impe aos que submete um princpio de visibilidade obrigatria. Na disciplina, so os sditos que tm que ser vistos. Sua iluminao assegura a garra do poder que se exerce sobre eles. o fato de ser visto sem cessar, de sempre poder ser visto, que mantm sujeito o indivduo disciplinar. E o exame a tcnica pela qual o poder, em vez de emitir os sinais de seu poderio, em vez de impor sua marca a seus sditos, capta-os num mecanismo de objetivao." (pg. 156) - "O exame faz tambm a individualidade entrar num campo documentrio: Seu resultado um arquivo inteiro com detalhes e mincias que se constitui ao nvel dos corpos e dos dias. O exame que coloca os indivduos num campo de vigilncia situa-os igualmente numa rede de anotaes escritas; compromete-os em toda uma quantidade de documentos que os captam e os fixam. Os procedimentos de exame so acompanhados imediatamente de um sistema de registro intenso e de acumulao documentria." (pg. 157) - "O exame, cercado de todas as suas tcnicas documentrias, faz de cada indivduo um caso : um caso que ao mesmo tempo constitui um objeto para o conhecimento e uma tomada para o poder. O caso no mais, como na casustica ou na jurisprudncia, um conjunto de circunstncias que qualificam um ato e podem modificar a aplicao de uma regra, o indivduo tal como pode ser descrito, mensurado, medido, comparado a outros e isso em sua prpria individualidade; e tambm o indivduo que tem que ser treinado ou retreinado, tem que ser classificado, normalizado, excludo, etc."

(pg. 159) - "Finalmente, o exame est no centro dos processos que constituem o indivduo como efeito e objeto de poder, como efeito e objeto de saber. ele que, combinando vigilncia hierrquica e sano normalizadora, realiza as grandes funes disciplinares de repartio e classificao, de extrao mxima das foras e do tempo, de acumulao gentica contnua, de composio tima das aptides." (pg. 160)

* "As disciplinas marcam o momento em que se efetua o que se poderia chamar a troca do eixo poltico da individualizao. Nas sociedades de que o regime feudal apenas um exemplo, pode-se dizer que a individualizao mxima do lado em que a soberania exercida e nas regies superiores do poder. Quanto mais o homem detentor de poder ou de privilgio, tanto mais marcado como indivduo, por rituais, discursos, ou representaes plsticas." (pg. 160) ______________________________ sntese/consideraes finais: Currculo disciplinar (diferente do proposto por Tadeu da Silva - seria o currculo gerado por base nos interesses e ideais polticos) como limitador do indivduo, atravs de proibies, obrigaes, imposies, reprodues mecnicas, que priva os alunos de explorar o conhecimento de forma mais ampla, abrangente, impossibilitando-os de desenvolver suas habilidades como integrantes critico-reflexivo da sociedade, em resposta aos ideais pr-estabelecidos impostos pelos detentores do poder.

You might also like