You are on page 1of 5

MpMagEst Consumidor Bruno Giancoli Data: 15/04/2013 Aula 05 RESUMO SUMRIO 1.

Responsabilidade pelo vcio

1. RESPOSABILIDADE PELO VCIO 1.1. Base jurdica Art. 18, 19 e 20 do CDC Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo durveis ou no durveis respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitria, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituio das partes viciadas. 1 No sendo o vcio sanado no prazo mximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - a substituio do produto por outro da mesma espcie, em perfeitas condies de uso; II - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preo. 2 Podero as partes convencionar a reduo ou ampliao do prazo previsto no pargrafo anterior, no podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adeso, a clusula de prazo dever ser convencionada em separado, por meio de manifestao expressa do consumidor. 3 O consumidor poder fazer uso imediato das alternativas do 1 deste artigo sempre que, em razo da extenso do vcio, a substituio das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou caractersticas do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial. 4 Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do 1 deste artigo, e no sendo possvel a substituio do bem, poder haver substituio por outro de espcie, marca ou modelo diversos, mediante complementao ou restituio de eventual diferena de preo, sem prejuzo do disposto nos incisos II e III do 1 deste artigo. 5 No caso de fornecimento de produtos in natura, ser responsvel perante o consumidor o fornecedor imediato, exceto quando identificado claramente seu produtor.

MpMasEst 2013 Anotador(a): Carlos Eduardo de Oliveira Rocha Complexo Educacional Damsio de Jesus

6 So imprprios ao uso e consumo: I - os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos; II - os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos vida ou sade, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricao, distribuio ou apresentao; III - os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam. 1.2. Vcio - se caracteriza como causa, se traduz como uma falha de adequao do produto ou do servio. a ideia de qualidade e quantidade. Esta falha inevitavelmente gera como consequncia uma frustrao de consumo, em especfico como uma quebra de expectativa. ATENO: o vcio sempre ser caracterizado de forma objetiva levando em considerao suas caractersticas constantes na oferta e exigidas pelos rgos reguladores (ex.: IMETRO, ANVISA, etc.) Quando o CDC trata dos vcios, ele cria alguns instrumentos de tutela, quais sejam: (i) (ii) Obrigao de indenizar (dano moral ou material direito bsico do consumidor); Direito de reclamao (s os vcios possuem). Os artigos 18, 19 e 20, tratam do direito de reclamao, que um instrumento de tutela em que o consumidor pode diante da existncia de um vcio, pode pleitear o cumprimento de uma obrigao especfica de forma coercitiva ou na sua impossibilidade, o cumprimento de obrigaes equivalentes. A ideia forar o fornecedor a cumprir com a obrigao.

1.2.1. Objetivos do direito de reclamao: (i) Objetivo primrio cumprir a obrigao especfica; (ii) Objetivo secundrio exigir a obrigao equivalente. Obs.: tocar o produto no obrigao especfica, mas equivalente. ATENO: O CDC estabelece um procedimento obrigatrio para que o direito de reclamao seja exercido. As etapas devero ser observadas pois as normas do CDC so de ordem pblica. 1.2.2. Procedimento do direito de reclamao: (i) Fase de exerccio o CDC estabelece uma obrigao solidria entre todos os fornecedores envolvidos na cadeia econmica. O consumidor tem legitimidade para exercitar esse direito em face de todos os envolvidos (comerciante, fabricante, importador etc). Prazo para exercer o direito de reclamao (art. 26 regra geral fixa a garantia legal). norma de ordem pblica. Para os produtos e servios durveis de 90 dias e para os produtos e servios no durveis de 30 dias. Art. 26. O direito de reclamar pelos vcios aparentes ou de fcil constatao caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de servio e de produtos no durveis;

2 de 5

II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de servio e de produtos durveis. 1 Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do trmino da execuo dos servios. 2 Obstam a decadncia: I - a reclamao comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e servios at a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequvoca; III - a instaurao de inqurito civil, at seu encerramento. 3 Tratando-se de vcio oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito. H tambm a garantia contratual (facultativa e interfere no prazo para o exerccio do direito de reclamao). Durante a vigncia da garantia contratual, a garantia legal no corre, ou seja, trata-se de uma hiptese de impedimento do prazo decadencial do direito de reclamao. A garantia contratual no tem prazos definidos no CDC, os quais dependem da politica comercial do fornecedor. Alm disso, importante observar que a garantia contratual, pode ser aplicada a determinadas peas e componentes ou aspectos especficos do produto ou do servio, desde que o consumidor seja informado a esse respeito. A contagem do prazo leva em considerao a natureza do vcio: a) Vcios aparentes (ou de fcil constatao) aquele que constatado em razo do primeiro uso ou primeiro contato do consumidor do o bem ou com o servio. A contagem do prazo realizada a partir da entrega do produto ou da disponibilizao do servio. b) Vcios ocultos de acordo com o CDC os vcios ocultos so contados a partir da constatao pelo consumidor a partir do momento em que o vcio se evidencia. De acordo com a doutrina e a jurisprudncia, o vcio oculto poder ser alegado apenas durante a vida til do bem. A vida til nada mais do que o lapso temporal em que o produto ou o servio deve apresentar de maneira adequada todas as suas funcionalidades. O prazo da vida til resulta de informaes constantes na oferta e especificadas pelo prprio fabricante, alm das regras e normas dos rgos reguladores. (ii) Fase de saneamento o CDC impe ao consumidor um dever ao constatar que o bem de consumo adquirido est viciado. De acordo com o cdigo, o consumidor obrigado a encaminhar o produto aos fornecedores responsveis para que possam corrigi-lo. O fornecedor tem um prazo para sanar o vcio, como regra de 30 dias. possvel por termo contratual especfico alterar esse prazo; reduzir para 07 dias ou ampliao para 180 dias. Durante o prazo de saneamento, o prazo da garantia legal fica suspenso. O CDC estabelece algumas hipteses em que o fornecedor no tem a possibilidade de sanar o vcio, so elas: a) produto essencial; b) vcio que comprometa a segurana do produto ou do componente;

3 de 5

c) vcio que comprometa sensivelmente o valor econmico do bem; d) os artigos 19 e 20 do CDC no estabelecem prazo de saneamento. Nesses casos, a doutrina divergente pois alguns defendem que possvel a aplicao analgica do artigo 18 que representa a regra geral. Art. 19. Os fornecedores respondem solidariamente pelos vcios de quantidade do produto sempre que, respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, seu contedo lquido for inferior s indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - o abatimento proporcional do preo; II - complementao do peso ou medida; III - a substituio do produto por outro da mesma espcie, marca ou modelo, sem os aludidos vcios; IV - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos. 1 Aplica-se a este artigo o disposto no 4 do artigo anterior. 2 O fornecedor imediato ser responsvel quando fizer a pesagem ou a medio e o instrumento utilizado no estiver aferido segundo os padres oficiais. Art. 20. O fornecedor de servios responde pelos vcios de qualidade que os tornem imprprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicaes constantes da oferta ou mensagem publicitria, podendo o consumidor exigir, alternativamente e sua escolha: I - a reexecuo dos servios, sem custo adicional e quando cabvel; II - a restituio imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuzo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preo. 1 A reexecuo dos servios poder ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor. 2 So imprprios os servios que se mostrem inadequados para os fins que razoavelmente deles se esperam, bem como aqueles que no atendam as normas regulamentares de prestabilidade. (iii) Fase de satisfao (ou concluso) a soluo natural o saneamento do vcio que representa o cumprimento da obrigao especfica. Se o vcio no for sanado ou houver recusa do fornecedor. Caso o vcio no seja sanado ou o fornecedor no cumpra as regras relativas ao direito de reclamao, o consumidor poder exigir as obrigaes equivalentes fixadas nos artigos 18, 19 e 20 do CDC.

1.2.3. Obrigaes equivalentes: (i) Substituio do produto por outro equivalente.

4 de 5

Obs.: a substituio prevista no CDC no se confunde com a politica comercial de troca com alguns estabelecimentos, a qual representa uma opo do fornecedor. (ii) Abatimento proporcional do preo; (iii) Restituio da quantia paga mais perdas e danos; (iv) Reexecuo do servio (peculiar aos vcio de sercio).

5 de 5

You might also like