You are on page 1of 3

MpMagEst Legislao Penal Especial Luiz Vaggione Data: 06/06/2013 Aula 07 RESUMO SUMRIO 1. Crime Organizado (Lei 9.

034/95)

1. CRIME ORGANIZADO (LEI 9.034/95) 1.1. O objetivo desta lei disponibilizar meios operacionais para a busca da prova, a respeito de ilcitos decorrentes de aes praticadas por quadrilhas ou bandos organizaes criminosas ou associaes de qualquer natureza. 1.2. O art. 2 da lei 2.880/56 (represso a aes genocidas), bem como art. 288 do CP conceitua aquadrilha ou bando. 1.3. Crime organizado para fins de trfico de drogas art. 35 da lei 11.343/06 Obs.: conveno de Palermo, promulgada pelo decreto 5.015/04, conceitua organizao criminosa como grupo estruturado composto por trs ou mais pessoas, organizado ha algum tempo com o fim de cometer infraes graves com benefcio econmico ou moral. Obs.: lei 12.694/12, no art. 2 tambm define organizao criminosa a associao de trs ou mais pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela diviso de tarefas ainda que informalmente com o objetivo de obter direta ou indiretamente vantagem de qualquer natureza, mediante a prtica de crimes cuja pena mxima seja igual ou superior a 04 anos, ou tenha o crime carter transnacional. 1.4. Meios operacionais para busca da prova (art. 2 da lei 9.034/95): Art. 2 Em qualquer fase de persecuo criminal so permitidos, sem prejuzo dos j previstos em lei, os seguintes procedimentos de investigao e formao de provas: I - (Vetado). II - a ao controlada, que consiste em retardar a interdio policial do que se supe ao praticada por organizaes criminosas ou a ela vinculado, desde que mantida sob observao e acompanhamento para que a medida legal se concretize no momento mais eficaz do ponto de vista da formao de provas e fornecimento de informaes; III - o acesso a dados, documentos e informaes fiscais, bancrias, financeiras e eleitorais. IV a captao e a interceptao ambiental de sinais eletromagnticos, ticos ou acsticos, e o seu registro e anlise, mediante circunstanciada autorizao judicial; V infiltrao por agentes de polcia ou de inteligncia, em tarefas de investigao, constituda pelos rgos especializados pertinentes, mediante circunstanciada autorizao judicial.
MpMasEst 2013 Anotador(a): Carlos Eduardo de Oliveira Rocha Complexo Educacional Damsio de Jesus

Pargrafo nico. A autorizao judicial ser estritamente sigilosa e permanecer nesta condio enquanto perdurar a infiltrao. (i) Ao controlada: o retardamento de interdio policial, especialmente da priso em flagrante, com o intuito de coleta de prova. Diversamente do que ocorre por exemplo na lei de lavagem de capitais (9.613/98 art. 4-B) ou no art. 53, II da Lei antidrogas, a ao controlada no exige prvia autorizao judicial. diferente o flagrante esperado, haja vista que ocorrido a situao de flagrncia a autoridade policial deve agir imediatamente e obrigatoriamente. Obs.: flagrante preparado d origem a crime impossvel por provocao da autoridade e tambm no guarda referencia ao controlada. (ii) Acesso aos dados e informaes fiscais, eleitorais, financeiras e bancrias; Obs.: Lei complementar 105/01 que regulamentou o acesso as informaes financeiras e bancrias. Obs.: o MP pode requisitar diretamente essas informaes? Sim, nas hipteses que estiver apurando crime praticado contra o errio. Obs.: a figura do juiz que coletava diretamente a prova, prevista no art. 3, foi declarada inconstitucional quando do julgamento da ADI 1.570/04, sob o fundamento de violao do princpio da imparcialidade do juiz. A ADI refere-se exclusivamente as informaes fiscais e eleitorais porque a LC 105/01, j havia derrogado o art. 3 da lei do crime organizado quando regulamentou o acesso s informaes financeiras e bancrias. (iii) Captao e interceptao ambiental: tanto para captar quanto para interceptar em ambientes privados preciso autorizao judicial. Obs.: a interceptao realizada por terceira pessoa. (iv) Infiltrao de agentes policiais ou de inteligncia: a lei disciplina to somente quem pode ser o agente infiltrado e que esse meio de prova deve ser autorizado pelo juiz, alm de dizer o bvio quanto ao sigilo. A lei no fala, mas o juiz deve suprir as seguintes lacunas: deve fixar um prazo e para isso pode adotar por analogia o prazo da interceptao telefnica que admite inclusive prorrogaes. O juiz deve avaliar a necessidade de continuidade da infiltrao. Quanto s infraes cometidas pelo agente infiltrado, aplica-se a excludente de ilicitude do estrito cumprimento do dever legal, ou em algumas situaes da coao moral irresistvel. preciso aplicar o princpio da razoabilidade quando da aplicao das mencionadas excludentes pois, nada justifica a morte de algum para o fim de coleta de uma prova. 1.5. Identificao criminal obrigatria (art. 5) Art. 5 A identificao criminal de pessoas envolvidas com a ao praticada por organizaes criminosas ser realizada independentemente da identificao civil. Tal dispositivo foi revogado pelo art. 3 da Lei 12.037/09 que tratou integralmente da exceo prevista no art. 58, LVIII da CF. 1.6. Delao premiada (art. 6): reduo de 1/3 a 2/3 quando: Art. 6 Nos crimes praticados em organizao criminosa, a pena ser reduzida de um a dois teros, quando a colaborao

2 de 3

espontnea do agente levar ao esclarecimento de infraes penais e sua autoria.

(i) Crimes praticados por organizaes criminosas; (ii) Quanto espontneas e eficazes

1.7. Proibio da liberdade provisria com ou sem fiana (Art. 7) inconstitucional pois no se pode proibir a concesso de um benefcio baseando-se apenas na gravidade abstrata do crime Art. 7 No ser concedida liberdade provisria, com ou sem fiana, aos agentes que tenham tido intensa e efetiva participao na organizao criminosa. 1.8. Trmino da instruo (art. 8): ru preso: at 81 dias; para ru solto 120 dias Art. 8 O prazo para encerramento da instruo criminal, nos processos por crime de que trata esta Lei, ser de 81 (oitenta e um) dias, quando o ru estiver preso, e de 120 (cento e vinte) dias, quando solto. 1.9. Apelao em liberdade proibio (art. 9): s e possvel decretar ou manter uma priso cautelar desde que estejam presentes os requisitos da preventiva, ainda que na sentena condenatria recorrvel. Art. 9 O ru no poder apelar em liberdade, nos crimes previstos nesta lei. Obs.: smula 347 do STJ a priso do ru no condiciona o conhecimento da apelao por ele interposta. 1.10. Regime inicial fechado (art. 10): artigo inconstitucional, tendo em vista o decidido no HC 111.840 do STF. Art. 10 Os condenados por crime decorrentes de organizao criminosa iniciaro o cumprimento da pena em regime fechado.

3 de 3

You might also like