You are on page 1of 12

As nossas receitas secretas!

EB1 de Jardim 2008/2009

Índice – Bolos

Torta de chocolate ………………………………………………. Pág. 2 Bolo de chocolate …………………………………………………. Pág. 3 Bolo de requeijão …………………………………………………. Pág. 4 Bolo duque ……………………………………………….……………. Pág. 5 Bolo de aniversário ………………..…….………………………Pág. 6 Tarte de flan com maçã………………….…………………. Pág. 7 Bolo de coca-cola …………………………..………………….. Pág. 8 Bolo de bolacha ………..…………………………………………. Pág. 9 Bolo de cenoura .………………………………………………….. Pág. 10

2

TORTA DE CHOCOLATE
6 ovos 200 gramas de açúcar 180 gramas de farinha Bater muito bem os ovos com o açúcar, de seguida envolver a farinha e levar ao forno em forma untada com papel vegetal.

CREME 100 gramas de chocolate em pó 1 chávena de leite Açúcar a gosto 1 colher rasa de sopa de farinha maizena Envolver tudo e levar ao lume até ficar cremoso e deixe arrefecer.

Depois de cozido o bolo, vira-se sobre um pano polvilhado de açúcar, barra-se com o creme e enrola-se.

3

BOLO DE CHOCOLATE 4 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 2 chávenas de chá de farinha de trigo 1 chávena de chá de leite quente 4 colheres de sopa de chocolate em pó 1 colher de sopa de fermento em pó Ingredientes para a cobertura: 1 pacote de natas 1 tablete de chocolate de culinária 50 gramas de farinha 1 colher de sopa de farinha maizena Preparação da massa
Bata as claras em castelo e reserve. Depois bata as gemas durante 2 minutos e adicione-lhe o açúcar aos poucos, mas sempre sem parar de bater. Quando obtiver um creme fofo, junte a farinha aos poucos, alternando com o leite quente batendo sempre o preparado. De seguida, acrescente o chocolate em pó e o fermento e bata tudo muito bem. Por ultimo, misture as claras em castelo delicadamente, com uma colher, coloque a massa numa forma quadrada, previamente untada com margarina e leve ao forno até cozer.

Preparação da cobertura Junte os ingredientes todos num tacho e leve ao lume até se dissolver tudo. Quando o bolo estiver frio barra-se com o creme e vai ao frigorífico.

4

BOLO DE REQUEIJÃO

6 ovos 500 gramas de açúcar 150 gramas de farinha 150 gramas de margarina 500 gramas de requeijão 1 colher de chá de canela 1 colher de chá de fermento Royal Raspa de limão

Batem-se bem as gemas com o açúcar, junta-se-lhes a margarina amolecida e o requeijão. De seguida adiciona-se a farinha misturada com o fermento, a canela e a raspa de limão. Por fim, envolve-se as claras em castelo no preparado anterior. Levar ao forno em forma untada e polvilhada de farinha.

5

BOLO DUQUE

9 gemas 4 claras 500 gramas de açúcar 250 gramas de puré de batata doce cozida 250 gramas de miolo de amêndoa 2 colheres de sopa de farinha 55 gramas de manteiga

Mexe-se o açúcar com a batata-doce, junta-se-lhe a manteiga e o miolo de amêndoa e bate-se bem. Adiciona-se à massa as gemas e as claras. Por fim junta-se-lhe a farinha. Vai ao forno em forma untada e forrada.

6

BOLO DE ANIVERSÁRIO
1oo g de fécula de batata 100 g de farinha de trigo 250 g de açúcar 6 ovos 1 colher (de chá) de fermento Batem-se as gemas com o açúcar e envolvem-se as claras em castelo e as farinhas (envolvidas juntas) com o fermento. Nota: também fica bem usar apenas 125 g de farinha de trigo e prescindir da fécula; neste caso, costumo juntar um pouco de raspa de limão. Recheio (creme de pasteleiro): 75 g de açúcar 30 g de farinha de trigo (1 colher bem cheia) 1 ovo inteiro + 1 gema 2,5 dl de leite 1 casquinha de limão 1 pau de canela
Ferve-se o leite com a casca do limão e o pau de canela e reserva-se; mistura-se muito bem a farinha com o açúcar, junta-se-lhe os ovos e mexe-se bem; acrescenta-se então o leite fervido, passado pelo passador, devagarinho, mexendo sempre. Leva-se então o preparado ao lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau e raspando o fundo para não pegar, até levantar fervura. Retira-se e usa-se. Nota: Costumo regar ambas as metades do bolo com leite bem quente com ou sem açúcar, antes de rechear com o creme para o bolo ficar mais húmido.

Cobertura: Creme branco 200 g de açúcar em pó 1 clara em castelo Sumo de laranja ou limão q. b. Envolver tudo até obter um creme adequado (que corre, mas que é grosso
Nota: também fica bem barrar apenas com chantilly e cobrir com coco colorido (dentro de um frasco de vidro juntar coco, umas gotas de água e uma pitada de corante alimentar e agitar freneticamente o frasco; o coco fica muito bonito)

7

TARTE DE FLAN COM MAÇÃ

Ingredientes:
Uma base de tarte massa quebrada 3 maçãs golden 3 colheres de sopa de farinha 4 colheres de sopa de açúcar 200 a 250 ml de leite

Modo de Preparação:
Coloque a base da tarte numa forma e disponha as maçãs previamente cortadas aos gomos. Polvilhe com açúcar (1 colher sobremesa). Leve ao forno a 180ºC durante 5 min. Bata os ovos e o restante açúcar até formar um creme. Adicione a farinha e o leite. Deite o preparado na forma por cima da maça. Deixe cozer até o Flan ficar colorido (acastanhado)

Sugestão: Sirva com gelado de baunilha.

BOLO DE COCA-COLA
8

Ingredientes:
2 colheres de sopa de canela, 3 chávenas de fermento, 2 chávenas de açúcar, 1 chávena de coca-cola, 5 ovos, 1 colher de manteiga, 1 colher de chá de fermento

Modo de Preparação:
Batem-se os ovos com o açúcar e a manteiga. Junta-se a coca-cola e por fim a farinha, o fermento e as claras em castelo. Vai ao forno em forma untada.

BOLO DE BOLACHA
9

2 embalagens de bolacha-maria 4 gemas de ovo 2 claras 125 g manteiga 125 g açúcar 1 caneca café muito forte coco ralado bolacha-maria ralada Bater as gemas, o açúcar e a manteiga muito bem, até a mistura ficar cremosa. Bater as claras e juntar (podem não se deitar tudo, apenas o suficiente para ficar o creme cremoso). Fazer café forte e passar as bolachas, uma a uma pelo café, não muito quente. Coloca-se uma primeira fiada de bolachas num prato, como por exemplo em forma de flor, e depois barra-se com o creme. Depois volta-se a colocar outra fiada de bolachas embebidas em café e depois o creme, e assim sucessivamente. Por fim barra-se o bolo por fora e polvilha-se com bolacha ralada e coco ralado (facultativo).

BOLO DE CENOURA
8 ovos
10

8 cenouras 4 copos de açúcar 3 copos de farinha 1 copo de óleo Bater as claras em castelo. Cozer a cenoura, reduzi-la a puré, escorrer bem e deixar arrefecer. Bater todos os ingredientes juntos. Adicionar por fim as claras em castelo. Vai no tabuleiro ao forno untado com manteiga. Parte-se o bolo aos quadrados.

11

Colaboradores: Pais dos Alunos Professoras da Escola Auxiliar de Acção Educativa

Compilação: Junho 2009 EB1 de Jardim

12