You are on page 1of 20

2, 3 e 4 de Julho de 2009 ISSN 1984-9354

GESTO DE RISCOS NA OPERAO DE PLATAFORMAS DE PETRLEO


Mauricio de Paula Oliveira UFF Eduardo Qualharini UFRJ

Resumo Com o afundamento da plataforma de petrleo P-36 da Petrobras, foi constatado pela alta administrao dessa empresa que a Gesto de Riscos deveria sofrer uma reavaliao e nova restruturao e, passar a ser parte integrante dos processos de Gesto, acompanhando todo o ciclo de vida da Unidade Martima de Produo, comeando pela concepo em suas bases de projeto, pela operao at o seu descomissionamento. Devido s obras realizadas a bordo nessas unidades durante a fase de operao, a Gesto de Mudana um fator essencial ao sucesso da Gesto de Riscos, por isso, esse trabalho mostrar as metodologias aplicadas no processo de Anlise de Riscos. Palavras-chaves: Gesto de Riscos, Riscos, Plataforma de Petrleo.

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

1. A SITUAO PROBLEMA VINCULADA PESQUISA


Com o advento do acidente da plataforma P-36 e seu afundamento, foi necessrio estabelecer um maior controle nos riscos ainda na fase de projeto. Durante a operao das Unidades Martimas de Produo necessria a continuidade do gerenciamento dos riscos advindos das alteraes e adaptaes do projeto original, com o intuito de prevenir acidentes. As alteraes propostas durante a construo e montagem de uma plataforma, como tambm as mudanas ocorridas durante a fase de operao devem ser tratadas em Gerenciamento de Mudanas a fim de identificar as alteraes nos riscos da unidade de produo, visto que vrios acidentes ocorridos no passado foram oriundos de uma m administrao na documentao de projeto, ou seja, os servios so planejados e liberados com base em documentos ultrapassados levando o trabalhador ao erro. Quando da construo e uma plataforma de petrleo os projetos precisam ser avaliados tanto nas condies de operao quanto na viso de segurana e seus recursos de contingncia. Aps o incio da operao da unidade martima, toda e qualquer alterao de seu projeto original deve ser avaliada quanto ao nvel de risco e sua confiabilidade.

1.1.

OBJETIVOS DA PESQUISA

1.1.1. OBJETIVO GERAL


Apresentar os diversos estudos de Anlise de Riscos aplicados a uma plataforma de petrleo.

1.1.2. OBJETIVOS ESPECFICOS


Identificar os estudos de anlise de riscos e as fases do ciclo de vida da Unidade de Produo onde so aplicados e; Analisar os resultados dos estudos de conseqncia.

1.1.3. AS QUESTES DA PESQUISA

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

Para que ao final desse trabalho possam ser respondidas e haja uma viso mais clara do tema pesquisado, algumas questes foram elaboradas: 1 Questo: Os projetos podem incorporar propostas de alterao aps uma anlise de riscos? 2 Questo: Como feito o levantamento dos perigos de uma plataforma de petrleo durante a sua fase de elaborao e construo? 3 Questo: Como feito o levantamento dos perigos de uma plataforma de petrleo em operao? 4 Questo: Pode haver diferenas nos resultados das anlises de riscos?

2. MTODO
Essa pesquisa de natureza qualitativa, pois o objetivo ser de analisar o desenvolvimento da gesto de riscos em uma plataforma de petrleo. Ela se utilizar de um mtodo descritivo, uma vez que investigar a literatura existente num modelo das prtica propostas por organismos nacionais e internacionais.

3. REVISO DA LITERATURA 3.1. CENRIO DA ATIVIDADE DE EXPLORAO E PRODUO DE PETRLEO 3.1.1. POSIO DO REINO UNIDO
A regulamentao do governo Ingls requer das empresas de petrleo a aprovao de um Safety Case ou demonstrao. Esta abordagem inclui a comprovao de que a Empresa possui um sistema de gerenciamento que assegure o cumprimento com requisitos estatutrios de sade e segurana, evidncias da realizao de auditorias internas do Sistema, identificao de situaes potenciais de perigo consideradas significativas, anlise de riscos com conseqente reduo do risco ao nvel mais baixo possvel (nvel aceitvel). Adicionalmente, um plano de ao de emergncia envolvendo prontido, evacuao e resgate, tambm deve ser um componente desse Sistema.

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

Este processo vem sendo aplicado na regio do Mar do Norte, s Unidades Mveis de Perfurao e demais plataformas de produo de petrleo, com bastante sucesso. A maioria das Unidades Martimas pertencentes s companhias que operam no Reino Unido j foram aprovadas. Estudos, projetos, melhorias em equipamentos e instalaes; bem como

desenvolvimento e manuteno de sistemas de gesto foram implementados pela indstria de petrleo local. Atualmente, os esforos do setor vm sendo dirigidos para reas com maiores oportunidades de melhoria, no s nas instalaes industriais como tambm no desenvolvimento de uma legislao mais adequada. (Curso de Gesto, Bureau Veritas, 2002)

3.1.2. POSIO DOS EUA


O Mineral Management Services (rgo executivo do governo americano), solicitou a todas as companhias de petrleo que implementassem voluntariamente sistemas de gerenciamento de segurana e proteo ambiental, usando a norma API- RP 75 como referncia. Este rgo vem monitorando os resultados das empresas com a implantao desses sistemas, devendo decidir quanto a aplicao mandatria deste padro. A USCG (Guarda Costeira Americana), participou ativamente do desenvolvimento do Cdigo ISM junto aos Comits da IMO, tendo publicado uma resoluo definindo diretrizes para implantao do Cdigo em embarcaes de bandeira americana. A USCG solicitou s entidades de classe (IADC, National Offshore Safety Advisory Committee ) a formao de grupos de trabalho para analisar sua resoluo, visando adequ-las s unidades martimas offshore. Segundo a USCG com a implantao pelas empresas de Sistemas de Gesto de Segurana e Meio Ambiente, dever ser reduzido o escopo e a freqncia de suas intervenes nas unidades martimas.

3.1.3. Posio da IMO (Organizao Martima Internacional)


A IMO adotou um conjunto de emendas em sua principal conveno de Segurana (Conveno SOLAS Safety of Life at Sea) , Tornando mandatria a implementao do Cdigo ISM para determinados tipos de Unidades Martimas. Esta medida afetou

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

particularmente as unidades Mveis de Perfurao, que deveriam se enquadrar segundo os requisitos do Cdigo ISM, at julho de 2002. O fato do Cdigo ISM ter sido considerado como parte da Conveno SOLAS, introduziu uma questo que afeta significativamente as empresas de petrleo. A princpio a Conveno SOLAS aplicvel a embarcaes propelidas envolvidas em viagens internacionais, o que limitaria bastante o universo de unidades offshore para as quais o Cdigo seria mandatrio. Contudo, sob o ponto de vista tcnico o nvel de risco das atividades de explorao e produo , no mnimo, equivalentes s demais atividades martimas. Deste modo, as autoridades martimas responsveis pela aplicao das Convenes Internacionais em suas guas territoriais, devero estender a aplicao deste Cdigo para outras unidades martimas, envolvendo as Unidades Offshore.

3.1.4. POSIO DA INDSTRIA DO PETRLEO


O Frum Internacional das Indstrias de Explorao e Produo (E&P Frum) introduziu uma iniciativa notvel no gerenciamento de segurana, meio ambiente e sade aplicvel indstria do petrleo. Este frum uma associao internacional reunindo Companhias de petrleo do segmento de explorao e produo, tendo como objetivo principal a proteo do homem e do meio ambiente. Esta entidade publicou um docum ento intitulado Guidelines for Health, Safety and Environmental Management Systems, desenvolvido para prover um conjunto objetivo, de requisitos de gesto aplicveis as operadoras e contratistas, que assegurem o cumprimento com polticas de segurana, meio ambiente e sade; e boas prticas de gesto. Companhias operadoras europias esto aderindo a este modelo e passam a cobrar de suas contratadas a implantao de sistemas semelhantes como condio pr-contratual. A Petrobras tem aplicado essa sistemtica contratual atravs da incluso do Anexo de SMS nos contratos com suas prestadoras de servios, o qual objeto de auditoria. (Curso de Gesto, Bureau Veritas, 2002)

3.1.5. POSIO DA ISO (INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION)

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

A Norma ISO 14001 relacionada com a varivel Meio Ambiente foi emitida em 1996 com o objetivo de se tornar um padro internacional para desenvolvimento de Sistemas de Gesto Ambiental aplicveis a todos os segmentos econmicos, em particular, os segmentos industriais. A Petrobras aderiu fortemente a essa gesto, antecipando s demandas de rgos governamentais de meio ambiente e fornecendo insumos para a constante reviso da legislao, pois essa varivel tratada tradicionalmente em conjunto com as variveis de segurana e sade, antes da prpria emisso do conjunto de normas ISO 14000. Atualmente, vem sendo discutido junto aos comits da ISO o tratamento a ser dado para a gesto da segurana e sade. Inicialmente se pensava na edio de um conjunto de normas especfico para a matria. Contudo, esta tendncia vem perdendo fora, sendo substituda por uma alternativa que considera as variveis segurana e sade conjuntamente com a varivel meio ambiente, a partir de uma reviso da norma ISO 14001.

3.1.5.1. REQUISITOS E NORMAS


Analisando os requisitos das diversas normas pode-se notar uma convergncia entre os mesmos temas bsicos, com pequenas diferenas nas nomenclaturas utilizadas. abordado os seguintes temas principais: polticas, auditorias internas, planos de contingncias, anlise de riscos, anlise crtica do sistema, tratamento de no conformidades, etc. Analogamente, os elementos fundamentais para a implantao dos Sistemas de Gesto, independente da norma adotada, so essencialmente os mesmos, como: liderana, definio de uma poltica clara e objetiva, comprometimento da alta administrao e planejamento, dentre outros. Dentro deste contexto, a proliferao de padres para tratamento do mesmo tema, com envolvimento de vrias entidades, poder promover obrigaes legais ou contratuais envolvendo as indstrias do setor, criando elementos complicadores no relacionamento entre Operadores e Contratistas ou empresas de petrleo scias em um mesmo empreendimento. Na implantao dos Sistemas de Gesto na empresa operadora da Unidade Martima e suas colaboradoras podem surgir dificuldades potenciais, onde o seu sistema obrigado a incorporar os requisitos do ISM Code, por imposio do Governo da bandeira ou do Governo

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

responsvel pela locao da operao. Tais entidades governamentais podero, em paralelo, exigir que o sistema cumpra seus requisitos legais especficos. Com a tendncia de empresas parceiras em determinada operao, como j visto na aquisio de novos lotes leiloados pela Agncia Nacional de Petrleo ANP, ser necessria uma equivalncia mnima entre os elementos dos sistemas prprios. Como mais um fator a ser superado, a globalizao de mercados impe s indstrias do setor que operem simultaneamente em diferentes pases, com diferentes parceiros ou clientes e, portanto, sob diferentes condies. Este cenrio ilustra a necessidade crescente de adoo de padres internacionais de Gesto de Segurana, Meio Ambiente e Sade que sejam reconhecidos e aceitos por todas as partes interessadas que formam o setor de explorao e produo de petrleo. No atual momento em que o Brasil atingiu a auto-eficncia na produo de petrleo, a questo da Gesto de Segurana, Meio Ambiente e Sade deve ocupar o um lugar de destaque, e caminhar para a formao de valor.

4. SISTEMAS DE GESTO E APLICAO DE ANLISE DE RISCOS 4.1. CONSIDERAES INICIAIS


A implantao do Sistema de Gesto de Segurana e Sade no Trabalho, de forma que uma estrutura adequada de responsabilidades e aes seja bem definida e haja uma boa anlise das informaes, a empresa poder alcanar o mximo em SST, otimizando seus recursos financeiros, humanos, tecnolgicos e materiais disponveis na empresa. A ausncia de um Sistema de Gesto de Segurana e Sade no Trabalho prejudica no gerenciamento dos riscos, podendo permitir altos ndices de acidentes e doenas do trabalho. A maior prejudicada a fora de trabalho que no est coberta com um sistema de preveno de acidentes e doenas ocupacionais. Os efeitos danosos sade dos trabalhadores podem ser percebidos a curto ou a longo prazo, trazendo a diminuio da capacidade laborativa parcial ou total de maneira temporria ou at permanente. De todo forma a empresa tem um impacto decrescente na produo, um ambiente de trabalho negativo com trabalhadores desmotivados e um comprometimento na qualidade de seus produtos, ameaando a imagem da companhia.

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

4.1.2. NORMA BRITNICA BS 8800


A Norma BS-8800 tem como anexos a Relao com a ISO 9001 (1994, Sistemas de Gesto da Qualidade), a Organizao, o Planejamento e Implementao, a Avaliao de Riscos, a Mensurao do Desempenho e Auditoria que mostram, conforme dito anteriormente, como fazer. Anexo D - Avaliao de Riscos: No anexo D explicado os princpios e prticas da avaliao de riscos de SST, e as razes da sua necessidade. As organizaes devem adaptar a abordagem descrita neste anexo para atender suas prprias necessidades, levando em considerao a natureza de seus trabalhos e a gravidade e complexidade de seus riscos. O processo de avaliao de riscos segue os passos apresentados na figura 3.

Figura 3: Processo de avaliao de riscos.

Classificar as atividades de trabalho

Identificar os Perigos

Determinar os riscos

Decidir se os riscos so tolerveis

Preparar plano de ao para o controle dos riscos (se necessrio)

Revisar a adequacidade do plano de ao

Fonte: BS 8800: 1996

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

A avaliao de riscos envolve trs passos bsicos: identificar perigos; estimar o risco de cada perigo (a probabilidade e a gravidade do dano) e decidir se o risco tolervel. A inteno da avaliao de riscos SST fazer com que os riscos sejam controlados, antes que possa ocorrer o dano, sendo um fundamento-chave para a gesto pr-ativa da SST. Uma avaliao de riscos baseada em uma abordagem participativa d a oportunidade para a administrao e para os trabalhadores estarem de acordo que: os procedimentos de SST de uma organizao so baseados em percepes compartilhadas de perigos e riscos, so necessrios e viveis e tero sucesso na preveno de acidentes.

4.1.3. CDIGO ISM (INTERNATIONAL SAFETY MANAGEMENT)


O cdigo constitui o captulo IX do SOLAS - "Management for the Safe Operation of Ships", e ser mandatrio para as empresas registradas sob bandeiras de pases signatrios conforme abaixo: Navios de passageiros, petroleiros, qumicos, gaseiros, graneleiros e embarcaes classificadas como de "alta velocidade", a partir de 01 de julho de 1998; e Outros navios de carga e unidades mveis de perfurao, a partir de 01 de julho de 2002.

A razo para documentar a responsabilidade e autoridade do pessoal assegurar que aqueles envolvidos com a Segurana e Proteo do Meio Ambiente saibam o que esperado deles para que o Sistema efetivamente funcione. Rotinas de treinamento devem ser realizadas de acordo com os procedimentos e requerimentos estabelecidos no SMS. As simulaes devem enfatizar fainas em situaes de emergncia, e seu propsito o de assegurar que a tripulao atenda aos padres estabelecidos no SMS e ganhe confiana para controlar situaes que possam surgir caso ocorra uma emergncia. O resultado de auditorias de segurana, simulaes e anlise de acidentes, situaes de risco ocorridas e no conformidades so ferramentas de auxlio na identificao da necessidade de treinamento ou de alterao nos procedimentos do SMS.

4.1.4. GESTO DE RISCOS

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

4.1.4.1. COMO PODE SER FEITA A GESTO DE RISCOS?


a) As avaliaes de riscos constituem um processo de suporte e as recomendaes geradas nesses estudos so fruto da percepo da equipe envolvida, a partir da aplicao de tcnicas estruturadas para identificao de perigos, possuindo carter estritamente tcnico. A implementao dessas recomendaes deve ter sua viabilidade avaliada gerencialmente, a partir da aplicao da filosofia "ALARP" (As Low As Reasonable Practicable - To baixo quanto razoavelmente praticvel). Quando aprovadas, tais recomendaes se tornam objetivos relacionados SMS, cujo controle e proviso dos recursos necessrios sua implementao cabem ao gestor do projeto ou processo. b) As recomendaes geradas a partir dos estudos de riscos podem eventualmente inserir mudanas nas instalaes e a sua implementao, portanto, deve ser gerenciada durante a fase de implantao do projeto e durante a fase de operao. c) Os perigos relacionados segurana das instalaes, associados s falhas operacionais, devem ter seus riscos avaliados atravs de Anlise Preliminar de Riscos. d) Os perigos relacionados execuo das tarefas so identificados atravs da Anlise Preliminar de Risco das tarefas, quando da emisso da Permisso para Trabalho - PT. Os riscos a eles associados so considerados, em princpio, como no tolerveis, exigindo a adoo de medidas de controle. Caso estas medidas no possam ser implementadas, as tarefas no sero realizadas. e) A criao de um Manual de Segurana estabelece requisitos mnimos e as condutas a serem seguidas nas vrias atividades de trabalho desenvolvidas a bordo das plataformas, com o intuito de minimizar os riscos identificados e prevenir a ocorrncia de acidentes e incidentes. Devemos focar nos novos projetos, ou seja, na documentao de Engenharia do projeto de uma plataforma de petrleo a ser construda. O projeto dividido em Projeto Bsico e Projeto de Detalhamento, onde em cada fase so definidos os Estudos de Riscos aplicveis. A Figura 1 mostra os Estudos de Riscos a serem desenvolvidos durante o Projeto Bsico dos empreendimentos, como tambm suas descries conforme a seguir:

10

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

Figura 1 - Estudos a serem realizados no Projeto Bsico

ETAPA

ESTUDO APR (1) HAZOP (1) Avaliaes Quantitativas (1) EERA (1)

DESCRIO Avaliao de riscos integrada, englobando instalaes submarinas e de superfcie. Avaliao de riscos integrada, englobando instalaes submarinas e de superfcie. Estudos de disperso de gases, propagao de incndio, exploso etc, nas Instalaes de Superfcie Estudo de Escape, Resgate e Abandono nas Instalaes de Superfcie Estudo dos riscos ocupacionais relativos UEP, com foco na fase de operao. Estudo de Impactos Ambientais, englobando instalaes submarinas e de superfcie. Avaliao e gesto de riscos nas atividades de engenharia de poos de Controle Integrado de Mudanas em Projetos

Projeto Bsico

PPRA EIA (4) Gesto Mudanas

A Figura 2 mostra os Estudos de Riscos a serem desenvolvidos durante o Projeto de Detalhamento dos empreendimentos, como tambm suas descries conforme a seguir:

Figura 2 - Estudos a serem realizados no Projeto de Detalhamento

ETAPA

ESTUDO APR (2) HAZOP (2) PPRA EIA

DESCRIO Atualizao da avaliao de riscos integrada, englobando instalaes submarinas e de superfcie. Atualizao da avaliao de riscos integrada, englobando instalaes submarinas e de superfcie. Atualizao do estudo dos riscos ocupacionais relativos UEP, com foco na fase de operao. Atualizao do Estudo de Impactos Ambientais, englobando instalaes submarinas e de superfcie. Avaliao dos riscos envolvidos na Interao entre sistemas eltricos e de automao nas Instalaes de Superfcie (Tarefa 15 do PEO) Atualizao dos estudos de disperso de gases, propagao de incndio, exploso etc, nas Instalaes de Superfcie

Projeto de Detalhamento ISEA (2)

Avaliaes Quantitativas (2)

11

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

EERA (2) Avaliao Ergonmica APN-2 APN-2

Estudo de Escape, Resgate e Abandono nas Instalaes de Superfcie Avaliao ergonomica dos postos de trabalho Anlise Preliminar de Perigos Nvel 2 pr Comissionamento. Anlise Preliminar de Perigos Nivel 2 para padronizao de novas tarefas

A Figura 3 apresenta os Estudos de Riscos que podero ser desenvolvidos durante a fase de Operao da plataforma, como tambm suas descries. No caso de mudana de projeto, dever ser avaliado por especialista de segurana qual a metodologia a ser utilizada:

Figura 3 - Estudos a serem realizados na fase de Operao

ETAPA

ESTUDO APN-2 APN-2

DESCRIO Anlise Preliminar de Perigos Nvel 2 para elaborao / reviso de padro de execuo Anlise Preliminar de Perigos Nvel 2 para emisso de PT. Atualizao do estudo dos riscos ocupacionais relativos a UEP.

Operao PPRA

Gesto de Estudos de riscos considerados pertinentes. Mudanas A Figura 4 deixa registrado que da poca da desativao da plataforma, os riscos devero ser analisados conforme as exigncias dos rgos reguladores:

Figura 4 - Estudos a serem realizados na fase de desativao da plataforma ETAPA Desativao ESTUDO A depender do processo de desativao DESCRIO Conforme atividades previstas para desativao e de acordo com as exigncias do rgo Regulador.

12

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

Os estudos qualitativos so elaborados por especialistas sem a necessidade de softwares especficos, j os estudos quantitativos so desenvolvidos a partir de ferramentas especiais que geram a modelagem especfica de acordo com a geometria 3D da plataforma.

4.1.4.2. BREVE DESCRIO DOS ESTUDOS DE RISCOS


a) Anlise Preliminar de Riscos APR: Tcnica indutiva estruturada para identificar perigos decorrentes de falhas de instalaes ou erros humanos, bem como suas causas e conseqncias e avaliar qualitativamente seus riscos impactando a Segurana Pessoal, Meio Ambiente, Instalao e Imagem da Empresa. Na Figura 5 mostrada a planilha para a elaborao da APR.
Figura 5 Planilha de APR ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS
rea: Instalao: Processo Subprocesso: Modos de Classificao Deteco/ Salvaguar Severidade Freq. das SP P M I Data: Pag: Documentos:

Perigo

Causas

Possveis Efeitos

Risco SP P M I

Observaes/ Recomendaes

Cenrio

Onde:

SP: Segurana Pessoal P: Patrimnio

M: Meio Ambiente I: Imagem da Empresa

b) Estudo de Perigo e Operabilidade HAZOP: Tcnica estruturada para identificar perigos de processo e potenciais problemas de operao utilizando palavras-guias associadas a parmetros de processo, para avaliar qualitativamente desvios de processo, suas causas e conseqncias. Na Figura 6 mostrada a planilha para a elaborao do HAZOP.

c) Estudo de Disperso de Gases: Esta anlise deve ser desenvolvida com o objetivo de avaliar o comportamento dos vazamentos de gs e definir o nmero e a localizao otimizada de detectores de gs hidrocarboneto em reas abertas.

13

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

Figura 6 Planilha de HAZOP ANLISE DE PERIGOS E OPERABILIDADE


Instalao: N: rea Processo: Documentos: Data: Pag:

Desvio

Possveis Causas

Possveis Conseqncias

Modos de Deteco/Salvaguardas

Observaes / Recomendaes

Cenrios

O estudo deve definir pontos de deteco que atendam principalmente a liberaes iniciais (inicio de vazamento) que devem ser monitorados preliminarmente antes mesmo da deteco dos instrumentos do processo e da ocorrncia dos eventos de incndio e de exploso. O estudo feito com simulao dos casos em fluidodinmica computacional considerando as 4 direes de vazamento e 8 direes de vento a fim de validar a locao dos detectores. A Figura 7 mostra a modelagem do Estudo de Disperso de Gases para o Vent dos Tanques de Carga da plataforma P-43, com a tendncia da nuvem de gs sobre a planta de produo da plataforma. A direo nesse caso de vento para a popa do navio:
Figura 7 Disperso de Gases do Vent dos Tanques de Carga da P-43

Fonte: Relatrio do Estudo de Disperso de Gases da P-43 - MTL Engenharia - 2001

14

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

A Figura 8 mostra a mesma nuvem do Estudo de Disperso de Gases da P-43 para o Vent dos Tanques de Carga, com a sua faixa de inflamabilidade, demonstrando se o tamanho da nuvem gerada traz riscos plataforma ao alcanar os mdulos de produo:
Figura 8 Nuvem de Gs com a faixa de inflamabilidade

Fonte: Relatrio do Estudo de Disperso de Gases da P-43 - MTL Engenharia - 2001

c) Estudo de Incndio: Esses estudos visam a avaliar o comportamento das estruturas e equipamentos da plataforma no caso de incndio. elaborado a partir do resultado da APR onde so selecionados cenrios crticos de pequenos e grandes vazamentos de hidrocarbonetos. Com o resultado das modelagens so sugeridas recomendaes como instalao de proteo passiva e/ou reduo de inventrio atravs de colocao de vlvulas de segurana. A Figura 9 apresenta a modelagem de incndio da plataforma P-43 e as faixas de temperaturas das chamas que podem atingir as estruturas, equipamentos e tubulaes e levlas ao colapso, agravando ainda mais o sinistro.

15

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

Figura 9 Estudo de Incndio Faixa de temperaturas

Fonte: Relatrio do Estudo de Incndio da P-43 - MTL Engenharia - 2001

d) Estudo de Exploso: o estudo aplicado para o dimensionamento das estruturas da plataforma baseado nos valores de sobrepresso advindas de uma exploso. Tambm dever considerar os cenrios crticos de vazamentos de hidrocarbonetos, sua composio, presso e temperatura. A modelagem da exploso est diretamente ligada a geometria 3D da plataforma e o grau de confinamento do ambiente a ser simulado. A partir dos resultados da sobrepresso resultante do estudo, aes de mitigao devero ser propostas, como reforo de estrutura, protees adicionais, melhora da ventilao, novo arranjo de layout, etc. Os valores encontrados devero ser analisados quanto faixa de Tolerabilidade dos Riscos da Petrobras. A Figura 10 apresenta um resultado do Estudo de Exploso, onde so apresentados os valores

16

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

de sobrepresso e suas respectivas distncias no caso de um vazamento de 30 m3 de gs natural seguido de exploso:


Figura 10 Tabela de sobrepresso para um vazamento de 30 m3 de gs natural

Categoria Exploso

da

Sobrepresso da exploso (em bar) nas distncias selecionadas 5m 1,10 0.51 10 m 1,.3 0,49 20 m 0,60 0,40 30 m 0,35 0,28

7- Deflagrao Forte 6 Deflagrao Forte 5 - Deflagrao Mdia

0,22

0,20

0,15

0,10

4 - Deflagrao 0,11 0,10 0,08 0,05 Pequena Fonte: Relatrio do Estudo de Exploso da P-43 - MTL Engenharia - 2001

- Alterao de Projetos (Mudanas): Durante a fase de operao algumas mudanas nos projetos originais da plataforma podem ocorrer, sendo que a alterao dos riscos deve ser analisada. Nessa fase os estudos de riscos citados podero ser aplicados. Deve-se proceder um gerenciamento das mudanas em uma plataforma durante a fase de operao. Um especialista em Anlise de Riscos, ao verificar o projeto, deve indicar qual(ais) estudo(s) dever ser elaborado ou revisado. A indicao da necessidade de um estudo dever ser acompanhada da metodologia a ser aplicada e em qual fase do projeto o mesmo ser desenvolvido.

5. CONSIDERAES FINAIS 5.1. ASPECTOS GERAIS


Os riscos esto presentes em muitas atividades industriais, destacando-se os riscos pessoais, riscos ao ambiente e riscos econmicos.

17

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

Em alguns desses riscos possvel obter uma reduo atravs de prticas seguras de operao. Alguns riscos residuais, no entanto, so inevitveis. No entanto, para se determinar que tais riscos so aceitveis, depender do julgamento de valores pela sociedade, os quais no podem ser padronizados ou quantificados.

5.2. RESPOSTAS S QUESTES DA PESQUISA


Com essa pesquisa as questes propostas so respondidas apontando para a possibilidade de mais discusso sobre esse assunto e futuras pesquisas: 1 Questo: Os projetos podem incorporar propostas de alterao aps uma anlise de riscos? Sim. As recomendaes geradas a partir das anlises de riscos realizadas na fase do Projeto Bsico podem ser incorporadas na fase de Detalhamento do Projeto. A incluso dessas recomendaes ir depender da anlise gerencial e, impacto ao prazo de trmino da obra e entrega da plataforma.

2 Questo: Como feito o levantamento dos perigos de uma plataforma de petrleo durante a sua fase de elaborao e construo? Os estudos qualitativos so realizados atravs da aplicao das metodologias consagradas Anlise Preliminar de Riscos APR e Estudo de Perigos e Operabilidade HAZOP. So elaborados com a participao dos especialistas da rea operacional, de segurana e engenharia. Os estudos quantitativos de Incndio, Exploso e Disperso de Gases so elaborados por empresas especializadas que utilizam aplicativos de modelagem computacional, tendo como insumo os parmetros de processo e a geometria 3D da plataforma.

3 Questo: Como feito o levantamento dos perigos de uma plataforma de petrleo em operao? Na execuo das tarefas de bordo, atravs de uma anlise prvia durante a emisso da Permisso para Trabalho, envolvendo o responsvel do equipamento ou da rea impactada e o executante, com o auxlio do Tcnico de Segurana. Quando se tratar de alterao do projeto original, poder haver necessidade da reviso dos estudos realizados na fase de projeto, a

18

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

saber, APR, HAZOP, Incndio, Exploso ou Disperso de Gases, considerando a nova realidade da unidade de produo.

4 Questo: Pode haver diferenas nos resultados das anlises de riscos? Sim. A depender do grupo indicado para participar das anlises qualitativas e, no caso dos estudos quantitativos, os resultados podero ter diferenas, devido aos softwares, insumos e critrio de tolerabilidade utilizados.

REFERNCIAS
AMERICAN INSTITUTE OF CHEMICAL ENGINEERS. Center for Chemical Process Safety. Guidelines for chemical process quantitative risk analysis . 2nd ed. New York, c2000. AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE. API Recommended Practice 76: contractor safety management for oil and gas drilling and production operations. Washington, 2004. BRITISH STANDARDS INTERNATIONAL. BS 8800: guide to occupational health and safety management systems. London, 1996/2004. EXPLOSO em uma indstria petroqumica. Gerncia de Riscos, So Paulo, ITSEMAP do Brasil, 6(21): 36-7, jan./mar. 1991. DUARTE, M. Riscos industriais: etapas para a investigao e a preveno de acidentes. Rio de Janeiro: FUNENSEG, Rio de Janeiro 2002. ESTEVES, A. Da S. Gerenciamento de riscos de processo em plantas de petroqumicos bsicos - Uma proposta de metodologia estruturada. 2004. Dissertao (Mestrado em Sistemas de Gesto) - Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2004. FAERTES, D., Sobre um Critrio de Aceitabilidade de Riscos para Plataformas de Petrleo Offshore, MSc. Thesis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1994. LEES, Frank P., Loss Prevention in Process Industries : Hazard Identification, Assentement and Control, Vol 1 and 2, Butterworth Heinermann - 2 Ed., 1996. Normas Regulamentadoras do Ministrio do Trabalho e Emprego e NBRs associadas.

19

V CONGRESSO NACIONAL DE EXCELNCIA EM GESTO


Gesto do Conhecimento para a Sustentabilidade
Niteri, RJ, Brasil, 2, 3 e 4 de julho de 2009

Norma OHSAS 18000:- occupational health and safety management systems specifications. London: Edio 2002. Requisitos Estatutrios da International Maritime Organization IMO: - Safety of Life at Sea SOLAS; - Mobile Offshore Drilling Unit MODU CODE; - International Convention for the Prevention of Pollution from Ships - MARPOL 73/78. Curso de Gesto do Sistema de Segurana, Bureau Veritas Petrobras, Rio de Janeiro, 2002. Apostila.

20

You might also like