You are on page 1of 7

A EVOLUO DOS COMPUTADORES

Os Primrdios da Computao
Apesar dos computadores eletrnicos terem efetivamente aparecido na dcada de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas de anos ou milhares de anos. Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR significa fazer clculos, contar, efetuar operaes aritmticas, COMPUTADOR seria ento o mecanismo ou mquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na preciso. Inicialmente o homem utilizou seus prprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e aos termos DIGITAL e DIGITO. Nesse tempo esse mesmo mtodo eram usados gravetos, contas ou marcas na parede. A partir do momento que o homem pr-histrico trocou seus hbitos nmades por aldeias e tribos fixas, desenvolvendo a lavoura, tornou-se necessrio um mtodo para a contagem do tempo, delimitando as pocas de plantio e colheita.

O baco
Na medida em que os clculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxlio, (baco) surgindo assim h cerca de 2.500 anos o BACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes. O baco russo era o mais simples: continha 10 contas, bastando cont-las para obtermos suas quantidades numricas. O baco chins possua 2 conjuntos por fio, contendo 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades. A variante do baco mais conhecida o SOROBAN.

baco Chins - aproximadamente Soroban - baco Japons

O Logaritmo e a Rgua de Clculos


Os Bastes de Napier foram criados como auxlio multiplicao, pelo nobre escocs (scottish) de Edimburgo, o matemtico John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos. Dispositivos semelhantes j vinham sendo usados desde o sculo XVI mas somente em 1614 foram documentados. Em 1633, um sacerdote ingls chamado William Oughtred, teve a idia de representar esses logaritmos de Napier em escalas de madeira, marfim ou outro material, chamando-o de CRCULOS DE PROPORO. Este dispositivo originou a conhecida RGUA DE CLCULOS. Como os logartmos so representados por traos na rgua e sua diviso e produto so obtidos pela adio e subtrao de comprimentos, considera-se como o primeiro computador analgico da histria. Formavam a multiplicao de dois nmeros numa soma das tabuadas de cada dgito.

1 Tipos de rguas de clculos

Primeiros computadores
Em 1890, o norte americano Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro computador mecnico. A partir de 1930, comeam as pesquisas para substituir as partes mecnicas por eltricas. O Mark I, concludo em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, o primeiro computador eletromecnico capaz de efetuar clculos mais complexos sem a interferncia humana. Ele mede 15 m x 2,5 m e demora 11 segundos para executar um clculo. Em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrnico e digital automtico: pesa 30 toneladas, emprega cerca de 18 mil vlvulas e realiza 4.500 clculos por segundo. O Eniac contm a arquitetura bsica de um computador, empregada at hoje:

memria principal (rea de trabalho), memria auxiliar (onde so armazenados os dados), unidade central de processamento (o "crebro" da mquina, que executa todas as informaes) e dispositivos de entrada e sada de dados que atualmente permitem a ligao de perifricos como monitor, teclado, mouse, scanner, tela, impressora, entre outros. A inveno do transistor, em 1947, substitui progressivamente as vlvulas, aumentando a velocidade das mquinas.

O Computador Pessoal
um computador de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivduos. Os Sistemas Operacionais predominantes so Microsoft Windows, Mac OS X e os sistemas baseados em Linux, e as principais arquiteturas so as baseadas nos processadores x86, x64 e PowerPC. No entanto o termo PC tem sido utilizado apenas para computadores pessoais derivados do modelo da IBM, o IBM PC, devido a larga campanha publicitria em 1981. A actual convergncia entre PCs e palmtops, celulares e dispositivos mveis que possuem funes similares, sistemas operacionais e componentes leva a uma discusso sobre a extenso do termo "computador pessoal" a esses dispositivos.

Computador pessoal-

Computador electrnico mais antigo-

baco-

Internet
A Internet o maior conglomerado de redes de comunicaes em escala mundial e dispe milhes de computadores interligados pelo protocolo de comunicao TCP/IP que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncia de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e servios, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligaes da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial www).

Fim

Por:
Barros

Antnio

You might also like