You are on page 1of 27

Quarta-feira, 29 de Dezembro de 2010

I Srie N. 247

DIRIO DA REPBLICA
RGO OFICIAL DA REPBLICA DE ANGOLA
Preo deste nmero Kz: 280,00
Toda a correspondncia, quer oficial, quer relativa a anncio e assinaturas do Dirio da As trs sries . Repblica , deve ser dirigida Imprensa A 1. srie Nacional E. P., em Luanda, Caixa Postal 1306 A 2. srie A 3. srie End. Teleg.: Imprensa ASSINATURAS Ano Kz: 400 275,00 Kz: 236 250,00 Kz: 123 500,00 Kz: 95 700,00 O preo de cada linha publicada nos Dirios da Repblica 1. e 2. sries de Kz: 75,00 e para a 3. srie Kz: 95,00, acrescido do respectivo imposto do selo, dependendo a publicao da 3. srie de depsito prvio a efectuar na Tesouraria da Imprensa Nacional E. P.

SUMRIO Presidente da Repblica


Decreto Presidencial n. 309/10: Estabelece as instrues para execuo do Oramento Geral do Estado para o ano econmico de 2011. Revoga as normas que contrariem o disposto no presente diploma.

CAPTULO I Disposies Gerais


ARTIGO 1. (Regras bsicas)

PRESIDENTE DA REPBLICA
Decreto Presidencial n. 309/10
de 29 de Dezembro

Considerando que a descentralizao da execuo do Oramento Geral do Estado, atravs do Sistema Integrado de Gesto Financeira do Estado, requer a mxima responsabilidade hierrquica dos gestores das Unidades Oramentais e dos rgos Dependentes, na execuo dos respectivos oramentos; Tendo em conta que a observncia da mxima responsabilidade hierrquica, baseada nas disposies legais em vigor, pode ser assegurada pelo cumprimento de regras e instrues de execuo oramental objectivas e adequadas conjuntura econmica; Considerando a necessidade de se estabelecer as instrues para a execuo do Oramento Geral do Estado para o ano econmico de 2011; O Presidente da Repblica decreta, nos termos da alnea l) do artigo 120. e do n. 3 do artigo 125. da Constituio da Repblica de Angola, o seguinte:

1. Na execuo do Oramento Geral do Estado OGE de 2011, as Unidades Oramentais devem respeitar, com rigor, as disposies combinadas da Lei n. 15/10, de 14 de Julho, da Lei n. 20/10, de 7 de Setembro, da Lei n. 26/10, de 28 de Dezembro, do Decreto-Lei n. 11/02, de 24 de Setembro, do Decreto Presidencial n. 30/10, de 9 de Abril, do Decreto Presidencial n. 31/10, de 12 de Abril, do Decreto n. 73/01, de 12 de Outubro, do Decreto n. 39/09, de 17 de Agosto, do Decreto Executivo n. 4/96, de 19 de Janeiro e do Decreto Executivo n. 105/04, de 16 de Setembro, de forma a assegurar uma aplicao mais racional dos recursos pblicos disponveis, bem como as disposies do presente decreto. 2. A inobservncia das regras de execuo do Oramento Geral do Estado estabelecidas pelas disposies referidas no nmero anterior, faz incorrer os seus autores em responsabilidade disciplinar, administrativa, civil e criminal, nos termos da legislao em vigor. 3. No acto de fornecimento de bens e prestao de servios os organismos do Estado, os fornecedores ou os prestadores de servios devem exigir destes uma via a primeira da Nota de Cabimentao, nos termos do artigo 3. do Decreto Executivo n. 4/96, de 19 de Janeiro, declinando o Estado qualquer eventual direito de crdito reclamado por fornecimento de bens ou prestao de servios a qualquer organismo do Estado, quando o eventual fornecedor dos bens ou prestador dos servios no apresente a via da Nota de Cabimentao exigvel.

4802 CAPTULO II Disciplina Oramental


ARTIGO 2. (Execuo da receita)

DIRIO DA REPBLICA posterior disponibilizao sob a forma de Quota Financeira de Despesas Oramentadas. 8. Os fluxos da receita petrolfera da concessionria nacional que tenham que ser retidas, pela sua relao com contas de garantia de crditos externos do Estado ou outras despesas, so registadas de modo escriturar, incumbindo SONANGOL apresentar mensalmente, at a segunda semana do ms seguinte aos quais se referem, os correspondentes dados Direco Nacional de Contabilidade Pblica do Ministrio das Finanas.
ARTIGO 3. (Programao financeira)

1. Todas as receitas do Estado, incluindo as receitas aduaneiras, as receitas resultantes da venda do patrimnio imobilirio do Estado, os emolumentos e receitas similares, devem ser recolhidas na conta que o Tesouro mantm no Banco Nacional de Angola BNA, denominada Conta nica do Tesouro CUT, independentemente de estarem ou no consignadas a alguma Unidade Oramental. 2. As receitas consulares das Misses Diplomticas e Consulares da Repblica de Angola no estrangeiro, devem ser recolhidas em conta da respectiva Misso Diplomtica ou Consular. 3. As receitas referidas no nmero anterior destinam-se a suportar, no limite da quota financeira autorizada, as despesas das respectivas Misses Diplomticas e Consulares. Os excedentes sobre a quota financeira mensal nas contas, so deduzidos dos valores a transferir pelo Tesouro Nacional, com o desfasamento de dois meses. 4. Para efeito do nmero anterior, as Misses Diplomticas e Consulares devem informar mensalmente Direco de Programao e Gesto Financeira, at ao 10. dia do final de cada ms, sobre as suas disponibilidades no final do ms anterior, as quais so deduzidas das Quotas Financeiras do ms seguinte. 5. As Misses Diplomticas, os Institutos Pblicos e os Fundos Autnomos, bem como qualquer rgo da administrao central do Estado que detenha receitas prprias, fica obrigado a informar Direco do Oramento dos rgos de Soberania e da Administrao Central, trimestralmente at ao 10. dia do ms anterior ao do incio de cada trimestre, sobre as alteraes ocorridas na previso da receita do trimestre seguinte. 6. Os Governos Provinciais e as Administraes Municipais, bem como qualquer rgo da administrao local do Estado que detenha receitas prprias, ficam obrigados a informar Direco do Oramento das Administraes Locais, trimestralmente at ao 10. dia do ms anterior ao do incio de cada trimestre, sobre as alteraes ocorridas na previso da receita do trimestre seguinte. 7. As receitas comunitrias dos Governos Provinciais e das Administraes Municipais devem, ser arrecadadas apenas em contas de recolhimento, sendo os seus saldos transferidos diariamente para a Conta nica do Tesouro, para a

1. A Programao Financeira fixa os limites para cabimentao da despesa a favor das Unidades Oramentais da Administrao Central, da Administrao Indirecta e da Unidade Oramental do Governo Provincial de Luanda e o limite consolidado de recursos a afectar s Unidades Financeiras, observados, para todos os efeitos, os respectivos crditos oramentais. 2. As Delegaes Provinciais de Finanas constituem-se como unidades financeiras, sendo responsveis, enquanto tal, pela consolidao dos elementos exigveis para a Programao Financeira das Unidades Oramentais sediadas nas respectivas provncias, com excepo do Governo Provincial de Luanda. 3. Para efeito de fixao dos limites referidos no nmero anterior, as Unidades Oramentais agregam os respectivos rgos dependentes e as Unidades Financeiras agregam as Unidades Oramentais locais, enquanto que as despesas so identificadas, conforme se tratem de despesas em moeda nacional ou em moeda estrangeira. 4. Tendo em conta a capacidade de financiamento do Estado e o volume de recursos financeiros solicitados pelas Unidades Oramentais UO e as Unidades Financeiras UF, o Ministrio das Finanas elabora, trimestralmente, a Programao Financeira e, mensalmente, o Plano de Caixa, de acordo com o previsto no Decreto n. 73/01, de 12 de Outubro e no Decreto-Lei n. 11/02, de 24 de Setembro, os quais so submetidos aprovao, respectivamente, do Presidente da Repblica e da Comisso Econmica. 5. As Unidades Oramentais e as Unidades Financeiras devem, para efeitos de elaborao da Programao Financeira e dos Planos de Caixa, apresentar nos termos da lei e atravs da plataforma informtica do SIGFE, Direco de Programao e Gesto Financeira, a necessidade de recursos financeiros NRF de cada trimestre, a qual incorpora o cro-

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010 nograma de desembolsos dos programas, projectos e actividades cujo comportamento no seja linear, mas obedece s suas relaes com o ciclo produtivo, s normas de prestao de servio pblico, situao das obras ou a outros aspectos tambm relevantes. 6. Os prazos para a remisso das necessidades de recursos financeiros pelas Unidades Oramentais e Financeiras Direco de Programao e Gesto Financeira so os seguintes: a) At 9 de Maro, para o 2. trimestre; b) At 8 de Junho, para o 3. trimestre; c) At 9 de Setembro, para o 4. trimestre. 7. A SONANGOL-E. P. deve, para efeitos de programao financeira, apresentar, at ao dia 15 de Janeiro, a programao anual dos compromissos de petrleo bruto afectos dvida externa, em volume e valor, para todos os contratos de financiamento, devendo essa programao ser actualizada trimestralmente, sendo a programao actualizada submetida nos prazos fixados no n. 6 do presente artigo, Direco de Programao e Gesto Financeira. 8. As parcelas dos contratos para a realizao de despesas, que se distribuem por mais de um trimestre do ano corrente, devem ser consideradas despesas fixas na programao financeira anual e desagregadas nas programaes financeiras trimestrais, de acordo com o cronograma de desembolsos mensais indicado na necessidade de recursos financeiros. 9. A elaborao da programao financeira local trimestral, bem como dos planos de caixa mensais, compete s Delegaes Provinciais de Finanas, obedecendo ao estabelecido nos n.os 2, 3, 4 e 6 do artigo 15. do Decreto Presidencial n. 30/10, de 9 de Abril. 10. A disponibilizao dos limites trimestrais de cabimentao e das quotas financeiras mensais, derivadas da programao financeira trimestral e do plano de caixa mensal, respectivamente, feita pela Direco de Programao e Gesto Financeira ao nvel central da Provncia de Luanda e pela Delegao Provincial de Finanas, enquanto unidade financeira, ao nvel de cada uma das demais Provncias.
ARTIGO 4. (Execuo financeira)

4803

2. Para execuo da despesa, as Unidades Oramentais no esto autorizadas a emitir Ordens de Saque em nome prprio, excepto para despesa do pessoal, constituio ou reconstituio do fundo permanente e ajudas de custo. 3. Os processos para a abonao das assinaturas que validem os documentos de pagamento e afins das Unidades Oramentais, no mbito da execuo oramental, dos Gestores das Unidades Oramentais, devem ser remetidos Direco de Programao e Gesto Financeira, ficando as Unidades Oramentais para as quais sejam nomeados novos titulares obrigadas a proceder actualizao das assinaturas dos respectivos gestores. 4. No permitida a emisso de garantias para a execuo de despesas das Unidades Oramentais, fora dos limites do Oramento Geral do Estado. 5. As garantias emitidas para execuo de despesas por via de crdito documentrio, devem ser acompanhadas das respectivas notas de cabimentao, como contra-garantia do compromisso firmado. 6. As garantias para operaes de perodos superiores a 12 meses, ou operaes nas quais o desembolso incida fora do ano fiscal corrente, apenas so aceites para projectos de natureza plurianual ou projectos com inscrio oramental assegurada para o ano seguinte, mediante competente autorizao superior. 7. Excepto no que estiver disposto em contrrio neste diploma, qualquer pagamento de despesa pblica apenas pode ter as seguintes origens: a) Conta nica do Tesouro (CUT); b) Banco Operador; c) Operadores de facilidades de crditos externos. 8. Para atender a despesas urgentes e imprevistas decorrentes de guerra, de perturbao interna ou de calamidade pblica, o Tesouro Nacional deve constituir um fundo de emergncia, cujas despesas a efectuar com a sua cobertura, so inscritas atravs da abertura de crditos adicionais extraordinrios, nos termos da Lei n. 15/10, de 14 de Julho. 9. Para atender a sazonalidade da execuo do pagamento de salrios no 4. trimestre, o Tesouro Nacional deve constituir a respectiva Reserva Financeira, correspondente a 5% da arrecadao da receita no petrolfera no 2., 3. e 4. trimestres.

1. As Unidades Oramentais no esto autorizadas a manter contas bancrias em nome prprio, domiciliadas em bancos comerciais, sem que tenha sido por autorizao do Ministro das Finanas, com base em fundamentao apresentada.

4804
ARTIGO 5. (Execuo das despesas)

DIRIO DA REPBLICA nota de cabimentao global, emitida com base na programao financeira anual. 10. Os emolumentos devidos ao Tribunal de Contas so pagos pelos fornecedores de bens e pelos prestadores dos servios. 11. No permitida a realizao de despesas em moeda estrangeira, nomeadamente o incio de obras, a celebrao de contratos ou a aquisio de bens e servios, salvo quando tais encargos tenham como base contrato celebrado com entidade no residente cambial, ou que, por circunstncias que o justifiquem, resultem de deciso superior do Presidente da Repblica. 12. No permitida a celebrao de contratos com entidades no residentes cambiais representadas por residentes cambiais e por estes interpostas, apenas com o fim de contratao e moeda estrangeira. 13. A eventual necessidade da actualizao do valor da despesa varivel cabimentada deve ser feita por aplicao da Unidade de Correco Fiscal UCF que estiver em vigor no perodo em que se efectuar o pagamento. 14. So consideradas dvidas de exerccios findos, apenas aquelas que tenham sido liquidadas no Sistema Integrado de Gesto Financeira do Estado e no pagas at ao encerramento do exerccio financeiro. 15. O apoio financeiro do Estado s associaes e outras instituies, apenas deve ser dado quelas que tenham sido declaradas pelo Executivo como de Utilidade Pblica, nos termos da Lei n. 14/91, de 11 de Maio, observados os limites da respectiva despesa fixados pela Lei do OGE-2011, mediante a assinatura de contratos-programa com os Departamentos Ministeriais do Executivo e Governos Provinciais. 16. As associaes que venham a ser declaradas como de utilidade pblica em 2011, s podem beneficiar de subsdio do Oramento Geral do Estado, a partir do exerccio financeiro de 2012.
ARTIGO 6. (Pagamentos ao exterior pelas Unidades Oramentais)

1. Os limites de despesas das Unidades Oramentais so os contidos no relatrio quadro detalhado da despesa (parcelar) dos rgos dependentes, respectivos. 2. Nenhum encargo pode ser assumido, por qualquer Unidade Oramental, sem que a respectiva despesa esteja devida e previamente cabimentada, de acordo com o previsto na Lei n. 15/10, de 14 de Julho e no Decreto Executivo n. 4/96, de 19 de Janeiro, conjugado com o estabelecido nos artigos 12. e 13. do presente decreto. 3. Nenhuma despesa pode ser autorizada ou paga sem que: o factor gerador da obrigao de despesa respeite as normas legais aplicveis; disponha de inscrio oramental; tenha cabimento na programao financeira; esteja adequadamente classificada; e satisfaa o princpio da economia, da eficincia e da eficcia. 4. A execuo oramental da despesa deve observar, sucessivamente, as etapas de cabimentao, de liquidao e de pagamento, devendo a etapa de cabimentao ser precedida da gerao do processo patrimonial, para os bens duradouros e os investimentos ou despesas de capital fixo. 5. Os contratos para a efectivao de despesa devem conter clusulas sobre a existncia de cobertura oramental, o projecto ou a actividade, a natureza econmica da despesa e o nmero da nota de cabimentao. 6. Os pagamentos iniciais dos contratos de fornecimento de bens ou de prestao de servios, vulgo down payments, no devem exceder 15% do valor global dos mesmos, podendo ser autorizados pelo Ministro das Finanas, pagamentos iniciais de at 30%, quando se apresentem fundamentos objectivos para o efeito. 7. vedada a celebrao de adendas a contratos em execuo ou finalizados, cujo valor total exceda 15% do contrato inicial. 8. A cabimentao global de despesas contratuais com incidncia em 2011, para efeitos da sua deduo do saldo do crdito oramental correspondente deve subordinar-se aos limites da programao, financeira anual, com desagregao trimestral, nos termos do artigo 28. da Lei n. 15/10, de 14 de Julho. 9. Os processos a serem instrudos nos termos do artigo 16. da Resoluo n. 1/2002/1. Cmara, de 7 de Janeiro de 2003, do Tribunal de Contas, devem conter a respectiva

1. Para os pagamentos ao exterior das Unidades Oramentais, o Tesouro Nacional mantm no banco operador uma conta em moeda estrangeira. 2. Para os pagamentos ao exterior, as Unidades Oramentais emitem Ordens de Pagamento OP sobre a conta referida no nmero anterior.

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010 3. Os pagamentos s podem ser efectivados, pelo banco operador, aps certificao por este da satisfao pelas Unidades Oramentais dos requisitos exigveis pela legislao cambial para as operaes externas, incluindo o licenciamento dos contratos pelo banco, bem como da homologao pela Direco de Programao de Gesto Financeira.
ARTIGO 7. (Pagamento de despesas pelo Tesouro Nacional)

4805

5. Os processos de despesas das Unidades Oramentais a serem executadas pela Direco de Programao e Gesto Financeira so submetidos a uma validao prvia, que deve ocorrer oito dias teis aps a sua recepo, consubstanciada na verificao dos documentos requeridos, no grau de urgncia e na sua adequao com os limites da programao financeira. 6. Aps executado o pagamento, a Direco de Programao e Gesto Financeira procede ao envio atempado da documentao completa e adequada para as Unidades Oramentais, confirmando a realizao do pagamento, num prazo de cinco dias teis. CAPTULO III Despesas com o Pessoal
ARTIGO 8. (Autorizao de horas extraordinrias e subsdios)

1. So executadas e pagas pela Direco de Programao e Gesto Financeira, as despesas que pela sua natureza, estejam classificadas e assim oramentadas, como Encargos Centrais do Estado, nomeadamente, amortizao da dvida, juros da dvida, subsdios a preos e transferncias, sendo tambm pagas pela Direco de Programao e Gesto Financeira, nos termos dispostos no artigo 15. deste decreto, as despesas de projectos de investimento pblico e despesas de capital, cuja fonte de recurso sejam facilidades de crditos operacionalizados pelo Ministrio das Finanas. 2. O Presidente da Repblica pode decidir que determinadas despesas sejam pagas centralizadamente na Direco de Programao e Gesto Financeira, com a afectao das correspondentes dotaes oramentais. 3. Para o pagamento das despesas pela Direco de Programao e Gesto Financeira, nos termos do nmero anterior, as Unidades Oramentais delas responsveis devem instruir os processos nos seguintes termos: a) Carta solicitando o pagamento da despesa, com a identificao do beneficirio e a indicao das correspondentes coordenadas bancrias; b) Contrato comercial assinado; c) Certificado de aprovao do contrato comercial emitido pela entidade competente; d) Visto do Tribunal de Contas; e) Designao do projecto conforme inscrito no OGE-2011; f) Cronograma de execuo financeira; g) Demonstrativo da execuo oramental do projecto, apresentando a dotao inicial e suas alteraes, cabimentaes emitidas e saldo oramental. 4. Considerando tratarem-se de despesas da responsabilidade das Unidades Oramentais, os documentos originais referenciados nas alneas b) e d), do nmero anterior, so conservados na Unidade Oramental, remetendo-se Direco de Programao e Gesto Financeira uma cpia autenticada notarialmente, excepto se existir mais de um exemplar original.

1. As Unidades Oramentais devem autorizar a realizao de horas extraordinrias, nos termos do Decreto n. 66/02, de 25 de Outubro, no limite do crdito oramental na natureza econmica da despesa remuneraes variveis ou eventuais, devendo uma eventual necessidade de realizao da referida despesa acima do limite fixado, ser assegurada apenas atravs de contrapartidas de outras naturezas de despesa em bens e servios. 2. Os titulares das unidades hospitalares devem autorizar a realizao de horas acrescidas e chamadas, no estrito cumprimento do estabelecido no Decreto Executivo n. 57/02, de 5 de Dezembro. 3. O pagamento do subsdio de manuteno de residncia, a que tm direito os Titulares de Cargos Polticos e Magistrados, autorizado pelo gestor da Unidade Oramental, nos termos estabelecidos pelo Decreto Executivo n. 27/06, de 6 de Maro, sendo a despesa cabimentada na natureza econmica servios de manuteno e conservao. 4. O pagamento do subsdio de instalao, a que tm direito os Titulares de Cargos Polticos e Magistrados, aquando da sua primeira nomeao, autorizado pelo gestor da Unidade Oramental, nos termos estabelecidos pelo Decreto Executivo n. 27/06, de 6 de Maro e cabimentado na natureza econmica da despesa remuneraes variveis e eventuais. 5. O pagamento do subsdio de estmulo, a que tm direito os Magistrados, autorizado pelo gestor, da respectiva Unidade Oramental, nos termos da legislao em vigor e cabimentado na natureza econmica da despesa remuneraes variveis e eventuais.

4806
ARTIGO 9. (Admisso e promoo de agentes pblicos)

DIRIO DA REPBLICA 7. As alteraes da base de dados para o processamento de salrios referidas nos n.os 3 e 4 do presente artigo, devem ocorrer at ao dia 30 de Junho de 2011. A 15 de Julho, a funcionalidade de processamento de salrios do Sistema Integrado de Gesto Financeira do Estado, proceder ao cancelamento de todas as vagas de admisso e de promoo no utilizadas pelos Departamentos Ministeriais, Governos Provinciais e demais rgos a que tenham sido atribudas. 8. O recrutamento de professores colaboradores, apenas permitida atravs da celebrao de contrato administrativo de provimento, nos termos dos artigos 17., 19., 20. e 21. do Decreto n. 25/91, de 29 de Junho, no limite das vagas de admisso autorizadas para 2011.
ARTIGO 10. (Processamento de salrios)

1. A admisso, a promoo e a mobilidade dos funcionrios pblicos, apenas deve ser feita nos termos da Lei n. 17/90, de 20 de Outubro, do Decreto n. 25/91, de 29 de Junho, e dos artigos 11. e 17. do Decreto-Lei n. 5/02, de 1 de Fevereiro. 2. A admisso e a alterao de categorias dos funcionrios pblicos, nos termos do nmero anterior, devem ocorrer apenas no primeiro semestre, obedecendo aos prazos seguintes: a) Publicao pelos Departamentos Ministeriais, Governos Provinciais e demais rgos da Administrao Central do Estado do aviso de abertura de concurso pblico, at ao dia 1 de Fevereiro; b) Elaborao e Publicao pelos Departamentos Ministeriais, Governos Provinciais e demais rgos da Administrao Central do Estado da lista de classificao final at ao dia 2 de Maio; c) Os Departamentos Ministeriais, Governos Provinciais e demais rgos da Administrao Central do Estado, para efeito de fiscalizao preventiva, devem remeter ao Tribunal de Contas os processos de verificao da quota atribuda, at ao dia 20 de Maio. 3. Os rgos de Recursos Humanos das Secretarias Gerais dos Departamentos Ministeriais e das Secretarias dos Governos Provinciais, at 10 dias aps o provimento dos funcionrios admitidos, devem proceder insero dos mesmos no SIGFE. 4. Os rgos de Recursos Humanos das Secretarias Gerais dos Departamentos Ministeriais e das Secretarias dos Governos Provinciais, at 10 dias aps a promoo dos funcionrios, devem proceder alterao das categorias dos mesmos no SIGFE. 5. Os rgos de Recursos Humanos das Secretarias Gerais dos Departamentos Ministeriais e das Secretarias dos Governos Provinciais, at 10 dias aps a nomeao ou celebrao de contratos a termo certo, do pessoal dos Gabinetes dos Ministros, dos Governadores Provinciais, dos Secretrios de Estado, dos Vice-Ministros e dos Vice-Governadores Provinciais, devem proceder insero dos mesmos no SIGFE. 6. Os rgos de Recursos Humanos dos Tribunais e da Procuradoria Geral da Repblica, at 10 dias aps a celebrao de contratos a termo certo, do pessoal de apoio s residncias dos Magistrados Judiciais e do Ministrio Pblico, devem proceder insero dos mesmos no SIGFE.

1. As Unidades Oramentais, atravs dos rgos de recursos humanos devem, certificando os dados relativos aos indivduos e os salrios aprovados, processar no SIGFE os movimentos do ms anterior e emitir as respectivas folhas de salrio, para conferncia e correces que se tornarem necessrias e, proceder ao pagamento dos salrios at ao dia 30 de cada ms, obedecendo ao calendrio anexo ao presente Decreto Presidencial. 2. No so considerados no ms a que respeitam, as alteraes posteriores data estabelecida e que ultrapassem o prazo definido no nmero anterior, sendo da inteira responsabilidade dos rgos de recursos humanos, as consequncias pela no introduo dessas alteraes para efeitos do processamento dos salrios. 3. As Secretrias dos Governos Provinciais em coordenao com os rgos de Recursos Humanos das Direces Provinciais de Educao, devem assegurar a remunerao do pessoal docente no universitrio, unicamente, nas folhas de salrios das respectivas escolas em que prestem servio. 4. Os responsveis mximos das instituies de ensino devem assegurar que conste nas respectivas folhas de salrios, apenas o pessoal docente com efectividade no respectivo local de trabalho. 5. Os funcionrios pblicos transferidos, devem ser retirados da folha de salrios do organismo de origem, imediatamente, atravs da emisso da guia de vencimentos no SIGFE. 6. Para a insero na folha de salrios do novo organismo, o processo da transferncia constitudo por despacho,

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010 guia de marcha e guia de vencimento emitida pelo SIGFE e contendo o respectivo nmero do processo, deve ser remetido: a) Direco Nacional de Administrao Pblica, do Ministrio da Administrao Pblica, Emprego e Segurana Social e ao organismo de destino, os referentes aos funcionrios pblicos dos rgos da Administrao Central do Estado; b) Ao Gabinete de Recursos Humanos do Ministrio da Administrao do Territrio e ao organismo de destino, os referentes aos funcionrios pblicos dos rgos da Administrao Local do Estado. 7. Os rgos de recursos humanos, no prazo mximo de 5 dias a partir da data de apresentao do funcionrio, com base no nmero do processo constante da guia de vencimento, devem proceder actualizao do vnculo do funcionrio no SIGFE, para processamento dos respectivos salrios. 8. O processamento do subsdio de frias deve ser efectuado conforme o Mapa de Frias, at o ms de Novembro, sendo os rgos de recursos humanos responsveis pelo seu correcto processamento no SIGFE. 9. A alterao da categoria dos funcionrios, por efeito de nomeao ou de exonerao para o exerccio de cargos de direco e chefia, feita no SIGFE, pelos rgos dos recursos humanos dos Departamentos Ministeriais, dos Governos Provinciais e demais rgos da Administrao Central do Estado. 10. Para a actualizao da base de dados de processamento de salrios, nas situaes em que o respectivo quadro de vagas de direco e chefia do organismo no SIGFE no apresente disponibilidade, os rgos dos recursos Humanos dos Departamentos Ministeriais e dos Governos Provinciais, devem no prazo mximo de 10 dias teis a partir da data de nomeao, remeter ao Gabinete de Polticas e Normas Oramentais a solicitao de atribuio de vaga, sendo o processo constitudo por: a) Cpia do despacho de nomeao; b) Cpia do quadro de pessoal e organigrama da instituio, publicado em Dirio da Repblica; c) Demonstrativos dos lugares ocupados, conforme o modelo em anexo ao presente Decreto Presidencial. 11. Para a actualizao da base de dados de processamento de salrios, as Unidades Oramentais devem:

4807 a) Remeter ao Gabinete de Polticas e Normas Oramentais do Ministerio das Finanas, at ao dia 15 de cada ms, as solicitaes de processamento dos subsdios, que nos termos do Decreto-Lei n. 1/03, de 21 de Janeiro, carecem de verificao concreta das circunstncias e das condies exigveis do exerccio efectivo da actividade do beneficirio, indicando a respectiva legislao especfica que atribui o direito; b) Remeter ao Gabinete de Polticas e Normas Oramentais do Ministrio das Finanas, at ao dia 15 de Abril, as solicitaes de iseno em regime especial do pagamento do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho, nos termos dos artigos 2., 4. e 5. do Decreto n. 42/04, de 13 de Julho; c) Remeter ao rgo Central de Recursos Humanos, do Tribunal Supremo, da Procuradoria Geral da Repblica e do Ministrio da Justia, as solicitaes de alterao do percentual do subsdio de diuturnidade, a que tm direito os magistrados, para anlise prvia e subsequente envio ao Gabinete de Polticas e Normas Oramentais.

12. A extino do vnculo laboral por aposentao, demisso, falecimento e resciso, processada no SIGFE, pelos rgos de Recursos Humanos das Unidades Oramentais. 13. A concesso de licena registada, licena ilimitada e licena de parto, assim como o cancelamento, feita no SIGFE, pelos rgos de Recursos Humanos das Unidades Oramentais. 14. A suspenso do processamento de salrios, devido a comisso de servio no exterior do Pas, processada no SIGFE, pelos rgos de Recursos Humanos das Unidades Oramentais. 15. A concesso do abono de famlia, a que tm direito os funcionrios pblicos, nos termos do Decreto Executivo n. 1/79, de 12 de Dezembro, feita no SIGFE pelos rgos de Recursos Humanos das Unidades Oramentais. 16. O processamento do subsdio de instalao e do subsdio de estmulo, para pagamento na folha de salrio, feito no SIGFE, pelos rgos de recursos humanos. 17. A actualizao da base de dados para o processamento de horas extraordinrias, do subsdio de exame e do subsdio de orientao de tese, feita no SIGFE, pelos rgos de recursos humanos.

4808 18. A actualizao da base de dados para o processamento do subsdio de turno e nocturno, de horas acrescidas e de chamadas, feita no SIGFE, pelos rgos de recursos humanos das unidades hospitalares. 19. Os processos relativos iseno em regime especial, do pagamento do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho, nos termos do Decreto n. 42/04, de 13 de Julho, so autorizados pelo Gabinete de Polticas e Normas Oramentais. 20. Os funcionrios pblicos e os agentes que auferirem vencimentos, subsdios e abonos indevidamente, so obrigados a devolv-los ao Tesouro Nacional. CAPTULO IV Ajuste Oramental
ARTIGO 11. (Crditos oramentais)

DIRIO DA REPBLICA 2. Os rgos sectoriais e provinciais do Sistema Oramental responsveis pela elaborao do oramento das Unidades Oramentais, devem proceder anlise tcnica das solicitaes de crditos adicionais das respectivas Unidades Oramentais e rgos dependentes, sobre os aspectos legais, de programao e execuo oramental e, em caso de efectiva necessidade, remeter o processo atravs de ofcio, conforme modelo anexo ao presente Decreto Presidencial, ao Ministrio das Finanas, anexando o Espelho do Processo emitido pelo SIGFE e o parecer, que evidencia a necessidade de concesso do crdito adicional solicitado. 3. As solicitaes de alteraes no oramento das Unidades Oramentais da Administrao Local do Estado, devem ser remetidas, pelos Gabinetes de Estudos e Planeamento, s respectivas Delegaes Provinciais de Finanas que as deve analisar e remeter, juntamente com o parecer que evidencia a necessidade de avaliao subsequente, Direco do Oramento das Administraes Locais. 4. As solicitaes de alteraes no oramento das Unidades Oramentais Delegaes Provinciais devem ser remetidas, aos respectivos Departamentos Ministeriais que as deve analisar e remeter, juntamente com o parecer que evidencia a necessidade de avaliao subsequente Direco do Oramento dos rgos de soberania e da Administrao Central. 5. O parecer referido nos n.os 2, 3 e 4 do presente artigo, deve ter o seguinte contedo: a) Introduo; b) Indicao e breve referncia base legal da despesa a realizar; c) Crditos adicionais j autorizados no ano econmico; d) Peso percentual do crdito adicional e do total de crditos adicionais j autorizados, em relao s despesas de funcionamento; e) Sntese das razes da atribuio do crdito adicional. 6. As alteraes oramentais das despesas com o pessoal dos rgos da Administrao Central do Estado, devem ser solicitadas Direco do Oramento dos rgos de Soberania e da Administrao Central, devidamente justificadas, atravs do preenchimento do modelo anexo ao presente Decreto Presidencial, dele sendo parte integrante, pelos Secretrios Gerais dos Ministrios e pelos Responsveis pela execuo oramental dos Institutos Pblicos e dos Fundos e Servios Autnomos. 7. As alteraes oramentais das despesas com o pessoal dos rgos da Administrao Local do Estado, devem ser solicitadas Direco do Oramento das Administraes

1. O Oramento Geral do Estado de 2011 executado por intermdio de crditos oramentais iniciais e adicionais. 2. Os crditos adicionais so suplementares, quando destinados ao reforo de dotao oramental e especiais, quando destinados a atender despesas para as quais no haja dotao especfica na lei oramental. 3. Os crditos adicionais s podem ser propostos considerao da entidade competente para as autorizar, desde que devidamente justificados e a indispensvel contrapartida esteja assegurada. 4. As dotaes oramentais e eventuais saldos oramentais em despesas com o pessoal, somente podem constituir contrapartida de crditos adicionais na mesma categoria de despesa. 5. A Reserva Oramental somente utilizada, aps esgotadas todas as possibilidades de cancelamento das dotaes de despesas correntes e de capital da respectiva Unidade Oramental. 6. O acto que autorizar o crdito adicional deve especificar o tipo de crdito, a importncia e a origem dos recursos disponveis de contrapartida.
ARTIGO 12. (Solicitao de alteraes oramentais)

1. As alteraes oramentais devem ser solicitadas pelos rgos dependentes das respectivas Unidades Oramentais, atravs da plataforma informtica do SIGFE, observando as opes de tipos de alteraes oramentais (crdito adicional ou remanejamento).

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010 Locais, devidamente justificadas, atravs do preenchimento do modelo anexo ao presente decreto, dele sendo parte integrante, pelos Delegados Provinciais de Finanas. 8. As alteraes oramentais que no sejam por, contrapartida interna, sendo crditos adicionais com contrapartida da Reserva Oramental, devem conter os seguintes dados de fundamentao: a) Razes da no inscrio da despesa no OGE/2011; b) Execuo do crdito inicial e as razes que deram origem insuficincia oramental; c) O incremento qualitativo ou quantitativo, nos nveis dos servios ou aces; d) Cpia do(s) Contrato(s), que originaram a despesa e respectivo visto do Tribunal de Contas, para os contratos de valor igual ou superior 91 milhes de Kwanzas; e) Base de clculo da solicitao de crdito adicional por natureza econmica da despesa, conforme o Modelo em anexo ao presente Decreto Presidencial; f) Crditos adicionais j autorizados no ano econmico; g) Demonstrativo da alterao do Oramento; h) Consequncias do no atendimento da solicitao. 9. As alteraes oramentais, por contrapartida interna, devem conter os seguintes dados de fundamentao: a) Motivos da subavaliao da dotao oramental; b) Reavaliao quantitativa ou qualitativa da despesa; c) Resultados esperados com o reforo de dotao oramental; d) Motivo da sobreavaliao da dotao oramental proposta como contrapartida; e) Repriorizao das aces que levem economia de recursos; f) Implicaes da no aceitao da solicitao. 10. As alteraes oramentais em despesas de funcionamento e programas especficos, por contrapartida da Reserva Oramental, devem ser solicitadas ao Ministrio das Finanas pelos respectivos titulares dos Departamentos Ministeriais e dos Governos Provinciais, considerando-se indeferidas todas aquelas que no obedeam ao aqui estabelecido. 11. As alteraes oramentais em despesas de funcionamento e programas especficos, por contrapartida interna da Unidade Oramental, devem ser solicitadas ao Ministrio, das Finanas pelos respectivos titulares dos Departamentos Ministeriais e dos Governos Provinciais, pelos responsveis

4809

mximos dos Institutos Pblicos com autonomia financeira e dos Fundos e Servios Autnomos. 12. As transferncias de dotaes, a ttulo de contrapartidas internas, relativas s despesas do Programa de Investimentos Pblicos, somente so efectuadas pelo Ministrio das Finanas, aps prvio parecer favorvel do Ministrio do Planeamento, devendo constar da solicitao o Espelho do Processo emitido pelo SIGFE. 13. A Direco do Oramento dos rgos de Soberania e da Administrao Central e a Direco do Oramento das Administraes Locais, com base nas informaes prestadas, procede avaliao da necessidade do Crdito Adicional solicitado e da disponibilidade de recursos de contrapartida, solicita informaes adicionais ou desencadeia os procedimentos legais estabelecidos para a deciso competente de autorizao ou indeferimento. 14. As solicitaes de alteraes oramentais, com recurso contrapartida da reserva oramental, excepto em despesas com o pessoal que derem entrada no Ministrio das Finanas aps o dia 15 de Outubro de 2011, no so consideradas.
ARTIGO 13. (Autorizao de crditos oramentais)

1. Os crditos adicionais por contrapartida da Reserva Oramental que resultem em aumento da despesa de funcionamento, excepto as de pessoal, acima de 10% do oramento inicial do rgo dependente da respectiva Unidade Oramental, so autorizados pelo Presidente da Repblica. 2. Os crditos adicionais por contrapartida da Reserva Oramental que resultem em aumento da despesa de funcionamento, excepto as de pessoal e projectos de investimento pblico, at 10% do oramento inicial do rgo dependente da respectiva Unidade Oramental, so autorizados pelo Ministro das Finanas. 3. Os crditos adicionais com contrapartida interna assegurada em despesas de programas especficos que concorrem para os objectivos especficos do Plano Nacional, so autorizados pelo Secretrio de Estado do Oramento. 4. Os crditos adicionais com contrapartida interna assegurada em bens, servios e investimentos que constituem despesas de funcionamento (actividade bsica) e em despesas com o pessoal dos rgos de Soberania e da Administrao Central do Estado, so autorizados pelo Director do Oramento dos rgos de Soberania e da Administrao Central.

4810 5. Os crditos adicionais em despesas com o pessoal dos rgos de Soberania e da Administrao Central do Estado e dos rgos da Administrao Local do Estado, so autorizados respectivamente, pelo Director do Oramento dos rgos de Soberania e da Administrao Central e pelo Director do Oramento das Administraes Locais. 6. Os crditos, adicionais com contrapartida interna assegurada em investimentos que constituem despesas de funcionamento (actividade bsica) dos rgos da Administrao Local do Estado, so autorizados pelo Director do Oramento das Administraes Locais. 7. Os processos relativos a contrapartidas internas em despesas com o pessoal e em bens e servios que constituam despesas de funcionamento (actividade bsica) dos rgos da Administrao Local do Estado, so, por motivos de eficincia administrativa, autorizados pelos Delegados Provinciais de Finanas. CAPTULO V Programa de Investimentos Pblicos
ARTIGO 14. (Execuo de projectos em geral)

DIRIO DA REPBLICA v) Mapa de quantidades; vi) Memria descritiva do projecto; vii) Folha de apresentao das propostas; viii) Relatrio de avaliao das propostas. 3. As dotaes oramentais a inscrever na Programao Financeira e nos Planos de Caixa do Tesouro, devem estar de acordo com os cronogramas de desembolso dos projectos integrantes do Programa de Investimentos Pblicos, devendo para o efeito, as Unidades Oramentais remeter ao Ministrio das Finanas e ao Ministrio do Planeamento, no incio da execuo oramental, junto com a necessidade de recursos financeiros, os cronogramas de desembolso dos projectos, de acordo com o modelo harmonizado entre o Ministrio do Planeamento e o Ministrio das Finanas. 4. As Unidades Oramentais devem enviar, ao Ministrio das Finanas e ao Ministrio do Planeamento, trimestralmente, at o dia 10 (dez) do ms anterior ao incio do trimestre de referncia, a proposta de Programao Financeira Trimestral dos seus projectos de investimento inseridos no Programa de Investimentos Pblicos PIP e inscritos no OGE e no cronograma de desembolsos referido no n. 2, do artigo 3. do presente Decreto Presidencial, preenchendo o modelo Cronograma da Execuo Financeira Trimestral, diferenciando as despesas a liquidar em moeda nacional e aquelas que representarem responsabilidade directa de liquidao ao exterior. 5. O Ministrio do Planeamento deve validar as propostas de Programao Financeira Trimestral das Unidades Oramentais e comunicar ao Ministrio das Finanas, at ao dia 15 do ms anterior ao incio do trimestre de referncia, sobre as propostas no validadas. 6. Na proposta de Programao Financeira Trimestral no Plano de Caixa e na utilizao da quota financeira disponibilizada, tem prioridade a execuo de projectos em curso. 7. A adjudicao das obras dos projectos de investimento pblico inscritos no Oramento Geral do Estado deve ser feita nos termos da legislao em vigor. 8. Os empreiteiros adjudicatrios das obras ligadas aos projectos de investimento pblico devem apresentar uma garantia de boa execuo da obra ao Estado, aceite por este e que seja executvel em bancos domiciliados em Angola. 9. Os pagamentos iniciais, vulgo down payments, das obras contratadas pelo Estado no devem exceder 15 % do custo das mesmas, sendo permitido que em situaes excepcionais, devidamente justificadas e autorizadas pelo Ministro das Finanas, tal fraco se eleve at 30%.

1. O incio da execuo financeira de um projecto do Programa de Investimento Pblico deve obedecer observncia de tramitao processual (due process) que contemple: a) Certificao de que parte do Programa de Investimentos Pblicos (PIP); b) Certificao da cabimentao oramental (estar inscrito no OGE); c) Existncia de contrato aprovado pelo rgo competente para o efeito e assinado pela autoridade competente; d) Visto do Tribunal de Contas, para os contratos de valor igual ou superior a 91 milhes de Kwanzas. 2. Para efeito do disposto na alnea c) do nmero anterior, as Unidades Oramentais devem fazer prova da observncia das disposies da legislao vigente sobre aquisies e contratao pblicas, com a apresentao, nomeadamente de: i) Prova de anncio pblico ou convite de pr-qualificao; ii) Documentao de pr-qualificao; iii) Carta-convite para apresentao de propostas; iv) Documentao de proposta (de acordo com as normas estabelecidas);

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010 10. O pagamento de equipamentos e material duradouro de valor igual ou superior ao equivalente a US$ 100 000,00 (cem mil dlares dos Estados Unidos da Amrica) adquiridos directamente de fornecedores no estrangeiro, deve ser feito, necessariamente, com, a abertura de um crdito documentrio em banco de primeira linha e contra o embarque da mercadoria. 11. O acompanhamento da execuo fsica dos projectos, compete aos Departamentos Ministeriais e Governos Provinciais de tutela e as Unidades Oramentais contratantes, atravs dos rgos tcnicos sectoriais e provinciais de planeamento, em articulao com o Ministrio do Planeamento. 12. Os pagamentos decorrentes da execuo do Programa de Investimentos Pblicos so realizados contra apresentao, pelos provedores de bens e servios ou pelos empreiteiros, das correspondentes facturas comprovativas dos servios prestados e bens fornecidos, assim como dos autos de medio mensais, visadas pela respectiva fiscalizao, quando se tratarem de empreitadas. 13. As facturas e os autos de medio referidos no nmero anterior devem necessariamente ser avalizados pelos responsveis das Unidades Oramentais demandantes dos servios, bens e empreitadas e pelo Ministrio do Planeamento, obedecendo ao seguinte: i) No final de cada ms, os prestadores de servios, os fornecedores de bens e os empreiteiros, devem remeter s respectivas Unidades Oramentais, os autos de medio do ms ou documento equivalente, devidamente visado pela fiscalizao; ii) A entidade, fiscalizadora e a Unidade Oramental, responsvel pelo contrato, avaliam o auto de medio mensal e caso estejam de acordo, aprovam o mesmo atravs da emisso de Certificado de aprovao; iii) Os prestadores de servios, os fornecedores de bens e os empreiteiros, com base no Certificado de aprovao, emitem a factura correspondente aos autos de medio aprovados e encaminham Unidade Oramental para pagamento. 14. As Unidades Oramentais devem enviar, trimestralmente, ao Ministrio das Finanas e ao Ministrio do Planeamento, 30 dias aps o fim do trimestre de referncia, o relatrio preliminar da execuo trimestral.

4811

15. O relatrio preliminar referido no ponto anterior tem por base as notas de cabimentao, a liquidao, os contratos e a factura, os autos de medio dos trabalhos, a solicitao de recursos financeiros e as Ordens de Saque, de acordo com as normas estabelecidas no Decreto n. 73/01, de 12 de Outubro (SIGFE). 16. As disposies contidas no articulado do Captulo II do presente diploma que se referem, genericamente, execuo das despesas oramentais, so aplicveis execuo financeira do PIP, em tudo o que no contrarie a sua especificidade.
ARTIGO 15. (Execuo de projectos financiados por facilidades de crdito)

1. As Unidades Oramentais devem remeter ao rgo central do tesouro, cpia de todos os contratos visados pelo Tribunal de Contas e das respectivas notas de cabimentao global. 2. As Unidades Oramentais devem apresentar, sempre que se torne necessrio para a correcta execuo do projecto, a necessidade de crditos adicionais, resultantes do facto da programao oramental dos projectos financiados pelas facilidades de crdito ser feita na base de valores estimados em moeda estrangeira. 3. As situaes de insuficincia oramental em projectos, com desembolsos em curso, devem ser resolvidas pelas Unidades Oramentais junto do Ministrio do Planeamento e Ministrio das Finanas. 4. O acompanhamento da execuo fsica dos projectos, compete aos Departamentos Ministeriais e Governos Provinciais de tutela e as Unidades Oramentais contratantes, atravs dos rgos tcnicos sectoriais e provinciais de planeamento, em articulao com o Ministrio do Planeamento. 5. No acompanhamento da execuo fsica e financeira dos projectos devem ser devidamente observados e analisados os saldos dos crditos oramentais e dos correspondentes desembolsos, de forma a assegurar que estejam a ser reflectidos correctamente na execuo oramental os fluxos das receitas das facilidades de crdito e das despesas oramentais executadas com estes recursos. 6. As disposies contidas no artigo 14. do presente diploma, que se referem genericamente execuo dos projectos de investimentos pblicos, so aplicveis execuo dos projectos financiados por facilidades de crdito, em tudo o que no contrarie o estabelecido no presente artigo.

4812 CAPTULO VI Fundo Permanente


ARTIGO 16. (Concesso do fundo permanente)

DIRIO DA REPBLICA 7. Ficam sem efeito, todos os despachos de autorizao de fundos permanentes publicados at ao dia 31 de Dezembro de 2009.
ARTIGO 17. (Prestao de contas e registo do fundo permanente)

1. Fundos Permanentes so importncias, em numerrio, adiantadas pelo Tesouro Nacional, precedida de cabimentao, destinadas ao pagamento imediato de despesas de pequeno montante, urgentes e inadiveis das Unidades Oramentais e para as quais haja verba oramental adequada e suficiente, tendo em conta o princpio da unidade de tesouraria e o objectivo de satisfazer necessidades inadiveis dos servios. 2. O montante dos fundos permanentes fixado por despacho do Ministro das Finanas, mediante proposta fundamentada da Unidade Oramental interessada, at ao limite mximo de 1,0% das despesas de funcionamento em bens e servios. 3. A proposta de constituio do fundo permanente deve ser remetida ao Ministro das Finanas, constituda por: a) Despacho de nomeao da comisso administrativa encarregue da gesto do fundo permanente, constituda por trs funcionrios; b) Breve descrio das despesas que se pretende realizar com o fundo permanente; c) Base de clculo do montante do fundo permanente proposto. 4. Publicado o despacho referido no n. 2, a comisso administrativa deve requisitar ao gestor da respectiva Unidade Oramental a importancia do fundo permanente autorizado, sendo emitida a correspondente ordem de saque na natureza econmica de despesa outros materiais de consumo corrente. 5. As Ordens de Saque emitidas em favor das comisses administrativas para a constituio ou reconstituio dos mesmos, so sempre satisfeitas em numerrio. 6. Pelos fundos permanentes, podem pagar-se: a) Despesas midas de pronto pagamento, necessrias ao eficiente funcionamento quotidiano dos servios que, pela sua natureza, exijam procedimentos expeditos de actuao; b) Despesas de carcter urgente, cujo valor no seja superior a Kz: 49 000,00 (quarenta e nove mil Kwanzas).

1. As comisses administrativas dos fundos permanentes ficam obrigadas a enviar ao gestor da respectiva Unidade Oramental, com periodicidade mensal, os documentos justificativos das despesas legalmente realizadas, devendo ser classificadas pelas verbas oramentais aplicveis, numeradas e descritas numa relao discriminativa de todas as quantias pagas e apondo-se, em cada um deles, de forma bem visvel, a declarao pago por conta do fundo permanente. 2. Os documentos devem ser apresentados na sua forma original, emitidos em nome da Unidade Oramental, autenticados pelo fornecedor, para serem homologadas, tendo em vista a reconstituio desses fundos. 3. A emisso da Ordem de Saque para a reconstituio do fundo permanente, s deve ocorrer, caso seja cumprido o estabelecido no n. 1 deste artigo e a nota de cabimentao descrimine as naturezas econmicas das despesas realizadas. 4. As comisses administrativas dos fundos permanentes escrituram um livro prprio em que lanam: a) A dbito, a importncia inicial do fundo e as suas reconstituies; b) A crdito, as importncias de todas as despesas pagas. 5. Do livro, referido no nmero anterior, constam os termos de abertura e de encerramento, devidamente assinados pelo gestor das Unidades Oramentais, assim como as respectivas folhas numeradas e por ele rubricadas. 6. At ao dia 5 de cada ms, as comisses administrativas dos fundos permanentes devem remeter aos gestores das Unidades Oramentais, um balancete demonstrativo dos valores recebidos e das despesas pagas, bem como do saldo existente. 7. A comisso administrativa deve, at ao dia 28 de Dezembro de 2010, apresentar a prestao de contas ao gestor da Unidade Oramental, nos termos do n. 6 deste artigo e proceder devoluo ao Tesouro Nacional dos recursos financeiros no utilizados.

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010 8. Os saldos dos fundos permanentes a 31 de Dezembro, so impreterivelmente recolhidos na Conta nica do Tesouro, at ao dia 15 de Janeiro 2012. 9. No deve ser feita qualquer reconstituio do fundo permanente, nos seguintes casos: a) Se um dos membros da comisso administrativa estiver sob inqurito ou a responder a processo administrativo; b) Se um dos membros tiver a seu cargo a guarda e a utilizao de um bem a adquirir ou de um servio a ser prestado; c) Se esgotado o prazo, no tenha sido apresentada a prestao de contas. 10. Os membros das comisses administrativas dos fundos permanentes no podem deixar o exerccio de funes, nas respectivas Unidades Oramentais, sem prvio despacho do Ministro das Finanas, em que se declare livre da sua responsabilidade para com o Tesouro Nacional. CAPTULO VII Prestao de Contas
ARTIGO 18. (Documentao e prazos)

4813

5. As Unidades Oramentais detentoras de contas bancrias com direitos de saque junto dos bancos comerciais, devem remeter Direco de Programao e Gesto Financeira e Direco Nacional de Contabilidade Pblica do Ministrio das Finanas, os relatrios mensais dos movimentos das respectivas contas. 6. A Direco Nacional de Impostos deve encaminhar Direco Nacional de Contabilidade Pblica e ao Gabinete de Estudos e Relaes Internacionais, at ao dia 15 de cada ms, a informao relativa receita consolidada do Pas, arrecadada no ms anterior, bem como a receita tributria em cobrana, correspondente ao stock da dvida activa. 7. A Direco de Programao e Gesto Financeira deve encaminhar Direco Nacional de Contabilidade Pblica, at ao dia 30 de cada ms, o seguinte: a) Cpias dos bordereaux bancrios correspondentes s entradas de recursos na Conta nica do Tesouro CUT e na conta Ministrio das Finanas/Tesouro Nacional; b) Extractos bancrios das contas do Tesouro Nacional, devidamente conciliados; c) Demonstrativo das doaes recebidas pelos rgos do Estado. 8. A unidade de gesto da dvida pblica deve encaminhar Direco Nacional de Contabilidade Pblica, at ao dia 30 de cada ms, o seguinte: a) Demonstrativo da dvida interna e externa; b) Resumo dos contratos de financiamento das facilidades de crdito. 9. A Direco Nacional de Contabilidade Pblica deve: a) Remeter ao Gabinete de Estudos e Relaes Internacionais os balancetes mensais da execuo oramental e financeira e a evoluo do stock da despesa cabimentada e no paga, evidenciando o consolidado por credor da Administrao Central e Local do Estado, assim como dos servios e fundos autnomos; b) Enviar, mensalmente, ao Ministrio do Planeamento a informao relativa execuo financeira dos projectos de investimentos pblicos, durante a primeira semana do ms seguinte ao de referncia;

1. Para efeitos de prestao de contas, os intervenientes na execuo oramental e financeira devem cumprir os pressupostos constantes dos pontos seguintes do presente artigo. 2. As Delegaes Provinciais de Finanas devem remeter Direco Nacional de Impostos, at ao dia 5 de cada ms, o Boletim Mensal de Arrecadao BMA. 3. As Misses Diplomticas, Consulares e Representaes Comerciais devem remeter Direco Nacional de Contabilidade Pblica, at ao dia 10 de cada ms, o seguinte: a) Prestao de contas; b) Relao das cabimentaes emitidas e anuladas, anexando as cpias das correspondentes notas de cabimentao emitidas e anuladas; c) Relao das despesas cabimentadas, liquidadas e no pagas. 4. As Unidades Oramentais, cujo parcelar oramental, contm despesas inscritas na fonte de recursos prprios, obrigam-se a reportar a respectiva execuo da receita, e da despesa remetendo Direco Nacional de Contabilidade Pblica do Ministrio das Finanas os demonstrativos da execuo, at 20 dias aps trmino do ms.

4814 c) Enviar Direco de Administrao e Gesto do Oramento do Ministrio das Relaes Exteriores, at ao dia 30 do ms subsequente, o relatrio sobre o recebimento da prestao de contas das Embaixadas e dos Consulados. 10. O Banco Nacional de Angola deve: a) Encaminhar, diariamente, Direco de Programao e Gesto Financeira, as vias de todos os documentos de operaes processadas na CUT; b) Encaminhar, semanalmente em formato electrnico, a composio detalhada das operaes mobilirias conduzidas no perodo; c) Encaminhar Direco Nacional de Impostos as vias do boletim dirio de arrecadao e do Documento de Arrecadao de Receitas; d) Remeter, trimestralmente, unidade de gesto da dvida pblica, um relatrio da dvida externa. 11. Os bancos operadores, como agentes financeiros do Estado, devem: a) Encaminhar, diariamente, Direco de Programao e Gesto Financeira, o respectivo extracto bancrio da conta Ministrio das Finanas/ /Tesouro Nacional; b) Encaminhar, diariamente, Direco Nacional de Contabilidade Pblica, todos os documentos processados e os respectivos extractos bancrios; c) Encaminhar, diariamente, Direco Nacional de Impostos as vias do Documento de Arrecadao de Receitas DAR, capeadas pelo Boletim Dirio de Arrecadao BDA e o respectivo extracto bancrio. 12. A SONANGOL-E. P. deve remeter mensalmente Direco de Programao e Gesto Financeira, para registo: a) O demonstrativo das receitas do Estado, no transferidas para a CUT; b) O resumo detalhado de encargos do Estado que tenha assumido; c) Os documentos bancrios dos pagamentos feitos para as contas de garantia dos bancos depositrios, para a liquidao do servio da dvida.
ARTIGO 19. (Responsabilidade fiscal e infraces contra finanas pblicas)

DIRIO DA REPBLICA 2. Sem prejuzo para as disposies da legislao em vigor, so consideradas infraces, entre outras prticas, as seguintes: a) Realizao de despesas para alm dos limites do quadro detalhado de despesas; b) Levar aprovao actos com implicaes oramentais, sem o parecer prvio do Ministro das Finanas; c) Agenciamento de financiamento por parte de rgos da administrao central e local do Estado; d) Agenciamento de financiamento que implique garantias do Tesouro Nacional por parte de empresas pblicas, sem a autorizao do Ministro das Finanas; e) Contraco de dvida junto de fornecedores de bens e servios, sem a cabimentao e liquidao da despesa; f) No recolhimento das receitas na Conta nica do Tesouro; g) Falta de informao Direco de Programao e Gesto Financeira, das disponibilidades mensais nas contas pelas misses diplomticas e consulares; h) Falta de informao das misses diplomticas, Institutos Pblicos e Fundos Autnomos Direco do Oramento dos rgos de Soberania e da Administrao Central, das alteraes ocorridas na previso da receita; i) No apresentao de extractos das contas bancrias; j) No apresentao da necessidade de recursos financeiros e apresentao de necessidade de recursos financeiros que no atende ao cronograma financeiro dos programas, projectos e actividades da Unidade Oramental; k) Assumpo de despesas sem a devida cabimentao prvia; l) Autorizao de despesa sem estar oramentada; m) Pagamento de despesas no oramentadas; n) Realizao de despesa sem cabimentao, ou liquidao; o) Liquidao de despesa sem que o bem tenha sido fornecido ou o servio prestado; p) Cabimentao de despesas de bens duradouros, investimentos ou capital fixo sem ser precedida da gerao do processo patrimonial; q) Cabimentao de despesas de investimentos, em natureza econmica de bens duradouros;

1. A no observncia das disposies deste decreto so tidas como infraces e faz incorrer os seus autores em responsabilidade disciplinar, administrativa, civil e criminal, nos termos da legislao em vigor.

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010 r) Pagamento de encargos com bolsas de estudo na natureza econmica da despesa Servios de Ensino; s) Pagamento de despesas de transportao na natureza econmica da despesa Bolsas de Estudo; t) Firmar contratos para a efectivao de despesa sem a respectiva cabimentao; u) Realizao de despesas, o incio de obras, a celebrao de contratos ou a aquisio de bens e servios em moeda estrangeira; v) Propor a inscrio de despesas no cabimentadas em restos a pagar; w) No cancelamento de notas de cabimentao para as quais no tenha ocorrido o engajamento efectivo de responsabilidades para o Estado; x) Admisso de agentes pblicos, sem a prvia autorizao de vaga de admisso; y) Pagamento de salrios a agentes pblicos que no tenham efectividade na respectiva instituio pblica; z) Celebrao de contrato de provimento sem a observncia do planeamento de efectivos; aa) Reconstituio do fundo permanente em naturezas econmicas diferentes das em que se classifiquem as despesas realizadas. CAPTULO VIII Disposies Transitrias
ARTIGO 20. (Pagamento de despesas pela SONANGOL)

4815

Ministrio da Administrao do Territrio MAT e custos de manuteno das aeronaves do Ministrio do Interior MININT e Comando Geral da Polcia Nacional: i) O estabelecimento de contratos de prestao de servio das instituies referidas com a SONANGOL; ii) A valorao dos contratos e a sua assumpo pelas respectivas Unidades Oramentais, oramentando a respectiva despesa.
ARTIGO 21. (Programao Financeira do I Trimestre de 2012)

As Unidades Oramentais e as Unidades Financeiras, para efeitos de elaborao da Programao Financeira do I Trimestre de 2012, devem remeter as respectivas Necessidades de Recursos Financeiros, atravs da Plataforma Informtica do SIGFE, Direco de Programao e Gesto Financeira at dia 9 de Dezembro de 2011. CAPTULO IX Disposies Finais
ARTIGO 22. (Nota revogatria)

So revogadas as normas que contrariem o disposto no presente diploma.


ARTIGO 23. (Dvidas e omisses)

1. No exerccio de 2011 e enquanto outras disposies no forem tomadas, os encargos que vm sendo assumidos pela SONANGOL-E. P. obedecem ao seguinte tratamento: 2. Fornecimento de combustveis e lubrificantes: a) A assumpo das correspondentes despesas pelas respectivas Unidades Oramentais, por contrapartida dos crditos oramentais que disponham para a realizao da despesa, devendo para o efeito, emitir as correspondentes notas de cabimentao a favor da SONANGOL; b) Limitao do fornecimento pela SONANGOL aos montantes cabimentados. 3. Custos de fretamento de aeronaves pela Casa Militar e custos de operao e manuteno das aeronaves afectas ao

As dvidas e omisses resultantes da interpretao e da aplicao do presente decreto so resolvidas pelo Presidente da Repblica.
ARTIGO 24. (Entrada em vigor)

O presente diploma entra em vigor na data da sua publicao. Apreciado em Conselho de Ministros, em Luanda, aos 22 de Dezembro de 2010. Publique-se. Luanda, aos 28 de Dezembro de 2010. O Presidente da Repblica, JOS EDUARDO DOS SANTOS.

4816

DIRIO DA REPBLICA

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010

4817

III TRIMESTRE

IV TRIMESTRE

II TRIMESTRE

I TRIMESTRE

4818

DIRIO DA REPBLICA

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010

4819

EMITIDAS

4820

DIRIO DA REPBLICA

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010

4821

MAPESS.

4822

DIRIO DA REPBLICA

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010

4823

4824

DIRIO DA REPBLICA

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010

4825

4826

DIRIO DA REPBLICA

I SRIE N. 247 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010

4827

O Presidente da Repblica, JOS EDUARDO DOS SANTOS.


O. E. 780 12/246 1500 ex. I. N.-E. P. 2010

You might also like