You are on page 1of 4

1. (Uel 2012) Leia o texto a seguir.

No ethos (tica), est presente a razo profunda da physis (natureza) que se manifesta no finalismo do bem. Por outro lado, ele rompe a sucesso do mesmo que caracteriza a physis como domnio da necessidade, com o advento do diferente no espao da liberdade aberto pela prxis. Embora, enquanto autodeterminao da prxis, o ethos se eleve sobre a physis, ele reinstaura, de alguma maneira, a necessidade de a natureza fixar-se na constncia do hbito. (Adaptado de: VAZ, Henrique C. Lima. Escritos de Filosofia II. tica e Cultura. 3 edio. So Paulo: Loyola. Coleo Filosofia - 8, 2000, p.11-12.) Com base no texto, correto afirmar que a noo de physis, tal como empregada por Aristteles, compreende: a) A disposio da ao humana, que ordena a natureza. b) A finalidade ordenadora, que inerente prpria natureza. c) A ordem da natureza, que determina o hbito das aes humanas. d) A origem da virtude articulada, segundo a necessidade da natureza. e) A razo matemtica, que assegura ordem natureza. 2. (Ufpa 2012) Tendemos a concordar que a distribuio isonmica do que cabe a cada um no estado de direito o que permite, do ponto de vista formal e legal, dar estabilidade s vrias modalidades de organizaes institudas no interior de uma sociedade. Isso leva Aristteles a afirmar que a justia uma virtude completa, porm no em absoluto e sim em relao ao nosso prximo ARISTTELES. tica a Nicmaco. So Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 332. De acordo com essa caracterizao, correto dizer que a funo prpria e universal atribuda justia, no estado de direito, a) conceber e aplicar, de forma incondicional, ideias racionais com poder normativo positivo e irrestrito. b) instituir um ideal de liberdade moral que no existiria se no fossem os mecanismos contidos nos sistemas jurdicos. c) determinar, para as relaes sociais, critrios legais to universais e independentes que possam valer por si mesmos. d) promover, por meio de leis gerais, a reciprocidade entre as necessidades do Estado e as de cada cidado individualmente. e) estabelecer a regncia na relao mtua entre os homens, na medida em que isso seja possvel por meio de leis. 3. (Ufu 2012) Em primeiro lugar, claro que, com a expresso ser segundo a potncia e o ato, indicam-se dois modos de ser muito diferentes e, em certo sentido, opostos. Aristteles, de fato, chama o ser da potncia at mesmo de no-ser, no sentido de que, com relao ao ser-em-ato, o ser-em-potncia no-ser-em-ato. REALE, Giovanni. Histria da Filosofia Antiga. Vol. II. Trad. de Henrique Cludio de Lima Vaz e Marcelo Perine. So Paulo: Loyola, 1994, p. 349. A partir da leitura do trecho acima e em conformidade com a Teoria do Ato e Potncia de Aristteles, assinale a alternativa correta. a) Para Aristteles, ser-em-ato o ser em sua capacidade de se transformar em algo diferente dele mesmo, como, por exemplo, o mrmore (ser-em-ato) em relao esttua (ser-em-potncia).

b) Segundo Aristteles, a teoria do ato e potncia explica o movimento percebido no mundo sensvel. Tudo o que possui matria possui potencialidade (capacidade de assumir ou receber uma forma diferente de si), que tende a se atualizar (assumindo ou recebendo aquela forma). c) Para Aristteles, a bem da verdade, existe apenas o ser-em-ato. Isto ocorre porque o movimento verificado no mundo material apenas ilusrio, e o que existe sempre imutvel e imvel. d) Segundo Aristteles, o ato prprio do mundo sensvel (das coisas materiais) e a potncia se encontra to-somente no mundo inteligvel, apreendido apenas com o intelecto. 4. (Uenp 2011) As discusses iniciais sobre Lgica foram organizadas por Aristteles no texto conhecido como Organon, onde o filsofo sistematiza e problematiza algumas das afirmaes que tinham sido feitas pelos pr-socrticos (Parmnides, Herclito) e por Plato. Sobre a lgica aristotlica incorreto afirmar: a) Aristteles considera que a dialtica no um procedimento seguro para o pensamento, tendo em vista posies contrrias de debatedores, e a escolha de uma opinio contra a outra no garante chegar essncia da coisa investigada, por isso sugere a substituio da dialtica pela lgica. b) Entre as principais diferenas que existem entre a lgica aristotlica e a dialtica platnica esto: a primeira um instrumento para o conhecer que antecede o exerccio do pensamento e da linguagem; a segunda um modo de conhecer e pressupe a aplicao imediata do pensamento e da linguagem. c) A lgica aristotlica um instrumento para trabalhar os contrrios, e as contradies para super-los e chegar ao conhecimento da essncia das coisas e da realidade. d) A lgica aristotlica sistematiza alguns princpios e procedimentos que devem ser empregados nos raciocnios para a produo de conhecimentos universais e necessrios. e) Contemporaneamente no se pode considerar a lgica aristotlica como plenamente formal, tendo em vista que Aristteles no afasta por completo os contedos pensados, para ficar com formas vazias (como se faz na lgica puramente formal). Embora tenha avanado no sentido da lgica formal, se comparada com a dialtica platnica, que dependia absolutamente do contedo dos juzos.

5. (Uncisal 2012) No contexto da Filosofia Clssica, Plato e Aristteles possuem lugar de destaque. Suas concepes, que se opem, mas no se excluem, so amplamente estudadas e debatidas devido influncia que exerceram, e ainda exercem, sobre o pensamento ocidental. Todavia necessrio salientar que o produto dos seus pensamentos se insere em uma longa tradio filosfica que remonta a Parmnides e Herclito e que influenciou, direta ou indiretamente, entre outros, os racionalistas, empiristas, Kant e Hegel. Observando o cerne da filosofia de Plato, assinale nas opes abaixo aquela que se identifica corretamente com suas concepes. a) A dicotomia aristotlica (mundo sensvel X mundo inteligvel) se ope radicalmente as concepes de carter emprico defendidas por Plato. b) A filosofia platnica marcada pelo materialismo e pragmatismo, afastando-se do misticismo e de conceitos transcendentais. c) Segundo Plato a verdade obtida a partir da observao das coisas, por meio da valorizao do conhecimento sensvel. d) Para Plato, a realidade material e o conhecimento sensvel so ilusrios. e) As concepes platnicas negam veementemente a validade do Inatismo. 6. (Unisc 2012) Nos livros II e III, Plato, atravs de Scrates, discute sobre as artes no contexto da educao dos guardies. J no livro X, ele trata de vrios tipos de prticas artsticas, que devem ser consideradas na cidade como um todo, no somente nas instituies pedaggicas. Nesse ltimo livro, Scrates duro ao afirmar que a poesia (imitativa) deve ser inteiramente excluda da cidade (595a). Em que obra essa recusa de Scrates est registrada?

a) No dilogo Banquete, de Plato, em que Scrates trata dos diversos tipos de arte. b) No dilogo Teeteto, de Plato, em que Scrates e esse personagem discutem sobre a natureza da arte, especialmente da poesia. c) No dilogo Timeu, de Plato, em que Scrates discorre sobre o tema da arte, reportando -se natureza da pintura e da poesia. d) No dilogo Poltico, de Plato, em que Scrates apresenta a arte da poltica aos cidados atenienses. e) No dilogo Repblica, de Plato, no qual Scrates afirma que a poesia pode levar corrupo do carter humano. 7. (Uel 2011) Leia o texto a seguir.

Para esclarecer o que seja a imitao, na relao entre poesia e o Ser, no Livro X de A Repblica, Plato parte da hiptese das ideias, as quais designam a unidade na pluralidade, operada pelo pensamento. Ele toma como exemplo o carpinteiro que, por sua arte, cria uma mesa, tendo presente a ideia de mesa, como modelo. Entretanto, o que ele produz a mesa e no a sua ideia. O poeta pertence mesma categoria: cria um mundo de mera aparncia.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria das ideias de Plato, correto afirmar: a) Deus o criador ltimo da ideia, e o artfice, enquanto co-participante da criao divina, alcana a verdadeira causa das coisas a partir do reflexo da ideia ou do simulacro que produz. b) A participao das coisas s ideias permite admitir as realidades sensveis como as causas verdadeiras acessveis razo. c) Os poetas so imitadores de simulacros e por intermdio da imitao no alcanam o conhecimento das ideias como verdadeiras causas de todas as coisas. d) As coisas belas se explicam por seus elementos fsicos, como a cor e a figura, e na materialidade deles encontram sua verdade: a beleza em si e por si. e) A alma humana possui a mesma natureza das coisas sensveis, razo pela qual se torna capaz de conhec-las como tais na percepo de sua aparncia. 8. (Uenp 2011) Plato foi um dos filsofos que mais influenciaram a cultura ocidental. Para ele, a filosofia tem um fim prtico e capaz de resolver os grandes problemas da vida. Considera a alma humana prisioneira do corpo, vivendo como se fosse um peregrino em busca do caminho de casa. Para tanto, deveria transpor os limites do corpo e contemplar o inteligvel. Assinale a alternativa correta. a) A teoria das ideias no pode ser considerada uma chave de leitura aplicvel a todo pensamento platnico. b) Como Scrates, Plato desenvolveu uma tica racionalista que desconsiderava a vontade como elemento fundamental entre os motivadores da ao. Ele acreditava que o conhecimento do bem era suficiente para motivar a conduta de acordo com essa ideia (agir bem). c) Plato prope um modelo de organizao poltica da sociedade que pode ser considerado estamental e antidemocrtico. Para ele, o governo no deveria se pautar pelo princpio da maioria. As almas tm natureza diversa, de acordo com sua composio, isso faz com que os homens devam ser distribudos de acordo com essa natureza, divididos em grupos encarregados do governo, do controle e do abastecimento da polis. d) Plato chamava o conhecimento da verdade de doxa e o contrape a uma outra forma de conhecimento (inferior) denominada episteme. e) Para Plato, a essncia das coisas dada a partir da anlise de suas causas material e final. 9. (Uel 2011) Leia o texto a seguir.

Plato, em A Repblica, tem como objetivo principal investigar a natureza da justia, inerente alma, que, por sua vez, manifesta-se como prottipo do Estado ideal. Os fundamentos do pensamento tico-poltico de Plato decorrem de uma correlao estrutural com constituio tripartite da alma humana. Assim, concebe uma organizao social ideal que permite assegurar a justia. Com base neste contexto, o foco da crtica s narrativas poticas, nos livros II e III, recai sobre a cidade e o tema fundamental da educao dos governantes. No Livro X, na perspectiva da defesa de seu projeto tico-poltico para a cidade fundamentada em um logos crtico e reflexivo que redimensiona o papel da poesia, o foco desta crtica se desloca para o indivduo ressaltando a relao com a alma, compreendida em trs partes separadas, segundo Plato: a racional, a apetitiva e a irascvel.
Com base no texto e na crtica de Plato ao carter mimtico das narrativas poticas e sua relao com a alma humana, correto afirmar: a) A parte racional da alma humana, considerada superior e responsvel pela capacidade de pensar, elevada pela natureza mimtica da poesia contemplao do Bem. b) O uso da mmesis nas narrativas poticas para controlar e dominar a parte irascvel da alma considerado excelente prtica propedutica na formao tica do cidado. c) A poesia imitativa, reconhecida como fonte de racionalidade e sabedoria, deve ser incorporada ao Estado ideal que se pretende fundar. d) O elemento mimtico cultivado pela poesia justamente aquele que estimula, na alma humana, os elementos irracionais: os instintos e as paixes. e) A reflexividade crtica presente nos elementos mimticos das narrativas poticas permite ao indivduo alcanar a viso das coisas como realmente so. 10. (Uncisal 2011) Na Grcia Antiga, o filsofo Scrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o dilogo, Scrates colocava o interlocutor em situao delicada, levando-o a reconhecer sua prpria ignorncia. Em virtude de sua atuao, Scrates acabou sendo condenado morte sob a acusao de corromper a juventude, desobedecer s leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informaes sobre a vida de Scrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia a) transmitia conhecimentos de natureza cientfica. b) baseava-se em uma contemplao passiva da realidade. c) transmitia conhecimentos exclusivamente sob a forma escrita entre a populao ateniense. d) ficou consagrada sob a forma de dilogos, posteriormente redigidos pelo filsofo Plato. e) procurava transmitir s pessoas conhecimentos de natureza mitolgica.

GABARITO: 1B-2E-3B-4C-5D-6E-7C-8C-9D-10D

You might also like