You are on page 1of 13

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Estágio Supervisionado

Bruno Falcão Bessa

Goiânia Outubro/2013.

Cleverson Gomes Cardoso Goiânia Outubro/2013.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Estágio Supervisionado Visita Técnica – Centro de Convenções PUC-GO Relatório de visita técnica à obra Centro de convenções da PUC-GO. realizada no dia 02/10/2013. . a ser apresentado como forma de avaliação na disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Prof.

2.SUMÁRIO 1. Introdução…………………………………………………4 Desenvolvimento…………………………………………5 Conclusão…………………………………………………12 Referências………………………………………………. 4.13 . 3.

INTRODUÇÃO No dia 02/10/2013 foi realizada a visita tecnica à obra Centro de convenções da Universidade Católica de Goiás. da organização da empresa responsávele de todo o desenvolvimento da obra. do sistema construtivo e suas particularidades. analisando todo os parâmetros da obra em questão. . da qual faz-se este relatório.

apresentações expositivas. onde 29 mil são de área construida.DESENVOLVIMENTO A obra do centro de convenções da Pontifífia Universidade Católica de Goiás situa-se no campus II da universidade. que possuirá uma grande porta para que esse palco seje projetado também para o lado de fora. contendo 5 camarins e com capacidade para 2600 lugares. o segundo ainda a determinar e planeja-se no terceiro um restaurante. além disso portará de um grande palco de apresentações (caixa sênica) com cerca de 30 metros de largura. A construção constitui-se de três grandes pavimentos espaçosos. . com a empregação de uma avançada tecnologia de som e iluminação será um dos centros de convenções mais modernos do país. será destinado a divulgações. donde o primeiro pilotis. Para acesso possiu uma grande área de estacionamento e será construido 3 grandes elevadores com capacidade de transporte de 30 pessoas e escada rolante atendendo assim pessoas com qualquer tipo de deficiência eliminando qualquer tipo de dificuldade de acesso. no setor Parque Atheneu e abrange uma área de 59 mil metros quadrados. onde realizaram todo tipo de apresentação e eventos.

e com uma boa disposição do almoxarifado facilita a distribuição e busca de ferramentas quando necessário. Com portões grandes de acesso. A fundação foi executada em estaca de élice contínua devido as possibilidades do solo do local. . viabilizando a mesma. possuem certa de 70 funcionários contando com os efetivos e os terceirizados. Os sanitários ficam nas proximidades do canteiro evitando que os funcionários percorram longos trajetos. com estacas circulares de 60 até 140 centímetros de diâmetro. facilitam o recebimento de todo tipo de materiais. possuem uma área bastante vasta incomum nos empreendimentos realizados em grandes cidades.A empresa responsável pela obra não teve dificuldade na organização do canteiro de obra. O sistema construtivo do empreendimento é todo de estrutura prémoldada e protendidos.feitos pela empresa Mold que também executa a montagem das peças.

fazem o enchimento por completo evitando qualquer chance de má fixação das partes.Despois que executada a estaca recebe um grande bloco de concreto (usinado) armado que irá receber os pilares pré-moldados. . tendo os armadores apenas que fazer as amarrações. As partes de armação todas as ferragens chegam na obra cortadas e dobradas. uma argamassa de alta resistência que atraves de um tubo que utilizando de ladrão. esses pilares vieram em tamanhos de fixos que quando forem montados é feita a junção das partes utilizando o graute.

.

que são encaixadas uma ao lado da outra forrando todos os pavimentos de forma bastante uniforme. e foi utilizada e dimensionada para suportar uma enorme estrutura de cobertura em aço ao longo de um vão de 50 metros. Uma particularidade dessa estrutura é uma grande viga denominada VIERENDEEL. com uma cobertura em telha metálica zipada. que também são grauteados para que tenham uma ótima fixação. que são vigas compostas de barras resistentes na forma de quadros. que caracterizam-se por pequenos orifícios ao longo das placas tornando-as mais leves. que devem resistir as forças normais e cortantes e também aos momentos fletores e em virtude das características dos vínculos são capazes de vencer grandes vãos. unidas entre si por meio de ligações rígidas. e estes recebem uma laje alveolar também prémoldada. sem grandes diferenciações de nível através de uma execução bastante eficaz.Nos pilares são encaixadas as vigas através de esperas de metais presentes em proeminências nos pilares. .

.

.Outra particularidade é que a viga VIERENDEEL devido suas características foi utilizada como uma grande calha de onde a água que concentra-se em seu interior devido a uma leve inclinação é escorrida para as laterais onde existirá um sistema de drenagem.

tanto na questão do tempo que obra que reduz bastante quanto na facilidade e redução de funcionários. que são edificações de varios pavimentos. acrescentando assim de forma bastante rica nosso aprendizado. Também tivemos a oprtunidade de conhecer uma obra que foje dos padrões que estamos acostumados a ver.CONCLUSÃO Com a visita realizada podemos conhecer um sistema construtivo que está em grande crescimento nos dias atuais. . a utilização de pré-moldados tem facilitado bastante a execução de grandes empreendimentos.

REFERÊNCIAS Os sistemas estruturais em aço. . Centro Brasileiro de Construção em Aço – CBCA – Viga VIERENDEEL. Estruturas pré-fabricadas – MOLD.