You are on page 1of 2

09/10/2013 - 5 tcnicas para ter a memria afiada, segundo especialistas

Confira como ampliar o poder de memorizao e afugentar o fantasma do esquecimento a partir de ferramentas mentais indicadas por especialistas. "Lembrar no uma questo de esforo, uma questo de estratgia." Esta frase est presente no livro de Renato Alves, "Faa Seu Crebro Trabalhar para Voc", da Editora Gente. Ou seja, apostar em tcnicas de memorizao pode deixar a mente de qualquer pessoa afiada, caso ela lance mo da ttica mais adequada. E Renato Alves, que campeo brasileiro de memorizao, no livro, explica e sugere algumas delas. O delegado da Polcia Federal, Jos Roberto Lima, tambm traz tcnicas que ajudam (sobretudo) que vai prestar concurso pblico no seu livro "Como passei em 15 concursos", da Editora Mtodo. "So ferramentas mentais", diz Lima. A seguir conhea 5 tcnicas teis para quem deseja espantar o fantasma do esquecimento e ativar o poder da memria:

1 Do geral para o especfico: contexto, anlise e sntese


Ao estudar um tema com a finalidade de fix-lo na memria, o caminho percorrido deve ser do geral para o especfico, segundo Lima. As generalidades do o contexto que permite um entendimento mais claro da evoluo do conceito em questo. Em seguida, cabe ao interessado em memorizar aquele assunto proceder a uma anlise. "Fazer anotaes durante uma aula, por exemplo, analisar aquele conceito", diz Lima. E, por fim, a sntese a atitude final para evitar o esquecimento. "Sintetizar fazer a reviso, reler as anotaes e organizar melhor o contedo",diz Lima. A unio das trs etapas o que refora o poder de memorizao do conceito. Lima explica: Contexto sem anlise no passa de informaes vagas. Contexto e anlise sem sntese no passam de conhecimentos condenados ao rpido esquecimento. Sntese sem anlises e sem contexto um dado intil no crebro, que voc no saber para que serve".

2 Siglas
A sntese o gatilho de memria para recuperar o conceito analisado e contextualizado. a ferramenta mental que voc vai utilizar para lembrar. E uma das formas sugeridas pelos dois especialistas elaborar siglas com as palavras chave do contedo a ser lembrado. No livro "Como passei em 15 concursos", Lima d, entre outros, o exemplo da sigla ViLISP. A sigla a ferramenta para acessar na memria os direitos previstos no caput 5 da Constituio federal: Vida, Liberdade, Igualdade, Segurana e Propriedade.

3 Frases malucas
Outra forma de sintetizar criar frases ou histrias "malucas" que, pelo carter inusitado, so mais fceis de lembrar e atuam como gatilho para recuperao dos conceitos a ela associados. Renato Alves, no Livro "Faa Seu Crebro Trabalhar por Voc", sugere a tcnica de associao de palavras. "Fica mais simples memorizar a sequncia de informaes", diz ele. Ao associar uma palavra a cada um dos conceitos, o passo

seguinte montar uma frase ou sequncia de frases usando as palavras associadas sequencialmente. Lima tambm sugere as "frases malucas" como gatilho de memria. Por exemplo, para os estudantes de Direito Penal memorizarem as finalidades da pena de condenado, possvel montar uma frase maluca: "a pena transforma o condenado em um Saci PeReR. A palavra Perer traz as letras iniciais das finalidades da pena: prevenir novas condutas delituosas; retribuir (ao mal do crime o mal da pena), reintegrar o condenado convivncia social.

4 Ensine para lembrar mais


Explicar o que voc aprendeu a outra pessoa tambm uma maneira de memorizar o contedo, prope Alves. "Imagine-se ou tente dar uma aula. Se conseguir citar todos os detalhes e cobrir todo o assunto, significa que a memria foi consolidada, e o que voc aprendeu ser lembrado por muito tempo", escreve o autor. A ttica eficiente porque ao tentar explicar o que acabou de aprender as conexes de neurnios se expandem e o contedo gravado por mais tempo, na memria de mdio prazo. "E com algumas revises, por um longo perodo", indica Alves.

5 A fora da visualizao
A fora da visualizao tambm uma aliada da memria, de acordo com Alves. possvel usar o prprio corpo e gestos para envolver, o que Alves chama de memria sinestsica. Ele d um exemplo para memorizar uma receita. Cada ingrediente associado a um gesto direcionado a uma parte do corpo. Para memorizar, o autor sugere que a pessoa faa o gesto. E para resgatar na memria a atitude ir conferindo qual gesto era associado a cada parte do corpo para se recordar do ingrediente em questo.

You might also like