You are on page 1of 28

O estudo da liturgia O vocábulo "Liturgia", em grego, formado pelas raízes leit- (de "laós", povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa

serviço ou trabalho público. Por extensão de sentido, passou a significar também, no mundo grego, o ofício religioso, na medida em que a religião no mundo antigo tinha um carácter eminentemente público. Para os católicos romanos, a Liturgia, é, pois, a atualização da entrega e sacrifício de cristo para a salvação dos homens. Cristo sacrificou-se duma vez por todas, na cruz. O que a liturgia faz é o memorial de Cristo e da salvação, ou seja, torna presente, através da celebração, o acontecimento definitivo do mistério pascal. Através da celebração litúrgica, o crente é inserido nas realidades da sua salvação. Liturgia é antes de tudo "serviço do povo", essa experiência é fruto de uma vivência fraterna, ou seja, é o culto cristão, é uma representação simbólica (que não se trata de uma encenação uma vez que o mistério é contemplado em "espírito e verdade") da vida cotidiana do crente em comunhão com sua comunidade.

Símbolos litúrgicos

A liturgia católica vem carregada de símbolos e cada um tem seu significado, expressando uma realidade de nossa fé. -Livros do altar: Os principais livros do altar são: Missal, Lecionário e Evangeliário.

MISSAL .O missal traz orações próprias da missa. É o livro do altar que contém as orações próprias da missa para cada celebração e para cada tempo litúrgico.

EVANGELIÁRIO .O evangeliário traz somente os evangelhos. Ele contém o texto do evangelho para os domingos e solenidades.

LECIONÁRIO .O lecionário traz as leituras; ele se divide em três: a) Lecionário semanal: contém as leituras próprias dos dias da semana b) Lecionário dominical: contém as leituras dos domingos, festas e solenidades. c) Lecionário santoral: contém as leituras próprias dos santos, da celebração dos sacramentos e leiuras para outras circunstâncias.

. normalmente é um pouco mais elevado do que o lugar onde estão os bancos da igreja e o espaço reservado para a assembléia. O mais corrente é chamar de mesa da celebração. -ALTARÉ o lugar onde se atualiza a última ceia de jesus como sacramento de seu mistério pascal.-PRESBITÉRIOÉ o espaço em torno do altar.

-MESA DA PALAVRA OU AMBÃOO mais correto é chamar de mesa da palavra. -ESTANTE- . por isso. pois é o lugar de onde se proclama a palavra de Deus. deve ser reservada apenas para a proclamação da palavra de Deus. não pode ser na mesa da palavra que o comentarista deve colocar "todos os seus papéis".

normalmente um pouco inclinada. ela não deve estar no presbitério. colocam-se nela os objetos litúrgicos. a bacia. a água. luz do mundo: "eu sou a luz do mundo. as vasilhas com água e vinho. bem à altura do povo. . salvo as circunstâncias do local (às vezes isso não é possível). mas sim num lugar mais baixo. as hóstias que serão consagradas. que me segue não andará nas trevas. -VELASAs velas acesas sobre o altar significam a presença de cristo ressuscitado. de onde o comentarista ou animador deve dirigir-se à assembléia. -CREDÊNCIAPequena mesa onde se colocam o cálice.É a pequena mesa. mas terá a luz da vida".

-SACRÁRIOLocal próprio para se guardar o santíssimo sacramento. as partículas consagradas que sobraram da distribuição da comunhão.-SEDEA cadeira própria do presidente da celebração. . há igrejas que têm a capela do santíssimo. outras não. onde fica o sacrário.

. principalmente na missa. vejamos eles. ou para conservá-las no sacrário. que serão distribuídas para os fiéis.Objetos Litúrgicos Objetos litúrgicos são aqueles instrumentos ou "utensílios" que são usados na celebração dos sacramentos. Recipiente próprio para serem colocadas as hóstias pequenas.

-ASPERSÓRIOInstrumento com o qual se asperge (joga) água benta sobre o povo ou os objetos religiosos. -CALDEIRINHAÉ um pequeno recipiente que contém água benta. é usado por ocasião de bênçãos ou no rito penitencial. .

-CÁLICEVaso dourado. . onde normalmente se coloca o vinho que será consagrado.

-CANDELABROSuporte majestoso. . judaico-cristão. -CASTIÇALSuporte que serve para sustentar a vela no altar. de riqueza simbólica. que contém sete velas. lembrando a plenitude de cristo.

. ou na do batismo. e que é acesa em cada celebração eucarística. até o domingo de Pentecostes. no sábado santo. -CORPORALPequena toalha que é estendida no altar no início da liturgia eucarística. na preparação das oferendas.-CÍRIO PASCALÉ uma vela grande que é abençoada e introduzida na igreja ou na capela.

-HÓSTIA OU PARTÍCULA- .-GALHETASNormalmente são peças de vidro que contém água e vinho que serão usados na missa.

A palavra significa "vítima que será sacrificada". -HÓSTIA MAGNAÉ utilizada pelo celebrante. . É maior apenas por uma questão de prática. feito de trigo e água. Para que todos possam vê-la na hora da elevação. após a consagração.É o pão da celebração.

depois da preparação das oferendas. .-INCENSOÉ uma resina de cheiro agradável usada nas celebrações solenes e na bênção do santíssimo. também chamado de lavabo. -MANUSTÉRGIOToalha usada pelo padre para a purificação.

-OSTENSÓRIOPeça dourada em que se coloca a hóstia consagrada para a adoração e a bênção do santíssimo. -PALA- .

-PATENAPeça arredondada e normalmente dourada. em que se coloca a hóstia grande para a consagração do pão na missa. que é colocada sobre o cálice com o vinho para evitar que caia nele alguma coisa inconveniente.Pequena peça de pano. normalmente quadrada e firme. . -PARAMENTOSSão as vestes litúrgicas que o sacerdote usa nas celebrações.

usado nas incensações. . na bênção do santíssimo e nas celebrações solenes. -TURÍBULOÉ uma peça em que se coloca o incenso sobre brasas.-SANGUÍNEOPequena peça de pano que é usada para a purificação do cálice e da patena.

-ANDORSuporte de madeira ou ouro.-VÉU DE ÂMBULAPequeno tecido que cobre a âmbula que contém as hóstias consagradas. Utilizados para levar as imagens dos santos nas procissões. enfeitado com flores. .

-COLHERZINHAUsada para colocar a gota de água no vinho e para colocar o incenso no turíbulo. Significa que ele representa os apóstolos pastores. .-BÁCULOBastão utilizado pelos bispos.

antes de queimá-lo no turíbulo. .-CONOPEUCortina colocada na frente do sacrário. -NAVETAObjeto utilizado para armazenar o incenso.

. lembra a Ceia do Senhor que é inseparável do seu Sacrifício Redentor.-CRUCIFIXOFica sobre o altar ou acima dele.

-GENUFLEXÓRIOFaz parte dos bancos da Igreja. .-CRUZ PROCESSIONALCruz com um cabo maior utilizada nas procissões. Sua única finalidade é ajudar o povo na hora de ajoelhar-se.

.-LAMPARINAÉ a lâmpada do Santíssimo.

-MATRACAInstrumento do madeira que produz um barulho surdo. Substitui os sinos durante a semana santa. .-LUNETAObjeto em forma de meia-lua utilizado para fixar a hóstia grande dentro do ostensório.

alertar aos cristãos a se ajoelharem no momento da consagração e durante a elevação da Hóstia e Cálice consagrados.-PIA BATISMALPia onde são realizados os batismos -SINETAObjeto contendo pequenos sinos de uso manual destinado a anunciar o transporte da Hóstia consagrada e. durante a Missa. .

-TABERNÁCULOLocal onde fica o sacrário Pequeno recipiente onde se leva a comunhão para pessoas impossibilitadas de ir à Missa. .

-UMBELAEspécie de pálio redondo. leva o sacramento da Eucaristia de um ponto a outro.-PALIOCobertura com franjas. em procissão. semelhante a um guarda-sol destinado a cobrir o sacerdote que. dentro das igrejas e outros recintos. carregada apoiada em varas. e que é conduzido por uma só pessoa. . que cobre o Ministro ou Sacerdote que leva o ostensório com a Hóstia consagrada. Geralmente usado em procissões.

Bolsa de Viático Bolsa. quase sempre de pano. . de tamanho pequeno. em que é colocada a teca em que são levadas as Hóstias consagradas aos doentes e idosos.