MICROSOFT WORD 2007

George Gomes Cabral

AMBIENTE DE TRABALHO
1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à Ajuda 6. Cursor digitação 7. Cursor do Mouse 8. Régua 9. Barra de rolagem vertical 10. Sugestãougestão de correção gramatical 11. Sugestão de correção ortográfica 12. Indicador de número de página 13. Indicador de erros 14. Indicador de macros 15. Visualização layout de impressão 16. Visualização de tela inteira 17. Visualização em Layout WEB 18. Visualização Estrutura de Tópicos 19. Visualização Rascunho 20. Cursor de ampliação/redução da página 21. Página anterior 22. Página seguinte 23. Procurar objeto (tabela, imagem, título, etc.) 24. Mostrar/Esconder Regua

ABAS
Aba Início

Esta aba surge quando criamos um documento novo e estamos introduzindo texto. Inclui comandos e ferramentas relacionados com a formatação básica: tipo de letra, alinhamento, estilos, cores, etc.

ABAS
Aba Inserir

Referente aos comandos de inserção de tabelas, imagens, hiperlinks, etc.

ABAS
Aba Layout da Página

Comandos relacionados com a formatação do documento, incluindo margens, dimensão da folha, espaçamentos, número de colunas da página, etc.

ABAS
Aba Referências

A aba Referências agrupa comandos e funções relativos a notas de rodapé, índice, referências cruzadas, etc.

ABAS
Aba Correspondências

Aba que permite usar o Word para edição de emails. Uma funcionalidade muito interessante, porém, cuja utilização não é muito intuitiva – até agora.

ABAS
Aba Revisão

Aba onde estão também agrupados os comandos de correção ortográfica, gestão de alterações, etc.

ABAS
Aba Exibição

Agrupa as funções relativas à visualização do documento.

O BOTÃO DO OFFICE
Neste botão se agrupam muitas funcionalidades que antes sem encontravam no menu Arquivo do Word 2003, tais como Abrir, Salvar, Imprimir, etc. As três primeiras opções (Novo, Abrir e Salvar) e a última (Fechar) são diretas; as restantes, que têm uma pequena seta (triângulo) à frente, têm subopções.

BOTÃO NOVO
Pode-se escolher o modelo do documento ou simplesmente um novo documento em branco

BOTÃO SALVAR COMO
Pode-se salvar com várias extensões (tipos de documentos), porém, as mais utilizadas são as extensões .doc (word 972003) e .docx (word 2007).

BOTÃO IMPRIMIR
Pode ser usado diretamente ou pressionando simultaneamente em Ctrl + P, o que fará surgir o diálogo padrão de impressão – o formato da caixa de diálogo varia ligeiramente consoante a sua impressora.

BOTÃO PREPARAR
O botão Preparar reúne funcionalidades relacionadas com as propriedades do documento (autor, título, etc.), possibilidades de proteção, entre outras.

BOTÃO ENVIAR
O botão Enviar destina-se a enviar o seu documento para outra pessoa através de correio eletrônico ou fax – neste caso, através de um serviço de fax pela Internet.

BOTÃO PUBLICAR
O Botão Publicar permite usar o documento que tem aberto no momento para um blog na Internet ou para um portal de gestão de documentos online.

BARRA DE FERRAMENTAS
Barra de ferramentas de acesso rápido.

Ao lado do botão do Office e por cima das abas, existe uma pequena área chamada Barra de ferramentas de acesso rápido, cuja predefinição inclui três ícones mas que pode ser personalizada com mais alguns.

BARRA DE FERRAMENTAS
Barra de Ferramentas Flutuante

AJUDA
Caso pressione F1 quando está realizando uma função qualquer, ou quando tem uma caixa de diálogo aberta, o texto exibido será logo relacionado com o que sendo feito no momento.

BOTÃO CONTAR PALAVRAS
Ao se clicar no botão inferior do lado esquerdo (palavras), mais estatísticas aparecem sobre seu documento.

COMANDO ZOOM
O comando Zoom no canto inferior direito da barra de estado, permite ajustar o documento à janela do Word. Pode-se clicar e arrastar o cursor central para ajustar dinamicamente o tamanho da página ou pode clicar nos sinais mais (+) e menos (-) de cada um dos lados, de forma a aumentar ou diminuir o tamanho da página em incrementos de 10%.

PERSONALIZANDO O WORD
Como não existem duas pessoas que utilizem o Word da mesma forma, devemos personalizar o programa de acordo com a sua forma de trabalhar.

PERSONALIZANDO O WORD
Mais usados

PERSONALIZANDO O WORD
Algumas das opções do grupo mais usadas são as opções alterar esquema de cores e adicionar a aba desenvolvedor na aba de opções

PERSONALIZANDO O WORD
Grupo de opções Revisão de Texto

ABRIR MÚLTIPLOS DOCUMENTOS
O Word permite manter abertos mais do que um documento – o total é teoricamente limitado pela capacidade de memória e processamento do seu computador

MODOS DE VISUALIZAÇÃO
Layout de Impressão - o documento é apresentado na tela mostrando cada uma das páginas, tal como surgirá ao enviar para a impressora.

MODOS DE VISUALIZAÇÃO
Leitura em tela inteira - utiliza todo espaço disponível na tela; mais adequado para leitura.

MODOS DE VISUALIZAÇÃO
Layout Web - o modo de leitura layout Web mostra o documento tal como ele seria visualizado caso fosse publicado na Web, isto é, gravado com o formato HTML.

SELEÇÃO DE TEXTO
Seleção de Palavra
Para selecionar uma palavra pode-se clicar o mouse antes dele a arrastá-lo até seu fim. Mas pode também usar uma forma mais simples e rápida fazendo duplo clique com o cursor do mouse sobre a palavra que se pretende selecionar.

Seleção de Frase
Para selecionar uma frase num texto, basta clicar com o cursor do mouse sobre a frase que se pretende selecionar enquanto aperta a tecla Ctrl.

Seleção de Parágrafo
Para selecionar um parágrafo num texto, basta clicar três vezes sobre o parágrafo pretendido. Os dois primeiros cliques vão selecionar a palavra sobre a qual clicou, o terceiro clique vai selecionar todo o parágrafo.

SELEÇÃO DE TEXTO
Selecionar todo o texto do documento
Pressionar Ctrl + T

Seleção de Elementos não contíguos
Para fazer isso, devemos usar o mouse em conjunto com o tecla Ctrl. Comece selecionando o primeiro bloco de texto pretendido com o mouse; depois aperte Ctrl e, sem largar a tecla, seleccione os restantes blocos que pretende.

FORMATAÇÃO DE TEXTO
A maioria das funções de formatação de texto pode ser feita simplesmente com o mouse, depois de selecionado o texto a formatar. Pode formatar letras, palavras, parágrafos, etc. Destacando palavras
Mesmo usado um tipo de letra idêntico, pode dar ênfase a determinadas palavras ou frases num texto alternando os atributos dos caracteres com negrito, itálico, sublinhado, ou qualquer conjugação entre estes. Para isso deve-se selecionar o texto a destacar e usar os atalhos de teclas Ctrl+N (negrito),Ctrl+I (itálico) e Ctrl+S (sublinhado).

FORMATAÇÃO DE TEXTO
Para se escolher o tipo de fonte ou atributos mais específicos de fontes, deve se selecionar na aba inicio a fonte desejada ou se o atributo a ser alterado não se encontrar no grupo fonte, deve-se buscar em funcionalidades avançadas.

FORMATAÇÃO DE PARÁGRAFOS

FORMATAÇÃO DE PARÁGRAFOS
Justificado – Hifenização
A justificação permite apresentar uma mancha de texto mais uniforme mas coloca espaços adicionais entre palavras, o que nem sempre é muito estético. Para evitar isto, devemos ativar a hifenização que, infelizmente, não se encontra num local muito lógico, mas sim na aba Layout de página.

Texto Hifenizado

FORMATAÇÃO DE PARÁGRAFOS
Espaçamento entre linhas

Opções de espaçamento entre linhas no parágrafo

FORMATAÇÃO DE PARÁGRAFOS
Dica: quando se quer terminar a página sem adicionar mais conteúdo, podemos, ao invés de pressionar sucessivamente a tecla Enter, apertar Ctrl + Enter.

INSERINDO ÍNDICE
O Word permite a criação automática de índices num documento, o que é útil em documentos longos, livros, etc. O índice no Word pode ser criado e atualizado automaticamente desde que sejam usados estilos na formatação dos diferentes capítulos do documento. A atualização inclui, não apenas os diferentes capítulos do documento, como os respectivos números de página.

INSERINDO ÍNDICE

Ao clicar em sumário deve-se escolher o estilo do sumário

INSERINDO ÍNDICE
Ao se digitar o texto, deve-se atribuir seu nível no sumário (ou explicitar que ele não entra no sumário).

Ao passar o mouse por cima da palavra Sumário e clicar na mesma, aparecerá a frase atualizar sumário. Para que a alteração tenha efeito, devemos clicar em atualizar índice inteiro.

NOTA DE RODAPÉ

Fornece um maior esclarecimento sobre alguma parte do texto

CABEÇALHOS, RODAPÉS E NÚMEROS DE PÁGINA
Todos os documentos do Word têm área (normalmente invisíveis) de cabeçalhos e de rodapé, no inicio e no final de cada página, respectivamente. Estas áreas são úteis para lá colocar referências comuns a todas as páginas do documento. Pode ser um logótipo de uma empresa, o nome do documento, etc. As referências podem também ser dinâmicas, como é o caso do s números de página, que o Word atualiza automaticamente ao longo do documento. Para inserir estas referências, vá à aba Inserir e escolha o ícone correspondente do grupo Cabeçalho e Rodapé.

CABEÇALHOS, RODAPÉS E NÚMEROS DE PÁGINA
Grupo Cabeçalho e Rodapé

Exemplo de Página com cabeçalho e rodapé

IMAGENS
A inserção de imagens num documento Word é muito fácil. Contudo, tenha alguns cuidados para não escolher imagens que não tenham uma dimensão muito grande, para não tornar o arquivo do Word muito pesado. Podemos incluir uma imagem em qualquer ponto do documento por um dos seguintes métodos: copiando e colando (ou seja copiando o arquivo da sua localização original no Windows e colando-o no documento de Word), arrastando e soltando o arquivo de um local do Windows para dentro do Word, ou usando os ícones do grupo na aba Inserir.

IMAGENS
Adição de imagem através da aba inserir

TABELAS
NA inserção de uma tabela é mostrado um quadro com coordenadas que correspondem ao número de linhas e de colunas da tabela a ser inserida.

TABELAS PRÉ-DEFINIDAS

O Word 2007 possui também algumas tabelas predefinidas, que podemos colocar diretamente na página. Entre estas chamadas “Tabelas rápidas” incluem-se calendários e tabelas já pré-formatadas, com cabeçalhos, títulos, etc.

PAGINAÇÃO
O modo normal de inserção de texto no Word é criar uma coluna única de texto, de um extremo ao outro da página. Porém, podemos querer apresentar o seu texto em duas ou mais colunas. Devemos fazer isto, de preferência, depois de ter concluído o documento, pois a formatação será mais fácil. Todas as funções de formatação da página estão na aba Layout da Página.

PAGINAÇÃO
Selecione o texto a aplicar as colunas; clique no ícone Colunas e escolha o número de colunas que pretende exibir na página.

REFERÊNCIAS CRUZADAS
Imagine você criando uma bibliografia no projeto de pesquisa, já com os itens 1 e 2. Algumas frases no decorrer do projeto estão assim: “...de acordo com a teoria de Göedel1...” “...e feitos com o método do RSA2...” E no final do projeto há uma bibliografia para estes itens. Porém, se você quiser adicionar um terceiro que está entre estes dois, o dois passaria a ser 3. Então teria de mudar a bibliografia e teria de mudar o numero 2 nesta segunda frase. Porém imagine mudar para umas 15 bibliografias e a cada revisão, você coloca mais referências. Então perde-se bastante tempo com a manutenção do documento.

REFERÊNCIAS CRUZADAS
Para se ter uma referência cruzada devemos adicionar uma lista enumerada. Essa lista irá conter os objetos referenciados.

COMO INSERIR NUMERAÇÃO DE PÁGINAS NO WORD 2007 APENAS NAS PÁGINAS DESEJADAS
A quebra de seção no Word faz que seja possível dividir o documento em partes, como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É através dessa função que podemos colocar as numerações nas páginas desejadas. E não fica restrito só a numeração, mas sim em colocar cabeçalhos e roda pés diferentes em um mesmo documento. Abra o arquivo desejado no Word 2007. Entre no Guia de menu Inserir e escolha o menu Cabeçalho; E opção Editar Cabeçalho.

COMO INSERIR NUMERAÇÃO DE PÁGINAS NO WORD 2007 APENAS NAS PÁGINAS DESEJADAS
Após esse procedimento, feche as opções de cabeçalho e rodapé; Bom, agora já inserimos as numerações de página do documento, agora vamos editar essa numeração com a Quebra de seção. Clique em qualquer página desejada, e entre na guia Layout de Página, e escolha o menu Quebra que abrirá as opções de Quebra de Seção, escolha a opção Próxima Página;

COMO INSERIR NUMERAÇÃO DE PÁGINAS NO WORD 2007 APENAS NAS PÁGINAS DESEJADAS
Após esse procedimento retorne as opções de Cabeçalho, dando um duplo clique em cima do número da página ou cabeçalho da folha desejada onde necessita que dê inicio contagem de páginas do documento. Abrirá novamente as opções de Cabeçalho e Rodapé. Desmarque a opção Vincular ao documento anterior;

COMO INSERIR NUMERAÇÃO DE PÁGINAS NO WORD 2007 APENAS NAS PÁGINAS DESEJADAS
Na mesma guia de Design de propriedades de Cabeçalho e Rodapé, escolha a opção Números de página, e em seguida a opção Formatar números de página. Marque a opção Iniciar em: e insira o número de página que deseja que comece a contagem das páginas do documento.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful